Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Especial Saúde e Bem Estar VII :: Bagé, 25 de março de 2013 ::



EDITORIAL
De acordo com o artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

Tal preocupação exposta na Declaração dos Direitos Humanos expressa a importância da saúde e o bem estar humano, que são a chave para a vida moderna, onde a correria do dia-a-dia nos faz esquecer, em vários momentos, de cuidarmos de nós mesmos, de nossa família e amigos. Com isso, os problemas de saúde estão cada vez mais complexos e difíceis de serem resolvidos ou contornados. Novas doenças e males surgem a cada dia demonstrando nossa vulnerabilidade e fragilidade. Preocupar-se com a saúde, manter hábitos saudáveis e praticar exercícios regularmente são a opção de poucos que, anos mais tarde, desfrutarão de uma qualidade de vida superior.

E, como não nada melhor do que iniciar o ano com a vida organizada e com a saúde em dia, o Caderno Pampa da Casa Zero Hora Bagé lança a sétima edição do Caderno Saúde e Bem Estar com a intenção de falar de saúde, trazer novidades da área, alertas, dicas importantes, aspectos diferenciados, tudo para que o leitor, através da informação, conquiste cada vez mais qualidade de vida. Mudar de vida não é uma tarefa fácil, mas esperamos ao menos que você, ao terminar a leitura deste material, esteja mais consciente dos benefícios de estra atento ao corpo e organismo para conquistar uma infância, vida adulta e terceira idade, melhores. Boa leitura e bem vindos a uma nova vida!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PEDRO ORABE
Dores na face

Muitas pessoas com dores na face podem estar apresentando problemas relacionados aos músculos da mastigação e Articulação Têmporo Mandibular (ATM). Chamamos de Disfunção Têmporo Mandibular (DTM) quando não há um funcionamento adequado dos músculos da mastigação e da ATM, resultando em ciclos de dor e espasmos musculares. Outros sintomas encontrados são: limitação de abertura de boca, estalos acompanhado ou não de dor ao abrir a boca, dor irradiada a cabeça, pescoço e ombros, dor ou zumbido nos ouvidos. O tratamento depende de um diagnóstico correto, baseado em um exame clínico e exames de imagens quando necessário.

O que é a Articulação Têmporo Mandibular e o que significa disfunção?
A ATM (Articulação Têmporo Mandibular) une a mandíbula ao crânio, e permite a movimentação da mandíbula. Se você colocar os dedos indicadores a frente dos ouvidos, abrir e fechar a boca poderá perceber o movimento das articulações de cada lado da cabeça. Chamamos de Disfunção Têmporo Mandibular (DTM) quando não há um adequado funcionamento dos músculos da mastigação e da ATM, resultando em ciclos de dor e espasmos musculares.

Como é o funcionamentos das ATMs?
Na mandíbula, existem extremos arredondados chamados de côndilos mandibulares (porção da mandíbula que articula), que ao abrirmos e fecharmos a boca, se deslocam dentro das cavidades articulares que estão nos ossos temporais de cada lado da cabeça (a frente do ouvido). Para permitir este movimento suave dos côndilos, é necessário a presença de um disco articular flexível e ligamentos entre o côndilo e o osso temporal (no crânio). Este disco irá absorver os choques da mastigação e outros movimentos mandibulares. Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, disco e ossos pode resultar em uma DTM (Disfunção Têmporo Mandibular).

Quais as causas das DTMs?
Enquanto algumas formas de DTMs têm causas bem definidas como trauma, osteoartrite ou artrite reumatoide, stress nervoso, a maioria é causada por uma combinação de fatores. Ao observar pessoas com DTM, nota-se que elas frequentemente rangem ou apertam os dentes à noite o que poderá causar problemas aos músculos da mastigação e ATMs. As causas exatas muitas vezes ainda são desconhecidas.

Quais são os sinais e sintomas das DTMS?
É encontrada uma variedade muito grande de sintomas, como por exemplo:
•          Dor nos músculos da mastigação e ATMs (é o mais comum);
•          Limitação de movimentos ou mesmo o travamento da mandíbula;
•          Dor irradiada a face, ouvido (dor ou zumbido), cabeça, pescoço e ombros;
•          Estalos acompanhado de dor ou não ao abrir a boca;

Como é o tratamento das DTMs e da Dor oro-facial
Os tratamentos conservadores são bem aceitos e apresentam bons resultados (medicamentoso, laser-terapia, aparelhos intraorais), incluindo os tratamentos cirúrgicos não invasivos. Reservamos os tratamentos cirúrgicos invasivos para os casos mais severos, como nos deslocamento de disco articular sem redução, degenerações das ATMs, anquilose das articulações, ou tumores.

Dr. Pedro Moacir Peres Orabe
CRO/RS 11018
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Estomatologia (Doenças da Boca e maxilares)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONALDO CARVALHO
Como sair das drogas


A dependência química poderia ser chamada de prisão  química, tal é a sua  potência em tirar a liberdade das pessoas, paradoxalmente ao que procuram os drogaditos no inicio de seu uso. As dificuldades que adquirem para sair das drogas, retrata claramente a complexidade da doença onde o estreitamento das relações resumem-se as drogas e a maneira de adquiri-la e usá-la. Todos os laços de família, trabalho, lazer e espiritualidade se terminam quando a droga esta agindo.

