Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Caderno Pampa :: 25 de julho de 2015 :: Edição 340


PRÓXIMO PAMPA: 8 DE AGOSTO


A vocação para o campo faz da região da campanha uma grande protagonista em feiras agropecuárias como a Expointer que reúnem o que há de melhor no setor, com concorridas provas campeiras, acirrados remates e venda e exposição de produtos. Não à toa, poucos meses antes do início da Expointer, que em 2015 acontece entre 29 de agosto e 06 de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio, o ritmo dos preparativos, inscrições e definições é acelerado. Tudo precisa estar pronto e em perfeito estado para que durante a feira a região da campanha reafirme, mais uma vez, seu potencial e qualidade. E, com o grande número de animais, das diferentes raças, inscritos em variadas competições, basta esperar a Expointer começar para, logo, as primeiras notícias de premiações para a região começarem a acontecer, afinal a qualidade genética, fruto de anos de trabalho e investimentos, são marca registrada dos animais que vão à Esteio representar as cabanhas e propriedades da região. Outro destaque são os leilões, que costuma atrair compradores de todo o Brasil e de países vizinhos interessados em incrementar os seus planteis com o que há de melhor no mercado. A Expointer é, sem dúvida, o ponto alto do setor rural e, antecipando um pouco do que desfilará por Esteio, o Caderno Pampa apresenta na edição de hoje a primeira parte de um preview onde os núcleos de raças e sindicatos rurais antecipam suas expetativas e atrações para a Expointer 2015. Na próxima edição, dia 08 de agosto, a segunda matéria completa o preview com a agenda de lançamentos das expofeiras da região que serão apresentadas na Expointer.

Confidencias, trocas de ideias e conhecimento no Mundo de Mãe – Experiências Conectadas
Evento quer reunir mamães para dividir experiências
Planejado especialmente para as mães, sejam as grávidas ou as que já estão tendo a experiência de um filho, o evento Mundo de Mãe – Experiências Conectadas promete ser uma tarde de interações, trocas de confidências, experiências e conhecimentos entre mulheres modernas, multiatarefadas, que cuidam dos filhos, da casa e de inúmeras outras tarefas. O encontro acontecerá no sábado, dia 15 de agosto, no Mahall Club em Bagé a partir das 14h, segundo conta a organizadora do evento, Helena Assumpção.
“Planejamos um evento cheio de detalhes. Os nossos parceiros vão expor seus produtos e oferecer seus serviços no segmento infantil e do mundo materno. Vamos ter um coffee delicioso e, no fim de cada conversa, vamos ter um espaço para troca de experiências entre as mães”, explica Helena.
Na programação três palestras. Andrea Sosa é Doula e vai falar sobre parto humanizado, os primeiros cuidados com o recém nascido e informações para a gestação. Lenise Collares é psicóloga com vasta experiência infantil e vai falar sobre o desenvolvimento do bebê e como os pais impactam a vida dos filhos. E, para finalizar, Angi Simon, blogueira, criadora da página MÃE DE GURI com mais de 500 mil curtidas, irá falar das suas experiências como mãe. Os ingressos antecipados já estão a venda.

Final de Semana de Festa do Colono
Programação acontece entre os dias 25 de julho e 02 de agosto em Hulha Negra
Comércio, gastronomia, shows, mostras de produtos coloniais e o legítimo café colonial integram a programação da XX Semana do Colono que acontece na Hulha Negra entre os dias 25 de julho e 02 de agosto. Na agenda de shows, na sexta-feira, dia 31, apresenta-se a Banda Opus Dei, no sábado, dia 01, apresentação musical com Jaimes Rodrigues, show com a banda Quinta Acústica, show com o Grupo Sandim e, logo, após show com Os Mateadores. No domingo sobem no palco Walther Morais e Grupo Criado em Galpão, seguidos das bandas Pagottem e Sétimo Sentido.

Protocolo de intenções sobre Direitos Humanos
A cidade de Bagé deu um importante passo no que diz respeito a preocupação com os direitos humanos através da assinatura de um protocolo de intenções entre Brigada Militar, Polícia Civil, Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres (Deam), 2ª Delegacia de Polícia de Bagé e Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos com o objetivo de aliar segurança pública e direitos humanos através de ações integradas. Com o protocolo será criada uma rede de atendimento para que vítimas de delitos e pessoas em situação de vulnerabilidade social serão identificadas pelos órgãos de segurança e encaminhadas à coordenadoria de direitos humanos e, também, para a criação de um Centro Integrado de Referência em Direitos Humanos.

Sindicato Rural de Dom Pedrito promove nova palestra
Em mais uma atividade que visou a promoção do conhecimento, troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, o Sindicato Rural de Dom Pedrito realizou no dia 23 de julho a palestra “Controle de Carrapato e da Tristeza: Como fazer?” com Sérgio Silva da Silva, professora de veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento aconteceu no Salão Nobre do Sindicato Rural de Dom Pedrito.

