Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Especial DECORAÇÃO E CONSTRUÇÃO : 22 de dezembro de 2012 ::



EDITORIAL


Construir, reformar, arrumar a casa, preparar o seu lar. Definir cada detalhe, escolher as cores, as aberturas, tudo requer muito trabalho e dedicação para que o resultado final seja exatamente tudo aquilo que você sonhou. A ajuda de profissionais capacitados, aliado a bons fornecedores e materiais de qualidade pode ser a receita para o sucesso. Nesta segunda edição do Caderno Decoração e Construção elaborado e produzido pelo Caderno Pampa tem como objetivo apresentar aos leitores produtos e serviços que podem ser úteis para quem está construindo, reformando ou arrumando a casa. Ainda, apresentamos opções para quem deseja agregar toques especiais em seu lar e, assim, montar o espaço ideal para desfrutar de bons momentos com a família e amigos, afinal, o cheirinho de casa nova só não é melhor do que chegar em um lar aconchegante e que tem a cara e reflete a personalidade das pessoas que o habitam.
Burocracia
Tão importante quanto definir os detalhes de um projeto, contratar bons profissionais e investir em materiais de construção, é estar atento as exigências e normas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) quanto a regularização de uma obra, seja ela de construção ou de reforma para não se ter problemas e precisar interromper o andamento do projeto. Muitas das informações necessárias para se começar uma obra podem ser obtidas através do site do CREA/RS (www.crea-rs.org.br) e passam desde a contratação de um profissional técnico pela obra (que pode ser um Engenheiro Civil ou um Arquiteto), até a aprovação dos projetos pelo CREA e também pela prefeitura, para então providenciar o alvará de licença para construção e começar a obra.
A burocracia não para por ai. Quando tudo estiver pronto é ainda preciso providenciar o Habite-se ou Certidão de Edificação Existente, que deve ser solicitado junto a prefeitura e serve para que seja verificado se a obra foi executada conforme o projeto. Outras dúvidas e maiores informações podem ser obtidas junto ao 0800.644.2100.


CIA DAS TINTAS 
- Um novo e especial colorido para o seu lar 
 A Cia das Tintas oferece infinitas possibilidades de cores

Renovar a pintura da casa, do escritório ou do consultório é o primeiro passo para quem quer encerrar o ano em ambientes aconchegantes e bonitos. A qualidade na hora de pintar é fundamental e, pensando nisso, a Cia das Tintas oferece a linha completa da Suvinil, que é líder de mercado e está sempre inovando e pensando em soluções para embelezar a sua casa, através de uma ampla e variada linha de tintas e de possibilidades de texturas.
E para ajudar quem ainda está na dúvida de qual cor irá ficar melhor na sua casa, a Cia das Tintas em parceria com a Suvinil trabalha com o sistema de Color Teste, onde o cliente tem a possibilidade de testar a cor em uma pequena área da casa antes de definir a cor que irá utilizar. Uma nova máquina do sistema SelfColor também já está funcionando na Cia das Tintas e aumento a gama de possibilidades de cores. Além das tintas Suvinil, a loja também trabalha com outras linhas de menor custo. 


ATITUDE – ARQUITETURA, DESIGN E PROPAGANDA


 Projetos comerciais e residenciais que aliam-se ao marketing para concretizar sonhos
Mix de ideias é o principal diferencial da Atitude Arquitetura, Design e Propaganda
A cobertura da varanda funciona com controle remoto para melhor aproveitamento do espaço em qualquer estação do ano
 As lojas Rabusch de qualquer lugar do país carregam a identidade e a proposta desenvolvida pela Atitude – Arquitetura, Design e Propaganda
Um escritório de arquitetura, design e propaganda que objetiva concretizar sonhos através de um diferencial que mescla o marketing aos projetos comerciais, visando o planejamento de espaços feitos para vender, e a ideia de agregar valores ao projetar residências que reflitam a personalidade e as ideias de quem a irá habitar.
Há três anos no mercado, o escritório Atitude - Arquitetura, Design e Propaganda, conta com os profissionais Carla Schons, Luciani Corrêa, Kátia Vinciprova e Felipe Antunes, que trabalham com profissionalismo, competência e agilidade projetando e executando, em parceria com construtoras da cidade, propostas comerciais e residenciais, passando por todas as áreas da arquitetura e proporcionando um relacionamento de confiança e sempre em busca de novos desafios e parcerias para a satisfação de seus clientes.
A sustentabilidade também é uma preocupação do Escritório, que sempre leva essa questão em considerações na hora de planejar e executar os seus projetos.
Projetos residenciais
Considerando cada projeto único e especial, o foco da Atitude – Arquitetura, Design e Propaganda é que cada projeto reflita a personalidade do cliente e contemple os seus desejos e sonhos. E, já que o objetivo é realizar sonhos, são realizadas tantas modificações quantas forem necessárias até que o projeto fique exatamente como o cliente deseja. Outro diferencial é a apresentação dos projetos em 3D o que facilita a visualização dos detalhes e melhor compreensão da proposta.
Projetos comerciais
Na área comercial o principal diferencial é o trabalho que mistura a arquitetura com o marketing e o merchandising, onde o foco dos projetos é o de planejar ambientes especialmente pensados para vender os produtos. A proposta é que através do entendimento sobre as necessidades do cliente, características dos produtos ou serviços oferecidos e público alvo, parte-se para um trabalho de pesquisa que oferece soluções e ideias que abrangem o projeto como um todo.
Como fruto do trabalho desenvolvido o Escritório atende a rede de lojas Rabusch, sendo o único Escritório de arquitetura homologado pela empresa e responsável pelos projetos de todas as lojas da marca em qualquer lugar do país. A Atitude – Arquitetura, Design e Propaganda, realiza ainda a criação de Manual de Visual e Merchandising, tendo a pouco finalizado o novo conceito que a rede de lojas Picorrucho inaugura em 2013.



