Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 274 :: 27 de outubro de 2012




Anos atrás a ameaça do câncer parecia distante. Poucos casos, pouca informação, nenhuma perspectiva. Hoje o quadro toma novos rumos. A doença bate a porta de muitas famílias que precisam unir-se para enfrentar um problema assustador e devastador. O câncer de mama, mais especificamente, é uma das principais causas de morte de mulheres que teriam muitas chances de cura se tivessem investido em algo prático e simples: a prevenção. Pensando nestas mulheres que enfrentam longos e dolorosos tratamentos que, em muitos casos, não chegam ao resultado esperado, o mês de outubro é dedicado ao alerta da prevenção. O Outubro Rosa é uma campanha internacional que objetiva chamar a atenção das mulheres para cuidado com o próprio corpo. A mensagem então é para que ao menor sinal de alerta um especialista seja procurado e, antes disso, invista em uma vida saudável. Alimente-se bem, pratique exercícios, ame sua família, divirta-se e cuide-se!




- UFPel chega à Candiota, Piratini e Pinheiro Machado
A implantação de um Campus Extremo Sul da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em Candiota, Piratini e Pinheiro Machado começa a tomar forma. O professor representante da UFPel Eduardo Novaes anunciou que em 2013 Candiota serábeneficiada com o curso de Engenharia Mecânica e no ano seguinte inicia o curso de Engenharia de Minas.Em Pinheiro Machado, em 2014, inicia o curso de Licenciatura em Música. E em Piratini, o curso de Engenharia Florestal inicia em 2015.

- Bibliotequinha Infantil com acervo renovado
 A Biblioteca Pública Infantil Profª Maria Martins Rossell recebeu a primeira remessa de livros do Projeto Livro Popular do Ministério da Cultura. O local já conta com cerca de 250 livros de literatura infantil e juvenil de autores consagrados, como Ziraldo, Tatiana Belinky, Celso Sisto, Ana Maria Machado entre outros. Até dezembro, a bibliotequinha receberá mais 990 novos títulos.O horário de funcionamento é das 8h às 17h30min.

- ACIL de Livramento realiza encontro
O final de semana passado foi de encontro, palestras e debates em Sant’Ana do Livramento. Entre os dias 18 e 19 o Centro de Eventos Verde Plaza recebeu o 6° Encontro Internacional de ACI’S, uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Livramento. Participaram do painel “Desenvolvimento das Regiões de Fronteira” os deputados federal Marco Maia, a senadora Ana Amélia Lemos, o senador uruguaio Tabaré Vieira, o debutado estadual Frederico Antunes e o presidente CNM Paulo Zuilkoski com a mediação de Sérgio Maia.

- Urcamp e Bufões da Rainha promovem Dia Internacional da Animação
Com a apresentação de vídeos a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Cia de Teatro Bufões da Rainha promovem Dia Internacional da Animação. A programação acontece amanhã, dia 28, no Teatrinho da Urcamp com apresentações às 10h, 14h e 15h da Mostra Infantil, direcionada aos alunos de classes iniciais de escolas da rede de ensino local e escolinhas. As 19h30 começa a sessão do Dia da Animação com a Mostra Nacional e logo após a Mostra Internacional. A entrada é franca.


Contra o câncer de mama a melhor alternativa é a prevenção
O Outubro Rosa é um mês dedicado ao alerta às mulheres para que realizem exames preventivos e mantenham hábitos de vida saudáveis

“A mulher precisa estar sempre atenta e realizar periodicamente exames preventivos”
Depois do câncer de pele, o de mama e de colo de útero são casos de maior incidência entre as mulheres. O de mama é o que mais mata as mulheres: para 2012, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença somente no Brasil destes, cinco mil, serão somente no Rio Grande do Sul, estado que registra o dobro da média dos demais. A boa notícia é que nos casos em que a doença é diagnosticada precocemente as chances de cura chegam a 95% e diminuem os índices de mortalidade em até 40%.
Pensando na prevenção o movimento do Outubro Rosa ganha força mundialmente e serve com um alerta para a necessidade da realização periódica de exames preventivos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação, iniciada nos Estados Unidos, ganhou força após a aprovação do Congresso Americano para que outubro fosse o mês dedicado ao tema de forma permanente. A partir de então, outros países aderiram à causa.
O ato de iluminar prédios, monumentos e logradouros públicos na cor rosa surgiu posteriormente. A popularidade do 'Outubro Rosa' alcançou o mundo de forma elegante e feminina, unindo os povos em torno da saúde da mulher.
O mastologista Mário Menna Kalil destaca que o movimento realiza ações que impactam com enfoque educativo e, com isso, muitas mulheres são despertadas a procurar ajuda médica. Segundo Kalil, toda mulher com mais de 40 anos precisa realizar a mamografia anualmente, antes disso, exames de ecografia mamária podem ajudar a detectar o problema. Além disso, manter hábitos de vida saudáveis é fundamental.
“A mulher precisa estar atenta e consultar regularmente o seu médico. A mamografia é um direito da mulher e está disponível pelo SUS. A detecção precoce da doença fará toda a diferença nas chances de cura”.
Para as mulheres da região, o Centro de Referência à Saúde da Mulher de Bagé, pioneiro no Rio Grande do Sul, disponibiliza atendimento de uma equipe interdisciplinar com médico mastologista, ginecologista, cirurgião plástico, além de nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. Neste espaço as mulheres tem acesso a informação e a realização dos exames para a detecção da doença e, se necessário, são encaminhadas para tratamento quimioterápico ou de radioterapia.
Segundo a coordenadora da saúde da mulher, Deise Quadros, a prevenção é essencial no caso do câncer e pode salvar muitas vidas. Atualmente 280 mulheres estão em tratamento de câncer em Bagé, destas 260 são de câncer mamário. E, pensando em atrair mais e mais mulheres para a realização de exames preventivos o Centro realiza hoje um mutirão de atendimento das 8h às 12h, quando será disponibilizado consultas com mastologista e a realização de exames.
“O nosso chamamento é sempre para que as mulheres procurem ajuda o quanto antes porque isso fará toda a diferença”, destaca Deise.

Ela venceu o câncer!


Maria do Carmo conta que sempre recebeu apoio junto ao Centro de Referência à Saúde da Mulher e da amiga Deise

Conviver com o câncer de mama parecia uma realidade distante para a dona de casa Maria do Carmo Lima Menezes de 69 anos, mas há três anos durante o banho ela notou um nódulo no seio, este foi o primeiro passo até a cura.
“Sempre fiz exames preventivos regularmente e quando percebi logo procurei ajuda. Quando veio o diagnóstico a primeira coisa que eu fiz foi chorar, mas não pela doença e sim por saber que ia perder o cabelo”, brinca Maria do Carmo.
A partir do diagnóstico ela passou por uma cirurgia, várias sessões de quimioterapia e um mês de radioterapia.
“Nunca me abati. Tinha recomendação para não sair de casa, mas logo comprei uma peruca e até para baile eu fui. A minha família ajudou bastante, sempre tinha alguém para me acompanhar nas sessões da quimio e da radioterapia e hoje, graças a Deus, está tudo bem. Faço exames regularmente e continuo o acompanhamento junto ao Centro de Referência à Saúde da Mulher”.

