Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

CADERNO PAMPA :: 28 DE SETEMBRO DE 2013 :: Nº 296



Passados dias e mais dias de muito frio e chuva, finalmente a primavera começou. A estação das flores iniciou no domingo passado, 22 de setembro, com a promessa de temperaturas mais amenas, dias mais ensolarados e muito colorido nas flores e folhas pelas ruas. E, é exatamente esse desabrochar das flores e mudanças climáticas que influenciam diretamente na nossa saúde, por isso nesta época do ano é tão importante estar atento às modificações para conseguir utilizá-las a favor, já que a saúde, a beleza e o bem estar podem ainda ser melhorados se conseguirmos aproveitar o potencial da estação.
Esta época do ano também é dedicada à realização das Expofeiras de primavera. Várias cidades da região já estão com suas programações prontas e vivendo expectativas positivas quanto aos resultados. Aliando genética diferenciada nos remates, com programação diversificada e infraestrutura qualificada, a promessa é de bons negócios e momentos de lazer para toda a família. Vale a pena se informar sobre a programação de cada cidade e participar.

PRÓXIMO PAMPA: 12 de outubro

 Bagé celebra Nossa Senhora Conquistadora
 Romaria acontece amanhã, dia 29
Tradicionalmente realizada em setembro, a Romaria de Nossa Senhora Conquistadora será amanhã, dia 29, com o tema de Maria, a grande missionária, estrela da evangelização. A procissão inicia às nove da manhã, na Catedral de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora no bairro Castro Alves. Também haverá almoço no local, e serão realizadas três missas às 10h, 15h e 17h no Santuário. Na edição passada, a romaria reuniu cerca de 20 mil fiéis e, para este ano, a expectativa é que o número possa ser ainda maior.

 Literatura e muita cultura na 16ª Feira do Livro de Bagé
 Feira está na praça da Estação desde ontem e estende-se até 6 de outubro
Com o tema “A Literatura entre a Tradição e a Modernidade” a 16ª Feira do Livro de Bagé foi inaugurada ontem, dia 27, na praça da Estação. A programação estende-se até o dia 6 de outubro com as tradicionais bancas de livreiros, bate-papos com escritores, sessões de autógrafos, contações de histórias, oficinas literárias, exposições de artes visuais e apresentações de espetáculos musicais e teatrais. Nomes como Claudia Tajes, Lia Motta, MonikaPapescu, Thedy Corrêa, Luiz Coronel, Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira, estão entre as presenças confirmadas.

Neste ano, a feira tem como patrono Cláudio Antunes Boucinha e logo após a solenidade de abertura foi apresentado o espetáculo “Memorial Terra que Canta”, quando cantores e compositores têm o intuito de levar através do seu canto e autenticidade o amor ao Rio Grande do Sul, às coisas simples e puras das raízes e do povo. Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira apresentaram-se acompanhados do grupo musical Curandeiro Silêncio, do poeta e desenhista Adriano Alves, do fotógrafo Edu Rickes, do compositor e artesão Rogério Villagran e do escultor Camilo Pereira.

 Cinema a favor da criatividade
Uma visita diferente e que objetiva fomentar a criatividade e o gosto pelo cinema. Na semana passada, o escritor e jornalista José Francisco Botelho esteve no Colégio Franciscano Espírito Santo de Bagé, para auxiliar os estudantes na criação dos roteiros para curtas metragens que participarão do prêmio "Memória e Patrimônio", oferecido pelo da Maya Espaço Cultural, no V Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A iniciativa em promover a atividade partiu da professora de Língua Portuguesa, Rute Mara Ferreira, junto com a equipe de organização do Festival. Outros interessados também podem participar do prêmio e para maiores informações basta acessar o site do Festival (www.festivaldafronteira.com) e buscar o regulamento.                                                                                      

Aproveite a primavera a favor da sua beleza e saúde
A estação das flores iniciou pedindo algumas mudanças importantes para ajudar a melhorar a qualidade de vida e aumentar a beleza e saúde

Foto: Marcelo Pires/Especial

Junto com a chegada da primavera, chegam os dias de temperaturas mais agradáveis, mais ensolarados, mais coloridos e que pedem roupas mais leves, alimentação adequada e quando a vontade de desfilar beleza e bem estar é ainda realçada. A primavera é uma das estações do ano mais charmosa e que pede cuidados importantes com o corpo e rosto de modo que consigamos aproveitar o que a estação tem de melhor.

A Biomédica, especialista em Estética da Clínica Quimera, Karen Pinheiro Dias lembra que esse é o período certo para preparar a pele para a exposição típica dos dias ensolarados de verão, de praia ou piscina, libertando-a de células mortas, permitindo que a pele se renove, tornando-a mais resistente, e dando-lhe um aspecto saudável. E, para isso, ela sugere alguns tratamentos faciais que possuem características especificas e são indicados caso a caso conforme a necessidade de cada paciente.
“Para o rosto, um tratamento eficaz e adaptado a cada tipo de pele, consiste de três passos fundamentais que passam pela limpeza, renovação celular e hidratação cutânea, utilizando produtos de qualidade, o que torna esse ritual obrigatório para quem deseja um rosto cuidado de forma natural”, destaca Karen.

Ainda em termos de cuidados com o rosto, Karen recomenda que podem ser adotados o uso de esfoliante três vezes por semana para uma limpeza mais profunda e, diariamente um bom hidratante à noite, principalmente para peles secas, e durante o d
ia o uso de Protetor Solar com FPS de 60 (ao menos duas vezes ao dia) para proteger dos raios solares. Além de banhos não muito quentes para evitar o ressecamento da pele e o uso de sabonete líquido apropriado para cada tipo de pele.

Beleza do corpo
Karen destaca alguns procedimentos e dicas para aproveitar a primavera 

E, como a primavera é também uma época de roupas mais leves e corpos mais a mostra, é importante pensar em cuidados e tratamentos para todo o corpo. Karen explica que alguns procedimentos que podem ajudar, conforme as necessidades de cada pessoa.

Além de todos esses cuidados a primavera requer uma alimentação saudável. O momento é de desintoxicação, para isso é sempre bom lançar mão do uso de folhas, especialmente as verde-escuras, e frutas vermelhas, que tonificam o fígado sobrecarregado pelo inverno. Diminuir a ingestão de álcool, gorduras, açúcares e carboidratos, também é recomendado, já que comumente eles são mais ingeridos durante o inverno.
“Um bom suco de frutas com folhas pode ser uma ótima saída, além dos chás, digestivos (dente de leão), termogênicos (maçã ou abacaxi com canela e gengibre) e refrescantes (chá verde, canela e hortelã). Esses são alguns cuidados e tratamentos importantes e fáceis de serem realizados e que podem ajudar na manutenção da saúde e da beleza”, ressalta Karen. 

Provisão de Férias
A provisão de férias para os funcionários da empresa deve ser calculada para a apuração correta do resultado do exercício. Especialmente para as empresas que optam pela tributação com base no Lucro Real, o valor previsto a ser pago a título de férias constitui uma despesa a ser deduzida do lucro ou acrescida ao prejuízo do período.

A Provisão de Férias é dedutível como custo ou despesa operacional na apuração do Lucro Real, incidindo tanto para o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) como para a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Para o cálculo correto da Provisão de Férias, devem ser considerados:
a) Os valores de "férias negativas" não devem ser incluídos na relação: a provisão de férias é formada somente por valores positivos. Se algum funcionário recebeu, antecipadamente, seu direito a férias, não há que se reduzir a provisão em face do adiantamento realizado.
b) As férias proporcionais devem ser somadas às férias vencidas: se o funcionário tem direito a 30 dias de férias vencidas há 6 meses, então a base de cálculo da provisão não é de 30 dias, mas de 30 + 30/12 x 6 = 45 dias.
c) Devem ser somadas ao valor das férias provisionadas as contribuições para o INSS e o FGTS: aos valores calculados, individualmente, poderão ser acrescidos o INSS, contribuições a terceiros (SENAI, SESI, etc.), Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e o FGTS sobre as parcelas.
d) Deve, ainda, ser incluído na soma o adicional de 1/3 sobre as férias, previsto na Constituição.
e) As férias proporcionais dos funcionários com menos de 12 meses de emprego devem, também, ser computadas: o cálculo é proporcional, ou seja, se o funcionário tem 5 meses de emprego, aplica-se 5/12 do salário. Não é necessário aguardar o período aquisitivo exato de 12 meses para se proceder ao provisionamento.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Risoto a primavera 

Ingredientes
1,4 litros de caldo de frango
2 abobrinhas em pedaços pequenos
2cenouras em pedaços pequenos
4 vagens em pedaços pequenos
1 pimentão vermelho em pedaços pequenos
1 pimentão amarelo em pedaços pequenos
2 tomates em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de ervilha frescas
1 colher de sopa de cebola triturada
1 colher de sopa de alho-poró triturado
5 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
3 colheres de sopa de queijo ralado
2xícaras e meia de arroz arbório

Modo de preparo
Misture a cebola triturada e o alho-poró. Em seguida derreta 2 colheres de sopa de manteiga e coloque a metade da cebola e alho-poró para dourar, acrescente os pimentões, a abobrinha, a vagem, a cenoura e refogue por quatro minutos. Reserve.
Em uma panela coloque 2 colheres de chá de manteiga e deixe derreter. Depois junte o restante da cebola e do alho-poró para dourar, junte o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar.
Junte um pouco do caldo de frangoquase em ponto de fervura e mexa, apósoito minutos coloque os legumes que foram reservados, a ervilha e o tomate e continue colocando o caldo de legume e mexa por mais oito minutos. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o parmesão ralado e salpique salsinha. Sirva em seguida.


