Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº270 :: 25 de agosto de 2012




O povo gaúcho costuma ter muito orgulho de suas tradições, hábitos e costumes. Não atoa, um público de mais de 500mil expectadores estão sendo esperados para a 35ª Expointer. O parque de Esteio fica tomado de pessoas das mais diversas regiões do Estado que buscam lazer e diversão e, também, mais contato com o mundo tradicionalista. Para a região, o atrativo é ainda maior, uma vez que os cavalos crioulos costumam fazer bonito nas provas, enchendo a todos de orgulho pelo trabalho realizado nas cabanas e pelos ginetes. A programação é extensa, mas vale a pena conferir. No domingo, a grande final do Freio de Ouro, será transmitida ao vivo pelo Canal Rural e também pela TVCOM, no canal 36. Fica a torcida para os nossos ginetes!
Também hoje o Caderno Pampa despede-se para em setembro iniciar um novo ciclo. Há algumas semanas estamos trabalhando em um novo e mais moderno Caderno que ganha novas editorias, novo layout e novo formato. Passamos a ser quinzenal, ou seja, vamos nos encontrar nos segundos e últimos sábados do mês, e com isso, teremos um novo enfoque editorial. Então, até 8 de setembro!




Final de semana crioulo na Expointer 
Em 2011, Marcelo Móglia e LindorCollares foram os ginetes de prata e bronze




Depois um ano de preparação, é chegado o momento de provar quem são os melhores cavalos Crioulos do ano. Desde o início da semana, 104 cavalos e éguas selecionados estão em pista para a grande Final do Freio de Ouro, prova máxima da programação crioulistana maior feira do agronegócio na América Latina, a Expointer, que acontece no Parque Assis Brasil em Esteio.
Em sua 35ª edição, a feira reúne o que há de melhor na raça e tem boas expectativas para a região, com representantes em várias provas e com grandes chances. O presidente do Núcleo Bageensede Cavalos Crioulos (NBCC), Rogério Rosa, conta que a região terá fortes concorrentes entre machos e fêmeas e que as expectativas são as melhores. Na edição de 2011, Marcelo Rezende Móglia da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá, com a égua Fantasia Cala Bassa, levou o Freio de Prata e o ginete LindorCollares Luiz da CabanhaCapanegra de Dom Pedrito, com a égua Capanegra Jocasta, levou o Freio de Bronze. Para este ano, os ginetes voltam a pista.
“A feira é o ponto máximo de um ano inteiro de muita preparação e trabalho de toda a cabana e o Freio de Ouro é o grande palco do cavalo crioulo”, destaca Rosa.
Para chegar à etapa decisiva, os competidores passaram por 65 credenciadoras (37 abertas e 28 de inéditos) e 12 classificatórias, que contaram com a participação de aproximadamente 700 animais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, Argentina e Uruguai. Os vencedores serão conhecidos no domingo, dia 26, uma vez que a grande final acontece durante todo o dia.
Também em outras provas os representantes de Bagé e região marcaram presença. Rosa destaca a prova de Morfologia e o Movimento La Rienda, o qual o atual campeão, Pedro Móglia, participa novamente com o mesmo cavalo e tem grandes chances de conquistar o bicampeonato.
As Paleteadas movimentam o Parque Assis Brasil e deverão fazer bonito também na 100ª Expofeira de Bagé, já que o NBCC está organizando uma prova nacional com um carro e uma moto zero quilômetros como prêmios. A programação da feira bageenseestá sendo divulgada na Expointer.
A expectativa de público é de mais de 500 mil pessoas entre os doze dias de Expointer, que acontece até o próximo final de semana.


Oportunidades de negócios
Nem só de provas campeiras vive a Expointer. A feira é também uma grande oportunidade de comercialização. Ao todo, serão promovidos sete remates, colocando ótima genética e várias opções de negócio aos criadores e futuros entusiastas do Crioulo. No ano passado, foram comercializados 245 animais e 26 coberturas, totalizando a cifra de R$ 7.203.350,00 milhões. A espécie foi a que movimentou os mais altos valores da feira.


Programação!
25 de agosto: 8h – Prova de mangueira (etapa inicial)|14h – Prova de campo (etapa inicial)|21h – Remate – Santa Angélica (Trajano Silva Remates) – Pista J.
26 de agosto:12h – Solenidade de abertura do Freio de Ouro|13h – Prova de mangueira (etapa final)| 14h45 – Prova Bayard-Sarmento |15h30 – Prova de campo (etapa final)|17h – Entrega de Prêmio Freio de Ouro|21h – Remate Carapuça (Crioulo Remates e Premier Leilões) – Pista J.
27 de agosto:8h30 – Início do Julgamento da Morfologia Expointer 2012|10h - Reunião Câmara Setorial de Equideocultura – Auditório da Administração|14h – Continuação do Julgamento da Morfologia Expointer 2012|21h – Remate – GAP São Pedro (Trajano Silva Remates) – Pista J.
28 de agosto:8h30 – Continuação do Julgamento da Morfologia Expointer 2012|14h – Julgamento dos Campeonatos e Grandes Campeonatos da Morfologia Expointer 2012|21h – Remate Maufer (Trajano Silva Remates) – Pista J.
29 de agosto:9h – Assembleia e eleição de Diretoria|10h – Assembleia Extraordinária|20h30 – Jantar Comemorativo aos 80 anos da ABCCC e Entrega de Prêmios (Leopoldina Juvenil – Porto Alegre).
30 de agosto:8h30 – Identificação e entrega de coletes – Freio Jovem|9h30 – Final do Campeonato Nacional de Campereada|14h – Final do Concurso Jurado Jovem|16h – 16° Encontro de Jovens Crioulistas|18h – Final Nacional do Crioulaço.
31 de agosto:8h – Início Freio Jovem e Freio do Proprietário – And. / Figura / VSP-Esb|10h - Inauguração Oficial Expointer |13h30 – Continuação Freio Jovem e Freio do Proprietário – Mangueira.
1° de setembro:8h - Continuação Freio Jovem e Freio do Proprietário – Bayard-Sarmento/Campo|14h – Final Nacional do Movimiento a La Rienda – Amador e Profissional.
02 de setembro: 8h30 – Final do Campeonato Nacional de Paleteada.








