Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caderno Pampa :: 21 de janeiro de 2012 :: Edição 239



Por Simôni Costa
Continuando a ronda pelas opções de lazer na região, o local escolhido de hoje é o Lago do Batuva em Sant’Ana do Livramento. Lá, a beleza natural é um atrativo a parte para a população e também para os visitantes. O lago é ainda um espaço de lazer e diversão que atrai turistas de toda a região que busca um local agradável para passar horas em famílias e com amigos. Há também quem goste de ir até o Batuva para tomar um chimarrão, praticar algum esporte e até andar de jet-ski. Fica a dica! Após um dia de compras em Rivera, nada melhor do que descansar e relaxar as margens do Lago do Batuva.

Por outro lado, nesta época do ano inicia a temporada de formaturas. Todos os finais de semana milhares conquistam o sonhado diploma de ensino superior e, ao mesmo tempo, ganham muitos presentes de familiares e amigos. No entanto, a tarefa de escolher um presente não é fácil, mas fica menos complicada com as dicas que apresentamos hoje. São presentes mais despojados e que agradam a vários estilos de formantos.

E, para falar em saúde, a redução dos níveis de sal no famoso “cacetinho” pode representar um grande avanço para a saúde dos brasileiros. Isso, porque o sal em excesso é o responsável pelos altos níveis de pessoas com pressão arterial alta. Então, a dica é reduzir o sal também nos demais alimentos e melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.

A procura de belezas naturais? Então, o seu destino é Livramento


A poucos quilômetros do centro de Sant’Ana do Livramento, o Lago do Batuva é um ponto de encontro dos santanenses que buscam uma opção de lazer e diversão para as tardes quentes de verão. Lá, as opções agradam quem gosta de aproveitar a sombra para desfrutar um chimarrão e também a quem gosta de se aventurar pelas águas tanto a nado ou de jet-ski. No entardecer é quando o lago recebe mais visitantes em busca de descanso. As crianças aproveitam para se divertir na pracinha recreativa enquanto os jovens aproveitam para conversar em rodas de amigos e também para praticar esportes em uma das quadras disponíveis.

O pôr-do-sol no Batuva é outro grande atrativo do lago. O Lago do Batuva, que é um lago artificial, fica localizado na Vila Planalto, que oferece sombras majestosas em uma grande área verde. Quando o assunto é beleza natural, ainda em Sant’Ana do Livramento pode-se visitar o Cerro das Palomas. Próximo dali, situam-se três importantes vinícolas: Cordilheira de Sant'Ana, Almadén e Santa Colina, que possuem passeios de visitação.

Mais ao centro do município encontra-se a estação férrea, construída em 1906 e que, embora desativada, ainda recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico por onde passou até mesmo o presidente americano Franklin Roosevelt.

Ainda no centro da cidade situa-se o Parque Internacional, símbolo de integração das cidades de Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades são conhecidas como Fronteira da Paz. A cidade vizinha de Rivera oferece aos turistas freeshops e boas "parrilladas" na Rua Sarandi (avenida principal). Mais afastada da cidade (BR 293 - a 10 km da sede), encontra-se uma zona de preservação ecológica - Parque Ibirapuitã.

A região também oferece aos visitantes turismo rural com passeios e roteiros temáticos por estâncias, museus e charqueadas. O Pampa Gaúcho, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha. E, como não poderia ser diferente, a cidade de Livramento oferece boas opções de hotéis e pousadas, além de ótimos restaurantes. Agora, é só arrumar as malas e partir em direção a fronteira.

MOMENTOS DE VERÃO

Convidamos nossos leitores a compartilhar alguns dos momentos de suas férias. Você também pode participar pelos nossos e-mails: zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com

A primeira praia de Isabella de Oliveira Silva Castro, filha de Rochele e Ronaldo. Eles são de Quaraí, mas aproveitaram a virada do ano em Santa Terezinha/RS.


Aproveitando a piscina nas férias, Mauro Veleda, André Garcia e Alexandre Garcia.

ESPECIAL DIA DO APOSENTADO
Em busca de uma aposentadoria com qualidade de vida


Depois de muitos anos de trabalho é chegada a sonhada e merecida aposentadoria. Hora de descansar e, finalmente, aproveitar a vida. Mas junto a aposentadoria, chega a idade e com ela alguns problemas de saúde que costumam atrapalhar os idosos. Então, em comemoração ao Dia do Aposentado, comemorado dia 24 de janeiro, apresentamos algumas dicas para que você que muito já contribuiu com o desenvolvimento da sociedade possa conquistar uma melhor qualidade de vida e assim, desfrute do tempo livre.

