Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 249 :: 31 de Março de 2012 ::


Por Simôni Costa

Depois de muitos e muitos dias quentes, enfim, as temperaturas começam a ficar mais amenas, afinal de contas, é chegado o outono e com ele muitas coisas começam a modificar-se na natureza. A começar pelas flores e árvores que ganham um colorido especial, mas que também podem ser muito bem cuidadas para continuar embelezando ruas e casas. Os cuidados agora são outros do que em épocas como a primavera, quando tudo floresce e se colore naturalmente, mas o trabalho vale a pena e garante bons resultados.

Este final de semana também é tempo de aproveitar as atrações da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé. Opções não faltam e prometem agradar a diversos gostos e estilos. Então, aproveite o final de semana para cultuar as tradições do homem do campo na Associação Rural de Bagé.

Tudo isso, sem esquecer que já no próximo final de semana é a Páscoa, época de ver a alegria estampada no rosto das crianças lambuzadas de chocolate. Mas, as opções para o coelhinho não param por ai, e os pequenos podem ser agradados também com belas roupinhas ou bichinhos de pelúcia. Alias, nem só de chocolate é feita a páscoa. Não se pode esquecer que a data marca a morte e ressureição de Jesus Cristo, então vale uma pausa na correria do dia-a-dia para repensarmos nossas vidas e retomarmos sentimentos como o amor, a caridade, a esperança e outros.

Todos em prol da restauração da Capela São José

Construída em 1023 a Capela precisa de reformas na área externa

A ideia é que o espaço seja revitalizado e possa, assim, celebrar mais cerimonias de casamento, batizados e outros

Muro será restaurado, receberá um projeto de paisagismo e uma grade para segurança. O projeto é da Arquiteta Eulalia Anselmo

Situada na zona norte da cidade de Bagé, a Capela São José é testemunha silenciosa da celebração de vários batizados e casamentos de inúmeras gerações. Suas paredes com mais de 80 anos foram erguidas pelo salesiano Dom Antonio Lustosa e, atualmente são administradas pelo conhecido Diácono Pai João em conjunto com o Conselho Diocesano da Capela, que, na semana passada, lançou uma campanha para viabilizar o restauro da área externa da Capela. A Arquiteta responsável pelo projeto, Eulalia Anselmo argumenta que a Capela de São José faz parte da história da cidade de Bagé e que a comunidade que, muitas vezes tem a sua história misturada com a da Capela, merece ver o espaço restaurado.

“O objetivo do projeto é devolver a vida a Capela São José. E, para isso, vamos restaurar todo o muro da frente, a calçada, instalar rampas de acessibilidade e uma grade na parte interna com o objetivo de trazer mais segurança. Entre o muro e a grade vamos realizar um projeto de paisagismo com o objetivo de trazer ainda mais beleza e dar um ar mais intimista a área externa da Capela”.

A integrante do Conselho que administra a Capela, Vera Regina Brasil, lembra que toda a obra será custeada com doações da comunidade que podem ser feitas através da conta corrente da Capela São José. O número da conta no Banco Sicredi é 15218-8 e a agência 06451. Já o CNPJ da conta é 87416665/0001-26.

“Temos que nos sensibilizar que a Capela da São José é um patrimônio histórico de Bagé, que já abrigou celebrações de várias famílias. Por isso, queremos chamar as pessoas que, em algum momento, já participaram da vida da São José para retornarem”, argumenta Vera.

4º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus com palestrantes bageenses

Objetivo foi repassar conhecimentos

Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Joal Leal e Fernando Cardoso, proferem palestras na 4ª edição do Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus, promovido pela Unidade em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO – UFRGS). O curso aconteceu entre os dias 22 e 24 de março no auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Os objetivos do curso, além de mostrar aos produtores, técnicos e estudantes, uma visão do trabalho desenvolvido pela Embrapa e outros especialistas da área, contempla as novas tecnologias desenvolvidas ao longo do ano, bem como demonstrar a metodologia utilizada em avaliações genéticas e de levantamento de dados a campo, o funcionamento do sistema informatizado utilizado pelos produtores e a interpretação dos dados resultantes do PampaPlus - Programa de Avaliação Genética da ABHB para as raças Hereford e Braford.

Na última edição do curso, que aconteceu no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé/RS, os cerca de 120 inscritos participaram de palestras com pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (RS) e Gado de Corte (MS), da UFRGS, e da presidente do Conselho Técnico da ABHB, Thaís Pires Lopa, que apresentou a ferramenta informatizada do PampaPlus. Depois das palestras, os alunos participaram de praticas com animais das raças Hereford e Braford na sede da Embrapa Pecuária Sul e na Estância Rio Negro em Bagé (RS).

Em 2012, os 12 palestrantes do curso vão abordar o melhoramento genético, as demandas mundiais da carne, efeitos do clima sobre os criatórios, cruzamentos e otimização de produtos, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores, avaliação genética incorporando avaliações moleculares, PampaPlus, metodologia e critérios de seleção em bovinos de corte, além de uma visita a Estância Santa Tereza, vencedora da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), no ano de 2011.


Rotarys preparam 3° Cordeiro & Vinho e 7° Almoço Campeiro

O cardápio repleto de iguarias baseadas na carne de cordeiro é o apresentado pelo Rotary Club de Bagé Rainha da Fronteira no 3° Cordeiro e Vinho, que será realizado dia 28 de abril às 20h30min na sede campestre do Clube Caixeiral de Bagé. Os convites já estãoa venda, ao valor de R$ 45 com bebida a vontade, estando à disposição com os rotarianos ou pelos telefones 9972-3012, 9975-3954 e 9976-2633. Para o acompanhamento do almoço serão servidos vinhos Peruzzo.

A renda do evento será destinada para os projetos sociais do Rotary Club Rainha da Fronteira. Em 2011, por exemplo, da renda das promoções desenvolvidas pelo clube (Cordeiro e Vinho e Café Colonial) foi possível adquirir uma Kombi zero km para a Vila Vicentina, além de repassar três mil dólares para a campanha de erradicação da Poliomielite e realizar um almoço de Natal para mais de 300 crianças na Escola de Educação Infantil Zita Vargas, no Bairro Ivo Ferronato.

Já os apreciadores de uma bela comida campeira já tem destino no próximo dia 6 de maio. Isso porque o Rotary Clube de Bagé Campanha realiza o seu 7º Almoço Campeiro,evento de caráter beneficente, já efetivado no calendário anual de atividades desse clube de serviço. O local do almoço será o salão paroquial do Santuário Nossa Senhora Conquistadora em Bagé. Os talheres estão sendo comercializados ao preço de R$ 25,00 por pessoa, sendo que crianças até 10 anos não pagam.

Sanga Rasa continua com nível abaixo do normal

Mesmo com a chegada do outono, a falta de chuvas em Bagé continua provocando a diminuição dos níveis das barragens. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está 5,15 metros abaixo do normal. Já a Barragem do Piraí está 2,80 metros aquém do ideal.Em razão da situação preocupante, o Daeb apela para que a população continue economizando água e denunciando o desperdício pelos telefones 115 e 08005102219.

- AJE inicia atividades

Desde a sexta-feira, dia 30, a Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE retomou as atividades de 2012, ano em que completa 10 anos de atuação no cenário empreendedor bageense. Na oportunidade foram mencionados os objetivos e as ações da Associação para o ano, além das novidades, entre elas, a apresentação da secretária executiva, Luciele Sabin, a viabilidade de um local de atendimento da entidade e a parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo - Sicredi.


Tuberculose ainda é uma realidade brasileira preocupante

11% dos pacientes abandonam o tratamento antes do final

O Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado em 24 de março, serve como um alerta à doença, que ainda é motivo de preocupação para os brasileiros, ainda que o país avance no desenvolvimento de novos tratamentos de combate à doença com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas dentro dos Objetivos do Milênio definidos pela ONU, para a doença que mata 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. A data ganha um significado especial para os brasileiros neste ano em que são lembrados os 50 anos da morte do brasileiro Manuel Dias de Abreu, inventor da abreugrafia, uma das grandes contribuições do país à medicina mundial, que o levou a ser indicado ao Prêmio Nobel cinco vezes.

