Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

Caderno Pampa :: 26 de julho :: Edição nº316



O mês de julho vem sempre acompanhado de notas musicais que ecoam pelos pampas bageenses. É o Festival Internacional Música no Pampa (FIMP) que, há cinco anos, encanta a comunidade com suas belas apresentações e música de qualidade acessível para todos os públicos. A partir de amanhã, Bagé e região tem mais uma oportunidade para ouvir o que há de melhor e mergulhar em um mundo novo e cheio de charme. Vale a pena informar-se sobre a programação e participar dos concertos. Mas, não esqueça, chegue cedo e aproveite os espetáculos.

O finalzinho de julho marca também o final das férias de inverno e, é chegada a hora de preparar as crianças e adolescentes para retomar as aulas com a mesma dedicação e entusiasmo do primeiro semestre. E, embora pareça difícil, voltar à rotina pode ser bastante simples e natural, basta estar atento a algumas dicas e, principalmente, as necessidades e dúvidas dos estudantes. Para, passado o período de readaptação, continuar o trajeto rumo ao conhecimento e desenvolvimento.

PRÓXIMO PAMPA: 9 de agosto

Grupo Da Maya e Guatambu Estância do Vinho juntos no “1º Encontro de Enologia no Pampa”
Evento acontece dias 31 de Julho e 1º de Agosto

A primeira edição do “1º Encontro de Enologia no Pampa” que acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 31 e 1º de Agosto, contará com intensa programação reunindo técnicos, professores e produtores em um debate sobre a importância do setor no desenvolvimento regional. O evento acontece paralelamente ao 5º FIMP e está vinculado à Carta de Vinhos Regionais do restaurante Da Maya Porão - que reúne 10 empreendimentos vitivinicultores da região – tendo como objetivo incentivar as vinícolas e vinhedos do pampa, além de impulsionar a procura pelo “Roteiro Vinhos do Pampa” que foi idealizado pelo Da Maya Arte, Cultura e Turismo e lançado no início deste ano.

A programação contará com a participação da Guatambu Estância do Vinho através da presença da enóloga-diretora da vinícola, Gabriela Hermann Pötter que ministrará palestra sobre a história da vinícola e orientará degustação de produtos da Guatambu, além das demais palestras. O evento é uma realização do Arte, Cultura e Turismo do Grupo Da Maya, em parceira com Associação dos Vinhos da Campanha e Associação de Viticultores do Extremo Sul (Vitisul) e conta com o apoio da Vinícola Guatambu, Miolo Wine Group, Vinícola Peruzzo e Curso de Enologia da Unipampa, tem entrada franca e vagas limitadas. O 1º Encontro de Enologia no Pampa acontece na Da Maya Pousada. Inscrições e mais informações podem ser obtidas através dos contatos (53) 3311.1967 ou turismo@damaya.com.br.

Bons resultados no 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
A realização do 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha pode ser considerada um sucesso se a partir da participação do público e o nível das palestras e paineis que compuseram a programação. O evento que foi uma promoção da Associação e Sindicato Rural de Bagé em parceria com a Farsul, e fez parte da 58ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio aconteceu entre os dias 14 e 15 de julho no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães em Bagé.
O Seminário teve como objetivo destacar a evolução da agricultura e a importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento econômico dos municípios da região. Já na abertura do evento, prefeitos de Bagé, Aceguá e Hulha Negra estiveram presentes e compuseram a discussão da noite. O Presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Móglia, avaliou o resultado do evento como positivo.
“A participação do público é muito gratificante para a Associação e Sindicato Rural de Bagé, que está realizando esse evento, principalmente por ter conseguido o apoio de todos os segmentos, o que demonstra que os produtores, bem como todo o setor rural, estavam demandando a discussão sobre este tema. Havia a necessidade de termos um encontro que debatesse a cultura que está avançando em Bagé e na região”, destacou.

Alterações em locais de votação nas Eleições de 2014
Alguns eleitores de Bagé precisam estar atentos às mudanças nos locais de votação para a Eleição de 2014. Por isso, o cartório eleitoral da 7º Zona informa que as seções eleitorais que funcionavam na Escola Justino Quintana passarão a funcionar na Escola Municipal Teo Vaz Obino, no Campo do Ferrador e, que as seções eleitorais que funcionavam na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, passarão a funcionar na Creche Nossa Senhora do Carmo, em frente ao estádio do Bagé Futebol Clube.

Mais uma oportunidade para apreciar a boa música produzida durante o FIMP
A 5ª edição do Festival Internacional Música no Pampa acontece entre os dias 27 de Julho e 02 de Agosto
Ao chegar ao seu quinto ano de realização consecutiva, o Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) conta, mais uma vez, com nomes consagrados e já conhecidos do público bageense, mas também apresenta algumas novidades. A programação que inicia amanhã, dia 27, contará com a realização dos concertos noturnos, sempre às 20h no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, além dos concertos comunitários e acadêmicos que são mais um meio de aproximação entre os músicos e a comunidade de Bagé.

Outro ponto alto do FIMP são os músicos consagrados mundialmente e que se fazem presentes em Bagé durante o festival. Neste ano, o maestro Jean Reis, diretor artístico do evento, Marcos Machado, diretor pedagógico, Alejandro Drago, Guigla Katsarava, Cármelo de los Santos, Viktor Uzur, Ney Fialkow, e José Staneck, já estão confirmados. Além deles, estudantes de várias cidades do Brasil e também de outros países são esperados para participar do FIMP.

A novidade neste ano está entre os concertos comunitários que, além dos hospitais da cidade, do Da Maya, da Urcamp, do Centro do Idoso e da Vila Vicentina, serão realizados também no Centro Municipal de Inclusão e Qualificação Profissional com as apresentações especiais de alunos do FIMP e seus maestros.