Um problema que assola grande parte da população idosa é a solidão já que depois de criar filhos e netos, muitos acabam sozinhos. A dica então é procurar fazer novas amizades. O Sesc e o Centro do Idoso de Bagé, por exemplo, oferecem grupos de Maturidade Ativa que realizam encontros periódicos de confraternização. Esses mesmos grupos realizam festas, eventos esportivos e até viagens, sempre com o objetivo de divertir e socializar os aposentados.

Problema solidão resolvido é hora de começar a pensar na saúde do corpo. Manter hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas é um bom começo. O professor de Educação Física Edson Nunes lembra que os idosos devem ter alguns cuidados especiais antes de iniciar qualquer prática. Ele sugere que procure um médico para realizar uma avaliação, para conhecer quais atividades podem realmente lhe trazer uma melhora na qualidade de vida.

“Foi-se o tempo que os aposentados ficavam somente resolvendo palavras cruzadas ou fazendo crochê, hoje é possível realizar atividades físicas, mas é sempre importante contar com o acompanhamento de profissionais”.

Aulas de ginastica, de hidroginástica, de Yoga, de alongamento e caminhada costumam agradar a este público segundo Nunes e também cumprem com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida. A alimentação é outro aspecto que merece o devido destaque. Uma alimentação rica em nutrientes, com ingestão de alimentos à base de vitaminas antioxidantes, sobretudo as D, C, e E, contribui para a manutenção das artérias relaxadas e elásticas; sais minerais; proteínas vegetais e animais em quantidades recomendáveis; frutas, cereais, fibras e bastante água, auxiliarão no bom funcionamento do aparelho intestinal.

Outras condutas importantes, no entanto, devem ser adotadas de forma radical: não fumar e evitar ser fumante passivo; se, apreciador de bebidas alcoólicas, manter ingestão moderada. Reduzir o consumo de sódio, de gorduras saturadas, considerando que, na idade avançada, há um comprometimento natural da circulação vascular arterial, com os seus respectivos riscos: hipertensão arterial, arteriosclerose, enfarte, derrame, dentre outras complicações. Para preveni-las, é necessária atenção especial e periódica à assistência médica-odontológica, a fim de prevenir, ainda, doenças próprias do processo de envelhecimento: o estresse, grande mal da modernidade; rotina de vida sedentária; manter o hábito de vacinas, sobretudo as de proteção contra hepatite B, gripe, pneumonia, entre outras.

Agora, de posse destas dicas é só começar a aproveitar a vida e curtir a aposentadoria com saúde e, principalmente, com qualidade de vida.

Diminuição no sal do pãozinho deverá trazer bons
resultados a saúde do brasileiro



Um dado alarmante, que o brasileiro consome 12 gramas de sal por dia, o que é mais do que o dobro do que o recomendado por especialistas, fez com que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) fizesse uma recomendação a todas as padarias do país: reduzir em 10% a quantidade de sódio do pão francês, chegando a 289 miligramas em 2014.

Segundo a Anvisa, a medida não é para mudar o sabor, mas para deixar o alimento mais saudável, já que todo o excesso de sal consumido pelos brasileiros pode causar pressão alta, doenças renais e cardíacas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que também se mostrou preocupada com os níveis consumidos no Brasil. Assim, acabou sobrando para o pão.

Os brasileiros comem um pão francês por dia, em média, segundo o IBGE. O que significa um consumo de 320 miligramas de sódio, o equivalente a uma colherinha de sal. Não parece muito. Mas se essa quantidade for reduzida, os benefícios para a saúde serão muito grandes.

O pão, no entanto, foi tirando como um padrão ou exemplo, mas uma série de outros alimentos vai sofrer a mesma intervenção. O que se espera que até 2016 os teores de sódio sejam baixos na maior parte dos alimentos que são de consumo diário.
Ainda de acordo com a OMS se diminuir o consumo de sal para 5 gramas por dia, a primeira coisa a cair será a pressão arterial do brasileiro: menos 10%. As mortes por AVC, acidente vascular cerebral, diminuiriam 15%. As mortes por infarto diminuiriam 10%. E 1,5 milhão de brasileiros não precisariam de medicação para hipertensão.

Agora, o conselho dos nutricionistas é cortar o sal da alimentação, e não o pão, que deve fazer parte da alimentação pelo menos no café da manhã.

ESPECIAL EDUCAÇÃO

Melhores oportunidades para quem busca uma pós-graduação à distância
Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, só conquista o seu espaço quem estiver bem preparado. E, se antes ter o diploma de ensino superior era suficiente, hoje já não é mais garantia para a conquista de um bom emprego. Assim, o profissional precisa estar em constante atualização e em processo de aprendizagem. Pensando nisso, a Exattus Escola de Educação Profissional oferece a oportunidade de você cursar uma pós-graduação ou um curso de MBA à distância sem precisar sair de casa e por um preço justo, a única exigência é já ter concluído o curso de graduação.

