Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2013

CADERNO PAMPA::26 DE JANEIRO DE 2013:: EDIÇÃO 280


Dois assuntos muito importantes são os carros chefes desta edição do Caderno Pampa. O primeiro, em comemoração ao Dia do Aposentado, trata da saúde dos idosos e, melhor, indica os passos para se viver a aposentadoria com saúde e, principalmente, com qualidade de vida. São ações simples, mas que podem fazer toda a diferença a longo e médio prazo e garantir que você possa curtir a sua merecida aposentadoria como merece. Na outra ponta estão as crianças, alvo da segunda matéria chave desta edição. Nesta época do ano, os pequenos costumam ficar mais soltos e, em muitos casos, abusam das guloseimas ou “besteiras”, principalmente na praia. O alerta serve também para os adultos e idosos: é preciso moderação. Não precisamos ir de um extremo ao outro (se empanturrar de “besteiras” ou abrir mão completamente delas), só precisamos conhecer a medida certa para saber aproveitar e nos deliciarmos com estas delicias de verão.


PRÓXIMO PAMPA: 09 de fevereiro


Hoje tem folia em Santa Thereza
Hoje e nos sábados de fevereiro (dias 2, 9 e 16), das 21h de sábados à 1h de domingo, o Centro Histórico de Vila Santa Thereza abre suas portas gratuitamente para a folia de carnaval. De acordo com a Secretaria de Cultura a festa tem o mesmo formato dos anos anteriores, tocando marchinhas antigas de carnaval.
Os organizadores estimulam os participantes a irem fantasiados. Haverá concurso de fantasia em duas modalidades: grupo e individual, sendo que, este último, pode ser disputado nas categorias adulto e infanto-juvenil. Os bailes são uma realização da Associação Pró-Santa Thereza, com apoio da Secretaria de Cultura.

Guatambu duplica safra de uvas
Na metade do mês de janeiro, a Guatambu deu a largada na colheita da safra 2013, com uvas Chardonnay, PinotNoir e Gewürztraminer, cultivadas em Dom Pedrito. As três variedades serão destinadas à elaboração de espumantes superiores, utilizando o método francês champenoise. Até final de março, a expectativa é de colher 100 toneladas de uva, entre brancas e tintas de oito variedades viníferas, o dobro do que o ano anterior, devido ao fato deste ano estarem entrando em produção 11 ha a mais de vinhedos. Conforme o diretor geral da empresa, Valter José Pötter, a ideia é aumentar gradativamente a produção da vinícola, acompanhando a produção dos vinhedos, até chegar a 170 mil garrafas anuais.

Conforme a engenheira agrônoma e enóloga Gabriela Pötter, uma das proprietárias e responsável técnica da vinícola, a qualidade das uvas está excelente, tanto em termos de equilíbrio entre açúcar e acidez, quanto em termos de composição de aromas e sanidade. Além disso, será no final do outono deste ano que a Guatambu inaugura a vinícola enoturística, na beira da BR 293, entre Dom Pedrito e Santana do Livramento. O prédio temático, inserido no contexto do pampa gaúcho, terá restaurante e salão de eventos, e, segundo os proprietários, já existem vários aniversários e casamentos agendados para o ano.


 Cápsula do tempo inspira artistas
Os votos do “que eu considero patrimônio da comunidade e quero que seja preservado”, depositados na “Cápsula da Memória”, transformaram-se em arte no Da Maya Espaço Cultural, quando artistas deram vidaao apelo popular e criaram uma grande instalação nas paredes do Cubo do Da Maya. O objetivo da ideia foi de chamar a atenção que o patrimônio histórico e arquitetônico é um bem coletivo. A “Cápsula da memória” é um projeto que resultou da parceria entre o Da Maya Espaço Cultural e a Casa Hermosa que recebeu os votos da comunidade bageense. O grande painel também foi uma forma de reverenciar o padroeiro de Bagé, São Sebastião, durante as comemorações do dia 20 de janeiro. A exposição agradou tanto, inclusive a dona Zuleika Torrealba, que permanecerá aberta até o carnaval.


Qualidade de vida para quem conquistou a aposentadoria
Dia do Aposentado foi comemorado dia 24 de janeiro

Os anos passam, os filhos crescem e a carreira profissional chega ao fim. É chegada a hora de se aposentar e, com isso, muitas mudanças acontecem na vida de quem atinge os 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, para as mulheres. A aposentadoria é um marco na vida de qualquer pessoa e, por muitos, é aguardada ansiosamente por representar anos de descanso após muito trabalho e dedicação à sua profissão. No entanto, a saúde e a qualidade de vida dos aposentados, mais que em outros grupos etários, sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais, que precisam ser observados para que esse merecido período de descanso seja realmente recompensador.