 Atividade
A primavera chegou, então ajude o beija-flor a encontrar mais flores e assim ajudar a deixar os jardins ainda mais coloridos. Depois, use a sua criatividade e deixe a figura bem colorida e bonita.

Kids e Teens

 O lindo colorado é o Pedro Miguel Lemos Marques 3 meses, filho de Camila e Leandro!

 Nayane de Souza Oliveira 1ª Prenda Mirim Farroupilha 2013. Ela filha de Crystiane e José

 As crianças e a primavera 
 A estação é uma ótima oportunidade para levar os pequenos a praticar atividades físicas que mais parecem divertidas brincadeiras


É importante reconhecer: no inverno, com o frio e a chuva fica realmente difícil criar coragem para liberar as crianças para correr e brincar na rua, mas agora com o início da primavera, já não há mais desculpa para fazer os pequenos permanecer em casa e é chegada a hora de incentivá-los a divertir-se com os amigos com brincadeiras simples e que ajudam a movimentar o corpo, unindo a realização de atividades físicas, tão importantes para o desenvolvimento corporal, com divertidas brincadeiras.

O educador físico Lucas Almeida lembra que a criança precisa se mexer para evitar a obesidade e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo, mas que precisa de incentivo para descobrir os benefícios de brincadeiras que movimentam o corpo e que requerem mais esforço do que o videogame, por exemplo. Com isso, ele destaca a importância dos pais levarem as crianças para realizar atividades ao ar livre e que requisitem o uso do corpo, aproveitando ainda a primavera para curtir os dias mais quentes e agradáveis em família.

E, se o repertório de brincadeiras das crianças resumir-se a correr, jogar futebol, vôlei ouandar de bicicleta, Lucas dá algumas sugestões para variar as atividades e divertir-se ainda mais. A variação da modalidade é importante também para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo.

Peteca
As mãos servem como raquete e a peteca é a bola. Pode ser jogado por duas pessoas, em roda, ou mais formalmente em uma quadra. O objetivo é fazer que a peteca ultrapasse a rede ou chegue às mãos do colega de roda. Marca ponto quem não deixar a peteca cair. Além de ser um exercício aeróbico, treina os reflexos e a capacidade de vigilância.

Queimada
As pessoas ficam em um espaço suficientemente grande para que todos possam correr sem risco de se chocarem. Alguém joga a bola para o alto e está dado o início. Quem pegar a bola deve arremessar contra um colega. Este, por sua vez, tem de se esquivar. Se a pessoa for "queimada", é obrigada a sentar no chão. Quem quiser "salvar" os que foram queimados deve passar a bola para ele. É uma excelente atividade aeróbica e, também desenvolve rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e pontaria.

Pega-pega
Pode ser jogado por um número ilimitado de pessoas e há uma série de variações. Basicamente, uma das crianças é o pegador e as demais, os fugitivos. Antes de a brincadeira começar, é preciso definir um local onde os fugitivos ficam protegidos, o pique. Uma variação divertida é o pique-corrente: quem for pego dá a mão para o pegador e vão todos juntos à caça. No final, a maior parte estará na corrente.

Cabo de guerra
Amarra-se um lenço no meio de uma corda e divide-se as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar. É uma excelente maneira de desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.

Bambolê
O bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos é colocado para rodar. O objetivo é conseguir mantê-lo girando pelo maior tempo possível. A atividade desenvolve o condicionamento físico e a coordenação motora.

Elefantinho colorido
Um participante é escolhido para comandar e diz: "Elefantinho colorido!". Os outros respondem: "Que cor?". O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo com a tonalidade. Quanto mais longe o acesso à cor, mais difícil o jogo fica.

PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Atenção empreendedores de Bagé e região: Diones Alves Fotografia estará promovendo no dia 14 de outubro um workshop com o conceituadíssimo empresário Eduardo Tevah. Há somente 45 vagas disponíveis. Portanto, é melhor correr e garantir a sua. Os telefones para contato são: (53) 3311.2001, 9974.0423 ou 8447.4437.

Tive o privilégio de no último dia 14 participar do Fórum de Informação Profissional da Escola Bradesco de Bagé, onde, com muito orgulho, fui aluna nos anos de 2002, 2003 e 2004. O evento acontece todos os anos e é voltado a alunos do Ensino Médio, e organizado pelos próprios, inclusive, a fim de esclarecer dúvidas e nortear os jovens que em breve ingressarão na universidade. Fiquei muito feliz em poder auxiliar os interessados pelo curso de jornalismo. Parabéns a todos os profissionais, direção, supervisão, coordenação, professores, colaboradores que continuam fazendo do Bradesco uma escola exemplar, principalmente, pelo suporte que dão aos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e digo isso com convicção!

Na próxima semana, dia 04, começa, oficialmente, a 101ª Expofeira de Bagé, e  já no dia 05, acontece o Jantar Destaques da Rural, que este ano vai o homenagear nove grandes nomes do ruralismo: Ricardo Wagner Saraiva Vieira, Fernando Dornelles Pons, Carlos Jacinto Fagundes dos Santos, Luiz Carlos Amaral, Antonio Karam, Arley José Teixeira Saraiva (in memorian), Eber Rosa Borba, Carlos Mário Suñé (Parceiro da Rural) e Talita Suñé (Ana Terra).


Os proprietários das Estâncias São Jorge e Rio Negro, Élio Coradini Filho e Gustavo Camponogara, também foram homenageados pelos títulos conquistados com as raças Hereford e Braford

Outro dia na Câmara de Vereadores de Bagé, produtores rurais e entidades que participaram ou foram premiados na 36ª Expointer receberam uma homenagem do Legislativo, proposta pelos vereadores Antenor Teixeira e Sonia Leite. Representou o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, o crioulista, Eduardo Rossell Romero

Dupla de talentos: o jornalista e colunista social, Marcos Pintos, e a produtora cultural e marchand da AZ Galeria, Lúcia Gomes. Click Iracema P. Isquierdo

A encantadora artista plástica de Bagé, Heloísa Beckman, que também participou da exposição “Se essas cores, se essas cores fossem minhas...”

O Secretário Municipal de Cultura, Silvio Machado, e a diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, Anacarla Flores, durante a abertura da exposição “Se essas cores, se essas cores fossem minhas...”

Ao verificar meus registros fotográficos de pequenas celebridades, encontrei, nada mais, nada menos, que Daniele Martins de Sousa e Helena Abascal Bulcão. “Tim Tim”, meninas!

 Prepare-se para o Enem 
Avaliação será realizada nos dias 26 e 27 de outubro deste ano


Os estudantes que sonham com o início da vida acadêmica na universidade precisam, antes, passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é uma das maneiras eleitas por universidades federais, estaduais e particulares para selecionar os seus estudantes. Neste ano, a avaliação será realizada nos dias 26 e 27 de outubro e até que o dia chegue a ansiedade dos alunos pelas provas é grande. É hora, então, de manter os estudantes tranquilos e dentro da rotina de estudos, conforme explica a Pedagoga Augusta Oliveira.