MARMORARIA BITTENCOURT 
 Beleza, sofisticação e requinte nos ambientes

 A Marmoraria Bittencourt trabalha com uma grande variedade de pedras como o mármore e o granito



Poucos materiais naturais resistem tão bem ao passar do tempo e, ainda, agregam charme e estilo a todo tipo de ambiente como o mármore e o granito, aliando durabilidade, luxo e requinte.
Podendo ser aplicada em fachadas, pisos, móveis, pias, paredes decorativas e colunas, seja em ambientes residenciais ou comerciais, internos ou externos, existe sempre uma pedra de mármore ou granito adequada a cada situação e ambiente. Terezinha Bittencourt, da Marmoraria Bittencourt, conta que um diferencial é que as peças são preparadas sob medida e de acordo com as necessidades de cada cliente.
É inegável, ainda, versatilidade e o requinte que o mármore e o granito podem trazer para um ambiente. Por serem naturais, a variedade de cores e formas proporcionam a cada espaço um local único. Considerados produtos nobres para decoração de interiores e exteriores, as vantagens são muitas ao utilizar esse tipo de material, indo da beleza estética que um ambiente apresenta quando decorado ou revestido, à durabilidade e facilidade para se manter a limpeza e higiene do local.


ANA LÚCIA KALIL
- Incremente sua área de lazer  
 A Arquiteta Ana Lúcia Kalil Sarmento trabalha com projetos de interiores e exteriores para prédios residenciais e comerciais



Receber amigos, desfrutar de bons momentos em família, relaxar após um dia de trabalho, aproveitar os dias mais quentes. Tudo isso pode ser ainda melhor do que é quando se pode contar com ambientes pensados e executados para proporcionar lazer, segurança e bem estar. As áreas de lazer são uma dos espaços mais especiais da casa e ganham charme especial quando planejados conforme as necessidades de cada família.
A Arquiteta Ana Lúcia Kalil Sarmento conta que é preciso pensar em questões como segurança e conforto, além de atender aos desejos de quem irá desfrutar dos ambientes. No projeto elaborado para a família Silveira (foto), que adora usar da sua área de lazer para receber os amigos, a piscina ganhou um novo deck, com iluminação especial e que ainda auxilia a demarcar os degraus, garantindo a segurança. A floreira, além de funcionar para o embelezamento, ajuda a demarcar a área da piscina, que ainda ganhou novos bancos para os banhos de sol e reuniões a beira da água.
O escritório atua também com a elaboração e execução de projetos de interiores e também com projetos comerciais, de escritórios e consultórios médicos, que são sempre pensados de acordo com as necessidades de quem irá utilizar o espaço.


ASM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 
- Renove sua casa usando pisos laminados
 Na ASM Materiais de Construção você adquire o piso laminado e ganha a instalação