Programação
- Concertos noturnos
Todas as noites a partir das 20h no Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza
Domingo, 27 de Julho
Concerto de Abertura do FIMP com a Orquestra do FIMP e regência de Jean Reis
Segunda-feira, 28 de Julho
Recital de Piano com Guigla Katsarava
Terça-Feira, 29 de Julho
Recital de Contrabaixo, Violino e Piano com Marcos Machado (contrabaixo), Alejandro Drago (violino) e Ney Fialkow (piano)
Quarta-feira, 30 de Julho
Recital de Violoncelo, Violino e Piano com Viktor Uzur (violoncelo), Cármelo de los Santos (violino) e Guigla Katsarava (piano)
Quinta-feira, 31 de Julho
Versatilis Ensemble com Cármelo de los Santos (violino 1), Renato Bandel (viola), Viktor Uzur (violoncelo), Marcos Machado (contrabaixo) e Ney Fialkow (piano)
Sexta-feira, 01 de Agosto
Música à meia luz com os Professores do FIMP
Sábado, 02 de Agosto
Concerto de Encerramento do FIMP com a Orquestra de Cordas do 5º FIMP, o solista José Staneck e a regência de Jean Reis

- Concertos acadêmicos
No Salão Nobre do IMBA sempre às 17h
Quarta, 30 de Julho
Bolsistas FIMP
Quinta, 31 de Julho
Classe de Cordas FIMP
Sexta, 01 de Agosto
Classe de Piano FIMP

- Concertos comunitários
Terça, 29 de Julho, 15 h – Centro Mun. de Inclusão e Capacitação Profissional e Vila Vicentina
Quarta, 30 de Julho, 15 h – Da Maya Espaço Cultural e UNIPAMPA
Quinta, 31 de Julho, 15 h – Hospital Universitário e Santa Casa
Sexta, 01 de Agosto, 16 h – Classe de Inclusão Social (Centro do Idoso) e URCAMP

Novo aliado no tratamento contra as rugas e marcas de expressão
Equipamento é uma novidade estética para o rejuvenescimento da pele

Cuidar do bem-estar e aparência da pele do rosto é mais do que vaidade, é uma questão de saúde e autoestima. O rosto é o nosso cartão de visitas e necessita de atenção especial e, como a ação do tempo acaba, sempre, resultando em linhas de expressão, rugas e outros problemas, o ideal é pensar em alternativas que promovam o rejuvenescimento facial, como o promovido pelo aparelho de rádio frequência fracionada FRAXX e que é a boa-nova estética no que diz respeito às tecnologias para o rejuvenescimento da pele.

O médico André Previtali conta que o FRAXX é um processo que pode atuar tanto em nível superficial quanto profundo, pois a potência da frequência pode ser regulada de acordo com a sensibilidade e tipo de pele, resultando em um processo de renovação da pele de maneira rápida e eficiente. O tratamento é realizado no próprio consultório da clinica e são necessárias apenas cinco aplicações, com intervalos de 15 a 20 dias, dependendo da resposta dada pela pele do paciente, com o uso somente de um creme anestésico na área. Por ser um procedimento minimamente invasivo, são pequenas as contraindicações e possibilidades de reação ou problemas, mas é sempre importante consultar o médico e buscar informações detalhadas a respeito do procedimento.

O tratamento atua na estimulação da produção de colágeno onde a pele necessita de rejuvenescimento, como nas rugas finas dos lábios, na testa, pés de galinha, flacidez da pele, envelhecimento solar do rosto, colo, braços, mãos, cicatrizes de acne e, manchas solares.


Bacana a inciativa da Clínica Previtali de Bagé em presentear os pacientes/clientes com guarda-chuvas personalizados no dia do aniversario de 203 anos da cidade (dia 17). Destaque para o detalhe no mimo, que tem o logotipo da empresa e a imagem do Museu Dom Diogo de Sousa, um dos patrimônios arquitetônicos, históricos e culturais da Rainha da Fronteira.

O pesquisador Alexandre Varella, então Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, foi reconduzido ao cargo novamente. Ele, que assumiu a unidade de pesquisa em 2011, permanece no cargo até 2017. Sucesso a ele e a equipe!

O 5º Festival Internacional Música no Pampa – FIMP começa amanhã em Bagé (27), e se estende até o dia 02 de agosto. Sete concertos noturnos devem acontecer no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza. A programação completa deste grande evento você encontra no site http://www.fimp.com.br/FIMP/Programacao.html. Não deixe de prestigiar!

O que falar da 1ª edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha? O evento foi sucesso absoluto e surpreendeu a todos. Mais de 600 participantes lotaram as dependências da Associação e Sindicato Rural de Bagé nos dois dias do evento. A organização, os palestrantes, as empresas patrocinadoras e, em especial, o público estão de parabéns!

No domingo, dia 20, me desloquei até o Centro Histórico e Cultural Vila de Santa Thereza em Bagé para o desfile beneficente da grife Ovelha Urbana, de Helena Uberti (fotos que trarei na próxima edição), e é vergonhoso e inadmissível transitar pela Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães no estado crítico em que se encontra. O que existe lá não são mais buracos, são crateras que estão colocando em risco a vida de muitos motoristas e pedestres que utilizam a estrada. Fica aqui (mais) uma “chamada” ou “apelo” aos órgãos responsáveis para que encontre uma solução imediata para o caos.


Nuria Pons, Nilza Severo, Cema Isquierdo, Caia Martins e Ane Suñé no jantar da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé, “Homens na Cozinha”

Verinha Jardim e Márcia Ivanoff, presidente da Liga, em Bagé

Jéea Macedo e Susana Magalhães

A consultora da Natura, Raquel Vidart, que pelo 12º ano consecutivo recebeu da empresa o prêmio Destaque Natura Bagé e Região. O evento aconteceu em maio, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Parabéns Raquel!

Delenice Frank Timm e Elenice Pazetto em recente evento do Sicredi Fronteira Sul, no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, que reuniu representantes de 12 municípios da região

A equipe do Sicredi Fronteira Sul, unidade de atendimento de Hulha Negra, comemorando os excelentes resultados do mês de junho, que renderam ao grupo o troféu Time de Craques Sicredi. Na foto, Roséli Borges Ribeiro, Guiomar Ramos Gehling, o gerente, Gilian Lima Tessele, Rafaela Barbosa da Silva, Ana Paula Dias Machado e o Conselheiro da Cooperativa, Eduardo Ternes Ebert


O inverno é um período que pede comidas mais quentes e, consequentemente, mais calóricas e, apesar de ser normal ganhar uns quilinhos a mais nesta estação, alguns ingredientes ajudam a controlar a balança com o mesmo sabor que os tradicionais.