O Dia do Aposentado, comemorado dia 24 de janeiro, é uma ótima oportunidade para rever alguns pontos para que você que muito já contribuiu com o desenvolvimento da sociedade possa conquistar uma melhor qualidade de vida e assim, desfrute do tempo livre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a qualidade de vida na terceira idade como a manutenção da saúde em seu melhor nível possível, em todos os seus aspectos, isso é tanto no aspecto físico, como no emocional, social e espiritual. A dica então é procurar fazer novas amizades. O Sesc e o Centro do Idoso de Bagé, por exemplo, oferecem grupos de Maturidade Ativa que realizam encontros periódicos de confraternização. Esses mesmos grupos realizam festas, eventos esportivos e até viagens, sempre com o objetivo de divertir e socializar os aposentados.

A OMS recomenda também a manutenção de hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas é um bom começo. É preciso atenção, no entanto, para sempre buscar acompanhamento médico. Evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcóolicas também são recomendadas.

Aposentadoria: ideal de vida ou de morte?
Dra. Alice Cruz Fernandes – CREMERS 28775
CLINIPAMPA – Clínica Médica e Clínica de Vacinação


A aposentadoria foi inventada por Otto Von Bismark, em 1889, na Alemanha, visando assegurar a sobrevivência dos poucos trabalhadores que conseguiam chegar aos 70 anos (esta foi a idade estabelecida na época). Desde então, a aposentadoria é uma instituição social que proporciona não um benefício, mas um direito, que deve (ou, ao menos, deveria) assegurar aos indivíduos uma renda permanente para a manutenção do nível de vida e para garantir as necessidades de segurança individual, características das sociedades de nossa época.
Como instituição social, apresenta alguns aspectos contraditórios. Se, de um lado, alguns a vivem como um tempo de liberdade, de desengajamento profissional, de possibilidade de realizações, de fazer aquilo que não teve tempo de fazer durante a vida ativa, de aproveitar mais a vida, de não ter mais patrão nem horários obrigatórios; por outro lado alguns a consideram como um tempo inútil, de desvalorização social, sem sentido, vazio, de nostalgia, de melancolia.

Outra contradição está no fato de, por um lado, os valores serem baixos para os que recebem (como manter o nível de vida?) e, por outro, no cômputo geral da Previdência, caracterizarem-se como um custo elevado para quem paga. Assim, a manutenção do sistema público da aposentadoria se configura como um desafio para as políticas públicas.

Durante mais de 100 anos as políticas de aposentadoria vêm sofrendo muitas modificações, devido principalmente, ao aumento do número de beneficiários e o tempo de vida dos aposentados. Isso ocorre em nível mundial e no Brasil não seria diferente. Mas como estamos do lado de cá do guichê do INSS, o que nos motiva é o tempo e a qualidade de vida do aposentado. Falar em 25 anos de vida pós-aposentadoria já é uma realidade atualmente.

O que fazer com todos esses anos de bonificação? Se você tem um plano definido para este período, algo que mantenha ou aumente sua criatividade ou ainda dê novo significado à sua vida, parabéns! Se não, meus pêsames: a morte social o espera.

Aposentar-se é um sonho que muitos acalentam, fantasiando que será um “feriadão”, de pernas para o ar, dinheiro no bolso e fim dos aborrecimentos com o patrão. Mas, para alguns, pode ser um tremendo pesadelo psíquico e social. O projeto da aposentadoria é uma decisão única e pessoal. A escolha é sua.

COLUNA PAMPA VIP
POR: Graciela Freitas
Meu colega de profissão Felipe Rosa está deixando a Assessoria de Imprensa da Emater Regional Bagé para assumir a vaga de jornalista na Unidade da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, a partir desta segunda, dia 28. A ele o desejo de muito sucesso!

O Rotary Bagé Sul já agendou a data do tradicional Almoço do Peixe. Será no dia 24 de março, no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora. Agendem-se!

Estive no Da Maya Espaço Cultural para prestigiar o resultado do projeto Cápsula da Memória, e posso afirmar que o que vi é incrível e merece ser prestigiado. Os desenhos dos artistas bageenses vão ficar em exposição até que outra mostra ocupe o Espaço. Vale a pena conferir!

