Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Caderno Pampa :: 29 de junho :: Edição 314


Próximo Pampa: 12 de julho


As festas caipiras tem um charme diferenciado. Comidinhas típicas, danças, quadrilhas, roupas coloridas e alegria nos remetem a um mundo especial, onde tudo é muito gostoso, colorido e animado, conquistando não somente as crianças, mas também os adultos que conseguem reconhecer o quanto uma boa festa junina pode ser interessante. Nas escolas, elas são unanimidade e agitam alunos, professores e familiares em torno de grandes fogueiras, muita animação e integração. E, existe ainda a chance de você preparar um grande arraial em sua própria casa e, com isso, divertir-se ainda mais. Inspire-se nas dicas e festas e aproveite muito!


Associação Rural realiza 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Programação acontece nos dias 14 e 15 de julho
Com o objetivo de debater importantes temas relacionados à expansão da soja na região, através da participação de palestrantes de renome nacional, a Associação e Sindicato Rural de Bagé realiza o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, evento idealizado e promovido pela entidade e que vai integrar a 58ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, numa parceria com o Sistema Farsul.

O Simpósio acontece nos dias 14 e 15 de julho na sede da Associação Rural, o Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Além do espaço para as palestras, o evento vai contar, também, com estandes de empresas ligadas ao setor e exposição de máquinas agrícolas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (53) 3242.8888 ou (53) 9971.7073.

Inscrições abertas para Ovinos na Expointer
Campeonato “Ovinos do Futuro” é uma das novidades da 37ª Expointer
De 30 de agosto a 07 de setembro acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, a 37ª Expointer. Entre as novidades para os ovinos desta edição estará o campeonato “Ovinos do Futuro”, para animais com idade entre quatro e oito meses, desde que estejam aptos a confirmação, conforme explica a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, que realizou uma reunião junto às Associações promocionais de raças para repassar os detalhes da exposição-feira. O encontro contou com a presença de presidentes e representantes das entidades associadas e serviu também para marcar o início das inscrições para a Feira, que podem ser realizadas até o dia 10 de julho, pelo site www.arcoovinos.com.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3242.8422, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45, e das 13h30 às 17h45.

Sindicato Rural de Lavras do Sul promove seminário
Entre os dias 10 e 11 de julho o Sindicato Rural de Lavras do Sul promove o VI seminário “O pampa e o gado” que contará com painéis que abordarão assuntos como o Índice de Conservação de Campos Nativos, o Cadastro Ambiental Rural, a questão do plantio da soja no bioma pampa, o Turismo Rural, os investimentos tecnológicos, a presença do javali e do capim Anonni no Pampa, além de relatos sobre o sucesso da Estância do Vinho, da Ovinofest e do Remate Alianza Del Pastizal. A programação acontece no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo e as inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas através do (55) 3282.1020 ou do Facebook do Sindicato Rural.

Para dançar quadrilha, comer comidas típicas e se divertir muito
Preparar o seu arraial pode ser muito simples e promessa de muita animação para amigos e familiares

As festas juninas do Colégio Auxiliadora são conhecidas pelo grande público e variedade de atrações

Junho e julho são meses especiais para quem não abre mão de um bom arraial caipira. Com isso, várias festas são realizadas reunindo grandes públicos que são atraídos por comidas e bebidas típicas, danças e muita animação e diversão. Na região, muitas festas já foram realizadas, mas amanhã, dia 29, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé abre suas portas a partir das 11h para toda a comunidade e realiza sua festa junina. Em Dom Pedrito, o palco do arraial é a praça General Osório a partir das 15h. Por lá, haverá brincadeiras, shows artísticos, comidas típicas, além do concurso “Mais bela Caipirinha Municipal” que irá eleger a representante da festa entre as estudantes da cidade.

No colégio Auxiliadora, os atrativos passam pelas comidas e bebidas, e reúnem também as tendas personalizadas, o casamento caipira do 3º ano do Ensino Médio, a quadrilha do 2º ano do Ensino Médio, a escolha do casal caipira entre os estudantes do 1º a 7º ano do Ensino Fundamental, a pescaria, a mega fogueira, os jogos eletrônicos, a praça de brinquedos infláveis e o show pirotécnico.

A Coordenadora Administrativa do colégio, Liliane Hoeset, conta que a expectativa pela festa é bastante grande, já que é uma oportunidade de outras pessoas visitarem a escola.
“Nossa intenção é partilhar o espaço do pátio da escola com toda a comunidade em uma festa animada e saudável com vários atrativos e que envolvem toda a comunidade do colégio Auxiliadora”.

A programação inicia às 11h e ao meio dia será servido almoço. No decorrer da tarde, acontecem as apresentações artísticas dos alunos, ao mesmo tempo em que os demais atrativos estarão a disposição do público. Para encerrar a festa, às 20h será acessa a mega fogueira e realizado o show pirotécnico.

Prepare o seu arraial
Para reunir a família, os amigos ou a vizinhança inteira para um verdadeiro arraial caipira algumas sugestões simples podem ajudar na organização da festa. A principal dica para não fazer feio é manter a tradição, ou seja, tem que vestir camisa xadrez, chapéu de palha e armar fogueira. Para compor o visual da festa, bandeirinhas e balões devem ser bem coloridos e abundantes. A mesa precisa ser farta e atraente, forrada com toalha xadrez e recheada de quitutes clássicos. Brincadeiras devem estar no roteiro, já que é muito fácil organizar uma pescaria em casa, enchendo uma piscininha de plástico com areia, ou mesmo uma torre de latinhas para derrubar com uma bolinha. O correio elegante, já caído no esquecimento, também anima convidados de todas as idades. Para manter a animação, as músicas e danças típicas também são importantes.

