Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CADERNO PAMPA :: 31 DE MARÇO :: EDIÇÃO 328


PRÓXIMO PAMPA: 14 DE FEVEREIRO

Não há como fugir. Os meses de janeiro e fevereiro possuem características especiais e que são especialmente influenciadas pelo verão, alterando nossas rotinas, hábitos e costumes. Nesta época do ano vivenciamos experiências diferentes e que requerem cuidados especiais para não prejudicar a nossa saúde. Cuidados com a alimentação, bebidas, afogamentos, queimaduras solares e outras são bastante comentados, mas é muito importante estar atento também a outros problemas típicos deste período. Nesta edição do Caderno Pampa abrimos espaço para falar do verão e alguns fatos típicos da estação e que influenciam nossa vida e saúde, já que uma estação tão gostosa e cheia de oportunidades de lazer e diversão não pode ser pouco aproveitada por problemas que facilmente poderiam ser evitados.

Nesta edição também algumas dicas para mamães e papais que estão preocupados com a convivência entre os seus filhos e pets e em torná-los grandes amigos, o que pode ser muito fácil e simples se observadas algumas dicas desde os primeiros dias de convivência entre a criança e o animal.

Expectativa pela 36ª edição da Semana Crioula Internacional de Bagé
Programação acontece entre os dias 11 e 15 de março
A festa mais campeira do Mercosul já está em fase final de organização e promete reunir participantes de várias cidades do Brasil e exterior entre os dias 11 e 15 de março no parque Visconde Ribeiro de Magalhães em Bagé. Promovida pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, a 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé tem como novidade neste ano a inclusão no calendário oficial de eventos do município representando ótimas oportunidades de negócios, incremento ao turismo, lazer e diversão, através de provas campeiras, estandes de comércio e indústria e programação artística e cultural.
Premiações
As provas campeiras, ponto alto da programação da 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé, já tem as suas premiações definidas. De acordo com a Associação e Sindicato Rural de Bagé serão três motos zero quilômetros e mais R$ 50 mil em dinheiro.
Os interessados em participar têm até o dia 27 de fevereiro para realizar a sua inscrição na sede da Associação Rural (Av. Portugal, 495, bairro Castro Alves) ou pelos telefones (53) 3242-8888 ou 3242-5426.

Bagé irá realizar Carnaval fora de época
Com o objetivo de oportunizar mais tempo de trabalho para as entidades carnavalescas e, também, atrair mais público para os desfiles, o Carnaval em Bagé será realizado fora do período normal. Esta será a segunda vez que a mudança acontece e, neste ano, o evento acontecerá nos dias 26, 27, 28 de fevereiro e 1º de março com a apresentação de blocos burlescos, carnavalescos e escolas de samba do município no sambódromo da cidade.
Escolha da corte do Carnaval
No próximo sábado, dia 07 de fevereiro, a partir das 22h o Ginásio Militão recebe o concurso “Rainha do Carnaval de Bagé” incluindo as seguintes categorias: Rainha e Princesa adultas, Rainha e Princesa infantil, Rainha e Princesa mirim, Rei Momo adulto e infantil, Rainha e Princesa da diversidade adulta (é necessário ser maior de 18 anos), Prêmio Melhor Torcida. O concurso de 2015 terá um show nacional com o grupo Mulekagem, da cidade de São Paulo e mais atrações locais.

Rio Camaquã é patrimônio histórico tombado
Um grande passo para a preservação do Rio Camaquã foi dado durante a realização da 20º Descida do Camaquã, quando foi sancionada a alteração da Lei Municipal n° 4.836/2010, que denomina o Rio Camaquã como patrimônio histórico, natural e paisagístico do Município de Bagé, tornando-o protegido e reafirmando a importância da preservação de um ambiente natural que representa também a história e a cultura da região. A 20ª Descida do Camaquã contou com a participação de 142 remadores que, entre os dias 16 e 18 de janeiro, desceram o rio e puderam contemplar suas paisagens, que abrangem um enorme potencial turístico e econômico.


Aproveite o Verão sem se preocupar com imprevistos na saúde e segurança
Época de férias costuma esconder alguns perigos

Férias, descanso, diversão e, sem perceber, você acaba exagerando e criando problemas que afetam desde a sua saúde até a segurança da sua casa. No verão é normal sair da rotina, conhecer novos lugares, vivenciar novas experiências, mas é também fundamental estar atento às consequências que alguns exageros podem gerar e, com isso, prevenir-se para não precisar interromper a diversão com desagradáveis problemas. A boa notícia é que cuidados simples que passam diretamente pela atenção e informação ajudam bastante a evitar contratempos e a manter a saúde e a segurança em dia durante todo o ano e, principalmente, no verão.

