Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 222 :: 24 de Setembro de 2011




Por Simôni Costa

Depois de muitos e muitos dias gelados com temperaturas abaixo de zero que insistiam em não dar descanso, finalmente chegou a primavera. A estação das flores é, para muitos, sinônimo de dias mais alegres. E a causa por essa melhora no humor da maioria da população é a maior luminosidade dos dias, que tem temperaturas mais amenas. Além disso, é na primavera que as plantas desabrocham para um novo ciclo, assim começamos a viver a época dos jardins coloridos e pássaros cantando. É a estação dos namorados também, espalhados pelas ruas e praças, aproveitando o clima e curtindo o clima de romance. Enfim, uma nova e agradável estação se inicia e, a nós, cabe nos preparar e aproveitar.

Pensando em auxiliar os nossos leitores, buscamos dicas para que você possa preparar a sua casa e, assim, aproveitar ainda mais a primavera. E já que o trabalho nunca cessa já estamos preparando um belo e divertido especial para o Dia das Crianças.


Como preparar a casa para a primavera

Ambientes planejados e com a presença das plantas são uma sugestão para quem quer aproveitar mais os dias agradáveis da primavera

A cada mudança de estação nos preparamos para enfrentar os dias mais frios ou mais quentes. E, assim é também com a decoração de nossas casas. Dicas simples e ideias práticas e objetivas podem fazer toda a diferença e ajudar você e a sua família a aproveitar mais e melhor a nova estação. Com a chegada da primavera, a sugestão da arquiteta Luciani Corrêa é investir em jardins e fontes artificiais. Ela explica ainda que basta um pouco de criatividade e um cantinho da casa disponível para se montar um pequeno jardim e começar a desfrutar da energia das plantas.

“Basta ir na loja, comprar os vasos e uma fonte artificial e montar em um cantinho da casa. O objetivo é sempre trazer os benefícios da primavera para dentro de casa e isso pode ser bem simples se usarmos as plantas”, destaca Luciani.

Já a arquiteta Kátia Vinciprova sugere a aplicação de tecidos nas paredes. Eles substituem os tradicionais papéis de parede e, se você optar pelos impermeáveis, ainda ganha em facilidade na hora de realizar a limpeza do ambiente. E, na hora de escolher o tecido, a arquiteta argumenta que os florais estão em alta e tem tudo a ver com a primavera.

“As pessoas podem optar também por cores mais abertas, além dos florais, que são a tendência da estação. Eles renovam o ambiente e podem ser trocados sempre que se desejar dar um novo ar ao ambiente”.

Outra dica prática é a da arquiteta Carla Schons. Ela sugere trocar as almofadas dos sofás por outras com cores mais alegres e vivas.

“As pessoas podem investir em mudanças mais pontuais em seus ambientes e, ainda assim, ter um bom resultado”.

Agora é só aproveitar essas dicas e abusar da sua criatividade para renovar a casa e aproveitar ainda mais a primavera.


Inovação e expectativa para a mais antiga feira de agronegócios do Brasil

O mundo ruralista mais uma vez se prepara. A 99ª Expofeira de Bagé é uma grande oportunidade de negócios, além de uma festa para a comunidade que prestigia o evento e lota o parque Visconde Ribeiro de Magalhães. Neste ano, o evento, de caráter nacional, acontece entre 7 e 16 de outubro, e representa segurança aos expositores e compradores em encontrar animais de grande qualidade genética, garantia sanitária e aptidões. É durante a Expofeira que acontecem expressivas vendas de reprodutores, machos e fêmeas, de renomadas cabanhas..

A Expofeira de Bagé que, reverenciando a rusticidade, qualidade e quantidade, reúne o que existe de mais representativo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em matéria de gado de corte, de leite, ovinos e equinos. Em animais rústicos é a primeira exposição do Brasil, sendo esta a sua maior referência. E, por trás da história bem sucedida, existe a Associação Rural de Bagé, promotora do evento, entidade fundada em 1904 com o propósito de defender os interesses da classe.

Mas nem só de negócios vive a Expofeira de Bagé e a programação inclui remates e exposição de animais de raças ovinas, bovinas, eqüinas, exposição e venda de aves, provas campeiras, mostra de cavalos de pólo, shows artísticos e outras atrações.

O presidente da Associação Rural, Aluízio Tavares, lembra também que a Expofeira inicia em grande estilo com o jantar de homenagem aos destaques de cada núcleo de criadores.

“São pessoas que se destacaram ao longo do tempo e que merecem a nossa homenagem. Além disso, esse ano inovamos e os homenageados serão pessoas indicadas pelos próprios núcleos”, lembra Tavares.

Já os tradicionais Troféu Ana Terra e Troféu Destaque Parceiro da Rural serão entregues a produtora rural Cármem Sylvia Móglia Suñe e para o produtor rural Carlos Jacinto Fagundes dos Santos, respectivamente.

Tavares destaca que a expectativa dos organizadores é grande.

“Fica o nosso convite para que toda a comunidade de Bagé e região prestigie o nosso evento”.