Para uma sociedade em mutação, uma Psicologia ainda mais eficiente
Consultórios de Psicologia tem, cada vez mais, demanda com problemas ligados às relações humanas

Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto
Sempre que uma relação humana, seja em família, na escola, no trabalho ou em qualquer ambiente, acontece existe plano de atuação para a Psicologia. A ciência que ocupa-se do estudo o ser humano, suas ações e reações, celebra em 27 de agosto o seu dia e, na melhor do que a data, para compreender melhor o trabalho deste profissional que é tão importante em uma sociedade moderna, cheia de novos desafios e peculiaridades.
O Psicólogo e Professor, Mauricio Gonçalves conta que atualmente a sociedade vive um momento de adoecimento e que os relacionamentos humanos são os principais fatores que levam pessoas ao seu consultório. Lá, o primeiro passo é realizar um diagnóstico de cada paciente e, então, expor a ele quais os pontos de sua vida que merecem mais atenção e cuidado para então, iniciar o tratamento.
“Os relacionamentos são a base da vida humana e também onde mais se atua atualmente. A ansiedade, a agressividade e até alguns distúrbios alimentares são oriundos de problemas de relacionamento que precisam ser tratados, mas antes de qualquer coisa é necessário a realização de um diagnóstico. Também é fundamental contar com a participação e vontade do paciente, esta é a base para o sucesso da terapia”, argumenta Gonçalves.
Outro ponto que merece destaque na Psicologia é o seu caráter interdisciplinar, ou seja, a capacidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento, o que acaba beneficiando diretamente os pacientes. As relações com a neurociência e com a Pedagogia, por exemplo, faz com que os profissionais da Psicologia estejam aptos para atuar nas mais distintas áreas.

Sociedade
O corre-corre da sociedade moderna está produzindo uma série de novos problemas e distúrbios. Casos de carência afetiva e emocional são frequentes nos consultórios de Psicologia, conforme Gonçalves.
“A sociedade está mudando e tudo isso acaba refletindo diretamente no comportamento humano, que acaba desestabilizado, tanto racionalmente como emocionalmente. Questões como o consumismo e o imediatismo são reflexo destas mudanças e afetam diretamente as pessoas de todas as idades”.
A boa notícia é que a Psicologia é uma ciência em constante evolução e que possui caminhos e alternativas para o enfrentamento destes problemas, mas para tal é importante sempre a busca de profissionais qualificados e aptos para o trabalho.



- Candiota é aprovada em inspeção técnica do Cetran
Município passa a integrar o Sistema Nacional de Trânsito
Na semana passada o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) efetuou uma inspeção técnica junto ao Departamento Municipal de Transportes e Circulação (DMTC) de Candiota. O objetivo foi avaliar a qualidade do sistema que está sendo estruturado no município para, então, incluí-lo no Sistema Nacional de Trânsito (SNL).
Conforme relata a coordenadora do DMTC, Marta Martins, foram avaliados itens como os projetos de curto, médio e longo prazo para melhorias de sinalização – além da já existente –, o programa de Educação para o Trânsito, a organização estrutural do Departamento (implantado no ano passado), bem como da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) – também instaurada em 2011.
A inspeção foi executada pelos técnicos do Cetran, Olegário Rodrigues Filho e Dilmar Mendes Brasil.
O que muda?
Com a aprovação na inspeção, o município passa, automaticamente, no processo para integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito. A homologação e inserção no SNL, porém, deve ocorrer dentro de 30 dias.A partir deste momento, por exemplo, a Brigada Militar terá autonomia de autuar qualquer veículo que estiver em vias do município em situação de parada, circulação ou estacionamento, inclusive com aplicação de multas por infrações.

- São Gabriel inicia preparativos para 19ª Estância da Canção Gaúcha 
Inscrições vão até 24 de setembro. Festival acontece de 18 a 21 de outubro
Um dos principais eventos da música gaúcha, a Estância da canção Gaúcha começou a ganhar forma na semana passada. O evento é uma realização de São Gabriel e costuma atrair artistas e público de todo o estado. Este ano, as inscrições podem ser feitas até 24 de setembro para o evento que acontece de 18 a 21 de outubro, no Estádio Municipal Dr. Sílvio de Faria Corrêa.
No ato de lançamento o Presidente do Festival, Paulo Ricardo Saavedra e outras autoridades municipais salientaram a importância da Estância para a valorização do nativismo. Na oportunidade também foi anunciada a Comissão Julgadora, formada pelos músicos e compositores Volmir Coelho, Sabâni Felipe de Souza, Luciano Maia, Igor Silveira e Jairo “Lambari” Fernandes.
Entre as atrações do Festival estão os shows do grupo Os Serranos (1ª noite), Cristiano Quevedo (2ª noite), Miguel Marques (3ª noite) e João de Almeida Neto, com a nova turnê, “Gaúcho Também Chora”, que alterna boleros, tangos, samba com o nativismo, na 4ª e última noite.
A novidade é um incremento na ajuda de custo, tanto para a Fase Local (chamada também de “Estancinha”) como para a Fase Aberta, que passa para R$ 800 e R$ 2200, respectivamente. A triagem acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro. Para a Estancinha, serão classificadas 8 músicas, que se juntarão às classificadas do Canto da Terra e Canto Circulista, e para a Fase Aberta, 16 músicas. A ficha de inscrição estará à disposição no site da Prefeitura (www.saogabriel.rs.gov.br) e informações também nas redes sociais do evento, em facebook.com/estanciadacancaogaucha e twitter.com/estanciacancao. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones (55) 3232-1008 (Secretaria de Turismo) ou 3232-0330 (Paulo Saavedra).

- Centro Histórico Vila de Santa Thereza realiza Festa do Folclore em Bagé
O domingo passado foi de festa no Centro Histórico Vila de Santa Thereza em Bagé com a realização das comemorações alusivas ao Dia do Folclore. A festa serviu para celebrar os costumes e crenças dos povos do Brasil.A programação contou com apresentações artísticas, teatro, barracas com comercialização de artesanato gaúcho, barracas culinária artesanal como linguiças e queijos caseiros, mateada com mate doce e amargo, benzedeiras, brincadeiras e muita música ao ar livre. Os famosos pastéis é claro, quentão, deliciosos bolos e outras delícias fizeram parte da festa.
Para as crianças, houve resgate das antigas brincadeiras como corrida do saco, competição da colher com ovo, adivinhações, recadinhos e cadeia, monitoradas pelo curso de educação física da URCAMP.No teatro Santo Antônio, Beta Salgado apresentou de histórias do folclore, interagindo com o público.





 Melhor preço, melhor atendimento e melhores produtos em seguros de carros

Franco destaca que o seguro de carro varia de preços conforme os produtos escolhidos
A CC Corretora de Seguros funciona como uma consultoria para você definir o seguro que melhor se enquadra em seu perfil
Oferecer produtos e serviços, sem esquecer da qualidade do atendimento e com preços acessíveis e de mercado é uma das especialidades da CC Corretora de Seguros e, principalmente, quando o assunto é o seguro para veículos, quando a gama de possibilidades é bastante ampla e o perfil de cada cliente é fundamental na hora de decidir quais produtos e serviços não podem ficar de fora da cobertura.
Este trabalho de consultoria é um dos principais diferenciais da CC Corretora de Seguros, conforme explica o Gerente Administrativo, Franco Alves. Ele conta que o seguro para automóveis varia basicamente de acordo com três informações: quem é o condutor do veículo, em qual CEP ele irá rodar e qual é o veículo. Estes fatores, acrescidos das coberturas que o segurado necessita é que resultaram no preço final do seguro. Além disso, a CC Corretora trabalha com mais de 10 companhias de seguro, o que facilita na hora de montar a cobertura ideal para cada perfil de cliente
“É preciso saber o que cada cliente poderá precisar. Por exemplo, alguém que viaja frequentemente ao Uruguai ou a qualquer pais do Mercosul precisa ter incluso a carta verde em seu seguro. Já quem não usa seu veiculo diariamente não precisa de carro reserva. O trabalho da CC como consultoria é identificar as necessidades de cada cliente e buscar um seguro que se adapte as necessidades dele dentro de um preço de mercado”.
Além disso, o cliente CC Corretora de Seguros conta com uma equipe de mais de 20 consultores especializados no trabalho de compra e acompanhamento de seguros, atendimento 24h para qualquer eventualidade e a segurança de quem há anos atua em toda a região com seriedade, rapidez e segurança.