Ela destaca também que, faltando pouco menos de um mês para as provas, o papel dos professores é o de trabalhar os últimos detalhes e dar as últimas dicas. É importante trabalhar também o lado psicológico dos alunos e buscar mostrar que eles estão preparados conforme aquilo que estudaram. A hora agora é de dar uma última turbinada nos estudos e buscar reforçar pontos importantes e que precisam ser revisados, a rotina de estudos precisa ser mantida e também é importante acompanhar os noticiários jornalísticos para estar dos assuntos da atualidade e, assim, pronto para a redação.

E, quando chegar a hora da prova, a principal recomendação da Pedagoga é manter a atenção na leitura das questões, que requer calma e concentração para que seja possível interpretar o que está sendo pedido.

 Vida e Obra de Áttila Taborda motiva estudantes para o V Festival de Cinema
Tão importante quando conhecer a história de um país, de um Estado ou de uma cidade, é importante conhecer a história das pessoas que ajudaram a construir a sociedade em que vivemos hoje. Os alunos de quatro turmas do 6º ano da Escola Estadual Professor Félix Contreiras Rodrigues tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Vida e Obra do Dr. Átilla Taborda”, fundador da FAT FUNBA, atual Urcamp e Vila Vicentina. A iniciativa faz parte da divulgação do prêmio “Memória e Patrimônio”, oferecido pela Da Maya Espaço Cultural no V Festival de Cinema da Fronteira.

Os alunos assistiram atentos a trajetória de Áttila Taborda que, ainda menino, enfrentou inúmeras dificuldades na vida e acabou contribuindo historicamente para Bagé sendo parte importante na formação da memória da cidade.O documentário foi exibido pela coordenadora de mobilização do Festival e Coordenadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Adriana Gonçalves Ferreira. O encontro ainda contou a apresentação do regulamento do prêmio e uma oficina de criação de roteiro.
Outras escolas interessadas podem marcar visitações para educação patrimonial e apresentação do prêmio "Memória e Patrimônio" através do telefone (53) 3247.6861do Centro Histórico Vila Santa Thereza. Mais informações também podem ser obtidas através do site www.festivaldafronteira.com no link regulamento.

Arranjo Produtivo Local do Leite prepara 5º Seminário Rumos da Bacia Leiteira
Com os objetivos de capacitar produtores, valorizar a atividade leiteira no município e fazer um levantamento de demandas do setor leiteiro, Sant’Ana do Livramento sedia, nos dias 3 e 4 de outubro, o 5º Seminário Rumos da Bacia Leiteira. O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite) e acontece no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

A programação envolve palestrantes de diversas entidades e visa estimular o desenvolvimento na produção local. Os assuntos tratados envolvem cooperativismo, manejo vacinal, instrução normativa nº 62, recria, valorização da atividade leiteira, entre outros. Segundo a zootecnista da Emater/RS-Ascar Lisiane da Silva Schlick, nas edições anteriores do seminário, houve grande participação dos produtores.
“Além da oportunidade de capacitação, os produtores colaboraram no planejamento de algumas ações do APL do Leite. No entanto, a expectativa é que a participação este ano seja maior, já que o mês de realização foi alterado, conforme solicitação dos produtores”.

 Oferta qualificada no 4º Remate Estâncias Banhado e Santa Cecília
 Serão 50 touros Angus e Hereford

Com uma oferta qualificada de 50 touros selecionados de 3 anos, as Estâncias Banhado e Santa Cecília realizam seu 4º remate de produção durante a 101ª Expofeira de Bagé, dia 09 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães. De acordo com o proprietário da Estância Santa Cecília, Luis Cláudio Pereira, todos os animais em oferta são adaptados ao miu miu e resistentes ao carrapato, além disso, o remate possui amplas ofertas de financiamento bancários e seguro de vida total para todos os touros.
“Temos boas expectativas de comercialização de todos os animais baseados no mercado e também que já estamos na quarta edição com uma clientela consolidada, além da qualidade dos animais em oferta”.


Oferta qualificada e importantes diferenciais no 41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty

Sorteio de dozes do sêmen do touro Braford Trevo, grande campeão da Expointer 2013 e recentemente adquirido pela Estância Guatambu, é mais um atrativo do remate

Uma importante novidade torna-se mais um atrativo para o 41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty, isso porque ao mesmo tempo em que a Estância Guatambu anuncia a compra de 33% do touro Braford Trevo, consagrado como grande campeão da Expointer 2013, da Estância Mãe Rainha de Santa Catarina e de propriedade de João Raimundo Colombo, governador do Estado, brindará três clientes com cinco lotes de sêmen do touro, estimados em R$50 cada lote. O remate acontece dia 5 de outubro, na Estância Guatambu em instalações de manejo racional e, pela primeira vez, em instalações próprias.

O proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, destaca que a aquisição vem a qualificar ainda mais a cartela de “pais” da Guatambu.
“Este animal foi a sensação de Expointer 2013, sendo o grande campeão e o animal mais pesado da edição, sendo a primeira vez que um Braford venceu o concurso. É um animal de excelentes índices genéticos e fenótipo. Adquirimos 1/3 do animal pelo preço recorde de R$90 mil e com isso conseguimos agregar mais um atrativo ao nosso tradicional remate”, destaca Pötter.

O touro Braford Trevo pesou 1.265 kg na Expointer, arrebatando o grande campeonato Braford com características importantes como índices genéticos excepcionais e um fenótipo impecável em termos de características produtivas como a musculatura, carcaça, perito escrotal de 50cm, precocidade, mansidão e pigmentação ocular bem avantajada.

O 41º remate Guatambu, Alvorada e Caty ofertará 240 animais selecionados das raças PolledHereford e Braford, de qualidade superior e com garantia de reposição de quatro meses, além de equinos “montaria de patrão” da raça Crioula. Além da genética diferenciada dos animais em oferta, dos sorteios de lote de sêmen do touro Braford Trevo, outro diferencial do remate é a oferta de frete grátis para carga fechada em todo o Rio Grande do Sul ou com limite de mil quilômetros para outros estados.

20ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel terá Fase Piá
Uma novidade foi anunciada e objetiva aumentar ainda mais o público que prestigia a Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel: a partir da edição deste ano será incluída a Fase Piá, que contemplará intérpretes de até 15 anos, quando cada concorrente deverá interpretar uma música do acervo musical gaúcho, representando uma entidade tradicionalista. A Estância Piá será dividida em duas categorias: Mirim, até 10 anos e Juvenil de 11 a 15 anos de idade.

A 20ª edição da Estância da Canção Gaúcha acontece nos dias 20, 21 e 22 de dezembro em São Gabriel e é o principal festival de música gaúcha da cidade, sendo considerado um dos maiores festivais do gênero no Estado. Esta edição será aberta, no dia 20 às 21h no Palco da Estância no Parque Tradicionalista Municipal. Estão confirmados os shows da dupla César Oliveira e Rogério Melo, no dia 22 e de Mano Lima, no dia 20.

Associação Rural realiza lançamento oficial da Expofeira de Bagé
Evento de lançamento contou com a presença de autoridades, convidados e imprensa

Foto: Graciela Freitas
A 101ª Expofeira de Bagé acontece entre os dia 04 e 13 de outubro

Com a expectativa de sucesso, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lançou oficialmente a programação da sua 101ª Expofeira, que acontece entre os dias 04 e 13 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.
O presidente da entidade promotora, Aluízio Santos da Silva Tavares, destacou que são grandes as expectativas para a edição da Expofeira deste ano.
“Esperamos por mais uma grande exposição, com a demonstração de animais de alta qualidade genética, importantes remates, assim como atrações artísticas renomadas de nossa cidade e do país, como é o caso do show de lançamento com a dupla Zezé di Camargo e Luciano”, afirmou ele.

Destaques da 101ª Expofeira de Bagé
7 de setembro – Show de lançamento com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano
4 de outubro –Início da 101ª Expofeira com a entrada de animais das raças Hereford e Braford
5 de outubro – Jantar Destaques da Rural
6 de outubro – Remate NHB (raças Hereford e Braford)
7 de outubro – Remate Premium – Cabanhas São Jorge e Rio Negro (raças Hereford e Braford)
8 de outubro – Remate Cabanha Capanegra (raças Angus e Brangus)
9 de outubro – Entrada e julgamento de animais das raças Crioula, Holandesa, Jersey e ovinas
VI Remate de Produção das Estâncias Santa Cecília e Banhado (raças Angus e Hereford)
10 de outubro – Remate Genética do Pampa – Estâncias Santa Maria e Santa Prenda (raças Hereford e Braford)
Confraria do Agronegócio – Promoção Rural Jovem e AJE
11 de outubro – Workshop “Temas Atuais da Raça Crioula”
1º Remate Particular da Cabanha Campana (transmissão Canal Rural)
12 de outubro – Remate das raças Angus e Brangus
Remate de ovinos (todas as raças)
13 de outubro – Inauguração Oficial da 101ª Expofeira
Final Gineteadas
 Cabanha São Matheus é tri-campeã na Expointer 


Pelo terceiro ano consecutivo a Cabanha São Matheus do Cond. ParrasioS.Collares sagrou-se como campeã na raça Corriedale na edição de 2013 da Expointer, em Esteio. Agora, a Cabanha organiza-se para o seu remate anual acontecerá no dia 18 de janeiro de 2014, na Associação Rural de Bagé. O Remate contará com a venda do Grande Campeão 2013 além de vários borregos racionados filhos de grandes campeões. Neste remate haverá também a participação de grandes cabanhas convidadas.