Essa mudança de comportamento tem explicações orgânicas, através da neuroadaptação as drogas causando tolerância com aumento do uso e principalmente a perda do controle da dose. Mas também tem um componente facilitador chamado família desestruturada, com imprecisão do uso da autoridade paterna (para mais ou para menos), e que possuem no seu genograma (mapa da família) antecedentes que apresentam distúrbios com desvios para uso de drogas ou outros que afrontam as regras da sociedade (envolvimentos judiciais, não cumprimento das regras da sociedade...). A falta do desenvolvimento da espiritualidade, dos princípios morais, a falta de lazer sadio são outros fatores facilitadores.

Como as drogas ocupam o cérebro quase na sua totalidade, a maneira de sair delas é fazer uma substituição da rotina de uso por um conjunto de ações que compreendem a busca da família, do trabalho, do lazer saudável, da espiritualidade e é lógico, o tratamento da dependência em serviços aptos para tal. O cérebro aceita esta troca e aos poucos a fissura vai diminuindo dando conforto aos pacientes mesmo sem o uso das drogas. Hábitos adquiridos mudam-se com hábitos novos.

Dr. Ronaldo Carvalho
Clínica Geral e Especialista em Dependência Química
CRM 13087
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORFELINA RICARDO
Enfrentando o câncer com sucesso


Situações em que sofre uma mente que apresentava um corpo saudável.
Há trocas de estilo de vida.
Há necessidade de depender de outros e entrar em um campo de batalha havendo reconhecimento da mortalidade.
Neste momento um sinal é acionado!
Preciso dar e ter atenção comigo.
Precisamos dar intensão ao momento e valorização cada situação, sempre  que possível, tirando proveito no enfretamento após o adoecimento.
Buscando fortalecimento crenças e fé.
Quando se recebe um diagnóstico de câncer, deve-se haver uma retomada de pensar e agir como também, ficar com menos pressa, desacelerar a rotina.
Buscando qualidade de vida num processo vivenciando com muitas perdas, mas que conforme vá percebendo consiga vibrar com cada oportunidade superada.
Pois, muitas vezes estamos preocupados com nossa rotina, nossos afazeres, nossos problemas que esquecemos de observar as coisas simples da vida.
As coisas boas que a vida, o convívio e a natureza nos proporcionam, sem dúvida superam as ruins.
A batalha contra o câncer é tão única como tu.
Tu tens experiências vivencia as que mais ninguém tem, o momento que mais ninguém tem, o momento agora é teu, então existem reações que são comuns a todos, use as que te parecem certas.
Somos seres sociáveis não sendo necessário o isolamento total durante o tratamento
Aproveite esta oportunidade de adoecimento para ter quietude, respirar, escrever, orar, meditar, refletir, reparar possíveis desentendimentos, desprender-se de sentimentos que não enriquecem.
Sempre que for possível manter-se equilibrada. Pensando em possíveis consequências e nos verdadeiros resultados de suas escolhas.
Tenha sempre em mente:
Não abandone a esperança, por mais cansado que sinta-se nesta terrível batalha real, existe renovação.

Orfelina M. B. Ricardo
Psicóloga – especialista em Psicooncologia – CRP/07-10587
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BIOANÁLISE
Mais agilidade e segurança nas análises clínicas
Novo equipamento do Laboratório Bioanálise permite a análise rápida e eficiente para diversas patologias

Os avanços tecnológicos, aliados às últimas descobertas da ciência trazem grandes benefícios à saúde. Um exemplo disto é o novo equipamento de análises clinicas que o Laboratório Bioanálise disponibiliza para Bagé e região e que usa de alta tecnologia para detecção e quantificação de diversos diagnósticos, apresentando acesso randômico e processamento multiparamétrico com velocidade de até 100 testes por hora com liberação do primeiro resultado em 29 minutos, autonomia de consumíveis para 3 horas de trabalho, execução de testes de urgência (stat), testes de reflexos e re-testes automáticos, e pela tecnologia ChemiflexÒ otimiza o desempenho do ensaio sem comprometer a produtividade.

Unindo-se a grande capacidade de operação, a velocidade do equipamento e sua característica de modularidade, conforme explica o médico Juvenal Luz o equipamento oferece uma tecnologia que une protocolos flexíveis para ensaios e quimioliminescência, que é o nome dado para a emissão de luz durante uma reação química. A tecnologia de protocolos flexíveis é desenhada para obter uma performance optimizada nos ensaios, proporcionando ganhos reais de precisão nos resultados, com agilidade e segurança total.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE VIANA
A importância do exame de ultrassom na gravidez

