Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

CADERNO PAMPA :: 27 DE JULHO DE 2013:: EDIÇÃO 292



A Fronteira da Paz está de aniversário. Sant’Ana do Livramento está completando 190 anos com muitas conquistas a comemorar e vislumbrando um futuro promissor. E, para celebrar, uma grande programação está sendo pensada. Aos santanenses, parabéns!! E, não somente pelo aniversário, mas também pela construção de uma bela cidade.

Também nesta edição um olhar especial para o exercício físico como uma alternativa também ao bem estar psicológico. Assim, a tão difundida importância da prática de atividades físicas começa também a ganhar foco quando o assunto é o alívio do estresse e a melhoria na qualidade de vida vinda da prática de atividades prazerosas e relaxantes que, de quebra, melhoram o condicionamento físico e ajudam a saúde. Com tudo isso, não há mais desculpa para não se exercitar, então escolha a sua atividade e mãos à obra, a sua mente e o seu corpo agradecem!

E, nós do Caderno Pampa, também temos o que comemorar, afinal estamos completando 10 anos, cheios de novas ideias e vontade de agradar os nossos leitores e amigos. A partir de hoje iniciamos as comemorações e queremos a sua participação. O que você mais gostou de ler no Pampa? Qual a sua capa favorita? Já se viu no Pampa, quando? Conte-nos as suas histórias e participe da festa. Mande seus comentários pelos nossos e-mails (cadernopampabg@hotmail.com ou zh.bage@zerohora.com.br) ou pelo nosso Facebook.
 Fuja do chulé! 
 Aquele cheiro desagradável vindo dos pés pode ser facilmente eliminado



Por mais que muitos evitem o assunto, basta tirar o sapato para aquele mau cheiro espalhar-se. Sofrer com chulé não é fácil, além de fazer mal à saúde, o cheiro desagradável afasta qualquer pessoa. A boa notícia é que saber como o problema surgiu é o primeiro passo para se livrar-se do problema.

O chulé entre mulheres, homens, adultos, crianças ou idosos, é uma combinação de suor excessivo com bactérias. Essa reação química ocorre da seguinte maneira: o corpo humano transpira para que a temperatura do organismo possa ser regulada, e com os pés não é diferente. No entanto, esta parte do corpo é geralmente coberta por tênis, meias, entre outros, o que faz com que o suor não tenha como se dissipar, e então ele é fermentado juntamente com as bactérias presentes na pele, produzindo o chulé.

A questão é que a umidade faz com que essas bactérias se proliferem cada vez mais e quando não há frequência de troca de meia ou de calçado, para deixar o pé respirar, acaba surgindo o mau cheiro.Existem algumas maneiras de evitar que o chulé apareça, no entanto, se não forem eficazes, será necessário procurar um dermatologista que possa fazer um diagnóstico para tratar.

Higienização
Uma boa maneira de evitar o chulé é higienizando bem os pés. No entanto, evite os sabonetes antissépticos, porque eles podem causar outros tipos de irritação na pele, e, ainda, não matam apenas as bactérias ruins e podem causar um desequilíbrio no corpo humano. Um conselho é usar sabonetes comuns ou hidratantes.

Seque bem os pés
É importante sempre manter os pés bem secos, por isso ao sair do banho é necessário secar bem a planta dos pés e também entre os dedos, pois as bactérias tendem a se proliferar em lugares úmidos.

Troque de sapatos
Outra dica é trocar sempre os sapatos. O ideal é trocar durante o dia, mas se não for possível, é importante não usar o mesmo sapato no dia seguinte, deixando aquele par usado no dia anterior em algum lugar arejado e ensolarado.

Meias de algodão
São sempre as mais indicadas, já que esse material tem propriedades de absorver e de deixar o suor evaporar de uma maneira melhor. Diferente dos tecidos sintéticos, que não têm essa propriedade.

Sapatos de plástico
Plástico, borracha, materiais sintéticos são totalmente vedáveis o que auxilia na proliferação de bactérias, desta maneira, as pessoas ficam mais propensas a ter chulé.
ANIVERSÁRIO PAMPA 
 10 anos do Caderno Pampa
Tudo começou com um sonho e uma proposta arrojada. Hoje, trilhamos caminhos, conquistamos amigos e parceiros e ganhamos experiência. 10 anos se passaram e, em agosto, o Caderno Pampa está de aniversário. Uma década de vida não poderia passar em branco e, por isso, iniciamos na edição de hoje as comemorações. Para a edição de aniversário estamos preparando algumas surpresas e uma oportunidade especial de você nos conhecer um pouco melhor. A partir de hoje abrimos espaço aos nossos amigos, queremos saber as suas opiniões e preferências. Então você também pode participar. Encaminhe o seu comentário através do Facebook ou dos nossos e-mails (cadernopampabg@hotmail.com ou zh.bage@zerohora.com.br), estamos esperando e ansiosos pela sua participação.

Carmem Regina Fara – Psicóloga 
“Já é favorito na cabeça dos bageenses e da comunidade regional. Promove, divulga e está presente na vida das pessoas como formador de opinião. Apostando sempre na qualidade do interior. Parabéns pelos 10 anos!”

Zeca Brito – Cineasta 
Uma Janela no pampa. Janela que abre o pampa para o mundo, onde a gente se vê e vê nosso semelhante. Cultura, tradição, educação e desenvolvimento andam juntos no Caderno Pampa. Nosso passado histórico com suas glórias e desgraças, nosso presente possível e um futuro de esperanças. Árvore plantada em solo fértil, espalha tuas raízes e cresce solar no Pampa.

Leko Machado – Fotógrafo
Parabéns ao Caderno Pampa por levar informação e entretenimento para os leitores e oferecer espaço para que empresas e artistas locais possam divulgar o trabalho. É um prazer termos um caderno encartado no melhor jornal do Estado que exalta o desenvolvimento, os talentos e as belezas da nossa região.


Aniversário na fronteira Brasil e Uruguai 
 Sant’Ana do Livramento comemora 190 anos dia 30 de julho

Desde o dia 14 de julho a comunidade de Sant’Ana do Livramento está vivendo as comemorações pelo aniversário de 190 anos da cidade brasileira vizinha de Rivera, no Uruguai. A cidade, conhecida como a “Fronteira da Paz” é sempre lembrada também pelo seu povo acolhedor e pelas inúmeras potencialidades econômicas e turísticas. No aniversário, dia 30 de julho, é feriado municipal e uma ótima oportunidade para santanenses e seus visitantes aproveitarem a programação organizada pela Prefeitura, que tem como ponto alto o jantar baile a ser realizado no Centro de Eventos do Verde Plaza no Clube Comercial.