Exposição de Horvath no Da Maya Espaço Cultural 


Depois de um tempo fechado para reformas e readequação, o Da Maya Espaço Cultural inaugurou na semana passada a exposição Wilhelm Horvath Tapeçarias. Austríaco de nascimento Wilhelm foi artista, ceramista e tapeceiro que viveu em Bagé de 1949 a 1992. Horvath durante toda sua vida encontrou seu meio de ajudar a a comunidade incentivando o artesanato, ministrando e estimulando o interesse pelos trabalhos de lã dando preferencia as pessoas de baixa renda. Pesquisou texturas e tingimentos naturais e foi o primeiro no Rio Grande do Sul a explorar a lã em grande escala para fins artesanais. A exposição é uma homenagem póstuma apos 20 anos de sua morte. Também serão oferecidas pelo Da Maya Espaço Cultural oficinas e workshops nesta área. A exposição permanece a disposição para visitação até o dia 14 de novembro de 2012 das 15h às 19h.



 Thor da raça ChowChow de quatro aninhos. Ele é a paixão da Helaine Junges.



Formanda
Carolina Marques Damiani é uma das mais novas médicas veterinárias da cidade. Cacá recebeu junto com os pais, Regina e Mário, no espaço Neisa para comemorar a formatura pela URCAMP que aconteceu no dia 18 de agosto. Lá estiveram, familiares, amigos mais chegados, o noivo Eduardo Costa e os pais dele, Carminha e José Paulo, para brindar com a garota que segue para a capital onde vai cursar o Pós-graduação em cirurgia de pequenos animais. Parabéns à nova colega!

 Cacá com a mãe Regina Damiani



Da Maya Espaço Cultural

O novo espaço de exposições Da Maya ficou um luxo! Reinaugurado em grande estilo com a exposição das tapeçarias do acervo da família de Willian Horvath, artesão falecido a mais de 20 anos, o local brinda nossos olhos com arquitetura impecável de Eulália Anselmo. Heloísa Beckman esteve recebendo os convidados junto com Eulália, Marta Martins e Gabriela Habeyche que lotaram as dependências do complexo da Av. General Osório, 572. A mostra fica aberta para visitação até o dia 14 de novembro. Boa pedida para quem visita a cidade. As fotos desta social são de Joba Migliorin.

Eulália Anselmo e uma das lindas tapeçarias da mostra



Debutantes

As deb’s do Clube Comercial de Bagé já estão a mil em função da grande noite do dia 20 de outubro. Semana passada elas se reuniram para festa na Seven. Miriam Akagi será a responsável pela decoração dos salões do centenário clube. No clic de Léo Pacheco, as garotas mostram a alegria na noite de balada. São elas: Larissa Postal, Pietra Anselmo, Laura Pilon, Stéphanie Bedin, Maria Luiza de Souza Leite, Manuela Suñé Montano, Vitória Martinez, Maria Augusta Machado, Biancca Dalmolin, Marina Pinto, Mariana Fuchs Costa e Kaline Centena Sholant.

As debutantes do Clube Comercial


Niver

A presidente do Rotary Clube Bagé, Rosa Cardona fez aniversário e recebeu festa surpresa dos amigos da entidade. A reunião aconteceu nas dependências da JW Veículos e muitos foram lá para abraçá-la, como Goodymar e Lisete Oliveira, Luciano e Deoris Vacilotto, Andréa Gallo (sempre muito gentil com a coluna), Maria Contreiras, Élio Ceolin, Leonora Abreu, Julia Pamplona, Téia Dotto, Cleber e Zoila Freitas, Berenice e Odacir pilon, Beth e Celso Schronky, Cristina Rodrigues, Valterlei Lopes...

A aniversariante recebendo o carinho de José Walter Lopes




O Caderno Pampa vai mudar. A partir de setembro ele vai chegar em sua casa com cara nova, moderna e com muita qualidade. Tipo o Caderno Dona de domingo, conforme o padrão da ZH. Com mais conteúdo, o Caderno virá duas vezes por mês e com certeza vai agradar em cheio os leitores!

Inaugurou ontem o Shopping Siñeriz, na cidade vizinha de Rivera. Um espaço muito grande que recebe inumeros produtos importados que a gente tanto ama. Além da tradicional loja, ainda tem farmácias, lojas de presentes, praça de alimentação e muito conforto para os visitantes. Show!

A Expointer, em Esteio, já começou e para lá já foram inúmeras pessoas que estão ligadas ao agronegócio. Neste primeiro fim de semana, os olhares estarão voltados para a raça Crioula, já que acontece a final do Freio de Ouro. Dia 30 haverá o lançamento da 100ª Expofeira de Bagé, uma das feiras mais importantes do Estado pela qualidade da genética apresentada. Muitos nomes estrelados já confirmaram presença no badalado evento!



CURTAS

- 100ª Expofeira trás Ex-Ministro Pratini de Moraes à Bagé
Entre os dias 08 e 14 de outubro a Associação e Sindicato Rural de Bagé realizam a 100ª Expofeira, que nesta edição contará também com a realização do “Fórum Cenários do Agronegócio”, que acontecerá no primeiro dia do evento.O objetivo do Fórum é reunir os principais nomes do agronegócio e da economia brasileira para debater, situar e prospectar o futuro do setor.Alguns nomes já haviam confirmado presença, como o economista Alexandre Mendonça de Barros, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli e o jornalista João Batista Olivi. Agora também o ex-ministro da Agricultura Marcus Vinicius Pratini de Moraes confirmou participação. A programação do Fórum deverá acontecer no Complexo Artístico e Cultural Museu Dom Diogo de Souza.

- AJE completa 10 anos
A Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE)completou 10 anos de existência e atuação e em comemoração uma Sessão Solene em homenagem ao seu aniversário, aconteceu dia 16 de agosto na Câmera de Vereadores de Bagé. No dia seguinte, a AJE inaugurou sua primeira sede junto à Universidade da Região da Campanha (Urcamp) no complexo do Corujão.

- Coordenador do Sistema Estadual de Museus em Dom Pedrito
Um evento reuniu ontem diretores e equipes de museus, Secretários Municipais de Educação e Cultura, universitários e interessados no Museu Paulo Firpo em Dom Pedrito para uma palestra do Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana. Na oportunidade foram tratados assuntos como direitos humanos: direito à memória, direito a museus e sobre a educação em museus.