Mais do que emocionar os pais e anunciar o sexo do bebê, o exame de ultrassom (US) verifica algumas condições de vida do feto. Atualmente, com o avanço da tecnologia é possível acompanhar todos os passos da gestação, além de diagnosticar precocemente algumas doenças e pequenos defeitos anatômicos, como, pé torto congênito, fenda labial e palatina, gastrosquise, espinha bífida, hidrocefalia, algumas síndromes, etc.
Pode ser realizado via abdominal ou vaginal, variando com a necessidade e o período da gravidez. Não necessita de preparo especial prévio. A frequência deste exame é regular na gestação, conforme a indicação do médico. Normalmente, o primeiro é realizado entre a sétima e oitava semana, pois quando realizado antes da 14ª semana, tem uma margem de erro de apenas 4 dias para datar corretamente a gestação, e neste período é chamado de ultrassonografia do primeiro trimestre. Também neste período é possível a realização do morfológico de primeiro trimestre, com medida da translucência nucal, presença ou não de regurgitação tricúspide e osso nasal e análise do ducto venoso, que são marcadores fetais para malformações, síndromes e alterações genéticas.

Em torno do período da 18ª à 26ª semana de gestação, configura-se no melhor período para visualização da anatomia fetal, sendo este período utilizado para a realização do ultrassom chamado Morfológico do Segundo Trimestre, com sensibilidade de até 80% para detectar alterações anatômicas. Consegue-se neste período e estendem-se até a 32ª semana as melhores imagens fetais. Neste momento também podemos realizar a Ultrassonografia 3D/4D e medida do comprimento do colo uterino, que pode predizer a chance de ocorrer parto prematuro.

Ainda temos através do exame de ultrassonografia, como avaliar a circulação sanguínea entre a mãe e a placenta, entre a placenta e o feto e no feto em si, que é realizado através do Ultrassom com Doppler, muito importante em pacientes com restrição de crescimento fetal, hipertensas, doenças do colágeno e suspeitas de sofrimento fetal. Também é possível a realização de outro exame, chamado de Perfil biofísico fetal, que analisa parâmetros, os quais ajudam na avaliação do bem estar fetal, sendo muito importante, principalmente, em pacientes diabéticas.

Como vemos, o ultrassom constitui-se, nos dias de hoje, em uma ferramenta, que quando bem utilizado e bem indicado, torna-se indispensável, principalmente no acompanhamento das gestações de alto risco.
Tivemos uma evolução muito grande dos aparelhos nos últimos 30 anos, o que nos permite, hoje, imagens cada vez melhores, com uma maior precisão diagnóstica. Também obtemos, cada vez mais, a possibilidade de uma maior interatividade entre os pais e o feto, ainda no período intra-útero, o que fortalece desde então o vínculo paterno e materno.

Felipe Viana
Ginecologia e Obstetrícia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CLINIPAMPA
Vacinação no idoso

Nos últimos anos temos acompanhado a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. É comum surgirem muitas dúvidas sobre, por exemplo, quais os benefícios e os riscos, quem deve receber a vacina, quais as vacinas oferecidas, entre outras. Os objetivos da vacinação são a prevenção e a promoção da saúde. Como principais benefícios podemos destacar a diminuição no número de hospitalizações e mortes nos vacinados, com melhoria na qualidade de vida.

O Programa Nacional de Imunizações oferece as vacinas contra influenza, tétano e difteria, além da vacina contra pneumococo para os idosos residentes em casas geriátricas e asilos e com 60 anos ou mais, em grupos específicos (o médico deve ser consultado para saber se há indicação de receber a vacina) e é aplicada em dose única.

A vacina contra o vírus da gripe, de nome Influenza, é o meio de realizarmos a prevenção desta doença, com o objetivo de reduzir sua severidade e evitar complicações, como a pneumonia e até a morte. Este vírus é transmitido de pessoa para pessoa, através das vias aéreas superiores (tosse ou espirros) e pode causar dor de garganta, dor de cabeça, tosse, dor no corpo, secreção nasal, lacrimejamento e febre. Entretanto, esta última pode estar ausente no idoso, fato este de fundamental importância clínica para evitar fatais erros de diagnóstico.

O vírus da gripe frequentemente sofre alterações em sua estrutura. Por isso, a cada ano a vacina poderá necessitar sofrer alterações em sua composição para manter a sua eficácia. A vacina funciona no organismo por estimular a produção de anticorpos contra aqueles tipos de partículas do vírus contidos na vacina. Caso a pessoa entre em contato com um vírus diferente do da vacina, terá gripe, como se não tivesse sido vacinada. Se a exposição ao agente infeccioso for muito intensa, mesmo que a vacina tenha estimulado a produção de anticorpos contra este, poderemos apresentar gripe. Além disso, os idosos, as pessoas com doenças crônicas graves e aquelas com a imunidade comprometida tem menor resposta a vacina.

Acredita-se que a vacina contra a gripe promova uma proteção de 70 a 90% em adultos saudáveis e de 60% em idosos. Além disso, nos idosos ela reduz em 40% a mortalidade e de 30 a 40% as internações por pneumonia e outras complicações da gripe.

A resposta imunológica do organismo à vacina ocorre em média duas semanas após a vacinação, atingindo o seu efeito máximo em quatro a seis semanas, mantendo-se por até quatro meses e caindo após o sexto mês. Entretanto, são mantidos anticorpos na circulação sanguínea até um ano após a vacinação.