No entanto, o país que já foi uma referência no combate à doença ainda convive com ela, integrando a lista de 22 nações que concentram 80% dos casos no mundo, com cerca de 4.600 casos por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).A redução dos casos detectados até 2015 é um dos requisitos brasileiros dentro dos Objetivos do Milênio, definidos no ano 2000 pela ONU.

Atualmente, acredita-se que 1/3 da população mundial tenha tido contato com o bacilo de Koch, causador da tuberculose.Esta semana, uma aliança global contra a tuberculose anunciou o primeiro teste clínico de um novo tratamento para a doença, tanto na forma clássica quanto nas resistentes aos antibióticos, que será realizado no Brasil, e em países como África do Sul e Tanzânia. No entanto, um dos maiores desafios para o combate das mortes por tuberculose é que quase 11% dos pacientes abandonam o tratamento.

O tratamento deve ser realizado durante seis meses e o abandono leva à resistência aos medicamentos. Na tuberculose multirresistente, se estende por dois anos ou mais.

Atualmente, as pesquisas avançam em três direções: na redução desse tempo, na busca por uma vacina recomendada para adultos e por diagnósticos mais rápidos e modernos, como o GenXpert e Genotype MTBDR plus, substituindo a tradicional baciloscopia, utilizada desde sua invenção, no século XIX.

Entre os sintomas da tuberculose, estão: tosse persistente há mais de 3 semanas, com presença ou não de catarro ou sangue, perda de apetite, emagrecimento, febre baixa no fim do dia e suores noturnos. Quando apresentado um desses sintomas, é aconselhável procurar o serviço de saúde para que seja feito um exame de escarro.

Em Bagé, a Secretaria de Saúde (SMS) realizou uma capacitação dos funcionários da rede para marcar a data.Na ocasião, a enfermeira Sheila Tavares que falou sobre a vigilância epidemológica na tuberculose. Já a coordenadora do serviço de tuberculose Rosana Cerioli abordou os serviços prestados pelo município para erradicar a doença.

O principal objetivo da rede de saúde bageense é identificar os casos precocemente para evitar a contaminação de novos pacientes, uma vez que a doença é altamente infecciosa e contagiosa. Em 2012, já foram registrados três casos da doença na cidade, no ano passado o número chegou a 43. Segundo os dados da Secretaria o ano mais crítico de contagio foi em 2007 com 54 casos.

No OUTONO os jardins podem manter-se belos e cuidados

No entanto, algumas plantas são mais indicadas do que outras

Quem imagina que o outono não é uma boa hora para investir no paisagismo da casa está enganado. Está é a hora certa para uma mudança ou plantio no jardim, evitando o período de dormência. É importante também estar atendo a dois cuidados básicos com as plantas durante o outono: a rega efetiva e adubação. Essas providências deixam o jardim e as plantas de interiores preparadas para o inverno, época em que as espécies em geral entram em estado de dormência.

O primeiro passo é escolher um adubo que, pela praticidade, podem ser comprados dos que servem para todos os tipos de plantas. Os compostos por matéria orgânica, por exemplo, servem tanto para o uso em jardins quanto para alimentar plantas em vasos.

Mas, para funcionar, o adubo precisa penetrar na terra e, para isso, espalhe uma mão cheia direto na terra do vaso ou de uma muda jardim (isso considerando uma planta de até 80 centímetros de altura). Se a espécie for frutífera, será necessária uma maior quantidade de adubo. Também é preciso mexer bem a terra, pois é importante que o solo esteja fofo.

Mudança ou plantio nesta época, final de março, até uma ou duas semanas antes do final do outono, garantem que a espécie se desenvolva antes que entre em estado de dormência. São poucas as plantas que florescem no inverno. Em sua maioria, elas não florescem nem ganham folhas novas.

Na estação do frio, não é indicado mexer nas espécies tropicais, como helicônias, porque elas demorariam uns seis meses para voltar a se desenvolver. Plantas de clima frio, tipo cycas (nos vasos no alto) e podocarpos, podem ser plantadas, já que não sentem o clima como as tropicais.


O programa para o final de semana é passar pela 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé

Festa encerra amanhã, dia 1°, mas antes inúmeras atrações estão programadas

Quem tiver a oportunidade de aproveitar o final de semana para curtir uma bela opção de lazer tem na 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé uma excelente oportunidade. Para hoje, a programação campeira inclui laço de dupla, laço Associação Rural, gineteadas em pelo e gurupa, rédea de potros de 21 dias, de cavalo manso, além do Desafio da Década e Desafio dos Campeões. Duas motos serão entregues aos vencedores da gineteada e do Laço Associação Rural.

“A secretaria da campeira está preparada para atender da melhor forma os interessados nesta festa que retrata as lides do homem do campo. Um destaque especial da edição é a premiação que ultrapassa os R$ 30 mil em prêmios, com entrega de uma moto zero quilometro para o vencedor da gineteada e outra moto zero quilometro para o prêmio Associação Rural”, enfatiza o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Aluizio Tavares.

O público que prestigiar a festa poderá conferir além de atrações campeiras e culturais, a originalidade dos acampamentos. Além disso, o carreteiraço, o assado devaquilhonade ovinos serão servidos gratuitamente aos presentes no Parque de Exposições.

Os shows e atrações culturais da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé prometem movimentar também a comunidade local. O investimento em shows de projeção estadual, apresentações de invernadas, concurso de declamação interprete e instrumentos musicais garantem o brilho da festa que retrata as tradições do homem do campo.

Hoje a grande atração é o cantor Baitaca, que apresenta composições de acordo com a linha campeira que ecoa por todo o Rio Grande. Também acontecem os concursos de instrumentos musicais (mirim, juvenil e adulto) e concursos artísticos de intérprete. Às 23h acontece o lançamento oficial do Grupo Crioula de Marca. Já no domingo acontecem as apresentações das invernadas artísticas convidadas e baile de encerramento com o grupo Os 4 Irmãos.


Preservando o Patrimônio

A imprensa e convidados foram recebidos com coquetel no salão da paróquia São José pelos coordenadores do projeto que visa a reforma do muro e do passeio público da linda Capela São José localizada na zona norte da city e que já tem 90 anos de existência! Estive lá e me encantei com o carinho com que algumas pessoas têm pelo local. Além da forma entusiasmada com que Rodrigo e Vera Brasil - membros do Conselho Administrativo - abraçaram a proposta, pude conhecer Pai João, diácono do local, que é uma pessoa de grande carisma e bondade. Gostei do projeto da arquiteta Eulália Anselmo que preserva o muro antigo, ao mesmo tempo que, coloca segurança ao local. Muitas pessoas escolhem a Capela para batizados e casamentos pelo charme do local, como foi o caso de Adão e Sonia Leite que lá se casaram numa noite fria do mês de julho de 1973. O comunicador, Nando Farinha fez a covocação e a comunidade certamente vai contribuir com doações.

Adão e Sônia Leite estiveram presentes no coquetel

O diácono Pai João entre Vera e Rodrigo Brasil

Marriages

Dois casamentos já estão marcados em minha agenda e prometem ser lindos de viver... O primeiro é da jornalista Victória Zara Mércio, filha de Mônica e Tomáz Mércio, que irá se unir ao engenheiro português Valter Fernandes no dia 9 de setembro deste ano, em Porto Alegre. O outro é da publicitária Roberta Fleck Saibro Krause, filha de Sandra e Paulo Krause, que escolheu a linda Igreja Santa Terezinha, também em Porto Alegre, para dizer “o sim” a Otávio Fernandes no dia 9 de março de 2013. As bageenses escolheram a capital para a celebração porque lá residem a maioria dos amigos e familiares. Lindas noivas!