Confira a programação:
Dia 27 – Sábado
Exposição de Ferro Modelismo, a partir das 9h na Estação Cultura
Abertura do “Ovino &Art”, 10h no Parque Internacional
Feira de Saúde, das 9h às 17h na Praça Artigas
Desfile de moda “Livramento é fashion”, 18h na Estação Cultura

Dia 28 – Domingo
Procissão de São Cristóvão, 9h com saída da Igreja Santa Cruz
III Festa do Colono e Motorista, a partir das 9h30 na Cooperativa Figueira (BR 158, KM 27)
1º Torneio feminino de futsal, a partir das 10h no Ginásio Guanabara
Etapa municipal de velocross, a partir das 10h na Chácara da Prefeitura

Dia 29 – Segunda-feira
Presença da unidade móvel do PROCON estadual, a partir das 9h na Praça General Osório
Palestra “Direitos do Consumidor” com o PROCON, 18h no Núcleo de Estudos Fronteiriços (UFPEL)
Jantar baile em comemoração ao aniversário da cidade e com a entrega de comendas à destaques da cidade, 20h30 no Centro de Eventos do Verde Plaza no Clube Comercial

Dia 30 – Terça-feira
Mateada de aniversário, a partir das 15h no Parque Internacional
Final do torneio municipal de truco, 20h30 no Clube de Cabos e Soldados

Dia 31 – Quarta-feira
Encerramento das comemorações dos 190 anos de Livramento com a palestra “Perspectivas de Livramento”, 19h no Auditório IFSUL.

INSS e contribuições autônomos
O profissional liberal autônomo, que recebe rendimentos de pessoas físicas, sujeitos ao preenchimento do Livro-Caixa e à antecipação do Imposto de Renda através do Carnê-Leão, deve também contribuir para a Previdência Social.

Tal obrigação perante o INSS envolve os seguintes questionamentos:
a) qual a base de cálculo da contribuição? Esta é feita com base em um ou mais salários de contribuição?
b) a contribuição deve ser feita a partir dos rendimentos brutos ou líquidos (receitas menos despesas, apuradas no Livro Caixa)?
O salário de contribuição (base de cálculo da contribuição previdenciária) para o trabalhador autônomo (enquadrado como contribuinte individual perante a Previdência Social) é a remuneração recebida em uma ou mais empresas (no caso do representante comercial) ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição, que atualmente correspondem a R$ 678,00 e R$ 4.159,00, respectivamente, conforme os artigos 199 e 214, inciso III, do Decreto nº 3.048/1999.

Assim, o profissional liberal (médico, advogado, contador etc.), que trabalhe por conta própria, prestando serviços, como autônomo, somente para pessoas físicas, deve recolher, mensalmente, em GPS (com o código de pagamento 1007), a contribuição previdenciária de 20% (vinte por cento) sobre a remuneração bruta recebida pelo exercício da sua atividade, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição.

Observe-se que o contribuinte individual que trabalhe por conta própria, sem prestar serviços à empresa ou equiparado, pode optar por contribuir para a Previdência Social com 11% (onze por cento) sobre o salário-mínimo, sendo que esta opção de recolhimento implica em não poder contar este tempo de contribuição para fins de aposentadoria por tempo de contribuição. O código de pagamento da GPS, neste caso, para que o segurado contribuinte individual efetue recolhimento mensal é 1163 e para que efetue recolhimento trimestral é 1180, nos termos do artigo 199-A, inciso I, do Decreto nº 3.048/1999.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


 Unipampa Bagé e Jaguarão tem Mestrado aprovados junto à CAPES
 Processo de seleção dos estudantes deverá acontecer entre novembro e dezembro de 2013

A área de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), presente nos campi Bagé e Jaguarão, conquistou a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta foi a única proposta da área de Letras aprovada na última reunião da CAPES de todo o país e, no Rio Grande do Sul, apenas a Unipampa e a Universidade de Passo Fundo (UPF) obtiveram propostas aprovadas entre todas as áreas. O novo mestrado profissional - o quarto deste tipo na instituição - foi aprovado em sua primeira tentativa.

De acordo com a professora de Língua Espanhola e Linguística Aplicada da Unipampa, e coordenadora do novo PPG, Valesca Brasil Irala, o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas começou a ser pensado em meados de 2011. Baseados na experiência com as três especializações ofertadas pelo Campus Bagé (uma concluída e duas em andamento) e uma pelo Campus Jaguarão (em andamento) na mesma na área do mestrado, a equipe responsável pela a proposta ampliou o contato dos docentes com a realidade educacional da região, através de pesquisas aplicadas ao ensino de linguagem.

Foco em linguagem e docência
O curso ofertará 15 vagas anuais, distribuídas entre os dez orientadores que inicialmente atuarão no corpo docente permanente, o qual tende a ser expandido nos próximos anos. A seleção está prevista para ocorrer entre novembro e dezembro de 2013 e as aulas começarão no início de 2014. O curso contará com uma área de concentração denominada Linguagem e Docência e uma linha de pesquisa, intitulada Interculturalidade, discurso e cognição.

 Inscrições abertas para o Congrega Urcamp2013

Os interessados em participar do Congrega 2013 da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) já podem consultar o site da Instituição para verificar o regulamento. A nona edição do evento acontece em Sant’Ana do Livramento, entre os dias 23 e 24 de outubro. A grande novidade deste ano é que o evento de carácter científico terá cunho internacional.

De acordo com o Vice Reitor e Pró Reitor Acadêmico, professor Paulo Siqueira, há dois períodos para fazer as inscrições. “É importante ressaltar que, além da alteração de valores, somente quem realizar a inscrição até o dia 26 de agosto tem direito de submeter trabalhos e fazer um mini curso”, comenta ao destacar que os demais participantes recebem apenas o certificado de participação.

Além dos mini cursos, o Congrega oferece aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com os trabalhos científicos. Para submissão, há quatro segmentos:a Jornada de Pós Graduação e Pesquisa, para professores graduados; a Mostra de Iniciação Científica, para acadêmicos acompanhados de um orientador; a Mostra de Iniciação Científica Junior, para o oitavo e nono ano no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Técnico nível Médio; e Mostras de Projetos Comunitários e de Extensão, destinadas para ONGs, empresas, entidade, docentes, dentre outros.