CRÉDITO FOTO: Fuzion Multimídia/Especial

 O ambiente ganha mais charme e sofisticação com o uso dos pisos laminados como no Residencial Santa Fé
A facilidade de instalação e a praticidade são os grande benefícios dos pisos laminados
 Pensando em ajudar a construir ambientes confortáveis, seguros e perfeitos para a sua família a ASM oferece variado showroom
Pó, bagunça, demora na conclusão. Elementos presentes em uma reforma, mas que podem ser facilmente evitados se você optar por usarem seus ambientes os pisos laminados. De fácil instalação e manutenção bastante prática, os pisos laminados são uma ótima alternativa para quem busca projetos inovadores e quer renovar a casa sem precisar de grandes reformas e todos os inconvenientes que elas causam.
A ASM Materiais de Construção trabalha com a linha Eucafloor da marca Eucatex, o que é mais uma garantia de qualidade e satisfação. De acordo com o Gerente Geral da ASM Materiais de Construção, Aloísio Albano, os pisos laminados são fáceis de instalar e de manter e, ainda, são a melhor opção para quem quer beleza e praticidade no dia a dia. Ele destaca também que a loja oferece outra facilidade aos seus clientes que é a instalação. Ou seja: quem compra pisos laminados na ASM ganha a instalação gratuita.
Os pisos laminados são oferecidos em diversos padrões, o que facilita a escolha e adaptação a todo tipo de ambiente. Entre as vantagens dos pisos laminados estão a s tábuas mais largas e elegantes; a instalação rápida e prática com exclusivo encaixe que elimina a necessidade do uso de cola; a instalação, sem cheiro, barulho e sujeira;maior durabilidade; mais resistência; facilidade de limpeza e manutenção; ótimo acabamento; padrões exclusivos e modernos; confortável em qualquer temperatura; proporciona sofisticação aos ambientes; é ecologicamente correto pois não degrada o meio ambiente.
Atendimento especializado
Com o objetivo de proporcionar aos clientes uma ajuda especializada, a loja ASM Materiais de Construção oferece mais um diferencial em seus serviços: a Arquiteta Lisandra Blóis está a disposição para auxiliar na composição dos ambientes e escolha dos materiais adequados. Além da orientação especializada da Arquiteta, os clientes ASM tem a disposição um showroom completo com as melhores linhas de pisos, revestimentos, louças e tudo o que é necessário para a execução da sua obra.


ARQ. MARIA DE LOURDES 
- Propostas diferenciadas para projetos comerciais ou residenciais
A Arquiteta Maria de Lourdes Campos Costa realiza projetos para toda a região e inclusive zona rural




Reconhecida pelo trabalho diferenciado desenvolvido em projetos e execuções de obras comerciais, residenciais, reformas, ampliações e também na decoração de interiores, a Arquiteta Maria de Lourdes Campos Costa atende a toda a região, inclusive a zona rural, com propostas inovadoras e que refletem a identidade e exigências de cada cliente.
Cada espaço é pensado e planejado agregando propostas de bem estar, conforto e segurança, mas sem esquecer do charme e elegância de cada ambiente.


LADRILHOS TERRA INGLESA 
 Renove sua decoração com ladrilhos hidráulicos 
Ladrilhos Terra Inglesa conferem charme e elegância aos ambientes



Um material extremamente durável e resistente, de fácil limpeza, e que dificilmente apresentará problemas como rachaduras ou quebra. Além disso, não conduz calor e agregar charme e estilo aos ambientes. O ladrilho hidráulico é uma técnica que remonta à época dos bizantinos e se espalhou pelo mundo, sendo trazida ao Brasil pelos portugueses e que ganha cada vez mais espaço em obras que priorizam o bom acabamento e em que se busca resultados diferenciados com peças artesanais e exclusivas.
Os ladrilhos Terra Inglesa possuem ainda o diferencial de estarem a mais de dez anos no mercado atuando com ladrilhos hidráulicos lisos, decorados e texturados para exterior e sinalização (podotátil) utilizados tanto para o revestimento de pisos,paredes e no mobiliário. Produzidos de forma artesanal Terra Inglesa levam cerca de 20 dias para ser entregues e conferem aos ambientes um ar rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado e elegante. O uso desse material é indicado para agregar mais personalidade e estilo a qualquer cômodo da casa ou apartamento, além dos ambientes externos, como varandas e quintais.


JOACIR SACHETT 

 Marcas consagradas para a segurança da sua casa 
JoacirSachett oferece qualidade através produtos diferenciados


Pensar na qualidade das aberturas, telhados e piso é fundamental para garantir a segurança, durabilidade, conforto e beleza de qualquer projeto. As esquadrias Schwanck, as telhas Claudio Vogel, as telhas de concreto Orlandim, os pisos laminados ForthFloor e as fechaduras Pado são referencias em qualidade e design e estão a disposição no Escritório de Representações Joacir  Sachett, que atende a toda a região através de consultoria personalizada.
Consagrada na fabricação de telhas, a empresa Claudio Vogel é referência também em pré-lajes e pisos de concretos, reconhecidos pela qualidade. As lajes pré-moldadas Claudio Vogel oferecem melhor isolamento térmico e acústico, graças à dupla câmara de absorção de ruído e calor. Seu processo de produção proporciona maior resistência e menor escoramento, além de mais rapidez na montagem e reduzir custos com mão-de-obra.
 As telhas Orlandim são feitas de concreto em vários modelos e cores com altíssimo acabamento, resistência e design moderno e arrojado. Os principais diferenciais das telhas Orlandim estão no charme, beleza e sofisticação que dão um toque especial a obra.
:As fechaduras Pado agregam charme e estilo aos ambientes e são, ainda, referência em segurança e durabilidade. As opções de modelos são bastante variadas e se adequam a todos os estilos de ambientes.
 Os pisos laminados ForthFloor possuem o diferencial de serem clicados dispensando o uso de cola e com alta resistência em HDF. Uma das principais linhas é o piso Acustic, único emborrachado e 15 anos de garantia, com redução de ruído, durabilidade e facilidade de instalação. A ForthFloor oferece ainda acessórios em MDF como rodapés, junções, redutores e cordões.
 As esquadrias Schwanck são de alta qualidade, feitas em madeiras nobres como itauba, louro freijó, grápia e ipê-cumaru e sob medida. Produzidas através de rigoroso processo para perfeita adaptação, proporcionam mais segurança e bem estar, sem esquecer da beleza e conforto em esquadrias sob medida. Para as portas, puxadores modernos conferem ainda mais sofisticação e beleza.