Contagem regressiva para mais uma Expointer
A Expointer 2015 acontece entre os dias 29 de agosto e 06 de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini/Especial

Muitas atividades, provas campeiras, apresentações artísticas e culturais, remates e negócios acontecem durante uma edição da Expointer, a maior feira agropecuária do Brasil que, em 2015, chega a sua 38º edição e, entre os dias 29 de agosto e 06 de setembro movimentará o Parque Assis Brasil em Esteio. Até lá, muitas atividades e preparativos são realizados para potencializar ao máximo os ganhos e avanços conquistados durante a feira e, não à toa, os Sindicatos rurais e Associações de raças da região estão em plena organização e preparo para contemplar a Expointer e aproveitar as boas oportunidades que a feira gera. Na próxima edição do Caderno Pampa, dia 08 de agosto, apresentaremos mais algumas informações sobre o preparo das entidades da região para a Expointer 2015 no que diz respeito, especialmente, aos Sindicatos Rurais da região e ao lançamento de suas expofeiras em Esteio.

No Sindicato Rural de São Gabriel o momento é de apoio e assessoria às cabanhas da região que irão participar da Expointer, conforme conta o presidente, Tarso Teixeira. São mais de doze cabanhas de raças bovinas, ovinas e equinas que deverão participar da Feira com grandes chances e expectativas por grandes prêmios.

A Associação de Criadores de Gado Jersey também já está trabalhando na preparação Expointer. O presidente, Cláudio Martins, conta que reuniões já foram realizadas para definir, em diretoria, as datas dos julgamentos e do leilão. Agora, a Associação trabalha para organizar algumas prováveis palestras técnicas durante o evento e para trazer um jurado da Nova Zelândia para avaliar os animais durante a Expointer. O jurado é Ross Ridell, que faz parte da Associação de Jersey da NZ e também será o responsável por repassar algumas informações aos produtores locais sobre o manejo da raça.
“As principais cabanhas da Raça Jersey confirmaram presença, o que nos faz supor que teremos bastante qualidade sendo exposta na pista. Decidimos, esse ano, como estímulo aos expositores transformar os valores pagos nas inscrições em credito de serviços aos associados que estiverem com animais presentes na mostra”, conta Martins.

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) já concluiu o seu período de inscrições e comemora a participação de 909 animais. Agora a entidade, junto das associações promocionais das raças participantes, afinam os últimos ajustes da programação técnica, de julgamentos e social. A novidade da ARCO para a Expointer 2015 fica por conta da realização de um evento de premiação aos grandes campeões da mostra e que pretende, no dia 02 de setembro, reunir, congregar e premiar os expositores, ovelheiros e amigos, conforme adianta o presidente Paulo Afonso Schwab.
“A ARCO tem promovido muitas discussões, ações, encontros e reuniões em torno da ovinocultura e da qualificação da cadeia produtiva. A criação de ovelha é extremamente rentável e de baixo custo, por isso tende a se tornar uma importante alternativa econômica para várias regiões pela diversidade de raças e por ter um mercado consumidor de carne, de leite, lã e peles. Nesse sentido a ARCO se prepara para fazer mais uma marcante passagem pelo Parque Assis Brasil, com a alta qualidade genética apresentada pelos expositores, com expectativa de comercialização positiva e com uma agenda social, técnica e política bem importante”, destaca Schwab.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vive o período de inscrições de animais para a Expointer 2015 com prazo até 10 de agosto. A participação dos cavalos crioulos na exposição tem como ponto alto a grande final do Freio de Ouro, mas também, as finais de outras modalidades como: Freio do Proprietário, Freio Jovem, morfologia (aprovados em passaportes e prévia), campereada, La Rienda e paleteada.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) se prepara para participar de mais uma edição da Expointer apresentando uma programação completa entre julgamentos, leilões, cursos, intercâmbios culturais e uma agenda social movimentada para receber os seus sócios, criadores, parceiros e admiradores das raças HB. De acordo com o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, serão recebidos os melhores exemplares das raças Hereford e Braford do Brasil. “A Expointer é a mais tradicional exposição do setor, onde são expostos animais de grande qualidade, e esse ano não vai ser diferente; as inscrições dos animais já estão em andamento, mas podemos adiantar que os principais criatórios HB do Brasil se farão presentes, além de criadores vindos do Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, entre outros países”, destaca.
Os jurados das raças Hereford e Braford da Expointer 2015 também já estão definidos e são, respectivamente, Alejandro Costa e Fernando Alfonso, criadores e componentes da Associação Hereford do Uruguai, e Paulo Azambuja, da cidade de Arambaré, RS. Outro ponto alto da programação da ABHB na Expointer são os leilões Leilão Elite HB e Prime HB, eventos tradicionais que ofertaram animais geneticamente superiores de importantes criatórios das raças Hereford e Braford do Rio Grande do Sul.