Rocambole de carne light

Ingredientes
500g de patinho moído
Metade de uma cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa rasa de sal
Quanto baste de salsinha e pimenta do reino

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes (menos a carne) no processador ou mixer ou pique o menor possível e misture. Junte à carne e amasse bem. Deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Abra a carne sobre uma folha de papel alumínio em formato de retângulo. Para o recheio você pode usar ingredientes que tenha na geladeira, como tomate, queijo e azeitonas. Pique-os e espalhe sobre a carne. Com a ajuda da folha do papel alumínio vá enrolando o rocambole. No final, feche as pontas do papel, para o recheio não vazar. Coloque em uma assadeira e leve ao forno em 200º por 15 minutos coberto com papel alumínio. Retire do alumínio e deixe mais 15 minutos, até dourar e a água secar.

Torta de maçã e canela light

Ingredientes
Para a massa:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e picada em pequenos pedacinhos
2/3 xícara de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 ovo
1 xícara e mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:
1 maçã
15 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo
Para a massa, misture todos os ingredientes até desgrudar das mãos, o ideal é ir colocando a farinha aos poucos porque dependendo do tamanho do ovo, a quantidade necessária pode variar. Forre uma forma de aro removível com a massa. Cubra com fatias finas de maçã.

Prepare um creme (sem ir ao fogo) com os ingredientes do recheio mexendo bem todos juntos. Jogue-o por cima da massa e da maçã, polvilhe canela e leve para assar em forno pré aquecido em 200° até dourar.

KIDS E TEENS

Natalia Collares Hamm de 11 anos

Fernando Idalgo Menezes Filho, o tesouro da vida dos pais Giovana e Fernando

ATIVIDADE
As férias de inverno foram muito legais e, agora, está na hora de voltar para a escola e continuar descobrindo novas coisas. Antes, que tal lembrar de tudo o que de legal você fez durante as férias? Escreva uma cartinha contando como foi o seu descanso. Vai ser muito divertido se lembrar das férias.

As férias estão terminando e é chegada a hora de voltar às aulas
A pausa em julho não pode significar uma quebra no ritmo escolar

Embora sejam mais curtas do que as férias de verão, as férias de julho também interrompem o ritmo de estudos das crianças e, é normal bater aquela preguiça na hora de voltar à rotina, mas isso não pode significar desestimulo ou falta de vontade de recomeçar. É sempre importante incentivar e estar atendo às dúvidas das crianças e adolescentes para fazer do retorno para a escola um período tranquilo e de novas descobertas. Ansiedade e curiosidade também são naturais, principalmente quando envolvem assuntos como os colegas, as notas e as novidades do semestre, mas a boa notícia é que todos esses sentimentos podem ser utilizados a favor da criança, para transformar o retorno em um momento alegre e agradável.

O importante é, sempre, estar atento. E, nesse momento importante do calendário escolar, o papel dos pais é tranquilizar os filhos e motivá-los, para que esse segundo semestre se torne produtivo e que a criança tenha um desempenho cada vez melhor na escola. Uma boa dica é evitar que, durante as férias, as crianças e adolescentes abandonem totalmente a escola e, isso pode ser proposto através de leituras e passeios culturais.

Recomeçar a preparação do material escolar, do uniforme e de um local adequado para os estudos também é uma ótima maneira de anunciar para os estudantes que a rotina de aulas está prestes a ser retomada e, ainda, fazê-los participar destes momentos e interagir pode ajudar a empolga-los e dar mais ânimo para o recomeço.

E, se ainda assim, ele não demonstrar animação para retornar, os pais podem buscar conversar e relembrar das coisas que o filho mais gosta na escola, dos amigos, dos professores preferidos, dos passeios e atividades do primeiro semestre de que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com as crianças, essa é uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que a criança tenha ainda mais vontade de ir para a escola.

Além disso, voltar à rotina gradualmente, sem mudanças bruscas, também ajuda. É importante ir adaptando gradualmente a rotina para que o estudante não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram. Este é um período de adaptação e que merece atenção e cuidado, mas que pode ser enfrentado com naturalidade e alegria, tornando a readaptação das crianças natural e tranquila.

Ótimas oportunidades para comprar um carro novo
Feirão Tterrasul acontece durante todo o final de semana


Um mega feirão tem movimentado a Concessionária Tterrasul de Bagé desde ontem, dia 25, e estende-se até o domingo com muitas atrações e oportunidades para quem deseja realizar o desejo de comprar um carro novo. O Supervisor de Vendas, Isidoro de Leon, destaca que os clientes que visitarem a Tterrasul durante o feirão terão condições especiais e que tornam a compra de um Volkswagen ainda mais atrativa.

Entre as principais atrações está o bônus de até R$2,000.00 para veículos em estoque e a avaliação dos semi-novos em até 100% da tabela FIPE para veículos que se enquadravam no regulamento. Além disso, hoje a concessionária realiza mateada e trabalha com o teste drive premiado, quando o cliente tem a oportunidade de conhecer melhor o veículo e ainda ganhar brindes.
“O feirão é uma oportunidade diferenciada para os clientes visitarem a Tterrasul e saírem de carro novo. A programação está sendo um sucesso graças aos clientes que estão visitando a Tterrasul para conhecer nossas condições especiais, aproveitar a ótima oportunidade para trocar de carro e, ainda realizar um passeio agradável no final de semana e conhecer melhor a nossa concessionária”, destaca Isidoro.

Outras vantagens oferecidas são as inúmeras opções de veículos a disposição. Entre eles o recém lançado Up!, o carro mais econômico e com menor custo de reparo da categoria, o Gol, o carro mais vendido do Brasil a 27 anos e que oferece inúmeras versões e opções, e a linha completa de importados como a Tiguan, o Jetta, a Amarok e muitos outros. A Tterrasul é referência, ainda, em qualidade de atendimento e pós-venda, sendo este mais um atrativo para quem adquirir o seu Volkswagen 0KM.

Associação dos Agricultores de Dom Pedrito realiza 14ª Seminário Lavoura em Evolução
Programação está marcada para o dia 1º de Agosto
Tradicional na Metade Sul do Rio Grande do Sul, a 14ª edição do Seminário Lavoura em Evolução acontece, neste ano, dia 1º de Agosto em Dom Pedrito através da promoção da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (AADP). A programação acontece durante a manhã e tarde no Clube Comercial de Dom Pedrito e abordará a agricultura através do arroz e da soja, envolvendo palestras sobre tecnologias e rotação das culturas, clima, biorefinarias, entre outros temas relevantes ao setor. A noite, acontece o encerramento do Seminário com 9º Jantar Arroz e Riso no Dom Pedrito Country Clube com a realização de um show de humor e a presença de autoridades e integrantes da Cadeia Produtiva do Arroz do município e região.