BECKER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 

- Agilidade na entrega e grande variedade de produtos
 A Becker Materiais de Construção tem mais de sete mil itens a disposição

Com uma linha completa de materiais de construção, como tijolos, massa e tinta e ainda materiais de acabamento diferenciados, a Becker Materiais de Construções tem mais de sete mil itens a disposição em uma estrutura de mais de 1.700m², onde o cliente encontra desde os materiais mais simples até os mais sofisticados.
São diversas opções em duchas, torneiras elétricas, revestimentos cerâmicos, kits para banheiros, portas, armários para banheiro, aberturas de madeira trabalhadas, aquecedores a gás, roupeiros multiuso e ferramentas em geral. Outro diferencial da loja está na agilidade e eficiência na entrega, que é realizada pela própria loja, além dos preços que também auxiliam quem está construindo.
 As banheiras de hidromassagem e spa da Astra conferem mais luxo e sofisticação ao banheiro, além de serem perfeitas para relaxar e repor as energias.
 Os porcelanatos decorados são ideais para quem deseja agregar peças diferenciadas ao seu ambiente. Eles podem ser utilizados nas cozinhas, banheiros, áreas de lazer ou onde se achar conveniente.
As portas pivotantes são lindas, seguras e ocupam menos espaço. As opções de puxadores também são bastante variadas e agregam ainda mais charme às portas. Outras opções de portas externas e internas também são comercializadas. Há ainda a possibilidade de optar pelas portas e janelas de aço.
As louças para banheiro tem design moderno e inovador para agregar mais estilo ao ambiente. As cubas também são ponto chave na hora de planejar o banheiro. Novos modelos, formatos e cores são ideais para compor o ambiente.
 Os armários de banheiro tem inúmeras opções de cores, tamanhos e composições.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Caderno Pampa :: 22 de Dezembro de 2012 :: Edição nº 278




O ano passou voando e, agora, um ano novinho bate às nossas portas cheio de sonhos, desejos e realizações. 2012 está terminando para que 2013 comece e seja ainda melhor. Antes, ainda podemos reunir a família e comemorar o natal, uma época mágica e cheia de simbologias que encantam adultos e crianças e são perfeitas para quem não abre mão de celebrar o amor, o respeito e a felicidade. Celebre com a sua família, recarregue as energias, tome novo folego e receba 2013 de braços abertos. Feliz Natal, uma excelente virada de ano e até 2013!
Nesta última edição de 2012 preparamos dicas para que você consiga encerrar o ano bem e começar o próximo ainda melhor. Afinal, nada melhor do que está época do ano para arriscar-se por novos rumos e descobrir caminhos que levam para o bem estar e felicidade.
PRÓXIMO PAMPA: 12 de janeiro

- Comece o ano zen! 

 Buscar novas alternativas pode ser uma excelente maneira de começar bem 2013
Dezembro é um mês especial. Ele marca o fim de um ciclo, mas principalmente dá início a outro. Por isso, é a época perfeita para rever a vida e planejar o futuro. Se matricular na academia, começar a aprender inglês, parar de fumar, falar sobre aquele assunto chato com o seu sócio, mudar de trabalho, juntar dinheiro, começar um novo esporte, viajar, aprender a dançar, retomar uma amizade antiga, mudar de casa. A lista pode ser grande, mas precisa contemplar tudo aquilo que vai ajudar a fazer do ano novo um ano perfeito.
O primeiro passo, de acordo com a Terapeuta Karina Prado é se conhecer. Identificar seus pontos altos e baixos e trabalhar aquilo que precisa ser melhorado. Ela destaca que essa é uma tarefa pessoal e que exige reflexão, mas que o resultado pode ajudar a descobrir erros que atrapalharam no ano que passou.
“Este trabalho de reflexão pode ser diário, mas ganha sentido especial nesta época do ano e é uma excelente maneira de fazer de 2013 um ano melhor”.
Após identificar os rumos que se deseja tomar é hora de correr atrás e fazer os planos serem colocados em prática. Algumas dicas também podem ajudar a começar o ano zen e com o pé direito:
O problema é dinheiro? Planeje-se: Cuidar mais do “capital" dará a você mais tranquilidade para uma emergência ou para realizar aquele grande sonho. Ninguém gosta de dívidas.
Coma, beba e divirta-se, mas com moderação: Você não precisa abrir mão das melhores coisas da vida, mas o bom senso está em saber aproveitar as maravilhas da vida com moderação.
Vista o que faz você se sentir bem: Estar na moda pode ser legal. Mas isso faz você se sentir bem? Neste novo ano procure vestir as roupas e cores que mais combinam com você!
Recicle e reaproveite: Sustentabilidade é um bom conselho sempre. Reciclar ideias, sonhos e projetos pode ser uma excelente alternativa.
Inove: O Tradicional é sempre mais fácil, mas nem sempre é o melhor, então, sempre que puder, arrisque-se.
Valorize as pessoas: Muitas vezes não valorizamos as pessoas que estão sempre ao nosso lado, então não perca mais tempo! Valorize a família, os amigos e todas as pessoas queridas da sua vida.