Remates

O Núcleo de Hereford e Braford abre a pista de remates da 99ª Expofeira no dia 10 de outubro, às 16h. O primeiro remate partícula da Expofeira é o da Cabanha Capanegra, no dia 11 de outubro, às 16h. Na quarta-feira (12), às 16h30min, acontece o segundo remate de produção da Estância Santa Cecília e Banhado. O remate de produção da Estância Santa Maria é no dia 13, às 16h, e na sexta-feira (14), remate Têmpera Crioula.

No sábado os Núcleos de Angus e Brangus fazem um remate conjunto, às 16h. No segundo final de semana também acontecem as vendas de ovinos e gado de leite.

Shows da feira

Duas grandes atrações nacionais prometem incrementar ainda mais a 99ª Expofeira de Bagé. Michel Teló faz show no dia 8 de outubro, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhãe, e Luan Santana no dia 15 de outubro. Os ingressos antecipados, mais baratos e limitados, estão sendo comercializados na Mais Econômica Farmácias (em Bagé, Dom Pedrito e Sant’Ana do Livramento), na Capacitar Escola Técnica, Ecoservice e Lenir Jóias – em Bagé.


Todo o excesso pode ser nocivo a saúde, inclusive o de exercícios físicos

Ao mesmo tempo em que os médicos são unânimes em afirmar que a prática regular de exercícios físicos é importante para a qualidade de vida e melhora na saúde, no extremo oposto, um estudo brasileiro culpa o excesso de malhação por efeitos igualmente nocivos à barreira natural do corpo contra infecções.

Um corpo super malhado, ao estilo Hercules, dá a impressão de que se trata de um atleta com a saúde de fazer inveja. E mesmo que se tenha evidencias cientificas claras de que a prática regular de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, uma pesquisa realizada pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, mostrou que esportistas profissionais são três vezes mais suscetíveis a doenças infecciosas, principalmente as do trato respiratório.

Para chegar a este resultado, ratinhos foram colocados em uma esteira até a exaustão. Depois seus resultados foram analisados e os resultados foram surpreendentes: uma única sessão de treino intenso foi capaz de estimular a apoptose, uma espécie de suicídio, desses pequenos soldados. A educadora da universidade, Tânia Pithon Curi, explica que normalmente esse mecanismo serve para reciclar as defesas. Porém, quando ele é acelerado, o organismo fica em déficit por não conseguir produzir novas células na mesma velocidade. Resumindo, esforço físico demasiado diminui as defesas do organismo.

Quando falamos em exagero, não abordamos apenas quem vê a atividade física como profissão. Indivíduos que acabaram de trocar o sofá pela academia podem causar danos a si próprios com cargas que não fariam mal a outros mais condicionados.


Todos unidos por um trânsito mais seguro

Pedestres e motoristas podem e devem fazer a sua parte para a diminuição nos casos de acidentes. CRËDITO: Divulgação/ZH

A cada semana o trânsito faz mais e novas vítimas. Para piorar, na maioria dos casos, a causa dos acidentes é a imprudência dos motoristas, que com simples atitudes poderiam evitar tragédias. Com isso, o tema da educação para o trânsito já faz parte de diversas campanhas publicitárias, além de estar presente nas rodas de conversa e nas escolas.

O instrutor de auto-escola Ricardo Soares lembra que desde que aprendem as primeiras noções de direção os motoristas são chamados a responsabilidade de zelar pela sua vida e também pela das demais pessoas. Segundo ele, os futuros motoristas recebem instruções de segurança, prudência, responsabilidade e primeiros socorros.

“Se entendermos que somos todos responsáveis pela paz no trânsito o número de acidentes pode ser bastante menor. São pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença”, argumenta Soares.

Respeitar a sinalização de trânsito, assim como manter a velocidade dentro do permitido, não realizar ultrapassagens em locais proibidos, respeitar os pedestres e, principalmente, dirigir com atenção e sempre usar o cinto de segurança são algumas das atitudes citadas por Soares para que consigamos manter o trânsito mais seguro e livre de acidentes.

Alerta que vem das crianças

Os alunos da rede municipal de São Gabriel encontraram uma maneira criativa de chamar a atenção dos motoristas do municipio para a necessidade de paz no trânsito durante a programação da Semana do Trânsito no municipio.

Nos 16 segundos, tempo em que o sinal vermelho permanece ativo no semáforo, os alunos do Projeto Dançar entram em cena embaldos por uma proposta maior do que o movimento. É com a expressão corporal e placas nas mãos que o alvo é atingido. O motorista para e assite ao espetáculo.

“Viva e deixe viver” esta é a mensagem principal da Semana Nacional de Trânsito de 2011 e é justamente essa idéia que os motoristas que passam pelo cruzamento das ruas Duque de Caxias com General Mallet levam.