- Projeto Luzes no Pampa para o Natal 2012
A parceria entre Associação Comercial e Industrial de Bagé - ACIBa, Associação dos Jovens Empreendedores - AJE, Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora - COBAME, PGQP - Comitê Regional de Bagé, Sindicato dos Lojistas – SINDILOJAS e Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL,  tendo como apoiadores a Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e o curso de Arquitetura e Coordenadoria de Infraestrutura e Meios da Urcamp viabilizou um novo projeto de Natal para Bagé.A grande novidade é a participação do Produtor Cultural Ruben Oliveira, responsável pela direção do Natal Luz de Gramado de 2011.  Para o natal dos pampas ele promete muitas novidades, além de garantir atrações tradicionais como parada do Papai Noel, passeios de Maria Fumaça, auto de Natal, apresentações culturais, entre outras programações que devem movimentar a cidade.  A decoração deverá estimular as vendas e sensibilizar a comunidade com o verdadeiro sentido da festa. O acender das luzes do Natal está previsto para o dia 25 de novembro com encerramento no dia 06 de janeiro. A dinâmica do projeto e a forma de arrecadação dos recursos será apresentada durante o lançamento.






Como analisar um balanço (II)



Na coluna da semana anterior, afirmou-se que as contas do Ativo (bens e direitos) devem ficar agrupadas de acordo com a capacidade de serem transformadas em dinheiro. As contas do Passivo (obrigações), por outro lado, são organizadas de acordo com o prazo de vencimento. Por último, agrupam-se as contas relacionadas com as obrigações da empresa com os sócios ou empresário (capital, lucros, etc.), denominadas Patrimônio Líquido.
Assim, o Balanço Patrimonial é uma fotografia da situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Ele deve ser acompanhado de outras demonstrações, que auxiliam na análise da “saúde” financeira da empresa.
Uma delas é a Demonstração do Resultado do Exercício consiste no relatório que compara as receitas e despesas do período, com o objetivo de apurar se houve lucro ou prejuízo. Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
Já a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia a mutação deste em termos globais (novas integralizações de capital, resultado do exercício, ajustes de exercícios anteriores, dividendos, reavaliações etc.) e em termos de mutações internas (no caso de prejuízo, as incorporações de reservas ao capital; no caso de lucro, as transferências de lucros acumulados para reservas, entre outras).
Há, ainda, a Demonstração dos Fluxos de Caixa que objetiva mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e o Fluxo de Caixa em um dado período de tempo. Substituiu a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e é fundamentada pela Lei n° 11.638/2007l.
A análise do balanço também pode ser complementada com a utilização de indicadores financeiros e econômicos, sendo que os mais importantes são os índices de liquidez e de rentabilidade.
Os índices de liquidez são usados para avaliar a capacidade da empresa em saldar seus compromissos a curto e médio prazos. O índice de liquidez corrente mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo, sendo encontrado a partir da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.
Os índices de rentabilidade, por sua vez, demonstram os resultados obtidos pela empresa. A taxa de retorno sobre o investimento, que indica o poder de ganho da empresa em relação ao capital investido, é calculada dividindo-se o lucro líquido do exercício pelo total do ativo.
Todas essas informações são de grande utilidade para a análise da situação da empresa em dado momento, sendo sua importância proporcional à fidelidade entre as operações da empresa e sua contabilidade.
O roteiro apresentado acima serve para auxiliar a compreensão dos relatórios de fim de ano (balanço). Todavia, mensalmente, a empresa recebe relatórios parciais de suas operações, denominados balancetes.
Os balancetes são compostos de 4 grupos: 1) Ativo; 2) Passivo; 3) Despesas, e 4) Receitas. As Despesas e as Receitas formam o que se chama Contas de Resultado, sendo que o lucro ou o prejuízo, apurado na confrontação das despesas e das receitas, é remetido para o grupo do Patrimônio Líquido no Passivo.
Com base no balancete mensal, pode-se verificar se a empresa vem tendo lucro ou prejuízo em suas operações, bastando somar a receita total com o estoque provável existente no mês e diminuir a despesa total.
Da simples observação de um balancete, pode-se detectar omissões na escrituração contábil da empresa, com possíveis sonegações de tributos. Por exemplo, um valor alto na conta Caixa (às vezes, complementado com saldo negativo na conta Bancos) representa, geralmente, um dado fictício. Provavelmente, houve retiradas dos sócios ou do titular que não foram contabilizadas, com possíveis reflexos no IR e na contribuição previdenciária. Também, a existência de um Passivo Circulante fictício (falta de pagamento de duplicatas de fornecedores, por exemplo) é indício evidente de omissão de receitas.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




Profissionais que trabalham concretizando sonhos 
O Dia do Corretor de Imóveis, comemorado 27 de agosto, é uma excelente oportunidade para homenagear os profissionais


Dez entre nove brasileiros sonham com a casa própria. Ter o seu lar, viver com segurança e tranquilidade com a família, desfrutar de bons momentos entre amigos, tudo isso torna-se ainda mais valioso quando a família conquista o sonho da casa própria. E, como encontrar uma casa adequada, que enquadre-se no orçamento da família e ainda abrigue os sonhos de todos não é uma tarefa fácil, é fundamental contar com o auxilio de um profissional qualificado e especializado como o Corretor de Imóveis.
A data de 27 de agosto é ainda mais especial para este profissional. A comemoração pelo Dia do Corretor de Imóveis é merecida e, em Bagé, será marcada pela realização de um jantar baile hoje, dia 25 de agosto, a partir das 20h30 no salão do Grêmio de Subtenentes e Sargentos da cidade. A programação, conforme conta a Delegada Regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Élia Pinheiro, conta com show com EdegarPozzer e animação do baile com a Banda Leblon. Em seu quarto ano de realização, os talheres para o baile custam R$120 para quatro pessoas. E, além de comemorar a passagem pelo Dia do Corretor de Imóveis, o jantar baile assinala os 50 anos do CRECI local. Élia conta que a expectativa é de uma grande participação dos corretores locais.

O profissional
Quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis se tornar-se constante, surge o Corretor de Imóveis, que passa a existir como forma de vida e como profissão.  O Corretor nessa época, início do século XX, era conhecido como agente imobiliário. Hoje esta figura é ainda mais fundamental. O mercado da construção civil aqueceu-se bastante nos últimos anos devido a facilidade de crédito e também pela demanda de mercado, resultando em uma grande e ampla oferta de imóveis para venda e locação. Como consequência, o mercado de compra, venda e locação de imóveis movimentou-se e o que não falta é trabalho para os Corretores de Imóveis.
A Delegada Regional do CRECI, Élia Pinheiro destaca que procurar um profissional habilitado e qualificado é o primeiro passo para a garantia de um bom negócio. Élialembra também que o crescimento no mercado imobiliário movimenta diversos outros setores da economia.
O Corretor de Imóveis, Luis Guarani De Bem argumenta também que é o Corretor que aproxima as partes e que tem como função ser o elo de ligação entre a construção dos sonhos das pessoas.
“Contar com o auxilio de um Corretor é a garantia para o vendedor, mas principalmente para o comprador, que terá a certeza de estar realizando um bom negócio e concretizando o seu sonho. O Corretor de Imóveis obedece a um rígido código de ética e, além disso, tem a responsabilidade moral, de garantir a segurança do negócio”.
E para quem está pensando em comprar ou vender um imóvel, De Bem, destaca que o momento é muito positivo e que investir em um imóvel é uma garantia para o futuro.