Dicas de prevenção
A mamografia é um direto por lei assegurado a todas as mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada uma vez por ano, antes disso, a mulher deve frequentar o ginecologista regularmente e realizar ecografias mamarias. Ainda é preciso observar se a mama possuiu algum tipo de alteração, como secreção unilateral espontânea, nódulos ou qualquer outra alteração. Caso isso ocorra é preciso procurar o médico o mais rápido possível.

- Tire suas dúvidas
Qual é a melhor defesa contra o câncer de mama?
A detecção precoce e o tratamento adequado oferecem a melhor chance de cura para o câncer de mama.
Por que a detecção precoce é tão importante na luta contra o câncer de mama?
A detecção precoce é vital porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido e, portanto, representa a esperança de salvar mais vidas. A ecografia mamária também é recomendada a todas as mulheres antes dos 40 anos.
O câncer de mama tem cura?
Se o câncer de mama for pequeno quando diagnosticado e não tiver se alastrado para os nódulos linfáticos sob o braço, sempre há uma melhor chance de cura do que quando o câncer é descoberto em estágio mais avançado. Em uma etapa avançada, é mais provável que algumas células cancerígenas tenham se deslocado para outras partes do corpo.
Quais são os lugares mais comuns nos quais se alastra o câncer de mama?
Os lugares mais comuns onde o câncer de mama se alastra são os ossos (na coluna ou quadril), pulmões, fígado e, algumas vezes, cérebro. As recaídas não ocorrem em todas as mulheres que tiveram câncer de mama e não ocorrem em todos os lugares mencionados; normalmente, só afeta a um deles.
É possível que os homens tenham câncer de mama?
O câncer de mama pode ocorrer nos homens, mas é pouco frequente, representando apenas cerca de 1% de todos os casos.

Quando fazer a mamografia?
CRÉDITO FOTO: Diones Alves/Especial ZH

A mamografia é, atualmente, o método de diagnóstico do câncer de mama mais eficaz. Quando realizada periodicamente, ela reduz a mortalidade por câncer de mama, já que permite um diagnóstico de lesões muito pequenas e, com isto, o seu tratamento logo numa fase inicial. Mas, quando começar a fazer a mamografia?
Toda mulher a partir dos quarenta anos deve realizar a mamografia anualmente, podendo, em casos de mulheres com histórico familiar de câncer de mama, iniciar mais cedo conforme indicação médica. Antes, toda mulher precisa visitar frequentemente o ginecologista e pedir para junto aos exames preventivo fazer uma ecografia mamária, um exame que tem sido indicado por especialistas para substituir o auto-exame, que nem sempre é eficiente. Além disso, toda mulher precisa estar sempre atenta e a qualquer sinal de alerta procurar um especialista.
Quando for realizar a mamografia é necessário seguir alguns conselhos: Não usar talco, cremes, desodorantes nas mamas e nas axilas, para evitar a formação de imagens que possam prejudicar a leitura da mamografia.
É muito importante sempre guardar as mamografias dos últimos quatro anos, para que elas possam ser comparadas para a identificação de novas variações, avaliando a estabilidade com as imagens anteriores. Quase a totalidade das lesões malignas crescem nitidamente em um ano, mas algumas ficam com imagens parecidas por dois anos, razão pela qual quando comparadas as mamografias realizadas há mais de três anos, tem-se mais segurança no diagnóstico, evitando assim biópsias desnecessárias.

- Campanhas que incentivam o bem
Quando cada um faz a sua parte, pequenos esforços podem ganhar grandes proporções assim como a campanha “Troco do Bem” dos Supermercados Nicolini e a iniciativa da ASM Materiais de Construção que aderiu ao Outubro Rosa.
Na iniciativa do “Troco do Bem”, que já na sua segunda edição, os clientes são convidados a doarem parte do seu troco a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé e Dom Pedrito. Todo o valor é integralmente repassado à entidade. Em 2011, de março a novembro foram arrecadados R$50 mil. Neste ano, até o momento, mais de R$25 mil já foi doado pelos clientes à Liga. A iniciativa surgiu da intenção da empresa de promover ações cunho integralmente social, voltadas para a comunidade.
Logo na fachada já se pode perceber o engajamento social da ASM Materiais de Construção. A loja foi pintada de rosa, com iluminação especial que ganha destaque à noite. Além disso, a empresa lançou a iniciativa de doar em dinheiro parte do que foi consumido por seus clientes na loja, ou seja, a cada R$100 em tintas ou em pisos laminados a empresa garante a doação de R$1 para a LFCC.



Bageense ou bajeense?

A Reforma Ortográfica de 1943 estabeleceu que os topônimos de origem indígena deveriam ser grafados com "J", e não com "G". Assim, o nome da cidade passaria a ser escrito "Bajé". Por decorrência, o gentílico (formado pelo topônimo + "ense") seria "bajeense".
Até então, acreditava-se que o nome da cidade teria origem no do cacique charrua Ibajé. Porém, através de pesquisas do historiador Tarcísio Taborda, foi desmistificada tal origem do topônimo, chegando-se à conclusão que derivaria de outra palavra indígena: "bag-e", que significaria cerros. Com isso, foi aprovada lei municipal, no final da década de 1960, ratificando a denominação "Bagé". Seu gentílico, portanto, somente pode ser "Bagé" + "ense", ou seja, "bageense".
Recentemente, o jornal Minuano, apoiado na maioria dos Dicionários, que seguem a Reforma de 1943, mas desconhecem a história da cidade e o hábito (a linguagem e as palavras também se baseiam no seu uso pelas pessoas), resolveu adotar o gentílico "bajeense". Contudo, de forma incoerente, segue grafando o topônimo como Bagé (de acordo com a lei municipal).
No Rio, há uma cidade chamada Magé, com "G", na Baixada Fluminense, sendo que o gentílico é "mageense".
Eis o que consta em alguns dicionários:
a) iDicionário Aulete
(ba.ge.en.se)
s2g.
1. Indivíduo nascido ou que vive em Bagé (RS).
a2g.
2. De Bagé; típico dessa cidade ou de seu povo.
[F.: Do top. Bagé + -ense. A ortografia recomenda Bajé, mas o nome oficial do município é Bagé.]
(ba.je.en.se)
s2g. a2g.
1. Ver bageense.
Portanto, o iDicionário Aulete adota o nome próprio “Bagé” para designar o Município, por esta ser a sua denominação oficial. Em decorrência, prefere optar pelo gentílico “bageense”, derivado do nome oficial seguido do sufixo “ense”.
b) iDicionário Houaiss
bageense
Datação
1846 cf. IBGE
Acepções
■ adjetivo e substantivo de dois gêneros
forma a evitar, por bajeense
Etimologia
top. Bagé (corruptela do antr. guarani Ibajé ou Ipajé) + -ense; Bagé, grafia tradicional a partir de 1846, sofreu atualização ortográfica para Bajé em 1943.
bajeense
Datação
1846 cf. IBGE
Acepções
■ adjetivo e substantivo de dois gêneros
relativo a Bajé RS ou o que é seu natural ou habitante
Etimologia
top. Bajé + -ense; Bagé, grafia tradicional a partir de 1846, sofreu atualização ortográfica para Bajé em 1943.
Já no Houaiss, embora conste também as duas formas para o gentílico, há a predileção pelo termo “bajeense”, que estaria de acordo com a Reforma Ortográfica de 1943.
c) iDicionário Michaelis
bajeense
ba.je.en.se
adj m+f (top Bajé+ense) Relativo a Bajé, cidade e município do Rio Grande do Sul. s m+f Pessoa natural ou habitante desse município.
O Michaelis, por seu turno, somente admite a forma “bajeense”, seguindo a Reforma Ortográfica de 1943.
O Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (ABL) aceita as duas formas.