DÚVIDAS FREQUENTES:
A vacina pode provocar gripe?
Não. Porque ela é composta de pequenos pedaços de vírus mortos e, assim, não existe risco de produzir gripe.

Posso ficar gripado mesmo tendo tomado a vacina?
Sim. Por dois motivos: a pessoa já estava contaminada previamente à vacina, ou porque não deu tempo de a vacina produzir anticorpos no organismo contra o vírus.

Que reações posso apresentar após tomar a vacina?
A vacina é muito segura, mas poderá ocorrer vermelhidão no local da aplicação e dor leve. Raramente poderá ocorrer mal-estar, febre baixa e dor no corpo.

Quantas vezes terei que tomar a vacina?
Uma vez por ano, todos os anos, pois o vírus da gripe se modifica muito rapidamente.
Fica o recado: lembre-se sempre de que curar é caro e doloroso e que prevenir é mais barato e confortável. VACINE-SE.

CLINIPAMPA – CLÍNICA MÉDICA E CLÍNICA DE VACINAÇÃO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saúde e bem estar na vida adulta
Acesso à saúde com qualidade de vida são direitos assegurados à todos

Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas.

Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.

Vida feliz
Se você teve uma adolescência feliz, fique ainda mais contente com essa notícia. Suas chances de níveis elevados de bem estar na vida adulta são grandes. A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Saúde Vitalícia e Envelhecimento, ambas do Reino Unido.

Entre os benefícios encontrados no grupo que curtiu a adolescência, estavam maior satisfação no trabalho, contato frequente com família e amigos, participação mais regular em atividades sociais e de lazer. Os jovens felizes se mostraram 60% menos prováveis a desenvolver transtornos mentais quando comparados aos que não aproveitaram positivamente essa fase da vida.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CRISTINA LAROCCA
Você sabe o que é pilates?

O pilates atua com precisão na correção de desequilíbrios musculares, no realinhamento corporal e na construção da força. É um trabalho corporal abrangente, envolvendo ao mesmo tempo a tonificação, o alongamento, a organização postural e a coordenação motora, contribuindo na prevenção de algumas doenças e atenuando os sintomas nos casos de lesões.

A aula tem efeitos extremamente positivos com relação ao condicionamento físico, consciência corporal, concentração, bem estar e melhora na disposição para atividades cotidianas. Desta forma, o corpo adquire mais agilidade e equilíbrio, aliando também ganhos estéticos dentro de uma atividade que privilegia a saúde e a consciência corporal.

O método pilates não é apenas uma série de exercícios, mas um trabalho de desenvolvimento do equilíbrio corpo-mente e educação dia após dia. A prática do pilates tem como objetivo o desenvolvimento do “centro” do corpo; criando estabilidade para todos os tipos de movimento.

O que faz com que essa técnica seja tão atrativa é que é versátil e fala para todas as idades e habilidades, o resultado, é saúde, vitalidade e uma silhueta mais harmoniosa, alongada e livre dos nós de tensão.
ESPERAMOS VOCÊ!

Cristina La-Rocca
Fisioterapeuta – CREFITO 5 19.020 - F
Luciane Berg
Fisioterapeuta – CREFITO 5 8.268 LTT/F
Michele Ramos
Fisioterapeuta – CREFITO 5 8.501 LTT/F
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARIA DE FÁTIMA MENDONÇA
A Psicopedagogia

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem como um todo e suas dificuldades, atuando de forma preventiva e terapêutica, tendo como objetivo a construção da aprendizagem e da autonomia, identificando e superando os obstáculos que podem impedir que esta construção aconteça.

O psicopedagogo é um profissional capacitado para atuar junto à aprendizagem humana, considerando em sua ação todas as dimensões desse processo. Sua atuação vai além das questões relacionadas aos "problemas" de aprendizagem e seu trabalho pode ser desenvolvido através da psicopedagogia clínica ou da preventiva. A psicopedagogia clínica tem como objetivo devolver ao sujeito, com dificuldades, o desejo e as possibilidades de aprender, enquanto que a preventiva tem como objetivo o aperfeiçoamento das práticas educativas, facilitando o processo de aprendizagem, atenuando ou evitando os problemas. No momento atual, o espaço da psicopedagia vai além dos consultórios e clínicas e cada vez mais atinge áreas institucionais como escolas, hospitais e empresas.

Muitas pessoas apesar de possuírem um nível de inteligência normal apresentam dificuldades para aprender, acarretando problemas na vida escolar ou até mesmo na profissional. As dificuldades de aprendizagem manifestam-se predominantemente na escrita, na leitura ou na matemática, podendo ainda aparecer em forma combinada.

A ação psicopedagógica é o processo em que o profissional oportuniza ao indivíduo situações nas quais ele possa refletir a respeito das coisas que tenham um significado na sua vida. Dessa forma, o indivíduo passa a pensar nas suas vivências modificando-as, sendo assim capaz de alterar suas atitudes, desenvolvendo novas habilidades nas áreas da memória, atenção e coordenação.

Cabe ao psicopedagogo estabelecer uma ponte entre as habilidades que a pessoa possui com aquelas que, por algum motivo, não foram desenvolvidas por ela ao longo do tempo. Através de diferentes técnicas e estratégias bem específicas é possível reverter muitos quadros de dificuldades de aprendizagem.