Hulha Negra prepara a sua XIX Semana do Colono
Comidas típicas, shows artísticos e o comércio compõem a programação

Entre os dias 1º e 03 de Agosto a comunidade de Hulha Negra realiza uma das suas principais festa e recebe visitantes de várias regiões do Estado em seu Ginásio Municipal. A XIX Semana do Colono é uma oportunidade de conhecer os potenciais da cidade, que é o trabalho do homem do campo, além de prestigiar atrações artísticas e degustar da tradicional gastronomia colonial. Para isso, uma ampla programação está prevista contendo com shows artísticos e musicais, desfile das Soberanas da festa, presença de expositores e comidas típicas. Paralelo a programação da XIX Semana do Colono acontece a XIV Mostra de Artesanato e a XVII Mostra de Produtos Coloniais.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Caderno Pampa :: 12 de julho :: Edição 315

 
PRÓXIMO PAMPA: 26 DE JULHO


O inverno pode ser deprimente, escuro, frio ou difícil, mas não se pode negar que a estação também tem seu charme e proporciona momentos de prazer, afinal, dormir bem aconchegado ou curtir uma lareira são hábitos que somente no inverno são possíveis. É claro que enfrentar as temperaturas negativas, o vento, a chuva e os dias de pouco sol, não é fácil, mas aproveitar as coisas boas que a estação nos proporciona pode ser uma ótima alternativa para minimizar o lado ruim, com hábitos e coisas que somente são possíveis nesta época do ano. E, esses hábitos que são especialmente do inverno e que perpassam a maneira de se vestir, de comer ou beber, de enfrentar os dias e noites, merecem atenção e nos ajudam a preencher com mais beleza e bem estar, os dias cinzas e gelados.

O inverno também é responsável por belas imagens como a registrada pelo publicitário e fotógrafo, Rodrigo Sarasol para a capa desta edição do Caderno Pampa. Vale a inspiração e, quem sabe, acordar mais cedo, para ver ao vivo, toda a beleza que o inverno pode criar!


Exposição “Memórias do meu lugar” comemora mês de Bagé no Da Maya Espaço Cultural
Com o objetivo de apresentar a produção de dez artistas bageenses, a exposição “Memórias do meu lugar” é também uma homenagem ao aniversário de 203 anos Bagé e propõe explorar a visão de cada artista sobre a cidade, conforme explica a coordenadora de arte-educação do Da Maya Espaço Cultural, Carmen Barros. Para isso, os dez artistas presentes na exposição fizeram uma grande viagem sentimental, buscando no interior de cada um a representatividade do tema em suas vidas, resultando em uma exposição de estilos diversos, no entanto, mergulhados em um mesmo propósito.

Participam desta edição Marta Loguércio, Norma Vasconcellos, Rejane Karam, Teresa Poester, Carlo Andrei, Jussara Casarin, Heloísa Beckman, Marly Meira, Consuelo Cuerda e Théo Gomes.

A exposição está aberta até o dia 24 de agosto das 15h às 18h30 no Da Maya Espaço Cultural, localizado na General Osório, 572. Durante a exposição, os artistas visitarão escolas propondo ações educativas sobre o tema apresentado. As ações abrangerão do desenho até as brincadeiras enraizadas em nossa cultura, incluindo colagem, quebra-cabeça e pintura. Cada artista plástico que participa da exposição contribuirá com as ações, formando o verdadeiro objetivo do Da Maya Espaço Cultural, que é a formação da cidadania através da arte-educação, possibilitando a transformação em seres humanos melhores, responsáveis pela comunidade onde vivem, aprimorando e acreditando em seus sonhos.

A exposição também está aberta para as visitações agendadas de instituições, entidades, escolas e grupos. O agendamento pode ser realizado através dos telefones (53) 3311.1874 e (53) 3311.1471 ou pelo email: contato@damayaespacocultural.art.br.


Para comer, beber, se vestir e aproveitar tudo o que o inverno oferece de melhor
Entre os inúmeros momentos que somente o inverno nos proporciona, aproveitar alguns hábitos pode ser a melhor maneira de enfrentar a estação

As belas paisagens são um dos grandes atrativos do inverno 
Rodrigo Sarasol/Especial

Um bom vinho pode ser uma excelente maneira de enfrentar o frio 
Guatambu Estância do Vinho

Bruna destaca como os acessórios ajudam a compor o visual e, também a proteger do frio 
Arquivo pessoal

Enfrentar as baixas temperaturas do inverno, mais os ventos, as chuvas e os dias de pouco sol não é fácil, mas alguns hábitos e costumes ajudam a tornar o inverno menos difícil e, até, mais gostoso, afinal curtir uma lareira ou uma sopa quente são hábitos possíveis somente nos dias de mais frio e ajudam a dar um charme especial para a estação. Além disso, há sempre quem diga que o inverno é a estação do ano mais charmosa e quando se pode desfilar peças e acessórios sofisticados e cheios de estilo.

Entre os hábitos mais frequentes do inverno está o de curtir a lareira acessa com uma bela taça de vinho. A sommelier e proprietária da Guatambu Estância do Vinho, Isadora Pötter, lembra que o inverno pede vinho tinto, que age como um vasodilatador no corpo humano, conseguindo retirar a sensação de frio e causando uma falsa sensação de aquecimento.

“Degustar vinho pode ser saboroso o ano todo, se corretamente escolhido o tipo de vinho de acordo com o ambiente e a harmonização necessária. Especialmente no inverno, o consumo de vinho tinto aumenta, justamente por essa sensação de aquecimento do corpo que ele provoca. Como se diz popularmente, “o vinho acalenta a alma”. Além disso, as qualidades de um vinho completam o prazer de um prato e o espiritualizam. Por exemplo, nosso Rastros do Pampa Tannat, uma variedade de uva tinta, harmoniza perfeitamente bem com carnes vermelhas assadas na brasa, ou seja, nosso tradicional churrasco, pois a gordura da carne é compensada pela adstringência desse vinho, que possui boa tanicidade e acidez, além de um grau alcoólico elevado”, explica Isadora.

Outros hábitos também são típicos do inverno e, entre eles, estão a vontade de comer bergamotas ou laranjas no sol, de dormir cedo e bem aconchegado, de degustar sopas e caldos quentes, aproveitar o sol para tomar chimarrão, além de muitos outros que ajudam a enfrentar os dias mais frios. Há quem diga também que outro ponto forte do inverno diz respeito às roupas que podemos usar, já que na estação entram em cena os casacos mais pesados, as botas e os acessórios que ajudam a compor o visual com charme e elegância e, ainda, protegem do frio.