Rosário do Sul realiza fase local da Gaudeirada da Canção Gaúcha
O final de semana do dia 12 de outubro será dedicado a música tradicionalista em Rosário do Sul com a realização da fase local da 32ª Gaudeirada da Canção Gaúcha a ser realizada noParque de Exposições Ananias Vasconcellos, durante a 64ª Exporosul.

A festa objetiva desenvolver, despertar, cultivar e preservar temas regionais, através de composições inéditas de músicas campeiras do Rio Grande do Sul, através da oportunidade de divulgação das composições musicais e da valorização dos compositores, poetas, musicistas e intérpretes locais que participarem do evento. Além disso, a Gaudeirada é uma oportunizar a comunidade cultural da área musical nativista, que apresentem seus trabalhos no palco buscando a classificação para a fase estadual em janeiro de 2014. A final da 32ºª Gaudeirada acontece entre os dias 10 e 12 de janeiro com programação ainda a ser definida, mas já com os shows de João Luiz Correa, João Quintana e Grupo Parceria, Delcio Tavares e Cesar Oliveira e Rogério Mello confirmados.


INTEC–Urcamp presente do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes em Florianópolis

 Os alunos do curso de Ciências Biológicas envolvidos no projeto, Lisandra Pinheiro, Célia de Oliveira, os professores Drª Ana Carolina Silveira da Silva, Dr. Marcelo Benevenga Sarmento, Drª Clarissa Santos da Silva, e as também alunas Luciara Correa e Maria Constância de Sousa

 Evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro
Um dos maiores eventos nacionais e internacionais da área, promovido pela Associação Brasileira de Sementes (ABRATES), o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis-SC, contou com a participação de alunos e professores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O evento reuniu público especializado e, também as principais empresas do setor, através da realização de palestras, painéis, minicursos, sessões pôster com trabalhos científicos e show room tecnológico.

O evento acontece a cada dois anos e, nesta edição contou com a participação novamente do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC) da Urcamp, através da apresentação de trabalhos na área de sementes de espécies nativas da região do pampa, realizados por pesquisadores do Instituto e que engloba substratos alternativos na produção de mudas de espécies nativas do bioma pampa, com a coordenação da Prof.ª Dr.ª Clarissa Santos da Silva, e como colaboradores os Professores Doutores Marcelo Sarmento, Ana Carolina da Silva e Ana Cláudia Kalil e os alunos do Curso de Ciências Biológicas. Outro tema apresentado foi a cerca da avaliação da morfologia interna de sementes de espécies nativas por meio de análise de imagens, sendo desenvolvida uma etapa na Universidade de São Paulo pelo Prof. Dr. Sílvio M. Cícero e Profª. Drª. Vanessa Neumann Silva e outra parte no INTEC-URCAMP.

O estudo a cerca de espécies nativas do Rio Grande do Sul tem sido uma das linhas de pesquisa da Drª Clarissa, que ressalta a importância de trabalhos científicos nesta área a fim de assegurar a conservação deste bioma, bem como contribuir com informações do uso destas espécies para a recuperação de áreas degradadas. A participação da universidade em eventos deste porte permite também a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, bem como atualização dos professores envolvidos nos projetos.

Fórum do Agronegócio terá etapa em São Gabriel
Programação acontece dia 3 de outubro
O Fórum Permanente do Agronegócio, serviço de orientação e difusão de conhecimento ao produtor rural, terá sua 52ª etapa em São Gabriel no dia 3 de outubro de 2013. A informação é do diretor da Casa Rural, José Alcindo da Silva, órgão ligado ao sistema Farsul/Senar.O evento em São Gabriel terá o tema “A resistência do carrapato Rhipicephalusmicroplus aos carrapaticidas e suas consequências à pecuária do Estado”.

Segundo José Alcindo, o controle deste parasita responde por uma parcela altamente significativa dos custos de produção do pecuarista, e o enfrentamento a esta questão é uma necessidade estratégica do setor. Para o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, o Fórum Permanente do Agronegócio será uma excelente oportunidade para os produtores aprofundarem o conhecimento sobre técnicas para o enfrentamento ao carrapato.

Programação
13h30 – Inscrições
14h – Abertura – Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
14h15 – “Métodos de Controle do Carrapato e a Situação da Resistência na Campanha do RS” – Dr. Francisco de Paula J. Alves Branco – médico veterinário, pesquisador aposentado da Embrapa-Bagé e responsável técnico da Consulvet – Bagé, RS.
15h – Intervalo
15h30 – “Causas da Resistência do Carrapato” – Dr. José Reck Jr, médico veterinário, pesquisador do IPDVF – Eldorado do Sul, RS
16h15 – “Impacto Econômico do Complexo Carrapato/Tristeza Parasitária Bovina” – Dr. João Ricardo de Souza Martins, médico veterinário – pesquisador do IPDVF – Eldorado do Sul, RS
17h – Mesa Redonda: Debate e Conclusões
19h – Encerramento e confraternização – Coquetel

Expofeira de São Gabriel divulga seus homenageados
Com o propósito permanente de conciliar tradição e inovação, a 79ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, que no ano de 2013 traz em sua programação atrações culturais e também leilões e remates com ênfase na genética e alta tecnologia, terá também o Jantar Baile Oficial, no dia 18 de outubro, com as tradicionais homenagens especiais a produtores rurais, além dos troféus “Persona” e “Quinquim”, concedidos respectivamente a um produtor e uma produtora rurais, destacados por sua trajetória no setor. Neste ano de 2013, o homenageado com o troféu “Persona” será o empresário e produtor rural Pedro Augusto Severo Pinto.  Já o troféu “Quinquim”, será concedido neste ano à produtora rural Maria Antônia da Silva Borges.

Outros produtores e profissionais serão também homenageados, como Cristina “Kiti” Gonçalves, Lacyr Raphael Montagner, Maria Luiza ValliCataldi, Ana Maria Silveira Machado, o produtor rural e radialista Dagoberto Focaccia, o escritor e advogado João Alfredo Reverbel Bento Pereira, o produtor rural Amaral Cunha, e o jornalista Danilo Ucha, do Jornal do Comércio de Porto Alegre. 

ESPECIAL EXPOFEIRA DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO 
 Bons negócios, genética de qualidade e lazer na 75ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento
foto: Francisco Luiz/Especial
 Programação acontece entre os dias 10 a 20 de outubro

Provas campeiras, julgamentos de raça, palestras técnicas, cursos e os concorridos remates compõem a programação da 75ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento que, neste ano, acontece entre os dias 10 e 20 de outubro no parque de exposições do Sindicato e Associação Rural do município, prometendo repetir o sucesso em comercialização de animais e público dos anos anteriores, conforme estima o presidente da entidade, Luiz Claudio Andrade.

A qualidade genética comprovada dos animais em oferta, resultado de muitos anos de seleção, aliada a diversidade da oferta são os principais atrativos dos remates, um dos pontos altos da Expofeira e que atraem compradores e visitantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e também de países vizinhos. Andrade destaca ainda que o local de realização dos remates está passando por reformas de melhoria, com novas instalações, visando proporcionar mais conforto e um espaço multiuso que, também poderá ser utilizado futuramente para palestras, shows ou outros eventos. Alguns dos remates terão ainda a transmissão pelo canal C2 Rural, permitindo que compradores de todo o país participem.
“O trabalho genético desenvolvido pelos produtores de Sant’Ana do Livramento garante a qualidade dos animais, que passaram por muitos anos de seleção, garantindo as melhores características das raças, fundando na cidade um celeiro genético de alta qualidade e que atrai compradores interessados em bons negócios, tanto em variedade como em qualidade. Também para os produtores é uma ótima oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e valorizado”, destaca Andrade.