Durante o período de sessão, o psicopedagogo irá perceber as dificuldades e as habilidades apresentadas pelos indivíduos. Através da observação, o profissional poderá planejar seu trabalho definindo a necessidade de trabalhar mais a leitura, a escrita ou o conhecimento lógico-matemático. Durante esses trabalhos, o indivíduo será capaz de construir algo que tenha um significado para ele, e essa construção, juntamente com o olhar e atenção do profissional é que dará condições para ele realizar com sucesso os progressos esperados.

A terapia psicopedagógica pode ajudar o paciente a desenvolver autonomia para resolver suas dificuldades e essa autonomia contribui para o seu amadurecimento, valorizando o que tem de mais importante, que é a sua capacidade de ser, de pensar e de agir no mundo. A psicopedagogia, portanto, é importante ferramenta na inclusão social e no resgate da cidadania.

Maria de Fátima Marins Mendonça - Psicopedagoga
Psicopedagoga - Reg. Prof. 0049/02
(Texto publicado no Caderno Pampa do dia 12/10/2008)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELIAS KALIL
Tratamento indolor da doença hemorroidária

A doença hemorroidária e uma das afecções que mais afligem a população mundial.  Caracteriza-se pelo entumescimento dos vasos sanguíneos (coxins hemorroidários) situados no canal anal que poderá ou não trazer sintomatologia a seus portadores. 

Os fatores que são relacionados ao surgimento da doença hemorroidária estão relacionados ao habito evacuatório de seus portadores, como em indivíduos constipados ou em pacientes com hábito de ficarem por muito tempo sentados no assento sanitário. Estas situações levam a maior chance de entumescimento dos vasos hemorroidários levando ao aparecimento de sintomas.

A sintomatologia da doença hemorroidária caracteriza-se pelo  sangramento, pela dor ou presença de nodulações no canal anal. Pacientes podem apresentar-se com anemia profunda devido a perdas sanguíneas decorrentes desta afecção. A dor e o sintoma mais incapacitante na doença hemorroidária devido principalmente a trombose dos vasos sanguíneos e, que por muitas vezes, incapacita seu portador de exercer suas funções.

O tratamento caracteriza-se em aliviar os sintomas do paciente, seja ele clínico (uso de analgésicos e pomadas locais) ou cirúrgico (remoção dos mamilos hemorroidários).

Temos a disposição um tratamento indolor para a remoção dos mamilos hemorroidários que consiste na ligadura elástica dos mesmos. Este tratamento consiste na aplicação através de um dispositivo próprio para este fim de uma borracha na base da hemorróida, isto faz com que em a circulação sanguínea deste mamilo seja cortada. Em cerca de uma semana este mamilo é expelido pelo canal anal. Este é um procedimento realizado sem aplicação de anestésico, feito a nível ambulatorial (paciente não necessita internação hospitalar) e retorna imediatamente a suas funções.

Elias Kalil
Coloproctologista – CRM 22180
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saúde e bem estar na terceira idade
Manter o corpo e a mente em equilíbrio é o principal desafio para os mais velhos

Depois de anos de muito trabalho e experiências acumulados, a terceira idade apresenta-se com vários desafios que ultrapassam a questão da aposentadoria e esbarram diretamente na qualidade de vida, saúde e bem estar dos indivíduos que passam a viver a sua velhice. Especialistas convergem ao dizer que a melhor maneira de garantir uma velhice tranquila é manter hábitos saudáveis durante toda a vida, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente, mas se você não teve estes e outros cuidados durante a vida é importante saber que nunca é tarde para começar a conquistar hábitos saudáveis.

Para minimizar ou evitar problemas causados pela idade, é muito importante a prática de atividades físicas e mentais para que homens e mulheres com mais de 60 anos possam se manter saudáveis. Estudos afirmam que idosos ativos vivem melhor, por isso, muitos deles não veem na aposentadoria um momento de apenas descansar e acham importante continuar exercitando o corpo e a mente.

As atividades físicas, vitais neste período, diminuem a gordura corporal, aumentam a força e a resistência muscular e amenizam problemas como a osteoporose e depressão. Outra grande vantagem neste processo é o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, que traz melhorias às pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão etc.

Muitos fatores contribuem para um envelhecimento saudável e o aprendizado contínuo (físico e intelectual), estimula a socialização, melhora a autoestima e mantém ativos aqueles que, por muito tempo, foram tão ágeis quanto os jovens hoje. Para exercitar a mente vale a pena investir em jogos como caça-palavras ou outros semelhantes.

Antes de tudo, porém, é preciso consultar um médico especialista na área (médico do esporte, cardiologista, geriatra ou fisiatra).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIRAD
Ressonância magnética: dúvidas frequentes
O que é Ressonância Nuclear Magnética?
A Ressonância Nuclear Magnética (RNM ou RM) é um exame de diagnóstico que retrata imagens de alta definição dos órgãos através de um campo magnético, sem o uso de radiação ionizante. O procedimento é considerado seguro e de utilização rotineira em hospitais do mundo todo.