A empresária Bruna Robaina Pina destaca que não há como negar que os dias frios remetem mais elegância às produções femininas, pois nesta temporada do ano, os acessórios agregam mais charme e glamour, transformando looks básicos, em exclusivos e autênticos. A dica é, então, abusar de chapéus e toucas, que além de aquecer, são trend desta estação. Eles vêm nas cores mais vivas possíveis, em modelos mais soltos e despojados, itens indispensáveis no inverno. As scarfs, lenços, echarpes, pashminas e golas também estão entre as peças queridas da estação, já que esquentam, mudam o nosso visual, são confortáveis e democráticas, com uma variedade imensa de cores, estampas e texturas. Caem muito bem durante o dia e a noite, quando podem ser usadas em tecidos mais nobres. E, as luvas que remetem a um ar mais chique e sofisticado podem ser em lã ou em couro, complementando os looks invernais, deixando as mãos quentinhas e delicadas.

“O inverno deste ano é colorido, com cores vibrantes para quebrar os tons neutros e sóbrios. Para quem quer estar na moda e tem medo de errar, vale sempre apostar em um belo acessório. As estampas como animal print, étnicas e floral dark podem ser usadas em mulheres mais discretas até as mais exuberantes, basta saber dosar as combinações para valorizar nossos pontos fortes. As pedrarias e aplicações vêm sendo vistas em várias temporadas e continuam neste ano, além das peles e pelos que tem tudo a ver com a sofisticação do inverno. Os acessórios ajudam a trazer feminilidade às mulheres de bom gosto, e são uma ótima pedida para renovar qualquer look. A ordem é ter bom senso e não exagerar, porque as tendências são democráticas e basta ter autenticidade”, explica Bruna.


Colégio Auxiliadora realiza sua festa junina


O frio e a chuva fizeram com que a festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé precisa-se ser adiada para o domingo passado, dia 06 de julho. Mas, embora a data tenha sido alterada, a alegria e a animação foram mantidas e a comunidade pode aproveitar uma bela festa, com muitas comidas e danças típicas, além da fogueira e show pirotécnico.

Alunos do Colégio Félix Contreiras Rodrigues participam de projeto de cinema

Os alunos do Colégio Estadual Félix Contreiras Rodrigues de Bagé estão tendo uma oportunidade única de contato e interação com o cinema através do projeto “Inventar com a diferença”, uma proposta da Universidade Federal Fluminense e que chega a Bagé através da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A mediadora do projeto, Adriana Gonçalves Ferreira, conta que participou de uma formação no Rio de Janeiro para junto com as professoras participantes da escola, Rute Ferreira e Carmem Souza, iniciar as atividades que tem como objetivo unir educação, direitos humanos e cinema.

A professora de Língua Portuguesa, Rute Ferreira, destaca que atualmente a busca por novas alternativas que promovam momentos de aprendizado e integração entre a escola e os alunos e, que também incluam a tecnologia, são fundamentais. Ela lembra também a escola Félix já possui afinidade com o cinema, já tendo sido premiada no Festival de Cinema de Bagé.

“Estamos tendo um envolvimento muito grande dos alunos, eles estão muito interessados e comprometidos com o projeto”, lembra Rute.

Atualmente, conta Adriana, o projeto está em fase de finalização e os alunos estão envolvidos na produção de um filme carta que representará os hábitos e costumes bageenses e será exibido para alunos de outros estados e que também participam do projeto. E, até o final do ano, o filme deverá estar a disposição também da comunidade de Bagé e região. A diretora da escola, Maria Francisca Silveira Colares Thompson Flores, destaca ainda, que faz parte da proposta do Félix proporcionar este tipo de aprendizado para os alunos e que projetos como o “Inventar com a diferença” são mais uma maneira de contribuir para a construção do conhecimento.

Mais prêmios para a Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito
Alunos do Curso Técnico em Administração foram premiados pelo projeto Deficit Bike e Revita

Da cidade de Rio Grande os alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito (EEEPD) trouxeram mais prêmios. Desta vez, um dos projetos premiados foi o “Deficit Bike - A construção da Inovação”, composto pelos alunos Cristiano Castilhos, Laerte Goulart e Renata Maia, da turma 306 e orientados pela Professora Pâmela Vaz Oliveira Pozzebon, durante a 11ª MEP/2014- Mostra da Educação Profissional, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de julho.

A proposta do projeto foi pesquisar como é a acessibilidade das ruas e órgãos públicos de Dom Pedrito para, explorando os custos de produção e utilizando técnicas de marketing que envolvem o desenvolvimento de um produto, produzir uma bicicleta denominada “Deficit Bike”, que é adaptada para portadores de necessidades especiais.

O outro projeto premiado, o “Revita - Reciclar é Vida” foi classificado em 3º lugar, sendo desenvolvido pela aluna Priscila Herrera, da turma 308, orientado pela Professora Elizethe Dutra Rieffel, após a pesquisa sobre os passos para a criação de um empreendimento no ramo de reciclagem de papelão, alumínio, metal e vidro.


Grandes marcas para o seu esporte preferido
A Sport Shoes Free Shop de Rivera oferece o que há de melhor no mercado esportivo
Quem busca novidades, grande variedade e as melhores marcas do mercado esportivo-fitness tem nas lojas Sport Shoes Free Shop, localizadas na rua Ceballos números 1137 e 1107 em Rivera, excelentes opções, podendo contar, ainda, com consultores altamente treinados, para indicar a melhor tecnologia para cada atleta, tanto em tênis como nutrição esportiva. A loja oferece também preços diferenciados, tanto em sua loja conceito, como em seu OUT LET, que realiza promoções especiais com ótimos preços. Contatos podem ser feitos também através do telefone (55) 8467.5172 ou pelo site www.sportshoesfreeshop.com.

 Tênis Adidas Springblade

Tênis Mizuno Prophecy 2

Tênis Asics Kinsei 5

Tênis Qix Internacional

Tênis Vans

Tênis Nike Air Max Fly Knitic

Tênis Mizuno Creation 14

Tênis Nike Lunarglide Fly Knitic




No próximo dia 16, o trio de músicos bageenses do Drive In lança o projeto “Drive In – trilhas sonoras de cinema e teatro”, que une música e teatro de forma experimental utilizando trilhas sonoras de filmes clássicos e atuais como base para esquetes de cenas escolhidas pelo grupo teatral Dithyrambos. O evento acontece a partir das 18h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.