Outro destaque na programação da 75ª edição da Expofeira de Sant’Ana do Livramento conta com a presença do palestrante José Luiz Trojan Megido, especialista em marketing e negócios rurais,  que tratará do tema “Desafios do Agronegócio: uma visão empresarial” no dia 14 a partir das 18h30 no parque e que configura-se como uma ótima oportunidade para a troca de ideias e conhecimento entre os participantes, que terão a oportunidade de assistir a fala de Megido, vindo de São Paulo para dividir suas ideias e experiências.

O lazer e a diversão também estão presentes na programação da feira, com a realização de mateada, shows artísticos e momentos de integração, caracterizando a Expofeira de Livramento também como uma opção para toda a família. Andrade destaca ainda que a cidade oferece toda a infraestrutura de entretenimento, hotelaria e gastronomia para receber os visitantes da feira.
“A Expofeira de Livramento é uma festa para toda a família. Temos a expectativa de ótimos resultados, repetindo o desempenho dos anos anteriores”.

Agenda de remates
12 de outubro – sábado, a partir das 19h remate Sossego e Cambápytá (raça Angus).
15 de outubro – terça-feira, a partir das 19h remate Bela Vista e convidados(raças Hereford e Braford).
16 de outubro – quarta-feira, a partir das 19h remate Reculuta e São Bento(raças Hereford e Braford)
17 de outubro – quinta-feira, a partir das 19h remate Cárcavio, Pedra Grande e Santo Antônio(raça Braford)
18 de outubro – sexta-feira, a partir das 19h remate Touros da Fronteira.

sábado, 14 de setembro de 2013

CADERNO PAMPA :: 14 DE SETEMBRO DE 2013 :: EDIÇÃO 295



As tradições e costumes gaúchos são tão fortes e marcantes como em poucos outros lugares. No Rio Grande do Sul, mais do que reconhecer o lugar onde se vive, o povo costuma ter orgulho de fazer parte do Estado e, talvez por isso, sejam tão fortes e marcantes as imagens de pessoas que dedicam suas vidas à preservação das tradições e que são verdadeiros apaixonados pelo status de “ser gaúcho”. Com o gancho da aproximação do feriado de 20 de setembro, comemorado na próxima sexta-feira, trazemos nesta edição demonstrações de amor e respeito as tradições e que ganham ainda mais força nesta época do ano. Vale a pena a leitura e a inspiração, afinal ainda dá tempo de tirar as botas, bombachas ou vestido do armário e participar das comemorações da Semana Farroupilha.

E, preparem-se! Vem aí a 2º edição da Revista Use, desta vez destacando as coleções de primavera de importantes lojas da região. Uma oportunidade única de ver o que há de melhor e ficar por dentro das tendências para a próxima estação. E, você lojista, não fique de fora! Se a primeira edição já foi um super sucesso, imagina a segunda!

 Evite problemas com a baixa umidade do ar 
Algumas dicas ajudam a enfrentar a condição climática sem prejudicar a saúde

O período de inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. E, depois de tanto frio, os primeiros dias de temperaturas mais quentes e amenas começam a acontecer, porém, agora outro fator causa preocupação: a falta de umidade no ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%, mas nos últimos dias temos registrados índices muito abaixo do esperado e, com isso, alguns cuidados precisam ser tomados, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.

Os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. Com isso, antes de qualquer coisa, é sempre importante assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.

Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa. É sempre importante destacar também que um médico especialista deve ser consultado para a indicação do melhor tratamento.

O uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa, também precisa de atenção.Os modelos mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Mas, além de tudo, o fundamental é o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. É importante beber bastante água, mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação. Além disso, o consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação.


NEGÓCIOS
Tterrasul novamente entre as melhores concessionárias Volkswagen 
O prêmio Diamond Pin é a principal premiação da Volkswagen mundial


No momento em que comemora seus 15 anos de fundação, a concessionária Volkswagen de Bagé recebeu um presente inesperado, a comunicação por parte da montadora que ganhou o Diamond Pin 2013, que se refere aos resultados de performance obtidos em 2012.Na realidade é a segunda vez que a empresa ganha esta distinção. O prêmio está relacionado a qualidade da gestão empresarial. Para obter a distinção a empresa precisa ter alcançado diversas marcas de eficiência e qualidade tanto na relação com os clientes, quando no atingimento de metas e resultados comerciais e operacionais.Em dezembro Eduardo Biacchi retorna à Alemanha para receber o prêmio da direção mundial da Volks.

Dom Pedrito prepara sua Feira do Livro
Programação acontece entre os dias 1º e 6 de outubro
Palestras, apresentações artísticas e culturais, além dos donos da festa: os livros. A Feira do Livro de Dom Pedrito já tem programação definida para os dias 1º a 6 de outubro, quando será realizada. Neste ano, o patrono será o médico Quintiliano Vieira e a expectativa dos organizadores é de agradar a um grande número de visitantes graças a diversificação da programação. Haverá também o lançamento de livros como o do médico cardiologista Fernando Luchese de Porto Alegre fará o lançamento do seu recente trabalho chamado “Não sou feliz, por que?”, o tradicionalista Toni Pereira estará lançando o seu novo trabalho, em processo de conclusão. Já a ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre estará na feira realizando oficinas de capacitação para professores e estudantes que fazem parte do projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, onde a equipe também fará o lançamento do livro “10 anos de Tribos”. Serão promovidas quatro palestras. A primeira será da professora da Urcamp Bagé Rafaela Ribas, depois de Miguel Frederico do Instituto de Geográfico do RS de Porto Alegre; Renati Chiaradia com o tema “Espiritualidade, Ciência e Saúde” e também “A cultura do vinho” com os acadêmicos do curso de Enologia da Unipampa de Dom Pedrito.

Gaúchos serão os primeiros a assistir ao filme “O Tempo e o Vento”
Depois de movimentar a região durante suas gravações, o filme de Jayme Monjardim “O Tempo e o Vento”, volta a Bagé para o seu lançamento. Uma sessão especial de pré-estreia está confirmada para o dia 19, quinta-feira e, a partir da sexta-feira, dia 20, o filme estará em cartaz em todos os cinemas do Rio Grande do Sul. Nacionalmente o filme faz a sua estreia uma semana após, dia 27. Muito aguardado, o filme é uma livre adaptação do clássico de Érico Veríssimo e desenvolve-se através da história de amor entre Bibiana (interpretada por Marjorie Estiano na juventude e por Fernanda Montenegro na maturidade) e o Capitão Rodrigo (vivido por Thiago Lacerda).

 “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MAC” em exposição no Da Maya Espaço Cultural 
 Visitações podem ser realizadas até o dia 19 de outubro
Desde o dia 06 de setembro, a comunidade de Bagé e região tem a oportunidade de conferir a exposição “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MAC” que recentemente recebeu o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas. A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30min, e aos sábados, das 15h às 19hs no da Maya Espaço Cultural, localizada na Av. General Osório, 572. A mostra é uma realização conjunta do Arte Sesc – Cultura por toda parte e do Museu da Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).  

Bagé é o segundo município do Interior a receber a exposição que apresenta um panorama do acervo do MACRS e que foi criada com o objetivo de fundamentar e discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação do profissional em artes visuais. A visitação encerra no dia 19 de outubro. Após, a mostra segue para Passo Fundo. A itinerância é resultante da parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc.


 Frango com bacon e arroz a piamontese 

Receita e foto enviados por Clarissa dos Santos Silva
Ingredientes:
1Kg de filés de frango
300g de bacon fatiado
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta do reino
Alecrim
Suco de limão
2 xícaras de arroz
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de champignon em conserva em fatias
½ cubo de caldo de frango dissolvido em 1xic. de água
50g de queijo parmesão ralado na hora
3 colheres (chá) tempercheese tradicional
½ caixa de creme de leite
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) mostarda amarela
Alecrim para decorar

Modo de preparo:
Frango com bacon
Tempere os filés de frango com sal, pimenta e suco de limão e deixe descansar por 1h. Enrole as fatias de bacon em cada filé previamente temperado à gosto e espete com um palito. Leve ao forno pré-aquecidopor cerca de 30 min.

Arroz à piamontese
Doure a cebola e o alho picado na manteiga. Coloque o arroz na panela, acrescente água quente e deixe evaporar, acrescente os cogumelos. Regue o risoto com um pouco do caldo de frango fervente e misture constantemente, assim que o caldo for absorvido, acrescente outra concha, repetindo a operação até o arroz estar al dente. Acerte o sal e a pimenta do reino. Acrescente o creme de leite e o tempercheese, o queijo ralado e misture bem para obter um risoto cremoso. Sirva em seguida.

