Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

CADERNO PAMPA :: 31 de maio :: Edição 312


Próximo Pampa: 14 de junho


Em um tempo de relacionamentos tão superficiais, de namoros relâmpagos, casamentos desfeitos, famílias separadas e solidão, encontrar casais que, mesmo depois de muitos anos, mantém acesa a chama do amor e do respeito é um desafio tão grande quanto saber conduzir um relacionamento ao longo dos anos e conseguir evitar que o tempo e o desamor se abatam sobre a relação. Nesta edição especial de Dia dos Namorados procuramos descobrir qual o segredo para a manutenção da vida a dois por longos anos e, descobrimos, ou melhor, relembramos que nada supera o amor e o companheirismo. Afinal, dificuldades irão acontecer, problemas precisarão ser superados, momentos de angústia aparecerão, mas sempre que o diálogo e amor souberem abrir espaço para o respeito e a amizade, todos os percalços serão superados. Leia, inspire-se e lembre-se sempre de que todo relacionamento, seja ele em família ou com os amigos, precisa fundamentalmente de cuidado e atenção. E, como ninguém é de ferro e um presente especial é capaz de ajudar a reafirmar o quanto alguém é especial para você, temos nesta edição também algumas sugestões que, com certeza, irão agradar o seu amor. Depois, é só preparar um jantar especial e a aproveitar o Dia dos Namorados!

Final de semana de teatro em Bagé
A programação do 2º Festival Bageense de Teatro acontece até domingo, dia 1º
Com a intenção de democratizar as artes cênicas acontece em Bagé neste final de semana o 2º Festival Bageense de Teatro, realizado pelo Grupo Teatral Entreatos, que conta com uma nova administração, realizada pelas diretoras Ana Laura Paiva e Francine Leite. Além de apresentações que estão programadas de terça a domingo nos turnos tarde e noite no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, o Festival ainda disponibilizará nas manhãs, para a comunidade, oficinas com profissionais da área.
Em sua edição anterior, o Festival teve sucesso de público nos cincos dias de realização, oferecendo ao público espetáculos de qualidade para todas as idades. São esperadas Cias. De Teatro de diversas regiões do Brasil, visando um resgate histórico das artes cênicas de Bagé e sua riqueza cultural, que já foi intitulada como Rainha das Artes. O festival ainda contribui para fomentar o turismo e a economia da região.

Unipampa realiza pós-graduação em Literatura
O curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Bagé realiza mais um curso de especialização. Desta vez, o público alvo são os estudantes graduados em Letras ou áreas afins que estejam interessados em promoção da sua formação continuada através do estudo e atualização sobre Literatura. O curso será realizado entre junho de 2014 e junho de 2015 e tem como foco a leitura literária aliada à prática pedagógica, objetivando desenvolver nos estudantes as habilidades leitoras, em seu amplo sentido, favorecendo a interpretação de textos, bem como a melhoria da produção escrita e a interação do alunado através de bens culturais pertinentes à Literatura.

PIBID na Escola Félix Contreiras Rodrigues de Bagé

Com o propósito de aproximar os estudantes de licenciaturas das práticas docentes, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma alternativa para os estudantes que desejam aperfeiçoar as suas práticas antes mesmo da conclusão da graduação. Entre as diversas instituições bageenses que contam com o programa, a Escola Estadual de Ensino Fudamental Félix Contreiras Rodrigues conta com um grupo de alunas da Universidade Federal do Pampa que, junto com a professora de Língua Portuguesa e Supervisora do projeto na escola, Rute Mara Fereira, estão realizando atividades junto aos estudantes da escola e já colhendo os primeiros resultados positivos.
As estagiárias, Andréia, Bárbara, Camila, Melina e Pâmela contam que estão gostando de participar do programa já que é uma ótima oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e repensar a sua metodologia de trabalho em sala de aula.

Rute destaca também que contou com o apoio da direção da escola para a implantação do programa e que cada estagiaria é supervisionada por um professor regente da escola onde o Pibid está atuando, sendo sempre instruído para a sua aprimoração. Os alunos da universidade tem a oportunidade de vivenciar a prática de sala de aula, os estudantes da escola tem contato com novas experiências e os professores supervisores temos mais uma oportunidade de aprendizagem. Outro aspecto importante é que os alunos da escola também estão bastante receptivos ao trabalho.

“Os alunos estão bem receptivos em relação ao nosso trabalho, mesmo estando ainda em fase de implantação. Eles estão se mostrando envolvidos, participativos e empolgados na realização das atividades propostas. O brilho nos olhos deles e o contentamento nos fazem acreditar que estamos no caminho certo. Todas as escolas deveriam ser contempladas com o Pibid visando atualização e renovação. Na área de língua Portuguesa e Literatura percebemos claramente o quanto os alunos crescem enquanto leitores e nós professores envolvidos também. Eu pretendo aprender muito com o Pibid e auxiliar as bolsistas no que eu puder”, destaca Rute.


Acessórios com a qualidade e garantia Tterrasul
Concessionária oferece aos clientes acessórios e itens para personalizar os veículos

Melhor do que adquirir um carro novo é a oportunidade de personalizar o veículo com itens de qualidade e garantia Volkswagen, deixando-o ainda mais pronto para atender as suas necessidade e demandas. Os clientes da Tterrasul têm, ainda, mais uma vantagem que é a possibilidade de adquirir os itens antes mesmo de retirar o veículo da concessionária já que a Tterrasul Bagé conta com um espaço especializado para a comercialização de som, alarmes, rodas de liga leve, travas elétricas e vários outros itens.

O encarregado do setor Volks Tech, Renato Sousa, explica ainda que a loja conta com todos os acessórios originais e que o cliente tem, ainda, a garantia dos seus acessórios serem instalados por técnicos capacitados da Tterrasul que, constantemente, passam por cursos de atualização e especialização.

“Além de adquirir produtos originais e de qualidade diferenciada, os clientes tem a garantia da mão de obra especializada para a instalação, sem falar da praticidade de já retirar o seu veículo pronto, com todos os itens instalados e funcionando perfeitamente, o que evita o desconforto de precisar buscar outros profissionais para instalar os equipamentos”, destaca Renato.

A praticidade é, também, outra vantagem dos clientes que conhecerem a Volks Tech da Tterrasul, já que é possível já sair rodando com o carro completamente equipado e em perfeitas condições. Outra facilidade dá-se através da parceria com a RS Películas de Leonardo Borba que realiza o serviço de colocação de película nos veículos Tterrasul. Renato explica que, mesmo o serviço sendo terceirizado, a Tterrasul conta com um estúdio próprio para a colocação da película que garante a qualidade da instalação e evita a necessidade de saída do veículo da concessionária para a realização do trabalho.

Outro detalhe importante é que os produtos e serviços oferecidos pela loja de acessórios da Tterrasul estão à disposição de todos os clientes, não somente daqueles que adquirem um veículo 0KM.

Sicredi e Sindilojas firmam convênio
Alinhado ao convênio de cooperação firmado entre Fecomércio/RS e Central Sicredi Sul, a nível estadual, foi consolidada na tarde do dia 22 de maio, uma parceria entre a Sicredi Fronteira Sul RS e Sindilojas Bagé, com o objetivo de fomentar o associativismo e o cooperativismo. O evento contou com a presença das diretorias das duas entidades e foi realizando na Unidade de Atendimento do Sicredi, localizada Av. General Osório, 735, onde é oferecido atendimento especializado às empresas.