Crônicas, poesia, imaginação e ternura em “Vó Sonha”

Uma coletânea de textos produzidos ao longo de uma década e que ganharam colorido e vida especial quando acompanhados dos desenhos das netas Micaela, Natália e Helena compõem o livro “Vó Sonha”, da escritora e entusiasta da vida Sonia Alcalde. O lançamento do livro aconteceu dia 20 de julho, Dia do Amigo, na Biblioteca Pública de Bagé.

“Ser vó é algo que só se compreende quando se pode viver a experiência. Conviver com crianças é uma oportunidade de ver a vida de uma forma diferente, transformadora. E, ter a oportunidade de acompanhar o crescimento das minhas netas é, também, a chance de reviver velhas recordações da minha infância. Então, para este livro, eu busquei textos produzidos desde o nascimento da primeira neta e que fizessem referência ao tema criança”, explica Sonia.

O resultado são páginas recheadas de afeto e sintonia em um trabalho realizado em família, já que os textos de Sonia são ilustrados por suas netas e todo o designer do livro foi elaborado pela filha, Eleonora Alcalde Machado, além da apresentação, escrita pela amiga Sarita Bárros.
“É um livro leve, doce, embora toque em questões difíceis, mas que precisam ser ditas. É uma publicação para todos os tipos de pessoas, mas que tem o objetivo especial de incentivar a leitura e de contribuir para o mundo da imaginação”, destaca Sonia.

O livro “Vó Sonha” está disponível nas principais livrarias e cafés de Bagé e será lançado também nas Feiras do Livro de Dom Pedrito e Porto Alegre, assim como participará da Feira do Livro de Bagé.

Sua casa ou empresa mais seguros
Contar com a proteção de um seguro residencial ou empresarial é viver com mais segurança e tranquilidade

Quanto o assunto é a segurança e proteção do seu lar ou negócio, cuidados nunca são demais. Principalmente quando se deseja ter tranquilidade e comodidade e não precisar se preocupar com eventualidades. No período de férias, especialmente, contar com a cobertura de um seguro residencial ou empresarial é a garantia de poder aproveitar ao máximo o descanso com a certeza de que o seu patrimônio está bem protegido e garantido. Não à toa e, ainda, aliado ao baixo investimento necessário, a busca por seguros que cuidam especificamente de residências e empresas tem sido tão procurados nas corretoras de seguro.

O Gerente Comercial da CC Corretora de Seguros, José Ronaldo Medeiros, explica que a primeira grande vantagem de um seguro residencial é o valor, que não chega a 0,2% do valor do imóvel, que fica protegido contra incêndios, raios, explosões, vendavais e danos elétricos.
“Se o proprietário desejar, ainda, uma cobertura contra roubos e furtos, poderá contratar uma cobertura acessória e, ainda, assim, pagará um valor bastante acessível para ter a tranquilidade de saber que todos os seus bens estão garantidos pelas cias de seguros”, explica Medeiros.

No caso do seguro empresarial, as coberturas e os valores são alterados conforme o ramo de atividade e garantindo que o empresário tenha a segurança de ter o seu negócio protegido conforme as garantias que ele contratar. Para ambos os casos, a CC Corretora de Seguros possui consultores habilitados para identificar e atender as necessidades de cada cliente e, assim, oferecer o seguro que se enquadre nas suas necessidades, atendendo em toda a região.

Outro destaque importante é que, tanto na modalidade residencial como na empresarial, o segurado conta com assistência 24h com serviços de chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, cobertura provisória de telhado em caso de vendaval e outros serviços.



Para orgulho de todos, Bagé e seus “filhos” estrearam outro dia o documentário sobre os 150 anos da Guerra do Paraguai, no canal History Channel. Destaco aqui, entre muitos envolvidos, os nomes de Adriana Gonçalves Ferreira e Michel Godinho. Parabéns a todos pelo excepcional trabalho!

Por falar em talentos bageenses, em agosto, entre os dias 18 e 22, acontece a terceira edição do Festival Bajeense de Teatro, com apresentações, oficinas e workshops. A programação e outras informações podem ser obtidas no site www.entreatosdivulga.com.br.

No próximo dia 1º, acontece no Empório Brasil (rua Barão do Triunfo, 601, em Bagé) uma degustação dos vinhos Batalha, a partir das 16h. Mais informações no telefone (53) 3312-1772.