Molho de iogurte
Junte a mostarda ao iogurte formando um creme, e sirva em seguida.

Relação de estoques (2)

Para informar-se o preço de custo, utiliza-se, para quem não possui um controle permanente dos estoques, o método PEPS (“primeiro a entrar, primeiro a sair”), de forma que as mercadorias em estoque tenham, como preço de custo, o valor das últimas compras, sem os impostos e o frete.

a) Exemplo de avaliação pelo PEPS:
A empresa, em 31/12/XX, possui 500 (quinhentos) unidades da mercadoria “Y”.
As compras mais recentes foram: em 15/11/XX, 800 peças a R$ 1,00; em 10/12/XX, 400 peças a R$ 1,10.
O preço de custo das 500 unidades estocadas em 31/12/XX seria:

Quantidade
Custo Unitário
Valor do Estoque
100
1,00
100,00
400
1,10
440,00
500
T O T A L
540,00

Caso a empresa possua controle permanente dos estoques (em livro, fichas ou  computador), pode ser feita a avaliação do estoque pelo custo médio de aquisição.

b) Exemplo de avaliação pelo custo médio: em 30/11/XX, a empresa possuía 100 unidades com preço de custo de R$ 1,00. Em 10/12/XX, a empresa vendeu 80 unidades. Em 15/12/XX, a empresa comprou 30 unidades a um preço de custo de R$ 1,50. Em 31/12/XX, ficou com um estoque de 50 unidades.


QUANTIDADE

VALOR DO ESTOQUE

DATA
ENTRADA
SAÍDA
SALDO
CUSTO
ENTRADA
SAÍDA
SALDO
30/11


100
1,00


100,00
10/12

80
20
1,00

80,00
20,00
15/12
30

50
1,30
45,00

65,00
31/12


50
1,30


65,00

Sendo os balanços encerrados em 31 de dezembro, é imprescindível que, exatamente neste dia, seja feita a contagem dos estoques, para evitar diferenças nas quantidades de cada produto.

As informações necessárias que devem constar na relação são as seguintes:

QUANTIDADE
UNIDADE
ESPECIFICAÇÃO
CUSTO UNITÁRIO
T O T A L
18
Un.
TV Panasonic 20” Color
1.000,00
18.000,00
05
Cx.
Bombom “Sonho de Valsa”
20,00
100,00
T O T A L
xxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
18.100,00

As empresas industriais devem relacionar em separado as matérias-primas, os produtos em elaboração e os produtos já fabricados em estoque.
Mario Pinheiro (Contador, jornalista e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)
Atividade
O dia de comemorar a Revolução Farroupilha está chegando e, por isso, o gaúcho precisa estar bem bonito. Ajude-o a ficar mais colorido para o desfile de 20 de setembro.

Kids e Teens
O caipirinha Gabriel Reis Cebage filho de Maira Ângela e Mauricio. A foto foi mandada pela dinda Mary Ane Paiva Reis

 Vamos brincar de boneca?

Elas fazem parte do imaginário de inúmeras gerações de meninas que cresceram acompanhadas de suas bonecas. Hoje elas ganharam nova roupagem, falam, caminham, estão cada vez mais bonitas e resistentes, mas nenhuma delas deixa de produzir encantamento e diversão para meninas de todas as idades. As bonecas fazem parte da infância e estão presentes em todas as brincadeiras, de crianças de todas as idades e, também, são mais um elo de ligação entre avós, mães e filhas que tem mais uma oportunidade de brincar e divertir-se juntas. Na Nova Era Brinquedos as bonecas receberam atenção especial e um grande mix está a disposição das crianças de todas as idades, desde as tradicionais Barbies, até as bonecas de pano e as novidades como a boneca Addara, uma releitura das bonecas de porcelana, que mantém as características de beleza e riqueza de detalhes, mas que podem ser manuseadas e são brinquedos resistentes. As roupinhas, sapatos e cabelos vêm ainda acompanhados das 51 frases que a boneca fala. A linha Addara possui duas opções de tamanho, são colecionáveis, além da certeza de diversão e encantamento.


PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Ricardo de Toledo Pereira informa que os Rotarys de Bagé já definiram os presidentes que vão assumir os seus respectivos clubes na próxima gestão, que inicia em julho de 2014. São eles: Rotary Club de Bagé, Anna Luiza Soares Bento; Rotary Club de Bagé Norte, Wanderlei Machado; Rotary Club de Bagé Sul, Julia Lemos Pamplona; Rotary Club de Bagé Rainha da Fronteira, Celito Sebastian Pavanatto; Rotary Club de Bagé Minuano, Gerson Ferstenseifer; Rotary Club de Bagé Pampa, Deise Mara Mansur Vieira da Rocha e Rotary Club de Bagé Campanha, Luís Felipe Ferreira. 

Dicas de exposições imperdíveis em Bagé: no Da Maya Espaço Cultura “A Medida do Gesto”, um panorama do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o MACRS. Na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório, “Deslizamentos”, com trabalhos do Grupo Superfície, de Pelotas.

Quero deixar registrado aqui meu agradecimento a Cris Rodrigues, cerimonialista da Prefeitura Municipal de Bagé, que, gentilmente, me auxiliou na elaboração do protocolo de lançamento da 101ª Expofeira na Expointer. Dicas valiosas hein Cris?! Muito obrigada!

O vereador e diretor da Associação Rural, Antenor Teixeira, o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural, Paulo Ricardo de Sousa Dias, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Pedro Westphalen e o presidente da Associação e Sindicato Rural, Aluízio Tavares

Caia Martins, Sandra Krause, Débora Dias e Ana Beatriz Tavares no lançamento da 101ª Expofeira de Bagé, na Expointer.

O presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, o bageense Cláudio Nery Martins, teve uma semana bastante movimentada durante a 36ª Expointer. Entre as atividades, reunião com a comitiva do Quênia que visitou o Estado com a intenção de conhecer as tecnologias e o material genético dos animais aqui criados e estabelecer parcerias para o desenvolvimento da agropecuária no país africano.

O presidente do Sicredi Fronteira-Sul, Geraldo Ott Filho, o superintendente regional, Luiz Alberto Machado Lopes, e um dos sócios fundadores da cooperativa, Nicanor Antônio Risch

Anderson Belloli e Isadora Pötter durante o lançamento do making off e trailer do filme “O Tempo e o Vento”, dia 31 de agosto, na Expointer. Foram o vinho Rastros do Pampa Tannat e o espumante Poesia do Pampa Brut, da Guatambu Estância do Vinho, de propriedade da família Pötter, que harmonizaram o cardápio oferecido no evento, que aconteceu no estande do Governo do Estado.

No coquetel de lançamento da segunda unidade do Sicredi Fronteira-Sul em Bagé, Andrea Rodrigues, Graciela Amaral e Tânia Nascimento, colaboradoras da cooperativa...


Carlos Rodolfo Thompson Flores e Mário Lopes


Prêmio para Escola de Educação Profissional de Dom Pedrito 
Projeto Reciclart ficou em 1º lugar no eixo “Gestão e Negócios”

Com uma proposta de confeccionar e comercializar originados de materiais recicláveis, o projeto Reciclartficou me 1º lugar no eixo “Gestão e Negócios” do 10ª MEP – Mostra de Educação Profissional 2013. A proposta da Escola Estadual Profissional Dom Pedrito tem como autores os alunos Anderson Soares Ribeiro, Carmen Maria Quincozes e Elison Pereira e como Orientadora a Prof.ª Pâmela Vaz Oliveira Pozzebon, o trabalho trata-se de um projeto interdisciplinar construído na II Mostra de Habilidades Múltiplas da escola.

A competição aconteceu entre os dias 02 e 04 de setembro em Sant’Ana do Livramento, na sede da AABB. A MEP surgiu há 10 anos com a intenção de divulgar os trabalhos e projetos desenvolvidos nas Escolas de Educação Profissional. Outros oito projetos da escola participaram da mostra regional e, agora o Reciclart irá participar da 7ª FEICITP, que á culminância de todas as etapas regionais, no mês de outubro, em data a ser confirmada.