A jornalista Marcela Mello foi quem organizou a badalada posse do secretariado municipal. É ela quem coordenada a equipe de comunicação da Prefeitura de Bagé

Isadora Pötter e Anderson em recente casamento de amigos no Hotel Las Cumbres de la Balleja em Punta del Leste

Renata Marimon, sempre elegante, durante a posse do secretariado municipal.  Ela é assessora de imprensa da vereadora, agora secretária de saúde, Téia Pereira

Aluízio Tavares e sua esposa Ana em confraternização na Associação e Sindicato Rural de Bagé

As empresárias Josiane Soll e Lisandra Belochio da Luz em evento  beneficente na residência de Diule e Édio Minotto

Quem também confraternizou na Associação Rural foi o casal Cláudia e Julio Cesar Azambuja. Ah, eles estão em intensos preparativos para a formatura da filha, Fernanda Azambuja, que cola grau em Direito no dia 16 de março. 



Nova Reforma da Previdência
O governo federal pretende acabar com a contribuição das empresas, baseada na Folha de Salários, passando-a para um percentual sobre o faturamento das empresas. Recentemente, algumas atividades econômicas, como a construção civil, já foram contempladas com essa mudança.
A intenção, conforme o governo, é a de ampliar a oferta de empregos e possibilitar a redução dos preços das mercadorias, com a redução dos tributos incidentes na produção.

Segundo o jornalista Jânio de Freitas, da Folha de São Paulo, trata-se de uma velha reivindicação empresarial, que será atendida pelo governo Dilma Rousseff, angustiado com a falta de resultado de suas tantas concessões para obter algum investimento privado, tal como a redução dos juros e do preço da energia elétrica.

No entanto, para Freitas, “a 'desoneração da folha' é uma das muitas expressões criadas pelos economistas do poder econômico”, que se destina “a encobrir o que realmente é pretendido”, através de uma “denominação é inconveniente: a desoneração é das empresas, com o corte na sua contribuição previdenciária”. 

Empresas de vários setores tiveram reduzida de 20% para 2% a sua quota de contribuição para o INSS. Freitas questiona que “a quota paga pelos assalariados não comove a nova política social”, afirmando que estes acabam fazendo uma “dupla contribuição”, na forma da contribuição compulsória não mitigada e do pagamento de mais impostos “para cobrir o aumento do rombo”.

Enquanto as empresas são desoneradas, os trabalhadores seguirão, por um lado, contribuindo com o mesmo percentual sobre o salário (já aumentado por reformas anteriores, de 8 até 11%) e, por outro lado, pagando a "desoneração", através dos impostos indiretos (ICMS, PIS, COFINS etc.), que deverão aumentar para cobrir a perda de arrecadação. Este é outro aspecto do modelo de desenvolvimento, proposto pelo governo federal.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Segunda chamada para o SiSU 
Mais uma oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior

Os estudantes que não obtiveram classificação na primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para uma das universidades participantes tem ainda uma nova chance. Isso porque a partir do dia 28 de janeiro, segunda-feira, será realizada uma segunda chamada para os estudantes. O cronograma prevê as matrículas da segunda chamada para os dias 1º e 5 de fevereiro. Quem não for selecionado nestas duas etapas ainda poderá participar da Lista de Espera. O período para confirmar esta participação será de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. A chamada da lista de espera começará em 18 de fevereiro. É importantes estar atento, ainda, porque cada instituição de ensino possui um calendário de matriculas e faz exigências distintas quanto a documentação do aluno ingressante.

Na região, a maior universidade pública é a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que ao todo ofereceu 3120 vagas em 63 cursos de graduação. Somente para a primeira chamada, foram 45.657 inscritos, um recorde conforme conta o coordenador do Processo Seletivo da Universidade, o professor Carlos Gonçalves Dilli.

O coordenador ainda acrescenta que alguns cursos tiveram destaque quanto ao número de inscritos. Segundo Carlos Dilli, os cursos mais procurados foram os de Medicina Veterinária, Fisioterapia, Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Educação Física e Engenharia de Produção.

Pernas de fora: use e abuse dos shortinhos

Fresquinho, o short é uma das peças-chave do verão. Ideal para produções diurnas, o item ganhou status há algumas temporadas e hoje conta com versões glamourosas e perfeitas para os looks de noite. Pensando nos dias quentes que estão por vir. Escolha o seu!


O modelo boyfriend com tachinhas acima do bolso direito e “meio gasto” da Osmoze,  disponível na Loja Exclusiva é uma excelente pedida para quem busca um visual descontraído e alegre e pode ser usado em diversas ocasiões.