Mario Pinheiro 
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




- Filé de Frango Crocante 
Enviada por Receita da Clau. Veja essa e outras receitas no site www.receitadaclau.com
Surpreenda-se com o sabor deste frango, que tem casquinha crocante e tempero de alecrim. Rendimento: 4 porçõesTempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
4 Filés de Frango limpos e sem pele (com 2cm de espessura cada)
1 copo de Panko (ou pão duro ralado, ou farinha de rosca)
3 raminhos de alecrim picado
Raspas de 1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo
3 colheres (sopa) de leite
3 a 4 colheres de azeite
½ copo de vinho branco (ou ½ copo água com ½ caldo de galinha dissolvido)
Suco de 1 limão siciliano
Modo de Preparo
Num prato fundo, misture pão ralado, sal, alecrim, pimenta e cascas de limão. Reserve. Em outro prato, bata levemente os ovos e o leite, com uma pitada de sal. Reserve também.Passe o filé de frango na mistura do ovo e depois na farinha temperada. Repita o processo em todos os filés de frango.
Aqueça o azeite em uma frigideira larga, na temperatura média. Coloque os filés de frango (quantos couberem na panela), e deixe fritar até dourar dos dois lados (cerca de 3 minutos cada lado). Adicione o vinho cuidadosamente pela lateral (não coloque em cima da carne), abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por mais 6 minutos, aproximadamente.
Destampe a panela, aumente o fogo para médio-alto e deixe até que o vinho evapore por completo e a parte de baixo da casquinha comece a ficar crocante novamente. Na hora de servir, esprema o limão por cima dos filés.
Dicas e opções
- Panko é farinha de rosca japonesa. A diferença entre o produto e a farinha de rosca que costumamos usar é que o Panko é mais grosso, como pão ralado. Para essa receita, você pode usar qualquer um desses ingredientes, a diferença vai ficar somente na textura.
- Sirva o frango com macarronada, arroz, purê ou risoto, acompanhado de salada.
- O vinho vai fazer com que um dos lados fique menos crocante do que o outro. Mas, além de aumentar o sabor, a bebida vai ajudar o frango a cozinhar por completo.



A primeira impressão é a que fica 

Na corrida pelo emprego, causar uma boa impressão ode ser o primeiro passo
Causar uma boa impressão é importante para a sua carreira
Você bate o olho em alguém e logo desenha uma personalidade imaginária sobre aquele alguém: você teve uma primeira impressão, dai a importância de causar boas impressões desde o primeiro encontro, seja na vida pessoal, mas principalmente na profissional. Uma pesquisa da Universidade de Princeton mostrou que ela não só é importante, como é definida em frações de segundo.
O experimento realizado propunha que pessoas olhassem para fotos de políticos durante um instante. Surpreendentemente, 70% dos participantes acertaram quem venceu as eleições. Isso indica que as pessoas podem fazer um julgamento com certa precisão ao olhar alguém apenas por um décimo de segundo.
E como garantir que as pessoas nos julguem corretamente e vendo o nosso melhor lado? Todos querem passar uma impressão boa e verdadeira, o que é de fato importante.Confira, então, dicas para se sair bem:

1) Defina uma intenção
A coisa mais importante a fazer para causar uma boa impressão é deixar claro qual é sua intenção. É importante fazer isso, por exemplo, antes de qualquer tipo de evento grande no qual você encontrará bastante gente, como conferências. Antes de chegar lá, pense no tipo de pessoas que você deseja encontrar e que tipo de relações quer estabelecer.

2) Pense em como irá se vestir
Roupas, maquiagem, joias, relógios e sapatos são acessórios que as pessoas levam em consideração no julgamento inicial. É recomendável pegar algumas de suas roupas e ornamentos favoritos e perguntar a amigos de confiança o que pensam de suas escolhas. Muitos homens não percebem que seus relógios podem dizer muito sobre eles. O mesmo serve para as mulheres e suas bolsas, brincos grandes e joias.

3) Preste atenção na sua linguagem corporal
A linguagem corporal é o ponto crucial de uma primeira impressão. Tudo importa, desde a sua postura até a forma como curva o corpo. Muitas vezes, apenas ao prestar atenção na linguagem corporal já é possível fazer algumas mudanças para melhor. Tente se gravar andando em uma sala, seu subconsciente lhe dará opiniões sobre como você se porta, a posição dos ombros e como move as mãos, por exemplo.

4) Evite dias ruins
Pessoas que vão a reuniões e coquetéis depois de um dia ruim geralmente continuam a ter um dia ruim. Se você está deprimido ou ansioso, os outros notarão. Por isso, se está tendo um dia ruim, fique em casa!

5) Fique interessado pela conversa
É sempre bom estar realmente interessado em conhecer pessoas e ficar aberto para aprender sobre quem elas são. É fácil notar quando uma pessoa foi arrastada por um amigo e mal pode esperar para ir embora. Quando for conhecer alguém, mostre interesse genuíno nessa pessoa. Isso é contagiante, e suas conversas serão mais agradáveis.





A Casa da Amizade de Sant’Ana do Livramento comemorou os 46 anos de sua fundação no dia 25 de outubro com coquetel no Clube Caixeiral da cidade. Quem foi prestigiar o evento, além de colaborar com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, assistiu a um belo desfile de modas.

O Rotary Clube Bagé Campanha recebeu o Comandante do 3˚RcMec, o Ten. Coronel Cláudio Louzada, que fez palestra sobre a missão brasileira no Haiti. Com a plateia muito atenta, ele relatou que os brasileiros são vistos com muita simpatia pelos haitianos, onde auxiliam na reconstrução do país e promovem sua segurança!