Quer vender seu imóvel com segurança e agilidade, então siga as dicas:
1. Contrate profissionais especializados
Contrate uma imobiliária qualificada e credenciada - Não entregue seu imóvel a qualquer um. Procure profissionais credenciados no CRECI.
2. Defina o valor de venda e as estratégias de negociação
O valor é o fator mais importante para definir a duração das negociações. Se o valor definido para o seu imóvel for muito superior ao valor de mercado, parece claro que ou o imóvel não será vendido ou demorará muito.
3. Melhore a aparência do seu imóvel
Caso não decida por realizar uma reforma, não deixe de fazer pequenos ajustes que melhoram a aparência do seu imóvel.
4. Tire fotografias que valorizem o seu imóvel
Muitas vezes, na pressa de tirar as fotografias, não damos atenção a detalhes fundamentais que tornam as fotos mais agradáveis e atraentes para os compradores
Coloque em prática essas dicas, especialmente em conjunto com um profissional qualificado ou uma imobiliária experiente credenciada no CRECI. Assim, conseguirá vender seu imóvel com sucesso e satisfação.





- A pequena caipirinha Antonielle Luiz é pura alegria. Ela tem seis meses e é filha de Deivid e Quélen.



- As primas lindinhas Maria Fernanda, de dois meses, filha de Liliane e Pablo e Maria Antônia de dois anos, filha de Lizandra e Cristian. Elas são nestas de Zenaide e Adão Francisco dos Santos de Dom Pedrito.



- Taian Morales é a mais nova aluna da Universidade Federal de Pelotas. Ela foi aprovada no vestibular em Letras. Parabéns!!


Mês de aniversário de Dom Bosco 


Alunos envolveram-se na arrecadação e arrumação das meias que foram doadas
Em comemoração ao mês de aniversário de Dom Bosco e também ao mês dos pais, o agosto foi repleto de atividades especiais no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Alunos, pais e professores foram convidados a engajar-se na programação que culminou em uma missa festiva dia 16 de agosto, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Antes, os alunos realizaram diversas atividades como a campanha “Pés aquecidos pela solidariedade”, encabeçada pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e que mobilizou toda a comunidade escolar para a arrecadação de mais de dois mil pares de meias que foram doadas a APAE, Caminho da Luz, Pediatria da Santa Casa e Pastoral do Idoso e da Criança.
Na missa também aconteceu o lançamento do vídeo LIP DUB, que combina a sincronização labial e dublagem de áudio, com o hino da Rede Salesiana de Escolas e que em cerca de 16mimutos apresenta os alunos em suas atividades escolares. O vídeo está disponível no site YouTube.



Arrase em festas e formaturas
Escolher um vestido de festa não é fácil, mas algumas dicas e tendências podem ajudar quando o objetivo for arrasar em festas, formaturas, aniversários ou casamentos, seja você a formanda, a aniversariante, a mãe da noiva, a irmã, a madrinha ou a melhor amiga. E vale a dica: opte por peças que valorizem o seu biótipo e que tenham a ver com a sua personalidade. A loja Primálli de Bagé oferece peças únicas e especiais para os seus grandes momentos. Para a temporada de festas que se aproxima, invista em cores fortes e vivas e na principal tendência da estação: os vestidos mullet, aqueles que são mais curtos na frete e longos atrás. Outro ponto fundamental para compor um look de festa é o cabelo a maquiagem. O Hair Estilista Marcos Senna destaca que os cabelos presos estão em alta e que é fundamental que o penteado tenha movimento. Já na maquiagem, o olhar deve ser bem marcante e as cores vivas também estão em alta.
Produção: Loja Primálli – Bagé
Cabelo e Maquiagem: Marcos Senna
Modelos: Gabriela Brandão e Cristiane Brasil Barbosa


Amigas, irmãs e convidadas podem investir em cores vibrantes como o azul e o laranja. Os vestidos tomara-que-caia e frente-única continuam em alta e são peças chaves em qualquer guarda-roupas.






Capelleti ao Molho Branco
(Enviada por Receita da Clau. Veja essa e outras receitas no site www.receitadaclau.com)
Para os apaixonados pela dobradinha queijo + massa
Rendimento: 4 a 5 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes
400 gramas de capelleti fresco (com recheio de sua preferência)
½ cebola picada bem pequena e fininha
2 colheres de manteiga ou margarina
¼ copo de farinha de trigo
1 ½ copo de creme de leite fresco (em temperatura ambiente)
½ cubo de caldo de galinha
½ copo de vinho branco
½ copo de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Massa
Perto da hora de servir, cozinhe o capelleti conforme as instruções da embalagem. Depois de cozido, cubra com o molho branco e sirva.
Molho Branco
Derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar bem macia (não deixe dourar). Coloque a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo, até que a manteiga seja completamente absorvida pela farinha, formando uma pasta. Misture por mais 1 minuto para cozinhar a farinha.
Continue mexendo e acrescente, aos poucos, o creme de leite fresco e o caldo de galinha. Assim que colocar o creme de leite, a farinha pode parecer empelotada, continue mexendo até que o molho adquira consistência uniforme, sem pelotas. Adicione o vinho, misture por 2 minutos, e coloque o queijo parmesão. Depois de derretido o queijo, prove e acerte o sal, se necessário. O molho deve ter consistência firme, como um creme.
Dicas e opções
- Na última etapa de preparo, acrescente 1 copo ou dois de molho de tomate. Dessa forma você terá um Molho Rosé.
- Na hora de servir, salpique salsinha, cebolinha ou orégano no prato.
- Sirva o molho com outros tipos de massa, como fettuccine ou ravioli.
- O Molho Branco também pode ser servido com carnes, como frango ou filé, acompanhado de purê de batatas, por exemplo.
- Caso o molho fique líquido demais, acrescente mais farinha, mas não coloque-a diretamente na panela com a mistura quente, para não empelotar. Dissolva a farinha em um pouco de líquido (água, leite ou creme de leite) e depois junte à mistura da panela.
- Se o seu molho ficou grosso demais, coloque mais creme de leite ou leite.