ESPECIAL COMPORTAMENTO

EDUCAÇÃO FÍSICA: TECNOLOGIAS, DESPORTOS, CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO, INCLUSÃO, LAZER E SAÚDE

 No contexto atual esta profissão é a que mais movimenta o terceiro setor, cresceu muito nas últimas décadas, evoluindo em todas as especificidades e atribuições.  Vamos fazer um estudo rápido comparando esta premissa.
A educação física passou por várias linhas, inicialmente foi militarista, onde saiu dos quartéis para as Escolas (as aulas eram ministradas por militares), após isso apareceram as primeiras faculdades e cursos de Educação física, décadas depois evoluíram para “qualidade de vida e saúde”, de forma coletiva ou individual, abrangendo além das Escolas, clubes, hotéis,condomínios, empresas, clinicas de reabilitação,esportes de alto desempenho e projetos desportivos junto as prefeituras. 
Podemos afirmar que hoje isso se multiplicou e cresceu vertiginosamente, atribuí-se também ao grande momento paralímpico, com a performance dos nossos atletas que se destacaram recentemente. E nós brasileiros teremos a oportunidade de sediar a Copa 2014, como pentacampeões de futebol, sem falar na felicidade de termos o atleta do século.
Vemos o mercado de fitness com várias tendências de atividades físicas, com inúmeras academias, com o “boom dos esportes”, eventos esportivos cada vez maiores e melhores, a tecnologia de aparelhos e vestuários de ponta, coisas que antigamente nem se sonhava existir. Somos hoje em dia uma classe diferenciada de profissionais, com reconhecimento  de todos os profissionais da saúde, aliás, estamos inseridos tanto na área da EDUCAÇÃO e SAÚDE.
Essa dupla função nos dá ampla atuação nas áreas de Fitness, Treinamento desportivo, Lazer, Escolas, Eventos e Gestão Desportiva e Desportos Adaptados, o que na realidade faz com que consigamos trabalhar com uma versatilidade e diversidade, devido a formação acadêmica teórica e prática dos cursos de educação física, interferindo diretamente na comunidade como educadores e atores sociais.
O profissional de Educação Física também tem sua atuação consolidada na prevenção de doenças graves oriundas do sedentarismo (cardiopatias, hipertensão, obesidade, osteoporose,etc.) contribuindo na melhoria da saúde física e mental: imunidade, depressão, autoestima e estética corporal como também na diminuição da ansiedade e controle ponderal.
Os exercícios estimulam a agilidade, a destreza, a memória, a coordenação motora geral, o equilíbrio e tônus postural, aumentam densidade, tamanho e resistência óssea, evitando fraturas em todas as idades. As atividades físicas não têm contra indicações, existem objetivos específicos para cada caso, o que permite ao profissional de Educação Física prescrever os exercícios adequados para qualquer individuo, desde a tenra idade, adultos e idosos. Aos meus alunos digo sempre: A educação física é a profissão do futuro sendo necessária à todos, porque através dos exercícios estimulamos hormônios que promovem o bem estar (endorfina), o aumento da imunidade e hormônios que reduzem o estresse  promovendo o bom humor, prazer e felicidade, em contra partida, população mais saudáveis. Quem não quer isso!
A educação para a saúde faz parte de nossa cátedra, estamos atentos as novas tecnologias e saberes, mas sabemos que antes de tudo o papel do professor de Educação Física é o mais importante, somos e sempre seremos atores principais desta evolução.

Cármen Regina Schimitd Barbosa
Profª Universitária, Fisioterapeuta.