A exposição “Memórias do Meu Lugar”, do Da Maya Espaço Cultural, está aberta à visitação até o dia 24 de agosto. As entidades, escolas e grupos interessados podem fazer o agendamento antecipado pelos telefones (53) 3311.1874 ou 3311.1471, das 8h às 12h e das 14h às 18h30, ou, também, pelo e-mail contato@damayaespacocultural.art.br.

Por falar em Da Maya, o Da Maya Porão está com novidades. Agora, todas às quartas-feiras o badalado restaurante apresenta a Quarta Acústica, a partir das 20h30. Nos dias 16 e 23, já estão confirmados os músicos Igor Cougo e Jéssica Berdet, respectivamente. As reservas podem ser feitas pelos contatos (53) 3312.1203 ou 3312.1204, após às 16h, bem como pelo 3311.1967, em horário comercial.

Durante a próxima quarta-feira, dia 16, o Sesc Bagé recebe a comunidade para a escolha do patrono ou patronesse da Feira do Livro deste ano. Os candidatos são Lisandro Amaral, Ana Maria Delabary e José Carlos Teixeira Giorgis. A votação acontece das 9h às 17h, na rua Barão do Triunfo, 1280.

Para não esquecer: Na segunda-feira, dia 14, a partir das 18h, tem início o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, evento promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, com o apoio do Sistema Farsul. Programação completa no site www.ruralbage.com.br.

 Lindonor Peruzzo junto dos filhos, Júnior e Éder, e da esposa Clori, comemorando os 20 anos do Grupo ao lado do cartunista Iotti, criador do personagem Radicci, garoto propaganda da empresa neste ano de festa

Eu e minha amiga de longa data, a pedritense e publicitária Kellen Pohlmann, em passeio pela capital gaúcha, onde ela reside já há alguns anos e trabalha na renomada agência de publicidade Scala. Aproveito o espaço para parabenizá-la pelo seu aniversario, no próximo dia 17. Amiga, um abraço apertado e cheio de saudades!

Em praias da Riviera Francesa, na França, Ivan Sérgio Bulcão e a esposa Deva

Os pais Pedro Alessandro de Oliveira e Gabriela Hermann Pötter comemorando o aniversário de um aninho do pequeno Pietro, na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito

Na hora do “parabéns”, o pequeno entre os pais e os avós Enelson e Ieda Oliveira e Nara e Valter José Pötter. Clics Eduardo Viero

Os “Homens na Cozinha”, edição 2014, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Carlos Cancio, Ronaldo Carvalho, Jorge Luis Brandi, José Carlos Ferrugem e Eduardo Moglia Suñé

As férias escolares estão chegando e, com isso, aumenta o tempo que as crianças têm livre e que estão em casa. Consequentemente, essa é uma ótima oportunidade para preparar um lanche especial para os pequenos. Inspire-se nas receitas e aproveite as férias para reunir e curtir a família.

Cachorro quente de forno
Ingredientes
Para a massa
1 tablete de fermento biológico fresco (ou 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco)
1 colher de chá de açúcar
1/4 xícara de água morna
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de farinha de trigo (integral ou comum)
Meia colher de chá de sal

Para o recheio
10 mini salsinhas de peru ou de frango (ou 5 salsichas grandes cortadas ao meio)
5 fatias de queijo prato ou mussarela cortadas ao meio (opcional)

Modo de preparo
Se for usar o fermento em tablete, misture-o com o açúcar até que se desfaça. Se for do fermento instantâneo, não precisa dissolver. Acrescente a água, o óleo e mexa. Misture o sal à farinha e vá adicionando-a aos poucos e integrando-a aos outros ingredientes.

Quando conseguir formar uma bola com a massa, amasse-a bem por uns 2 a 3 minutos até ficar lisa e homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 20 minutos em um lugar fechado.

Depois da pausa, divida a massa em 10 pedaços. Vá abrindo os pedaços, sem deixar a massa muito grossa e enrole as salsichas com o queijo. Coloque os enroladinhos em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que comecem a dourar (não deixe muito tempo, pois as salsichas vão inchando e, depois que esfriam, ficam murchas).

Montinhos de pipoca
Ingredientes
Pipoca pronta sem sal
Chocolate meio amargo ou ao leite derretido

Modo de preparo
Prepare as pipocas e derreta o chocolate. Com a ajuda de dois garfos, banhe as pipocas no chocolate (o legal é não cobri-las totalmente para que sejam facilmente identificadas) e vá formando os montinhos. Coloque-os sobre papel manteiga (alumínio ou filme plástico) e deixe endurecer em local seco e fresco.

Biscoitos de chocolate
Ingredientes
4 colheres de sopa rasas de creme de chocolate com avelãs
1 ovo
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar (opcional)

Modo de preparo
Misture o ovo com o creme de chocolate com avelãs e vá acrescentando a farinha e o açúcar, se for usar, aos poucos e amassando até que forme uma massa lisa que desgruda da mão (ela fica bem leve e maleável, não deve ficar muito firme). Você pode usar cortadores para formar os biscoitos ou modelá-los com as mãos.

Coloque os biscoitos em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno pré-aquecido em 160-180°C por mais ou menos 20 minutos, sem deixar que comece a dourar. Tire do forno e espere os biscoitos esfriarem para que fiquem mais crocantes. Conserve-os em um pote bem fechado.