Vendas aquecidas
E não somente de diversão sobrevivem as festas juninas, elas são também ótimas oportunidades para o setor supermercadista que prevê um aumento de 40% nas vendas de alimentos típicos da temperada como a pipoca, o milho de canjica, os doces derivados do amendoim e as bebidas típicas.
Com isso, os empresários varejistas, como o Peruzzo Supermercados, tiveram que se antecipar e organizar o estoque para abastecer as festividades da temporada.  De acordo com o diretor comercial Lindonor Peruzzo Júnior, para preparar as empresas para o período e potencializar as vendas, o grupo está promovendo ofertas especiais voltadas para as festas juninas e, também, para a Copa do Mundo.


No feriado que passou estive na capital gaúcha. Sensacional a movimentação de estrangeiros por lá. Pessoas de todos os lugares do mundo reunidas em nome do futebol. Super bacana!

No último dia 06 deste mês, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, comemorou seu primeiro aniversario como vinícola enoturística. Em um ano, o local recebeu mais de 4.500 visitantes e seu faturamento aumentou em 147% após a abertura do espaço. Parabéns a Valter José Pötter e família pelo trabalho espetacular que têm feito, valorizando ainda mais nossa Campanha Gaúcha.

Já estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, evento promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, com o apoio e co-realização do Sistema Farsul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (53) 3242 8888, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho e a programação completa já está disponível no site da entidade, www.ruralbage.com.br. Confira e participe!
Fiquei sabendo que no dia 05 de julho tem mais uma edição da festa “Tudo outra vez”, de Rose Pinheiro e Pedro Borba. Informações pelos telefones (53) 9972 7810 e 9979 9015. Imperdível!

O Senac Bagé está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação (leia-se especialização) em Gestão de Negócios. As aulas iniciam no dia 13 de agosto e serão ministradas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30, na Unidade, localizada na rua Marechal Floriano, 1456. Mais informações pelo telefone (53) 3242 7233.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia, em recente visita ao Grupo RBS, em Porto Alegre. Na foto, ele apresenta o material de divulgação do 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha a jornalista, editora do Caderno Campo & Lavoura, Gisele Leoblein

Na abertura da Exposição "Entre Linhas", do Grupo Oficina dos Panos, minha querida professora Maria Elizabeth Brasil, também conhecida como Teti, mostrando um de seus trabalhos: a delicada capa de cadeira

Patrícia Infantini, que também integra o grupo, e o esposo Marcos Borba

Vera Lúcia Cardoso Medeiros, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, e Cristina Wayne Silveira, presidente da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Pedro Wayne

Nilvânia Pereira e Ana Raquel Veloso Rocha

Mariana Fuchs Costa e Helena Fuchs Costa

Comidinhas típicas
As festas caipiras pedem comidas típicas e deliciosas. O melhor é que existem receitas muito fáceis e práticas e que são sinônimo de sucesso para a sua festa, basta colocar a mão na massa e caprichar para rechear o seu arraial de comidinhas típicas e deliciosas.

Bolo de fubá
Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de trigo
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
4 colheres de chá de fermento

Modo de preparo
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e continue batendo. Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo. Coloque por último o fermento misturando com uma colher ou espátula.
Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Arroz doce

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz
2 xícaras de água
1 lata de leite condensado
Canela em pó para decorar

Modo de preparo
Misture o arroz e a água fria em uma panela grande e leve ao fogo até ferver, abaixe o fogo e deixe até que fique cozido. Junte o leite condensado, mexa bem e retire do fogo. Sirva polvilhado com canela
Para fazer a receita no micro-ondas, use um recipiente refratário com bordas altas. Coloque o arroz e três xícaras de chá de água, deixe semi-tampado e cozinhe por cerca de 15 minutos em potência alta. Acrescente o leite condensado e deixe por cerca de mais dois minutos em potência alta. Polvilhe a canela em pó e leve para gelar.

Pé-de-moleque

Ingredientes
Meio kg de amendoim torrado e descascado
Meio kg de açúcar
1 lata de leite condensado
3 colheres de margarina

Modo de preparo
Coloque na panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Coloque em um tabuleiro untado com margarina. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Queijadinha

Ingredientes
1 xícara de chá de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque em forminhas de papel e leve ao forno até que fiquem douradas.

Kids e teens

Os irmãos Matheus e Cecília Lehr Pegoraro de Dom Pedrito

Arthur Collares Hamm de 10 anos

Atividade
O inverno está chegando e, que tal, recepcioná-lo com um belo e colorido desenho? Então, pinte o menino e a menina e deixe-os prontos para a chegada da estação mais fria do ano. Vai ficar lindo!



Fique atento com a alimentação das crianças no inverno
Dias mais frios requerem atenção também com os alimentos que são consumidos

O inverno está chegando e irá alterar a rotina das crianças que, por causa do frio, tendem a ficar mais em casa e, consequentemente acabam comendo mais, gerando algumas dúvidas sobre a sua alimentação e necessitando de atenção e cuidados especiais. A boa notícia é que é simples manter uma alimentação balanceada e saborosa, mesmo atendendo as vontades e desejos dos pequenos. A dica principal é investir no fracionamento dos alimentos, com várias refeições ao dia e que inclua diversos tipos de alimentos que ajudarão a manter a saúde e o bom funcionamento do organismo. Além disso, o consumo de frutas da época, como a laranja, ajuda a repor a vitamina C e também é uma deliciosa alternativa.

Outro ponto fundamental é quanto a ingestão de líquidos, que merece mais atenção, já que é comum que as pessoas sintam menos sede e, com isso, ingiram menos água. Uma boa alternativa são os chás que, além de quentinhos, ajudam a repor os líquidos. E, como é natural a busca por alimentos mais quentes, as sopas de legumes são boas alternativas, podendo também ser reforçadas com carnes magras e com ervas ou especiarias como cheiro verde e salsinha, que ajudam a dar mais sabor e cremosidade à sopa.