- Matrículas abertas no Colégio Auxiliadorade Bagé 

CREDITO FOTO: Arquivo/ZH Bagé
Período de matrículas e rematrículas vai até o dia 28 de dezembro
Oferecendo uma educação diferenciada, com foco no desenvolvimento social e cognitivo de seus alunos, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora está com o período de matrículas e rematrículas abertas para o Ensino Fundamental e Médio. As vagas podem ser efetivadas até o dia 28 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde.
Um dos principais diferenciais do colégio é a oferta das aulas também em turno inverso, implementado em 2012 e que resultou em frutos bastante positivos. A proposta objetiva mais tempo de convívio dos alunos com a escola e assim, uma melhora na aprendizagem e preparação dos alunos para o futuro, oferecendo mais estudo e ensino. O material didático e espaços como as salas especificas de educação artística, robótica e outras atividades complementam alguns dos diferenciais da escola. Outro ponto é a permanente qualificação de professores e funcionários.

- Senac Bagé lança novas opções de Cursos Técnicos
 São seis opções de cursos nas modalidades presencial e semi presencial
Com duração de um a dois anos, os cursos técnicos de nível médio são uma ótima opção para quem deseja uma inserção rápida no mercado de trabalho. Para quem pretende ter uma formação com ensino de qualidade, o Senac Bagé está com inscrições abertas para seis cursos. As aulas iniciam a partir do mês de março e as matrículas podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua Marechal Floriano, 1456.
No ano de 2013, a instituição passará a oferecer três opções de cursos técnicos na modalidade semi presencial: Técnico em Transações Imobiliárias (Corretor de Imóveis), Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Marketing.Além dos novos cursos semi presenciais, a escola também oferecerá os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade presencial. Comerciários tem descontos de 20% e militares desconto de 15% em todas as turmas oferecidas pelo Senac em Bagé.



****************************
SOCIAL
Por: Graciela Freitas

Para agradecer mais um ano de parceria, minhas colegas de Caderno Pampa visitaram nossos amigos patrocinadores na última semana e entregaram-lhes um espumante Salton, cedidos carinhosamente pelo representante da marca em Bagé, os Supermercados Nicolini. A todos vocês, o nosso muito obrigada e o desejo de mais sucesso!

: A colega Sinara Nottar com a equipe da Nova Era

: Dilce Souza com o proprietário, Antônio Cougo, e equipe da Madalena Calçados
: A coordenadora da ZH Bagé, Dilce Souza, com os colaboradores da Óptica Bagé


A pequena Mariáh, filha de Heloísa e Marcelo Daneres Luiz, completou 4 aninhos no dia 05 deste mês e ganhou uma big festa no Fest In Company

Cheias de estilo, Maria Carolina de Leon e Mariana Gehres num clic de Leko Machado para a loja Rosa Chiclete




O casal Simone Ebert e Dorval Silva no Bagé Sob o Olhar da Moda 2


CURTAS:

Então é Natal... Caros leitores do Caderno Pampa desejo a todos vocês um Natal abençoado, bem como, um Ano Novo excepcional, repleto de vibrações positivas. E não se esqueçam: temos um encontro marcado em 2013. Felicidades e até lá!

Para aqueles que ficarão por Bagé na noite de Natal, vale a pena dar um pulinho na igreja Nossa Senhora da Conceição e conferir a bela celebração preparada por Frei Álvaro Bordignon e convidados. A missa inicia às 21h e terá a participação da banda Som da Cor e do Grupo Teatral Bufões da Rainha.

Hoje, no palco do Natal Luzes no Pampa, em frente a Catedral de São Sebastião, apresentação do Grupo Sonido del Alma Gaucha, a partir das 21h.


- Parceria entre Nicolini e Salton
A parceria selada entre a rede de Supermercados Nicolini e os Vinhos Salton tornou as lojas da rede distribuidoras oficiais da marca para toda a região, atendendo às empresas revendedoras, com preços diferenciadas, o consumidor final e também eventos. A iniciativa da associação entre as duas marcas objetiva disponibilizar um produto de alta qualidade e reconhecimento ao maior número possível de consumidores da região. Os produtos Salton podem ser encontrados nas nove lojas Nicolini e, para eventos, no Atacado ou pelo telefone (53) 3242.7917.

- Equipamentos de última geração, agilidade e qualidade para a manutenção do seu veículo 

 A DinapolliCentro Automotivo já está em pleno funcionamento
 Luciano, Marcelo e Guilherme junto à máquina de última geração para geometria e balanceamento
Com serviços de mecânica e elétrica, desde reparos na injeção eletrônica, balanceamento e geometria, manutenção de ar-condicionado, de suspensão e freios, entre outros, para todos os veículos, sejam nacionais ou importados, a Dinapolli Centro Automotivo inaugurou e já está em pleno funcionamento oferecendo uma ampla estrutura que reúne os mais diversos produtos e serviços com agilidade e transparência em seus serviços. A parceria com a Bosch garante aos clientes a qualidade de um auto-center de alta qualidade técnica onde o cliente terá a disposição peças de qualidade e mão de obra especializada com a garantia de agilidade e eficiência no atendimento.
O empreendimento d família Batistella é capitaneado por Luciano Batistella e tem entre seus destaques uma máquina de última geração para a realização de geometrias e balanceamento. A Dinapolli Centro Automotivo está localizada na Avenida Santa Tecla, próxima do Supermercado Nicolini.