Estilo, conforto e qualidade para o seu esporte e dia-a-dia
Loja Madalena Sports de Bagé trabalha com grandes marcas e muitas opções
Para praticar um esporte com segurança e qualidade é sempre importante pensar em acessórios, roupas e tênis adequados e, pensando nisso, a loja Madalena Sports conta com as melhores marcas para os mais variados esportes, além de oferecer várias opções de modelos, para todos os estilos e gostos com a facilidade de pagamento no crediário próprio da loja e horário de atendimento diferenciado, sem fechar ao meio dia.
Modelo: Júnior Marques

Tênis Capricho

Botinha Capricho

Botinha Coca-Cola

Tênis Asics para jogar Tênis em quadra rápida e grip e over grip para raquete de Tênis

Tênis Asics para jogar Tênis em quadra de saibro, raquete e bolinha Babolat

Abrigo Asics e tênis Mizuno

Agasalho e tênis Adidas


Peruzzo comemora 20 anos na companhia do personagem Radicci
Empresa irá sortear 300 prêmios entre seus clientes
A trajetória da rede de supermercados Peruzzo completa, este ano, 20 anos e, para celebrar a data uma campanha promocional especial está sendo lançada. Entre as grandes atrações estão a presença do personagem Radicci, um colono italiano idealizado pelo jornalista e cartunista Carlos Henrique Iotti, nas peças publicitárias do Peruzzo e a realização de uma promoção que irá sortear 300 prêmios, incluindo três automóveis zero quilômetro, TVs, tablets e outros, entre os clientes da rede. A cada R$50 em compras, o cliente recebe um cupom para participar dos três sorteios que serão realizados, incluindo 100 prêmios e um carro, cada. A promoção acontece até o dia 28 de dezembro, dia do último sorteio dos prêmios.

Unipampa Bagé abre edital de processo seletivo para Mestrado Profissional em Ensino de Línguas
Período de inscrições vai de 04 de agosto 23 de setembro
Os professores, em pleno exercício docente, e com graduação em Letras, Pedagogia, Sociologia, Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Geografia, Biblioteconomia, Psicologia, História, Artes, Fonoaudiologia e Música podem ser inscrever para o Mestrado Profissional que está sendo ofertado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus Bagé. As inscrições iniciam dia 04 de agosto e estende-se até 23 de setembro.

O edital n.º164/2014, disponível no site da Universidade, é referente ao processo seletivo para ingresso em 2015 no Mestrado com a oferta de 15 vagas para alunos regulares, distribuídas por orientador. As informações sobre a documentação necessária para inscrição, requisitos mínimos, etapas do processo seletivo e cronograma com datas das provas e divulgação de resultados, estão disponíveis no edital de seleção.


Bagé festeja 203 anos
Programação do aniversário estende-se durante toda a semana
Para comemorar os 203 anos, Bagé está com uma ampla programação de aniversário incluindo a realização de vários eventos desde ontem, dia 11, até o dia 17 de julho, quando é comemorada a fundação da cidade. Vale a pena conferir a programação completa e participar!

Dia 12 de julho
- Espetáculo de Encerramento de Semestre da BioCenter
Às 18h no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza

Dia 13 de julho
- Feira de Artesanato da Estação
Das 8h30 às 13h no Largo da Praça da Estação

Dia 14 de julho
- Seminário “Para sempre Tarcísio” com apresentação do documentário: “Vida de Tarcísio Taborda” e mesa redonda: “O Museu Dom Diogo de Souza: A construção de um sonho coletivo” com os palestrantes Carlos Rodolfo Moglia Thompson Flores e Sapiran Brito - Mediador: William Godinho
Às 9h no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza
- Mesa Redonda: “A contribuição de Tarcísio Taborda para a escrita da história de Bagé” com o palestrante José Carlos T. Giorgise Miguel do Espírito Santo – Mediador: Alessandro Carvalho Bica
Às 14h no Complexo do Museu Dom Diogo
- Orientação sobre Prevenção do Câncer de Colo do Útero
Entre os dias 14 a 18 de julho durante a tarde no ESF Damé (Rua 93 – Bairro Damé)
- Conversa sobre Saúde do Homem
Durante a manhã e tarde no ESF Floresta (Rua Cândido Portinari - Bairro Floresta)
- Oficinas alusivas ao Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente
Às 14h nos Centros de Referência de Assistência Social da Vila Damé, Ivo Ferronato e Prado Velho
- Mutirão de Prevenção Contra o Câncer de Mama
Durante a tarde no ESF Santa Cecília (Radialista Leo Lhiano – Santa Cecília)

Dia 15 de julho
- Festival de dança, hip hop, teatro e artes circenses do Programa Mais Educação
Às 19h no Ginásio Auxiliadora
- Blitz Balada Segura
Durante a noite pelas ruas da cidade
- Atividade Educativa sobre Saúde Bucal
Durante a tarde no ESF Santa Cecília (Radialista Leo Lhiano)
- Grupo de Gestantes
Durante a tarde no ESF Floresta (Rua Candido Portinari)
- Exposição Light Painting, de Rodrigo Sarasol
Às 19h na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório
- Contação de História de Bagé com a Prof. Elisabeth Salgado
Às 14h30 na Casa de Cultura Pedro Wayne
- Seminário Regional de Mulheres
Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h no Palacete Pedro Osório
- Palestra do Grupo OASF
Às 14h no CAPS AD (Rua General Osório, 352 )

Dia 16 de julho
Apresentação do Grupo de Teatro do Centro do Idoso, com a peça “A Pobreza Envergonhada” - para os integrantes do Centro do Idoso
Às 16h (para os integrantes do Centro do Idoso) e às 20h (aberto ao público) no Centro Cultural Dom Diogo de Souza
- Caminhada Orientada para o Grupo de Diabéticos e Hipertensos
Às 14h no ESF Santa Cecília (Radialista Leo Lhiano)
- 1º Fórum Regional de Combate ao Abigeato
Às 14h no Salão Nobre da Prefeitura
- Bagé Sob um Olhar Artístico – Exposição de Artistas Bageenses
Às 18h na Casa de Cultura Pedro Wayne

Dia 17 de julho
- Doação de Mudas durante a manhã na Praça do Coreto
- Sessão Especial Homenagem a Tarcísio Antônio da Costa Taborda
Às 10h30 na Câmara de Vereadores
- Atividade Educativa para Gestantes sobre o Aleitamento Materno
Durante a Manhã no ESF Santa Cecília (Radialista Leo Lhano)
- Conversa sobre Saúde Bucal
Às 8h no ESF Floresta (Rua Candido Portinari)
- Descerramento da placa com a denominação do Arquivo Público Municipal Tarcísio Antônio da Costa Taborda
Às 15h no Arquivo Público Municipal
- Lançamento do Projeto Fábrica de Gaiteiros, com a presença de Renato Borghetti

Às 17h no Auditório do Complexo Dom Diogo de Souza


Kids e Teens

Natalia Collares Hamm de 11anos

Pedro Collares Hamm 14 anos

Atividade
Já que as férias estão chegando, está na hora de relaxar e descansar e, para isso, nada melhor do que um desenho para colorir. Inspire-se em seu tempo de folga e capriche no desenho. Vai ficar lindo!