Investir em brincadeiras mais ativas, que ajudam a praticar exercícios também são fundamentais, basta ter atenção com os agasalhos corretos e aproveitar para brincar e divertir-se bastante.

Promoções e condições especiais
Quem deseja comprar o carro novo tem muitas opções e condições especiais para realizar o seu sonho

Realizar o sonho do carro novo é o desejo de muitas pessoas que tem na concessionária Tterrasul muitas opções, condições especiais e atendimento especializado para conquistar o seu desejo. Entre os principais atrativos, além dos próprios veículos Volkswagen, estão as varias modalidades de compra, conforme explica a consultora de vendas da Tterrasul, Natalia Machado.

“Temos várias modalidade de venda à disposição dos clientes que podem buscar aquela que mais se adequa a sua necessidade. Para os veículos em estoque, por exemplo, temos taxas a partir de 0% através do banco Volks, além da possibilidade de compra sem entrada”, destaca Natalia.

O consórcio com planos em até 80 meses também é uma opção e que serve, também, como um plano de investimento para os interessados. A venda direto de fábrica é outra opção e oferece também descontos especiais para produtores rurais, para quem possui CNPJ, taxista, frotista e pessoas com necessidades especiais. Para os pequenos produtores rurais, o programa “Mais Alimentos” oferece grandes descontos, além de maior tempo para pagamento, podendo chegar até a 10 anos, maior carência de até dois anos e juros de 2% ao ano.

“Além de todas essas condições, a Tterrasul investe constantemente no treinamento da sua equipe visando um atendimento de qualidade superior tanto durante a venda, mas também no pós-venda, garantido ao cliente todo o suporte e atenção que ele merece”, conta Natalia.

Os interessados em conhecer melhor os serviços da Tterrasul podem visitar uma concessionária em Bagé ou Livramento ou, ainda, entrar em contato pelo site ou facebook e agendar uma visita, através do projeto “Tterrasul Itinerante” que realiza visitas em todas as cidades da região.

Sucesso de vendas
Desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, o Up! vem conquistado o público pela sua beleza e desempenho. Natalia conta ainda que o compacto moderno é o 1.0 mais potente da categoria, além de ser considerado o mais seguro da e ter menor custo de reparo.
”Ele vem sendo muito bem aceito e já é sucesso de vendas. Aparentemente são as mulheres que se encantam, mas assim que realizam o teste drive, os homens passam a admirar também o Up!”.

E, em clima de Copa do Mundo, a Volkswagen, que é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, lançou as edições especiais Seleção do Gol, Fox e Voyage. Os carros contam com acabamentos especiais e esportivos em alusão ao campeonato.
Para conhecer melhor os veículos da Tterrasul, os clientes podem realizar um teste drive e, se fechada a compra, o cliente ganha um kit especial com camiseta, chapéu, corneta, copo e manta para reforçar a torcida.

Nicolini reinaugura sua loja da General Neto em Bagé
Loja foi ampliada e agora oferece mais conforto e comodidade aos seus clientes

Prestes a completar 35 anos de atividades, a loja de Bagé localizada na rua General Neto da rede de supermercados Nicolini foi completamente reformada e ampliada. Agora os clientes tem a sua disposição, além de uma vasta e completa gama de produtos, uma loja completamente remodelada, com maior área de circulação, novos equipamentos e expositores. A ampliação, além de manter o mix de mercadorias secas, possibilitou o aumento significativo dos perecíveis como açougue, mercearia e hortifrutigranjeiros. A estrutura de refrigeração foi triplicada, resultado em uma maior quantidade de câmaras de retaguarda e, consequentemente, em um maior estoque para os clientes.


Atualmente a rede de supermercados Nicolini está entre as 150 maiores do Brasil e 20 do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), contando com nove lojas, mais de 700 funcionários e atuando em Bagé, Dom Pedrito e Pelotas.

sábado, 14 de junho de 2014

CADERNO PAMPA :: 14 de junho :: Edição 313



Até já se tornou clichê, mas não é verdade que já estamos no mês de junho e parece que foi ontem que estávamos comemorando o início de 2014? A passagem do tempo parece ter ganhado um novo ritmo e, agora, tudo é muito rápido, instantâneo e veloz. Os dias, as semanas, os meses, os anos, passam sem que, às vezes, consigamos perceber. Mas, se o tempo não pode alterar a sua velocidade, o que está acontecendo com as nossas vidas? O tempo de descanso, com a família ou para relaxar é cada vez mais escasso, os compromissos da vida moderna nos sufocam e, quando percebemos, mais um dia passou e, para o seguinte, sobrou somente uma grande lista de coisas a serem feitas. Se o tempo é o mesmo, a vida está mais acelerada, apressada e em um novo e mais frenético ritmo. E, se não é possível diminuir essa velocidade, o que fazer então para conseguir aproveitar melhor o tempo e as coisas prazerosas da vida? Nesta primeira edição de junho do Caderno Pampa, dedicamos nossa capa ao tempo e a esta inquietação sobre a velocidade da vida, de modo a ajudar você a compreender o que está acontecendo e também para alertar que a vida é breve e única, que os dias precisam ser vividos e apreciados e, que para tudo isso, basta organização e bom senso. Leia, reflita e aproveite melhor o seu tempo!

PRÓXIMO PAMPA: 28 DE JUNHO


A dança invadiu e contagiou Bagé
O 12º Dança Bagé encerrou comemorando mais um sucesso
Mostras competitivas, oficinas, apresentações artísticas e muito ritmo e animação fizeram parte da programação do 12º Dança Bagé que, no final de semana passado, movimentou a cidade, recebendo bailarinos de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados e que ajudaram a compor um grande espetáculo que, mais uma vez, foi sucesso de público e qualidade.