Neste acordo, as linhas de crédito: Capital de Giro, Máquinas e Equipamentos, Construção e Reforma, Desconto de Cheques e Antecipação de Recebíveis (Cartões) apresentarão taxas diferenciadas e prazo de até 60 meses para as empresas ligadas ao Sindilojas que optarem por realizar suas operações junto ao Sicredi. Outro destaque do convênio, que será válido para Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado, é a possibilidade dos associados acessarem as linhas de Crédito Pessoal e Turismo, disponíveis para pessoa física, também com condições diferenciadas.

Para poder contar com os benefícios da parceria, o empresário deve ser associado a Cooperativa e ao Sindicato. Mais informações podem ser obtidas junto a uma Unidade de Atendimento Sicredi ou no Sindilojas Bagé.

Lavras do Sul em festa
OvinoFest movimenta a cidade durante todo o final de semana
O parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul sedia neste final de semana mais uma edião do OvinoFest, que reúne o melhor da gastronomia com carne de cordeiro com de oficinas gastronômicas, passeios a cavalo, exposição de cuteleiros, desfiles de modas e concurso de churrasco. A programação, além de apresentar o que de melhor é produzido no município, busca estimular a prática da gastronomia com base na carne de cordeiro, bem como expor outras potencialidades da economia lavrense. Paralelamente a gastronomia, acontecem palestras e oficinas realizadas pelo Palácio Piratini e Emater, além de exposições, apresentações de grupos de dança e várias outras atrações. Hoje, sábado, a programação tem início às 9h e estende-se até às 21h30 e amanhã, dia 1º, inicia às 7h até às 14h com a entrega dos troféus do concurso de churrasco e encerramento da OvinoFest.


Mês Mariano repleto de atividades no Colégio Auxiliadora
Estudantes estiveram envolvidos em várias atividades em comemoração a Nossa Senhora Auxiliadora








Para lembrar a história, fé e devoção do povo bageense à Nossa Senhora Auxiliadora, co-padroeira da cidade, várias atividades são realizadas no mês de maio quando, dia 24, comemora-se o dia da Santa. No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, especialmente, as atividades buscam envolver os estudantes de modo que eles possam conhecer ainda mais a história e, assim, reviver sua fé. Entre as atividades realizadas está o acolhimento das escolinhas de educação infantil de Bagé, que vistam a escola para conhecer a história de Nossa Senhora Auxiliadora e a tradição das velas votivas. Além disso, os estudantes estiveram envolvidos em várias atividades como a organização da novena no dia 19, segunda-feira, quando, entre os vários momentos realizados, os alunos do 3º ano do Ensino Médio que estão despedindo-se da escola entram na igreja de mãos dadas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que estão iniciando sua vida escolar. A programação do Mês Mariano encerra hoje, dia 31, às 17h com a realização da carreata com saída da Catedral de São Sebastião até a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e que leva a imagem da Santa de volta ao seu lugar de origem.


Resgate do patrimônio histórico de Bagé
Além da nova fachada e vitrine, a Óptica Bagé está repleta de novidades e lançamentos

A antiga fachada da Óptica Bagé, no coração da cidade de Bagé, escondia um típico exemplar arquitetônico da cidade e, após muitos anos, cedeu espaço para um novo conceito, que alia a preservação do patrimônio arquitetônico histórico da cidade com a tradição da Óptica Bagé que, há muitos anos, é uma das lojas mais queridas e prestigiadas na cidade. As empresárias Ângela e Inês contam que mudar a fachada era um desejo antigo, mas que se surpreenderam com o resultado e com a repercussão positiva da restauração da fachada. Foram quase onze meses de obras, fazendo com que, por algum tempo, a óptica ficasse sem vitrines e coberta por andaimes e tapumes, mas que não afastou os clientes que, continuaram prestigiando a Óptica Bagé e aguardando ansiosos pelo resultado final.
Com a fachada e a vitrine completamente refeitas e prontas, Ângela e Inês contam também que as novidades estendem-se ao interior da loja, que recebeu uma nova coleção de óculos solares masculinos e femininos, além de relógios, joias, cuias e bombas, além das alianças, que estão em promoção especial para o Dia dos Namorados com preços e condições especiais de pagamento.

PGQP realiza formação em Bagé
Curso acontece dias 6 e 7 de junho
Com o objetivo de capacitar os participantes para a implementação e estruturação do Sistema de Gestão da Qualidade conforme as exigências dos critérios de excelência do Programa de Qualidade do PGQP/RS, acontece nos dias seis e sete de junho na Aciba em Bagé o curso de formação GCT. Entre os assuntos abordados pelo palestrante Marcelo Bernardes estarão informações e conhecimentos sobre clientes, liderança, sociedade, pessoas, estratégias e planos, processos e resultados. Mais informações podem ser obtidas com Rosane pelos telefones (53) 8441.4143 ou (53) 8120.7207.


Encontros e desencontros da vida a dois
Inspire-se para o Dia dos Namorados!

Todo relacionamento é marcado por altos e baixos, encontros e desencontros. Apesar de envolver dois indivíduos, é normal que diversas facetas sejam reveladas apenas ao longo do tempo e, a cada novo problema que surge, o amor é posto à prova, muitas vezes não resistindo. Mas, embora estejamos vivendo em uma época de relacionamentos mais curtos e, as vezes, superficiais, alguns casais ainda conseguem manter a chama do amor acesa por longos anos e são verdadeiras lições para o Dia dos Namorados de como é possível superar as dificuldades e manter sempre o amor e o respeito.

Casados há 49 anos, Artur Roberto Brasil Alves e Lia Duarte Alves são um belo exemplo.
“É importante saber que não é fácil porque quando somos apenas namorados é possível separar os problemas e dificuldades. E, nada melhor do que o tempo para nos ensinar a conviver e respeitar, por isso, a importância de ter paciência e não desistir de um casamento logo frente às primeiras dificuldades”, destaca Artur.

Assim como muitos outros casais, eles também enfrentaram momentos difíceis. O primeiro deles foi a perda do primeiro filho.
“Tivemos um início difícil, perdemos nosso primeiro filho, mas logo depois Deus nos deu mais dois filhos, a Lia e o Roberto, e hoje já vivemos a alegria dos netos, a Alexandra e o Felipe. Eu penso que a base de tudo é o respeito e que ele é fundamental para enfrentar a vida a dois”, conta Lia.

O início do namoro aconteceu nos corredores do antigo Instituto São Pedro em Bagé, onde Artur era tesoureiro e Lia, professora. Eles recordam que trocaram os primeiros olhares através do vidro da porta da sala em que Lia lecionava e, que, seis meses depois estavam casando-se.
“A minha mãe não gostou muito na época, achava que precisávamos de mais tempo para nos conhecer melhor, mas não tínhamos porque esperar e, em 31 de julho de 1965, nos casamos. Vivemos todos esses anos muitas alegrias e dificuldades também, afinal, não há somente dias de sol, mas de chuva também”, lembra Lia.
Sobre a comemoração do Dia dos Namorados, Artur adianta que será como foi em todos os anos: um ao lado do outro.
“Mas eu espero flores e cartão, como de costume”, destaca Lia.