As diretoras da Exattus Bagé e Dom Pedrito, Thaís Rocha, da Exattus Livramento, Alesandra Drawanz destacam que a receita para o sucesso em um curso à distância está em manter uma agenda de estudos, ter um material didático de qualidade, como o oferecido pela Exattus, que é da Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (IESAE), ter a suporte de realizar as provas no pólo da Exattus em sua cidade e ainda contar com professores capacitados, como os da Exattus, que são todos especialistas, mestres e doutores com grande experiência profissional e acadêmica.

E, para quem busca uma pós-graduação na área da educação a oportunidade é ainda melhor. Isso porque a Exattus Bagé, Dom Pedrito e Livramento estão com uma promoção de mensalidade a R$99 já com o material incluído. Outra vantagem é a possibilidade de concluir a pós-graduação em seis meses, em uma modalidade intensiva, valida também para os cursos da área da educação, e ainda aproveitar a pós-graduação para pontuar na prova de títulos do concurso público que o estado está realizando com vagas para o magistério.

Já para a área de negócios a Exattus oferece cursos de pós-graduação e MBA à distância para profissionais que buscam crescimento dentro de suas empresas, seja na área de finanças, de gestão de negócios logística ou marketing. Estes cursos são direcionados a empreendedores que desejam alcançar um maior crescimento profissional.

As matrículas estão abertas até o dia 31 de janeiro nos pólos de Bagé, na Avenida Marechal Floriano, 1036 que atende pelo telefone (53) 3241.3839, em Dom Pedrito na Rua José Bonifácio 807 e pelo (53) 3243.4634 e em Sant’Ana do Livramento na Rua dos Andradas 514 e pelo telefone (53) 3244.5354.
O Tempo e o Vento
É grande o envolvimento dos gaúchos em torno do filme “O Tempo e o Vento”, da obra do genial Erico Veríssimo. A direção é do consagrado diretor Jayme Monjardim que tem em seu currículo, a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, o filme “Olga” e novelas como o “Pantanal” e o “Clone”. Os preparativos estão em rítmo intenso aqui em Bagé e em outras localidades como Pelotas. No Parque do Gaúcho, a cidade cenográfica já toma contornos de Santa Fé. No elenco atores de renome como Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Thiago Lacerda e os gaúchos Leonardo Machado e Rafael Cardoso. Com certeza será uma grande produção!

A talentosa Marjorie Estiano será a Bibiana jovem no filme de Jayme Monjardim
Rafael Cardoso já está confirmado no elenco
Leonardo Machado, que volta e meia dá rasante por aqui, também tem papel no filme

Gabana
Nas noites quentes de Bagé o Gabana, bar descolado da city, tem proporcionado shows legais para quem ficou por aqui. No mês de janeiro para quem gosta de música nativista é só passar por lá e curtir. Nesta última quinta-feira teve apresentação de Jairo Lambarí Fernandes, Tiago Cezarino e Banda e Talvane e Rodrigo. Vejam nos clics de Fernanda Colmenero de quem passou por lá:

Fernanda Colmenero e Ana Paula Giordani


Paula Fernanda Silveira em noite do Gabana Bagé


Parador de Verão Griffe
Outra boa opção para happy hour e noite é o Parador de Verão da Griffe. Mas hoje, dia 21 de janeiro a movimentação é em torno da tradicional Festa Recuerdos que acontece na praia do Cassino. Nas picapes, claro, Favorino Collares. A festa inicia às 23h30, na boate Moa. Sucesso total!

O casamento de Michel e Sabrina Vignol, que aconteceu no dia 7 de janeiro, nos salões do Clube Comercial de Bagé esteve lindo de viver! Michel é o cap da Lenir Jóias aqui na cidade e quem fotografou tudinho foi o badalado fotógrafo Diones Alves, que aparece aqui entre os noivos. Parabéns à Michel e Sabrina!


CURTAS
O Núcleo Bageense de Proteção Animal, uma ONG que como o próprio nome já diz, fiscaliza e coibe maus tratos aos bichanos, vai realizar uma caminhada amanhã para chamar a atenção contra a violência praticada contra os animais. A caminhada “Violência Nunca Mais” sairá da praça dos Desportos às 10h. Quem quiser participar é só aparecer! Muito legal isso tudo..

A empresária carioca e que está mais gaúcha do que nunca, Zuleika Torrealba, está ajudando financeiramente na construção da cidade cenográfica do filme “O Tempo e o Vento”. Cinco estrelas para está senhora que além desta ação, ainda criou um espaço de artes aqui em Bagé, bem como, compra e restaura prédios antigos e históricos na cidade. Investimento em cultura é show!

A fisioterapeuta Letícia Portela Dias e Sergio Dachery estão com casamento marcado para o próximo dia 27. Recebem amigos íntimos e parentes para a comemoração no espaço da Vinícola Peruzzo. Parabéns ao casal!