Álcool X Hidratação
O problema maior não está no consumo das bebidas alcoólicas, mas sim nos exageros, já que o álcool e bebidas à base de cafeína são altamente diuréticos e aceleram a desidratação natural do corpo, já mais intensa quando está calor. A recomendação, então, para quem estiver bebendo, é alternar as doses de álcool com um copo de água.  Outro ponto fundamental é a hidratação e a dica é não esperar sentir sede para beber água – até porque neste momento o organismo já está sofrendo com a falta de líquido – carregar sempre uma garrafinha de água e dar pequenos goles de tempos em tempos. A desidratação, ou a perda de líquidos pelo organismo, é bastante séria uma vez que atrapalha o funcionamento de algumas células essenciais para a manutenção da vida, podendo gerar desde um pequeno mal-estar até desmaios.

Alimentação
Se existe algo que pode estragar de vez com o seu verão, está relacionado com o consumo de alimentos estragados ou excessivamente salgados e gordurosos. A intoxicação alimentar, causada por alimentos contaminados ou mal conservados, pode causar vômito, diarreia e, em outros casos, até problemas mais sérios. Por isso, ao desconfiar de intoxicação, não pense duas vezes: procure imediatamente um pronto-socorro e se hidrate intensivamente. Para prevenção, evite alimentos de origem duvidosa, prefira consumir frutas e sanduíches que você mesmo comprou ou preparou e que foram armazenados de forma correta. O consumo excessivo de frituras e sal também representa risco, já que com o aumento da perda de líquidos, causado pelo calor excessivo, as gorduras não são bem metabolizadas causando a sensação de mal-estar e desconforto. Já o sal pode ser o vilão de pés e mãos inchados, graças ao sódio que favorece a retenção de líquidos no corpo. No calor, a situação complica ainda mais: os vasos ficam dilatados, dificultando o retorno do sangue principalmente dos membros inferiores. A sugestão é sempre balancear a alimentação, buscando também o consumo de vegetais e grãos e, quando for ingerir gorduras ou sal, fazer com moderação.

Sol, mar e piscina
A combinação de sol, altas temperaturas e uma bela piscina ou mar é perfeita, mas também pode ser perigosa. Além das queimaduras solares, problemas como dores de ouvido e afogamentos podem acontecer se não forem tomados os devidos cuidados. Tudo começa pela superexposição solar, quando a temperatura corporal interna supera os 37ºC (normal) e o organismo não consegue mais estabilizar o calor. Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves. A exposição ao sol também pode causar queimaduras graves, por isso a importância de não ficar ao sol das 10h às 16h e usar sempre o protetor solar. Outros problemas podem ser causados pela água. Entre as crianças é muito comum a irritação nos olhos e ouvidos, por isso a importância de se estar atento ao tempo de permanência na água, além de buscar ajuda profissional ao surgirem os primeiros sintomas.

Insetos
Mosquitos, formigas, cupim e baratas encontram nesta época do ano as condições ideais para alimentação e reprodução. Com isso, o resultando não poderia ser diferente do que o aumento considerável desses animais. Porém alguns cuidados podem ajudar, a começar pela eliminação de pontos de água parada – local ideal de busca de alimento e reprodução dos mosquitos. É importante também manter a casa limpa e evitar restos de alimentos, assim como vedar eixos ou espaços que possam ser utilizados para a criação de ninhos.  Se a situação fugir do controle, uma empresa especializada em dedetização pode ajudar. Para afastar os mosquitos, o uso de repelentes também é bastante eficiente.

Criminalidade e violência não tiram férias
Chegar em casa depois das férias ou mesmo ter o descanso interrompido porque ladrões fizeram a limpa onde você mora não é nada agradável, dói no bolso e ainda causa aquela terrível sensação de não estar seguro nem no próprio lar. Janeiro e fevereiro, meses em que a maioria das pessoas está fora da cidade, são, tradicionalmente, aqueles em que ocorrem mais arrombamentos de moradias. Para evitar o problema, vale a pena investir em alguns cuidados como:
- Não espalhar a notícia da sua viagem;
- Deixar pessoas de confiança encarregadas de prestar atenção em barulhos e movimentação estranha na sua casa;
- Certificar-se de ter deixado portas, portões, janelas e tudo mais bem fechados;
- Se estiver dentro de suas possibilidades, adquirir equipamentos eletrônicos de monitoramento e alarme;
- Não deixar dinheiro, joias e documentos importantes guardados em casa;
- Ter alguém que possa manter a rotina da casa, recolhendo jornais, correspondência e abrindo e fechando janelas para evitar demonstrar que o imóvel está abandonado;
É sempre bom lembrar que esses e outros cuidados valem para a época de férias, mas devem ser adotados durante o ano todo.