Entre as atrações esteve a apresentação de 10 alunos do Caminho da Luz que dançaram a coreografia “Aquarela do Brasil” em ritmo de samba. A participação da entidade no evento teve ainda uma apresentação solo. O aluno Edenílson Lopes Saraiva demonstrou uma coreografia em forma de jazz da música "Just Give me a Reason", consagrada internacionalmente pela cantora Pink.

Outro atrativo do Dança Bagé foi a presença do bailarino e coreógrafo do Rio de Janeiro, Carlos Fontinelle, que recentemente foi vice-campeão do quadro do programa Domingão do Faustão "Artista Completão" edição 2014. O dançarino ministrou oficinas de jazz e dança contemporânea e fez parte do corpo de jurados finalizando as apresentações de sábado.

Dom Pedrito recebe modernização de inspetoria
Um dos municípios com maior população bovina e umas das melhores carnes do Brasil, Dom Pedrito é, também, referência em rastreabilidade como medida eficaz no controle de doenças e busca por melhores mercados de exportação. Visando a manutenção dos serviços já realizados no município, na semana passada, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) entregou a modernização de uma Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) e uma camionete para reforçar o serviço de fiscalização na fronteira.

A cidade também será contemplada ainda com R$500 mil e precisará de mais 20% de contrapartida municipal, para a implantação do projeto estadual de modernização de parques e feiras e valorização da pecuária, de acordo com o titular da Seapa, Claudio Fioreze. "Atender bem o produtor e melhorar a autoestima dos nossos servidores são nossos compromissos. Aliado a isso, queremos elevar o status sanitário gaúcho e criar condições de competitividade para que os produtos atinjam os mercados mais exigentes e que mais remuneram no mundo", destacou durante a inauguração da 132ª IDA.

Vinhos Guatambu no Anuário Vinhos do Brasil 2014
Os vinhos Rastros do Pampa Tannat e Cabernet Sauvignon da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, integram a nova edição da publicação especializada sobre o vinho brasileiro, o Anuário Vinhos do Brasil, em versão bilíngue (português e inglês), com todos os números do mercado e um ranking de mais de 850 vinhos brasileiros.

Na categoria de vinho tinto varietal Tannat, foram avaliados 48 exemplares participantes, e o Rastros do Pampa Tannat 2012 classificou-se entre os finalistas, com 88 pontos, atrás apenas por um ponto do campeão, o rótulo Miolo Vinhas Velhas Tannat 2012, também da região da Campanha Gaúcha. Já na categoria vinho tinto Cabernet Sauvignon, o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon também ficou entre os finalistas, com 88 pontos.

Uma parceria da Baco Multimídia com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Anuário Vinhos do Brasil chega à sua terceira edição consolidando-se como a maior referência nacional e internacional sobre os vinhos do Brasil e o mercado brasileiro da bebida. O lançamento do Anuário aconteceu na ExpoVinis, em São Paulo.


Um grande evento para reforçar o potencial da Vitivinicultura na região
IX Seminário de Vitivinicultura aconteceu em Bagé e reuniu estudantes, empresários, pesquisadores, vitivinicultores, técnicos e apreciadores da temática


Apresentar temas para o desenvolvimento tecnológico e setorial da vitivinicultura na Campanha Gaúcha, este foi o foco do IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. O evento aconteceu entre os dias 5 e 6 de junho, no Clube Comercial, em Bagé e contou com grande público que teve a oportunidade de integrar uma ampla programação de painéis que trataram de assuntos pertinentes ao setor através de palestrantes que abordaram temas como as incertezas climáticas, a gastronomia, o enoturismo, o suco de uva orgânico e ações para o desenvolvimento da vitivinicultura. O seminário foi encerrado com uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito.

Entre a programação, um dos destaques foi o painel relacionado ao Projeto Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes, que tem como principal objetivo criar as bases para o desenvolvimento ordenado da produção vitivinícola na região da Campanha, a partir de uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os assuntos que foram apresentados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, instituição que lidera o projeto, estiveram as estratégias para avaliação dos vinhos, manejo da planta e indicação geográfica.

O IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Cerealista Coradini investe em tecnologia visando maior produtividade de soja
Ensaio testou 15 cultivares de soja e o seu comportamento quando submetidas ao clima e solo da região
As lavouras de soja estão demonstrando seu potencial de crescimento ano a ano e, com isso, a Cerealista Coradini está objetivando conhecer melhor as variedades de soja disponíveis no mercado. Para isso, desde o final de 2013, realiza um ensaio com 15 cultivares e já começa a obter os primeiros resultados. A experiência foi desenvolvida em uma área de um hectare na localidade da Igrejinha, em Bagé.

De acordo com o engenheiro agrônomo da empresa, Dari Raddatz Júnior, as informações não servem como dado experimental, já que foi realizada apenas uma repetição e em uma única época de plantio - o que pode ter favorecido algumas cultivares, mas ajudam a entender melhor o comportamento das cultivares quando submetidas ao clima e solo da região e, com isso, de acordo com o diretor da empresa, Valmor Coradini Junior, é possível conhecer novas tecnologias na cultura da soja e, assim, impulsionar ainda mais a produção na região.

A lavoura onde realizou-se o ensaio pode ser conhecida pelos produtores interessados no dia 1º de abril, quando a Cerealista promoveu uma manhã de campo na Agro Santa Aunélia. O produtor Gesiel Porciuncula dos Santos, responsável pela lavoura, fez o plantio em 26 de novembro de 2013 e a colheita aconteceu na segunda quinzena de abril. A área experimental foi conduzida da mesma forma que as demais áreas da propriedade.