ESPECIAL DIA DO AGRICULTOR
Agricultor: homens e mulheres que impulsionam a economia com muito esforço e dedicação

 Se você se alimentou hoje agradeça ao produtor rural

Ele já foi chamado de várias formas: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor ou agricultor familiar, mas independente do nome, se você se alimentou hoje agradeça ao produtor rural ou agricultor. Tamanha importância na sociedade é reconhecida, entre outras formas, através de um dia dedicado especialmente à estes trabalhadores. O Dia do Agricultor, comemorado dia 28 de julho, é uma homenagem aos homens e mulheres que dedicam sua vida ao desenvolvimento do pais através da produção dos alimentos que diariamente chegam a mesa dos brasileiros.

As propriedades rurais brasileiras de pequeno e médio porte são compostas por grande parte dos agricultores do país, são estes trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca ou nenhuma tecnologia e mão de obra familiar. O economista Eduardo Mauch Palmeira lembra ainda que é do campo, da pequena propriedade que vem os alimentos que buscamos nas feiras livre, nas fruteiras e gôndolas do supermercado com qualidade, quantidade, variedade, rastreabilidade e também sustentabilidade.
“A importância social, por parte dos pequenos agricultores deve-se principalmente à sua estreita relação com as comunidades em que estão inseridos e fazem seus negócios. Já os grandes produtores tendem a negociar diretamente com os fabricantes ou grandes distribuidores de insumos. Estando eles, assim, presente em todas as esferas econômicas e contribuindo principalmente para a oferta e manutenção de alimentos”, destaca Palmeira.

Além disso, em estudos recentes, constatou-se que em 1945 um agricultor produzia alimento para aproximadamente 19 pessoas, atualmente, cada pequeno produtor tem a obrigação de produzir alimentos para 155 pessoas em média.Nos próximos anos a demanda por alimentos tende a aumentar 20% e o Brasil tenderá a atender 40% desta demanda, assim, o agricultor brasileiro pode ajudar a alimentar o mundo.


Ovinos marcam presença na Expointer 2013
892 ovinos participam da programação que inicia dia 25 de agosto

Na reta final de preparativos para a Expointer 2013, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), contabiliza a participação de 892 exemplares considerando que a participação alcançou, mais uma vez, um número expressivo e fará movimentar o setor durante os nove dias do evento, pois além dos julgamentos, as Associações Promocionais de Raças fazem suas programações paralelas, remates, reuniões, encontros e comemorações, levando em conta que a Expointer é uma das maiores vitrines do agronegócio e da ovinocultura da América Latina. A programação de julgamentos inicia-se no domingo, dia 25 de manhã com o julgamento das raças Texel e Suffolk.

O bom momento da ovinocultura nacional deve ser visto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de acordo com o presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab.

 101ª Expofeira é divulgada em Porto Alegre
 Presidente da Associação Rural cumpre agenda na capital gaúcha tendo a Expofeira como foco de trabalho

Em viagem a Porto Alegre, Aluízio Tavares, presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, cumpriu duas agendas em nome da entidade bageense. A primeira delas aconteceu na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul, durante o evento, “Fórum Permanente do Agronegócio – 47ª Etapa”. O segundo compromisso diz respeito a divulgação e organização da 101ª Expofeira de Bagé. O presidente, acompanhado da contadora da entidade, Ieda Gallina Previtali, esteve com empresas e instituições para tratar sobre a 101ª Expofeira de Bagé, que este ano acontece de 04 a 13 de outubro.
Outro assunto definido durante a agenda do presidente em Porto Alegre é o lançamento da Expofeira na 36ª Expointer.Segundo Aluízio, a data do evento será dia 27 de agosto, terça-feira, na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Henrique Dornelles é o novo presidente da Federarroz
Eleição aconteceu em assembleia geral em Dom Pedrito

O engenheiro mecânico Henrique Dornelles é o novo presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Ele foi eleito com o voto de 15 associações de orizicultores. O candidato Juarez Petry de Souza obteve 11 votos e, após o resultado, pregou a união dos arrozeiros em torno da entidade. A posse acontecerá ainda em julho.

Dornelles terá como meta prioritária em sua gestão de três anos a busca de renda ao produtor, incentivar uma ainda maior profissionalização do setor, principalmente em boas práticas de gestão, e à competitividade do cereal gaúcho, com especial ênfase à exportação. Também manterá o trabalho em conjunto com Farsul, Irga e Fetag nas demandas setoriais. “Queremos construir com o governo do Estado uma participação ainda mais efetiva do Irga nas diretrizes estruturais da lavoura gaúcha”.

PAMPA VIP
Por: Graciela Freitas
No dia 19, Fabiano Marimon e equipe lançaram, oficialmente, o 13º Moda Bagé, que vai acontecer no dia 05 de outubro, no Ginásio Militão. Além dos tradicionais desfiles, as empresas participantes poderão colocar estandes que funcionarão durante todo o dia. Haverá praça de alimentação e as/os modelos que compuserem o casting das lojas terão de estar devidamente registrados, ou seja, um evento totalmente profissional e inovador, sem amadorismos!

Em Florianópolis, Santa Catariana, os vinhos “Rastros do Pampa Cavernet Sauvignon” e “Rastros do PampaTannat”,  produzidos pela Guatambu Estância do Vinho, conquistaram, no último dia 06 de julho, respectivamente, medalhas de prata e ouro no concurso Mundial Bruxelas Brasil 2013. O evento aconteceu no Hotel Costão do Santinho. Parabéns a família Pötter pelas distinções!

João Paulo Lunelli, atual presidente do Rotary Clube de Bagé Campanha, empossou, no dia 10 de julho, o conselho diretor que irá atuar junto dele nas causas rotarianas. Compõem o grupo o vice-presidente, presidente eleito 2014/2015 e secretário, Luis Felipe Ferreira, ex-presidente, José Antônio Marques da Silva, tesoureiro, André Luis Vilaverde Moutinho, protocolo, Rubens Lunelli, presidentes de comissões, Léu Cardoso Carate, Vanderlei Fichel de Oliveira, Michel Perrone Simão, René Evaldo Isoppo e Rinaldo Zuliani de Carvalho.

No IV Salão de Queijos e Vinhos organizado pelo grupo Verde Plaza, em Sant’Ana do Livramento, no último dia 13, José e Ivone Righi, da rede de supermercados Righi...

E Sandra e Luis da Silva, casal presidente do Clube Caixeiral de Livramento. Clics Daniel Badra

José Luis de Freitas e Roseli Schardosim de Freitas durante a noite de entrega do prêmio Distinção Empresarial da ACIBa

Quem também esteve por lá recebendo o seu foi a proprietária das farmácias de manipulação Mistura da Terra, Ana Lúcia Garrastazu Pereira

 Cibele e Bruna Foletto Lucas durante noite de autógrafos do livro “Nosso Diário de Viagem”, na AZ Galeria. Clic Iracema P. Isquierdo

 Conferindo os “Talentos de Bagé”, na Casa de Cultura Pedro Wayne, no dia 12 de julho, mãe e filho, Flávio Cantão e Rita Gomes

Gelsa Tavares e Talita Suñé também estiveram prestigiando a exposição

Bruno Hilário Hair Designer já está à disposição das clientes na avenida General Osório, 1327, anexo a loja Faroo e Tato. Entre as novidades oferecidas pelo cabeleireiro: hidratação com clericot. Que luxo!