Outro Rotary Clube que teve programação no último domingo foi o Bagé Sul que promoveu a oitava edição do Baby Fashion. Crianças desfiando moda em benefício da Escola Visconde Magalhães. A tarde teve show, cachorro-quente, bolo...

                  ************************************************************************

Dois eventos se destacaram de forma brilhante na ultima quinzena aqui em Bagé. O primeiro foi o sucesso das comemorações do centenário da Expofeira e o outro foi o chic  baile de debutantes do Clube Comercial...


Expofeira
Durante uma semana inteirinha só se falava nos eventos da centenária exposição da cidade. Foram muitas as comemorações, mas destaco os shows de Paula Fernandes e da dupla Jorge & Mateus que lotaram o parque Visconde de Ribeiro Magalhães, o jantar de destaques, onde o high compareceu para aplaudir os homenageados e também a apresentação do Memorial do Gaúcho pela Rural Jovem, que foi emocionante. O jantar foi um luxo. A ambientação do local escolhida para a festa teve a assinatura da arquiteta Raquel Morgado e execução de arranjos de Miriam Akagi, e remetia os convidados à cena rural. Tudo muito lindo!

 Aluísio e Ana Beatriz Tavares em noite de festa (clic de Gleyder Ayres)

A nova geração ligada nos julgamentos de raça. Sophia Magalhães e Geórgia Azambuja no Núcleo de Cavalos Crioulos

Circulando pelo parque, as lindas, Mauren Severo, Marinei Sá e Natalia Borba atraindo todos os olhares...

Baile de Debutantes
A cada ano que passa a diretoria do Clube Comercial, capitaneado por Fernanda Ceolin, vem se superando na apresentação de suas deb’s. Este ano, com a decoração em lírios e rosas, seis lustres de cristal, pista de LED e o salão repleto de beldades, foi de arrasar! Dezoito meninas desfilaram para o público, que lotava todos os ambientes. Já perdi a conta de quantos bailes de debutantes apresentei, mas confesso que sempre me surpreendo com os detalhes que Fernanda cuidadosamente prepara. Adorei ver as meninas e seus pares em coreografia tradicional para a valsa. Tudo muito bem ensaiado! Show, show, show! Clics de Diones Alves

Todas as debutantes posando para foto antes do desfile

A Rainha do Clube Comercial, Alexia Gomes Cabrera entre o casal Fernada e César Ceolin.


Comemorando o sucesso do remate Pai Passo que aconteceu na semana passada junto a Expofeira de Livramento, Fernando Osório, Antônio Osório, Beatriz Osório, Tânia Aguiar e Rosa Osório.



- O lindinho Gabriel Gonçalves Gomes completou ontem seu primeiro aninho. Hoje ele comemora com a mãe Jocilene e o pai Luciano em super festa



- José Tiago Freire de Andrade, carregando a bandeira da sua escola na abertura do Desfile Farroupilha em Bagé
- Antonella completou seu primeiro aninho com comemoração no Fest in Company. Na foto ela está com os pais Simone e Leonardo
- Mateus Moraes comemorou mais um aniversário dia 24 com big festa no Balakatoon. Junto com os coleguinhas do Colégio Auxiliadora, amigos, dindos e os pais Iara e Carlos


Cada criança tem o seu ritmo!
A rotina é fundamental, mas precisa estar adequada a cada criança
Eles nascem, crescem e se desenvolvem, mas cada um ao seu ritmo, com suas peculiaridades, pontos altos e dificuldades. Desde o útero da mãe o bebê precisa de adaptar ao mundo e junto a todas estas mudanças ela conhece um mundo cheio de regras e horários: mamadas, banho, sono, tudo necessita de tempo para que aquele corpinho aprenda a se desenvolver de maneira saudável. E, apesar do quanto desafiador possa parecer, é possível observar que a criança que tem horários respeitados fica muito mais tranquila e satisfeita do que aquela cuja rotina inexiste.
Mas porque será que isso é tão importante? Tudo na natureza tem a sua maneira de acontecer, sejam os eventos naturais ou aqueles promovidos pelo homem, tudo faz parte de ciclos e não poderia ser diferente no desenvolvimento infantil.
Nos primeiros sete anos de vida a criança precisa vivenciar um mundo belo, cheio de imagens, histórias, cores e muita brincadeira, isso irá estimular a sua imaginação, o seu senso criativo. Uma rotina mais saudável, então, é aquele que proporciona à criança horários adequados, no qual o dedicar-se ao brincar livre e criativo seja tão importante quanto outros aspectos. Horários adequados e saudáveis de sono, alimentação, higiene pessoal e até mesmo lazer, ensinam a criança a respeitar os ritmos do corpo e permitem a ela adequar-se à rotina diária. Fique atento à alguns aspectos e ajudo o seu filho a encontrar o seu ritmo, crescendo e se desenvolvendo de forma plena.



Você já escolheu qual carreira irá seguir?
Depois de muito estudo e da aprovação no Enem é chegada a hora de definir qual será a sua profissão

As vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em contagem regressiva para os vestibulares das principais universidades do país, os estudantes tem, além de se preparar para as provas, enfrentar o desafio de escolher sua futura profissão. Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir. Contudo, essa não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter ideia sobre qual carreira seguir.
O fato é que mesmo os que já têm definido o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após formados e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira. Não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.
Mas então, o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.

Carreira e vocações
É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

Sonho x realidade
A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

Mercados saturados
É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos a uma carreira saturada:Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego; É necessário se especializar para poder entrar no mercado; O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro; Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

Profissões em alta
Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas à informática, o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.

Vendo além
Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta. No entanto, trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir suas necessidades básicas e possivelmente de sua família. Se as dúvidas continuarem, procure ajuda, informe-se e mantenha a calma na hora de escolher.



Urcamp prepara-se para Enade 2012 
Exame acontece dia 25 de novembro

Todo estudante de ensino superior que possua mais de 80% da carga horária do curso concluída ou que esteja nos primeiros semestres do seu curso está apto a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),             que avalia o rendimento o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Neste ano, a prova acontece dia 25 de novembro quando alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito e Psicologia serão avaliados.
Pensando nisso, a Pró Reitoria Acadêmica/PROAC da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), no Campus de Bagé, está preparando uma série de painéis onde os alunos são convidados a debaterem diferentes assuntos listados pelo MEC, prováveis de serem abordados na prova. O trabalho está sendo coordenado pelas Professoras Ana Santos e Marilene Silveira e também pelos coordenadores dos próprios cursos.Os demais Campus da Universidade também organizaram um planejamento de encontros de alunos para tratarem do assunto.
O Enade é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Culturas de primavera tem início na região
Plantio de soja e arroz devem se intensificar nos próximos dias

Com as condições climáticas mais parecidas com o esperado, tanto o plantio da soja como o do arroz deve ser intensificado em todo o Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento semanal sobre as culturas elaborado pela Emater/RS-Ascar, o plantio deverá se intensificar a partir de agora, pois na maioria das regiões produtoras o período preferencial inicia no dia 20 de outubro. Nesta época, considerando a média dos últimos anos, o percentual de área plantada deveria estar em 4% do total da área prevista.
O retorno do tempo mais seco nas principais regiões produtoras propiciou o reinício do plantio do arroz, com os produtores tentando recuperar o atraso provocado pelo excesso de chuvas registrado recentemente. No momento, o percentual atinge 15% da área com o grão no Estado, o que representa uma defasagem de cinco pontos percentuais em relação à média dos últimos anos. As lavouras já germinadas apresentam bom aspecto, com as plântulas se desenvolvendo sem problemas, devido às temperaturas amenas e à boa luminosidade registrada nos últimos dias.