Mitos e verdades sobre trabalhar em equipe
Nem todas as pessoas precisam ter a habilidade do trabalho em grupo para alcançar o sucesso profissional


Um dos principais requisitos para o trabalho na atualidade esconde algumas armadilhas e problemas que se tornam ainda maiores para as pessoas que não possuem habilidade para trabalhar em equipe e, somente quem já teve que trabalhar em grupo conhece bem a situação. Discussão após discussão, cada um tem uma opinião diferente sobre o caminho a ser seguido no projeto - e nada sai do lugar. Com a aproximação dos prazos, bate o desespero. O problema começa pelas próprias empresas que, embora estimulem o trabalho em equipe, estipulam metas individuais e difíceis de serem atingidas pelo esforço coletivo.

Mas, então, o que fazer se você simplesmente produz melhor sozinho? De acordo com pesquisas nem todo profissional precisa ser capaz de trabalhar em equipe já que toda empresa também necessita de especialistas, que podem e devem trabalhar sozinhos. No entanto, é importante estar atento também ao fato de que o trabalho coletivo é fundamental para a inovação, já que “várias cabeças pensam melhor do que uma” e a criatividade nasce da experiência que temos com o outro. Por essa razão, a vivência de grupo favorece a ousadia e a inventividade no trabalho. O bom é que a capacidade de trabalhar em grupo é uma capacidade que pode ser trabalhada e melhorada, isso significa que, mesmo que você tenha um temperamento autossuficiente, é possível aprender a trabalhar em equipe, através de treinamento.

Características como a afinidade com o grupo ou a timidez também influenciam e podem ser trabalhadas e aplicadas ao trabalho. No caso da afinidade, é sempre importante ter em mente que a diversidade é um ponto a favor do sucesso e da criatividade. Já a introspecção pode ser facilmente superada por um ambiente de trabalho saudável e que envolva todos os participantes.


Unipampa Bagé realiza II Seminário de Pesquisas em Linguagem e Docência
Programação acontece durante todo o dia de hoje no Campus de Bagé
Com o objetivo de apresentar e discutir os resultados dos trabalhos dos pós-graduandos do curso de Especialização em Linguagem e Docência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, promovendo, também, a interação e contribuição entre pesquisadores novatos e outros mais experientes, com formação de mestrado e/ou doutorado, além de divulgar as pesquisas realizadas na Especialização para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral, acontece desde ontem, dia 13, no auditório do Campus Bagé, o II Seminário de Pesquisas em Linguagem e Docência.

A programação de hoje, que é aberta ao público, inicia às 8h estendendo-se até às 12h e tendo continuidade às 13h30 até às 18h30. Somente hoje serão apresentados nove trabalhos, dos mais variados temas, mas todos relacionados à temática da educação. Ontem, dia 13, quando teve início o Seminário, outros 13 trabalhos foram apresentados e contaram com ampla participação do público e comunidade acadêmica.

Serão fornecidos certificados de participação proporcionais ao tempo de presença aos ouvintes que participarem do evento por, pelo menos, dois turnos ao logo dos dois dias de programação. As inscrições podem ser feitas no local e são gratuitas.

Mais Educação na Escola Neli Betemps em Candiota
Programa irá desenvolver várias atividades com os estudantes no turno inverso das aulas
Dança de rua, karatê, cerâmica e educação ambiental são atividades que você não costuma ver no ambiente escolar, mas pensando em transformar a escola em um espaço estimulante, o Programa Mais Educação, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria do Estado de Educação, promove uma oportunidade para que os estudantes permaneçam na escola em turno integral, realizando as atividades propostas no turno inverso ao de suas aulas regulares. Candiota que já conta com o programa desde 2013, a partir de agora estende suas atividades para a escola Neli Betemps que ofertará oficinas nas segundas, quintas e sextas-feiras, contemplando os alunos de todas as séries. No Neli, serão disponibilizadas aulas de reforço em matemática e língua portuguesa, além de aulas de karatê, dança, meio ambiente e sustentabilidade.

A oficineira, Iemanjara Daniela de Ávila, que já atua no Mais Educação na Escola Santa Izabel conta que trabalhará diversos ritmos de dança com os alunos.
“Meu trabalho é dar oportunidade para que crianças e adolescentes possam dar seus primeiros passos na dança, minha expectativa é que a dança possa ajudar no rendimento escolar e social de cada um”, falou Iemanjara.

Para a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, a partir das atividades em turno inverso do Programa, há uma diminuição da evasão escolar, além do aumento no rendimento em sala de aula, a educação tem transformado a realidade de muitas das nossas crianças.

Esteja atento ao cronograma do Sisu


Logo que a primeira lista de classificados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada através do site do sistema, iniciou-se também um período de esperança para aqueles que não conseguiram uma vaga no Ensino Superior público na primeira oportunidade, mas tem até o dia 24 de junho uma segunda chance, através da segunda chamada do programa. Esta edição do Sisu bateu recorde no número de inscritos, que cresceu 54% em relação ao ano passado, o que deixou a concorrência mais acirrada.

Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram para a edição do segundo semestre, e 51,4 mil vagas foram oferecidas em 67 instituições de Ensino Superior em todo o país. No Rio Grande do Sul, pouco mais de 104 mil pessoas se cadastraram para disputar 1.795 vagas, demonstrando a grande concorrência que os candidatos precisam enfrentar.

As matrículas da segunda chamada acontecem entre os dias 27 junho e 2 de julho e, após esse período, no dia 14, será divulgada a lista com os nomes dos candidatos que estão em espera por uma vaga. Podem concorrer a uma vaga no Sisu os estudantes que concluíram o ensino médio e prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e, agora, desejam concorrer a uma vaga no ensino superior público.


Sensação de dias de poucas e rápidas horas
Você já reparou que já chegamos em junho, metade do ano, e que parece que foi ontem que comemoramos o Réveillon?