 Lindos presentes para os pais!
O Dia dos Pais está chegando. E, você já sabe como vai presentear o seu pai? A Óptica Bagé, com lojas em Bagé e Dom Pedrito, oferecem lindas opções para todos os estilos de pais e são excelentes alternativas para quem não querer errar no presente.

Linha solar Ray-Ban e Mormaii para papais clássicos e esportivos

BEM ESTAR

 Exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a mente
A atividade física estimula a produção de novas células cerebrais, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da produção de hormônios que reduzem o estresse

 O pilates além de trabalhar a força muscular, reforça o equilíbrio, a respiração e trás ótimos benefícios

 A dança é uma alternativa para quem gosta de movimento, animação e descontração

Exercitar-se pode ser muito mais do que apenas cuidar do corpo e, pode também ser um ótimo estímulo para que a mente mantenha-se em equilíbrio e distante dos problemas do dia a dia. Assim, o que se tem são os resultados de diversos estudos que apontam que os exercícios físicos fazem muito mais do que perder calorias e esculpir os músculos, eles também ajudam a manter o cérebro saudável. A melhor parte é, ainda, a descoberta de que não é necessário ser nenhum atleta para ter acesso aos benefícios que a atividade física pode proporcionar. Praticar exercícios pelo menos três vezes na semana já é o suficiente para ter mais saúde e, para tal, basta encontrar uma atividade que combine com as suas preferências.

Bons exemplos de atividades físicas que conseguem agregar o bem estar corporal e da mente são o pilates e a dança. A fisioterapeuta e instrutora de pilates, Cármen Regina Schimidt Barbosa conta que o pilates é indicado para todas as idades e que não necessariamente é preciso ter uma indicação médica para iniciar a atividade.
“O pilates é ótimo para todas as idades porque trabalha a musculatura corporal associando a respiração e valorizando toda a amplitude do movimento, proporcionando ganhos em flexibilidade, força e equilíbrio”.

Ainda sobre o pilates, Cármen destaca que a atividade induz a concentração por associar um ambiente tranquilo com os movimentos de respiração e, por isso, o aluno ao terminar a sessão tem uma sensação de relaxamento e conforto. E, para quem pensa que o pilates não proporciona um ganho no tônus muscular, está enganado. É possível trabalhar de forma consciente para o ganho de massa e, assim modelar o corpo de uma forma saudável e prazerosa.

Já que gosta de uma atividade mais agitada, com música e muita animação pode procurar uma aula de ritmos, conforme indica a professora de educação física e instrutora da academia Fitness Move, Daniela Fernandes. Ela conta também que as aulas em grupo são uma ótima maneira de incentivo para minimizar as desistências e manter o foco na atividade física.
“A aula em grupo é também uma maneira de fazer novas amizades e, assim uma controla a outra para que não desanime com o frio e desista das aulas. Além disso, a aula de dança é super animada e descontraída, sendo uma ótima maneira de gastar energia e esquecer das preocupações do dia a dia”.

Daniela lembra também que atividades que proporcionam bem estar e prazer em sua realização são antidepressivos naturais e auxiliam também a aliviar o estresse, já que exige concentração e muita movimentação. Para quem se animou com a ideia, a dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas antes de sair correndo para a academia é importante buscar auxilio profissional e médico para saber se não há nenhuma contraindicação.

TURISMO
 Belezas naturais e arquitetônicas, gastronomia e ótimos passeios em Dom Pedrito 
Visita à cidade incluí várias opções de passeios

Quem busca uma cidade tranquila, com belezas naturais, belos prédios, gastronomia diferenciada e lindas fazendas, tem em Dom Pedrito uma excelente opção de lazer e diversão.
A começar pela cidade, é possível visitar a Caixa D`Água, um prédio tombado pelo patrimônio histórico do estado e que é um símbolo urbano de Dom Pedrito. O reservatório foi elevado no centro de outro ponto turístico, a praça General Osório e foi inaugurado em 1935. Visitar o Obelisco da Paztambém é um passeio obrigatório a quem for a cidade. O marco histórico, erguido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Governo do Estado, assinala a região onde, em 1845, foram feitas as tratativas de paz pelos Farroupilhas. Também no centro da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio lembra a origem luso-espanhola da população com vitrais importados da Alemanha.

A alguns quilômetros do centro, o Parque de Exposição Juventino Corrêa de Moura é o palco da realização da Farm Show, feira agropecuária promovida pelo Sindicato Rural anualmente. O parque, fundado em outubro de 1931, é também a sede do Ponche Verde da Canção Gaúcha e do Parque em Festa.
Quem busca um passeio cultural, pode visitar o Museu Paulo Firpo que realiza exposições de arte permanentemente. Quando o assunto é gastronomia, o restaurante Cumbuca e a parrilla da Estância do Vinho da Guatambu são boas opções. Na estância é possível ainda realizar outros passeios, mediante agendamento. Para a hospedagem, o Hotel Alexandre fica localizado no centro da cidade e tem ótimas opções.
Maçã no palito 

Nas férias, levar a criançada para a cozinha pode ser uma ótima atividade. Para isso, escolha receitas simples e saborosas como a maça no palito.
Ingredientes
500g de chocolate para cobertura
6 maçãs pequenas
Confeitos coloridos
Garfinhos de madeira
Papel manteiga

Modo de preparo
Quebre o chocolate e leve ao micro-ondas por seis minutos em potência alta. Retire a vasilha do forno, mas cuidado porque ela pode estar quente. Lave e seque as maçãs. Em seguida, espete um garfo de madeira na parte de cima de cada maçã. Mergulhe as maçãs no chocolate e deixe escorrer o excesso. Passe-os nos confeitos. Coloque as maçãs em uma travessa sobre o papel-manteiga e leve a geladeira até endurecer.

Dica: Se quiser dar de presente aos amiguinhos, basta embrulhar as maçãs em papel celofane com um laço bem bonito, eles vão adorar!
Atividade
Você conhece o alfabeto na Língua brasileira de sinais? Não? Que tal conhecer e aprender uma nova forma de se comunicar? Já conhece? Então pratique e ensine aos seus amigos!