VERÃO 
Cuide de sua alimentação no verão 
As tentações são muitas, principalmente na beira da praia, mas é sempre possível manter uma alimentação equilibrada

Renata destaca um cuidado especial com as crianças

Milho, lanches, picolés, salgadinhos, frituras, doces. O verão tem seus atrativos e, principalmente, para quem está na beira da praia. Logo, a semana de férias da família transforma-se em uma semana regada por muita comida e, pior, por alimentos que não são saudáveis e que podem trazer muitos prejuízos para o organismo, principalmente o das crianças. Mas, calma, não é preciso dizer não a todo momento que o seu filho desejar uma guloseima nova no verão, é preciso somente moderação, conforme explica a Nutricionista Renata Meirelles.
A oferta gastronômica na beira da praia, e também na cidade ou nos clubes de piscina, é farta em variedade, porém pobre em nutrientes. Então, para preservar a saúde dos pequenos e não salgar as contas dos pais, quem pode ir para a esteira é a bolsa térmica, carregando sucos e sanduiches naturais. Outro ponto importante é referente àalguns cuidados que devem ser tomados para evitar problemas de saúde e ainda colocar a dieta em risco. A Nutricionista aconselha a escolher bem o local de venda dos alimentos, a procedência e as condições dos manipuladores. Prefira também estabelecimentos fixos, como quiosques. Esses cuidados evitam intoxicações alimentares causadas por bactérias, como Staphylococcus aureus e Clostridium Perfrigens nos alimentos, que podem ocasionar sintomas como vômito, diarreia, cólica abdominal, cefaleia e febre.

Como alguns alimentos são mais suscetíveis à contaminação como as carnes, aves e pescados,o leite e seus derivados; os vegetais mal higienizados ou higienizados com água contaminada, busque sempre as porções grelhadas, mas fuja das frituras. Outra dica é quanto a água de coco, que é sempre uma boa opção, pois é de baixo valor calórico e contém micronutrientes que auxiliam na hidratação. Para as crianças, invista em frutas e muita água.

“Ofereça um bom café da manhã antes de sair de casa. Assim, mesmo que o almoço seja mais tarde, a criança estará bem alimentada por um bom período. Nos intervalos ofereça frutas, biscoitos, milho cozido, salada de frutas e picolés de procedência conhecida. Evite sanduiche com maionese em virtude de uma possível intoxicação. Não esqueça de oferecer água e sucos de frutas (os de caixinha são uma boa opção, podem ser levados para a praia dentro de uma sacola térmica)”, destaca Renata.

A água de coco é sempre uma boa escolha


-----------------
ESPECIAL ÁGUA


Será que conseguiríamos sobreviver sem água? 
A resposta é obvia: não! Por isso, o alerta para a preservação deste recurso natural fundamental à sobrevivência humana e de outras espécies é sempre válido e muito importante. Para se ter noção, atualmente metade da população mundial (o que representa mais de três bilhões de pessoas) enfrentam problemas de abastecimento de água, isso porque muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram e, ainda, 97% da água existente no planeta é salgada (mares e oceanos), outros 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce e está armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

O problema fica ainda mais grave quando percebemos que o pouco de água potável que ainda resta está ameaçado pelo seu uso inconsciente e ainda por outros riscos os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de problemas. Acha que não? Então faça as contas: entre banho, cuidados com a higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, cuidados com plantas e animas e a água que se bebe, cada pessoa consome, em média, 250 litros de água por dia. Multiplicando por seis bilhões de habitantes, percebe-se que o planeta Terra tem consumidores de água em potencial e que logo-logo não haverá mais água para todos.

Então, qual a saída para este problema? O uso deste recurso precioso com responsabilidade e parcimônia. Detalhes simples no dia-a-dia podem fazer toda a diferença e outras iniciativas, quando multiplicadas, podem ser a chave para outros milhões de anos com água potável a disposição. Preservar a água pode, ainda, ir além do aspecto social, e é também uma questão de economia, ou seja, de mais dinheiro no bolso, com contas de água no final do mês cada vez menores. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

Neste material, produzido em parceria entre o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) e a Casa da Zero Hora de Bagé o objetivo é exemplificar que é sim possível fazer a sua parte e preservar a água com ações simples, mas que fazem toda a diferença. Boa leitura e, principalmente, boa inspiração!