Equipamentos de RM de alto campo, baixo campo, campo aberto ou fechado. O que significa tudo isso?
Há equipamentos com campos magnéticos de diferentes "potências": desde 0,2T até 7,0T (T = Tesla). Aqueles que apresentam baixo campo são os de 0,2T e alto campo são os de 1,5T, por exemplo. Com relação ao formato dos equipamentos dizemos campo aberto para aqueles em que o paciente não fica dentro de um túnel, mas sim sob um grande disco. E campo fechado, quando o paciente se posiciona dentro de um túnel, aberto nas duas extremidades. Vale ressaltar que os aparelhos de campo aberto apresentam sempre baixo campo, sendo a sua resolução de imagem inferior aos de campo fechado.

Existe algum paciente que não pode realizar esse exame?
Sim. Pacientes portadores de marca-passo, próteses auriculares, metálicas ou stents não compatíveis, injetores automáticos de insulina são algumas das contraindicações a realização do exame.

Exames de RM são sempre demorados?
A duração do exame depende da rapidez do equipamento (que varia conforme a "potência" do campo magnético) e da escolha do número de sequências. Há exames de RM que duram menos de 20 minutos.

Dra. Alice G. de Araujo Salis
Médica Radiologista – CREMERS 29.688
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia
Sócia-Proprietária das Clínicas Dimagem e DiRad - Bagé
Diretora do Exercício Profissional da Sociedade de Medicina de Bagé
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PILATES STADIUM
Silêncio o poder do bem estar!

Podemos afirmar sem dúvida alguma que a prática do pilates é uma atividade física extremamente contemplativa, porque faz do silêncio, sua primeira exigência para a execução correta do método contrologia preconizado por Joseph Pilates.

Os princípios que são respiração, controle, power house, precisão, centralização e fluidez  necessitam  de um ambiente tranquilo, arejado e despoluído, tanto sonoramente como visualmente, tendo o corpo/mente como principal  foco da aula.

Para o pilates o silêncio é primordial para que os objetivos sejam alcançados, porque a consciência corporal é requisito importante para o controle da respiração e fluidez do exercício, este é o diferencial das aulas de pilates, a concentração deve ser estimulada através do silêncio, um silêncio tão estudado e explicado por grandes mestres.

 “O silêncio é o início de tudo. De onde surgem o bem estar, a saúde física e mental, a criação. Na pausa entre os sons, a mente é ativada e se dá o pico da atividade cerebral. Sem dúvida, a prática diária de interiorização melhora a qualidade de vida”, assegura o psiquiatra Ramesh Manocha, da Sydney Medical School, na Austrália, pioneira numa recente pesquisa sobre meditação. “Torna-se fonte de paz interior e neutraliza as tensões da vida, aumentando a criatividade, a produtividade e a autossatisfação”. Em seus estudos, o médico encontrou uma relação direta entre a boa saúde e o estado de silêncio mental - A importância do silêncio: como cultivar a pausa, Ronaldo Albanese e Denise Gustavsen Revista Bons Fluídos.

O pilates sempre quis provocar em cada um de seus alunos a reflexão de um corpo equilibrado, harmônico, forte e flexível, pautado na premissa tão conhecida por nós professores de Educação e profissionais da saúde “MENS SANA IN CORPORE SANO”.

Devemos sempre lembrar isso na nossa prática diária, dar tempo ao pensamento reflexivo e crítico, para que as pessoas desfrutem do verdadeiro valor do exercício físico e sintam as vantagens que o pilates origina.

Cármen Regina Schimitd Barbosa
Profª Educação Física da Urcamp e Fisioterapeuta  da Pilatestadium, fisioterapia e RPG.
CREFITO 16859
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saúde e bem estar na infância
Hábitos adquiridos na infância são levados para a vida toda e podem fazer a diferença em muitos casos

A infância já não é mais a mesma. Contam os mais velhos que as crianças do seu tempo brincavam mais, corriam mais, comiam menos besteira e tinham uma infância mais saudável. Hoje os tempos mudaram e está faltando espaço na agenda das crianças modernas. Se antigamente aproveitar a infância não ia muito além do estudo e das brincadeiras, hoje, a situação é diferente. Quando não passam o dia todo na escola, muitas crianças precisam dividir o tempo entre tarefas e reforços escolares, curso de inglês, aula de natação, balé ou karatê, aprender a tocar um instrumento musical. E, em seu pouco tempo livre, eles preferem os jogos eletrônicos ou a televisão e o computar.

O quadro está criando uma infância sobrecarga de atividades extras que está tornando as crianças mais estressadas, o que está longe de ser bom para a evolução do talento da garotada. O problema torna-se ainda mais preocupante porque, segundo especialistas Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) acreditam que tal quadro pode afetar o desenvolvimento cerebral infantil na medida em que alteraria o crescimento de uma área específica do cérebro, o córtex pré-frontal, que  é uma peça fundamental para a memória de trabalhos espaciais, responsável pela retenção temporária de informação no cérebro.