Kids e Teens
Os "inseparáveis" amigos João Inácio Lobato e Eliezer Rodrigues

Jacques Fabrício de Souza Neto


Vicente Teixeira de Souza

 Divirta-se nos últimos dias de férias 
 Mesmo com as férias de inverno terminando ainda há tempo para aproveitar o tempo livre e divertir-se com as crianças
As férias chegaram e, antes que pudéssemos ver, já estamos vivendo os seus últimos dias. A boa notícia é que ainda há tempo para aproveitar que as crianças e adolescentes estão em casa em tempo integral. Para a diversão basta pensar em algumas atividades que, além de manter a galerinha ocupada, proporcionará momentos de muita diversão. Preste atenção nas dicas e escolha a predileta dos pequeninos e dos adolescentes para aproveitar o tempo de um jeito gostoso e sem gastar muito.

Tarde com amigos: vira uma grande festa em casa, é também uma excelente oportunidade de conhecer e interagir com os amigos e colegas de seus filhos.

Lugares diferentes: qualquer passeio pode ser divertido, depende da maneira como você faz. Ir à feira livre vira uma farra se você mostrar aos seus filhos por que pode ser muito legal.

Brincadeiras ao ar livre:Existem muitas brincadeiras como cabo de guerra, amarelinha, elefantinho colorido, queimada, caça ao tesouro, esconde-esconde, corrida de saco, pular corda, peteca, vôlei de roda, ou bolinhas de sabão, entre outros.

Piquenique: Prepare uma cesta caprichada com lanchinhos gostosos e saudáveis para toda a família ir ao parque; É legal também aproveitar para andar de bicicleta, patins e skate.

Qual é a música: alguém tem de assobiar ou batucar o trecho de uma música, e os outros precisam adivinhar qual é.

Bandinha: ponha o som da banda preferida das crianças, elas devem imitá-las com objetos da casa, também é legal produzir os instrumentos fazendo chocalhos ou cornetas usando a imaginação.

Para os adolescentes
Palavra certa: um dá dicas para que o outro adivinhe a palavra a ser descoberta. O objetivo é descobrir a palavra com poucas dicas.

Geografia: um jogador fala o nome de uma cidade, estado ou país. O próximo cita um lugar que comece com a última letra da última palavra, exemplo Espanha, e aí, Alemanha.

Qual é a capital: incentive os estudos da garotada com diversão, ganha ponto quem acertar a capital de um estado brasileiro ou país.

Mimica:cada equipe escreve nomes de filmes e dá para o outro time. Uma pessoa de lá faz gestos para os colegas adivinharem o filme.
“Sai daí louco” apresenta seu 2º episódio 
 A presença de um galã do filme “O tempo e o vento” pode ser uma das surpresas da noite

Foto: Leko Machado

Quem assistiu ao primeiro episódio da comédia de situações “Sai daí loco” e estava ansioso pela segunda apresentação do grupo Entreatos já tem encontro marcado com o riso. O grupo está em fase final de produção e de acordo com um dos organizadores e ator, Tom Perez, a presença de um dos galãs do filme “O tempo e o vento” deve ser confirmada nos próximos dias. A participação se deve ao fato do segundo episódio, chamado "Sai daí loco - Hollywood dos pampas”, fazer alusão pela passagem das gravações do filme por Bagé e região e retrata os personagens durante a seleção de elenco e demais aventuras da época.
O elenco de 18 atores apresenta-se dia 24 de agosto às 18h e 20h30 no complexo do Museu Dom Diogo de Souza. 

 Poesia e música em “Portuñol” no recital Fronteramente
 O recital poético acontece na Unipampa em Bagé e também em Aceguá

Da união de poesias e músicas uruguaias, nasce o “Fronteramente”, um recital poético do escritor Fabián Severo, que recita suas poesias acompanhado pelo guitarristas e compositor Ernesto Díaz, que junto à música cria cenários para o descobrimento das palavras. A programação, uma iniciativa vinda da parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) através dos projetos Observatório de Aprendizagem, do curso de Licenciatura em Letras, grupo de estudos Fronteira e Linguagem no Espaço Platino e do projeto de Ciclo de Colóquios, com o apoio da Prefeitura de Aceguá, acontece dias 15 e 16 de agosto, no auditório do Campus da Unipampa Bagé às 18h e no auditório da prefeitura de Aceguá às 15h30, respectivamente.

Fabian Severo é autor dos livros “Noite nu Norte” (2010) y “Viento de Nadie” (2010) e recita seus poemas em Portuñol (dialeto da fronteira entre Uruguai e Brasil), abrangendo as questões da fronteira por meio de sua poesia. Seus poemas já despertaram o interesse nacional e internacional do público em geral e, também no meio acadêmico. Ernesto Diaz, compositor de Artigas, desta vez, acompanha o poeta, musicalizando os poema. Após o recital, será feita a apresentação do último livro de Fabian.

FIMP encerra e registra mais um sucesso
 4ª edição do festival movimentou muitas pessoas que assistiram à belas apresentações

Foram seis dias de muita música, estudos e encantamento. A 4ª edição do Festival Internacional Música no Pampa (FIMP) encerrou ontem após a realização de concertos comunitários, noturnos e oficinas mobilizando um grande número de pessoas que visitaram a programação em busca de belos momentos embalados ao som da música clássica erudita.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ESPECIAL VEÍCULOS :: 19 DE JULHO DE 2013 :: 2ª EDIÇÃO



Editorial
Poucos povos são tão apaixonados por veículos como os brasileiros, não a toa, a indústria no país produziu 320,8 mil veículos em junho, de acordo com associação que representa o setor, Anfavea. O setor encerrou o semestre com produção também recorde de 1,86 milhão de veículos, 18,1% acima do total montado na primeira metade de 2012. Em vendas, houve alta de 0,8% em junho na comparação com maio, para 318,6 mil veículos novos, encerrando a primeira metade deste ano com volume licenciado de 1,80 milhão de unidades, 4,8% acima das vendas do mesmo período do ano passado. A expectativa da Anfavea para 2013 é que as vendas cresçam entre 3,5% e 4,5% para cerca de 4 milhões de veículos.