Para os casais que buscam inspiração, Artur e Lia dizem que o mais importante é conversar, dialogar e buscar a compreensão.
“O casal pode ser de todas as idades, mas para ser feliz é importante saber enfrentar as dificuldades e juntos, tentar resolvê-las”, diz Artur.
“É preciso paciência e isso cabe muito para a mulher, que normalmente é mais atenciosa e amorosa. A união da família depende do amor, que precisa sempre ser preservado”, argumenta Lia.

Ingredientes para um relacionamento feliz
Não existe regra, nem fórmula, mas alguns hábitos simples do dia-a-dia podem ajudar a manter a relação saudável e feliz.

Sempre de mãos dadas
Segurar a mão de uma pessoa especial aquece o coração. É um ato que simboliza a união e que deve ser preservado sempre e mesmo em momentos em que o clima entre o casal não estiver muito favorável.

Olhe para si e para o seu (sua) companheiro (a)
Descuidar da aparência é imperdoável, mesmo após muitos anos. E, sempre que possível, arrume-se de maneira especial só para agradar quem você ama.

Não aponte
Apontar defeitos e fragilidades não é construtivo sempre que é feito com arrogância e apontando exclusivamente para os problemas.

Beije
Beijem-se para despedir, quando se encontram, quando chegam a casa, antes de saírem do carro - sempre que se sentirem bem. Não há nada tão reconfortante como a lembrança do amor através de um beijo.

Divirtam-se juntos
Mesmo que se tenha preferencias diferentes, é sempre muito bom aproveitar um bom programa a dois. Busquem um consenso, preste atenção para os hobbies e aquilo que que o outro gosta de fazer e procurem atividades para fazer juntos e se divertir.

Eu te amo
Expressar os seus sentimentos é muito importante para ambos na relação e, se não puder dizer pessoalmente, experimente espalhar recados que digam somente “eu te amo”.


Gastronomia e vinhos especiais na Gardel Parrillada Y Pasta
Restaurante tem programação diária especial

Um ambiente aconchegante, especialmente planejado, aliado a gastronomia diversificada e diferenciada e, que ainda, oferece aos seus clientes a oportunidade de harmonização com vinhos especiais, como é o caso do Vinho Gardel, engarrafado pela Vinícola 636 de Rivera com um corte de Tannat e Cabernet Sauvignon e paladar marcante. A Parrillada Y Pasta Gardel de Rivera está em funcionamento desde janeiro de 2013 e já conquistou os paladares mais exigentes com seus produtos de alta qualidade e 100% uruguaios e que variam entre a tradicional parrillada, massas, carnes, queijos, vinhos e chopp bem gelado.

A ilha de massas e panquecas é um dos grandes diferenciais da Parrillada Y Pasta Gardel, já que o restaurante oportuniza o preparo dos pratos na hora do pedido e personalizado pelos Chef’s ao gosto dos clientes, demonstrando a qualidade dos produtos. Outra peculiaridade da Gardel é a temática do ambiente, assim como a sua decoração que tem como foco a música, visa especialmente através de Carlos Gardel, cantor e ator reconhecido em toda América Latina pela divulgação do tango.

A novidade agora é a oportunidade de harmonização dos pratos da Gardel com o seu vinho que, de paladar marcante, combina com os pratos especializados da casa assim como a grande variedade de massas e carnes e tem sido muito bem aceito pelos frequentadores do restaurante. A Gardel Parrillada Y Pasta conta com programação diária especial visando oferecer mais um diferencial aos seus clientes.

Programação semanal
Segunda em dobro: Chopp PILSEN servido na hora. Na compra um, o cliente ganha outro.
Terça solidária: 3% do lucro será doado a uma instituição de caridade de Rivera.
Quarta Brasil: Muito Samba Raiz e suas influências Brasil a fora.
Quinta Tradicionalista: o prato do dia é a música ao vivo com Daniel Cavalheiro, que apresenta os clássicos do nativismo.
Sexta ao vivo: Apresentações de dança de salão com dançarinos locais e muito tango, salsa e merengue ao vivo.
Sábado MPB: Música ao vivo no decorrer da noite com o foco na MPB entre outras Brasilidades.
Domingo em Família: A tradicional parrillada e a ilha de massas seguem as mesmas, o diferencial é o buffet executivo (p/ Kg) ao meio dia.


Novidade. Depois de cinco anos a frente da coordenação de produção do Programa Rota 20, me despeço este mês para assumir novos desafios profissionais. Aproveito este espaço para agradecer de todo o coração aos colegas de trabalho Cema, Caia e Falcão pela convivência e pelo aprendizado adquirido, ao João Batista Benfica e João Francisco Delgado pela oportunidade que me foi dada, quando recém havia concluído a graduação, e, muito especialmente, ao Renato, editor, e ao João Batista Lencina pela amizade e parceria. Aos telespectadores e clientes do programa minha eterna gratidão pelo carinho com que sempre me trataram e confiança depositada em meu trabalho. Muito obrigada, e contem sempre comigo!

Amanhã, dia 1º, acontece no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, a 9ª edição do Almoço Campeiro, que este ano beneficiará o Caminho da Luz e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. Ainda dá tempo de adquirir os convites com os rotarianos do Rotary Clube de Bagé Campanha. Compareça!

Nos próximos dias 05, 06, 07 e 08 de junho o Ginásio Presidente Médici, o Militão, vai receber dançarinos de todas as partes do país para a 12ª edição do Dança Bagé, idealizado e dirigido pela competentíssima Anacarla Flores. A programação é intensa e já está circulando nas redes sociais, portanto agende-se e prestigie esse super evento.

E no dia 09, segunda-feira, a partir das 18h, o Clube Comercial será palco para a palestra “Atendimento e Vendas”, com o renomado empresário Eduardo Tevah. A promoção é da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE. Ingressos antecipados com os diretores da entidade ou, também, na Agafarma da Sete e Óptica Mais Você.

As reservas para o Dia dos Namorados no Da Maya Porão já estão disponíveis. A noite com música de Julinho Pimentel e Cibele Martinez vai embalar os corações apaixonados. Garanta sua reserva pelos telefones (53) 3312.1203 ou 3312.1204 (após às 16h).

Casaram-se no dia 03 de maio, numa linda cerimônia na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, Isadora Hermann Pötter e Anderson Ricardo Levandowski Belloli. O projeto e a concepção do evento foi assinado por Marisa Renck e Myriam Vanoni da Caerimoniale, de Porto Alegre. O ponto alto da decoração, conforme os convidados, foi a mesa de doces, onde uma carreta antiga serviu de base para as delícias de Neiva Burato. Vasos com Capim dos Pampas, característico da Região da Campanha, integraram a decoração. Isadora vestiu modelo da Pronovias e o buquê foi uma produção do Atelier das Flores Angélica Martins. A festa, como era de se esperar, foi regada a muito espumante Guatambu, incluindo o premiado Rastros do Pampa Tannat, que foi escolhido o melhor Vinho Tinto Nacional na última ExpoVinis em São Paulo. Clics Edu Viero

Isadora e Anderson ao lado da carreta de doces

Os noivos com os pais dela, Nara e Valter José Pötter


O casal com os familiares


Na abertura da Exposição “Iberê Camargo, Um Homem a Caminho”, a equipe do Sesc, Dieinifer Ramos Pinto, Liziane Lucas, Silvio Bento, Susiane Souza da Silva e Vanessa Medina.