Comemorando o sucesso do 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia, o coordenador geral do evento, Ricardo Zuliani, e o diretor da Casa, que integrou a comissão organizadora, Cleber Carvalho. Clics Fernanda Paz

 Também prestigiando o evento, na Associação Rural de Bagé, Décio Marques, Yara Suñé, Alexandre e Anna Suñé, e Bárbara Coradini Moglia


Marcia Duro Mello recebendo os amigos Cristian Fin, Mister Beleza das Américas Conesul, e a atriz Marilice Carrer, em recente evento na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé

 A empresária Hanie Brum e a artista Jana Ina Herbstrith, em evento organizado no restaurante Quitanda para o lançamento da exposição da artista plástica. Clic Mariane Rocha

A enfermeira Carla Finger aproveitou sua estadia em Recife, onde esteve realizando um curso na área de Saúde Mental (Projetos de Percursos Formativos na RAPS - Demandas Associadas ao Consumo de Álcool e outras Drogas), para fugir do frio do RS e se deliciar nas maravilhas do Nordeste brasileiro


Opções vegetarianas
Optar por uma alimentação sem o consumo de carnes é uma decisão difícil e que irá requerer muita criatividade na elaboração dos alimentos. Porém, algumas ideias podem ajudar a variar o cardápio e a mantê-lo saudável e balanceado.

Lasanha de berinjela

Ingredientes:
3 berinjelas
2 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada
3 xícaras de água quente
5 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho
1 caldo de legumes
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 tomates picados
3 xícaras (chá) de molho de tomate
Sal a gosto
½ xícara (chá) de cheiro verde
1 xícara (chá) de muçarela ralada
Modo de Preparo:
Corte as berinjelas em fatias finas. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio azeite e passe as berinjelas dos dois lados até ficarem macias e reserve. Hidrate a proteína de soja na água quente e deixe por 30 minutos. Depois, com o auxílio de uma peneira escorra toda água. Numa panela refogue a soja no azeite com o alho, o caldo de legumes, o molho de soja e o tomate picado. Acrescente o molho de tomate e o cheiro verde e tempere com sal. Em um refratário faça camadas de berinjela, molho e queijo, finalizando com o queijo, leve ao forno pré aquecido a 200º C por 15 minutos.

Espinafre com passas e pinhões

Ingredientes:
50g de passas
1 fatia grossa de pão branco
3 colheres de sopa de azeite
25g de pinhões
500g de folhas de espinafres, sem os caules
2 dentes de alho, esmagados
Sal e pimenta preta moída
Modo de preparo:
Coloque passas numa tigela pequena e cubra com água a ferver, deixando de molho durante cerca de 10 minutos. Corte o pão em cubos pequenos.
Em uma frigideira, aqueça metade o azeite. Coloque os cubos de pão e frite mexendo sempre até estarem completamente dourados. Retire com uma escumadeira e escorra bem em papel de cozinha. Coloque o restante do azeite na frigideira. Quando estiver quente, frite os pinhões até começarem a ganhar cor, junte depois os espinafres e o alho e cozinhe rapidamente, voltando os espinafres até ficarem cozinhados.
Escorra as passas, coloque-as na frigideira e tempere um pouco com sal e pimenta. Transfira depois para uma saladeira aquecida. Junte os cubos de pão e sirva quente.

Fatias de amêndoas

Ingredientes:
3 ovos
75 g de amêndoas raladas
200g de leite em pó
200g de açúcar
1/2 colher de chá de açafrão
100g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de amêndoas lascadas
Modo de preparo:
Bata os ovos numa tigela e reserve. Coloque as amêndoas raladas, o leite em pó, o açúcar e o açafrão numa grande taça e mexa bem. Derreta a manteiga e coloque-a sobre os ingredientes secos e mexa bem. Junte os ovos batidos reservados à mistura e mexa bem. Espalhe a mistura numa travessa de 20 cm de ir ao forno pouco funda e leve ao forno pré aquecido a 160°C por cerca de 45 minutos. Corte o bolo de amêndoa às fatias. Decore com amêndoas lascadas.

Kids e Teens

Os Primos Bruna Borges e Gabriel Moura, curtindo uma tarde de sol na campanha

A linda caipirinha Heloise Nunes Camargo e seu charme. Xodó da mamãe Lisiane e do papai Aloisio

Atividade
É hora das férias de julho e os meninos do desenho já estão dizendo “Até logo” para a escola. Para deixar a cena mais bonita que tal colorir? Você pode ainda aproveitar o tempo livre e usar bolinhas de papel crepom para decorar.

Várias maneiras de se divertir com as crianças nas férias
Recesso escolar de julho pode ser uma oportunidade de passar mais tempo com os pequenos

Como aproveitar o tempo das crianças durante o recesso escolar de julho de um jeito gostoso e sem gastar muito? Se os pais possuem tempo e disposição, a resposta pode estar em brincadeiras especiais que, são também, uma oportunidade de mostrar aos pequenos que brincadeiras que exijam apenas materiais simples ou improvisados, podem ser muito divertidas, animar o dia e fazer o tempo passar depressa. Além do mais, as brincadeiras aproximam pais e filhos, fortalecendo a cumplicidade.