Os números de crescimento demonstram perfeitamente que cada vez mais pessoas estão conquistando o sonho de comprar ou trocar o seu veículo, mas ter ou manter um veículo não é fácil e tudo começa pela hora da compra. É preciso atenção e cuidado para buscar não somente o modelo que se necessita, mas também profissionais sérios e qualificados. Depois, é hora de pensar em manutenção. Pneus, óleo, vidros, motor, tudo precisa estar em perfeitas condições. Com tudo certo, é só desfrutar! Nesta segunda edição do Caderno Veículos, produzido pela Casa Zero Hora de Bagé, a intenção foi de abrir espaço para que você conhece produtos e serviços e faça a sua opção com mais informação e segurança.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veículos mais completos e seguros
A partir de 2014, os freios ABS e airbags serão itens obrigatórios de fábrica

Pensando em garantir mais conforto e segurança à motoristas e passageiros, as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) determinam que apartir de 2014, todos os carros que saírem das fábricas no Brasil, seja ele nacional ou importado, deverão conter entre os  itens de segurança de série os freios ABS e airbags frontais. Desde 2010, as montadoras vêm se adequando progressivamente à medida, mas, em 2014, 100% da nova frota deverá conter os itens obrigatoriamente. E, com a cada limite para as adaptações cada vez mais próxima, algumas dúvidas surgem.

De acordo com as resoluções do Contran, veículos que transportem passageiros ou cargas, incluindo os reboques, deverão ter os sistemas de segurança. Mas mais importante do que oferecer os itens, é ensinar os motoristas a usá-los. Mesmo assim, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), não existe nenhum projeto de conscientização sobre o uso correto dos novos equipamentos. 

Qual o benefício do airbag?

O airbag é capaz de evitar danos em caso de choques para os ocupantes do veículo, já que ele infla uma bolsa de ar que "ampara" a pessoa no caso de uma batida. Porém um cuidado é essencial: o uso do cinto de segurança. O airbag é projetado para o uso com o cinto, que é obrigatório no país. O acionamento do airbag é feito de forma muito rápida para que, no caso de um choque, dê tempo de inflar e suportar o impacto do corpo já quando estiver esvaziando. O uso do cinto é importante para que o impacto com a bolsa aconteça no momento correto, o que evita lesões e sufocamento.

E como funcionam os freios ABS?
A principal função do ABS (AntilockBraking System ou Sistema Antitravamento de Frenagem) é evitar que o carro pare bruscamente. Nos carros sem ABS, o condutor tem que alternar a força com que pisa no freio, se não, o carro em alta velocidade tem as rodas travadas, mas segue derrapando por conta da inércia. Com ABS o carro mede sozinho a força aplicada nas rodas e a controla. É como se o carro pisasse e soltasse o freio por conta própria. O ABS proporciona uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso. 

Meu carro não tem esses opcionais, o que devo fazer?
Nada. É que a determinação do Contran é só para carros que saírem das lojas em 2014, não para os modelos 2014. Não precisa sequer instalar. A melhor opção, nessas condições, é comprar um que já contenha os itens de fábrica.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
D.AUTOMÓVEIS
Bons negócios com segurança na D. Automóveis
Veículos 0KM, seminovos e usados garantidos e revisados são as ofertas da revenda multimarcas

Daiâni comanda a D. Automóveis com foco na satisfação de seus clientes

Atendimento diferenciado, equipe qualificada sempre em busca da melhor solução para o negócio, além de uma variada linha de veículos 0Km, seminovos e usados, garantidos e revisados, está é a formula para o sucesso praticada pela D. Automóveis há praticamente 12 anos no mercado e que conquistou a confiança e a credibilidade da comunidade bageense e da região com muita seriedade e dedicação. Tudo começou em dezembro de 2001, quando a empresária Daiâni Britto Perreira resolveu empregar sua experiência profissional em concessionárias de veículos em seu próprio negócio.
“Meu primeiro emprego formal foi em uma concessionária e dai despertou a vontade de ter uma loja em que o cliente pudesse encontrar o veículo que procura independente de marca e com uma proposta de atendimento diferenciado, equipe qualificada e busca de soluções para o negócio, assim surgiu a primeira loja”.

Hoje, a D. Automóveis tem a missão de comercializar veículos que tragam satisfação e realização à vida das pessoas e para tal busca sempre ser uma revenda diferenciada no método de venda e no tratamento com o cliente, pretendendo continuar como referência no mercado local. Daiâni conta que a empresa tem ainda compromisso com as pessoas, com a simplicidade e o carisma e busca sempre conquistar a confiança com credibilidade para atingir a satisfação dos clientes.
“A gestão da nossa empresa tem foco em ética, honra e respeito com os clientes, colaboradores e fornecedores. Nossa comunicação e nossas soluções devem ser simples, carismáticas, claras e precisas. Nas nossas negociações sempre agimos com muita transparência e o nosso compromisso é para que o cliente saia sempre satisfeito de nossa empresa”, argumenta Daiâni.

Com tanto trabalho e dedicação, a D. Automóveis já transformou-se me referência no setor, o que, de acordo com Daiâni, é resultado da forma de trabalho, da seriedade, da oferta de veículos de qualidade revisados e garantidos e do cumprimento sempre o acordado. A D. Automóveis presta ainda serviço de despachante de trânsito e seguros para veículos, além de trabalhar com as melhores financeiras do mercado com taxas de juros diferenciadas e aprovação mais rápida. Daiâni destaca ainda que a empresa trabalha com veículos consignados, quando os clientes que confiam seus veículos à loja e os deixam para venda.
“Trabalhamos sempre com carros de procedência garantida, veículos em que o cliente possa comprar e sair tranquilo e, por tudo isso, acredito que a nossa empresa, em seu seguimento (revenda de veículos multimarcas) seja uma ótima opção para um negócio claro, preciso e de confiança”, finaliza Daiâni.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASM MOTOS

Novidades Yamaha na ASM Motos
Novos modelos e prêmios nacionais são resultado da dedicação e trabalho desenvolvido


Equipe comemora conquista dos prêmios destaque “Market Share 2012” e da classificação como “Concessionária Diamante”

Para quem busca motos de qualidade superior, que agregam conforto, economia e design, a ASM Motos Yamaha apresenta ótimas alternativas em várias opções de modelos e ainda com um dos melhores atendimentos tanto no pré quanto no pós venda, conforme atesta a classificação “Concessionária Diamante”, conquistado em 2013 e que coloca a loja entre as melhores do Brasil. O gerente da ASM Motos Yamaha destaca ainda outra conquista: Campeão Brasileiro de Market Share 2012, que significa o maior crescimento em participação de mercado da marca que, em fevereiro, chegou a liderar o mercado bageense e da região, uma conquista notável para a concessionária.

E, como manter-se no topo do mercado não é fácil, a Yamaha investe pesado em qualidade e desempenho de suas motos. Entre as novidades está o lançamento da 2º geração da moto Factor, carro chefe da montadora. A nova Factor, uma moto com 125 cilindradas, mantém alguns dos diferenciais da marca como as características de conforto, economia e custo beneficio, mas agrega novidades como ser ainda mais econômica, apresentar mudanças estéticas no tanque de combustível, no paralama dianteiro e, ainda, novas cores, novo grafismo e o painel com fundo branco. O próximo lançamento, marcado para chegar ao mercado no ainda no segundo semestre de 2013, será uma moto com 150 cilindradas.