Victoria Zara Mércio, noiva de setembro

Roberta Krause e Otávio Fernandes. Preparativos para o próximo ano

Espaço renovado

Ieda Gallina Previtali recebeu em grande estilo os amigos e clientes de seu escritório de advocacia e contabilidade na sexta-feira da semana passada. Espumantes e quitutes eram servidos a todo instante para brindar o espaço que foi ampliado para melhor atender os seus inúmeros clientes da região e também de São Paulo e Rio de Janeiro. Estiveram lá: Frei Álvaro Bordignon, Paulo e Rejane Osório, Gilberto Gomes, Márcia e Luis Alberto Ivanoff, Jeea e Rafael Macedo, Claudio Martins, Francisco Antônio Stockinger, Adão e Sonia Leite, José Fernando e Maria de Lourdes Polino, Enilda Simões da Cunha e muitos, muitos mais...

Ieda e a filha Isadora Previtali em noite de reinauguração

Marcia Ivanoff, Jeea Macedo e Rejane Osório

Borbulhas

Para marcar o início das filmagens da saga “O Tempo e o Vento”, a produção e os atores tiveram confraternização ao ar livre na Charqueada São João em Pelotas. Após a missa campal foram servidos os espumantes Guatambú Extra Brut e Poesia do Pampa Brut. Thiago Lacerda, Fernanda Montenegro, Vanessa Lóes, Jayme Monjardim, Tânia Mara e os convidados experimentaram as delícias borbulhantes.

Tânia Mara e a “Dama Fernanda Montenegro" num clic de Isadora Pötter

CURTAS

A Casa da Amizade de Sant’Ana do Livramento realizou coquetel ontem ao cair da tarde no Clube Caixeiral com renda dos ingressos revertida para os asilos Mario Mota e Sebastião Peres. As rainhas do carnaval dos clubes da cidade e alguns destaques das escolas de samba desfilaram com suas lindas fantasias. Teve ainda distribuição de brindes e título de Rainha Solidária para aquela soberana que vendeu mais ingressos para o evento. Show!

Amanhã a banda de Pop Rock “Nenhum de Nós” fará apresentação no Clube Comercial de Bagé. O grupo, que já completou 25 anos de carreira, segue fazendo sucesso com a mesma formação inicial. Imperdível!

A diretoria da Rural Jovem da Associação Rural de Bagé fez bonita homenagem aos baluartes do tradicionalismo da região durante o assado de ovinos, uma das atrações da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé. A trajetória de Altair de Borba, Gaspar Silveira Pereira e Átila Siqueira foi contada por meio de banners distribuídos de forma que o público pudesse conhecer um pouco de cada um. Bonita iniciativa desta gurizada buena!

Declaração de renda de Espólio

Ocorrendo o falecimento de um contribuinte, o inventariante deve apresentar a Declaração de Renda do Espólio, informando os bens a serem partilhados e os rendimentos auferidos no ano-base.

A obrigatoriedade de apresentar o informativo segue os mesmos critérios exigidos dos demais contribuintes. Todavia, havendo abertura de inventário, é conveniente elaborar a declaração, como forma de facilitar a prestação de contas do Espólio e informar a destinação dos bens para os herdeiros.

Encerrado o inventário, com a expedição dos formais de partilha, a inventariante deve proceder a entrega, no prazo de 30 (trinta) dias após o trânsito em julgado da decisão que homologou a partilha, da Declaração Final do Espólio.

No que se refere aos rebdimentos do Espólio, assim informa o manual de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física:


Situações Individuais

CONTRIBUINTE CASADO

Apresenta declaração em separado ou, opcionalmente, em conjunto.

Declaração em separado

a) cada cônjuge deve incluir na sua declaração os rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento; ou

b) um dos cônjuges inclui na sua declaração os rendimentos próprios e o total dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando o valor total do imposto pago ou retido na fonte, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento. Neste caso, o outro cônjuge inclui na sua declaração somente os seus rendimentos próprios.

Verifique as instruções de preenchimento da declaração de bens e direitos relativamente aos bens privativos e bens comuns.

Declaração em conjunto

É apresentada em nome de um dos cônjuges, abrangendo todos os rendimentos de ambos os cônjuges, inclusive os provenientes de bens gravados com cláusula de incomunicabilidade ou inalienabilidade, e das pensões de gozo privativo.

Situações Individuais


CONTRIBUINTE CASADO

Apresenta declaração com seu número de inscrição no CPF, abrangendo os rendimentos próprios.

No curso do inventário, o viúvo pode OPTAR por tributar 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns na sua própria declaração ou integralmente na declaração do espólio.



Portanto, é legalmente permitido ao cônjuge viúvo tributar até 50% (cinquenta por cento) dos rendimentos produzidos pelos bens comuns do casal em sua declaração, sendo o restante tributado na declaração do Espólio, ou incluir todos os rendimentos auferidos nesta última.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Mais eficiência em medicamentos veterinários manipulados

Você já pensou na possibilidade de conseguir a dosagem exata dos medicamentos na hora de tratar do seu animalzinho de estimação? A falta de uma farmácia de manipulação veterinária aliada a dificuldade dos médicos veterinários em prescrever medicamentos em dosagens especificas e de acordo com o peso e gosto dos pacientes fez com que um novo segmento surgisse. A Vetpharma, por exemplo, que atende a toada a região e tem sede em Pelotas, é uma farmácia de manipulação exclusivamente veterinária que fabrica, além dos medicamentos, cosméticos para animais domésticos, silvestres e equinos. Com sede em Pelotas.

A Farmacêutica responsável técnica, Ana Paula Castro destaca que os medicamentos manipulados em doses padronizadas auxiliam no tratamento já que a dose é exata para o tratamento de cada caso. Já Administrador de Empresas Fábio Castro lembra que a manipulação auxilia na praticidade e economia por parte do proprietário.

“Os medicamentos são produzidos em formas de biscoitos, pastas palatáveis e líquidos com sabores específicos ao paladar dos bichinhos com carne, frango, banana ou maçã. Os equinos, por exemplo, recebem o medicamento em dosesindividuais em uma seringa própria para administrar na boca do animal, reduzindo o desperdício”, explica Ana Paula.

A economia passa ainda pelo valor do medicamento, que manipulado chega a custar até 60% menos. O desperdício também é menor, pois se obtêm exatamente a quantidade especifica para o tratamento já nas dosagens estipuladaspelo médico, evitando assim, partir comprimidos e fracionar doses demedicamentos já prontos.


O Labrador Toby de8 anos é de Kise Marimon Silveira

Secretaria de Saúde realiza seleção com vagas para a região

Desde a semana passada estão abertas as inscrições para o processo de contratação emergencial de 474 vagas distribuídas entre Porto Alegre e interior para a Secretaria Estadual de Saúde. São 324 vagas para nível superior - com salários de R$ 2.723,52 e outras 150 para o nível técnico, com salário de R$ 687,71 mais auxílios transporte e refeição. As inscrições estarão abertas até segunda-feira, dia 2 de abril através do site da Fundação La Salle (www.fundacaolasalle.org.br/concursos).

A seleção será através da avaliação de títulos e os candidatos serão classificados de acordo com sua formação acadêmica e experiência profissional. Alguns cargos específicos também levarão em conta publicações na área, atuação e produção técnico-científica e participação em congressos, seminários e simpósios.

Para a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, localizada na cidade de Bagé as vagas disponíveis são duas para administrador, umapara enfermeiro, uma para farmacêutico, uma para nutricionista e uma para terapeuta ocupacional.

- Oportunidades de qualificação profissional em São Gabriel

Ter idade mínima de 16 anos, possuir cadastro no CADUNICO e estar matriculado no Ensino Fundamental, estes são os requisitos para os interessados em participar dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo município de São Gabriel. A oportunidade vem através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC 2012), que é uma parceria entre o município e o Serviço Nacional do Comércio de Alegrete e São Gabriel.

Inicialmente serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o Curso de Auxiliar Administrativo e mais 20 para Operadores de Computador. O objetivo é que a valorização e a qualificação da mão de obra jovem supra a necessidade de profissionais qualificados nos postos de trabalho que estão disponíveis na cidade.