Iniciativas que fazem a diferença

Um consumo sustentável de água significa reduzir, reutilizar e repensar como a consumimos




Há tempos apagar as luzes e fechar as torneiras não são as únicas maneiras de economizar energia e água nas residências. Na última década a tecnologia tem ajudado a desenvolver diferentes sistemas e formas de mudar a estrutura da casa e deixá-la mais sustentável e econômica, ou seja, cada vez mais pessoas lançam mão da criatividade, com uma ajudinha da engenharia e bolam soluções que podem ser uteis para preservar a água e diminuir o consumo deste bem tão importante.



Quando iniciou a expansão na fabricação de seus produtos industriais, a farmacêutica Ana Lúcia Garrastazu Pereira percebeu que iria precisar de uma solução para o consumo de água, isso porque na sua indústria dois tambores utilizam grandes volumes de água para resfriar os produtos.


“A maioria dos nossos produtos é feita a quente e precisaríamos de muitas horas para esperar esses produtos resfriarem, então utilizamos esses tambores, que possuem um revestimento duplo, por onde passa a água que é utilizada para resfriar, mas que após o processo continua perfeitamente limpa”.

A solução então veio do engenheiro e esposo de Ana Lúcia, Marcus Flávio Pereira. Ele projetou um sistema que coloca a água utiliza em permanente circulação entre os dois tambores e uma caixa de armazenamento. Funciona da seguinte forma: quando os tambores são acionados a água passa a circular por eles e após ser utilizada retorna para uma caixa intermediaria, que quando cheia aciona uma bomba e leva a água de volta para a caixa d’agua.

“Esse processo mantém a água em permanente circulação e representa uma grande economia tanto de água quando de dinheiro para a indústria”.

Hoje a indústria Mistura da Terra já produz mais de 20 produtos, mas sem esquecer da preocupação ambiental em nenhum deles. Outra iniciativa que chama atenção pela originalidade e preocupação com o consumo da água é a da Floricultura Kalanchoe. Lá os empresários José Cipriano e Ana Celina instalaram um sistema de calhas no telhado que capta a água da chuva, a armazena em um reservatório, para depois ser utilizada para regar as plantas.

“Tínhamos duas preocupações. A primeira é que a água das torneiras não é a ideal para as plantas, porque contém muito cloro e a segunda era com a economia de água, já que precisamos de grandes volumes para atender a todas as plantas”.

Então, quando a Floricultura começou a ser planejada, José Cipriano teve a ideia de instalar calhas em parte do telhado, de onde a água da chuva é captada e levada para um reservatório. Ele conta ainda que teve o cuidado de projetar um ladrão para evitar que o reservatório transborde e inunde a estufa das plantas. Hoje com cerca de 30 milímetros de chuva é possível encher o reservatório que tem capacidade de 18 mil litros.

“É uma ideia bem simples e que faz toda a diferença, tanto para as plantas como também para a economia da água e no valor da conta. Se tivesse ideia de como o sistema funcionaria bem, teria instalado calhas em todo o telhado e, hoje, conseguiríamos ter uma economia ainda maior”, destaca José Cipriano.


A arquitetura e a engenharia a serviço da sustentabilidade 
Boas ideias que ajudam a diminuir o consumo em casa no dia-a-dia



Pensar em soluções que são capazes de poupar água e luz é uma grande tendência do mercado da construção. Então, se você está construindo ou reformando a sua casa tem uma ótima oportunidade de começar a fazer a sua parte e contribuir para a preservação da água. A Arquiteta Paisagista Carolina Pereira conta que o mercado possui desde soluções mais simples até as mais complexas. O que se precisa é atentar ao tipo de empreendimento, ao tamanho da residência, ao espaço disponível, à localização e, claro, ao bolso do proprietário. Entre as opções mais simples estão o aquecimento solar, a descarga do vaso sanitário com dois fluxos de água (mais ou menos água) e o uso de piso drenante, que drena água da chuva ajudando a minimizar o acúmulo de poças e enchentes.



Para as soluções mais complexas, que envolvem troca de encanamentos e fiações a arquiteta aconselha procurar especialistas, mas algumas outras soluções mais simples podem ser adotadas com mais facilidade:

Para economizar água:

Certifique-se que não há nenhum vazamento na casa toda: Custa pouco para fazer um reparo, que causa o típico gotejamento de torneiras – mas que pode economizar centenas de reais ao ano (além de muita água).
Troque as válvulas de descarga (parede ou caixa acoplada) para a de duas teclas: Na maioria das vezes, precisamos de menos água do que as válvulas comuns liberam a cada toque.