Fernanda argumenta que é preciso investir na qualidade do tempo

A vida moderna não é fácil. São inúmeros compromissos, muitas inovações, inquietações e novidades a cada dia. E, se você tem a sensação de que o tempo está voando, saiba que não é o único. Difícil mesmo é entender as razões desde fenômeno e buscar alternativas para enfrentar a correria do dia-a-dia com mais tempo para relaxar e curtir a família, os amigos e tudo aquilo que nos faz bem.

Há várias hipóteses que tentam explicar o fenômeno, mas a mais aceita aponta que essa sensação está relacionada à quantidade enorme de informações e experiências a que estamos sujeitos atualmente. A psicoterapeuta Fernanda Scheneider da Silva explica ainda que a correria do dia-a-dia, o acúmulo de compromissos e a falta de tempo livre para se fazer o que se gosta, acabam criando a impressão de que o tempo tem passado mais depressa. Outro aspecto interessante é que estamos vivendo em uma sociedade da velocidade, em que buscamos cada vez mais tecnologia rápida e eficiente e que este desejo possa se refletir no modo de perceber o mundo atualmente. A ansiedade também pode ser uma vilã, já que estamos cada vez mais afoitos por estar por dentro de tudo o que acontece no mundo e, na medida em que queremos participar de tudo, o tempo acaba tornando-se insuficiente.

“Temos a impressão que não cabe, no tempo disponível, tudo aquilo que temos pra fazer e isso pode gerar ansiedade. Mas o maior risco que vejo é adiarmos as coisas que nos fazem bem e que, talvez, a falta de tempo desgaste relações importantes com família e amigos, por exemplo. Por isso, gosto de pensar na qualidade do tempo ao invés da quantidade de tempo. Às vezes, vale mais a pena alguns minutos do que muito tempo”, argumenta Fernanda.

E, como a tecnologia e a vida contemporânea são realidades inevitáveis, o importante é saber lidar com a situação e aprender a organizar melhor o tempo. Fernanda aconselha que saibamos fazer uma eleição das prioridades e que viver o presente, sem se angustiar com o futuro, podem ser boas alternativas para aproveitarmos melhor o tempo.
“A vida é sobre o agora. A nossa vida é feita de escolhas e somos feitos das escolhas que fazemos. Temos que priorizar o que é realmente mais importante pra nós”, destaca.

Dicas para desacelerar!

Embora, o tempo esteja se acelerando, um dia continua tendo 24 horas, 1 hora vale 60 minutos e, cada minuto ainda tem 60 segundos, por isso, nem tudo está perdido. Confira algumas dicas para aproveitar melhor o tempo e diminuir as angústias.

- Diariamente, separe tempo para desligar toda a tecnologia que nos cerca – internet, celulares, televisão. Aproveite para sentar sozinho com seus pensamentos;

- Observe sua velocidade durante o dia. Por força do hábito fazemos algumas coisas mais rápido do que precisamos;

- Deixe buracos na agenda e não preencha todos os momentos do dia com atividades. Resista à tentação de fazer mais e mais e tente fazer menos;

- Faça refeições na mesa me vez de ter um prato balançando sobre as pernas em frente à televisão ou computador;

- Encontre um hobby que desacelere sua rotina, como pintar, caminhar ou fazer uma atividade física.






No próximo dia 17, acontece no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé, a 4ª edição do evento “Homens na Cozinha”, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. Os convites já estão à venda com as meninas da entidade. Tem que correr para garantir o seu, pois para atender bem a todos, há um número limitado de ingressos.

Na edição passada, quando comunicava a vocês sobre minha saída da coordenação do programa Rota 20 em virtude de novos desafios profissionais, não mencionei o nome de uma pessoa, que foi tão importante quanto todas as outras citadas, que é o conceituadíssimo cinegrafista Mário Pereira. Com ele aprendi todas as técnicas fundamentais de TV. Dicas valiosíssimas! Seu Mário, muito obrigada pelos ensinamentos, e, sobretudo, pela amizade!

Atenção produtores rurais, estudantes, técnicos, empresários de toda a região: em um mês, a Associação e Sindicato Rural de Bagé vai realizar em sua sede um grande evento, o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, que integra a 58ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio. Serão dois dias de painéis com renomados palestrantes. Em breve, mais informações. Aguardem!

Dia dois deste mês nossa colega de Caderno Pampa, Fabiana Gonçalves, festejou mais um ano de vida. É de autoria dela este layout bacana e, também, a organização das páginas de nosso estimado Pampa. Parabéns Fabi!

No dia 17 de novembro acontece em Bagé a segunda etapa do 8º festival de música “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”, uma promoção do SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul. O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis aos interessados nas unidades do Sicredi Fronteira Sul, ou no site http://www.ocergs.coop.br/index.php/comunicacao/rs-canta. Confira!

As meninas do Grupo Amor Solidário em mais um de seus importantes brechós: Maria Isabel Bordini Xavier, Iolanda da Silva, Sonia Pereira Suñé, Andréa Pons Suñé, Umbelina Azambuja, Sandra Krause e Rosana Vaz

E por falar em campanhas solidárias, como a do Grupo Amor Solidário de Bagé, em Dom Pedrito faz bonito quem adquire um bóton da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A iniciativa da venda é uma parceria da entidade com as lojas Itasul. Nas fotos, Ana Caroline Deiques Soares, atual Botão de Rosa da Liga. Lindinha ela!

Na inauguração da Tradisul Motors em Bagé, a representante da Mitsubishi do Brasil, Kellen Bassi, ao lado do presidente do Grupo Felice, Elton Doeler, do colega, Fernando Matarazzo, e do gerente da loja, Rogério Viana

Marcos Pereira, Iris de Paulo e Ricardo Pereira

Nossos parceiros e amigos de Caderno Pampa, Carmén de Fátima Gonçalves e Antonio Cougo



Petiscos rápidos e fáceis
Quando a reunião de amigos ou familiares é na sua casa, uma boa alternativa pode ser apostar em petiscos rápidos e fáceis e que irão fazer muito sucesso com os convidados.