Os interessados nos Cursos de Auxiliar Administrativo e Operador de Computador devem procurar o SINE com os seguintes documentos: CPF, RG, histórico escolar e comprovante de inscrição no CAD único.

O curso de Auxiliar Administrativo acontece de 02 de abril a 31 de julho de segunda à sexta-feira das 13h30min às 17h30min. Já o curso de Operador de Computador tem início no dia 2 de abril e vai até 31 de maio.

Bufões da Rainha interpretam a Paixão de Cristo em Bagé

Encenação promete repetir o sucesso do ano anterior

A Sexta-Feira Santa será ainda mais especial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bagé. Lá a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo contará com a interpretação do grupo de teatro Bufões da Rainha. Às 15 horas, do dia 06 de abril, na paróquia da Conceição sob a coordenação geral do Frei Álvaro Bordignon, a Cia. irá apresentar a Leitura da Proclamação do Evangelho, baseada no texto do evangelista João. Usando recursos do teatro moderno, os atores irão transitar no espaço interno do templo, com roteiro de ações baseado na proposta da Igreja para a Campanha da Fraternidade deste ano, “A Fraternidade e a Saúde Pública”.

Candiota inicia Unidade de Conservação BioPampa

O Dia Internacional da Água, 22 de março, foi marcado de forma especial em Candiota, quando o município realizou uma audiência pública para tratar da criação da Unidade de Conservação Permanente Integral (UCPI) Bio Pampa no município. A atividade ocorreu em uma área que deve ser contemplada no projeto, no assentamento 20 de Agosto (Estância dos Fundos), junto ao arroio Candiota.

Na oportunidade, a população foi informada que os estudos necessários para a instalação da UCPI já foram executados, com o levantamento da fauna e da flora existentes, inclusive com mapeamento fotográfico. O local a ser beneficiado compreende uma área superior a três mil hectares, que abrange a foz do arroio Candiota com o rio Jaguarão.

A audiência, além de representantes do Executivo Municipal, foi acompanhada por técnicos especializados em questões ambientais e membros da comunidade. Agora, a área passará a ser tratada como uma Unidade de Conservação, porém, a efetiva criação só estará concluída após os trâmites de registro e cadastro junto aos órgãos competentes, como o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza).

O próximo passo será a elaboração de um projeto de Lei, por parte do Executivo, para a efetivação do processo. A documentação será encaminhada à Câmara de Vereadores para apreciação, junto ao diagnóstico elaborado com os estudos realizados junto à área.


Bernardo de Freitas dos Santos de quatro meses é filho de Carolina e Cristian

Completou 4 meses no último domingo, 25 de março, Helena Alves Mansur, filha de Argeu e Tânia

Vitória, filha de Cristiane e PatriqueVidarte da Costa, completou 9 meses dia 27 de março

Felipe Marchezan Severo de 6 meses, filho de Rogério e Mariléia. Eles são de Alegrete.

Nenhum de Nós e Capital Inicial em Bagé

Quem gosta de uma boa música e, principalmente, de rock, tem duas ótimas oportunidades em Bagé. Amanhã, dia 1º, a banda gaúcha Nenhum de Nós é a atração do Clube Social. O show está previsto para iniciar às 23h e é sucesso garantido, ao menos é o que revela a venda de ingressos que está a todo vapor. Já para o dia 26 maio a atração é a banda Capital Inicial, que apresentará o seu 12º disco de estúdio, o Das Kapital, que marca o segundo renascimento do grupo em 28 anos de carreira. O local do show ainda não definido, mas em breve deverá ser divulgado pelos organizadores. A promoção do evento é da Capacitar.


A alegria da Páscoa

Ovos de chocolates, coelhinhos de pelúcia e roupas lindas e confortáveis. Está é uma Páscoa divertida, colorida e super deliciosa para os pequenos principalmente por contar com a produção da Kids&Co, com roupinhas transadas e confortáveis, da Nova Era, com os coelhinhos de pelúcia mais fofos e a promoção da foto com o coelho e com as delicias de chocolate da Cacau Show, onde as opções de cestas podem ser montadas conforme o gosto de cada um. Agora, é só escolher e partir às compras de Páscoa.

Modelos: Yasmin Frick Silveira, Catarina Frick Silveira, ValquiriaVonEyeKaé, Afonso Ricardo Voneye Pereira e Leonardo Rodrigues Peres.

Produção: Kids&Co, Cacau Show e Nova Era.

Fotos: Thaís Noble



Bolinho de bacalhau

Ingredientes

1 kg de batata

Meio quilo de bacalhau

3 ovos (só a gema)

3 colheres de salsinha picadinha

1 cebola bem picadinha (levemente gratinada)

Modo de preparo

Amasse a batata e deixe esfriar bem para não grudar muito na mão.Misture bem com o bacalhau. Coloque as três gemas, a cebolinha e a salsinha.Gratine a cebola em azeite de oliva. Aproveite e gratine também a salsinha.Misture tudo para ficar uma massa uniforme.Faça pequenas bolinhas e verifique se o óleo está bem quente.Depois, vá enrolando e fritando os bolinhos.


Experiência e atendimento são os diferenciais da CC Corretora de Seguros

Corretora conta com mais de 20 anos de atuação no mercado

Com mais de 20 anos de atuação no ramo, o empresário Cléo Coelho vê em sua corretora, a CC Seguros, o reflexo de muito trabalho e dedicação onde o foco principal é o atendimento oferecido ao cliente, que, alias, é também a sua receita para o sucesso alcançado. Tudo começou quando Cléo ainda trabalhava de forma autônoma, representando algumas companhias de seguro. Anos mais tarde ele iniciou o trabalho da CC Seguros que, hoje, já conta com mais de 40 colaboradores diretos atuando com diversas companhias de seguro, tais como a Sul América, Bradesco, Liberty, Maritmo, HDI, Alians, Porto Seguro, Itau e outras que somam mais de uma dezena.

O Gerente Administrativo, Franco Alves, lembra ainda que a vasta gama de companhias de seguro com que a CC trabalha permite que os corretores possam encontrar o melhor produto para cada cliente, adequando as suas necessidades àquilo que está sendo oferecido.

“Observamos o perfil do cliente e adaptamos as suas necessidades a companhia de seguro que melhor se enquadra. Tudo isso de forma ágil e segura. Além disso, a CC possui um grande diferencial que é o atendimento, onde o segurado tem um telefone de plantão 24h (o 9972.1143) que pode ser acionado sem que ele precise recorrer a algum 0800, ganhando assim em agilidade e conforto”, defende Alves.

Aliás, o atendimento prestado é assunto sério na CC. Tanto que no ano passado um espaço especial na corretora foi inaugurado com o objetivo de promover cursos de formação aos seus funcionários, além de ser uma área de confraternização.

A CC Corretora de Seguros atende hoje a toda a região, chegando até o município de Quaraí e até a capital, Porto Alegre. Em Pelotas, também há um escritório da CC para melhor atender os clientes. Entre os principais produtos da CC estão o seguro residencial, empresarial, o seguro de vida individual ou em grupo, a previdência privada, os seguros de responsabilidade civil e o seguro para propriedade rural e para os implementos agrícolas. A novidade é que a CC Seguros passa agora também a operar consórcios de automóveis e residenciais.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 248 :: 24 de Março de 2012 :


Por Simôni Costa

Comemorar 20 anos de emancipação visando um futuro próspero e promissor não é para todos. Talvez, por isso, seja tão merecido os votos de feliz aniversário aos municípios de Candiota e Hulha Negra, bem como o desejo de que continuem crescendo e desenvolvendo-se até que mais 20, 40 e outros tantos anos venham. Parabéns, principalmente, a população, que acredita, luta, trabalha e hoje colhe frutos por ter escolhido viver em cidades em pleno desenvolvimento econômico e social.