RBS TV Bagé completa 35 anos

Inaugurada no dia 19 de janeiro de 1977, a RBS TV Bagé comemorou em grande estilo o seu aniversário de 35 anos. No dia 19 de janeiro foi realizado um almoço festivo para convidados e o jornal do almoço foi todo transmitido de Bagé. Clientes, entrevistados e acionistas participaram da festa que serviu ainda para relembrar um pouco da história da emissora, que teve inicio com a outorga da concessão à TV Bagé no canal 6 VHF do município. A emissora foi inaugurada pelo Ministro das Comunicações Euclides Quandt de Oliveira. Em 1979, a TV Bagé, juntamente com as outras emissoras da Rede Brasil Sul de Comunicações, recebeu a denominação RBS TV, passando a se chamar RBS TV Bagé.

Em 2005, em virtude do aniversário de 40 anos da Rede Globo, a RBS TV Bagé e todas as outras emissoras da RBS TV no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina receberam um cenário padronizado de acordo com o telejornalismo local da rede para ser usado nos blocos locais do Jornal do Almoço e do RBS Notícias.
Desde então, as pesquisas do Ibope confirmam a liderança de audiência da RBS TV Bagé, que conta em sua programação com um bloco local para o Jornal do Almoço e um bloco local para o RBS Notícias.

Bageenses celebram o padroeiro São Sebastião
A sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi de descanso e fé para os bageenses. Isso porque a data é feriado municipal em homenagem ao Padroeiro da cidade São Sebastião. Uma procissão com saída da Igreja Nossa Senhora da Conceição e destino a Catedral de São Sebastião marcou a data e reuniu diversos fiéis. Antes, a imagem do Santo viajou 40km desde a localidade de Torquato Severo, trazido por 35 cavaleiros da Associação de Cavaleiros e Cavaleiras Rainha da Fronteira até Bagé.
Conta a história que São Sebastião foi escolhido como padroeiro da cidade pelos primeiros soldados liderados por Dom Diogo, que montaram acampamento onde hoje é a praça da Catedral e em busca de proteção elegeram São Sebastião como seu protetor.

Ganho de capital e optantes do Simples

Ao vender bens móveis e imóveis, tanto o contribuinte individual (pessoa física) como as empresas (pessoas jurídicas) podem estar sujeitos ao recolhimento do imposto de renda sobre o ganho de capital.

Em geral, tal imposto, pago antecipadamente, é considerado como tributado exlusivamente na fonte, na alíquota de 15% (quinze por cento) sobre a diferença entre o valor da alienação e o preço de custo do bem.

Portanto, quando da venda de uma casa ou de um veículo por um preço mais caro do que o custo da aquisição, pode haver incidência do IR sobre tal ganho.

Todavia, uma dúvida persistia no que se referia à exigência do IR sobre o ganho de capital obtido na alienação de ativos de pessoas jurídicas enquadrada no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples). Segundo entendimento recente da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), há incidência do tributo e é legal a sua cobrança pelo Fisco.

A questão foi debatida em recurso especial ajuizado por uma empresa optante do Simples, em que foi impetrado um mandado de segurança preventivo, em 2005, para que a pessoa jurídica não pagasse o imposto de renda sobre os ganhos de capital obtidos na alienação de seus ativos permanentes. A pequena empresa alegou que não havia previsão legal para a cobrança, mas o pedido foi negado em primeiro e segundo graus.

Conforme o ministro relator, Luiz Fux, o artigo 3º, parágrafo 2º, alínea “d”, da Lei n. 9.317/1996 (atual artigo 13, parágrafo 1º, inciso V, da Lei Complementar n. 123/2006) já determinava que o pagamento de imposto unificado por pessoa jurídica optante do Simples não excluía a incidência de imposto de renda sobre os ganhos de capital obtidos na alienação de ativos. Nesse caso, deveria ser observada a legislação aplicável às demais pessoas jurídicas.

O relator da ação no STJ apontou também que o artigo 3º da Lei n. 9.249/1995 estabelece que a alíquota do imposto de renda das pessoas jurídicas é de 15% (quinze por cento). O Regulamento do Imposto de Renda (Decreto n. 3.000/1999), por sua vez, disciplina a forma de apuração do ganho de capital. Luiz Fux ressaltou, também, que, no Ato Declaratório Interpretativo n. 31/2004, a Secretaria da Receita Federal elucida o tema.

Assim, considerando que a cobrança está devidamente disciplinada em lei e que foi observado o princípio da reserva absoluta de lei para a instituição do tributo, a Turma do STJ negou provimento ao recurso.

Portanto, conclui-se, com base na jurisprudência, que as vendas do ativo imobilizado, promovidas por micros e pequenas empresas enquadradas no Simples estão sujeitas à incidência do IR sobre o ganho de capital.