Tarde com os amigos
Convidar alguns amigos da escola para brincar durante a tarde pode ser uma alternativa para que os pais conheçam melhor as crianças com quem os filhos convivem, além de ser uma grande festa em casa que distrai e diverte as crianças.

Novos lugares
Em família, qualquer passeio é especial e motivador. Os pais podem aproveitar as rotinas diárias para levar os filhos a conhecer ambientes que eles nem imaginam e, juntos, realizar descobertas. Ir à feira, por exemplo, pode ser uma oportunidade de conhecer novas frutas e legumes e fugir do hábito do supermercado.

Culinária
Cozinhar em família é muito interessante para as crianças que, rapidamente se interessam pelo preparo dos alimentos, interagem com os pais, treinam novas habilidades e, ainda, podem desfrutar do seu trabalho quando o prato estiver pronto.

Jogos e brincadeiras
Novos brinquedos e jogos chegam ao mercado diariamente. Mas, no entanto, alguns clássicos mantêm-se vivos e são ótimas oportunidades para que os pais compartilhem um pouco da sua experiência durante a infância com os filhos. Ainda, muitos jogos são educativos, estimulam a criatividade, o raciocino e são excelentes para estar em casa, abrigado das baixas temperaturas.

Adolescentes
Propor atividades que agradem aos adolescentes é uma tarefa mais difícil. No entanto, uma boa conversa pode ajudar a chegar a um consenso sobre o que fazer para aproveitar as férias. Algumas alternativas são os jogos de Pega-varetas, de desafios como o Stop, Mímica, Detetive ou de Anagramas.

Tecnologia e conforto para toda a família
Carro já está disponível para test-drive


Com um visual arrojado, amplo espaço interno e muita tecnologia, o novo Golf Variant foi lançado oficialmente pela Volkswagen no final do mês de junho e já está disponível nas concessionárias Tterrasul para toda a região. Com o objetivo de ser um carro para a família, o Golf Variant possui capacidade de acomodar 605 litros no porta-malas, que é expansível até 1.620 litros, com o rebatimento dos bancos traseiros. O modelo conta com as versões Comfortline e Highline e traz, ainda, no pacote de inovações o sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente o veículo em paradas.

Entre os destaques do novo Golf Variant, produzido na mesma plataforma e com os mesmos traços de design do Golf, chamam a atenção o motor 1.4TSI de 140CV de potência e o câmbio do tipo Tiptronic que permite trocas de marchas pela alavanca ou pelas “borboletas” do volante. A lista de opcionais inclui ainda piloto automático adaptativo, faróis com iluminação inteligente e assistência de estacionamento. O carro possui de série sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial. Além disso, também fazem parte do pacote regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e sistema multimídia com tela de 5,8 polegadas sensível ao toque. O sistema possui CD Player, rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod/iPhone e entrada para SD-Card.

O Golf Variant 2015 já está a disposição nas concessionárias Tterrasul para um test-drive que pode ser agendado através do telefone (53) 3240-5600.

A importância da autoestima na terceira idade
Atividades físicas, convívio social, a música e a dança são atitudes que podem ajudar bastante na promoção da autoestima e da qualidade de vida

Depois de uma vida inteira de muitos compromissos e agitações, alguns idosos tendem ao isolamento e, com isso, perdem em autoestima, socialização, bem estar e saúde. Afinal, é bastante complicado perceber que já não se possui mais a mobilidade de uma criança ou o primor de um adulto ao desempenhar algumas tarefas. No entanto, é sempre importante ter consciente que, ao longo da vida, haverá sempre perdas e ganhos e que, deixar de focar a atenção nos pontos positivos, nas novas aprendizagens, canalizando as energias na tentativa de resgatar o próprio passado e junto dele tudo aquilo que desempenhavam bem, pode ser um caminho difícil que resulta em uma baixa autoestima.

A Médica Geriatra Alice Fernandes da CliniPampa, destaca que autoestima é o que a pessoa pensa e sente em relação a si própria. É como ela se vê, se percebe. Uma boa autoestima favorece a saúde e a auto realização, enquanto uma baixa autoestima desenvolve fobias, medos, dificuldades interpessoais, aflições e até quadros de depressão.
“O objetivo que se tem quando falamos em melhorar/fortalecer a autoestima é colaborar com sua saúde, aprender a se amar e a se fazer respeitar, reconhecer seu valor. Para tal, realizar atividades físicas, manter um convívio social, ouvir música e dançar, são alguns exemplos que colaboram para melhorar a autoestima”, destaca Alice.