“Um dos principais diferenciais da marca Yamaha é a busca pela perfeição e qualidade total do produto, sendo reconhecida no mercado como uma das marcas que dificilmente apresenta problemas mecânicos. Este um novo modelo vem a colocar a marca em uma nova categoria de mercado e com grandes chances de surpreender devido a qualidade que vem sendo testada pela Yamaha há três anos”, destaca Medina.
A ASM Motos faz parte do grupo empresarial ASM.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JW VEÍCULOS 

Veículos 0KM e seminovos de qualidade na JW Veículos 
Toda a linha 0KM da Toyota está a disposição a pronta entrega na loja

Toyota Etios

Reconhecida pela qualidade de seus carros, a Toyota chega a Bagé através da JW Veículos, que oferece toda a linha 0KM da marca a pronta entrega e com condições diferenciadas de pagamento, conforme conta o empresário Valterlei Lopes. Inaugurada em 2006, a JW Veículos trabalha ainda com seminovos de todas as marcas e com garantia de um ano dada pela oficina própria da loja. Além disso, como a frota disponível é bastante nova, muitos veículos ainda estão na garantia da montadora, reforçando a qualidade e credibilidade da JW.

Entre os principais diferenciais da JW Veículos estão a facilidade de pagamento com financiamento próprio, avaliação justa do carro usado na troca e oficina própria na loja. Para a linha Toyota promoções especiais como a taxa 0% e a parcela balão, cuja vantagem está em uma parcela mensal menor e no fim do financiamento o cliente pode optar por quitar o residual ou refinanciá-lo. Para evitar surpresas, o valor é prefixado e o comprador já sabe quanto vai pagar, em toda a linha Toyota.

Uma das grandes novidades que chega a JW é o Toyota Etios, primeiro carro popular da montadora, que era uma marca reconhecida por seus carros de luxo e que empregou em seu primeiro popular toda a tecnologia e requinte de seus carros à um preço competitivo em um carro bastante completo e com vários diferenciais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TTERRASUL 

Força e inteligência testadas a bordo da Amarok 
A Tterrasul é a única concessionária do Brasil a ter em suas dependências uma pista offroad para o test drive da Amarok

Na pista os clientes podem ter uma prova dos diferenciais da Amarok
Além da força e robustez, a Amarok destaca-se pelo conforto e beleza interna

Há pouco mais de três anos no mercado, a Amarok, primeira picape média projetada totalmente pela Volkswagen, já conquistou a confiança e credibilidade dos motoristas graças aos inúmeros diferenciais que apresenta e que justificam o slogan “A força da inteligência”. E, quem for conhecer a nova Amarok na Tterrasul de Bagé terá ainda mais um atrativo para conhecer um pouco do potencial da picape: uma pista offroad em que é possível demonstrar e conhecer as inovações tecnológicas e toda a potência que a Amarok proporciona em desafios reais e facilmente superados. Com tal iniciativa, a Tterrasul é a única concessionária do Brasil a ter uma pista de testes dentro de suas dependências, conforme conta o vendedor de veículos, Márcio Brose.

A pista simula diversas situações de estrada de terra típicas da região da Campanha, de forma que o cliente possa utilizar e ver funcionando na prática as diversas tecnologias de auxílio que o utilitário possui, sendo que várias dessas tecnologias são exclusivas da Amarok e garantem a superioridade da picape em relação aos concorrentes tanto no asfalto quanto na terra. A pista demostra ainda a segurança que a caminhonete oferece ao enfrentar os desafios. Quem for conhecer a Amarok e realizar um teste drive terá ainda todo o suporte técnico para receber as informações necessárias, já que os recursos e inovações são muitos, tanto no que se refere aos usos do veículo para trabalho quanto em termos de conforto e equipamentos de segurança.

Márcio destaca ainda que a Amarok é um verdadeiro fenômeno no mercado em termos de venda, o que traduz a conquista dos consumidores.
Diferenciais da Amarok
Entre os inúmeros opcionais da Amarok, alguns destacam-se pela exclusividade. Tais como o sistema de tração 4x4 independente, o câmbio automático de 8 marchas e os faróis de neblina direcionais, que acompanham a direção do veículo em curvas, nas versões “Trendline” e “Highline. Aversão “S” da Amarok ganhou nova motorização e passou dos 122 cavalos de potência para 140 cavalos. Já as versões “SE”, “Trendline” e “Highline” possuem motor de 180 cavalos de potência.Existem versões também com a função 4-Motion permanente que distribui a força do motor entre as quatro rodas aumentando o poder de tração e fazendo com que a picape supere qualquer obstáculo, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, maior área de caçamba, ar-condicionado climatronic, rodas 18 polegadas com a possibilidade de rodas 19 polegadas em séries especiais da “Trendline” e “Highlinee vários outros itens.

A segurança também é um diferencial da Amarok. Márcio destaca o controle de estabilidade, o controle automático de descida, o assistente para subida e os freios ABS offroad – ideal para terrenos acidentados.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VALCAR

Guinchos, guindastes é com a Valcar 
Empresa é especializada em serviços transporte e movimentação de cargas com guinchos


Pioneira em transporte e movimentação de cargas, a Valcar está no mercado há 25 anos e, em continuo processo de aprimoramento buscando a satisfação de seus clientes, inovou a ser a primeira a oferecer o serviço de assistência 24h, conforme conta o empresário Sandro de Souza Castro. Outra novidade é a recente aquisição de um trator tracionado ideal para a remoção de veículos ou materiais em locais de difícil acesso, atendendo a uma grande demanda de mercado.

A Valcar trabalha ainda ofertando o serviço de guinchos e guindastes. Os serviços de guincho auxiliam o transporte de veículos na cidade, na estrada e no campo e ajudam a atividade agropecuária, transportando tratores e equipamentos, já os guindastes podem ser utilizados para elevar grandes peças na indústria, construção, colocação de postes, obras asfálticas, além de obras particulares em residências e empresas e outras opções.

Sandro destaca ainda os diferenciais de nossa empresa, que são a ética, o respeito e a qualidade no atendimento, tendo como principal objetivo a satisfação dos clientes. E, em breve a empresa passará a contar com novos equipamentos.