Por outro lado, é importante observar que a compra e venda de imóveis é controlada pela Receita Federal através do cruzamento de informações: da DOI (Declaração de Operações Imobiliárias), preenchida pelos Cartórios de Imóveis, e da DIMOB (Declaração de Informações Imobiliárias), apresentada pelas corretoras de imóveis, além de poder ter sido informada na declaração de renda do outro contribuinte que participou da transação comprador.
(Fonte: RFB.)

Mario Pinheiro
(jornalista, contador a advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




O poodle Gordo, de nove meses. A dona é Nathália Medeiros

Estiagem preocupa produtores

Um relatório divulgado pela Emater/RS-Ascar e pelas secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio divulgou o levantamento do impacto da estiagem nas lavouras de grãos de verão do Rio Grande do Sul. Dados coletados pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, até o dia 09 de janeiro, apontam para uma redução de 37,56% na produção total de milho no Estado, de 14,99 na soja e 6,26% no arroz, em relação à estimativa inicial, calculada a partir da média histórica dos últimos dez anos. Entre os principais grãos de verão, apenas o feijão manteve-se estável, apresentando inclusive aumento de 0,83% em relação à previsão inicial.
O presidente interino da Emater/RS, Gervásio Paulus, destacou ainda que a estiagem não pode ser considerada um evento generalizado, já que não alcança todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Em Bagé, a estiagem já fez com que a população voltasse ao racionamento de água. Desde o inicio da semana passada a população esta divida em dois setores e recebendo água somente 12h por dia. Segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), desde agosto de 2010 não chove acima da média na cidade. O resultado é um déficit pluviométrico de 1244 milímetros.
Na região da Campanha e Fronteira Oeste outro fator também causa preocupação: as baixas temperaturas observadas durante a noite, prejudicam o desenvolvimento normal das plantas, diminuindo o número de perfilhos e afetando a produtividade.

Tortinha de Calabresa

Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maisena
½ xícara de óleo
3 ovos
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Queijo parmesão ralado

Para o recheio
1 linguiça calabresa picada em cubinhos (que pode ser substituída por frango ou outra carne de sua preferencia)
1 xícara de alho-poró picado
2 dentes de alho bem picadinhos
1 lata de milho verde
Azeitona preta picadinha
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Massa
Bata todos os ingredientes no liquidificador, começando com ovos, óleo e leite. Depois, acrescente a farinha de trigo, a maisena, o sal, o fermento e o queijo ralado (cerca de uma colher de sopa). Reserve.

Recheio
Numa panela, frite a linguiça calabresa (não precisa colocar óleo, pois a linguiça já solta gordura). Em seguida, coloque o alho e o alho-poró. Por último, acrescente a azeitona e o milho verde. Deixe esfriar.
Nas forminhas de cupcake, coloque um pouco da massa (cerca de 1/3 do total das forminhas) e depois adicione uma colher do recheio. Cubra com mais um pouco da massa e salpique queijo parmesão ralado para finalizar. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos, a 180ºC, até dourar.
Participe! Você também pode participar da coluna Kids e Teens, é só enviar a sua foto para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com.

Davi Rodrigues é o amor da mamãe Raquel e do papai Cristiano


Ingrid Conde Carvalho, filha de Lisiane, na prainha de Candiota


Eduarda da Silveira Tavares dos Santos, comemorando a virada.
Ela é filha de Alex e Sheila



Presentes para formandos
Conquistar o sonhado ensino superior é um desejo de muitas pessoas. Então, nada mais justo do que presentear aqueles que alcançam seus objetivos. E, nesta época de formaturas a dúvida sobre qual presente escolher é grande. A loja Mundo da Lua, localizada na Avenida Tupy Silveira XX em Bagé, oferece presentes diferenciados como canecas personalizadas das profissões, álbuns de formaturas e porta-retratos. Para quem tem a intenção de agradar ao formando, o caminho é a loja Mundo da Lua.



Remates da 34ª Feira de Ovinos de Verão de Livramento começam em alta
Corriedale, Ile de France, Ideal e Merino (Machos e fêmeas tatuados) e Ovinos Gerais, um verdadeiro desfile de qualidade, genética superior e muita tradição, marcou as primeiras noites de remates dentro da 34ª edição da Feira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento, que é o município que possui o maior rebanho ovino do país, com 450 mil cabeças.

De acordo com presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento César Maciel, o momento é considerado extremamente favorável para o agronegócio, atividade que recupera fôlego depois um período considerado de baixa.

Os remates foram marcados pela presença de compradores de diversas cidades do estado que vieram para Livramento especialmente para levar para seus estabelecimentos mais da qualidade dos produtos que são oferecidos pelos produtores santanenses. Boa parte da oferta de animais apresentados em pista, incluindo premiados com capacidade para representar com extrema capacidade nas feiras de verão em diversas cidades do estado, fora arrematados por valores considerados bons para o momento.