Em Bagé, os assuntos são dois: a 33ª Semana Crioula Internacional que reúne milhares de pessoas no parque Visconde Ribeiro de Magalhães para celebrar as lidas campeiras e desfrutar de bons momentos de lazer e diversão. E o outro assunto do momento são as gravações do longa metragem “O Tempo e o Vento”, que reúne estrelas globais como Tiago Lacerda e Fernanda Montenegro. Então, meninas, máquinas fotográficas a postos e em busca de um clique com um dos atores ou com a direção do filme, até porque as fotos mais legais serão publicadas no Caderno Pampa. Enviem suas fotos para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com.

E, por fim, mas não menos importante: enfim o decreto da beleza que exigia meninas magérrimas terminou, a exemplo de modelos Plus Size como Fernanda Colmenero. A moda agora é ser feliz independentemente de quantos quilos a balança diga que você pesa.


Gravações de “O Tempo e o Vento” iniciam segunda

Cidade cenográfica foi totalmente erguida para o filme e já está praticamente pronta

Tiago Lacerda foi um dos primeiros a chegar e disse sentir-se em casa no Sul

Depois de muita expectativa e preparação, as filmagens do filme “O Tempo e o Vento” devem ter inicio na segunda-feira, dia 26. Antes, será rodada uma cena teste na cidade cenográfica construída no Parque do Gaúcho ainda hoje. A produção de Jayme Monjardim baseada no livro de Érico Verissimo promete ser tão real quanto deveria ser na época em que está ambientada, para isso serão utilizados equipamentos de alta tecnologia, como filmadoras totalmente digitais e com ótima resolução para detalhes. Estão programadas 12 semanas para a conclusão das filmagens.

O elenco da produção começou a chegar na cidade na semana passada para se habituarem aos costumes, clima e os locais de filmagens. Um dos primeiros a desembarcar na cidade foi Tiago Lacerda, que viverá o Capitão Rodrigo. Ele contou que já se sente em casa no Rio Grande do Sul e que a expectativa agora é grande pelo início das gravações.

E, mesmo após o fim das gravações, a cidade cenográfica de Santa Fé promete seguir rendendo frutos aos bageenses e região. Isso porque ela será utilizada para impulsionar o turismo. A vila é composta por 18 construções, além da figueira no átrio principal, que acompanha toda a trama.As construções possuem fundação e telhados permanentes, que poderão ser utilizados posteriormente. Todos os prédios, após o término das filmagens, poderão ser adotados por empresas ou pessoas físicas com interesse em conservar o local.

Participe!

Se você tiver a sorte de cruzar com um dos atores do Tempo e o Vento e tiver a oportunidade de tirar uma foto com eles no encaminhe. Você pode participar pelos e-mails zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Vamos adorar ver você tirando uma casquinha das gravações que acontecem por toda a região.

- Agora não há mais desculpa: academia pública de ginástica a disposição em Bagé

Para quem reclama dos altos preços cobrados pelas academias de ginástica como um empecilho para a prática de atividades físicas agora já não tem mais do que se queixar. Já existe em Bagé a primeira academia pública de ginástica, que funciona paralelamente ao Programa Esporte e Lazer no ginásio do Militão.

A academia conta com cerca de 30 aparelhos de musculação, sendo 10 esteiras elétricas, 10 bicicletas ergométricas, seis estações com 28 sistemas diferenciados de musculação, entre outros. Ainda, a academia contará com cinco profissionais da área de Educação Física que cuidarão e acompanharão os beneficiados. Em média, 25 pessoas poderão utilizar o espaço por hora.

Candiota: 20 anos de emancipação e um futuro promissor

O bairro de Lassance é o mais populoso de Candiota

A mina de carvão é uma das principais características de Candiota

Município comemora aniversário neste 24 de março

A capital nacional do carvão tem muito do que se orgulhar em seus 20 anos de emancipação. O município de Candiota, localizado na região da Campanha, se destaca pelo crescimento econômico e social que vive. Impulsionada por grandes empreendimentos, como a Usina Presidente Médici, que recentemente teve sua terceira fase inaugurada, Candiota carrega também grandes feitos históricos como ter sediado a Batalha do Seival e a Proclamação da República Riograndense, pelo general Antonio de Souza Neto.

Pela emancipação, um plebiscito popular foi realizado no início da década de 90, reafirmando o desejo da população em crescer e se desenvolver. A manifestação deu resultado e, em 24 de março de 1992, Candiota – então distrito de Bagé – obteve o título de município do Rio Grande do Sul.

Economicamente, a base é a extração de carvão mineral e a geração de energia. Entretanto há outras potencialidades, além das carboníferas. O município que mais gera empregos na região – proporcionalmente – e que é um dos principais Pólos de Desenvolvimento da Metade Sul do Estado, também já tornou-se referência na vitivinicultura, e conta com fortes investimentos na bacia leiteira e também na cerâmica, além de outros setores.

Hoje, na área urbana existem as localidades da Vila Operária, São Simão, João Emílio, Seival, Dario Lassance (sede do município) e Vila Residencial, além de 36 assentamentos no interior, totalizando mais de oito mil habitantes.

A fibra gaúcha não ficou no passado e, até hoje, os costumes riograndenses são mantidos. Tanto, que o município realiza há mais de 18 anos o Canto Moleque da Canção Nativa, um dos 10 maiores festivais de música do Estado e, também,considerado o mais importante no quesito de revelar novos talentos. O tradicionalismo realmente é uma marca forte no município, e isso está expresso nas cinco instituições tradicionalistas oficiais que tem o município.

Cidade em contínuo desenvolvimento

Nos últimos anos, em destaque, Candiota, como um todo, está ganhando cara nova. Com investimentos oriundos do caixa próprio, além de verbas estaduais e federais, o município está recebendo obras estruturais que visam a garantia de qualidade de vida para sua população, bem como mecanismos que permitam a continuidade do desenvolvimento econômico, além do social e cultural.

Em todas as localidades, seja ela urbana ou rural, isto pode ser constatado. São obras que vão desde a melhoria do saneamento e pavimentação de ruas, até a instalação de novos espaços, como postos de saúde e escolas. Além de tudo isto, a atenção com o setor Social, os cuidados com o Meio Ambiente e o incentivo ao Turismo estão ganhando espaço, projetando uma cidade melhor para se viver. Todas estas iniciativas atendem, em muito, os anseios da população em que ali vive.

A meta do que está sendo realizado é, em sua essência, projetar um município que tenha as condições necessárias para dar continuidade ao seu desenvolvimento – motivo este pelo qual a população tanto lutou e viu, na emancipação conquistada duas décadas atrás, o grande salto para alcançar este objetivo.

Festividades

No mês de março deste ano, uma lista de atividades está sendo desenvolvida para marcar as duas décadas de emancipação Na data de comemoração do aniversário, neste dia 24, uma grande programação está prevista para ocorrer junto a Praça Dario Lassance. Confira:

10h – Abertura 3ª Feira Mulheres Empreendedoras

13h – 1º Encontro de Motos e Carros Rebaixados de Candiota

15h – Mateada com atrações artísticas

16h – Apresentação do Grupo Circo sem Lona

17h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores

18h – Show de Abertura

20h – Grande Show “The Fevers”


IRPF 2012 - Documentação

Para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), são necessários os seguintes dados e documentos:

a) comprovante anual do pró-labore, a ser fornecido pela empresa;

b) comprovante anual dos rendimentos do trabalho assalariado, a ser fornecido pela empresa pagadora;

c) comprovante anual da aposentadoria ou pensão, a ser fornecido pela entidade de previdência (INSS, IPERGS ou empresa de previdência privada);

d) comprovante anual dos rendimentos, a ser fornecido por outra fontes pagadoras;

e) relação mensal dos valores recebidos por locações de bens; incluir DARFs do Carnê-Leão pagos no ano de 2011;

f) recibos ou escrituras da compra e da venda dos bens ou direitos, informando data, valor, nome e CPF do comprador e do vendedor;

g) talão de produtor, relação de semoventes (informando o estoque de bovinos, ovinos, equinos e suínos em 31/12, os animais nascidos, perdidos e consumidos), relação de máquinas e equipamentos agrícolas, etc.;

h) comprovantes das doações ou prêmios recebidos; formal de partilha, no caso de heranças.