Guatambu, Alvorada e Caty comemoram resultados de remate 
40 anos de tradição das cabanhas garantiu sucesso de comercialização no remate que fez parte da programação da Farm Show 2012

Lote de novilhas PolledHereford
Foto: Renata Valent/ Especial ZH

Em sua edição comemorativa de 40 anos de história, o remate Guatambu, Alvorada e Caty reafirmou a tradição de fornecedor de touros e fêmeas para os criadores mais exigentes das raças PolledHereford e Braford. Com um faturamento de R$ 1,473 milhão, o leilão, realizado no sábado, dia 20, em Dom Pedrito demonstrou que o já consagrado trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelas três estâncias.
Ao total, foram comercializados 123 touros e 335 novilhas. O leilão, já conhecido por possuir a maior oferta de Braford e Hereford do Brasil, atraiu 54 compradores de 28 cidades. Para os organizadores, o sucesso do resultado, assim como o alto número de clientes, é o coroamento de um longo e sério trabalho que vem sendo desenvolvido pelas propriedades vendedoras.
 “Apresentamos anualmente animais oriundos de forte seleção genética e caracterizados pela adaptabilidade e rusticidade, todos com índices genéticos superiores no rigoroso programa de seleção por produção a campo da Conexão Delta G. Nossos costumeiros clientes comprovam essa superioridade genética e por isso retornam às compras. E os novos compradores se fazem presentes para testar essa genética, fruto das boas referências que recebem”, enfatiza Valter José Pötter, diretor-proprietário da Estância Guatambu.



- Abertas as inscrições para o 19º Canto Moleque da Canção Nativa
Há mais de 18 anos oportunizando espaço para a renovação musical no cenário nativista do Rio Grande do Sul, o Canto Moleque da Canção Nativa já tem data definida para este ano. A 19ª edição do evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Candiota. E, enquanto os últimos detalhes da programação estão sendo definidos, ainda é possível se inscrever para a mostra e competição de músicas inéditas. As inscrições são feitas pela internet através do site www.cantomoleque.com.br. Os artistas selecionados serão conhecidos dia 5 de novembro.

- Unipampapresente no IV Festival Internacional de Cinema de Fronteira
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza no dia 22 de novembro I Jornada de Estudos de Cinema abrindo espaço para a participação e a troca de experiências acadêmicas como parte da programação do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que acontece de 20 a 25 de novembro em Bagé. A Jornada vai promover apresentações orais em forma de comunicação ou relatos de experiência, e uma mesa-redonda, resultando em publicação. As inscrições para os interessados vão até o dia 5 de novembro e mais informações podem ser obtidas através do e-mail jornadacinema@gmail.com. Para as demais atividades do Festival as inscrições podem ser feitas através do site www.festivaldafronteira.com.




 Super 300 comemora 50 anos de atuação da Fronteira da Paz
Muitas ofertas estão à disposição dos clientes de Sant’Ana do Livramento

O aniversário do Super 300 foi comemorado no dia 22 de outubro, mas durante toda a semana uma série de promoções e preços jamais vistos em 50 itens de alta rotatividade estão sendo praticados na loja em comemoração aos 50 anos do supermercado. As promoções são validas até amanhã, dia 28.
O Diretor do Super 300 Hilmi Abdullah Neto conta que desde que a empresa iniciou suas atividades na fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera foi excepcionalmente muito bem recebida por toda a população, seja brasileira ou uruguaia.
“A empresa nasceu aqui, cresceu aqui e tem a pretensão de seguir expandindo na região. Temos o objetivo de buscar nos antecipar às necessidades da população para cada vez mais proporcionar um lugar agradável e com bons preços. Neste mês, quando completando 50 anos temos a convicção de que fizemos um bom trabalho, mas que ainda temos muito a aprender e melhorar. Deixamos aqui o nosso convite para que todos venham prestigiar o Super 300 na semana do aniversário e conferir os preços inigualáveis que estarão sendo praticados nas lojas”, destaca Neto.


Mudanças ampliam programa Minha Casa Minha Vida
Redução da taxa de juros e elevação do preço máximo dos imóveis estão entre as novidades
O programa federal Minha Casa Minha Vida teve algumas de suas regras alteradas na semana passada. As mudanças foram anunciadas pelo Ministro do Trabalho Carlos Brizola Neto e objetiva ampliar o programa que é uma alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Entre as novidades estão a redução da taxa de juros para a faixa 3 do programa, que inclui famílias com renda mensal de até R$5 mil. Neste caso, o juro caiu de 8,16% ao ano para 7,16% ao ano.
Outra novidade diz respeito aos valores máximos de imóveis que se enquadram no programa. Para cidades com mais de 50 mil habitantes o valor passa de R$100 mil para R$115 mil, nas cidades com população menor, o teto, que era de R$80 mil, passará agora para R$ 90 mil.Brizola Neto informou também que o teto do subsídio a fundo perdido para o Minha Casa Minha Vida subiu de R$ 23 mil para R$ 25 mil para as pessoas enquadradas na faixa 1, com salário familiar de até R$ 1,6 mil mensal.