Próximos remates: Dia 23, segunda-feira, as 20h a Cabanha Santa Filomenta entra em pista. No dia 30 de janeiro é a vez da Cabanha Santa Úrsula, na terça-feira, dia 31 o remate é da Cabanha Recanto da Esperança e encerrando a feira, dia 01 de fevereiro quem remata é a Cabanha Nova Aurora.

“O Tempo e o Vento” começa a ganhar forma
A Cidade de Santa Fé, que ambienta o romance “O Tempo e o Vento” já está tomando forma e as primeiras paredes já foram erguidas no Parque do Gaúcho em Bagé. Mas, antes das construções serem concluídas e do inicio das gravações do filme, uma equipe da direção do longa metragem esteve na cidade na semana passada para pedir o apoio da população e sensibilizar os empresários da cidade para que contribuam com as despejas do filme.

Na oportunidade, o produtor Beto Rodrigues, da Panda Filmes, co-produtora do longa, destacou que o filme não tem o orçamento fechado e que as contribuições podem ser feitas também através de permutas.

Outro destaque feito na oportunidade é que os prédios que estão sendo construídos para a cidade cenográfica ficaram como herança a população de Bagé, o que levará muitos visitantes a cidade, até mesmo para observar as gravações e ver os atores.
Outro município, Aceguá, também deverá fazer parte dos cenários do filme. Uma equipe do diretor Jayme Monjardim esteve no município na semana passada e visitou a Estância da Lagoa, na localidade do Espantoso, Estância Minuano e os Paredões de Pedra, locais que, segundo Monjardim, poderão fazer parte de algumas locações do filme.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caderno Pampa :: Edição 237 :: 14 de janeiro 2012


Por Simôni Costa
Mais uma semana típica de verão, com muito calor e pessoas loucas por sombra e água fresca. Mas há também que goste de sentir aquele friozinho da barriga durante as férias e, para essas pessoas, a descida do Camaquã é uma ótima opção de lazer e divertimento. Realizada há vários anos, a descida já é um ponto de encontro entre conhecidos e uma ótima maneira de começar novas amizades. Sem esquecer que é segura e, praticamente, uma reunião familiar. Então, se você gosta de aventura, prepare seu colete salva vidas e vá se divertir no rio Camaquã.

Nesta mesma época do ano falasse muito em cuidados especiais que devemos tomar para preservar nossa saúde, no entanto, é bom não esquecer que também há outros assuntos que não queimaduras do sol ou desidratação a se preocupar. Os cabelos são um dos assuntos que não devem ser esquecidos, porque a saúde deles está diretamente ligada ao do organismo. Dicas simples e cuidados básicos, mais uma vez, evitam quaisquer problemas.


Descida do Rio Camaquã: para quem procura diversão e adrenalina


Entre os dias 20 e 21 de janeiro botes e canoas irão povoar as águas do Rio Camaquã. Isso porque acontece a 17° edição da descida do rio, que reúne milhares de pessoas em busca de lazer, divertimento e emoção. Ao todo os participantes vão percorrer cerca de 40 quilômetros em botes, caiaques, barcos, divididos em duas etapas de 20.

Um dos idealizadores, Diogo Madruga Duarte é convicto ao dizer que a cada ano a descida do Camaquã ganha novos admiradores e interessados em participar.
“É uma oportunidade de conhecer um dos lugares mais bonitos do Estado e poder conviver harmonicamente com a natureza sem causar prejuízos a ela”.

Momentos de verão
Convidamos nossos leitores a compartilhar alguns dos momentos de suas férias. Você pode participar pelos nossos e-mails: zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com

Alexandre Solari e Antoniela Lopes na Igreja da Sé em Olinda/PB em lua de mel


Curtindo uma piscina os irmãos Éric e Rudi Noble


Depreciações incentivadas
Existem modalidades de incentivos relacionados à utilização de depreciação incentivada, entre as quais se destacam:

1) Incentivos à pesquisa e inovação
Conforme o artigo 17 da Lei n° 11.196/2005, a partir de 13/05/2008, pode ser utilizada a depreciação integral, no próprio ano da aquisição, de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, novos, destinados à utilização nas atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, para efeito de apuração do IRPJ.

Até Maio/2008, era admissível a depreciação acelerada, calculada pela aplicação da taxa de depreciação usualmente admitida, multiplicada por 2 (dois), sem prejuízo da depreciação normal das máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, novos, destinados à utilização nas atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, para efeito de apuração do IRPJ.

A partir de Setembro/2008, com a conversão da MP n° 428/2008 na Lei n° 11.774/2008, pode ser utilizada depreciação integral, no próprio ano da aquisição, de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, novos, destinados à utilização nas atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, para efeito de apuração do IRPJ e também da CSLL.