Minha querida professora, Yara Maria Botelho Vieira


Nerildo Lacerda, presidente do Sindilojas Bagé, e Liliane Caldeira


Fábio Coutinho, superintendente da Fundação Iberê Camargo, Eulália Anselmo, diretora do Da Maya Espaço Cultural, e Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS


Gratinado de abóbora e frango


Ingredientes
3 xícaras de chá de abóbora japonesa cozida no vapor 
Sal e noz-moscada ralada a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de leite
4 colheres de sopa de cheiro-verde picado
1 colher de chá de manjericão fresco picado 

Recheio
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de girassol
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
Meia xícara de chá de molho de tomate
3 xícaras de chá de frango cozido ou assado, desfiado
1 xícara de chá de requeijão cremoso
Meia xícara de chá de mussarela ralada

Modo de preparo
Amasse a abóbora com um garfo. Coloque-a numa tigela e acrescente o sal, a noz-moscada, a manteiga, o leite, metade do cheiro-verde e o manjericão. Reserve.
Para fazer o recheio, aqueça o azeite ou o óleo numa panela e doure a cebola e o alho. Junte o molho de tomate e o frango e refogue, mexendo por cinco minutos. Adicione o cheiro-verde restante e retire do fogo. 
Num refratário, acomode metade da abóbora, o frango refogado, espalhe o requeijão e cubra com a abóbora restante. Polvilhe a mussarela e leve ao forno, preaquecido, em temperatura alta, até a mussarela derreter e formar uma crosta.

Tortinha de morango e chantilly

Ingredientes
1/3 de xícara de chá de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de sal
4 xícaras de chá de manteiga gelada
1/3 de xícara de chá de creme de leite
Recheio
1 e meia xícara de chá de chantilly pronto
200 g de morango fresco picado
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e pulse no liquidificador até obter uma farofa. Ponha o creme de leite e pulse até a mistura ficar úmida. Amasse bem com as mãos. Abra a massa numa superfície enfarinhada e corte-a com um cortador redondo. Coloque na assadeira forrada com papel-manteiga. Pincele com o creme de leite e polvilhe com o açúcar. Asse por 20 minutos. Faça um sanduíche com dois biscoitos recheados com chantilly. Arrume no prato com os morangos e polvilhe com o açúcar.


10 dias de loucura Don’t Stop
Modelos: Juliana Oliveira Pires e Mísael
A loja Don’t Stop – Luxo Acessível tem mais um bom motivo para você conhecer as suas novidades: a campanha 10 dias de loucura. Nas compras acima de R$150 os clientes ganham uma camiseta exclusiva para torcer na Copa do Mundo. Vale a pena passar em uma das lojas em Bagé, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel ou Alegrete e conferir as novidades que aliam grandes marcas à preço acessível, qualidade e variedade.





Quer colocar uma prótese nas mamas? Informe-se!
A colocação da prótese mamária requer alguns cuidados, como qualquer cirurgia

Para a maioria das mulheres a beleza de seus seios está diretamente ligada a sua autoestima, sendo que muitas acabam por recorrer à cirurgia para aumento ou correção das mamas, mas antes, é sempre importante buscar informação e um cirurgião confiável para a realização do procedimento.

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Um dos primeiros aspectos sobre a cirurgia destacado pelo Médico André Previtali é quanto ao procedimento da anestesia que é realizado com a presença de um anestesista, mas com sedação, resultando em um pós operatório mais rápido e possibilitando que a paciente retorne no mesmo dia para casa. Porém, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, alguns cuidados são importantes para garantir uma boa recuperação e cicatrização. Todos os exames pré-operatórios precisam ser realizados para assegurar as condições de saúde da paciente e, após o procedimento, conforme conta a Fisioterapeuta Eveline Previtali alguns cuidados são importantes para garantir a boa cicatrização.

Porém, antes de decidir pela cirurgia, é importantes estar muito bem informado. O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica contém material completo e bastante informativo a respeito da cirurgia. Lá é possível informar-se sobre a realização do procedimento, cuidados no pré e pós operatório, riscos da cirurgia e outros aspectos.

“Os seios são muito importantes para as mulheres. Eles são a sua vaidade, autoestima e assim como cuidamos de nossa saúde, hoje podemos cuidar da nossa beleza de modo a nos sentirmos melhores e mais bonitas. A mamoplastia de aumento de mama é uma cirurgia como qualquer outra que requer planejamento, cuidado e atenção e, embora não se possa fazer milagres e pensar que a cirurgia irá resolver todos os problemas da paciente, sempre que os cuidados necessários são seguidos, a melhora é visível e importante para a mulher que passa a se sentir mais confiante e bonita”, destaca Eveline.

Algumas informações
- O silicone não serve só para aumentar a mama, mas também para modificar a forma e corrigir eventuais irregularidades, como assimetrias (que atingem 30% das mulheres).

- Até os 18, 19 anos os seios ainda estão crescendo.

- As próteses de mama foram criadas nos anos 1960 por um cirurgião inglês e, na época, eram mais duras e redondas, feitas de silicone líquido e material sintético. Até o início dos anos 2000, os modelos mais vendidos não chegavam a 200 ml. Hoje, os mais pedidos e usados são os de perfil alto e 300 ml. E há também os implantes ajustáveis.

- O maior problema, em geral, é uma rejeição do organismo da mulher. Por isso, a cirurgia precisa ser feita com um profissional qualificado.

- Pode haver dor nos primeiros dias, ainda mais com movimentação dos membros superiores, o que é controlado com analgésicos. É recomendado um sutiã de maior contenção das mamas.

- Fazer ginástica só é permitido a partir de um mês, com consentimento médico. Membros superiores não devem ser trabalhados.

- Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.


Atividade
A Copa do Mundo de futebol já vai começar e, que tal, começar a preparar a torcida? Pinte e recorte a bandeira do Brasil e já comece a entrar no clima dos jogos!

Kids e Teens

A doce Helena Martins Ortega que completou 11 anos dia 18 de maio. Ela é filha de Luis Mario e Gisele

Thaize Foggiato Hubner Embaixatriz Mirim RS Elegância

Fumar perto das crianças é, ainda mais, prejudicial do que pensava-se
Fumo passivo pode envelhecer artérias das crianças em até três anos, aumentando risco de infarto e AVC na vida adulta

Crianças cujos pais fumam correm o risco de sofrer danos permanentes às suas artérias alertam os pesquisadores de um recente estudo que sugere que a exposição ao cigarro leva ao espessamento das paredes das artérias, ou seja, as crianças vão ter maior risco de infarto e AVC na vida adulta.

O trabalho envolveu 2.401 crianças da Finlândia e 1.375 crianças na Austrália, com idades entre três e 18 anos. Os autores fizeram perguntas sobre os hábitos tabagistas dos pais, além de usar ultrassonografias para medir a espessura das paredes das artérias das crianças quando atingiram a idade adulta a fim de examinar a associação entre a exposição ao tabagismo dos pais e aumento da espessura da camada íntima-média - medida das duas camadas mais internas da parede arterial - na idade adulta.
Os cientistas descobriram que a camada íntima-média da carótida na fase adulta foi mais espessa naqueles que tinham os dois pais tabagistas do que naqueles cujos pais não fumaram. Eles estimaram que o fumo passivo em casa adiciona 3,3 anos para a idade de vasos sanguíneos conforme as crianças crescem.