Está acontecendo este final de semana a 31ª edição da Feovelha, em Pinheiro Machado. Com uma programação diversificada para o público urbano e rural, fica a dica para quem quiser visitar a feira e festa estadual da ovelha.

Já em Dom Pedrito, na Guatambu Estância do Vinho, a vindima já começou e deve se estender até março. Uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem e viveciarem o período de colheita. Mais informações sobre visitações e outros atrativos da charmosa vinícola, você encontra no site www.guatambuvinhos.com.br, ou, também, pelo telefone (53) 3243 3295.

Ahhh, o amor! Parabéns aos recém casados Vinícius Assumpção e Helena Fagundes, que trocaram alianças no dia 30 de dezembro. Muitas felicidades aos pombinhos! Clic Willian Barbosa

 Fazendo pose na Praia do Cassino, meu afilhado – fofo demais – Bernardo. Filho dos meus primos Cilene e Rodrigo Camargo

Nasceu a mini diva Guilhermina, como a mamãe Manuela, e todas as suas seguidoras nas redes sociais costumam a chamar, porque ela é pequenina, mas muito diva! Parabéns a mamãe e ao papai Carlos Pavanatto, e, claro, a maninha (outra diva), Valentina, pela chegada glamourosa da Gui!

Na Associação e Sindicato Rural de Bagé, Aluízio Tavares, coordenador geral da 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé, e Rodrigo Moglia, presidente da entidade, durante o lançamento oficial da festa, no dia 06 deste mês

Conferindo a 7ª edição da Agrovino, em Bagé – feira de ovinos de verão, organizada pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos – ABACO – Helena Uberti e Cleusa Piegas

Na sede da ABACO, as pequenas Marcella Velloso e Isadora Fernandes, Ana Macedo, Elianinha Collares, Maria Luisa Maciel Leal e Lyara Bispo da Costa

Bolo gelado de nozes

Ingredientes massa
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de nozes moídas
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes recheio e cobertura
1 lata de creme de leite com soro
1/2 copo de geleia de damasco
3 colheres (sopa) de vinho doce
200 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo
Bata o açúcar com as gemas. Junte a água e bata mais. Acrescente a farinha de rosca, o fermento, as nozes e o chocolate em pó, mexendo com movimentos circulares. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as à massa com cuidado. Despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de rosca e asse em forno médio pré-aquecido. Reserve. Leve o creme de leite, a geleia e o vinho ao fogo e mexa até engrossar. Deixe esfriar. Divida a massa fria ao meio e espalhe o recheio. Derreta o chocolate em banho-maria e cubra o bolo. Deixe o chocolate secar e leve à geladeira por duas horas antes de servir.

Fique atento aos prazos do ProUni e SiSU
Os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014 e sonham com uma vaga no Ensino Superior precisam estar atentos ao calendário do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que organiza vagas em universidades de todo o Brasil. Os estudantes que não conseguiram a classificação na primeira chamada da sua primeira opção de curso tem até o dia 06 de fevereiro para participar da lista de espera e concorrer a uma das vagas remanescentes. Para tal, o candidato deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSU. Após é importantes ficar atento, pois as convocações dos candidatos participantes da lista de espera do SiSU são realizadas pelas próprias instituições de ensino superior a partir do dia 11 de fevereiro. Já os classificados na primeira chamada têm até o dia 03 de fevereiro para realizar suas matrículas junto à instituição de ensino em que foi aprovado e respeitando o calendário de cada instituição.
ProUni
Outra opção para os estudantes é o ProUni (Programa Universidade para todos) que durante os dias 26 e 29 recebeu inscrições e deve publicar o resultado dos alunos selecionados para bolsas de estudo em Universidades particulares no dia 2 de fevereiro, com comprovação de dados até o dia 9. A segunda convocação sai no dia 19 de fevereiro com declaração de informações até o dia 24. Manifestações de interesse na lista de espera acontecem nos dias 2 e 3 de março. As instituições participantes poderão fazer chamadas, em seus sites, a partir do dia 6 e a comprovação de dados será nos dias 10 e 11.