Além dos documentos mencionados acima, são necessários os seguintes dados e comprovantes:

1) Do declarante:

- nome completo, CPF e Título de Eleitor;

- data de nascimento;

- endereço atual;

- telefone (se tiver).

2) Do cônjuge:

- nome completo, CPF e Título de Eleitor;

- comprovantes de rendimentos, se trabalha, ou renda líquida, se declara em separado;

- data de nascimento.

3) Dos dependentes (se não foram incluídos na declaração do cônjuge):

- nome completo;

- data de nascimento e CPF(obrigatório para maiores de 18 anos).

OBS.: São dependentes os filhos menores de 21 e os universitários com até 24 anos, desde que não possuam rendimentos próprios.

4) Despesas com instrução do declarante e/ou dos dependentes (escolas, universidades, etc.).

5) Despesas médicas e hospitalares (recibos de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, clínicas, laboratórios).

6) Contribuições pagas em 2011 ao INSS, relativas à empregada doméstica.

7) Extratos de contas bancárias com saldo em 31/12 e extrato anual de poupanças e aplicações financeiras, com os rendimentos auferidos no ano.

8) Relação de dívidas existentes em 31/12.

9) Prestações de consórcio e da casa própria pagas no ano da declaração.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Rir ainda é o melhor remédio

O ditado é velho, mas foi reafirmado por pesquisadores que garantem que o riso auxilia na diminuição do estresse cotidiano

A liberação da endorfina durante o riso é a principal responsável pelo aumento a tolerância a dor causada pela risada. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deram gargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados.

Com isso, os pesquisadores perceberam que o humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina, que é um hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. A pesquisa inglesa mostra ainda que existem risadas e risadas em relação à química do bem-estar. Assim, o riso relaxado e social é o único que funciona. Já o polido, que soltamos por educação, não tem efeito nenhum.

O estudo destaca ainda que a risada é uma chave para a intimidade, contato físico e emocional, ou seja, rir nos aproxima. Ele é um meio de comunicação, que provoca um verdadeiro prazer físico e mental.

Especialistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desvendaram outro elo, dessa vez entre as gargalhadas e o aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Os voluntários tiveram que assistir a dois filmes, um violento e outro de comédia. Os cientistas perceberam que o fluxo de sangue crescia 22% nas risadas e diminuía 35% durante as cenas de tensão. Mas, para ter tal resultado, a pesquisa sugere que seria necessário “rir até chorar”. A explicação cientifica para tal resultado é que quando os vasos ficam dilatados, a pressão cai e há uma diminuição de outros fatores por trás do risco de doenças cardiovasculares, com isso seu peito vai bater de alegria.


Hulha Negra comemora 20 anos cheia de motivos para celebrar

Uma cidade em pleno desenvolvimento econômico e social que teve grandes conquistas nos seus 20 anos de emancipação

A Festa do Colono, tradicional na Hulha Negra, é a valorização do homem do campo e um grande atrativo turístico

Uma cidade em pleno desenvolvimento, que colhe frutos de uma economia forte, baseada na agricultura e pecuária leiteira, que contabiliza mais de seis mil habitantes que desfrutam de uma excelente qualidade de vida, com acesso a saúde, educação e segurança de qualidade. Essa é a cidade de Hulha Negra 20 anos após se emancipar e deixar de ser Distrito de Bagé. Antes, lembram os moradores mais antigos faltava tudo. Não havia iluminação pública de qualidade, a água era racionada e por dias sequer chegada, as ruas estavam abandonadas, a educação era precária e para se ter acesso a saúde era necessário esperar uma carona até Bagé.

Os tempos mudaram e, hoje, a comunidade de Hulha Negra colhe os frutos por ter acreditado na emancipação. Na cidade que comemora hoje 20 anos de emancipação já há agência dos correios, agência bancaria, posto de saúde, o comercio se desenvolve a pleno vapor e até uma universidade, na modalidade à distância, está disponível a população. Com tamanhas mudanças, a população hoje tem tudo que precisa a sua disposição dentro de Hulha Negra e trabalha em busca de mais desenvolvimento e prosperidade.

Logo na avenida principal, a iluminação foi toda refeita novamente e pode ser considerada como de última geração. Na mesma avenida, o calçamento completa o cenário do desenvolvimento. Um novo ginásio poliesportivo também está a disposição dos hulhanegrenses, que também inauguraram um belo pórtico na entrada da cidade. A obra, além de embelezar a entrada de Hulha Negra é uma maneira de demostrar aos viajantes que ali há um município em pleno desenvolvimento e que merece ser visitado. O desenvolvimento da cidade também pode ser comprovado de um modo curioso: antes apenas duas casas do município tinham mais de um pavimento, hoje esse número já ultrapassa uma dezena.

Em uma cidade onde todos se conhecem e convivem em harmonia a força policial quase não tem ocorrências para atender, ainda assim, ela está presente agindo de forma preventiva e proporcionando a todos uma sensação de bem-estar e segurança. Para a saúde, a novidade é a reforma do caminhão da saúde e a aquisição do micro-ônibus de doze lugares que realiza o transporte de pacientes a outros municípios para tratamento e exames. Cursos profissionalizantes também estão sendo oferecidos à população que ganha também em educação com um pólo de universidade a distância instalado no município.

Na área de infraestrutura, oito novos poços artesianos estão sendo perfurados, além de diversos açudes que foram construídos. As estradas do interior do município também foram recuperadas e as pontes do Arvoredo e a que dá acesso aos assentamentos foram refeitas e agora estão em plenas condições de trafegabilidade.

Para o futuro, muito ainda há para ser desenvolvido, embora o caminho já esteja sendo trilhado. O saneamento básico, que hoje já chega a 90% da população, tem a ambição de chegar a todos os moradores de Hulha Negra. Bom seria também que o calçamento chegasse a todas as ruas e que um médico possa estar à disposição 24h por dia no posto de saúde. Todas essas realizações, no entanto, são projetos para os próximos anos e que serão reflexos do desenvolvimento que a população almeja.

BOOXXX

Programação de aniversário

24 de março – Sábado

8h30 – Torneio de futebol no Complexo Esportivo Antônio Costa Carocha.

18h – Culto de Ação de Graças reunindo todas as religiões na Biblioteca Pública Municipal Nóris Paiva.

20h – Noite de autógrafos com o ex-prefeito de Hulha Negra (gestão 2000 – 2008) Marco Antônio BalejoCanlo com o lançamento do livro “Monteiro Lobato, uma escolha na Hulha” na Biblioteca Pública Municipal Nóris Paiva.

23h – Baile com Tchê Cambicho e Quinteto Universitário no Ginásio Municipal.


Formatura

Outra festa que bombou foi a de formatura de Simone Ebert no espaço Griffe Bar Privé. Ela colou grau em Direito e recebeu os amigos para que juntos brindassem sua conquista. Simone é uma decoradora de primeira grandeza e em sua própria festa, é claro, arrasou! A mesa de doces era algo de maravilhoso (observem na foto) e a alegria tomou conta do salão com a música do Som da Cor. Dorval Alt Silva, e sua Simone contagiavam com alegria as pessoas que passaram por lá para cumprimentar a formanda.

Simone e Dorval na super mesa de doces

Simone e Vanessa Vargas

Tauê Hamnn e Janice. (casamento à vista)

Hulha Negra em Festa

A comunidade de Hulha Negra viveu uma semana de muita festa e inaugurações como a do pórtico de entrada da cidade por conta dos 20 anos de emancipação do município. Na foto, o prefeito de Hulha Negra Carlos Renato Teixeira Machado e a primeira dama Eleonora.