Apesar de as diferenças na espessura das artérias serem modestas, é importante considerar que elas aparecem com a exposição a apenas um fator de risco - no caso, o fumo passivo. Isto é, crianças que sofrem esse risco na idade podem ter diversos outros fatores associados, como obesidade e pressão arterial elevada, que podem interferir ainda mais no risco.


Sugestões de presentes para o Dia dos Namorados
Presentear quem se ama fica mais fácil com as sugestões da Madalena Calçados. As opções são muitas e prometem agradar a todos os estilos de namorados e namoradas. E, se você não abre mão da qualidade e de estar de acordo com as últimas tendências de moda, pode apostar nas botas Ankleboots e nos coturnos femininos e nas botas coloridas masculinas. A Madalena Calçados trabalha ainda com a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes no crediário próprio da loja e em 8 vezes nos cartões de crédito. A loja estará aberta dia 8 de junho, domingo, para não deixar nenhum namorado sem presente!

Bolsa Linea Bella e sapato Século XXX

Bota Tanara

Bota Demiler

Botina Kildare

Botina e carteira Ferracini

Sapatênis e cinto Ferracini

segunda-feira, 26 de maio de 2014

4º Sabores do Pampa :: 26 de maio de 2014


Sentar a mesa e desfrutar de uma ótima refeição é um enorme privilégio. Sabores, aromas, sensações, cores, tudo na cozinha contribui para nos deixar com água na boca e ávidos por experimentar sabores e texturas especiais, principalmente quando o prato é produzido com carinho e amor, que agregam ainda mais sabor e tornam as refeições momentos especiais.

Se, cozinhar é uma arte, comer e desfrutar dos sabores é um momento mágico e, não importa se você prefere doces ou salgados, se não gosta de determinado tempero, se prefere a carne ao ponto ou mal passada, ou se o macarrão precisa estar all dente, todas as pessoas que permitem-se experimentar novas receitas tem a oportunidade de vivenciar uma oportunidade gastronômica diferente, sendo ela altamente elaborada ou um simples e delicioso arroz com feijão.

Mais do que comer para sobreviver, comemos para nos satisfazer e, deixando a gula a parte, poucos momentos são tão marcantes e inesquecíveis do que descobrir um sabor ou prato preferido e, ainda, poder compartilhar com amigos e familiares bons momentos à mesa recheados daquilo que mais gostamos.

Nesta 4ª edição do Caderno Sabores do Pampa, produzido pela casa ZH Bagé, uma pequena mostra para inspirar bons e marcantes momentos gastronômicos para você. Delicie-se com as receitas, experimente e aproveite tudo o que a gastronomia tem a oferecer, com certeza, irá valer a pena!

Foto da capa
Nesta edição abrimos espaço para os nossos parceiros colaborarem com a foto de capa e, entre as inúmeras delicias que recebemos, selecionamos a simplicidade artesanal dos pães do Beliscatto, que representam um dos momentos mais gostosos do dia: o café da manhã ou da tarde, uma hora mágica e que é transformada sempre que acompanhada por um pão fresquinho, quentinho e de qualidade especial. Afinal, um pãozinho com manteiga tem valor especial! A foto é de Paula Bordignon Trojan.

-------------------------------------------------------------------
DICAS DE COZINHA
Com algumas sugestões simples e fáceis, você pode tornar o dia a dia na cozinha mais prático e ágil. Assim, você prepara receitas deliciosas para sua família sem passar horas e horas à beira do fogão. Confira!

Temperinho sempre à mão
Para economizar tempo, amasse dentes de alho com sal e guarde a mistura em um pote bem fechado na geladeira. Assim, quando você precisar, ele já estará pronto. E, para facilitar o trabalho de descascar, deixe os dentes de alho de molho em água durante 10 minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro nas mãos.

Ervas a toda hora
Se você não conta com vasos de temperos na sua cozinha, sem problemas! Compre as ervas bem fresquinhas, lave-as e deixe secar bem. Separe as folhas dos talos (no caso de salsinha, manjerona e manjericão, por exemplo), guarde pequenas porções em saquinhos plásticos, tire o ar e feche. Separe em porções que costume usarfeche e fixe uma etiqueta com o nome da erva e a data do congelamento. Deixe no freezer por até três ou quatro meses. Você também pode congelar os talos para usar em caldos ou ensopados. É só guardá-los inteiros em saquinhos ou potes plásticos bem tampados. E lembre-se que não é preciso descongelar as folhas antes de usá-las, elas podem ser levadas diretamente do freezer para a panela.

Organize a geladeira
O primeiro passo para uma geladeira organizada é caprichar na limpeza. Com ela vazia, use uma esponja suave ou um pano macio com um detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes porque além do odor, eles podem riscar ou corroer o plástico e o esmalte de sua geladeira. Não esqueça de lavar as gavetas e prateleiras e enxugar bem. A limpeza deve ser feita semanalmente para evitar odores e contaminar os alimentos. Depois de limpa é hora de organizar os alimentos. Lembre-se de que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo. Nas gavetas conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar. Depois, de baixo para cima, organize as prateleiras na seguinte ordem: as frutas, os alimentos que serão consumidos rapidamente, os ovos e os alimentos que sobraram das refeições, a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.
Na porta de geladeira acomode os condimentos, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

Ordem na despensa
A despensa também precisa de organização e ordem. Comece agrupando os itens por categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos e outra para produtos em lata, como milho-verde, ervilha, extrato de tomate e creme de leite. Junte os itens pequenos, isso tornará mais fácil de localizá-los. Os temperos e especiarias que já vêm em potes com tampa devem ser conservados assim; os demais, transferidos para recipientes bem fechados. Leve em consideração o prazo de validade dos produtos e, assim, os produtos comprados mais recentemente devem ir para o fundo do armário e os mais antigos, puxados para a fileira da frente. Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Mas atenção: depois de abertas, suas embalagens devem ser vedadas com papel-filme ou guardadas na geladeira, para que os produtos não amoleçam nem corram o risco de se estragar. Bebidas e produtos de limpeza podem ser dispostas em fileiras na prateleira mais alta do armário, para dificultar o acesso das crianças. Uma dica valiosa é acrescentar uma folha de louro ou uma pimenta crua dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto o louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes da despensa!

-------------------------------------------------------------------
SUPERMERCADOS NICOLINI
Mais saúde e qualidade com as hortaliças hidropônica

Em grandes estufas, alfaces e mostardas são cultivadas

Produção é toda comercializada na Rede Nicolini

Em média de 25 a 30 dias é o tempo necessário para a colheita do alface hidropônico

Alface, couve manteiga e verde, rúcula, mostarda, espinafre, radiche e tempero verde também são produzidos na chácara através do método tradicional de plantio

Eles são mais saborosos, macios e produzidos de forma completamente diferente do tradicional. A hidropônia é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra e, que resulta em produtos de qualidade superior por serem cultivados em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, de insetos, de animais e outros parasitas que vivem no solo. Na chácara da rede de Supermercados Nicolini, localizada em Bagé, o alface e a mostrada já são produzidos através da técnica resultando em benefícios diretos aos clientes Nicolini que tem a disposição um produto de alta qualidade em sua mesa e produzido com a qualidade e segurança reconhecida dos produtos do supermercado.