Durante a realização da pesquisa, crianças que tinham passado por situações estressantes atingiram menos pontos em testes relacionados ao trabalho da memória espacial. Elas tiveram mais dificuldade em realizar atividades de memorização a curto prazo. Preste atenção em alguns hábitos e garanta uma infância mais saudável para as crianças.

Prato colorido
A hora do almoço, para muitas crianças, parece mais uma festa. O prato é cheio de cores e ganha até carinhas divertidas desenhadas com os alimentos - o tomate em meia-lua vira uma boca, enquanto rodelas de pepino são os olhos e grãos de feijão as sardas de uma carinha engraçada. Misture hortaliças e legumes de forma criativa e acabe com a birra no consumo de vegetais.

Dormir cedo e bem
Um estudo da revista Frontiers in Neuroscience indica que a privação do sono conduz a uma série de déficits na cognição, atenção e nas emoções, incluindo maior irritabilidade, além de afetar a memória, coordenação e concentração - a conclusão foi obtida pelos especialistas após a análise de um mapa cerebral detalhado. Para evitar uma noite mal dormida ou episódios de insônia, procure esvaziar a mente ao deitar: ouça uma música relaxante, respire fundo e procure deixar os assuntos pendentes para resolver no dia seguinte. Para educar seu organismo, é fundamental criar uma rotina de sono, indo para cama sempre no mesmo horário.

Brincar é fundamental
Brincar faz muito bem a saúde e, principalmente, quando as brincadeiras fazem o corpo exercitar-se. Bambolê, pular corda, mini-trampolim ou passear de patins, brincadeiras infantis também gastam calorias e ajudam a tonificar músculos. Bambolê, por exemplo, previne dores lombares, enquanto pular corda fortalece as coxas e estimula a capacidade cardiorrespiratória.

Estimule a curiosidade
As crianças são naturalmente curiosas, o que as fez aprender mais e mais. Tal característica ajuda a manter a memória sempre afiada e prevenir doenças comuns da velhice, como Alzheimer. Vale tudo que fuja do habitual: fazer cursos, aprender novas receitas, adquirir hobbies diferentes e até conhecer lugares que desafiam sua capacidade de comunicação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO LUIS GERVASIO
A nutrição que torna o tratamento oncológico mais fácil
A escolha dos alimentos corretos pode ajudar a amenizar os efeitos colaterais do tratamento

Enfrentar um tratamento oncológico é um processo difícil. Quimioterapia, radioterapia, cirurgias, ou a combinação de vários procedimentos, acaba tornando o tratamento desgastante e debilitado o organismo como um todo, até porque todos os métodos de tratamento de câncer visam eliminar as células cancerígenas, porém eles acabam também afetando algumas células sadias e, dessa forma, o paciente em tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais. A boa notícia é que alguns cuidados na alimentação podem ajudar a enfrentar estes problemas.

Uma dieta saudável deve conter alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras) ao nosso organismo. Para que isso ocorra, devemos comer diariamente alimentos variados, que apresentem propriedades e nutrientes diferentes entre si, já que tanto a falta quanto o excesso de um ou de mais nutrientes podem causar um desequilíbrio ao nosso organismo e, como consequência, danos à nossa saúde.

Outro ponto que merece atenção é que os efeitos colaterais do seu tratamento podem ser amenizados com uma alimentação adequada. Para uma alimentação saudável e equilibrada é necessário escolhermos alimentos variados, procurando fazer refeições que combinem diferentes porções de cereais, raízes, frutas, hortaliças, carnes, leite e ovos. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo. Especificamente, a dica é para aumentar o consumo de líquidos durante o dia, aumentar o consumo de verduras e dar preferência à frutas como a laranja, o mamão, a ameixa e o abacate. É sempre importante destacar também que o acompanhamento de um nutricionista neste processo é fundamental e pode trazer vários benefícios ao tratamento oncológico.

João Luis Ricalde Gervasio
Nutricionista – CRN 5114
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NUTRISHOP
Emagreça com saúde e qualidade de vida
O aumento no consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura é uma das causas da obesidade

A obesidade é um dos principais problemas de saúde da atualidade e tem suas causas bem definidas: as mudanças nos padrões alimentares com uma maior incidência de alimentos gordurosos e calóricos, aliados a um estilo de vida mais sedentário, onde o exercício físico torna-se cada vez mais escasso. A combinação de dietas mais calóricas com uma vida sedentária está resultando diretamente na balança e elevando os índices de obesidade entre todas as faixas etárias. Estima-se que no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população está acima do peso e, destes, 10% já é considerada obesa.

Habitualmente a melhor maneira de enfrentar a obesidade é passar por um processo de reeducação alimentar, onde o individuo reaprende a se alimentar utilizando de alimentos mais saudáveis e menos calóricos e adquirindo tais hábitos para toda a sua vida. Ou seja, não basta enfrentar uma dieta radical por alguns meses e não incorporar uma alimentação saudável por toda a vida, pois logo os quilos perdidos voltaram a aparecer na balança. Pode-se também lançar mão da utilização de suplementos alimentares, shakes e chás que ajudarão no processo de emagrecimento. No entanto, é sempre importante destacar que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental neste processo.