2) Depreciação na atividade rural (art. 314 do Regulamento do IR)
Os bens do Ativo Imobilizado, exce¬to a terra nua, adquiridos por pessoa jurídica que explore a atividade rural, para uso nessa atividade, podem ser depreciados integralmente no próprio ano de aquisição.

Isso significa excluir do lucro líquido, no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) (no ano de aquisição), valor que, somado à depreciação normal (registrada na escrituração contábil), resulte em 100% do custo de aquisição do bem.
Exemplo: Depreciação de trator
Valor de Aquisição: R$ 25.000,00
Valor da Depreciação Contábil no ano: R$ 5.000,00
Valor da Depreciação Incentivada (mediante exclusão no LALUR) R$ 20.000,00
Total da Depreciação Contábil + Incentivada: R$ 25.000,00

3) Depreciação incentiva - Hotelaria
A partir de 03/01/2008, para efeito de apuração da base de cálculo do imposto de renda, a pessoa jurídica que explore a atividade de hotelaria poderá utilizar depreciação acelerada incentivada de bens móveis integrantes do ativo imobilizado, adquiridos entre 03/01/2008 e 31/12/2010, calculada pela aplicação da taxa de depreciação admitida pela legislação tributária, sem prejuízo da depreciação contábil. (Base legal: art. 1º da Lei n° 11.727/2008.)

4) Depreciação acelerada contábil
Em relação aos bens móveis, poderão ser adotados, em função do número de horas diárias de operação, os seguintes coeficientes de depreciação acelerada (Lei 3.470/58, art. 69):
I – um turno de oito horas................................1,0;
II – dois turnos de oito horas............................1,5;
III – três turnos de oito horas............................2,0.
(Base legal: art. 312 Decreto n° 3.000/1999 – RIR/99.)

Portanto, a utilização da aceleração da depreciação contábil, quando há mais de um turno diário de operação, poderá permitir uma contabilização maior de encargos dedutíveis na apuração do resultado tributável.

Não confundir este exemplo com o anterior (depreciação incentivada), pois são distintos, e podem ser usados cumulativamente, respeitado o limite do custo de aquisição do bem (parágrafos 3 e 5 do artigo 313 do Regulamento do Imposto de Renda).

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


A saúde dos cabelos também merece atenção no verão


Durante a estação mais quente do ano, além dos dias contarem com maior incidência de luz, as pessoas tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, à água do mar, ao cloro das piscinas e até mesmo aos ventos. E, com tudo isso, algumas partes do nosso corpo necessitam de uma atenção ainda maior. Uma delas é o cabelo e o couro cabeludo.

O cabelereiro Eliézer da Luz lembra que enxaguar os cabelos após sair da piscina ou mar é o primeiro passo para preservar os fios. Antes disso, a dica é proteger-se com chapéus, bonés e cremes sem enxague que contenham protetor solar. Outra dica do cabelereiro é evitar prender os cabelos molhados ou úmidos, que além de facilitar a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo e facilita a quebra de fios.
“Além de tudo isso, ter uma alimentação saudável, praticar esportes e principalmente ausentar-se do estresse no verão vão deixá-la com os cabelos e a pela mais bonita”, argumenta Eliézer.

Outro alerta feito pelo cabeleireiro é que escova progressiva não deve ser feita com objetivo de fazer uma hidratação, isso porque, mesmo que em percentuais pequenos, todas tem formol em sua formula, e a época do ano não é a mais indicada para a realização de processos químicos.
“Procure sempre a opinião de um profissional qualificado e de sua confiança que com certeza ele indicara o melhor tratamento pra que você fique com os cabelos bonitos e sedosos nesse verão. Além disso, desconfie sempre de tratamentos milagrosos”.

Curtas
Virginia Dornelles Soares Pinto, de Livramento, está passando temporada de férias em Portugal na companhia da mãe Maria Adelaide Dornelles. Enviam notícias dizendo que estão amando Lisboa!

Em Punta del Este, a artista plástica e “vipérrima” Sylvinha Martins, passa uns dias com sua mãe Lualy Martins. Sylvia não para. Muito solicitada em todos os grupos sociais, faz circuito Nova York – Rio de Janeiro com frequência.

O filme “O Guri”, que tem direção do ótimo Zeca Brito obteve mais um prêmio. Desta vez foi com a música do filme que levou o troféu de Melhor Trilha Sonora de Longa Metragem no 6˚ Cine Fantasy. Parabéns ao Zeca Brito e aos seus parceiros!