A psicologia das cores na sua casa 
Uma nova cor renova todo um ambiente


Uma parede bem pintada renova qualquer ambiente e é capaz de transmitir sensações que vão além da beleza estética e dão um novo ar à decoração da casa. Além disso, a escolha das cores certas pode tornar os ambientes ainda mais agradáveis e influenciar nas sensações e estímulos que se deseja dar a cada canto do seu lar.
Se você quer...
Tranquilidade, serenidade e relaxamento opte pelos tons azuis ou bege.  Essas cores têm efeito calmante e são perfeitas para salas de estar, jantar e dormitórios.
Paz, criatividade e iluminação máxima use amarelo, verde ou branco. Essas cores proporcionam maior irradiação de luz nos ambientes, além de estimularem a criatividade. O branco dá a sensação de que o espaço é maior, portanto é ideal para cozinha, banheiro e cômodos pequenos. O amarelo ilumina e energiza o ambiente, uma ótima opção para quartos infantis. Já o verde tem um ar fresco e sedante e pode ser usado em qualquer parte da casa.
Personalidade, energia e vitalidade escolha o vermelho ou o alaranjado, pois conferem muita originalidade. O vermelho em tons mais escuros combina com cômodos mais acolhedores, como a sala. Os mais vivos, como o cereja, vão bem na cozinha. Já os tons mais claros são dinâmicos e combinam com quartos infantis. O alaranjado abre o apetite!
Espiritualidade e delicadeza escolha lilás, rosa ou violeta. O rosa e o lilás dão um ar delicado, ingênuo e sofisticado ao ambiente. Combinam com qualquer espaço e são muito usados, em variações mais claras, em quartos infantis. Já o violeta energiza qualquer lugar! É melhor optar por tons claros, pois, se muito escuro, pode desencadear e até piorar quadros depressivos.
Sobriedade a melhor opção são os tons terrosos. Proporcionam um aspecto natural a qualquer cômodo. Trazem a luminosidade e a energia da natureza para a casa.
E atenção com o preto, que é a ausência de cor e deve ser usado moderadamente em alguns detalhes da decoração, pois pode expressar e estimular a agressividade.



Moda e conforto para praticar esportes
O verão está ai e com ele a época do ano em que mais as pessoas sentem-se convidadas a praticar esportes, seja para entrar em forma ou para levar uma vida mais saudável. As opções são muitas e o ideal é buscar aquilo que lhe proporcione prazer e bem-estar. Escolhida a modalidade é hora de se preparar para praticar com conforto e segurança. O primeiro passo é escolher um tênis adequado a sua atividade, existem modelos específicos para corrida, caminhada ou para outros esportes. A roupa também precisa ser adequada para se adaptar aos movimentos do corpo sem apertar ou atrapalhar. Além disso, opte por tecidos leves que facilitam a transpiração. A loja Madalena Sports oferece peças que aliam estilo e conforto para a sua pratica esportiva.



Lavras do Sul realiza 68ª ExpoLavras 
Bom público prestigiou edição passada da Feira que deve repetir o sucesso em 2012


CREDITO: Arquivo Sindicato Rural de Lavras do Sul

Entre os dias 1° e 6 de novembro o Sindicato Rural de Lavras do Sul realiza a 68° edição da Feira Agropecuária, Comercial e da Agroindústria ExpoLavras no parque Olavo Almeida Macedo em Lavras do Sul. Na programação da Feira os remates e provas campeiras ganham destaque, mas existem também atrações de lazer e apresentações artísticas.
O presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, conta que a expectativa para a ExpoLavras 2012 é de que neste ano se possa ainda superar os números de oferta e comercialização de animais com uma expectativa de faturamento entre R$8 e R$10 milhões.
“Os números de animais inscritos, entre bovinos e terneiros, já estão superando nossas expectativas e prometem resultar em muita movimentação e ótimos negócios, além disso, teremos eventos com cavalos crioulos sendo transmitidos pelo canal rural. Tudo isso demonstra um crescimento da ExpoLavras e boas expectativas”.

Qualidade em pista e bons negócios no Remate PaipassoRed 

A CabanhaPaipasso, da Agropecuária Correa Osório, de Sant’Ana do Livramento, promoveu, sob a chancela da Associação Brasileira de Angus, o Leilão Paipassored, seu leilão anual dia 15 de outubro, com uma oferta de 80 touros e 150 fêmeas Angus e Brangus, no Centro de Eventos Heitor Costa Duarte no Parque da Associação Rural da cidade e dentro da programação da 74ª Expofeira.
Com qualidade em pista, o pregão iniciou com um significativo grupo de compradores, provenientes de diversos municípios, marcando presença e ajustando os lances. Das ofertas Angus, Fernando Osório, diretor da Agropecuária Correia Osório, enumera 55 touros rústicos PO e PC de 2 e 3 anos, e 100 ventres rústicos PO e CA.
Segundo Fernando Osório, o sistema de produção da empresa é focado, principalmente, na produção de carne de qualidade e como consequência, vem conquistando prêmios como odo Concurso de Carcaças Angus Marfrig, em São Gabriel, no qual ficou na segunda colocação na categoria cruza Angus e terceiro lugar no quesito Angus definido.








Ter ou manter um veículo não é fácil. Primeiro é preciso estar atento na hora da compra, cuidar da papelada, dos opcionais (no caso dos veículos 0KM) ou do estado de conservação (no caso dos semi-novos), da procedência, até que conquistado o sonho do carro ou moto novos é chegada a hora de estar atento à sua manutenção. Pneus, óleo, vidros, tudo precisa estar em perfeito estado de conservação para garantir a segurança e o conforto dos passageiros e do condutor.
Neste Caderno Especial sobre Veículos abrimos espaço para falar sobre veículos, sejam eles carros ou motos. Um material informativo que aborda aspectos para quem deseja comprar ou vender seu carro e também para quem precisa escolher um serviço ou entender melhor o funcionamento dos equipamentos do seu carro.

A frota em Bagé
Para se ter uma ideia, segundo dados de julho de 2012, Bagé conta com uma frota de veículos de 52.182 mil veículos. Destes, os carros são 35.601 mil, as motos 12.930 mil, os caminhões 1.129 mil e os ônibus e micro-ônibus são 137. Se comparado ao número de pessoas, que de acordo com o último Senso do IBGE de 2010, que apontou a cidade com 116,794 mil habitantes, chega-se ao dado que os veículos representam praticamente 50% da população. Este dado, muito parecido com o de grandes centros, explica o fluxo, cada vez maior, do trânsito nas ruas. O mesmo dado serve como um alerta: é preciso mais cuidado e atenção no trânsito, até porque na mesma medida que a frota aumenta, crescem também o número de acidentes. Então, não esqueça: dirija com educação e responsabilidade!


Não esqueça da geometria e do balanceamento 

Seu carro está "puxando" para um lado? O volante trepida quando você ultrapassa os 60km/h? Os pneus estão mais gastos de um lado? Então está na hora de fazer geometria e balanceamento no seu veículo.
Para rodar em perfeitas condições todo o veículo precisa estar com o Alinhamento de Direção ou Rodas em perfeito estado e assim como foi projetado pelo fabricante. No entanto, fortes impactos podem danificar este alinhamento e provocar problemas como sofre arrasto dos pneus em curva, desequilíbrio das forças que atuam no veículo quando em sentido de marcha (puxando para o lado), desgaste prematuro e irregular dos componentes da suspensão e pneus. Neste caso é chegada a hora de realizar uma geometria, que garantiráum perfeito contato do pneu com o solo, uma adequada distribuição de carga nas rodas, além de favorecer um trabalho suave das molas, amortecedores e propiciando melhor dirigibilidade e segurança.
Os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânico (mais antigo), ótico, a lazer e computadorizado com relatório impresso. Todos os aparelhos têm condições de propiciar bons resultados, e o fator mais importante é ter um profissional treinado para o uso adequado do equipamento, conhecendo-se os ângulos corretos de cada veículo.