Guacamole com nachos
Ingredientes
1 abacate médio maduro
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
1 tomate sem pele e sem sementes cortados em cubos
Metade de uma cebola processada
3 ramos de coentro processados
4 ramos de salsa processados
1 colher de chá de chili (a gosto)
1 colher de sopa de molho inglês
Sal a gosto
1 pacote de nachos

Modo de preparo
Com um garfo amasse o abacate com o azeite e o limão. Coloque num recipiente juntamente com os outros ingredientes misturando bem. Sirva gelado ou em temperatura ambiente, acompanhando os nachos.

Bruschetta de mussarela
Ingredientes
2 tomates cortados em cubinhos
150g de queijo mussarela
6 pãezinhos franceses (pode ser do dia anterior)
Quanto baste de azeite de oliva, orégano, sal e molho de tomate pronto

Modo de preparo
Corte os pães em fatias médias. Acomode-os em uma assadeira, coloque pequenas porções de molho de tomate pronto, os tomates, o azeite de oliva e o sal sobre cada fatia de pão. Cubra com o queijo cortado em fatias e jogue o orégano. Leve ao forno até que o pão esteja crocante e o queijo derretido.

Espetinhos
Ingredientes
1 pacote de salsichas
200g de queijo mussarela em peça inteira
200g de tomates cereja
1 pote de azeitonas sem caroço

Modo de Preparo
Corte a salsicha, o queijo e os tomates em rodelinhas pequenas. Monte os espetinhos, finalizando com as azeitonas.

Palitinhos
Ingredientes
Cenouras e pepino de salada cortados em tirinhas médias
Azeite, sal e vinagre balsâmico

Modo de preparo
Cozinhe as cenouras e os pepinos cortados. Faça uma mistura com o azeite, o sal e o vinagre e banhe as tirinhas. Você pode ainda preparar outros tipos de molho a base de iogurte natural e fazer novas misturas.


Cabelos masculinos também precisam de cuidados especiais
Hábitos simples ajudam a combater a caspa e a calvície


O cabelo do homem merece cuidado e atenção assim como o de qualquer mulher, até porque ele possui características próprias, sendo mais espesso e com camadas mais compactas e firmes, sendo menos poroso e frágil do que o cabelo feminino. Os fios, de um modo geral, também são mais oleosos, o que aumenta a necessidade de cuidados para não desenvolver caspa, calvície, dermatite seborreica e outros problemas. A boa notícia é que cuidados simples e que não requerem muito tempo ajudam a manter os cabelos sempre saudáveis e com boa aparência.

Lavagem
É muito importante lavar os fios todos os dias para controlar a oleosidade do cabelo. Em casos de fios mais secos, esta frequência pode ser alterada. Outro aspecto importante é quanto à temperatura da água, que não deve ser muito quente, já que a temperatura muito elevada provoca o aumento da produção da glândula sebácea, o que auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. 

Condicionador
O uso constante de condicionador não é uma boa indicação. A recomendação de uso do produto é apenas para homens com cabelo muito seco ou comprido. Como o cabelo masculino costuma ser curto, fica difícil aplicar o condicionador somente nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, irá aumentar a oleosidade. Assim, prefira aplicar apenas uma pequena quantidade (como uma moeda) em dias alternados, após a lavagem com xampu apropriado para o seu tipo de cabelo.

Hidratação
Sol, cloro, água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos, por isso é sempre importante o uso de protetor solar capilar, para evitar o ressecamento dos fios causado pelo sol. Já quando o seu cabelo é prejudicado pelo cloro ou sal da água do mar, o ideal é lavar bem os fios com água não salinizada e penteá-los com uma quantidade muito pequena de creme hidratante, que pode ser à base de queratina. Deixe o produto agir por 15 minutos e depois enxague bem. 

Xampu e condicionador
Assim como as mulheres, os homens devem usar apenas os produtos certos para o seu tipo de cabelo (oleoso, normal ou seco) e, como há uma diferença entre o cabelo masculino em relação ao feminino, alguns produtos femininos podem agravar a oleosidade. Portanto, os homens devem procurar produtos próprios para o cabelo masculino. Produtos dois em um (xampu e condicionador no mesmo produto) são boas opções, por serem práticos e não ressecarem demais os cabelos. Outro hábito que precisa ser condenado é o de lavar os fios com sabonete, já que ele resseca demais os cabelos porque tem uma maior quantidade de soda caustica, além de outros adstringentes.

Finalizadores
Gel e pomadas são ótimos para ajudar a arrumar o cabelo após o banho, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool - para não ressecar os fios - e usados sem exageros - para não deixar os cabelos com aparência de que estão sujos. Quem usa essas opções com frequência também deve lavar o cabelo ao menos uma vez por semana com shampoo antirresíduos, para retirar os restos do produto grudados no cabelo. 

Corte
O homem deve cortar o cabelo todo mês para garantir uma melhor aparência, pois os fios menores (aqueles cabelinhos no pescoço) crescem rápido e dão a impressão de descaso. Ele também conta que essa frequência traz vantagens: por cortar o cabelo com mais frequência do que a mulher, o homem costuma ter fios com mais com maciez, brilho, maleabilidade e beleza.

Chapéus e bonés
O uso frequente de acessórios para cabeça, como bonés ou chapéus, pode deixar o couro cabeludo muito oleoso e sem respirar e pode piorar algumas patologias, como a dermatite seborreica, fazendo com que ocorra a queda dos cabelos. Esses acessórios também dificultam a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca a queda de fios.

Calvície
A calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se a calvície for hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista. Além do fator hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais.