Outra boa maneira de manter-se ativo e alegre, é através dos grupos de convivência que, hoje, representam um espaço de escuta, além de um exercício de socialização que, especificamente para o idoso, são fundamentais para o seu equilíbrio biopsicossocial, além de atenuar possíveis conflitos ambientais e pessoais.
“Em uma sociedade na qual o estresse impera e a correria do dia-a-dia já tornou-se natural, a alegria de viver, a paz de espírito ou o simples ato de sorrir viraram atitudes terapêuticas e que são muito importantes e benéficas em todas as idades, mas principalmente para os idosos”, lembra Alice.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Caderno Pampa :: 11 de julho de 2015 :: Edição 339


PRÓXIMO CADERNO PAMPA: 25 DE JULHO DE 2015


Os dois principais temas desta edição do Caderno Pampa são bastante parecidos, falam dos mesmos assuntos, precisam de respeito e atenção e, no final das contas, são quase a mesma coisa. A amizade e a solidariedade precisam caminhar sempre juntas, afinal, amigo que é amigo é também solidário e consciente sobre a importância de ajudar as pessoas e, quem se solidariza com algo, torna-se amigo da causa. E, mais, quando solidariedade e amizades agem juntas é possível ainda unir a oportunidade de melhorar a vida das pessoas com iniciativas que reúnem amigos e parceiros em momentos de descontração. O Dia do Amigo, comemorado dia 20 de junho, acontecerá, neste ano, um dia depois do Street Store em Bagé – um projeto que tem como objetivo unir pessoas dispostas a colaborar para a construção de um mundo melhor, em um final de semana dedicado à amizade, companheirismo e solidariedade. Então, nada melhor do que entender o funcionamento e a importância de boas amizades para cultivar este sentimento e relacionamento com novas pessoas e, quem sabe assim, estar exercitando também a solidariedade e o respeito ao próximo. E, para aqueles que desejarem participar do Street Store, ainda há tempo para fazer as suas doações, basta buscar um dos pontos de coleta e deixar tudo aquilo que pode ser útil e importante para outras pessoas.

23ª edição do Arte na Vitrine colore Bagé
Atividades integraram a semana de aniversário da cidade
Já tradicional na cidade, o 23º Arte na Vitrine estará em 2015, além de abrir espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, integrando as comemorações de aniversário de Bagé e homenageando a cidade através da beleza da arte local. A iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) conta com o apoio da Prefeitura Municipal por intermédio da Casa de Cultura Pedro Wayne e deverá contar com cerca de 50 artistas, entre eles pintores, escultores, gravuristas, artesãos, fotógrafos, poetas, escritores, entre outros artistas que estarão participando desta grande galeria a céu aberto, que oportuniza que os bageenses apreciem a arte que estará exposta em dezenas de vitrines da cidade. A artista homenageada desta edição, indicada pela categoria que faz a arte acontecer em Bagé foi Maria de Lourdes Alcade, um empresário também será homenageado, devendo a ACIBa fazer a indicação. O lançamento do 23º Arte na Vitrine acontece dia 13 de julho, quando as obras participantes deverão iniciar a exposição nas lojas.

Feira do Livro de Dom Pedrito realiza Cortejo Cultural
Com o objetivo de marcar os 100 dias que antecedem a 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito, um cortejo cultural apresentou as temáticas da feira neste ano e reuniu escolas, representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, dos Bombeiros, de grupos de escoteiros, além da banda do Instituto de Educação Bernardino Ângelo e as Sesmarias. A concentração do Cortejo aconteceu em frente ao Museu Paulo Firpo e, durante a caminhada, percorreu algumas ruas da cidade, encerrando a atividade no Largo Izidoro Dias Lopes.  A Feira deste ano tem como patrono Nelso Oliva e tratará de temas como a diversidade cultural, o Dia do Mestre, as etnias e a matriz africana, a tradição do folclore, a arte urbana, o universo estudantil e o Dia da Criança.
A 11ª edição da Feira do Livro de Dom Pedrito deverá contar com mais de dez livrarias e editoras, apresentações de shows artísticos, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros, palestras, seminários e bate papo cultural. A Feira é uma realização da Prefeitura de Dom Pedrito e acontecerá entre 5 e 11 de outubro de 2015.

Último dia do 6º Fimp
Festival encerra hoje, dia 11 de julho
De 5 a 11 de julho, a região foi embalada pela música erudita. Em sua 6ª edição o Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp) teve como grande novidade a regionalização através da realização de concertos noturnos nas cidades de Aceguá e Pinheiro Machado e concertos comunitários em Hulha Negra e Candiota. Além das apresentações de artistas internacionais renomados em concertos noturnos e comunitários, músicos de todo o país e do mundo tiveram a oportunidade de estudar com professores conceituados.
Hoje, dia 11 de julho, a programação terá o seu encerramento com o último concerto noturno da edição. A apresentação é a partir das 20h30 no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza e a entrada é gratuita. No palco, sob a regência do Maestro Jean Reis apresenta-se a Orquestra do Fimp. Antes, ainda durante a manhã, o Centro Administrativo, através da Feira Alto do Camaquã, recebe o último concerto comunitário. O 6º Fimp contou com a Direção Artística do Maestro Jean Reis, Direção Pedagógica de Marcos Machado e Direção Administrativa de Raquel Mantovani.