Passeio pela História da Moda
A estilista bageense Milka Wolff, apresenta sua mais nova criação: o Museu da Moda. Milka é uma apaixonada pelos trajes de época e por sua história e, por isso, trabalhou com sua equipe na confecção de mais de 150 peças mostrando a evolução de 4 mil anos de história da moda. A cidade escolhida para abrigar tão lindas confeccões foi a paradisíaca Canela na serra gaúcha. Com certeza o museu será visitado por muitos que poderão apreciar a beleza e a riqueza dos trajes reproduzidos com esmero. O destaque vai para a réplica do vestido de Maria Antonieta que exigiu muito trabalho e peças originais como as rendas francesas. Vale uma visita à serra para conferir.

A estilista Milka Wolff e sua criação. Foto de Genaro Joner, Clic RBS

Vestido de Maria Antonieta. Foto de Cleiton Thiele, Clic RBS


Museu da Moda em Canela


Formatura
A bela Sabrina Cabrera Trojahn, natural de Dom Pedrito, cursou Fisioterapia na URCAMP de Bagé e agora vai receber o canudo pela formatura do curso no dia 21 de janeiro. Seus pais, Celso e Mari Trojahn estão felicíssimos com a conquista da filha. Após a colação, a garota vai receber amigos e familiares no Centro de Festas em Bagé. Ainda está pensando se retorna à cidade natal ou fica em Bagé.

Ontem e hoje
Muito legal a iniciativa dos estudantes de Arquitetura da URCAMP de Bagé que saíram às ruas e fizeram fotos dos prédios históricos da cidade com uma sobreposição da imagem de antigamente. As fotos foram tiradas por que eles estão organizando o EREA Bagé 2012 (Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura) que acontecerá entre os dias 28 de março e 1˚ de abril, na cidade e envolve estudantes da UFPEL e UCPEL de Pelotas. As fotos que ilustram a nota são de Bruno Gonçalves e quem deu a dica foi o acadêmico Rubens Andrade. Show!

Vila de Santa Thereza hoje e no passado


As lindinhas Azucena Fonseca e Georgia Paiva fazendo sucesso em Punta del Este. Sou fã das duas bonecas. Lindas e educadas

Participe! Mande suas fotos para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com



As manas Maria Alice de três meses e Maria Lúisa de três anos. Elas são filhas de Vanessa Madeira e Rafael Bianchin.


Morango com sorvete e chocolate


Ingredientes
400g de morangos lavados e cortados ao meio
1 pote de sorvete de morango
300g de calda de chocolate comprada pronta
Modo de preparo
Distribua os morangos em seis taças (reserve alguns) e ponha uma bola de sorvete por cima. Regue com a calda de chocolate, decore com os morangos reservados e sirva em seguida.

Para praticar esportes


A chegada do verão é um convite a prática de esportes. E, para tanto, nada melhor do que contar com bons equipamentos que forneçam segurança e conforto. Na Madalena Sports as opções são variadas em tênis, mochilas, acessórios, entre outros. Tudo para tornar sua prática esportiva ainda mais prazerosa.

Pinheiro Machado realiza mais uma Feovelha
Entre os dias 25 e 29 de janeiro acontece uma das maiores feiras agropecuários do Rio Grande do Sul. A Feovelha de Pinheiro Machado reúne exemplares de diferentes raças, todos destacados pela qualidade genética. Em 2011, mais de 70 expositores participaram da feira que contou com a participação de mais de 45 mil visitantes. Em comercialização, a edição passada atingiu a casa de 1,1 milhões, com total de 5.921 ovinos vendidos durantes todos os remates do evento.

Antes, dia 17 de janeiro, terça-feira, acontece o lançamento oficial durante um almoço no restaurante Barranco, na cidade de Porto Alegre. Entre os convidados estarão, os representantes da imprensa estadual, do governo e suas secretarias, e alto escalão de empresas privadas e organizações que patrocinam e apoiam o evento.

Dom Pedrito empossa Geólogo para cuidar do meio ambiente
Com o objetivo de cuidar das questões ambientais de Dom Pedrito, a prefeitura empossou na semana passada o geólogo Alexandre Messias Suszczynski, que assumiu o cargo lotado no Departamento de Meio Ambiente. Alexandre é natural do Rio de Janeiro, mas residia há atualmente em Porto Alegre. Formado há 10 anos pela Unisinos em São Leopoldo, ele acumula experiência profissional de consultoria há cinco anos com poços artesianos e cinco anos em mapeamento, mineração e poços artesianos.

Últimos dias para se inscrever no concurso de Aceguá
Encerram na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, as inscrições para o concurso público da prefeitura de Aceguá. Ao todo, serão 10 vagas oferecidas para candidatos de ensino fundamental, ensino médio, médio-técnico e ensino superior.
Maiores informações podem ser obtidas no site www.sellector.com.br. Conforme o edital a prova acontece dia 05 de fevereiro em local ainda não definido. A Secretaria de Administração e Fazenda do Municipio colocou a disposição os computadores do Tele Centro municipal para aqueles candidatos que não dispõe de acesso a internet.