Número recorde em inscritos no Congrega 2013
O Congrega 2013, desde que lançou o site para inscrições, vem batendo recordes. Na sexta-feira, dia 06, último prazo para que os participantes submetessem seus respectivos trabalhos, o dia foi de números elevados, em todos os segmentos e, em relação a 2012, já eram mais de 130 trabalhos submetidos a mais do que na edição passada, totalizando mais de 650. As categorias são Jornada de Pós Graduação e Pesquisa, Iniciação Científica e Iniciação Científica Junior.

Outro dado ressaltado pelo o Vice Reitor e Pró Reitor da Propex, Paulo Siqueira como mérito é a participação de outras instituições e Universidades. “Desde 2011 a Urcamp busca esse contexto, e hoje calculamos a alta procura de submissão para Pós Graduação”, define a Comissão ao mencionar que o fato dá credibilidade à Universidade da Região da Campanha. “Esse dado é um marco, pois mostra a importância do Congrega, que acontece anualmente de modo contínuo, sem nunca ter falhado”.

O período agora é de reuniões entre a comissão organizadora para definir a padronização dos avaliadores e até a próxima semana, a Comissão Organizadora está envolvida na organização dos trabalhos submetidos, separando por áreas de conhecimento e tabulando os dados referentes aos autores e orientadores. O próximo passo é a reunião dos avaliadores, de modo que as instruções do Congrega 2013 sejam repassadas com o objetivo de padronizar as avaliações e, assim iniciar o processo de avaliação dos trabalhos. O Congrega Urcamp 2013, que ganha nesta edição caráter internacional, acontecerá nos dias 23, 34 e 25 de outubro em Sant'Ana do Livramento.

 Vivendo a semana da pátria
 O tradicional desfile de Sete de Setembro ganhou contextualização especial no Colégio Auxiliadora

Foto: Patrícia Costa/Especial

Com o objetivo de provocar discussões importantes sobre temas ligados à cidadania, moral, patriotismo, ética, deveres e liberdade, a Professora de Históriado Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Simone da Silva Tavares elaborou o projeto “Um dever é o mesmo para todos, adecisão de cumpri-lo é que muda” envolvendo os alunos a tratar sobre assuntos relacionados ao tema e tendo como gancho inicial a semana da pátria.

Para tal, cada ano ou série teve designado um professor/educador das áreas humanas para servir de timoneiro e responsável por promover mesas redondas e discussões a respeito do tema escolhido para aquela classe. Ao final do projeto foi chegada a hora de exercer o amor à pátria durante o desfile.
“Dia 7 de setembro, o desfile como manifestação externa do apreço e do respeito que temos para com a pátria. Esta é feita, em primeiro lugar, pelos brasileiros e brasileiras de todas idades em convivência construtiva e pacífica”, completa o Diretor da Escola e Padre, Álvaro Noriler.

 Gaúcho e com muito orgulho! 
 História, costumes e tradições preservados por um povo que orgulha-se de ser quem é!

 Diéllen, Vanessa, Brenda e Jéssica buscam preservar as tradições através de seu trabalho como prendas

 Arlete é tradicionalista desde 1988

A aproximação do 20 de setembro faz fortalecer sentimentos de orgulho no povo gaúcho, reconhecido por seu amor às tradições e por cultivar hábitos muito característicos. O churrasco, o chimarrão, a dança, os animais e vários outros símbolos do gaúcho são revividos diariamente, mas é durante a Semana Farroupilha que os olhares se voltam para as pessoas que trabalham o ano inteiro para manter viva as tradições.

Dentro de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) a programação é permanente durante todo o ano, mas a Semana Farroupilha é quando a movimentação é mais intensa e acontece um maior envolvimento com o público que não costuma frequentar o CTG, conforme conta a 1ª Prenda Adulta do CTG Prenda Minha e Diretora do Departamento de Jovens da Região, Diéllen Soares. Para as prendas, outro ponto alto são os concursos, que abarcam vários aspectos da cultura gaúcha e que precisam de muita preparação e envolve diferentes gerações de uma mesma família.
“Comemoramos o 20 de setembro pelos ideais da revolução e pela iniciativa de propor mudanças tão importantes. Ser prenda é ter a honra de representar uma entidade, talvez por isso, os concursos sejam tão acirrados e tenhamos que nos preparar tanto, tanto na parte artística como cultural, ser prenda é uma questão de postura”, defende Diéllen.

Postura e reflexo, conforme argumenta a 2º Prenda Adulta da 18ª Região, Vanessa Câmara.
“Quem é prenda é um espelho para as outras meninas. Precisamos transmitir, acima de tudo, respeito às tradições e envolvimento para que o tempo não deixe esmorecer o tradicionalismo. Estudamos muito e procuramos transmitir uma postura correta de comportamento que também é levada para fora do CTG”.

Preservar as tradições e cultivar o sonho de representar uma entidade é algo construído desde os primeiros anos de vida. Exemplo disso, é a 1º Prenda Mirim da 18ª Região, Brenda Maia Rumonato que desde os 6 anos prepara-se para ser prenda e conta que sempre frequentou o CTG acompanhada dos pais.

Sobre o orgulho de ser gaúcho, Jéssica Villar 1ª Prenda Juvenil do CTG Prenda Minha conta que é importante preservar as tradições.
“Por tudo o que foi feito no passado, precisamos estudar cada vez mais e ajudar a preservar e lembrar tudo o que aconteceu. Temos uma cultura muito rica e que nos ajuda a permanecermos unidos e perpetuando sentimentos importantes para todos nós”.

E a Patrão do CTG Grupo Pampa e Minuano, Arlete Alves Vaz, acrescenta ainda:
“Ser gaúcho e tradicionalista significa credibilidade, respeito e seriedade. Os tradicionalistas tem consciência de respeito às coisas de nossas raízes, a família e comprometimento com nossos irmãos, somos responsáveis com a nossa comunidade. Cultivar as tradições significa reviver nosso passado e, assim, demonstramos nossa cultura. Povo sem passado é povo sem cultura”.

Tiro de laço e lidas campeiras a serviço da solidariedade 
A Escola de Laço Matheus Brondani é a realização de uma família que precisou acreditar em um sonho para seguir em frente

Mario com o filho Matheus

 As aulas acontecem no Parque do Gaúcho e são abertas a todos os interessados

Há mais de um ano e meio o projeto de uma escola de laço começava a ganhar forma através da família Brondani, mas o destino mudou os rumos da história. A tragédia de Santa Maria desfalcou o time Brondani com a perda de Matheus e a sua namorada Daniela Betega Hamad, foi então que o pai de Matheus precisou reunir forças para iniciar a Escola de Laço Matheus Brondani.

“Ficamos sem saber o que fazer, mas Deus nos iluminou e nos deu força para que não parássemoso projeto do Matheus e, então entramos com ele na Associação dos Amigos do Parque do Gaúcho Bagé e hoje trabalhamos com crianças, jovens e adultos nas lides campeiras como montaria e iniciação de laço ou treinamento para aqueles que já dominam a prova”, conta Mario Nei Brondani, que atualmente é o responsável pela escola junto com a sua esposa Ana Rosa.

Podem participar da Escola pessoas de todas as idades que se interessem em aprender e a cultivar sentimentos como o amor e o respeito ao próximo.
“Para nós é como se fosse uma família. Cada aluno que chega sem saber nada e em seguida já começa a laçar é muito gratificante. Tenho a oportunidade de multiplicar o pouco que sei das lides campeiras, do mundo dos rodeios e também da cultura gaúcha, na qual criei meus filhos. Acho que com o nosso trabalho poderemos ajudar muitos jovens a conhecer este mundo campeiro, tirando muitos deles de outros lugares mais complicados de se viver, como as drogas, por exemplo. Queremos ajudar as pessoas a visualizarem um mundo mais harmonioso e com mais amor aos irmãos e a natureza”, argumenta Mario.

As aulas acontecem no Parque do Gaúcho de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde e os interessados podem procurar diretamente o parque ou a sua secretaria. Existe também uma página no Facebook da escola onde é possível acompanhar as atividades realizadas, basta acessar Escola de Laço Matheus Brondani.
“A nossa escola está sendo descoberta pelas pessoas de um modo geral e isso poderia nosdeixar envaidecidos ou orgulhosos, mas com certeza trocaríamosesses sentimentos, se pudéssemos, pela nossa família antes da tragédia. Mas a vida continua, e faremos tudo para que o nosso filho tenha orgulho de nós”.