- Inscrições abertas para o Garota Verão 2013 

CREDITO FOTO: Arquivo/ZH Bagé
O maior concurso de beleza do sul do Brasil está com inscrições abertas, tendo como foco principal meninas que sonham em ser modelos internacionais e brilhar em passarelas do mundo da moda. Podem participar meninas que tenham entre 15 e 20 anos, sem filhos, solteiras e que possuam vínculos com a cidade que irão representar.
A vencedora de 2013 ganhará um contrato de dois anos com uma agência de modelos internacional. As inscrições podem ser feitas na RBS TV Bagé e na Sucursal da RBSTV em Sant’Ana do Livramento.Mais informações pelo telefone (53) 3240.5300 ou andressa.silveira@rbstc.com.br.
As etapas municipais acontecem em janeiro e já têm datas definidas. Em Candiota a seletiva acontece dia 13, com representantes de Candiota, Pinheiro Machado e Hulha Negra. No dia 19 é a vez de Dom Pedrito. Dia 20 Bagé  Sant’Ana do Livramento escolhem as suas representantes e no dia 25 é vez das meninas finalistas subirem na passarela para a etapa regional, que ainda terá a cidade definida.

- Aceguá promove Festa de Natal
Em sua 12ª edição o Natal do Pampa promove atividades em Aceguá em comemoração ao Natal. Neste ano a prefeitura realiza a programação nos dias 22 e 23 de dezembro. Hoje, no ginásio coberto da Escola Nossa Senhora das Graças acontecem atividades culturais a partir das 20h. Amanhã, dia 23, a programação acontece no Módulo Esportivo a partir das 16h, com distribuição de lanches, refrigerantes, doces e brinquedos, além da chegada do Papai Noel. A programação acontece em parceria com o Rotary Clube Aceguá.

- Exposição “Arquitetura da Saudade e Patrimônio Cultural” em São Gabriel
O Patrimônio Cultural escondido no cemitério de São Gabrielesta sendo revelado sob a ótica sensível das lentes de Lucia Mendonça Bento Pereira. A mostra fotográfica “Arquitetura da Saudade e Patrimônio Cultural” fica aberta até o final de dezembro no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim – Igreja do Galo. Junto ao acervo de Lúcia está exposta a produção fotográfica de sua filha Luciana de 13 anos.

- Final de semana de festa em Candiota
Depois de precisar ser adiado o 19° Canto Moleque da Canção Nativa de Candiota está acontecendo neste final de semana. De acordo com a Comissão Organizadora o evento acontece até amanhã, dia 23 de dezembro, na Praça Dario Lassance. Além das apresentações de músicas inéditas, acontecem shows com o grupo Alma Gaudéria, e com os músicos Dante Ramon Ledesma, João Chagas Leite e Pedro Ernesto Denardin.

- Schardosim realiza carreata de Natal 
Com a presença do Papai Noel a Distribuidora de Bebidas Schardosim realizou na sexta-feira, dia 12, uma carreata pelas principais ruas de Bagé para divulgar o seu novo produto: o chopp. A ideia, contam as empresarias da Schardosim Roseli e Natália, foi de ao mesmo tempo divulgar a bebida, que foi distribuída gratuitamente, e comemorar o Natal com a distribuição de balas e doces para as crianças. A iniciativa contou com a participação da empresa Gastel de Pelotas.



- O biquíni certo para cada tipo de corpo
O biquíni certo para o seu tipo de corpo garante o sucesso do seu verão. Então, escolha o biquíni que valoriza seus pontos fortes e disfarça os defeitinhos e não esqueça que o biquíni certo para o seu tipo de corpo é aquele que valoriza suas curvas. E o verão 2013 veio cheio de novidades, entre elas a liberdade para montar o biquíni perfeito, com cores e estampas diferentes em cada peça. Os modelos “tomara que caia” é o preferido e as calcinhas ganham diversos formatos e cores para se adaptar a todos os tipos de corpo.
Foto: Biquínis loja Síntese

Magrinhas X cheinhas
Estampas grandes e médias e top de uma cor com calcinha de outra são boas pedidas para as magrinhas, que podem usar estampas grandes e médias, que chamam a atenção para o corpo. 
Para disfarçar as gordurinhas, biquínis lisos em cores escuras ou alça de cor diferente do resto do top são boas sacadas. Há ainda uma sacada legal: usar a alça do top em uma cor diferente do resto chama a atenção para o colo, uma parte mais magrinha do corpo. Calcinhas mais largas também disfarçam a barriguinha saliente, bem como as de cintura mais alta.