Jogos e diversão para todas as idades
As férias e o inverno são uma ótima oportunidade para brincar e se divertir com jogos de todos os tipos






As crianças, mesmo estando em férias e sem poder aproveitar as brincadeiras ao ar livre por conta do frio do inverno, podem aproveitar o tempo livre com muita diversão e, ainda, treinando o raciocínio, o pensamento lógico e muitas outras habilidades que os jogos ajudam a desenvolver. Pensando em oferecer várias opções aos pequenos que estão às vésperas das férias escolares, a loja de brinquedos Nova Era de Bagé está repleta de jogos que prometem agradar a todos os estilos, personalidades e idades.

Os jogos são, ainda, uma ótima oportunidade para que pais e filhos brinquem e divirtam-se juntos e, para isso, existem muitas opções de jogos clássicos que agradaram as gerações dos pais e que continuam rendendo muito diversão para todos. Outras opções são também os jogos de tabuleiro, com atividades em 3D, de montar e, ainda, alguns que possibilitam mais movimento como as amarelinhas e outros. E, com a grande variedade de opções da loja Nova Era é possível imaginar uma infinidade de possibilidades para explorar com as crianças durante as férias.

Outra boa notícia é que a Nova Era está repleta de descontos especiais nos jogos e, também na linha de material escolar, sendo uma ótima oportunidade para os pais que desejam já se preparar para o próximo semestre e ano.


Simpósio debaterá assuntos relacionados ao crescimento e consolidação da soja na região
Programação acontece entre os dias 14 e 15 de julho no parque da Associação Rural de Bagé


Visando promover um espaço para o debate e a troca de experiências, a Associação e Sindicato Rural de Bagé realiza nos dias 14 e 15 de julho o 1º Simpósio de Produção de Soja através de paineis e palestras que irão abordar assuntos chave para o setor, discutindo a manutenção e consolidação da atividade de produção de soja em toda a região, buscando aumento de produtividade e diminuição de custos. A programação tem início às 17h30 da segunda-feira, dia 14, e estende-se até o dia seguinte às 18h30, quando acontece o encerramento oficial.

Os integrantes da comissão organizadora, Ricardo Zuliani e Rodrigo Pilon, destacam que sempre houve interesse da diretoria da Associação e Sindicato Rural havia o interesse em realizar um evento capaz de debater o crescimento da soja, um setor que, nos últimos cinco anos, vem crescendo exponencialmente e é uma das novas realidades da agricultura na Metade Sul.

“Consideramos muito importante e oportuno discutir temas relevantes a respeito desta cultura, que é uma atividade que tem contribuído bastante para o crescimento da economia regional através dos vários investimentos observados por diferentes empresas na região", afirma o coordenador do evento, Ricardo Zuliani.

Na abertura do Simpósio, será apresentada uma pesquisa encomendada pela organização do evento em que serão demonstrados os resultados econômicos e de geração de riqueza proporcionados pelo desenvolvimento de uma agricultura moderna. O parâmetro utilizado para demonstrar este desenvolvimento econômico e social é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que nesta pesquisa comprova que nas regiões onde houve um incremento das atividades agropecuárias, o IDH evolui significativamente. Também nesse painel, será analisada a competitividade e vantagens comparativas da produção de soja na Região da Campanha em relação a outras regiões do Brasil e do exterior.

“Queremos ressaltar a importância da atividade da lavoura de soja na integração com outras culturas, como a pecuária e a lavoura de arroz, potencializando a produtividade de ambas. A soja consolida-se como uma ótima alternativa devida a crescente demanda mundial, e também pelos bons resultados que vem apresentando na região”, explica Pilon.

São esperados mais de 300 participantes que, além das palestras, terão a oportunidade de conhecer os estandes de 20 empresas parceiras do Simpósio e que estarão, durante todo o evento, expondo produtos e oferecendo serviços. O 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha é um evento idealizado e promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé e vai integrar a 58ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, numa parceria com o Sistema Farsul. A programação acontece no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Mais informações e inscrições antecipadas podem ser obtidas através dos telefones (53) 3242.8888 ou (53) 9971.7073.

Programação
Segunda-feira, dia 14
Das 17h30 às 18h30 - Recepção e Credenciamento
Das 18h30 às 19h15 – Abertura com a participação dos prefeitos de Bagé, Aceguá e Hulha Negra e o Presidente FARSUL
Das 19h15 às 20h30 – Painel sobre Competitividade e Efeitos Regionais da Agricultura com Cláudio Brisolara – FAESP e Antônio da Luz – Sistema FARSUL
Das 20h30 às 20h45 – Painel de debates com o moderador Eduardo Condorelli – Sistema FARSUL
Das 20h45 às 22h – Coquetel de Confraternização

Terça-feira, dia 15
Das 8h às 8h30 – Credenciamento   
Das 8h30 às 9h15 – Mercado da Soja com Liones Severo – SimConsult
Das 9h15 às 9h30 – Painel de perguntas      
Das 9h30 às 10h – Proteção de stand e manutenção do potencial produtivo da soja - Eduardo Goulart - Bayer
Das 10h às 10h30 - Intervalo - Pavilhão dos Stands
Das 10h30 às 11h15 – Integração Lavoura Pecuária - Experiências integração soja/trigo duplo propósito com Ivonei Librelotto – Produtor Rural em Boa Vista das Missões
Das 11h15 às 11h30 – Painel de Perguntas e Debates com o moderador  Danilo Santana – Embrapa Pecuária Sul
Das 11h30 às 13h30 – Almoço (Carreteiro) no pavilhão stands
Das 13h30 às 14h15 – Irrigação: Custo ou Oportunidade com João Augusto Telles – Clube do Irrigante
Das 14h15 às 15h – Seguro Agrícola  com Elmar Conrad
Das 15h às 15h30 – Painel de Perguntas com o moderador Naylor Perez - Embrapa Pecuária Sul
Das 15h30 às 16h – Intervalo - Pavilhão dos Stands
Das 16h às 16h45 – Resultados de Cultivares de Soja R1e R2 na Região da Fronteira Fundação Pró-Sementes
Das 16h45 às 17h15 – Refúgio Em Soja RR2 – IPRO - Monsanto
Das 17h15 às 18h – Produção de Soja na Região da Campanha com Dirceu Gassen
Das 18h às 18h30 – Painel de Perguntas e Debates  com o moderador Prof. Paulo Siqueira - URCAMP

Às 18h30 – Encerramento