Balanceamento
Já o balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de peso no conjunto pneu e aro. Um contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto. Um veículo que apresenta uma vibração na carroceria a uma velocidade acima dos 60 Km/h, por exemplo, pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras.
Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu. O balanceamento pode ser feito tanto com as rodas no carro (usando balanceador local), como com as rodas fora do carro (balanceador de coluna).


Freios ABS: um diferencial para a sua segurança 

Tudo está tranquilo na sua viagem, até a hora em que, inesperadamente, você precisa usar o freio do seu carro. Então, o automóvel trava as rodas e derrapa. Logo, se o motivo da sua parada súbita for algo à frente, fatalmente a colisão não poderá ser evitada. Entretanto, se o seu veículo fosse equipado com um sistema desenvolvido pelos alemães que visa aproveitar todo atrito estático provocado pelos pneus em contato com o solo, os freios ABS, a derrapagem seria evitada, minimizando, dessa forma, possibilidades de acidentes, que poderiam ser até fatais.
O gerente de serviços da Tterrasul Bagé Rodrigo de Azevedo explica que no sistema de freios convencional quando o condutor acionar o pedal de freio com maior pressão ocasiona-se o travamento das rodas. Desta forma ocorrerá a perda de estabilidade, dirigibilidade e também a distancia da frenagem será maior. Já no sistema de freios ABS (Antiblockier-Bremssystem), nas mesmas condições de acionamento do pedal de freio com maior pressão, uma unidade de controle eletro-hidráulico detecta uma roda travada e aciona sensores de rotação em cada uma das rodas, que atuaram evitando o travamento das rodas. O motorista, neste caso, sente somente uma trepidação no pedal do freio.
Este sistema de freios diminui a distância para a parada total do veículo em 10% em piso seco e em 25% em piso molhado.
“Este sistema além de manter melhor a dirigibilidade, também propicia ao motorista desviar de obstáculoscom os freios acionados e com o diferencial de evitar uma colisão”.
Na linha de veículos da Volkswagen os modelos do Novo Gol, Novo Voyage, Saveiro, Fox, Space Fox, Polo, Polo Sedan, Golf, Jetta, JettaVariant, Novo Passat, Novo Passat Variant, Novo Tiguan, possuem os freios ABS, sendo que em alguns casos os modelos já vem com o equipamento de série e, em outros, ele pode ser oferecido como um opcional. No caso da Amarok, ela possui um sistema adicional e exclusivo para a frenagem off-road de última geração, que em conjunto com a eletrônica de controle do motor torna-se possível a utilização do freio ABS tanto na estrada como fora dela, mantendo total dirigibilidade.


Qual é a hora de trocar o óleo? 
Checar nível de óleo do motor é fundamental

Com a função de evitar o atrito entre as peças móveis dentro do motor e assegurar o seu funcionamento, o lubrificante precisa estar sempre em boas condições para evitar problemas no carro. No entanto, com o passar do tempo, o óleo do motor tende a perder sua viscosidade, encarregada de fazer com que o óleo permaneça por mais tempo revestindo as peças que estão em contato dentro do motor. Perdendo a viscosidade, o atrito poderá comprometer o funcionamento do motor e deste modo a vida útil, além de reduzir o desempenho e aumentar o consumo. É chegada, então, a hora de trocar o óleo.
Muitas pessoas têm o hábito de só completar o óleo quando este está abaixo do limite, sendo que o mais adequado é fazer a troca completa do lubrificante. Esse erro pode custar caro. Se não for substituído, o óleo fica mais sujo que o normal, já que além de lubrificar ele também tem a função de eliminar determinados resíduos da combustão – queima do combustível - e isso compromete a viscosidade.
Mas o que fazer para o óleo não perder a viscosidade? O correto é fazer as trocas dentro dos limites de quilometragem estabelecidos para cada tipo de óleo. Outra dúvida sobre óleo para motores é que tipo de óleo usar no meu carro? A resposta é bem simples: o que estiver indicado no manual do proprietário.

Cuidados na hora de comprar ou vender um veículo 
Comprador e vendedor devem estar atentos à mecânica, aparência e documentação

Quem vai comprar um carro, seja ele novo ou usado, deve ter atenção redobrada antes de fechar negócio. Além da aparência e da mecânica, é preciso ter uma atenção especial com a documentação do veículo para não tornar o sonho um pesadelo. Também é importante ficar atento às condições que são apresentadas para a compra do automóvel.
Em casos de carros semi-novos, o primeiro passo quando você gostar de um veículo é checar o número do chassi. Peça o documento e verifique se o número estampado no veículo confere. Lembre-se que esse número fica espalhado por diversos cantos, assim também confira a série que está nos vidros, nas portas, no interior e também no cofre do motor.
Confira também a numeração das placas e se o lacre não está rompido. Anote o número do Renavam que vem no documento. De posse desse número é possível verificar pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado a situação geral do carro. Ali irão aparecer todos os débitos pendentes, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório (DPVAT), multas, alienações, queixas de roubo e também restrições, como por exemplo, uma ação judicial.
Outra dica é sempre buscar profissionais e lojas de confiança, eles são a garantia de respaldo a qualquer problema. Verificar a procedência do carro é fundamental. Estar atento ao estado de conservação do veículo e se as manutenções foram realizadas conforme as instruções do fabricante também são pontos chaves na hora de optar por um semi-novo.
Tomados os devidos cuidados, é fechar o negócio. Já quando o veículo procurado for um OKM os cuidados são outros. Em tese, problemas mecânicos não são motivo de preocupação neste caso, mas é preciso estar atento se o carro atende as suas necessidades e contem todos os opcionais que você deseja. Ainda, cuidado com os juros do financiamento e também com as taxas que costumam ser cobradas embutidas no parcelamento. Acerte todos os detalhes do negócio e especifique no contrato e, depois, é só aproveitar o carro novo.


Os diferenciais de um veículo de luxo 

Eles são super equipados, contemplam segurança, conforto e chamam atenção por onde passam. Os carros de luxo possuem diferenciais propostos para pessoas que buscam carros únicos e repletos de configurações especiais.O empresário Valterlei Lopes destaca o Citroën DS3, um carro esportivo, com motor 1.6 e16 válvulas turbo com 165 cavalos de potência.
“É um carro bastante completo. Possui bancos de couro aquecido, seisair-bags, rodas de liga leve aro 18 e vários outros itens de série que diferenciam o carro. Como todo carro esportivo tem duas portas, que é uma grande diferença da maioria dos carros de passeio”.
A proposta do DS3 é ser um carro diferenciado e ideal para quem busca conforto e segurança aliados à esportividade. Com tantos diferenciais o carro foi eleito Melhor Compra 2012 pela Revista Quatro Rodas na categoria “Compacto de Imagem”. Além do DS3, Lopes destaca que a JW Veículos trabalha também com veículos OKM das marcas Citroën e da Mitsubishi, além de semi-novos de todas as marcas com o diferencial de oficina própria e a possibilidade de realização das revisões programadas dos OKM feitas na loja.