A qualidade é o principal diferencial dos hidropônicos que, além de vistosos e saborosos, são livres de doenças, pestes e tem maior durabilidade, podendo durar até sete dias ou mais se acondicionados em casa com a sua raiz submersa na água e em temperatura ambiente. Os hidropônicos do Nicolini também significam alta produtividade, utilização zero de herbicidas e quase nenhuma de praguicida, produção em ambiente protegido e com baixo consumo de água. Para o cliente, a produtividade significa ter a disposição um produto de qualidade durante o ano todo e, que ainda, auxilia no desenvolvimento econômico da região, já que produzido em Bagé, utiliza mão de obra local, gerando emprego e renda.

Um detalhe importante é que nas lojas Nicolini o cliente têm e, continuará tendo, a opção do consumo do produto hidropônico ou não. Além disso, a chácara produz também Alface, couve manteiga e verde, rúcula, mostarda, espinafre, radiche e tempero verde também através do método tradicional de plantio e que atendendo às necessidades da rede. Em breve, ainda, o espaço utilizado para o plantio das hortaliças será ampliado, duplicando a capacidade produtiva e diminuindo ainda mais a necessidade de trazer produtos de outros munícipios e, futuramente, os projetos preveem ainda mais ampliação da produção, atendendo a toda a necessidade interna.

Curiosidades
- A hidropônia ocupa um espaço muito menor do que se utilizado o solo e a perda de água por evaporação ou escorrimento é quase nenhuma.

- Como não existe o crescimento de plantas daninhas ou assemelhados, não há necessidade de capina, reduzindo o trabalho de cultivo.

- Um maço de alface demora entre 25 e 30 dias para estar pronto para a colheita.

-------------------------------------------------------------------
DICAS
Etiqueta à mesa

Reunir a família e os amigos para um jantar especial ou um almoço descontraído é um excelente programa. Melhor ainda quando tudo sai como o planejado e todos aproveitam e divertem-se, mas mesmo quem já está mais acostumado a organizar e participar de festas e eventos pode ter dúvidas de como se comportar à mesa. Algumas regras mais antigas já foram quebradas ou só são necessárias em ambientes mais formais, mas algumas delas são essenciais para que todos se sintam bem em todo tipo de confraternização. 

Conheça algumas delas:
- Se você for o anfitrião, sirva a todos os convidados e só depois se sirva.
- Coloque o guardanapo de pano no colo antes de iniciar a refeição, nunca em volta do pescoço. Se for de papel, ele deve ficar do lado esquerdo do prato. Quando terminar, não coloque o guardanapo usado no prato. 
- Se houver pãezinhos de entrada, parta com as mãos, em cima de um prato ou cesto.
- Use os talheres de fora para dentro, conforme forem servidos a entrada e o prato principal.
- Para comer massas, use o garfo e a colher. Como são fáceis de cortar, não precisam da ajuda da faca.
- Antes de levar o copo à boca, limpe os lábios com o guardanapo.
- Evite falar de boca cheia e fazer barulho quando bebe ou toma sopa.
- Cuidado com os cotovelos. Sobre a mesa, apoie apenas os punhos.
- Se você ainda estiver com apetite, pode repetir à vontade. Verifique apenas se todos já se serviram.
- E, por fim, lembre-se de que palitar os dentes na mesa não é aceitável, mesmo em família. Se precisar, peça licença e vá ao toilette.

Capriche na mesa!

Uma mesa bem posta e enfeitada é o primeiro passo para o sucesso do jantar ou almoço. Algumas dicas simples ajudam na organização dos talheres, copos e pratos e podem ainda ser uteis para deixar a mesa ainda mais bonita e organizada.

A regra básica para mesas mais elaboradas é bem simples. Os copos devem ficar alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados, o primeiro é o médio para vinho branco, depois segundo, um pouco maior, para vinho tinto e o terceiro, e maior de todos, para água. Em ocasiões formais haverá uma taça fina e alta, para champanhe. Já os talheres são colocados ao lado do prato e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato. Outras dicas, no entanto, podem ajudar na composição de diferentes mesas:

- Primeiramente é sempre bom investir nas molduras dos pratos, sejam elas sousplat ou jogos americanos, que darão todo o charme da mesa. Se optar por jogos americanos coloridos e ousados, prefira as louças lisas e poucos arranjos, mas se preferir jogos americanos ou sousplat neutros, destaque os acessórios e arranjos coloridos. O segredo é a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores. Caso queira pode esticar uma toalha de mesa de tom neutro antes de colocar os jogos americanos ou sousplats.

- Para arrumar uma mesa mais formal, tenha um prato raso abaixo do prato fundo. Porém, se estiver com o foco na praticidade característica do cotidiano, retire o prato fundo (com exceção de quando for servir sopas ou caldos).

- Na hora de arrumar os talheres, lembre-se da regra: garfo à esquerda, faca à direita, colher à direita após a faca. Se costumar servir sobremesa, coloque os talheres que serão usados, acima do prato, no centro. Não esqueça também de posicionar os guardanapos.

- O centro da mesa é o toque final e que faz muita diferença. Arranjos são sempre boas alternativas, que podem ser até mesmo um jarro de flores bem cuidadas que darão um charme especial que toda mesa pede. Só atenção para não usar flores com cheiros muito fortes, afinal elas podem atrapalhar o paladar e causar alergias momentâneas.  Outra ideia para enfeitar o centro é com frutas. Coloque-as em utensílios de cristal, que o charme estará garantido.

-------------------------------------------------------------------
RESTAURANTE CUMBUCA
Quem busca culinária de qualidade, com pratos diferenciados e especialmente elaborados precisa conhecer o Restaurante Cumbuca em Dom Pedrito. Em funcionamento desde 2004, o Cumbuca está localizado no coração da cidade, em frente ao calçadão da praça central, anexo ao centenário Hotel Alexandre, dos mesmos proprietários e reúne atendimento e comida de primeira qualidade através de um variado cardápio que inclui pratos campeiros e tradicionais, mas também oferece inovações através de pratos inovadores de paladar diferenciado, além da grande variedade de saladas e doces elaborados artesanalmente. O Cumbuca atende de segunda à sábado para o almoço das 11h30 às 14h com buffet por kg ou livre. No domingo, o atendimento do almoço estende-se até às 14h30 com buffet. A noite, o espaço está disponível para eventos e festas particulares, através de reservas com antecedência, contando sempre com o ingrediente principal do Cumbuca, que é a gastronomia; e poderão ser agendados para qualquer dia da semana, inclusive para os finais de semana.

Torta da Fran
Ingredientes
Massa
- 1 e meio pacote de bolacha do tipo maria tradicional
- 1 ovo inteiro
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 50g de castanha de caju

Ganache de chocolate
- 300g de chocolate meio amargo
- 1 e meio caixa pequena de creme de leite

Chantilly de leite condensado
- 350g de nata
- 1 caixa pequena de leite condensado
- 300g de morango para finalização

Modo de preparo da massa
Triturar as bolachas no processador, em seguida acrescentar o ovo inteiro, a manteiga em temperatura ambiente e as castanhas. Pode ser misturado com as mãos. Forrar o fundo de uma forma de aro removível. Assar em forno com temperatura 180°C por mais ou menos 15 minutos.

Modo de preparo da ganache
Derreter o chocolate na potência média (3min). Logo após acrescentar o creme de leite. Reservar.

Modo de preparo do chantilly
Na batedeira bater a nata com o leite condensado até atingirem a consistência do chantilly. É necessário que ambos estejam gelados.