Uergs Bagé oferece curso de pós-graduação
A unidade de Bagé da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) abrirá edital de seleção com 40 vagas para o curso de especialização (latu senso) em Gestão de Currículo na Formação Docente que tem como objetivo geral analisar o currículo a partir das discussões a respeito das relações de força e poder engendrados pelo currículo. As inscrições poderão ser realizadas entre 23 de fevereiro e 06 de março de 2015. Mais informações e o edital de seleção já estão disponíveis no site da Universidade.
Crescimento
A Uergs inicia o ano de 2015 com muitas novidades, a começar com ampliação na oferta de cursos. Ao todo, são 41 graduações e 1560 vagas, das quais metade é reservada para candidatos de baixa renda familiar e dez por cento para pessoas com deficiência, em todo o Rio Grande do Sul. Na unidade de Bagé, uma nova turma do Curso de Pedagogia, com 40 estudantes selecionados via SiSU, também iniciam as atividades no primeiro semestre de 2015.

Kids e Teens

O pequeno Alvim curtindo o aniversário do vovô Alvim Faria ao lado da mamãe Lu Faria e papai Márcio Lessa

As manas Maria Júlia e Maria Laura Coradini receberam os amigos na brinquedoteca Lolipop em dezembro para comemorar o aniversário de 8 anos da Maria Laura. O tema da festa foi Paris.

Atividade
Você já percebeu como o nosso rosto pode ficar diferente quando estamos tristes ou alegres? Então o que você acha de desenhar o rosto do menino em um momento em que ele está feliz e em outro em que está triste? Se você precisar de ajuda, pode usar um espelho para fazer caretas e depois é só desenhar igualzinho.

Por uma boa convivência entre bebês e cães
A chegada do bebê na família pode afetar comportamento dos cães e exige preparação dos pais

A presença de pets em casa pode representar um desafio a mais para quem está prestes a ganhar um bebê, isso porque é importante pensar também na adaptação e convivência entre a criança e o animalzinho, que precisarão de tempo e atenção para tornar-se bons amigos e fieis companheiros. No entanto, alguns cuidados especiais, dicas e técnicas podem ajudar na adaptação e tornar o convívio bastante fácil e tranquilo para todos. Neste contexto, a ajuda de um profissional adestrador e a consulta a um veterinário são fundamentais e podem ser considerados os primeiros passos, afinal é importante saber como está a saúde do animal para que ele possa conviver com o recém nascido.

Outro aspecto importante é ter consciência que o comportamento animal não é padrão e varia conforme cada raça, por isso a importância de utilizar técnicas para que, aos olhos do cão, o bebê não pareça um invasor. As reações do cão com o nascimento de uma criança vão depender da qualidade de socialização que o animal teve ao longo da vida, da forma como foi preparado para a chegada do bebê e de como as pessoas estarão se relacionando com ele durante esse período.

Confira algumas dicas para ajudar na boa convivência entre o bebê e os cães:
— Deve-se preparar o cão, sua rotina e o ambiente antes de o bebê nascer. O animal não deve associar as mudanças com a chegada da criança, para sempre guardar sensações agradáveis de sua presença.

— Deve-se pensar em como o cão ficará em casa: seus locais de dormir, comer e eliminar. O ideal é realizar todas estas alterações precocemente.

— Lembrar que a rotina também deve ser pensada e determinar quem ficará responsável por passeio, refeição, banho e outras necessidades. Reserve um tempo para dar ao cão atenção e carinho.

— Uma tática muito usada é dar um paninho ou peça de roupa do bebê logo que ele nascer para o cão assimilar o cheiro.

— Também é recomendado que o bebê nunca seja deixado sozinho junto ao cachorro e que seja apresentado ao animal no colo do dono.

— O pet deve sentir o cheiro do bebê, mas por causa das bactérias, lambidas devem ser evitadas no primeiro mês.

Tterrasul é líder em vendas na região pelo 16º ano consecutivo
As vendas do Up foram a grande surpresa do ano, com mais de 200 unidades comercializadas
Leko Machado/Especial

Pelo 16º ano consecutivo a concessionária Volkswagen para Bagé e toda região, a Tterrasul, teve seu trabalho reconhecido com a conquista da liderança de vendas no mercado de veículos no ano de 2014. Desde que inaugurou em Bagé, há 16 anos, a Tterrasul mantém a liderança de mercado alcançando, a cada ano, números ainda mais expressivos e conquistando clientes em todas as cidades da região. Para se ter uma ideia, em 2014, a Tterrasul comercializou 1.128 veículos, alcançando uma representatividade de 24% de mercado em Bagé, 22% em Dom Pedrito, 38% em Aceguá, 44,5% na Hulha Negra, 33,5% em Candiota e 24,5% em Lavras do Sul.