Em Bagé, a programação para a Semana do Trânsito termina no domingo, com uma mateada, shows, brindes e brinquedos infláveis, no Largo do Centro Administrativo a partir das 15h, ao mesmo tempo a Unipampa promove um passeio ciclístico. Antes, dia 24, será realizada uma blitz de conscientização dos motoristas pelo trânsito seguro nas casas noturnas da cidade.


Global

Carmem e Antônio Cougo, os caps da Madalena Calçados trazem novamente a Bagé o ator Leonardo Machado para mais uma campanha da loja. A imagem e a bela voz do bonitão tem agradado bastante os consumidores dos calçados da Madalena e, além disso, ele é gaúcho! É incrível, mas o povo do nosso Rio Grande dá preferência, sim, para quem é do sul, quando o assunto é ligar uma marca `a celebridades! Atentos a isso, Antonio e Carmem marcam um golaço com a escolha de Leonardo!

Leonardo Machado entre Carmem e Antônio Cougo na Madalena Calçados.

Mais

Insisto nesta festa porque acho uma das mais originais: Glamour Mais! As mulheres estão adorando e não param de falar no assunto. No facebook, a cada momento se lê mais uma mensagem sobre o evento. Que idéia! Valorizar a beleza da mulher madura.. Aqui, mais concorrentes que estarão ajudando a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé no dia 30 de setembro, no Clube Comercial. São elas, Déborah Acevedo, que representa o Clube Comercial e Nelci Cougo Barres, representando a Casa Dia Vicente de Paula, Centro do Idoso e loja Brilhus. Os convites estão voando!!!

Maria Nazaré irá representar o lions Solidariedade

Débora Acevedo emprestará sua beleza e elegância para a LFCC


99˚ Expofeira de Bagé

Está chegando a galope mais uma edição da Exposição de Bagé. São quase 100 anos de uma mostra que se destaca pela qualidade dos animais apresentados e pelo volume de negócios que alí se realizam. Com a casa cheia, na noite do dia 13 de setembro, Aluízio Tavares, atual presidente da Rural e sua diretoria, receberam imprensa, criadores, expositores e autoridades para coquetel de lançamento da tradicional feira. Na ocasião, o Secretário do Trabalho do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, falou para os convidados em nome do Governador do Estado, Tarso Genro. Também esteve presente o Vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o Vice-prefeito de Bagé, Carlos Fico. A festa esteve linda e muito prestigiada. Aluízio Tavares recebeu a todos com atenção especial ao lado de sua esposa Ana Beatriz que se preocupava com os detalhes do evento. A festa inicia com o tradicional Jantar dos Destaques, dia 7 de outubro e já no dia seguinte o show com Michel Teló. Durante toda a semana terão julgamentos , remates e provas, e no final outro grande show com Luan Santana. Vai ser movimentado!

O Presidente da Rural Aluízio Tavares e Mario e Maíta Móglia em clima descontraído na Rural

Marta Martins, Simone Salles, Mana Romero, Sandra Krause, Ana Beatriz Tavares e Maria de Lourdes Sarmento. Encontro no lançamento da Expofeira

Umbelina Azambuja e Eunice Sarmento na noite do lançamento

***********************************************************
Curtas

Os poetas do Cultura Sul fazem lançamento da Antologia AniVERSÁRIO 200, durante a 14˚ Feira do Livro de Bagé. No dia 1˚ de outubro, na Praça Silveira Martins. Na ocasião, o grupo teatral Bufões da Rainha fará apresentação de "Rádio Poema". Sônia Alcalde sempre divulgando o trabalho do grupo!

***********************************************************

O Rotary Bagé Campanha realizou eleição para escolha do Presidente do Clube nas gestões 2012/2013 e 2013/2014. Os indicados são: José Marques da Silva e Jõao Paulo Lunelli.

*********************************************

Na Casa de Cultura Pedro Wayne, a exposição " Diálogos Fotográficos em Bagé" dos "feras" Diones Alves, Cacalo Garrastazú, Diego Lamera, Edson Larronda, Francisco Rodrigues, Julinho Pimentel, Lala Pêgas , Leko Machado e Joba Migliorin. Imperdível!


Moradores de Candiota já contam com serviço do SAMU

Ambulância e toda a estrutura estão a disposição da população CRËDITO: Felipe Valduga

Desde a semana passada a população de Candiota conta com atendimento de urgência 24h por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que era inédito até então na cidade, funcionará com uma ambulância de atendimento básico de plantão. A meta será reduzir o número de óbitos, o tempo de internação hospitalar e as possíveis sequelas pela falta de atendimento. A equipe de trabalho será composta por seis técnicos em Enfermagem, cinco condutores e um Enfermeiro responsável.

Além da ambulância, o serviço conta com um espaço para a instalação dos funcionários. O local é próximo à Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, na rua Pedro Coromberck, nº 135, na Vila Residencial. O secretário de Saúde, Ancelmo Camillo, salienta que esta será uma ferramenta importante para o atendimento da comunidade candiotense.