Niver estrelado

Foi muito concorrido e animado o aniversário do colega de colunismo Marcos Pintos aqui em Bagé. Querido por diferentes grupos de nossa sociedade, Kitos, acabou reunindo mais de 200 pessoas no Madre Maria na sexta-feira da semana passada. Espumantes e quitutes rolavam a todo instante embalados pelo DJ Flavinho. Não pude comparecer, mas amigos que lá estiveram comentaram que a festa esteve “a cara do anfitrião”: chic e descontraída. Daqui vai o meu beijo carinhoso para ele e que sua vida seja sempre iluminada! Confiram algumas pessoas que passaram por lá nos clics de Cema Isquierdo:

Lindas! Marta Duarte, Claudia Salim e Lézia Almeida

MP, Eduardo Lamego e Drê Ceolim

Paulinho e Roberta Parera com o aniversariante Marcos Pintos

Marcos recebendo o carinho da mãe Núbia Juliani e da tia Zélia Carvalho

CURTAS

O tradicional Almoço Campeiro realizado pelo Rotary Clube de Bagé Campanha que já está em sua 7ª edição e este ano irá beneficiar o Instituto São Pedro de Educação e Assistência - ISPEA e o Caminho da Luz. O evento vai acontecer no dia 6 de maio no Salão de festas do Santuário Nossa Senhora Conquistadora.

Na Casa de Cultura Pedro Wayne encontro de arte e ecologia na exposição “Nosso Pampa Desconhecido”. A mostra faz parte do projeto RS Biodiversidade coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. São lindas as fotos apresentadas de nosso bioma pampa. Esta é uma iniciativa para que as pessoas tenham um olhar cuidadoso sobre sua preservação. Show!

O ator lindo-simpático-e-tudo-de-bom, Thiago Lacerda foi visto pelas bandas do Aceguá findi passado. Ele visitou algumas estâncias tomando contato com o campo e seus costumes para afinar o seu personagem, Capitão Rodrigo. Andou á cavalo e divertiu-se por aqui... Isso vai virar rotina.



O pequeno Henrique Luft de Lima completou 11 meses dia 13 de março. Ele é filho de Rossano e Cristiane de Dom Pedrito.

Guilherme Pötter que completou seu primeiro aninho. Ele é filho de Carla e Fernando. De Dom Pedrito.

Artur Bufato de dois meses. Ele é filho de Nelson Bufato e Jéssica Passos.

Solano Noble Risso da Cunha de sete meses. Ele é filho de Marcelo Risso e Luciana.

Maria Gabriela Ferreira Murillo e a mamãe Andreia Ferreira e a maninha Rafaela (mesmo antes de nascer) aproveitam a praia de Capão da Canoa no final do veraneio... Elas são de Quaraí.

Exposição em Dom Pedrito relembra construtores

A comunidade de Dom Pedrito está tendo a oportunidade de conhecer e entender melhor a influência italiana nas construções do município através da exposição que acontece no Museu Paulo Firpo até o final de abril. Após, a exposição seguirá para Rodero, na Itália, cidade natal de Guanzati e Valli, um dos pioneiros italianos que chegaram a Dom Pedrito em 1800 atraídos pelas promissoras lavouras de arroz e soja. Foram eles também que, após atuar na construção civil em sua cidade natal, construíram a Casa Paroquial e concluíram a obra da igreja matriz, iniciada em 1899. No sobrado dos padres, concretizaram a primeira laje de cimento da região fato que causou polêmica na época pela questão da segurança.

A presença desses construtores é marcada nos inúmeros prédios que planejaram, construíram ou, ainda, colaboraram. É também o que pode ser visto na exposição que é aberta ao público.


Lupe e Lipita são os mais novos membros da família da Simone Marques. Eles tem pouco mais de um mês.


Qualidade e agilidade na prevenção a incêndios

Colaboradores de uma empresa local durante treinamento oferecido pela Brava

Um dos colaboradores da empresa durante o processo de manutenção de extintores

Com oito anos de atuação no mercado, a Brava Extintores alia qualidade no atendimento com inovações em produtos e serviços como receita para o sucesso alcançado. A empresa de Maxwell Silveira e Rodrigo Morales iniciou com a recarga de extintores que, ainda hoje, é o seu carro-chefe, mas com o passar do tempo diversificou seus produtos e hoje oferece uma ampla gama de serviços sempre buscando novidades e atualização. A iluminação e sinalização de emergência, o alarme de incêndio, a porta corta-fogo, as barras anti pânico, as centrais de iluminação de emergência, os Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e os Sistemas de Prevenção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) são alguns dos serviços e produtos oferecidos atualmente pela Brava Extintores.

São 18 funcionários que atendem a toda a região e, atualmente, realizam obras também em São Gabriel e Rio Grande. Um dos grandes diferenciais da Brava Extintores é o certificado de recarga do Inmetro e o certificado de CREA Jurídico que conta com dois responsáveis técnicos, um Engenheiro Mecânico e outro Eletricista.

Silveira destaca ainda que para as recargas de extintores, a Brava tem um prazo máximo de manutenção de 48h para os níveis I e II e 72h para o nível III.Outro serviço oferecido pela Brava Extintores, para grandes empresas, que possuem um número maior de extintores a disposição, é um treinamento aos funcionários para que eles conheçam a melhor utilização do equipamento, dando mais segurança e agilidade aos momentos de emergência.

A hora e a vez das modelos PluzSize

Depois de anos e mais anos de uma ditadura da beleza que exigia mulheres magérrimas, os quilinhos a mais na silhueta já não são mais problema para inúmeras mulheres. Ao contrário, a onda do Plus Size trouxe à tona mulheres bem resolvidas com a balança, lindas e que não se importam nem um pouco com olhares tortos e preconceituosos, usam biquíni, atraem flashes, holofotes e, principalmente, estão de bem com a vida e com a autoestima em alta.

As modelos PluzSize, como a fotografa Fernanda Colmenero (www.nandacolmenero.com.br), são exemplos dessas mulheres. Ela participa de concursos de beleza, faz fotografias de moda, desfila e roda o país para participar de desfiles exclusivos para gordinhas e já pode ser considerada uma veterana no ramo. Antes, ainda adolescente e com 52kg a menos, Nanda era mais uma modelo magrinha do Rio Grande do Sul.

“Eu gosto muito mais de mim hoje do que quando era magra. Sempre usei biquíni e nunca tive problemas em relação a isso. Não abro mão das sessões de massagem, drenagem linfática e das aulas de musculação e dança do ventre”, diz Nanda.

Caderno Pampa - Como começou a tua careira de modelo?

Nanda - Tudo começou quando assisti uma entrevista do Jô Soares com a TopModel Internacional Flúvia Lacerda. A partir dai,me senti motivada a pesquisar a respeito do mundo Plus Size e descobri uma agência especializada em São Paulo, a PSMG e fui uma das cinco brasileiras a compor o casting da agência.

CP - Quais os principais concursos ou eventos que tu já participou como modelo Plus Size?

Nanda - Ao longo de 3 anos participei de vários desfiles e fiz fotos principalmente em São Paulo e Rio Janeiro. Além disso, concorri no 1º Miss Brasil Plus Size Oficial representando o Rio Grande do Sul. E, foi durante o Miss Brasil, que fui convidada a participar do concurso a Grande Musa do Verão, que acabei com a segunda colocação, mas trouxe visibilidade nacional e internacional para o estado e também para Bagé.

CP - Qual a principal diferença entre uma modelo tradicional e uma Plus Size?

Nanda - Ser gordinha não é o único requisito para que uma menina se torne uma modelo Plus Size, assim como nem todo mundo que é magro é modelo tradicional. A diferença depende do gosto de quem contrata, o que cada grife quer passar ao contratar uma modelo ou um modelo para uma campanha. Os lojistas procuram um determinado perfil e eles procuram pessoas que preencham as características.

CP - Quais são os principais cuidados que tu tens com a tua saúde e beleza?

Nós modelos Plus Size não fazemos apologia a obesidade tanto que cuidamos de nossa saúde que está em primeiro lugar sempre, por isso além de acompanhamento médico para controle de taxas e demais cuidados eu pratico dança do ventre, quando posso gosto de fazer caminhadas, faço drenagem linfática e estou sempre buscando tratamentos estéticos corporais diferenciados não com o intuito de emagrecer, mas de deixar o corpo sempre bonito e saudável e é claro além dos cuidados com o rosto, e cabelos, que é afinal de contas meu cartão de visitas.