Somente do Gol, foram comercializados 285 carros, mantendo o veículo como o líder em vendas na região. A grande surpresa foi a comercialização do Up, que chegou ao mercado no final de fevereiro de 2014 e finalizou o ano como o 2º carro mais vendido na região com mais de 200 unidades.
A direção e funcionários da Tterrasul agradecem à comunidade de toda a região pela confiança e parceria ao longo de todos esses anos e, buscando constantemente a satisfação total de seus clientes, investe em treinamento e qualificação de seus colaboradores visando oferecer excelência em seus serviços de venda e pós-venda.

Condições climáticas favoráveis para a soja
As lavouras de soja estão com bom desenvolvimento, sanidade e potencial produtivo
Deise Froelich/Especial

O verão tem apresentado condições favoráveis para a evolução da lavoura de soja em todo o Rio Grande do Sul de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. A cultura encontra-se em final de plantio no Estado e, em algumas regiões, onde as precipitações foram maiores, de acordo com a Emater/RS-Ascar, os agricultores estão aguardando a melhora das condições de solo para entrar na lavoura e fazer os tratamentos sanitários, visando proteger a soja das pragas e doenças e, em especial, realizar o monitoramento da ferrugem asiática.

Diferente da situação registrada na soja, o clima tem prejudicado o manejo da cultura do arroz. As fortes chuvas causaram o rompimento de curvas de nível, aumentando o trabalho com a manutenção deste tipo de estrutura. Em outras áreas, de terras mais baixas, as lavouras e bombas de irrigação ficaram submersas, dificultando o manejo da água. Mesmo assim, de maneira geral, a cultura possui, até o momento, uma boa condição de produção, e as barragens estão com plena capacidade de reserva.

Segundo a Emater/RS-Ascar, o arroz tem 100% da lavoura implantada. Os técnicos da Instituição informam que a cultura vem se mantendo em estágio vegetativo pleno e nas primeiras áreas semeadas já ocorre a emissão da panícula. Os orizicultores continuam realizando tratos culturais com adubação nitrogenada de cobertura e controle de plantas invasoras.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Caderno Pampa :: 10 de janeiro de 2015 :: Edição 327


PRÓXIMO PAMPA: 31 de janeiro


Iniciamos 2015 destacando as programações de Feiras de Ovinos que acontecem nos meses de janeiro e fevereiro por todo o Rio Grande do Sul. Com programação diversificada, mas tendo como ponto forte os remates, as feiras de verão costumam movimentar os produtores rurais com oportunidades de bons negócios, além de ser uma oportunidade de reconhecimento para o trabalho desenvolvido e realizado durante todo o ano. Para o público em geral, as feiras são também uma chance de lazer e diversão.

Também nesta edição e já entrando no clima de volta às aulas, algumas inspirações para que você já possa ir programando o retorno da vida escolar entrando no clima através do material que será utilizado em sala de aula. A volta às aulas, neste ano, acontece, na maioria das escolas, logo após o carnaval então é bom não perder tempo e começar a se preparar.

Visitações da exposição “Pomar tecido à mão” com horário especial no Da Maya Espaço Cultural
Com o início da temporada de férias as visitações da exposição “Pomar tecido à mão” no Da Maya Espaço Cultural estarão com horário diferenciado de verão e o Espaço estará aberto sempre de terça a sexta das 14h às 18h durante todo o mês de janeiro. Em março de 2015, as visitações das escolas são retomadas normalmente dentro do horário especial de verão. A exposição “Pomar tecido à mão” está no Da Maya Espaço Cultural desde o final de outubro e é composta por árvores tecidas em fibras vegetais e pura lã de ovelha por artesãs bageenses e mineiras. A exposição tem curadoria do artesão e designer Renato Imbroisi tendo como tônica a troca de experiências e conhecimentos entre tecelãs, crocheteiras e outros profissionais, que são os responsáveis por dar vida às árvores. Muitos desenhos de árvores em teares de pregos também compõem a exposição e foram confeccionados por crianças durante as Ações Educativas, característica primordial deste espaço que visa a educação através da arte.