Regulamentado pelo Governo Federal, o SAMU atende pelo telefone 192 (gratuito). As ligações feitas de Candiota serão atendidas por um telefonista na Central de Regulação, sediada em Bagé. Após identificada a emergência, o médico regulador inicia o diagnóstico da situação. O próprio paciente, ou quem executa a chamada, recebe as primeiras orientações. Depois de feita a avaliação, o médico orienta a pessoa a procurar um posto de saúde (se necessário) e designa a ambulância com um técnico em Enfermagem e Socorrista para o atendimento.

***************************************

Receitas e despesas de Aceguá disponíveis na internet

Atendendo a chamada “Lei da Transparência”, Aceguá irá declarar gastos públicos na rede mundial de computadores. Para o cumprimento do estabelecido, é preciso que as prefeituras atualizem o site em tempo real, lançando todos os atos praticados pelas unidades gestoras do município, inclusive recursos extraordinários.

Todo o cidadão pode ter acesso aos dados pelo site www.betha.com.br/transparencia e poderá consultar o detalhamento da receita e da despesa da cidade, tanto do ano em curso, quanto de anos anteriores, é só selecionar o estado, município, ano e o tipo de gasto, tudo muito interativo.

Segundo o Secretário de Administração e Fazenda Vítor Roberto Plentz o País vive um novo momento na Administração Pública e o cidadão brasileiro e o aceguaense pagam expressivos impostos e tem o direito de saber onde eles estão sendo gastos.

*************************************

Dom Pedrito terá em breve produção de energia limpa

Representantes da empresa EPCOR Energia estiveram na semana passada na prefeitura de Dom Pedrito reunidos com o vice-prefeito Gilberto Raguzzoni e o diretor do Departamento do Meio Ambiente Gerson Ferreira, com o intuito de informar ao Executivo que os estudos feitos na região através da torre anemométrica instalada em janeiro de 2010, no sub-distrito de Torquato Severo, São Sebastião, obtiveram bons resultados.

O referido projeto é uma parceria das empresas EPCOR Energia de Porto Alegre/RS e a MML Energia do Rio de Janeiro/RJ, denominado Complexo Eólico Dom Pedrito FASE I, com uma potência estimada de 100 MW.

Segundo o diretor da EPCOR Energia, o engenheiro Nilo Quaresma, devido aos estudos de viabilidade e aos bons resultados da medição dos ventos exigidos pela EPE - Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas Energia, a estimativa é de concorrência no Leilão de Energia de 2012 por Dom Pedrito.


Desaposentação

Antigamente (até os anos 1990), o aposentado que voltava a trabalhar, contribuía para a Previdência na forma de um pecúlio. Quando, por fim, parava de vez de trabalhar, seja por vontade pessoal, seja por doença, seja pela avançada idade, os valores recolhidos a título de pecúlio lhe eram ressarcidos.

Hoje em dia, as contribuições pagas pelos aposentados que voltam ou continuam a trabalhar, foram apropriadas pela Previdência Social.

Considerando-se que a maioria dos assalariados brasileiros começam a trabalhar em tenra idade e que os proventos ficam, geralmente, em torno do salário-mínimo, muitos são obrigados a seguirem em atividade após a aposentadoria.

Há, porém, uma possibilidade de que o aposentado possa rever o valor do seu benefício. O segurado do regime geral de previdência social, que após se aposentar continua contribuindo, pode pedir na Justiça uma revisão de seus proventos, de forma a considerar as últimas contribuições.

Tal possibilidade é chamada de desaposentação. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem se manifestado favoravelmente nesse sentido.

Assim, só tem direito à desaposentação o aposentado que continua a contribuir para o INSS. O que foi contribuído, após a concessão da aposentadoria, deve ser recalculado a partir das 80% maiores contribuições, desprezando-se as 20% menores.

Até a Lei n. 9.876/1999, o cálculo da aposentadoria era feito com base nas últimas 36 contribuições. A partir de então, considera-se toda a vida contributiva do segurado. Embora seja a atual forma de cálculo mais justa do que a anterior, sobre ela incide o fator previdenciário, que achata os benefícios, bem como não há mais o direito ao pecúlio.

O fator previdenciário é um aspecto importante no recálculo dos proventos, pois quanto mais idoso é o requerente, menor é o seu impacto na redução do benefício.

Pode-se afirmar que o aposentado que retorna ao trabalho, percebendo um salário que seja maior do que seus proventos, certamente será beneficiado com o recálculo de sua aposentadoria, pois as últimas contribuições favorecerão o recálculo da média do benefício

Tendo em vista a aplicação do fator previdenciário, que reduz o valor do benefício em face do tempo de contribuição e da idade do beneficiário, a desaposentação pode ser benéfica, pois o recálculo consideraria a idade mais avançada e o maior tempo de recolhimento.

Ao ajuizar a ação, pode ser mais vantajoso que a revisão dos proventos seja feita no momento da sentença, e não na data do pedido, em face do tempo transcorrido ser favorável ao aposentado.