Montagem
Sobre a massa já assada, colocar a ganache, levar a geladeira para firmar um pouco. Em seguida acrescentar o chantilly e finalizar com morangos e raspas de chocolate.

-------------------------------------------------------------------
BELISCATTO ATELIER GASTRONÔMICO
Do desejo de oferecer produtos de qualidade e sabor diferenciados surgiu o Beliscatto que, em dezembro de 2013, inaugurou sua loja em Bagé. Formados em Gastronomia, Paula Bordignon Trojan e Thomás Moraes, proprietários da Beliscatto, conheceram-se na França, onde buscavam mais conhecimento e aprimoramento na arte de cozinhar. Lá, trabalharam em hotéis três estrelas do Guia Michelin e Thomás se especializou em um instituto de panificação francês, para então decidirem retornar ao Brasil e iniciar em Bagé uma nova experiência gastronomica e cultural que tem proporcionado aos clientes uma deliciosa descoberta. Especializados em produtos 100% artesanais, como a confeitaria fina e a panificação francesa com fermentação natural e lenta, onde todos os pães são feitos a mão e sem adição de conservantes, o principal diferencial do Beliscatto é a qualidade dos produtos, produzidos artesanalmente e com sabor inigualável.

Velouté de aspargos verdes frescos
Ingredientes
1 maço de aspargos verdes
2 batatas grandes (em cubos)
100gr de bacon (em cubos)
1 cebola (finamente picada)
1 dente de alho (finamente picado)
100gr de creme de leite
Sal e pimenta do reino (moída na hora)
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Com um descascador, tire a pele fina que envolve os aspargos, corte em pequenos pedaços. Em uma frigideira, doure os cubos de bacon, até ficar crocante, reserve.

Em uma panela funda, coloque um fio de azeite, adicione a cebola o alho e deixe suar, em seguida, adicione as batatas e os aspargos, adicione água aos poucos até cozinhar bem as batatas. Depois de cozidas, processe a mistura em um liquidificador, volte à panela e apure o sabor com sal, pimenta do reino e creme de leite, até que fique bem cremoso. Sirva o Velouté, dentro de um pão italiano e coloque o bacon crocante para finalizar. Bom apetite.

-------------------------------------------------------------------
COMER
De bem com a comida

Mais do que servir para nos alimentar e suprir as necessidades diárias de nutrientes e vitaminas, o ato de comer pode ser também de prazer e, para isso, é preciso começar a pensar na concepção dos alimentos desde a sua apresentação. Afinal, uma receita colorida e apetitosa, por si só, já dá água na boca, não é? Se ela ainda despertar o olfato, exalando um aroma irresistível, melhor ainda! Para completar essa viagem sensorial, é essencial que a comida combine sabores e texturas variadas, que estimulem seu paladar. 

Confira algumas dicas para criar pratos irresistíveis:
- Use e combine as cores ao criar sua receita que, além de proporcionar uma alimentação mais equilibrada (já que alimentos de cores variadas possuem diferentes nutrientes que se complementam na alimentação diária), os pratos coloridos tornam a refeição mais atraente e apetitosa.

- Misture alimentos com diferentes texturas e sabores. Uma salada com verduras, frutas, sementes e queijos, por exemplo, surpreende a cada garfada pela mistura agridoce e pelas diferenças nas sensações de crocância e maciez.

- Decore bem os pratos antes de levá-los à mesa. Polvilhe-os com salsinha picadinha ou pimenta rosa, por exemplo, para dar um toque de cor e sabor. Quando servir um macarrão, concentre o molho no centro do prato, para que fique mais bonito e apetitoso. Já o arroz fica com uma aparência especial se você servi-lo enformado. Para isso, basta colocá-lo em uma forma, pressioná-lo bem e depois virá-lo sobre a travessa onde será servido. E, na hora da sobremesa, salpique raspas de casca de limão sobre a fatia de abacaxi, deixando-a ainda mais tentadora.

- Explore todo o aroma das ervas e temperos frescos. Eles exalam um perfume delicioso e despertam o apetite.

- Para lanchinhos rápidos, que tal investir em castanhas e frutas desidratadas ou secas que, além de saudáveis e deliciosas, são ótimas opções para o aquele momento do dia em que bate uma vontade irresistível de saborear um alimento bem gostoso. Crocantes, elas, ainda, matam a vontade de mastigar. Mas atenção, apesar dos benefícios, as castanhas são bastante calóricas e devem ser consumidas com moderação. Para não exagerar, lembre-se de que a maioria destes alimentos já exerce seus efeitos benéficos ao organismo mesmo quando consumidos em pequenas quantidades. Inclua estes petiscos gostosos e nutritivos na sua dieta e cuide da sua saúde com muito prazer! A dica é preparar um mix de frutas e castanhas e colocá-las em um saquinho. Assim fica fácil para levar na bolsa ou guardar na gaveta do escritório, já que estes alimentos não precisam ser conservados sob refrigeração. Portanto, sempre que a fome apertar, você terá uma opção saudável à mão!

- Nunca dispense o café da manhã. Tamanha importância se justifica porque, entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte (desjejum), você fica um longo período sem se alimentar, cerca de oito horas. E, durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas mantendo as funções básicas, como a respiração, o funcionamento cardíaco, a circulação, entre outras. Por isso, ao acordar, é preciso repor o combustível usado durante as horas de sono e também recarregar as baterias para que o organismo possa executar os trabalhos rotineiros!

- Por anteceder o sono, o jantar é também muito importante. Após ele você irá ficar muito tempo sem se alimentar e, por isso, jamais devemos dormir sem nos alimentar adequadamente. Entretanto, para não comprometer a digestão e, consequentemente, o sono, evite ingerir grandes quantidades de alimentos e dê preferência a refeições mais leves. É aí que entra a importância de um jantar saudável e equilibrado!

-------------------------------------------------------------------
PARRILLADA GARDEL Y PASTA
Um espaço que reúne o melhor da verdadeira gastronomia uruguaia nas tradicionais massas, queijos, vinhos, parrillada e choop, além de um ambiente diferenciado que tem na sua decoração o foco na música, visando especialmente a vida de Carlos Gardel, cantor e ator reconhecido em toda América Latina pela divulgação e valorização do tango.  A Gardel Parrillada Y Pasta está em funcionamento em Rivera desde janeiro de 2013 e já conquistou os paladares do habitantes da fronteira, bem como de seus visitantes, graças a excelência em seus serviços e nos pratos elaborados pelos chefs e parrilleros, sempre utilizando de produtos são de alta qualidade e 100% uruguaios. Outro diferencial é a ilha de massas e panquecas, que tem um Chef que prepara e personaliza o prato na hora a gosto do cliente. A Gardel Parrillada Y Pastas conta ainda com promoções diárias como a segunda em dobro, onde comprando um chopp Pilsen o cliente ganha outro, a terça solidária quando 3% do lucro é doado a uma instituição de caridade de Rivera, a quarta Brasil com samba de raiz, a quinta Tradicionalista com música ao vivo com Daniel Cavalheiro, a sexta ao vivo com apresentações de dança de salão, tango, salsa e merengue, o sábado MPB com música ao vivo a noite e o domingo em família, com a tradicional parrillada, ilha de massas e mais a opção de buffet executivo por quilo ao meio dia.