E, com a chegada da Semana Farroupilha os sentimentos aumentam-se quando somados aos ideais tradicionalistas e ao orgulho de ser gaúcho.
“Pensamos que ao trabalhar a nossa cultura, mostramos aos jovens que sabendo da onde viemos, visualizaremos um futuro mais alentador para nós e para os nossos filhos, porque a bombacha ainda é uma grande barreira contra o mundo das drogas e de outros problemas. Precisamos de mais amor e mais paz, carinho,caridade e harmonia dentro de nossas famílias, mais abraços e mais beijos. Só assim estaremos ajudando a melhorar o nosso planeta”, finaliza Mário.


Genética superior no 41º remate Guatambu, Alvorada e Caty 
Tradicional evento de Dom Pedrito acontece no dia 05 de outubro na Estância Guatambu


Reconhecidas pela qualidade genética de seus animais, as Estâncias Guatambu, Alvorada e Caty levam a pista em seu remate anual a oferta de 240 animais selecionados das raças PolledHereford e Braford, de qualidade superior e com garantia de reposição de quatro meses. A programação acontece dia 05 de outubro na Estância Guatambu e conforme conta o produtor Valter José Pötter o primeiro remate em local próprio ganhou destaque especial e teve a sua oferta ainda mais qualificada, já que as estâncias optaram por não participar de nenhuma outra exposição concentrando toda a oferta no remate.

Entre os reprodutores, entre os destaques estão os índices genéticos de ponta que refletem-se no DEP (Diferencial Esperado de Produção) e nas características genéticas dos animais como o crescimento, a precocidade, a fertilidade e as características de carcaça. Além disso, os animais possuem também DEP para resistência ao carrapato, um índice inédito e que é mais um indicador para que o produtor possa utilizar a seu favor e que demonstra a capacidade de resistência a infestação, sendo uma informação diferenciada. Para a oferta de fêmeas haverão em pista animais jovens de um ano e de dois anos prenhas, todas selecionadas e superiores. O remate conta também com a comercialização de equinos “montaria de patrão” da raça Crioula Outro diferencial é a oferta de frete grátis para carga fechada em todo o Rio Grande do Sul ou com limite de mil quilômetros para outros estados.

 Animais, produtores e ginetes da região fizeram bonito na Expointer
Além dos negócios e da imensa movimentação de público e provas campeiras, a Expointer é também o palco de julgamento de diversas raças, sendo uma ótima oportunidade para que o produtor mostre o seu trabalho e receba o reconhecimento pelo seu empenho. A participação dos animais da região já recebeu destaque em quantidade, foram mais de 170 inscritos, sendo que a maior representação esteve a cargo da Cabanha Da Maya que levou para o Parque Assis Brasil, em Esteio, animais das raças Jersey, Holandês, Crioula, Angus e ovinos. A cabanha costuma arrebatar muitos prêmios e, nesta edição de Expointer, não foi diferente.A Da Maya ficou com o título de Reservada de Grande Campeã com o animal, QuincyFusion Nancy dos Confins, campeã vaca jovem com Violet Valentin Nogueira Montanhês, e Terceira Melhor Vaca Jovem, com Iatola Da Maya,Reservada de Campeã Júnior, Shyster Da Maya e Terceira Melhor Júnior com Getaway Da Maya.

Também da região, a cabanha Cinco Salsos, de Aceguá, ficou com o Reservado de Grande Campeão com Gema Herói Bagagem Minister e o título de Melhor Criador. Entre a raça Jersey, na categoria até 36 meses, o título de grande campeã ficou com o Box 2378, Fazendeira Raider do Cinco Salsos 858, da Cinco Salsos P.A.P, com 27,4 Kg.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) também premiou os criatórios vencedores da exposição.Na raça Hereford, o animal vencedor foi São Jorge H136, da Estância São Jorge, Aceguá/RS. Já na Raça Braford, o vencedor foi Carcávio 38-1976, da Estância Carcávio, Sant’Ana do Livramento/RS.Os vencedores receberam o prêmio das mãos da diretoria, patrocinadores e parceiros da ABHB. Entre os homenageados também estiveram a Cabanha Escondida de Alegrete, a Agropecuária São Jorge de Aceguá, a Estância do Bolso de São Gabriel, a Estância Bela Vista deSant’Ana do Livramento e a Estância Rio Negro de Bagé, que também venceu entre os machos com o Trio Campeão 3 Anos; Reservado Grande Campeão e Rio Negro 0013 Melhor Rústico 3 Anos e 2º Melhor Rústico.

Para a raça Corriedale o destaque foi para a Estância e Cabanha Santa Cecília de Dom Pedrito que comercializou a barriga de JEP 234, Bi – Grande Campeã da raça, ao valor de 11,4 mil reais. Os proprietários Luis Cláudio Pereira e FernandaScardoelli e filhos, comemoram também a comprovação da qualidade genética de seu criterioso processo de seleção. Nos machos JEP 263 foi Reservado Campeão Ovino Jovem e 3º Melhor Macho. A Santa Cecília também conquistou os títulos: Melhor Casal, Melhor Conjunto de Fêmeas, Reservada Campeã Ovelha Adulta com JEP 256, 4ª Melhor Borrega com JEP 370 e 1ª lugar no Ranking da ABCC - Corriedale.

EXPOFEIRA DE BAGÉ 
Associação Rural prepara a 101ª edição da Expofeira de Bagé 
A feira acontece de 4 a 13 de outubro, no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães

Ao completar seus 101 anos de existência, a feira agropecuária mais antiga do Brasil apresenta ampla programação e expectativas de superar os números das edições anteriores em comercialização, participação de animais e de público, consolidando-se como um grande evento da produção pecuária. A Expofeira de Bagé inicia com os julgamentos das raças Hereford e Braford, no primeiro final de semana, e com o jantar de homenagem aos produtores, e encerra com os remates das raças Angus e Brangus.

A programação acontece entre 4 e 13 de outubro no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães e de acordo com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Aluísio da Silva Tavares, a expofeira tem grande importância no cenário nacional ao mostrar o que a região tem de mais importante e representando a pujança dos segmentos do agronegócio na região.
“Estamos preparados para fazer uma grande exposição e com uma grande programação organizada, com isso, a nossa expectativa não poderia ser melhor e estamos trabalhando para superar as edições anteriores. Esperamos o sucesso absoluto e para isso contamos com a presença de toda a região”, destaca Aluísio. 

Seminários
Entre as novidades da 101ª Expofeira de Bagé estão a realização de dois seminários. O primeiro, promovido pela Rural Jovem acontece dia 10 de outubro a partir das 19h no Salão Nobre da Associação Rural e é uma parceria com a Associação do Jovem Empreendedor de Bagé (AJE). De acordo com o presidente da Rural Jovem, Joaquim Soares Neto, a proposta do seminário é a promoção de um espaço de aprendizagem técnica, de confraternização e também para a troca de contatos.
“Queremos mostrar o que está sendo feito na região e, por isso, contaremos com um espaço de mostra de queijos, vinhos e carnes através do apoio de nossos parceiros como a Da Maya, os Vinhos da Palha, e as Carnes da Região da Campanha, além disso contaremos com a palestra Visão Empresarial no Campo com Marcio Saporski Segui, onde a proposta será lançar um olhar para a propriedade rural como uma empresa”.
O segundo seminário é uma promoção do Núcleo de Cavalos Crioulos através do seu presidente Alexandre Suñé e tratará de temas atuais da raça crioula.

Remates

Os remates são um dos maiores destaques da Expofeira de Bagé e integram a programação diariamente da feira com a oferta diversificada de animais de qualidade. Na agenda está marcado para o dia 06, domingo o Remate NHB. Dia 07, segunda-feira acontece o Remate Premium - Cabanhas São Jorge e Rio Negro (raças Hereford e Braford). Dia 08, terça-feira acontece o Remate Cabanha Capanegra (raças Angus e Brangus). Dia 09, quarta-feira é a vez do IV Remate de Produção da Estância Santa Cecília (raças Angus e Hereford). Na quinta-feira, dia 10, estarão em pista as Estâncias Santa Maria e Santa Prenda para o Remate Genética do Pampa das raças Hereford e Braford). No dia seguinte, 11, acontece 1º Remate Particular da Cabanha Campanacom transmissão Canal Rural e, no sábado, dia 12, acontecem os remates das raças Angus e Brangus e o Remate de ovinos (todas as raças). Todos os remates acontecem a partir das 16h.


Show de abertura

A exemplo de anos anteriores a Associação Rural junto com empresas parceiras traz mais um grande show nacional para marcar a abertura da 101ª Expofeira. A atração deste ano é a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. O show acontece dia 27 de setembro, no pavilhão de eventos do parque e os ingressos já estão a venda.