Portanto, os aposentados que recebem proventos próximos ao salário-mínimo e continuam trabalhando, com salários superiores ao benefício, podem revisá-los, através do instituto da desaposentação.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Artesanato em lã da região de Bagé destaca-se em nível estadual

Trabalhos em lã receberam o reconhecimento pela sua qualidade e inovação - Credito: Divulgação

Durante a 34ª Expointer foi realizado o VIII Concurso Estadual de Artesanato em Lã e Pele Ovina. Artesãos da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé se destacaram na competição, obtendo premiações em diversas categorias. Das 20 cidades concorrentes de todo o Estado, 12 foram premiadas, sendo a metade da região. Os municípios que tiveram artesãos premiados foram Alegrete, Bagé, Hulha Negra, Lavras do Sul, Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento.

No total, 154 peças de aproximadamente 50 artesãos participaram da competição com trabalhos em lã e pele ovina. A comissão julgadora do concurso, formada por professores de artesanato, designers de moda e profissionais da área, avaliou sete técnicas distintas: fiação, crochê, tecelagem, tricô, técnicas livres, técnicas mistas e peles, nas modalidades artesanal, industrial e mista. Também foram julgados os quesitos criatividade e originalidade.


Contagem regressiva para o ENEM 2011

Um mês. Esse é o tempo que os estudantes ainda têm para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais provas de seleção para as melhores universidades do país. As provas acontecem dias 22 e 23 de outubro em várias cidades da região.

Faltando poucos dias para o exame a dica dos professores é terminar logo de ver os conteúdos para então começar uma revisão de tudo o que foi aprendido. Não adianta deixar para a última, então corre que ainda dá tempo de se preparar e garantir o acesso a universidade.

Na região, a Unipampa e a Uergs utilizam a nota do Enem como seleção de seus candidatos. Já para a Urcamp a nota é usada para a seleção dos bolsistas do ProUni.


Maria Isaura, Lenon Chagas e Bárbara Costa curtindo a tarde na Praça da Catedral

Marina Aguiar, Sabrina Martins, Renata Corrêa e Eduarda Wild

Jhéssica Baumbach e Natiéli Munhoz

Wesley Silveira Leites, filho de José Leites e Daiane Silveira da Silva.

Renan Quintana Severo, filho de Gislaine e Vagner Severo

Kaleb Chaves que completou 3 aninhos dia 14, filho de Raquel e Jesus Chaves. Parabéns!!


Conforto e charme para os pequenos

Quem pensa que moda não é assunto da criança não conhece a coleção primavera-verão da Kids & Co. A loja que trabalha com marcas consagradas como a Lilica Ripilica, Joy, PUC, Hering Kids, entre outras, apresenta roupas para deixar os pequenos ainda mais bonitos e irresistíveis, sem esquecer do conforto e da liberdade que as crianças necessitam para brincar. Então fica a sugestão da Kids & Co para a nova estação: a tendência pede cores vivas e estampas bem bonitas.

Modelo: Amanda Monteiro


Arroz com galinha caipira

Ingredientes

4 pedaços de frango descongelado (coxas ou sobrecoxas)

1 xícara e meia de arroz

3 cubos de caldo de frango caipira

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de banha de porco

2 dentes de alho

1/2 cebola

Sal e pimenta a gosto

Tempero verde (salsa e cebolinha)


Modo de preparo

Remova totalmente a pele e gordura do frango. Coloque em uma panela de fundo largo e junte um cubo do caldo de galinha e água até que cubra os pedaços de frango. Leve ao fogo e deixe cozinhar até a carne estar semi cozida.

Retire do fogo, reserve o caldo que se formou. Retire também o frango da panela. Na mesma panela coloque a banha, o alho e a cebola picados. Leve ao fogo baixo e mexa de vez em quando, até que a cebola esteja transparente.

Junte então o molho de soja, a pimenta e o arroz. Refogue bem, mexendo constantemente. Junte os pedaços de frango, mexa mais um pouco e coloque o caldo de frango que foi reservado. Acrescente os outros 2 cubos de caldo de frango picados.

Mexa bem e espere ferver. Regule o sal. Abaixe o fogo e observe se o caldo foi suficiente para o cozimento do arroz. O arroz deve ficar "al dente". Se for preciso, vá acrescentando água fria aos pouquinhos.

O arroz deve ficar bem seco. Depois de pronto deixe o arroz descansar por 15 minutos, com a tampa da panela semi tampada. Sirva o arroz e polvilhe tempero verde picado sobre ele a gosto.