Seios pequenos X seios volumosos
Os modelos cortininha, com bojo, frente única e em cores claras são algumas das boasopções para quem quer dar impressão de volume aos seiosAs estampas na parte de cima, principalmente as miúdas, também dão um up nos seios, assim como as cores claras. Listras horizontais ou diagonais contribuem para a sensação de volume.
Já seios volumosos pedem sustentação: alças largas e suporte logo abaixo do bojosão boas pedidas, bem como aqueles em estilo faixa, desde que levem alças. Se quiser usar frente única, preste atenção se o bojo sustenta bem o busto.

Bumbum pequeno X bumbum grande
Biquínis para bumbum pequeno pedem estampas miúdas, listras diagonais, cores claras e lacinhos na calcinha que são ótimos para dar impressão de volume na parte de baixo. Pode-se optar calcinhas tipo tanga ou asa delta. Outra dica é usar cores claras e listras horizontais ou diagonais.
Quem tem bumbum grande deve chamar a atenção para o busto e usar cores escuras e lisas na parte de baixo. Disfarce escolhendo calcinhas com laterais largas e chame a atenção para o colo, combinando uma parte de baixo básica com um top mais detalhado.

Baixinhas X altas
As baixinhas devem apostar nas calcinhas tipo asa-delta, que alongam as pernas e deixam a mulher mais alta. Só cuidado se você tiver o bumbum muito grande, pois esse modelo realça ainda mais. Calcinhas de cintura baixa também alongam o corpo. Já as mais altas devem evitar os modelos que alongam, como o biquíni asa delta e as calcinhas de cintura baixa.

Sem muita cintura X curvas acentuadas
Não tem muita cintura? Vá de biquíni tomara que caia. Agora, se seu corpo é tipo violão, aposte nos modelos cortininha para acentuar as curvas.



Atividade rural – despesas (I)

Selecionamos algumas das perguntas e respostas sobre a atividade rural, constantes no sítio da Receita Federal do Brasil (RFB):
511 - Gastos com assistência à saúde de trabalhador rural podem ser deduzidos como despesa da atividade rural?
Somente podem ser deduzidos os gastos com assistência à saúde que se configurem como permanentes e constantes, e se destinem à melhoria da condição de vida do trabalhador rural, não sendo permitida a dedução de gastos eventuais.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 62, § 2º; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 8º, VII)
512 - Quando se apropria a despesa decorrente de aquisição de gado ou de outros bens da atividade rural com pagamento antecipado do preço?
Os valores efetivamente pagos são computados como despesa somente no mês do recebimento dos animais ou bens.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 62; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 17 § 3º)
513 - Podem ser deduzidas na atividade rural as despesas de aluguel, uso e manutenção de veículos?
Sim, desde que as despesas sejam realizadas com veículos utilizados diretamente na atividade rural, tais como os gastos realizados com peças de reposição, manutenção e uso de veículos, combustíveis, óleos lubrificantes, serviços de mecânico, salários do condutor.
519 - Quando se considera despesa a aquisição de bem da atividade rural por intermédio de consórcio?
Somente após o recebimento do bem, os valores já pagos, expressos em reais, acrescidos do valor correspondente ao lance, se for o caso, podem ser considerados despesa. Daí em diante, os demais pagamentos, até o final do contrato, também serão considerados despesa no mês correspondente. Enquanto o bem não for recebido, os valores pagos em cada ano-calendário devem ser informados apenas na ficha relativa a Bens da Atividade Rural do Demonstrativo da Atividade Rural, não podendo ser considerados despesa.
(Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 62, §§ 5º e 6º; Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001, art. 17, §§ 2º e 3º)”. (Fonte: RFB)

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




 Panetone de Brigadeiro 

CRÉDITO FOTO: Divulgação
Tem comida que represente mais o natal que um delicioso panetone? Seja ele de frutas cristalizadas, chocolate ou trufado. A dica, então, é incrementar e deixar o panetone ainda mais saboroso.
Ingredientes:
2 latas de leite condensado;
2 colheres (sopa) de margarina;
1/4 xícara (chá) de leite;
3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
Bolinhas de chocolate ao leite e de chocolate branco;
1chocotone pronto de 500 g.

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a aparecer o fundo da panela e ficar no ponto de brigadeiro, mas um pouco mais mole do que no ponto de enrolar. Deixe esfriar.
Corte o chocotone em cinco discos ou ao meio, como preferir.Coloque uma camada de brigadeiro sobre cada disco.Reserve um pouco de brigadeiro.Leve o panetone recheado à geladeira até o recheio firmar.Depois de gelado, sobre a tampa espalhe o brigadeiro reservado e cubra com as bolinhas de chocolate ao leite e branco.