Relleno de cheddar
Sugestão do Chef Lorenzo Ramos
Ingredientes
250g de carne moída
40g de queijo cheddar
40g de bacon
20g de molho de requeijão e salsa
20g de tomate
25g de alface
30g de cebola cortadas em anéis

Modo de preparo
Pegue aproximadamente 250 g de carne moída e faça um disco. No centro do disco acrescente o queijo cheddar e feche-o formando uma bola. Depois de fechado e sem aparecer nenhum pedaço do queijo que está no interior, faça novamente um disco, formando o hambúrguer recheado.

Logo cubra todo exterior do hambúrguer com bacon em tiras colocando umas sobre as outras. Frite-o levemente em uma frigideira untada com óleo e coloque uma pitada de sal e pimenta-do-reino em cada lado do hambúrguer. Depois leve ao forno por 30 minutos

Cubra o hambúrguer com molho de sua preferencia (sugerimos ervas finas). Decore com anéis de cebola a milanesa e salada. Bom apetite

-------------------------------------------------------------------
CHURRASCARIA E GALETO MÁRIO
Referência em toda a região pela qualidade e variedade do seu buffet e cortes especiais de assado, a Churrascaria e Galeto Mário conquistou o paladar de seus clientes e amigos e, desde 1965 quando iniciou suas atividades com Mário e Aracy Sonza, especializou-se e aperfeiçoou-se até os dias atuais quando serve diariamente buffet livre e por quilo com os melhores cortes nobres assados. Atualmente o restaurante, localizado na Avenida Tupy Silveira desde 1972, conta com 3 salões e atende a 260 pessoas que tem a sua disposição gastronomia diferenciada pela qualidade e diversidade e, ainda, a possibilidade de reserva do espaço para festas, eventos, reuniões, palestras e outros à noite. O custo beneficio proporcionado pela ampla variedade de pratos servidos no buffet e pela diversidade de cortes no churrasco é um dos grandes diferenciais da Churrascaria e Galeto Mário, tornando seus preços acessíveis e gerando mais um atrativo ao restaurante.

Frango com espinafre e molho branco
Ingredientes
6 filés de peito de frango
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 maço de espinafre refogado
1 cubo de caldo de galinha
1 ricota
1 maço de salsa
Margarina para untar

Ingredientes molho branco
Meio litro de leite
2 colheres de margarina
1 caldo de galinha
1 e meia colher de maizena

Modo de preparo
Tempere os filés de peito de frango com o alho, o sal e a pimenta a gosto e deixe descansar por 10 minutos. Refogue o espinafre e adicione a ricota picada. Reserve.
Sobre cada peito de frango coloque a ricota e o espinafre. Enrole como um rocambole e prenda com palitos. Unte a forma com margarina e acomode os peitos de frango, leve ao fogo por 40 minutos. Retire do fogo e coloque o molho branco.
Arroz branco e batata adore são ótimos acompanhamentos. Bom apetite.

-------------------------------------------------------------------
RESTAURANTE DA MAYA PORÃO
Um ambiente diferenciado, resultado de um grandioso processo de restauração de um casarão do século XIX, típico exemplar da riqueza do Patrimônio Histórico de Bagé e que foi completamente transformado através do olhar da da empresária Zuleika Torrealba, da Arquiteta Eulália Anselmo e execução da Construtora Pampa Gaúcha. O restaurante Da Maya Porão é, hoje, o resgate da cultura regional, aliada a técnicas culinárias diferencias que proporcionam uma gastronomia leve e elegante, com equilíbrio e personalidade em sabores surpreendentes. Tudo começou com a escavação dos alicerces do casarão e que revelou um ambiente acolhedor e intimo, onde hoje funciona o Da Maya Porão e que cumpre o objetivo de reunir gastronomia de qualidade em um ambiente diferenciado, tudo pensado para receber a todos os públicos no jantar de terça-feira a sábado ou no almoço de domingo.

A frente da cozinha, dois Chef’s renomados: Marcos de Sousa, vindo de Pernambuco e Oséias Cavalcante, do Rio de Janeiro, que trouxeram à Bagé novos sabores e propostas gastronômicas, agregando importantes diferenciais ao trabalho desenvolvido no Da Maya Porão.

As novidades, agora, são os cardápios de tortas doces e canapés por encomenda, que são uma oportunidade a mais para os clientes desfrutarem dos sabores do Da Maya Porão. Entre as opções doces estão o quindão, a torta de nozes, o pudim de pão com amêndoas e passas, o cheesecake doce de leite, a torta diet de damasco e ricota, o cheesecake de goiabada, a torta de maçã, a torta mousse de chocolate e o cheesecake de frutas vermelhas. No cardápio de canapés, as opções são o tartelete de ovos de codorna com salsa tártara, satary caprese, bruschetta de queijo frescal e geleia de pimenta, wrap de presento e queijo, ceviche de filet de cordeiro com molho de ostras, tartelete de pasta de queijo com frutas, tartelete de frango ao curry com chutney de manga e satay de presento, queijo de cabra e pepino japonês, todos com dez unidades cada. A receita de - Brochete de frango com bacon ao molho curry, assim como outras, também são opções que podem ser encomendados.

A carta de vinhos regionais é, também, um diferencial do Da Maya Porão e integra dez empreendimentos vitivinicultores de municípios da região através de 46 rótulos entre vinhos tintos, brancos e espumantes, resultando em uma carta de vinhos bastante completa e especial, graças à qualidade dos vinhos produzidos na região. Os clientes têm, além da oportunidade de harmonizar os vinhos e espumantes da carta com os pratos do restaurante, de adquirir os produtos através da adega do Da Maya Porão.

Para o inverno, a novidade será o lançamento de um cardápio especial com pratos especiais. O Da Maya Porão atende de terça-feira a sábado das 19h às 23h e no domingo das 12h às 15h com brunch (espécie de buffet) para o almoço. Além disso, o restaurante realiza os mais variados eventos, tais como almoços, jantares, brunchs, coquetéis e jantares para grupos fechados e empresas.

Brochete de frango com bacon ao molho curry
Ingredientes do frango
8 cubos de peito de frango de 25g cada
8 fatias de bacon
Suco de um limão
Sal à gosto
Pimenta moída à gosto
Páprica doce à gosto
Manteiga p/ untar
2 brochetes de bambu (palitos)

Ingredientes do molho curry
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola
2 colheres (sopa) vinho branco
1 colher (sopa) de curry em pó
400ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo
Em um recipiente misture o frango, o suco de limão, o sal, a páprica e a pimenta. Reserve.
Sobre uma tábua estique as fatias de bacon, sobre elas coloque o frango já temperado, enrole o bacon e prenda com o brochete (4 cubos em cada palito). Coloque os brochetes na travessa untada com manteiga. Mantenha o forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos. Antes de colocar a travessa no forno, verifique se este atingiu 220 graus e asse por aproximadamente 35 minutos.
Verifique se o frango e o bacon estão dourados e passe ao preparo do molho.

Em uma frigideira pequena, esquente a manteiga. Refogue a cebola até ficar dourada. Junte o curry e cozinhe por 5 minutos, para que libere seus aromas. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir até a metade, a fim de que o álcool evapore. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos e sirva sobre o frango ou se preferir, em separado.


Sugestão do Chef Marcos de Sousa: Sugiro que acompanhe com arroz branco, arroz jasmim, manga, leite de coco, purê de batatas, legumes mistos ou simplesmente uma salada fresca com os ingredientes de sua preferência.