Centenário do Mélanie Granier na avenida no desfile de Sete de Setembro

Mais de 300 estudantes do Instituto Anglicano Mélanie Granier participaram do desfile de Sete de Setembro pelo centro de Bagé. Para a escola, o desfile teve uma importância ainda maior do que a comemoração da Independência do Brasil, em função de que em 2011 está sendo comemorado o seu centenário. O desfile foi idealizado com o tema “Mélanie Granier: um século de educação na história de Bagé." A data foi representada pela ala “Tenho orgulho em fazer parte desta história”, composta pelos alunos do 5º ano até Ensino Médio, pais, professores, ex funcionários , ex professores e ex alunos. O “Mélanie Dança e Encanta” foi representado pelo Grupo de Dança da escola e o “Mélanie Granier perseverando no esporte como parte da educação”, pelos alunos que fazem parte da escola de futsal. A população que assistiu ao desfile também pode conhecer a Banda do Mélanie Granier, reativada em 2011 depois de 15 anos de paralisação das atividades. Trinta estudantes compõe a banda, coordenada pelo reverendo Jorge Guaraci por Marcio Moreira, pai de uma aluno do segundo ano do Ensino Médio e que foi integrante da banda que foi reativada em função do centenário, como forma de resgatar a tradição que já existiu no passado. Surdos, bumbos, tarol, pratos, clarin, pistões e fuzileiros que eram da antiga banda foram resgatados e juntados aos novos instrumentos adquiridos. O espetáculo mostrado pela banda é resultado de ensaios semanais, que acontecem na própria escola.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 221 ::17 de Setembro de 2011




Muita preparação e expectativa para as comemorações do 20 de setembro

Poucos povos valorizam e preservam tanto as suas tradições quanto os gaúchos. E, em tempos de comemorações da Revolução Farroupilha, dia 20 de setembro, o sentimento de orgulho aflora. Por todo Estado, os Centros de Tradições Gauchas (CTG) enchem-se de pessoas dispostas a ensinar para os mais novos as tradições e hábitos do Rio Grande do Sul.

O coordenador do Parque do Gaúcho e tradicionalista, Jorge Luiz Braga Abbot, o Liquinho, lembra que não somente durante a semana farroupilha as tradições devem ser lembradas e preservadas, mas concorda que é nesta época do ano que as pessoas costumam frequentar mais os CTGs e lembrar dos sentimentos farroupilhas.

“Não é só o dia 20, é o mês todo de preparação. Nessa época do ano os Centro de Tradições estão cheios. É uma época de preparação e ensaio, tudo para fazer bonito no 20 de setembro”.

A programação da Semana Farroupilha varia entre os municípios da região. Mas em todos, dia 20, terça-feira, acontece o desfile dos tradicionalistas. Em Bagé, serão mais de três mil cavalarianos, representando sete CTGs e mais de 80 entidades tradicionalistas. A programação tem inicio às 8h30mim com o desfile dos motoqueiros, seguidos das Escolas de Educação Infantil e após os cavalarianos.

Em São Gabriel o desfile temático acontece a partir das 13h30mim na praça Dr. Fernando Abbott. Já em Candiota, o desfile acontece às 14h com show com Elton Saldanha na praça de Dario Lassance. Pinheiro Machado realiza seu desfile temático à 9h30mim na praça Angelino Goulart. Em Aceguá, o desfile de cavalarianos acontece no domingo, dia 18, a partir das 15h seguido de mateada com diversas apresentações artísticas.

Ser gaúcho

Tudo começou com alguns homens que insistiram em lutar por seus ideais. Os anos se passaram, mas a coragem continua a mesma, embora as guerras hoje sejam outras. A Revolução Farroupilha durou dez anos, e deixou marcas que são lembradas e cultuadas por todos os gaúchos e, principalmente, na semana máxima do tradicionalismo. Entre os dias 13 e 21 de setembro é festa entre os gaúchos, tempo de reviver e perpetuar as tradições, mantendo vivo o sentimento farroupilha.

O tradicionalista Liquinho, explica que a Semana Farroupilha é o maior evento do Rio Grande, destinado a todos os gaúchos, mas em especial aos tradicionalistas.

- É tempo de reverenciar a tradição e a revolução farroupilha de tempos de batalha e de paz. Tenho muito orgulho de ser gaúcho. Me criei dentro de um CTG e sempre fui tradicionalista.

Muitos também são os hábitos e costumes dos gaúchos. O chimarrão, a bebida preferida dos gaúchos, é o símbolo da hospitalidade e da amizade deste povo. Já a paixão pelos cavalos e pela lida do campo é um sentimento que nasce junto as crianças e ganha força no decorrer da vida. Vestir a bombacha ou o vestido de prenda é a melhor maneira de mostrar quem se é sem precisar dizer uma palavra. E melhor do que se emocionar com o hino riograndensse é degustar um churrasco de ovelha entre amigos.

Dialeto gaúcho

Algumas palavras só fazem sentido ou podem ser compreendidas por quem nasceu ou vive há muitos anos no sul do Brasil. É como se o gaúcho possui-se um dialeto próprio e que enriquece ainda mais a sua cultura.

Vestimentas

Basta olhar para identificar. As vestimentas típicas dos gaúchos são inconfundíveis. Para os homens, a bombacha, o lenço e a bota são fundamentais, assim como o chapéu. Já as mulheres usam camadas e mais camadas de lindos vestidos, acompanhados de fitas e flores nos cabelos.