Guatambu Estância do Vinho comemora resultados positivos em 2014
Novos rótulos são o destaque para 2015, que terá o lançamento do vinho Épico
A Guatambu Estância do Vinho encerrou 2014 comemorando números que expressam o seu sucesso. A começar pelo aumento de 74% no faturamento, em relação às vendas de 2013, além do crescimento recorde na venda de espumantes em 97% mais, comparado com o mesmo período do ano anterior e a contabilidade de mais de 8000 visitas em sua sede enoturística. O ano foi marcado, ainda, pelo lançamento de novos produtos, como a linha de brancos Luar do Pampa e o novo rótulo Angus, e o prêmio de Melhor Tinto Nacional do TOP TEN da ExpoVinis 2014 para o Rastros do Pampa Tannat.

E, para 2015, as novidades não param. A Guatambu lançará o Épico, um vinho ícone da vinícola, resultado da seleção das melhores parcelas do vinhedo durante quatro safras das uvas tannat, cabernet sauvignon, merlot e tempranillo. Os rótulos Rastros do Pampa Pinot Noir e o Espumante Angus também estão na lista de novos produtos para 2015. Entre janeiro e março a vinícola abre as portas ao público para a segunda edição da Vindima aberta a visitantes, com programação especial incluindo visita às instalações da vinícola, degustação dos rótulos produzidos, almoço com parrilla e colheita de uvas na Estância Leões.

Ovinos em pista
A temporada de feiras de verão movimenta as diversas raças de ovinos em intensas programações e concorridos remates

Schwab destaca a qualidade genética e grande oferta como os diferenciais dos ovinos
Foto: Arquivo ARCO

Bastou 2015 começar para que as programações das feiras de verão de ovinocultura começassem a aparecer e chamar a atenção. Por toda a região, feiras movimentam o setor em concorridos remates que reúnem o que há de melhor em genética e produtividade, consagrando o Rio Grande do Sul como o possuidor do maior rebanho de ovinos do Brasil. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, a Arco, Paulo Afonso Schwab destaca a qualidade e quantidade de raças como os principais diferenciais do rebanho gaúcho que fará parte das feiras de toda a região. Além disso, segundo ele, a genética dos animais, resultado de muitos anos de trabalho e seleção, é um dos aspectos fundamentais e que diferenciam os animais gaúchos
“A qualidade dos nossos ovinos é, sem sombra de dúvida, uma das melhores do mundo em todas as raças, o que é comprovado pelos julgamentos de raças, com jurados de vários lugares e que certificam o trabalho realizado pelos produtores locais, que constantemente investem na atividade”.

Como resultado, a expectativa da Arco para a realização e comercialização nas feiras é positiva e acompanha o bom momento vivido pelo setor que comemora a evolução nos preços tanto de carne como de lã e a diminuição da oferta de ventres, que significa aumento de rebanho.
“Estamos vendo nos últimos anos um crescimento muito importante e significativo na ovinocultura do Rio Grande do Sul gerado a partir de um maior interesse dos produtores e da evolução do trabalho realizado. Por isso, mantemos expectativas muito positivas para a ovinocultura e para as feiras de verão que devem reforçar este momento positivo vivido pelo setor através de bons e grandes negócios e atraindo compradores de vários lugares do Brasil”, destaca Schwab.

Novidades
Com o objetivo de alavancar ainda mais a ovinocultura no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) lançou o Selo Cordeiro Gaúcho, que integra o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha. A proposta faz parte do projeto Cordeiro Gaúcho e pode ser aderido individualmente ou por grupos de produtores organizados em associações e permitirá que o produtor tenha maior controle dos processos produtivos e gerenciais da empresa rural, e ao consumidor dará a garantia de origem e qualidade dos produtos. A Arco, por sua vez, será a entidade certificadora, que acompanhará todo o processo de produção, além de ser a responsável pelo desenvolvimento de um plano de marketing para a comercialização do Cordeiro Gaúcho.

AGENDA FEIRAS DE VERÃO DE OVINOS
- Pinheiro Machado
A XXXI FEOVELHA acontecerá de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, no Parque de Exposições Charrua no Sindicato Rural de Pinheiro Machado.

- Dom Pedrito
Entre os dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, o Sindicato Rural de Dom Pedrito realiza a 36ª Feira de Ovinos de Verão e 27ª Feira Lã e Carne no parque Juventino Côrrea de Moura.

- Bagé
A VII Agrovino acontece de 13 a 18 de janeiro em Bagé através da realização da ABACO no parque de exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.

- Sant’Ana do Livramento
De 22 a 25 de janeiro, Sant’Ana do Livramento realiza a 5ª Feira  Nacional do Texel e 17ª Mercotexel no parque de exposições do Sindicato e Associação Rural.