Na construção ou reforma, opte por piso drenante: ele drena água da chuva ajudando a minimizar o acúmulo de poças e enchentes.

Outras soluções:

Quem não tem a oportunidade de instalar esses equipamentos em sua casa, pode adquirir hábitos que ajudam a reduzir o desperdício de água no dia-a-dia:



No Banheiro: • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (em uma casa); • Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros; • Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.



Na cozinha: • Limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo; • Deixe a louça na água para facilitar a lavagem; • Ao se utilizar um copo de água, é necessário, pelo menos, o dobro de água para lavá-lo. Por isso, tente usar um único copo durante o dia. • Feche a torneira enquanto ensaboa e volte a abri-la apenas para enxaguar.

Na lavanderia: • Utilize a lavadora de roupa só quando ela estiver cheia e ligue no máximo três vezes por semana; • Reaproveite a água de chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço e quintal.


Plantando frutos para um futuro mais consciente

Palestras, cursos e oficinas são as principais atividades do Centro de Educação Ambiental

Foto: Comunicação/Daeb



O uso consciente da água vai além de uma questão de atitude e passa diretamente pela conscientização sobre a importância do tema e, pensando em formar cidadãos cada vez mais atentos à necessidade de preservação dos bens naturais do planeta, está em pleno funcionamento o Centro de Educação Ambiental, que nada mais é do que uma casa, que existe desde 2007, localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde acontecem palestras, cursos, oficinas  sobre meio ambiente e uso racional da água. A temática também é trabalhada no projeto Ecopampa, em parceria com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE. A iniciativa busca repensar a relação entre o desenvolvimento e o meio ambiente, capacitando professores multiplicadores, atuando como centro de informações e referência em Educação Ambiental na região e despertando a percepção do indivíduo em relação ao Bioma Pampa.


Dentro do Centro também funciona a Sala Verde Conscientizar, um projeto nacional do Ministério do Meio Ambiente, que disponibiliza material sobre o tema para consulta, como livros e vídeos. A equipe do Centro de Educação Ambiental do Daeb também realiza palestras nas escolas que solicitam.
Hortas escolares

Outra ação de conscientização que visa colher frutos através de uma comunidade mais consciente é o projeto das hortas escolares que conta com caixas d’água doadas pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb).

O projeto Educando Com a Horta Escolar e a Gastronomia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) já recebeu 12 reservatórios para as escolas participantes, onde serão utilizados para a captação da água da chuva, colaborando com o uso racional da água tratada. A primeira a receber foi a E.M.E.F. Maria de Lourdes Machado Molina, localizada no bairro Morgado Rosa.

A inciativa busca promover a educação da criança e do adolescente e de jovens e adultos de escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e comunidades de seu entorno.


Um grande reservatório para resolver a crônica escassez de água em Bagé 
Obras da barragem da arvorezinha avançam para resolver o problema de abastecimento




Como somente poupar água não resolve todo o problema de abastecimento de uma cidade é, também, preciso pensar em soluções capazes de armazenar com segurança e qualidade as águas da chuva que são a principal fonte de captação de uma cidade. Com capacidade de armazenamento de 18 bilhões de litros de água, ou seja, quatro vezes mais do que as três barragens em funcionamento, Bagé prepara-se para contar com a Barragem da Arvorezinha e sonha com os dias que terá seu problema de armazenamento de água resolvido.

Em uma área de 300 hectares, a nova barragem terá um comprimento total de 1760 metros e altura máxima de 26 metros. O investimento para a obra é de R$ 49.291.384,93, recursos do Governo Federal, através do Ministério de Integração, com contrapartida do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb).

Depois de algum tempo de obra, atualmente, a empresa Marco Projetos e Construções está escavando o canal de chegada, finalizando o barramento da ombreira esquerda e executando o barramento em terra da ombreira direita. Além disso, seguem as escavações das fundações do centro da barragem de terra e a regularização e limpeza das fundações do vertedouro de concreto. Por fim, está sendo implantada a usina misturadora de solo e concreto e sendo finalizado o britador.

As próximas etapas são: ancoragem da fundação do vertedouro, regularização em concreto da fundação, entroncamento de pedra da ombreira esquerda, escavação da fundação no centro do barramento de terra e execução de concreto e britagem.

O empreendimento está previsto para ser entregue em 2013 e resolverá o problema crônico da cidade de reservatório de água, evitando os constantes períodos de racionamento.