Candiota realizará em julho 1º Colônia em Festa
Programação acontece dias 25 e 26 de julho
Para comemorar o dia do Colono e Motorista, Candiota terá nos dias 25 e 26 de julho de 2015 no Ginásio Ordália Ferreira Barbosa – assentamento São Miguel, o 1º Colônia em Festa. O evento foi elaborado buscando enaltecer a ruralidade, as produções e os produtores. Em sua primeira edição, a atividade contará com uma programação diversificada. No primeiro dia, o evento inicia a partir das 10h com o Desfile e a Gincana Colonial, além do 1º Festival de Moda de Viola na Colônia. Já no domingo, a programação inicia às 9h com um Ato Ecumênico, seguida do Futsal na Colônia (modalidade feminina e masculina), Matinê Rural. Além da gastronomia local, o evento conta ainda com a comercialização de produtos coloniais e de artesanato, nos dois dias de festividades.

Amizade que faz bem à saúde
Nada melhor que, aproveitar o Dia do Amigo para estreitar laços e desfrutar dos benefícios que a amizade pode gerar

Os primeiros relacionamentos que temos na vida são de amizade. Seja com a mãe, o pai, os familiares mais próximos, até os primeiros amiguinhos da escola, durante a fase da adolescência e vida adulta. Sempre que existe afinidade, existe também a amizade. E, não à toa, existe também um dia dedicação especialmente a este sentimento. O Dia do Amigo, comemorado internacionalmente em 20 de julho, é a ocasião ideal para dar uma pausa no cotidiano atribulado e colocar a conversa em dia com aquela pessoa querida que é a companhia perfeita para os melhores momentos da vida e, também para compreender melhor a importância da amizade, um relacionamento que afeta o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

As psicólogas Carmen Regina Fara e Marina Sá Costa Netto, explicam que a capacidade de entrosar-se com os outros, baseada na sensação de que se é compreendido pelo outro, chama-se relacionamento e, dos relacionamentos surgem as amizades. É importante, ainda compreender a diferença entre o amigo e conhecido. Os amigos dialogam mais, trocam abraços e beijos, fazem confidencias com profundidade, são parecidos quanto a traços de personalidade e atitudes e se assemelham em sentimentos e gostos à medida que interagem. Já entre pessoas conhecidas prevalece a superficialidade, já que não há conhecimento mútuo, intimidade e confiança.

“O fato de termos pessoas com quem contar, conversar ou pessoas que possam oferecer consolo, ajuda a nos proteger do impacto rigoroso dos problemas da vida. E, mais, estudos comprovam que a qualidade e um razoável número de pessoas com quem nos relacionamos, parecem ser fundamentais para amenizar as tensões. As relações de amizade são terapêuticas. Está comprovado pela medicina, que quem tem amigos vive melhor. E, quanto mais importantes e significativos forem os relacionamentos, melhor para a preservação da nossa saúde”, destaca Carmen.

Outro aspecto da amizade diz respeito à lealdade e companheirismo.
“Um amigo é importante, pois podemos contar em todos os momentos. É alguém que nos apoia e nos ajuda a enfrentar os problemas, que nos mostra que não estamos sós. E, para isso, um relacionamento de amizade precisa se sustentar nos princípios de respeito e lealdade”, lembra Marina.

E, se escolhemos nossos amigos pelos traços de personalidade, interesses, sexo, idade, estado civil, religião, dentre outros fatores, é fácil entender porque há amizades que começam na infância e perduram até a idade adulta, ou até a velhice. Basta que haja confiança, respeito, aceitação, compreensão, dedicação mútua, altruísmo, aconselhamento, tolerância para que o relacionamento seja saudável e duradouro. Porém, ao mesmo tempo, há situações em que a empatia e a amizade não acontecem, nestes casos, segundo as psicólogas, o respeito é o melhor caminho.
“No trabalho, por exemplo, podem existir situações em que precisamos conviver com pessoas que não temos muita afinidade. Nesses casos, o importante é saber que devemos manter o respeito com o outro, para que o ambiente de trabalho não se torne desagradável”, argumentam Carmen e Marina.

Loja de rua e solidariedade 
Uma oportunidade de ajudar e espalhar o bem com a Street Store Bagé
Quem desejar colaborar, pode buscar um dos pontos de coleta (espalhados por diversas lojas e locais públicos de Bagé) e fazer a sua doação. Estão sendo aceitos roupas, sapatos, cintos, lenços, bijoux, bonés, travesseiros e almofadas adulto e infantil - masculino e feminino

De um grupo de pessoas unidas em prol da solidariedade e da promoção de uma vida mais digna para quem precisa, surgiu a iniciativa de realizar em Bagé uma edição do Street Store, quando pessoas carentes tem a oportunidade de escolher peças de roupas e sapatos ao seu gosto e a ter acesso a serviços gratuitos. A inciativa teve inicio com as amigas Camila de Carli e Camila Gomes e, logo um grupo no WhatsApp foi formado por 35 pessoas dispostas a ajudar e a fazer o bem.