Culinária

Não adianta, gaúcho que se preze não dispensa um belo churrasco. Pode ser de carne bovina, incluindo o frango, mas sem esquecer da ovelha. Outro símbolo do gaúcho é o chimarrão, bebida quente para os dias mais frios, mas que não é deixado de lado nem mesmo no verão. Uma roda de chimarrão é o ponto de encontro de muitas famílias e amigos.



*****************************************************
Na Cidade Maravilhosa

Fabiana e Fábio Lucas estão no Rio de Janeiro curtindo dias cheios de sol e calor. O casal escolheu a cidade mais linda do Brasil para descansar em companhia de Vera Lucas e os amigos José Alfredo e Maria Francisca Rodrigues. Além dos tradicionais pontos turísticos, eles visitarão a cidade de Petrópolis para conhecer o Museu Imperial. Também no roteiro da turma está a visita aos barracões das escolas de samba, peças de teatro, shows e muita praia. Serão 10 dias de prazer! mbientação das diferentes épocas está incrível. O dia 23 está chegando... Dá uma conferida nos clics aí.

Fabiana, Fábio e Vera Lucas em temporada no Rio de Janeiro

Maria Francisca e joão alfredo também estão na cidade maravilhosa

***************************************************
Bagé e a Moda

Todo mundo já sabe que o evento "Bagé sob o Olhar da Moda" será um grande sucesso. É só dar uma olhadinha pelas redes socias, no site do evento, no programa Rota 20 e nos jornais.. A produção está impecável. O Cobame acertou muito com esta iniciativa de contar a história de Bagé através da moda. E Kelly Pinheiro, responsável por toda a produção, já colocou "no ar" algumas fotos do super editorial com clics de excelentes profissionais, incluindo aí, também, modelos, maquiadores e cabeleireiros.. A ambientação das diferentes épocas está incrível. O dia 23 está chegando... Dá uma conferida nos clics aí.

A modelo Anahy Dalé de Souza para Madre Maria , mostrando a "Década do Exagero" (1980), no clic de Julinho Pimentel
Carolina Gehres em " I Guerra Mundial", para Strelitza Moda e Acessórios. Credito para Diones Alves Photographia

*********************************************************
Glamour Mais

Este evento promete! No dia 30 de setembro, no salão do Clube Comercial de Bagé, um grupo de mulheres emprestarão seu charme e beleza para apoiar a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Eles concorrerão ao título de Glamour Mais, onde a idéia é valorizar a beleza da mulher madura que também tem seu brilho e encanto próprios desta fase da vida. Os convites já estão circulando para o coquetel que vai reunir as mulheres da sociedade bageense para um divertido e descontraído encontro. Algumas candidatas ao título: Odete Silveira, Neura Bruni, Benetti Bernardi, Débora Acevedo, Nelcí Barres e Clênia Brito. E tem mais...

Odete Marques Silveira vai representar o Rotary Clube de Bagé e Núria Roupas e Acessórios no Glamour Mais.
Neura Bruni representará o Rotary Bagé Sul, que estará sempre presente nos principais acontecimentos da cidade, no Glamour Mais.
************************************************
CURTAS

Dia 10 de outubro, `as 19 horas, no Salão Nobre da Associação Rural de Bagé vai acontecer o desfile Solas e Telas no Pampa, onde a empresária Leilah Kalil Castro vai apresentar um evento diferente, que unirá moda e tradição, tendências e história na 99˚ Expofeira de Bagé. O Grupo Amor Solidário é também o promotor do evento. Vai ser bonito!

*****************************************

E por falar em Exposição, na última terça-feira, dia 13, teve coquetel de lançamento da 99˚ Expofeira de Bagé que vai acontecer entre os dias 7 e 16 de outubro no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Como já vem acontecendo há vários anos, o inicio da feira é com o Jantar de Destaques da Rural, onde aqueles que se destacaram em suas áreas de atuação recebem o reconhecimento da classe produtora. Segue com importantes shows, julgamentos , remates, concursos...

*****************************************

O "Bando do Barro", artistas que produzem e difundem a arte ancestral de todas as culturas, o fazer cerâmico, aterriza em Bagé com objetivo de trocar idéias e experiências, realizar oficinas e mostras nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura de Bagé. Tem muito ceramista bom aqui em Bagé!

******************************************

Motociclistas reunidos para comemorar os 200 anos de Bagé

Mais de 400 motoqueiros são esperados em Bagé

Um comboio de motociclistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e do país chegam a Bagé amanha, dia 18, para participar do evento “Abraçando o Rio Grande”. O encontro acontece em frente ao monumento ao motociclista na praça de Esportes. São esperados mais de 400 motoqueiros, que após passar por Bagé percorreram um roteiro na região da campanha.

O líder do grupo Humberto Lague, ressaltou que Bagé e a região não poderiam ficar de fora desta edição do evento

A programação inicia na tarde de domingo quando os motociclistas serão recepcionados. A noite haverá um jantar de confraternização no Clube Comercial. Na segunda-feira, dia 19, acontece o deslocamento até Aceguá, onde serão recepcionados com um almoço, retornando a Bagé a tarde, onde acontece outro jantar, desta vez no Circulo Militar. Dia 20 os motociclistas participam do desfile da Semana Farroupilha de Bagé.