O sucesso das unhas
Mais do que estar com as unhas feitas, as mulheres querem ainda tendências de moda e muitas novidades para as unhas


Manter as unhas bem feitas sempre foi uma obsessão das mulheres, mas de uns tempos para cá, o cuidados com as unhas ganharam novos caminhos e, hoje, as unhas coloridas, decoradas e muito bem feitas são febre entre as mulheres. Novas cores, tendências, decorações criaram uma verdadeira batalha por quem tem a unha mais bonita. Para algumas mulheres, ainda, cuidar da beleza das unhas é o mesmo que apostar em mais uma arma de sedução. Mas, de um modo geral, como as unhas estão sempre à mostra é sempre importante que elas estejam bem tratadas e sadias, mesmo que os cuidados que elas necessitam tornem-se um ritual que exige disciplina, paciência e tempo.

Unhas saudáveis
Antes de escolher qual cor irá desfilar nas unhas é preciso pensar na saúde delas e, para isso, é sempre importante a hidratação e o fortalecimento. Quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com pontinhas soltas. Espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas. Já para fortalecer, além de uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros), o óleo fortalecedor é outra solução. Ele deve ser passado antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície.

Tendências de cores
Com a chegada do outono e do inverno é natural que as tendências para as cores dos esmaltes apontem para os tons mais escuros e fechados, de acordo com a moda e com o que vestimos. No entanto, durante o último ano a tendência de decorar as unhas com pequenos desenhos, o "nail art", chegou com força total e conquistou as unhas de milhares de mulheres, o que significa que este ano a maior tendência de moda será decorar as suas unhas, com pequenos, mas marcantes, detalhes, que prometem fazer a diferença em qualquer produção.

Entre as cores preferidas da estação estão o cinza puxado para o azul, que é uma cor que vai bem com tudo, o prata, que pode ser utilizado também com glitter, o nude em tons de bege, o tom de chocolate que está presente também nas roupas e botas, o duocromático que é um tendência bastante chique e apresenta resultados diferenciados, os tons escuros de roxo como o púrpura ou o violeta com coberturas metálicas, peroladas e cromadas, o vermelho que, independentemente de estação do ano, é sempre tendência e agora surge com tons mais fechados, como o vermelho sangue, e o hit da estação que o azul cobalto propagado pelas novelas antes inédito, mas que já invadiu as ruas.

Para durar mais tempo!
Já passou pela situação de ir à manicure e depois de três ou quatro dias ver o esmalte descascar ou perder o brilho? A boa notícia é que é possível evitar que isso aconteça e prolongar a cor nas suas unhas.

Para isso, antes de pintar, lixe suavemente a superfície da unha com um produto específico para isso. Se ela estiver descascando, a chance de o esmalte sair rápido é maior. É importante retirar completamente os resíduos de cor, de creme para cutícula ou de hidratante para mãos (pois atrapalham a aderência do verniz) e secá-la bem. Ao pintar, fique de olho na validade dos esmaltes que usa, já que produtos velhos, não costumam ter a mesma resistência. Lembre-se de tirar o excesso ao redor e na ponta das unhas com algodão e removedor. Depois de pintar aplique uma camada de extra brilho logo depois que o esmalte secar e repita a operação a cada três ou quatro dias. Isso vai intensificar a cor escolhida. No dia a dia, use luvas de silicone ao lavar a louça ou mexer com produtos de limpeza.


Kids e Teens

A linda Tatiele Foggiato Hubner

As manas Luísa de 7 anos e Manuela de 8 meses

Atividade
Junho é mês de Festa Caipira. Então, que tal começar a preparar o seu arraial para a festança? Aproveite os dois modelos de bandeirinhas, recorte, pinte e capriche no colorido. Você pode também aproveitar revistas e jornais velhos para fazer mais bandeirinhas ou se preferir, usar papel colorido. Vai ficar lindo!

Para jogar e se divertir
A bola, o jogo de botão e o pebolim para todas as idades




Os jogos de futebol de botão, de pebolim e de bola fazem e fizeram parte da infância de muitas pessoas e, são ainda, excelentes oportunidades de diversão e entretenimento para crianças, jovens e adultos. Então, que tal entrar no clima dos jogos de futebol e reunir a turma para uma partida? Pode ser do tradicional futebol, do futebol de mesa ou de pebolim, o que realmente interessa e que se possa aproveitar a família e os amigos e ainda aprender a disputar e competir de forma saudável e animada.

Pensando nisso, a loja de brinquedos Nova Era de Bagé preparou um mix especial de jogos e produtos licenciados da Copa do Mundo e que prometem agradar a todos os estilos de torcedores. Além das bolas e jogos, a loja dispõe também de cornetas, buzinas e outros produtos com a simbologia do Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil.


Tudo para o seu esporte favorito
Modelos: Renata Moraes de Moraes Barcellos e Matheus Ferreira de Mattos
Praticar o seu esporte favorito fica ainda melhor com as roupas, tênis e acessórios da ASM Esportes que trabalha com as melhores marcas, entre elas Nike, Adidas, Mizuno e Rola Moça, e, ainda, conta com o diferencial do crediário próprio da loja que permite o parcelamento das compras em até oito vezes. A ASM Esportes oferece acessórios para os mais variados esportes, seja a academia, o futebol, vôlei, basquete, tênis, caminhada ou corrida e outros, com variedade e qualidade.


Renata e Matheus vestem lançamentos Nike

Renata veste as novidades Rola Moça com legging metalizada e tênis Nike e Matheus usa a marca Praxis, referência em qualidade com tênis Nike

Matheus veste abrigo e tênis Nike e Renata usa casaco Praxis, legging Rola Moça e tênis Mizuno

O casal veste abrigos e tênis Mizuno

Renata e Matheus vestem abrigos e tênis Adidas


Renata e Matheus vestem abrigos e tênis Adidas