NOVO PAMPA 
- Um novo e mais moderno Caderno Pampa
Encerramos hoje um ciclo e, a partir de setembro, iniciamos outro. Assim, o Caderno Pampa passará a desfilar um novo formato. Mais dinâmico e com enfoques especiais, as reportagens passarão a ser organizadas em novas editorias, com o objetivo de proporcionar mais informação em um layout novo, mais moderno e completamente revigorado. Entre as novidades, as editorias de Educação, Criança & Cia, Tecnologia, Tendências, Decoração, Comportamento e muitas outras que ainda estão por vir. Outras como Saúde, Cidades, Rural e Curtas vão continuar aparecendo no Caderno Pampa.
Entre as novidades, uma é a mais importante: o Caderno Pampa passa a partir de setembro a ser quinzenal, ou seja, vamos circular sempre no segundo e último sábado de cada mês. Esta mudança tornou-se necessária a partir do novo enfoque o que Caderno passa a receber, ou seja, os leitores terão em mão um material com cara de revista, com matérias mais elaboradas e assuntos especialmente selecionados para tornar a leitura dos sábados ainda mais agradável e informativa.
A interatividade com os leitores será outro ponto fundamental do novo Caderno Pampa. Você poderá participar com sugestões, ideia, criticas sempre que desejar. Além disso, criaremos novos canais de comunicação, chamado os leitores a interagir e ajudar a formatar o Caderno. As tradicionais fotos para o Kids e Teens e para a Coluna Pampa Vip continuaram sendo bem vindas e serão publicadas conforme chegarem a redação.
Todas estas mudanças são o resultando de muito trabalho e empenho que objetiva a produção de um Caderno Pampa ainda melhor para você leitor. Agradecemos a companhia de todos os sábados, os e-mails com sugestões e as fotos que nunca deixaram de chegar em nossos e-mails e telefones e, agora, mais do que nunca queremos a sua participação e opinião.
Nosso próximo encontro está marcado: dia 8 de setembro! Até lá!


Fique ligado! Até o lançamento do novo Caderno Pampa vamos manter você informado através das redes sociais. Acesso nossa página no Facebook e mantenha contato através do zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº269 :: 19 de agosto de 2012






Quem nunca visitou a geladeira a noite que atire a primeira pedra. Aquela vontade de comer um doce, beber um suco ou simplesmente garimpar o que a geladeira guarda, surge do nada, interrompe o sono e quando você percebe já está atacando um lanchinho noturno. Uma prática que parece inofensiva, mas que pode causar inúmeros problemas à saúde e, inclusive, causar obesidade e diabetes. Mas, calma. O simples fato de eventualmente visitar a cozinha durante a noite não caracteriza que você precisa de ajuda médica, no entanto, é importante ficar atento e consciente que o ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada durante o dia para que a noite seja reservada ao sono.
Uma novidade promete atrair muitos visitantes à Sant’Ana do Livramento e, especialmente à Rivera. O shopping Siñeriz é uma inovação para toda a região com oferta de produtos e serviços que merecem ser visitados. Então, quando for a Fronteira da Paz, não deixe de conhecer este empreendimento, vale a pena!





 Novo empreendimento será aberto ao público dia 24  Divulgação/ZH
Siñeriz inaugura Shopping em Rivera 
Estrutura oferece várias atrações a poucos metros da Praça Internacional
Em uma ampla estrutura, com segurança, lazer e comodidade. Esta é a proposta do novo Shopping do Siñeriz para Rivera. Um Shopping Center com 32mil m² de área, estacionamento para 700 carros e uma ampla gama de produtos e serviços a disposição de quem visita a fronteira, conforme explica HilmiAbdullah Neto, representante do empreendimento.
Toda esta estrutura poderá começar a ser desfrutada pelos visitantes a partir do dia 24 de agosto, quando o shopping será inaugurado. Lá haverá a disposição uma loja âncora do SiñerizFree Shop com 10 mil m², outras 12 lojas, Celular Center, Book Store, farmácias, lojas de presentes e um supermercado,mais uma praça de alimentação com a presença da rede de fastfood Burger King, além de parrillada, pizzaria. Haverá também uma casa de câmbio e para o lazer dos visitantes, três salas de cinema, todas com suporte para 3D, com filmes alternados entre português e espanhol.

Para chegar ao shopping Siñeriz basta seguir em linha reta a quatro quadras da Praça Internacional. Placas de sinalização estão sendo instaladas na cidade a fim de auxiliar os visitantes.
(página 3) (é apenas um box, mas precisa chamar atenção, então podíamos colocar no canto superior da página, mas bem destacado do resto da matéria)


Novidades no Pampa
Completamos nove anos em agosto e estamos finalizando um ciclo para iniciar outro. Com ele, muitas novidades estão por vir, mas o objetivo principal continuar ser agradar o nosso leitor. Então, a partir de setembro você terá em mãos um novo, mais bonito e moderno Caderno Pampa. Layout, editorias, formato, tudo está sendo remodelado para oferecer uma leitura agradável e informativa aos sábados. Aguardem as novidades e sugestões podem ser encaminhadas por e-mail ou através do nosso Facebook. Também em clima de aniversário estamos realizando uma enquete no Facebook: “Você e o Pampa”. Com ela queremos saber o que você mais gostou de ver ou ler no Caderno ao longo destes nove anos. Participe!
)


Ataques noturnos a geladeira podem causar graves problemas à saúde 
Buscar guloseimas e outros alimentos a noite pode ser um sintoma de uma síndrome alimentar


 Assaltar a geladeira à noite pode ser sintoma de distúrbio alimentar
Fazer um inofensivo lanchinho durante a noite pode não ser uma boa ideia quando a prática torna-se repetitiva. Pelo menos é o que garante o estudo divulgado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Segundo os especialistas, episódios frequentes de excessiva fome noturna podem ser sintoma de um transtorno alimentar: a Síndrome Alimentar Noturna (SAN), que de acordo com a entidade, afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e pode ser responsável por quadros de obesidade.
A Nutricionista Renata Meirelles explica que a Síndrome Alimentar Noturna é uma síndrome caracterizada por hiperfagia noturna, insônia e anorexia matinal. Atualmente associa-se à síndrome também a alterações no padrão alimentar e ao estresse do dia-a-dia. Os sintomas mais importantes são a falta de apetite matutino, ingestão de mais de 50% valor energético diário após às 19h e o despertar, no mínimo uma vez por noite, para comer lanches de alto valor energético.

 Renata lembra que 3 milhões de brasileiros sofrem com o problema 
“Além de afetar a qualidade do sono, a Síndrome Alimentar Noturna é um fator de pré-disposição à diabetes e obesidade. Dados apontam ainda que cerca de 10% dos obesos e 27% dos obesos mórbidos possuem a síndrome, que afeta 3 milhões de brasileiros”, destaca Renata.
De acordo com a nutricionista, a alimentação predominantemente noturna cria um desbalanço no metabolismo, tornando-o mais lento durante o dia e levando o organismo a estocar os nutrientes nos períodos de maior consumo e menor gasto energético, o período noturno.
“O reconhecimento e o tratamento da Síndrome Alimentar Noturna têm crescido, sendo um importante caminho para investigar a relação entre esta síndrome e o processo saúde-doença. O tratamento pode envolver intervenções farmacológicas e comportamentais, incluindo uma reeducação alimentar individualizada que compreenda um maior fracionamento das refeições ao longo do dia para evitar “ataques noturnos”, preconizando a ingestão de alimentos de baixa densidade energética, baixo índice glicêmico, e ricos em fibras para ativar a saciedade. O paciente deve ter estipulados os horários, quantidades e tipos de alimentação. Deve também ter uma adequada ingestão hídrica e ser incentivado à prática de atividade física regular”, recomenda Renata.