Todos os serviços em um só lugar com agilidade e transparência 

Surgindo da continuidade de mais de 26 anos de tradição junto ao Batistella Peças, a BoshcCar Service vai agregar valores em um auto-center de alta qualidade técnica onde o cliente terá a disposição peças de qualidade e mão de obra especializada com a garantia de agilidade e eficiência no atendimento. O empreendimento de Luciano Bastistella conta com a parceria da Bosch, empresa nacionalmente reconhecida e que será a fornecedora de todas as peças, além de oferecer treinamento aos mecânicos e funcionários.
Serão oferecidos serviços de mecânica e elétrica, desde reparos na injeção eletrônica, balanceamento e geometria, manutenção de ar-condicionado, de suspensão e freios, entre outros, para todos os veículos, sejam nacionais ou importados. Entre os diferenciais da BoshcCar Service estão a estrutura oferecida aos clientes, que contarão com serviço de leva e traz e outras conveniências, além de contar com profissionais altamente qualificados, a garantia de peças originais e facilidades de pagamento.
“A Dinapolli Centro Automotivo é uma empresa nova e que vem para inovar oferecendo serviços de qualidade. Tudo em um só lugar com confiança, qualidade e toda a tecnologia que a Bosch tem a oferecer”, destaca Luciano.
A previsão de inauguração da Bosch Car Service, que está localizada na Avenida Santa Tecla, próxima do Supermercado Nicolini, é para novembro.

- Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado automotivo
Assim como os outros componentes do carro, o ar-condicionado também precisa de atenção e cuidado especiais.
O ar-condicionado automotivofunciona à base de gás de refrigeração, que não está livre de vazamentos, sendo este o causador da maioria dos problemas. No entanto, alguns hábitos podem melhorar o funcionamento do ar-condicionado e também a vida dos motoristas. Uma das principais dicas é quanto ao funcionamento do ar-condicionado após deixar o veículo muito tempo sob o sol. Muitas vezes, o motorista quando retorna ao veículo fecha imediatamente os vidros e liga o ar. O ideal é deixar os vidros abertos por alguns minutos, com o ar-condicionado ligado, e depois fechá-los. Assim, o ar quente é dissipado, dando lugar ao ar mais frio.
Outra dúvida comum diz respeito à utilização correta da recirculação. Esse recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo entre no carro, o que é ideal para situações de trânsito pesado, com muita fumaça e poluição. Porém, a recirculação deve ficar ativa cerca de quinze minutos e depois desligada, evitando a sobrecarga do equipamento.
E a principal dica é prestar atenção no funcionamento do ar-condicionado durante o ano inteiro. Procurar os problemas só durante o verão pode causar ainda mais dificuldades: as oficinas ficam lotadas e o serviço não é tão atencioso quanto poderia ser.


Mais de 200 veículos à venda na Oktobercar 

Quem está buscando ótimas opções de negócios tem no Oktobercar da MinottoCar uma oportunidade de encontrar o carro certo a preços especiais e boas condições de pagamento. O Feirão que acontece até amanhã, dia 28, oferece mais de 200 carros de várias marcas, modelos e anos.
Os clientes que forem conferir o Feirão da MinottoCar terão a disposição ainda a degustação de pizzas da loja AMPM do Posto Ipiranga da Santa Tecla, parceiro de várias edições do Oktobercar. E quem fechar negócio estoura um balão e ganha brindes que podem ser desde a tranferência por conta da MinottoCar até vales gasolina e outros.
Além das vantagens na variedade de carros, condições de pagamento e atendimento, quem compra na MinottoCar tem a garantia de transparência e credibilidade no negócio.

Atenção com os para-brisas 
Trafegar com para-brisas quebrado é ilegal

Você está dirigindo, quando um pedra salta no seu para-brisas. Logo, o vidro trinca e o seu vidro dianteiro está danificado. Mas, caso você opte por postergar a troca do vidro pode ter ainda mais problemas, já que trafegar com o para-brisas quebrado pode lhe causar uma multa com penalização no valor de R$127,69, além de contar cinco pontos na carteira de habilitação do motorista e retenção do veículo até a regularização do vidro, segundo a resolução n° 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) que fixa exigências sobre condições de segurança e visibilidade dos condutores em para-brisas de veículos.
Além das penalidades, trafegar com para-brisas quebrados pode afetar a segurança dos passageiros e do condutor por diminuir a visibilidade. Neste sentido é importante também estar atento na hora de repor o vidro. A empresária Dione da Roni-Car conta que a substituição do vidro automotivo de maneira incorreta pode ocasionar sérias lesões aos passageiros e condutor em caso de acidente.
“Trabalhamos com vidros de alta qualidade, fixados com adesivos testados pelas normas internacionais de segurança, além de oferecer mão de obra especializada o que garante a segurança e a garantia do serviço prestado”.

 Motos: a alternativa para um trânsito melhor 


Longos congestionamentos, o preço da gasolina e do álcool em constante elevação, dificuldades para encontrar vagas de estacionamento, a poluição e vários outros aspectos estão fazendo com que o trânsito venha tornando-se motivo de preocupação e que alternativas precisem ser buscadas. Uma delas é o uso consciente das motocicletas, que se apresentam como veículos ágeis, econômicos e de baixo custo de aquisição e manutenção.
O gerente-geral da ASM Motos Yamaha, Luís André Medina, lembra que o Brasil é o 4º pais em produção e comercialização de motocicletas, atrás da China, Indía e Indonésia. Como resultado, as motos já representam mais de 24% da frota de veículos de Bagé, uma realidade que se assemelha aos grandes centros do país.
“Se usada com educação, a moto pode ser uma excelente solução para os problemas que estamos enfrentando no trânsito. Ela é barata, econômica, ágil, com potencial para desafogar o trânsito e uma ótima alternativa ao transporte coletivo e, quando usada com prudência, é tão segura quanto qualquer outro veículo.”
Um dos pontos mais discutidos atualmente quando o assunto são as motocicletas é o fator segurança, graças ao alto número de acidentes envolvendo motos. Medina lembra que a moto é uma das principais vítimas do transito por ser mais vulnerável. Outro ponto de grande discussão é o da formação do motociclista, uma vez que muitos especialistas afirma que a formatação atual é ineficiente e não prepara adequadamente o futuro motociclista para conviver nos perigos do trânsito. Além disso, é preciso um olhar mais atento às causas dos acidentes envolvendo motos pois, na maioria das vezes, elas não são as causadoras dos choques.