Declaração do ITR - 2011

A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) deve ser apresentada, até o dia 30 de setembro, por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive na forma de usufruto, de imóvel rural.

Para fins da entrega da declaração e da apuração do tributo, considera-se imóvel rural a área contínua, constituída por uma ou mais parcelas de terras pertencentes ao mesmo titular, localizada em zona rural e que tenha como destinação a exploração agropecuária. O imóvel rústico é tido como contínuo ainda que seja dividido por via rodoviária ou ferroviária ou por curso de água.

A declaração é composta por duas partes: o Documento de Informação a Atualização Cadastral (DIAC) e o Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT).

A primeira tem por objetivo atualizar os dados cadastrais do imóvel e do proprietário ou possuidor no Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR) da Receita Federal do Brasil (RFB).

A segunda, com base nas informações sobre a área e sobre a utilização da propriedade rural, destina-se à apuração do tributo a pagar.

Todos os imóveis rurais devem apresentar a declaração do ITR, independentemente de estarem imunes ou isentos do pagamento do imposto.

São imunes do ITR as pequenas glebas de terra (com área inferior a 30 hectares - limite para nossa região), cujo titular não possua outro imóvel rural ou urbano e que não esteja arrendada, cedida em comodato ou explorada em parceria. Também, são imunes as pertencentes a entidades educacionais e de assistência social, sem fins lucrativos, vinculadas às atividades fins dessas instituições. Estes imóveis imunes estão dispensados do preenchimento do DIAT, mas devem preencher o formulário DIAC e apresentar a declaração.

Os casos de isenção incluem, por exemplo, a exploração familiar de área inferior a 30 hectares, desde que os titulares não possuam outro imóvel.

A multa pela não entrega da declaração é de 1% (um por cento) do imposto devido por mês ou fração de atraso, sendo de, no mínimo, de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Para os imóveis imunes ou isentos, o atraso na entrega da declaração também gera multa de R$ 50,00 (cinquenta reais).

No caso de o imposto auprado ser inferior a R$ 10,00 (dez reais), fica dispensado o seu recolhimento.

Como o informativo se refere ao exercício de 2010, ainda que entregue agora, em setembro de 2011, os valores referentes à terra nua, às benfeitorias, às culturas plantadas, bem como o rebanho existente, devem ter por data de referência o dia 01/01/2011.

(Fonte: Receita Federal)

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

O diferencial de um bom acessório

Mesmo com produções mais simples, um belo acessório pode fazer toda a diferença, além de renovar o ar de uma peça. E esta mudança acontece tanto com lenços, jóias, chapéus e colares, tudo a disposição na loja Mariel Bijus e Semi-Jóias. Para a nova estação a tendência são peças bastante coloridas e com cores quentes. Os florais também são uma boa escolha. E a regra continua sendo a mesma: quando investir em um lenço com mais detalhes é melhor escolher uma roupa mais sóbria e acessórios menores. Mas o importante mesmo é sentir-se bem e confortável na estação que esta chegando.


Fadiga pode ser o sintoma de um problema de saúde

O cansaço sem fim muitas vezes é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Mas, em certos casos, pode ser também o sinal de que alguma coisa não esta bem no organismo. A fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre- humano para ser realizada é para muitos companheiro de todas as horas e em diversas atividades e nesses casos é preciso ligar o sinal de alerta.

Um estudo do setor do sono do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo mostrou que o problema pode ser, sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser consequência de uma noite maldormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença.

Segundo os médicos a síndrome da fadiga crônica é quando o cansaço persiste por meses a fio e não tem causa definida. Inúmeros são os motivos para o cansaço, mas o estudo apontou os principais: diabete, anemia, apneia no sono, depressão, fibromialgia (síndrome que aflora a sensibilidade para a dor), doenças cardíacas, distúrbios da tireóide e infecções.

No entanto, nem tudo está perdido e seguindo dicas básicas pode-se obter uma melhora significativa na qualidade de vida. Os médicos recomendam que aos primeiros sinais de que a fadiga não vai embora é importante realizar exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição. Além disso, é sempre bom estar atento a hidratação do corpo, também não se deve passar mais de três horas sem se alimentar. Os exercícios físicos são outros aliados para recuperar o pique, assim como ter uma boa noite de sono e realizar atividades prazerosas.


Mousse de morango ajato

Ingredientes

1 pote de iogurte natural sem sabor

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 envelope de pó para suco sabor morango

1 pacote de merenguinhos

Morangos para decorar

Modo de Fazer

Leve para o copo do liquidificador o iogurte, o leite condensado, o creme de leite e os envelopes de pó para suco. Atenção: não é preciso bater, simplesmente pulsar o liquidificador, tempo suficiente de misturar tudo.

Arrume a mistura em um refratário pequeno e baixo. Cubra com os merenguinhos e decore com os morangos. Leve para a geladeira por 1 hora. Sirva em seguida.