Peles
Está acontecendo em Bagé a exposição Habitus Habitar-se da artista plástica Helena Kanaan. A instalação foi feita na galeria do Palacete Pedro Osório e conta com  trabalhos impactantes cuja matéria-prima é o látex e o resultado são peles reinventadas, criando novos “corpos” para elas. A abetura, super prestigiada, contou com a presença de vários artistas, amigos e amantes das artes. Helena é professora de Gravura e Desenho na UFPEL, reside na capital e já apresentou seus trabalhos em inúmeras galerias no país.
A artista Helena Kanaan na companhia de outra artista Heloisa Morgado


Quinze anos
Duas lindinhas comemoram os 15 este ano e se preparam para suas festas e debu. A primeira é Maria Victória Velasques Viera da Rosa, de Livramento, que vai ganhar uma linda festa hoje no Solar Dom Pedro Park. A tia Rita Viera, mais a avó Enecí, o tio Gonzalo e o mano João Vitor estarão recebendo junto com a garota para a badalada festa que terá animação da Moove de Porto Alegre.


 A beleza de Maria Victória


A outra garota que se prepara para debutar é Júlia Gomes que já fez book com o fotógrafo Leko Machado em dois cenários deslumbrantes: Santa Thereza e a Pousada do Sobrado. Parabéns para as meninas!
Júlia Gomes posa para o clic


Inauguração
Aconteceu dia 9 de agosto a inauguração da Loja Ortobom de Lorena e Gilberto Raguzzone, de Dom Pedrito. O casal recebeu os convidados com champanhota e coquetel no interior da loja da Avenida Sete. Elisa Quintanilha organizou o evento que contou com a presença das diretoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé que receberá dos empresários um percentual sobre as vendas nesta primeira semana. Frei Alvaro Bordignon fez benção ao local sempre escolhendo as palavras certas para o momento. Estiveram lá: Mara Móglia, Fúlvia Macedo, Alda Magda Gaffré, Flávia Cachapuz, Marcos Pintos, Gilmar de Quadros, Leo Pacheco, Cema Isquierdo, Giovane e Cristina Xavier, Vera Jardim, muitos amigos de Dom Pedrito e outros tantos! Os clics são de Diones Alves.

 Lorena e Gilberto com os filhos em noite de inauguração

O casal com amigos de Dom Pedrito


Lorena e Gilberto com as componentes da LFCC


CURTAS
Recebi o livro Reserva Legal, das Raizes Históricas ao Código Florestal de 2012, de Leopoldo Corrêa que escreve junto com seu pai, o engenheiro agrônomo Paulo Corrêa. O livro é uma viagem no tempo que nos leva a compreender melhor um dos temas mais discutidos na atualidade. Fiquei muito feliz em acompanhar mais esta realização de dois queridos amigos de longa data. Recomendo a leitura.

................................................................

Mônica Zara Mércio, já está em Porto Alegre para os preparativos finais do casamento de sua filha Victória com o engenheiro português Valter Fernandes. O casamento terá duas celebrações. Na capital e em Lisboa. Aqui como lá, Victória será uma das noivas mais lindas da temporada.

......................................................................

O Da Maya, Espaço Cultural, abre novamente suas portas para mais uma exposição de luxo. Desta vez, o local irá abrigar a mostra das tapeçarias de Willian Horvath, artesão que deixou saudades aqui em Bagé. Na próxima coluna, os clics da noite.




Campanha de Natal em Bagé

A união de esforços entre representantes do comércio, da Aciba, AJE, Cobame, Sindilojas, PGQP e CDL promete uma nova campanha de natal para a cidade. O projeto deve ser divulgado nos próximos dias e poderá contar com a contratação de uma empresa terceirizada especialista no ramo. A intenção é proporcionar um clima natalino para a cidade e, assim, impulsionar as vendas de presentes.

...................................................................................................

Parceiros Voluntários promove curso
Nos dias 16 e 17 e 30 e 31 de agosto a Parceiros Voluntários de Bagé promove o curso “Princípios para Gestão Social Sustentável”.  A participação é gratuita e as capacitações acontecem no Auditório da ACIBa - Gen Neto 19 - tel: (53) 32425022 - 2º andar, onde também podem ser obtidas maiores informações ou com a coordenadora da Ong Parceiros Voluntários, LiseleneBidone pelo telefone (53) 9966.6683.

...................................................................................................

Unipampa realiza Ciclo de Colóquios
Com o tema “Conhecimento em Rede”, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe o professor Vilson Leffa para mais uma edição do Ciclo de Colóquios Interdisciplinares que acontece dia 27 de agosto às 9h30 no auditório da Unipampa em Bagé. Vilson abordará os estudos de novas tecnologias, incluindo o computador e o ensino a distância, temas que são alvo de suas recentes pesquisas.

                                ...................................................................................................

Projeto movimenta Museus de Alegrete
Inserindo-se no VI Primavera nos Museus 2012 proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, está acontecendo em Alegre o projeto “Museus de Alegrete: Identidades Sociais da Trajetória Humana Alegretense”que tem por fim o planejamento das providências e ações a serem executadas, tendo como foco a elaboração da programação de seis museus do município. A proposta é desenvolver uma série de atividades especiais para atrair o público a visitar os museus durante o período de 5 a 30 de setembro.

                                 ...................................................................................................

Exposição em Dom Pedrito
Até o dia 10 de setembro o Museu Paulo Firpo de Dom Pedrito recebe a exposição “Kika. A arte de um talento especial”, que apresenta esculturas e produtos em barro desenvolvidos com um estilo próprio da identidade de artista.





Tendências para a nova estação
Nem bem o inverno terminou e os lojistas já estão preparando suas coleções primavera/verão 2013. Na Lumina Roupas e Acessórios a aposta é ainda em uma super liquidação com vistas já para a nova coleção. A dica é, então, apostar em peças chaves que serão o rit da nova estação e que estão a preços bem acessíveis. Além disso, algumas cores continuam em alta e são a garantia de acerto. O azul Bic, o rosa envelhecido, o verde chiclete e o laranja prometem aparecer bastante nas novas coleções e depois de ser tendência no inverno, vão continuar em alta no verão, que deve ser bastante colorido, vibrante e com muitas estampas florais. Outra dica fundamental antes de começar a montar o guarda-roupa para a nova estação é procurar peças que combinem com o seu estilo e personalidade.
Modelo: Grazi Martins
Fotos: Bia Barcellos
Produção: Lumina Roupas e Acessórios – Bagé


Vestido azul Bic



Dom Pedrito debate meio ambiente
Objetivando debater assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, com foco nas bacias hidrográficas e nas águas, Dom Pedrito realizou nos dias 16 e 17 o 1º Encontro "Águas para o Desenvolvimento" em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria e a Associação de Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria.
O evento aconteceu durante todo o dia e contou com palestras de especialistas que discutiram alternativas para o uso racional dos recursos naturais, além disso os participantes realizaram visitas técnicas a propriedades da região com o objetivo de conhecer as suas práticas.