Feliz 2015 a todos! É o que eu desejo neste primeiro Pampa Vip do ano, que seja tão bom quanto 2014 e que traga muita informação, pois gente bonita para estampar as páginas não vai faltar, eu garanto!

Em fevereiro tem Carnaval e o bloco Os Fora da Casinha de Bagé, que movimenta a maior praia do mundo, o Cassino, já deu início às vendas dos abadás. Os pontos de venda e outras informações podem ser obtidos pelos telefones (53) 3242.8433 – 9948.3585 – 9948.3586 – 9973.5963 – 9972.2436.

A festa mais campeira do Mercosul já tem data para acontecer. A 36ª Semana Crioula Internacional de Bagé foi lançada oficialmente no último dia 06, na sede da Associação e Sindicato Rural, promotora do evento, e vai acontecer entre os dias 12 e 15 de março. As inscrições para as provas campeiras já estão abertas. Quem desejar participar pode obter mais informações pelos telefones (53) 3242.8888, 3242.5426, ou 3242.5262.


O gatão da foto se chama Bento, que completou um aninho em dezembro. A festa que reuniu amigos e familiares do papai, Maurício Maggi, e da mamãe, Cassandra Rodrigues Maggi, aconteceu na Fest In Company, no dia 07


Bento soprando sua primeira velinha junto com os pais. Clics Marcelo Pires


Parte da equipe da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO, durante confraternização de final de ano, que aconteceu na Cabanha Espinilho, em Bagé


As amigas publicitárias Fabiana Aranalde e Kellen Pohlmann no Farol de José Ignácio, charmoso balneário do país vizinho, Uruguai


No último dia 18, aconteceu o lançamento da Associação Amigos Da Maya Orquestra Filarmônica. A proposta visa manter e ampliar as atividades realizadas junto as 65 crianças atendidas pelo projeto. Os interessados em participar podem contatar a Maestro Produções, empresa criada para organizar e possibilitar a realização das atividades, através dos telefones (53) 9966.0080 ou 8463.0080

 O evento, com apresentação especial da orquestra, aconteceu no Da Maya Espaço Cultural

Para o seu esporte favorito ou para voltar às aulas com estilo
A loja Madalena Sports já está com a linha completa de mochilas
Vários modelos, cores, marcas e estilos compõem a coleção de mochilas que a loja Madalena Sports preparou para a volta às aulas 2015 ou para quem está em busca do acessório para praticar a sua atividade física favorita. As novidades já estão a disposição na loja que oferece ainda bons preços, facilidades de pagamento e horário diferenciado de atendimento.

Mochilas Ecko Unltd – vários modelos e cores

Mochilas Luxcel – opções masculinas e femininas

Mochila Snopy


Mochilas Luxcel – vários modelos a partir de R$39,00


Mochilas Asics – modelos femininos e masculinos a partir de R$69,00


Mochilas Mormaii – a partir de R$89,00


Mochilas femininas e masculinas Adidas

Mochilas Red Nose – a partir de R$54,00

Kids e Teens

Maria Clara Colman de Oliveira, filha de John e Aline

Eduarda e Pedro Henrique De Leon de 10 e 4 anos

A princesa da mamãe Andreia Vasques, Maria Luísa.

Atividade
Encontre as diferenças entre as duas figuras para brincar do jogo dos sete erros. Depois você pode ainda pintar o desenho e se divertir mais.

Para brincar, aproveitar o verão e se preparar para a volta às aulas
A loja Nova Era já está preparada com a linha completa de material escolar



O ano começou e é chegada a hora de começar a planejar o ano letivo, a começar pelo material escolar que irá acompanhar as crianças e jovens durante as aulas e que pode ser um estímulo a mais para os estudos. A loja Nova Era de Bagé está preparara e repleta de lindas opções de material escolar para que as crianças já possam ir entrando no clima da escola escolhendo com calma e com muitas opções os materiais que usarão no seu dia-a-dia. A loja conta com a linha completa permitindo praticidade e facilidade para as famílias que podem adquirir todo o material em um só lugar e, ainda com a possibilidade de manusear e escolher cada material com calma e atenção. Outro diferencial é a possibilidade de realizar um orçamento por e-mail, encaminhando a lista para novaera.gnfe@gmail.com.
E, para quem ainda não adquiriu sua agenda 2015, a Nova Era está com estoque renovado e muitas opções, desde as clássicas até as coloridas, com personagens, adesivos e outros diferenciais.