Oficina
Integrante do grupo Valcar, o Centro de Reparação Automotiva trabalha há 41 anos com a mesma seriedade e competência e atende a todas as marcas de veículos. Também no setor, Sandro anuncia novidades para breve.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESPINOSA

Novos e seminovos com qualidade na Espinosa Automóveis

Qualidade, credibilidade e atendimento especializados em Dom Pedrito

Amplo espaço, variedade de veículos, além de qualidade, confiança e credibilidade no atendimento. Estes são os principais diferenciais da Espinosa Automóveis de Dom Pedrito que trabalha com veículos novos e seminovos, além de oferecer o serviço de locação com uma ampla e variada frota de veículos novos e em ótimas condições de estado. A empresa, reconhecida no mercado pela sua credibilidade já atua há vários anos e, para melhor atender os seus clientes atende em dois endereços: na rua Sete de Setembro e também na rua Vinte e Um de Abril.

Outra facilidade ofertada pela Espinosa Automóveis é a oferta de veículos Volkswagen, sendo representante autorizada Tterrasul na loja da rua Vinte e Um de abril.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONI-CAR

Troque ou repare seu para-brisa com a Roni-Car
Quando o para-brisa trinca você tem a opção de trocar ou fazer o reparo conforme cada caso


Trafegar com o para-brisa quebrado ou trincado, além de ilegal pode ser perigoso já que atrapalha a visibilidade

Muitas vezes esquecido pelos motoristas, o para-brisa merece a mesma atenção que os demais sistemas do automóvel. Vale lembrar que as indesejáveis trincas – causadas normalmente por pedras lançadas dos veículos que vão à frente – podem prejudicar a visibilidade durante a condução. E se este não for um argumento forte o suficiente, um alerta a mais: é infração grave circular com um carro que tenha danos no para-brisa, de acordo com a resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Quem for pego nesta situação poderá perder cinco pontos na carteira de habilitação, ser multado em R$ 127,69 e ter até o automóvel retido para a regularização.

A boa notícia, no entanto, é que nem sempre é necessária a troca de um para-brisa danificado, já que é possível fazer a reparação da peça com problema, conforme conta a empresária Dione Vargas da Roni-Car. Mas, fique atento, o reparo de um para-brisa danificado só pode ser feito se a trinca não estiver no campo de visão do motorista, pois gera distorção óptica; e não ultrapassar 20 centímetros de diâmetro. 
“Quando uma trinca aparece no vidro, é importante que o veículo seja levado ao conserto o mais rápido possível para que seja avaliado sobre a necessidade de troca ou a possibilidade de fazer um reparo. Somente um profissional qualificado pode fazer esta avaliação”, destaca.

Além do reparo de para-brisa, a Roni-Car trabalha ainda com a colocação de vidros, colocação de paletas laterais e espelhos por encomenda, em todas as marcas de carros, caminhonetes, ônibus e caminhões. No mercado há 15 anos, a Roni-Car destaca-se pelo atendimento especializado com agilidade, segurança e qualidade nos materiais utilizados, além de ambiente climatizado e busca do veículo para mais conforto ao cliente.
Fique atento:
Importância do para-brisa
O para-brisa responde por até 30% da resistência estrutural do veículo e fornece a ele um apoio essencial. Dessa forma, consertar quaisquer trincas ou lascas que possam surgir é extremamente importante para a segurança do motorista e dos ocupantes. Além disso, uma trinca pode levar à quebra do para-brisa a qualquer momento, além de diminuir a economia de combustível, evitar o risco de não passar na vistoria e, principalmente, evita maiores aborrecimentos.

Entre as vantagens do reparo está a rapidez, já que o procedimento demora cerca de 30 minutos e depois já é possível circular com o veículo. Além disso pode-se pensar em segurança, já quea s reparações restabelecem totalmente a resistência original do vidro; qualidade, uma vez que não é efetuada qualquer intervenção na carroçaria; e sustentabilidade, ou seja, as reparações acabam por evitar o desperdício e a colocação de um novo vidro e, como tal, são amigas do ambiente.

Sempre que não é possível recorrer à reparação do vidro, a Roni-Car procede à substituição por um novo, garantindo sem reservas a qualidade do material, disponibilizando apenas peças originais, de qualidade equivalente às peças que são fornecidas aos fabricantes automóveis.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para evitar acidentes de trânsito, a direção defensiva é a melhor opção
Uma postura defensiva é aquela capaz de prever riscos e dirigir de modo a manter a integridades de todos


Todos os dias milhares de pessoas sofrem acidentes de carro, moto, ônibus, bicicleta ou com qualquer tipo de veículo. Muitos acabam perdendo a vida e, outros, no mínimo, ganham muitas horas de dor de cabeça com as consequências dos acidentes. Mas, tudo poderia ser diferente se mais motoristas assumissem a direção defensiva como um método permanente de dirigir. Direção Defensiva, de acordo com o manual do motorista do Detran, é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança e prevenção de acidentes apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas encontradas nas vias de trânsito.
Dirigir defensivamente significa, ainda, completar o percurso sem desrespeito às normas e regras de trânsito. E, para tal algumas posturas devem ser adotadas:

Conhecimento: É preciso conhecer as leis e normas que regem o trânsito. Este conhecimento é repassado através do Código de Trânsito Brasileiro e do aprendizado na prática. É necessário conhecer direitos e deveres em qualquer situação de trânsito, como condutor ou pedestre, para evitar tomar atitudes que possam causar acidentes ou danos aos usuários da via.

Atenção:A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via e também às condições físicas e mentais do condutor, aos cuidados e à manutenção do veículo, tempo de deslocamento e conhecimento prévio do percurso, entre outros.

Previsão: É a antecipação de uma situação de risco e podem ser desenvolvidas e treinadas no uso do seu veículo. São exercidas numa ação próxima (curto prazo, ex: o condutor prevê a possibilidade de riscos nos cruzamentos; ver um pedestre à sua frente e prever complicações.) ou distante (longo prazo, ex: revisão do veículo; abastecimento; verificação de equipamentos obrigatórios.), dependendo sempre do seu bom senso e conhecimento.

Decisão: Dependerá da situação que se apresenta e do seu conhecimento das possibilidades do veículo, das leis e normas relacionadas ao trânsito, do tempo e do espaço que você dispõe para tomar uma atitude correta. É ser ágil nas suas ações, mas 
não esquecendo o bom senso e sua experiência.

Habilidade: Ser um condutor hábil significa que você é capaz de manusear os controles de um veículo e executar com perícia e sucesso qualquer manobra necessária no trânsito.Além desses elementos é preciso conhecer e aplicar as três medidas básicas para a prevenção de acidentes:considerar o risco, conhecer e aplicar a defesa e agir no momento certo.