......................................................................

 Bagé debate as questões do arroz
Evento discutiu rumos da cultura do arroz
Uma parceria entre Embrapa Pecuária Sul, Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) e Associação dos Arrozeiros de Bagé realizou ontem, dia 17, na sede da AABB em Bagé a sétima edição do Seminário Bagé Arroz em Destaque. Participaram do evento produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos e estudantes. O evento consolidou-se como um dos mais importantes da área que é uma das principais culturas agrícolas da região da Campanha.
Entre os temas debatidos estão o sistema de produção de arroz e pecuária de corte no bioma Pampa, crédito para os produtores, uso de soja com arroz irrigado, planejamento forrageiro para sistemas de integração lavoura-pecuária, previsão climática para a primavera, irrigação, além de outros assuntos referentes à orizicultura.

................................................................

“A Hora do Conto” nas escolas infantis de São Gabriel
 Projeto visa o incentivo à leitura nas escolas
Transportar a criança para o mundo da imaginação, fazer com que ela exercite o pensamento em uma verdadeira viagem pelos contos e estórias infantis. Uma aula de interpretação que transforma um momento lúdico em uma bela oportunidade de aprendizado. Assim é desenvolvido o projeto “A Hora do Conto - Uma viagem ao mundo da imaginação”, criado pela professora de São Gabriel, Nádia Vargas.
Antes da leitura, ela se caracteriza,se veste e “incorpora” o personagem da vez. São dezenas deles, mas todos trazem uma mensagem ligada à educação. “O Galinho Apressado”, “A Descoberta da Joaninha”,“O Coelhinho que não era de Páscoa”, são alguns dos contos que iluminam com sorriso o rosto dos pequenos expectadores.
“A minha realização é essa troca que existe enquanto eles assistem e ouvem o conto, mas principalmente, quando eles interagem expressando o que entenderam da estória, aí então tenho certeza de que a mensagem foi entendida e certamente absorvida por eles”,enfatiza Nádia.
A ideia deu certo, e agora o projeto que desperta o gosto pela leitura, propõe o desenvolvimento de valores como respeito, amizade, saber ouvir e solidariedade, faz parte do ensino em todas as Escolas de Educação Infantil do município. A primeira a receber o projeto foi a Escola Vó EdiGaragorri Teixeira.




Anjo da escuridão 
Um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão em Hollywood Hills. A cena do crime é chocante. O detetive Danny McGuire, comovido com a tragédia, empenha-se na busca do culpado. Mas todos os seus esforços mostram-se em vão, até que anos mais tarde é procurado pelo filho do homem assassinado. Danny tem agora novas evidências que apontam para um único suspeito- uma assassina que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.


Os pilares da terra – Volume único 
A obra retrata a construção de uma catedral gótica na Inglaterra do século XII, traçando um panorama de um tempo marcado por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural.


Ciência X Espiritualidade 
Os dois autores desta obra apresentam visões de mundo muito distintas. Para Deepak Chopra, a realidade existe numa consciência que antecede a vida no Universo; Leonard Mlodinow acredita que só a física pode explicar a criação do cosmo. Um defende a espiritualidade, o outro, a ciência. Este livro é o resultado desse diálogo.


Enciclopédia UFC – O Guia Definitivo 
Este compêndio pretende cobrir mais de 170 resultados de lutas e mais de 300 profissionais de MMA. Suas 400 páginas trazem 1.500 imagens e detalhes da história da organização, desde 1993. O livro se propõe a revelar a história do UltimateFightingChampionship desde seu surgimento até a edição 130. As finalizações consideradas inesquecíveis, os nocautes e as lutas consideradas mais memoráveis; Resumos das temporadas do reality show The UltimateFighter e o Hall da Fama do UFC. Com a introdução de Dana White.



Como analisar um balanço (I)

A principal função da contabilidade é registrar todas as transações da empresa, expressas em termos monetários ($), e expor os resultados financeiros dessas operações.
A legislação em vigor estabelece que as empresas (pessoas jurídicas), ao fim de cada período de 12 meses, elaborem, com base na escrituração contábil, os seguintes relatórios:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de resultado do exercício.
A dispensa da escrituração contábil, nos termos da legislação do Imposto de Renda, beneficia somente as empresas com reduzida receita bruta, enquadradas como microempresas. Mesmo assim, para efeitos em relação a conflitos judiciais entre sócios ou perante terceiros, a contabilidade é necessária.
O balanço patrimonial reflete a posição financeira da empresa em determinado período. Este relatório compõe-se de duas partes: o Ativo e o Passivo.
O Ativo relaciona os valores dos bens (dinheiro em caixa, máquinas, imóveis, veículos, estoques, etc.) e os direitos (contas a receber, duplicatas a receber, ações, depósitos bancários, etc.) que a empresa possui ou sobre os quais tem domínio.
O Passivo representa as obrigações que a empresa tem a cumprir com terceiros (contas a pagar, fornecedores, impostos a pagar, financiamentos, etc.). No passivo destaca-se, ainda, o Patrimônio Líquido, ou seja: os recursos (capital) empregados pelo empresário (sócio ou titular de firma individual) no negócio.
Assim, temos que o balanço patrimonial corresponde a uma demonstração equilibrada dos bens, direitos e obrigações de uma empresa. A soma total do Ativo deve ser igual a soma total do Passivo.
As contas do Ativo devem ficar agrupadas de acordo com a capacidade de os bens e direitos serem transformados em dinheiro. No primeiro grupo, chamado de Ativo Circulante, são apresentadas as contas que já estão constituídas em dinheiro (disponível) e as que podem ser convertidas em moeda corrente em prazo curto (realizável), como os estoques de mercadorias a serem comercializadas. Em seguida, vem as contas que se transformarão em dinheiro em um prazo maior (mais de 360 dias) e que são agrupadas no Ativo Não Circulante (ex-Realizável a Longo Prazo). Finalmente, são agrupadas as contas que dificilmente são convertidas em moeda, já que são os meios utilizados pela empresa (máquinas, veículos, etc.) em suas operações, denominados de Ativo Permanente ou Imobilizado.
As contas do Passivo, por outro lado, são organizadas de acordo com o prazo de vencimento das obrigações. Em primeiro lugar, ficam as que deverão ser pagas a curto prazo (menos de 360 dias), formando o Passivo Circulante. Em seguida, aparecem as contas que a empresa deve pagar em prazos superiores a 360 dias, no grupo Passivo Não Circulante (ex-Exigível a Longo Prazo). Por último, agrupam-se as contas relacionadas com as obrigações da empresa com os sócios ou empresário (capital, reserva de lucros, etc.), denominadas Patrimônio Líquido.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)