CP - O que tu acha sobre essa questão da ditadura da beleza que pede meninas magras, de cabelos lisos?

Nanda - Eu já acreditava que todas nós, mulheres e homens, que não se enquadram dentro dessas características um dia teríamos um lugar ao sol. E trabalhar para isso e buscando revolucionar este mercado que hoje está em crescimento me faz perceber que realmente estou no caminho certo. Haverá espaço para todos assim como estas pessoas com essas características, mas vemos hoje com bastante frequencia modelos mais próximos do que somos e isso faz com que as pessoas consigam perceber o quanto faz bem ver estampado na capa de uma revista de beleza. Isso mexe com a autoestima de todos e transforma tudo a nossa volta.

CP –O que tu dirias para meninas que talvez não estejam tão de bem com a vida por estar descontes com o corpo?

Nanda - A dica que deixo aqui é que a vida foi feita para sermos feliz, temos que procurar em nós o que temos de melhor e explorar isso a nosso favor. Uma pessoa que se ama, que se cuida cria o dom de "brilhar" e isso faz com que quem está perto de nós capte isso e veja o que temos de melhor. Se todos fossemos iguais que graça teria? O importante é sem único e autentico, a primeira coisaa fazer é estar de bem com a nossa mente que tudo a nossa volta passará a ter cores mais vivas inclusive nossa luz brilhará muito mais.

CP - Sobre a moda Plus Size. Qual é a tua avaliação?

Graças a mídia que tem dado muita evidencia para a moda Plus Size cada dia mais aparecem novos lojistas e se ampliam a cada dia mais o nosso ramo de trabalho. Aqui no Estado temos lojas maravilhosas especializadas em moda GG, com roupas modernas e realmente lindas. Contamos hoje com a visão dos estilistas que estão desenvolvendo cada vez mais roupas que não ficam bonitas apenas nas passarelas.Espero continuar trabalhando dentro deste ramo e podendo auxiliar pessoas que, como eu,sentiam-se deslocadas quando a questão era moda.

CP - E sobre o concurso de miss que vai acontecer em Bagé. O que tu podes nos contar?

Na semana que vem estarei em Porto Alegre para o coquetel de lançamento da nova coleção da Corbellas e irei como Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2012 para começar as primeiras divulgações do próximo Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2013.

As seleções regionais começarão a partir de maio e em breve anunciarei o site para que as inscrições sejam feitas. A grande final movimentará Bagé, já que a escolha da nossa nova Miss Rio Grande do Sul Plus Size acontecerá aqui no mês de dezembro.O que posso adiantar é que as concorrentes deverão ter entre 18 e 35 anos e é claro estar usando no mínimo o manequim 44. Para mais informações ou dúvidas o meu contato é: contato@nandacolmenero.com.br.

Casualidade e estilo PluzSize

A moda tem se tornado cada vez mais democrática e foi-se o tempo que mulheres que usam tamanhos grandes não tinham vez. Hoje, lojas como a Audaciosa de Bagé oferece roupas modernas e charmosas tanto para as mais jovens quanto para as mais velhas. Isso ainda apresentando looks sociais, vestidos de festa e roupas mais despojadas para o dia-a-dia.

Modelo: Fernanda Colmenero

Produção: Audaciosa Modas

Fotos: Thais Noble





Empadão de frango simples

Massa

200g de margarina

700g de farinha de trigo

Sal a gosto

Recheio

1 peito de frango desfiado

2 tomates picados

1 cebola picada

3 alhos picados

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha

Salsinha

3 colheres de sopa de óleo

1 colher de sopa rasa de coloral

300 ml de água

Sal e tempero a gosto

Modo de preparo

Massa

Misture a farinha e a manteiga até obter uma massa e desgrudar da vasilha.

Recheio

Coloque o óleo, o alho e a cebola em uma panela, deixe dourar e em seguida coloque o coloral e misture, em seguida coloque o peito de frango e mexa. Em seguida coloque a água, o sal e tempere a gosto Dissolva as duas colheres de farinha de trigo em 50ml de água e coloque sobre o peito de frango mexendo. Coloque o milho e a ervilha até que vire uma sopa, desligue e coloque a salsinha.

Montagem

Forre a fôrma com a massa inclusive dos lados e coloque o recheio. Estique um papel filme sobre a mesa e em seguida estique a massa. Retire papel filme da mesa pegando com cuidado pra não quebrar a massa e coloque sobre o recheio e feche a torta tirando as pontinhas. Pincele uma gema e leve ao fogo por 30 minutos ou até dourar.


Grandes atrações na 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé

Festa acontece entre os dias 29 e 1° de abril

Entre os dias 29 de março e 1° de abril, o parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé abre espaço para a festa mais campeira do Mercosul. A 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé tem diversas inovações em sua programação e mais de R$30 mil em prêmios. Entre as principais atrações da Semana Crioula está o Desafio dos Campeões, destacado por Eduardo Suñe durante o lançamento da feira como um dos pontos altos da 33ª Semana Crioula. Serão quatro ginetes campeões montando quatro cavalos invictos no sábado, dia 31.

Outro destaque fica por conta do Desfile Oficial da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé que acontece no sábado às 10h. Além deles, outros concursos movimentam a feira.

O presidente Associação e Sindicato Rural de Bagé Aluísio Tavares destaca que a Semana Crioula é uma celebração as tradições do homem do campo, além de proporcionar lazer e diversão para toda a população de Bagé e região. Para esta 33ª Semana Crioula a Associação e Sindicato Rural de Bagé, segundo Tavares, trabalhou com afinco e dedicação para que os resultados positivos obtidos na edição passada possam ser ainda superados.

“Estamos com tudo preparado e o convite para toda a comunidade está feito. Esperamos todos para festejar nossas tradições neste trabalho que traduz o empenho da Associação e Sindicato Rural“.

Programação

29 de março – Quinta-feira

8h30 - Concurso de potros 21 dias. Logo após, concurso de rédeas cavalo manso, rédeas guri; na continuação, corrida de estafeta.

12h - Sorteio dos aporreados.

17h - Concurso esquila a martelo.

- 1ª fase classificatória.

18h – Gineteadas - na continuação, 1ª classificatória do laço Associação Rural.

20h - Final esquila a martelo.

20h - Assado de ovino.

21h – Show com projeto Crioulo da Terra.

30 de março – Sexta-feira

8h - Classificatória de laço - duplas, 1ª e 2ª armadas.

12h - Sorteio dos aporreados.

14h - Classificatória de laço - duplas e uma armada.

16h - Concurso de declamação (mirim, juvenil e adulto).

18h –Gineteadas.

Na continuação, 2ª classificatória de laço Associação Rural.

20h - Assado de vaquilhona com couro (Hereford).

21h – Show com Buenas e M’Espalho.

31 de março - Sábado

10h - Desfile oficial da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé.

11h - Abertura oficial e bênção aos participantes.

12h - Carreteiraço ao público e sorteio dos aporreados.

- Gineteadas e Desafio de Campeões

13h30 - Classificatória de laço - duplas, uma armada – continuação.

15h - Concurso de instrumentos musicais (mirim, juvenil e adulto).

17h -Corrida de galgos.

18h- Artesanato campeiro.

18h –Gineteadas.

Na continuação, 3ª classificatória do laço Associação Rural.

20h - Remate Tupambaé.

20h - Show Baitaca.

23h - Baile oficial – Grupo Crioulo de Marca.

1º de abril - Domingo

8h - Classificatória de laço - duplas e uma armada.

Na continuação, laço guris - duas armadas laço veteranos, duas armadas.

Continuação, final do laço Associação Rural – 200 anos de Bagé.

Continuação, final do laço em duplas.

11h30 - Concurso culinária campeira.

12h - Sorteio dos aporreados.

14h - Apresentação das invernadas artísticas convidadas e final dolaço em duplas. Logo após, entrega de prêmios dos concursos.

17h30min - Final gineteadas.

18h – Broche de Ouro João Blanco – Desafio da Década: La Tombola X Perigo

20h – Shows.

23h – Baile de encerramento.