Antes, as férias continuam...
E, até que as aulas recomecem, é hora de brincar e aproveitar o verão. Para tal, a Nova Era conta com linha completa de infláveis para a praia e piscina, além de muitas outras opções de brinquedos que prometem tornar as férias ainda mais animadas e divertidas.

37ª Expo-Feira Ovinos de Verão em Sant’Ana do Livramento
Programação acontece entre 08 de janeiro e 06 de fevereiro no Parque Augusto Pereira de Carvalho
Com uma oferta prevista de 3.800 ovinos de diversas raças, o Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento realiza entre os dias 08 de janeiro e 06 de fevereiro sua 37ª Expo-Feira de Verão de Ovinos no parque Augusto Pereira de Carvalho, da Associação Rural.  O evento, voltado exclusivamente para os negócios, tem como principal diferencial o rebanho ovino de Livramento já consagrado como o maior do Brasil, estimado em 500.00 ovinos, e destacado pela qualidade genética dos animais, fruto de longa tradição das cabanhas da cidade.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Claudio Andrade, destaca que estarão em oferta em torno de 1.000 reprodutores machos e 2.800 ventres de diversas raças que são criadas em Sant’Ana do Livramento e região.
“As cabanhas locais têm se esmerado tanto no manejo como na seleção e investimentos bem orientados, através de muito tempo, o que tem proporcionado um grande avanço genético demonstrado nas diversas exposições das quais os cabanheiros têm participado. Com isso, o principal diferencial de nossa expo-feira é a qualidade genética e uniformidade dos animais ofertados. Outro grande atrativo que ajuda a trazer mais compradores à nossa Feira é a fronteira com Uruguai, onde estão localizados diversos freeshop, cassinos e uma gastronomia diferenciada na nossa cidade irmã que é Rivera. Isto torna o nosso evento um atrativo para toda a família, proporcionando momentos diferenciados e agradáveis”, argumenta Andrade.

Os remates, ponto alto da Feira de Livramento, contarão com diferentes raças, criadas e selecionadas e que formam os grandes plantéis nas raças Corriedale, Ideal e Texel, além das outras diversas criadas em Livramento e presentes na Feira, como Merino Australiano, Merino Dohne, Poll Dorset, Ile de France e Lacaune. A novidade desta edição acontece na abertura da Feira, que contará com um dia especial dedicado à raça Ideal. Além disso, a raça Texel promove sua Quinta Exposição Nacional do Texel e Segunda Exposição Ranqueada. Também na raça Ideal, a amostra faz parte do Ranking Nacional da Raça. Com tantos atrativos, são esperados produtores de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil.
“Esperamos uma excelente comercialização de animais, tanto para vendedores como para compradores. As vendas devem superar o valor de R$ 1.500.000,00. Os animais a serem comercializados são de ótima qualidade e estão muito bem apresentados, apesar do ano difícil que correu para a ovinocultura, em matéria de clima. Na parte comercial, a lã continua com valores atrativos para os ovinocultores e a carne de cordeiro e de borregos continua se valorizando cada vez mais, em função do aumento na procura e a pouca oferta de que se dispõe”, conta Andrade.

PROGRAMAÇÃO
Dia 8/01 - Quinta-feira
Entrada dos animais da raça Ideal até às 17hs

Dia 9/01 - Sexta-feira
Dia do Ideal

Dia 10/01 - Sábado
Entrada dos animais a prêmio, todas as raças, até às 17hs
Julgamento de admissão, todas as raças

Dia 11/01 - Domingo
Julgamento classificação, todas as raças
Remate Geral de Ovinos - todas as raças

Dia 12/01 - Segunda-feira
11º Remate Estância Artigas às 19h - Corriedale

Dia 13/01 - Terça-feira
4º Remate Cabanha Serra Nova e Convidados às 19h - Merino Australiano, Ideal, Corriedale

Dia 16/01 - Sexta-feira
Dia do Poll Dorset
  
Dias 22/01 a 24/01 - Quinta-feira à Sábado
5º Nacional do Texel
2º Ranking da Raça Texel

Dia 23/01 - Sexta-feira
Remate Texel Elite às 20h

Dia 24/01 - Sábado
17º Mercotexel às 20h

Dia 02/02 - Segunda-feira
Remate Cabanha Santa Filomena às 19h - Corriedale

Dia 03/02 - Terça-feira
Remate Cabanha Recanto da Esperança às 19h - Corriedale

Dia 04/02 - Quarta-feira
Remate Cabanha Nova Aurora às 19h – Corriedale e Ideal