A chave para um novo e mais saudável estilo de vida está exatamente nos alimentos que você consome, onde encontramos substâncias capazes de prevenir doenças e até melhorar o nosso astral. É sempre bom lembrar que os indivíduos que mantem uma dieta saudável combinada com a prática regular de atividades físicas, além de manter-se longe da obesidade aumentam sua expectativa de vida com qualidade e saúde.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LENISE COLLARES
Check up cerebral: quem precisa dele?

Como todos os órgãos do corpo humano, o cérebro está sujeito a alterações, inclusive pelo próprio envelhecimento. Nestas condições, há um declínio cognitivo que se manifesta de forma similar ao declínio da funcionalidade em outros sistemas corporais. No cérebro, devido à sua complexidade, suas funções não diminuem de forma igualitária. Os aprendizados e as habilidades acumuladas ao longo da vida se deterioram de forma lenta e diferenciada. Em geral, a partir dos 50 anos, o declínio cognitivo já começa a se manifestar, sendo uma época importante para realização de uma avaliação cognitiva de reconhecimento e estabelecimento de uma referência para acompanhamento posterior. É função do neuropsicólogo investigar, com o auxílio de instrumentos neuropsicológicos (testes e tarefas) os déficits cognitivos adquiridos pós-lesão neurológica ou em decorrência de processos neurodegenerativos, em uma investigação denominada  Avaliação Neuropsicológica; bem como auxiliar o paciente na recuperação ou redução dos déficits cognitivos constatados, o que se refere à terapia de Reabilitação Cognitiva. Na prática clínica é comum a indicação de AN nos casos onde há a suspeita de demências (do tipo Alzheimer, de transtornos relacionados à atenção e ou funções executivas, transtorno do déficit de atenção, síndromes disexecutivas), na análise de sequelas do Sistema Nervoso Central (traumatismo crânio-encefálico, tumor, acidente vascular cerebral, encefalite, epilepsia, esclerose múltipla, HIV, drogas, intoxicação por metais pesados), na avaliação dos problemas cognitivos relacionados ao desenvolvimento (retardo mental), na diferenciação do diagnóstico de déficit cognitivo por causa neurológica e/ou emocional (doenças psiquiátricas como depressão, esquizofrenia, por exemplo), na análise do impacto cognitivo diante dos distúrbios do sono, entre outros quadros que se relacionam a alterações na cognição ou no comportamento.

Lenise Collares Nogueira
Psicóloga – CRP 07/06747
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PAULO PRATES
Prótese sobre implantes – Protocolo de Branemark: a volta do prazer em sorrir

Em 1969, o médico ortopedista sueco Per-Ingvar Branemark, estudando as células dos ossos dos coelhos, observou a aderência total entre um cilindro de titâneo e o osso vital. Depois de vários anos de estudo, ele comprovou que esse novo método realizado sob padrões determinados, poderia ter sucesso na reposição de perdas dentárias. Surgia assim a osseointegração, um novo sistema de ancoragem das próteses, que liga uma estrutura de titâneo ao osso.

A reabilitação de um paciente edentado total com a utilização de uma prótese total fixa sobre implantes na mandíbula foi a primeira modalidade de tratamento introduzida com o uso de implantes osseointegrados. Por esse motivo, essa é a que apresenta maior número de estudos longitudinais e com maior tempo de acompanhamento. O objetivo inicial a ser atingido na reabilitação protética com implantes era o de superar o desafio de manter as próteses totais inferiores mais estáveis, melhorando a qualidade de vida dos chamados inválidos orais sendo, portanto uma prótese na qual o aspecto funcional predominava.

Na época de sua criação, a confecção de uma prótese total sobre implantes seguindo o Protocolo de Branemark consistia em processo demorado, onde após a instalação dos implantes, seriam necessários seis meses até a cicatrização óssea, para só então se dar a instalação da prótese. Hoje, com a evolução da técnica protética, e com o desenvolvimento de implantes osseointegráveis mais seguros, pode-se realizar a implantação e logo em seguida iniciar-se o processo de confecção da prótese definitiva, possibilitando que a mesma esteja instalada em até 72 horas após a implantação. Essa evolução trouxe maior conforto aos pacientes. Além disso, os novos sistemas de implantes permitem que se faça uma prótese fixa total utilizando-se apenas 4 ou 5 implantes, o que ajuda a reduzir o custo do tratamento.

Devido a crescente exigência estética da população em geral, a evolução das resinas e porcelanas odontológicas se somou a importância da reabilitação funcional, tornando possível a confecção de próteses totais invisíveis e fixas, repondo não só os dentes, mas também parte da gengiva natural que perde volume devido ao processo de reabsorção óssea que segue a perda da dentição natural. Hoje uma pessoa que sofreu a perda de todos os dentes, pode ter de volta o prazer de mastigar e falar bem, e principalmente, a satisfação de sorrir.

Fonte: Telles, Daniel. Próteses totais convencionais e sobre implantes
Dr. Paulo de Jesus Prates Neto
Especialista em Prótese Dentária
Mestre em Implantodontia
Professor do Curso de especialização em Prótese dentária Sobracursos - Porto Alegre