A ideia do The Street Store, ou “loja de rua", é um projeto que surgiu na África do Sul que, mais do que distribuir roupas para que as pessoas se aqueçam no inverno, busca auxiliar no processo de reconstrução da autoestima dessas pessoas que vão poder olhar e escolher o que precisam uma experiência de loja. Para tal, as peças serão colocadas em cabides, mesas e araras e cada roupa será escolhida pelas pessoas beneficiadas por ordem de chegada. Uma das integrantes do grupo da organização, Luciane Silva, conta que todos voluntários que tem um objetivo comum que é o de ajudar o próximo, e várias empresas também aderiram ao projeto tornando-se pontos de recolhimento dos donativos.

“O projeto Street Store em Bagé está virando um movimento, que está mobilizando as pessoas a contribuírem de uma forma diferente”, destaca Luciane.

Paralelamente a distribuição de roupas e sapatos, serão disponibilizados outros serviços como a doação de sopão, um book fotográfico, cortes de cabelo e outros brindes para pessoas carentes dos bairros de Bagé. A iniciativa acontece dia 19 de julho das 11hs até às 16h30 na Praça de Esportes (se estiver chovendo, o evento será remarcado). Os interessados em colaborar podem procurar um dos pontos de coleta e fazer a sua doação.



Amanhã (dia 12) tem festa julina na Fitness Move Academia Feminina – a qual eu frequento – a partir das 14h. O evento é aberto às alunas e suas convidadas. Ah, os meninos também podem ir! Convites na recepção.

Dia 16, no teatro Santo Antônio, do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, acontece a Camerata Pampeana de Violões, recital de lançamento do projeto de extensão da Unipampa. O evento inicia às 20h. Para participar, basta doar um agasalho.

Dia 24 de julho tem o Prêmio Distinção Empresarial. Promoção da Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBa, que também dará posse, oficialmente, ao seu novo presidente, Lindonor Peruzzo Junior. O evento vai acontecer no Clube Comercial.

Dica: Eu não moro em Dom Pedrito, mas se morasse ou se visitasse a cidade com mais frequência, certamente degustaria as delícias do Restaurante Cumbuca. Se só ao acessar a fan page do empreendimento no Facebook já dá água na boca, imagina ao provar! Imperdível! Aos da cidade, valorizem essa caprichosa gastronomia e, aos que assim como eu não residem lá, quando por Dom Pedrito passarem, não deixem de conferir!

Na próxima sexta-feira, dia 17, minha grande amiga, a pedritense Kellen Pohlmann faz aniversário, e vai comemorar em grande estilo, na hermosa Buenos Aires. De férias do trabalho (ela é publicitária na Agência Escala, em Porto Alegre), ela e um grupo de amigos vão festejar em dobro a ocasião. Amiga, boa viagem e, desde já, um feliz aniversário!

Renata Meirelles (minha super nutricionista) com sua afilhada Helena. A pequena, que é filha de Josiane de Oliveira, comemorou seu primeiro aninho no dia 27, no salão de festas Fuzarca. Familiares e amigos de Bagé e Pinheiro Machado prestigiaram a festa

Quem também comemorou seu primeiro aninho no dia 27 foi o pequeno Otávio, filho de Liane e Dionatan. A festa, que aconteceu no salão de festas do Jardim do Castelo, contou com os clics de Adilson Roccini

Minha queridíssima Marcia Duro Mello esteve em Canela, no dia 19, para receber a Comenda Cultural, bem como para julgar os concursos Miss e Mister América Internacional e Miss Plus Size Internacional. Na foto ela está acompanhada de seu esposo, Cleodomar de Quadros Mello

O mais novo Governador do Distrito 4780 do Rotary, o bageense Paulo Prates Filho, e sua esposa Saionara. O casal tomou posse no dia 04, numa bela cerimônia no Clube Comercial em Bagé

Sem desperdício!
Nem sempre quando terminamos uma refeição consumimos todos os alimentos preparados. Nesses casos, com criatividade é possível reutilizar o que sobrou das refeições fazendo receitas saborosas e simples, além disso, essa prática é uma grande aliada para quem quer economizar nos gastos e demostrar responsabilidade contra o desperdício de alimentos.

Arroz de forno cremoso

Ingredientes:
1 lata de creme de leite
2 gemas
Cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino
4 xícaras (chá) de arroz cozido
200 g de presunto cortado em tirinhas
6 cubinhos de queijo cortados
Margarina para untar
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Misture batendo com um garfo as gemas, o creme de leite, o sal, a pimenta do reino e a cebolinha. Em um refratário untado coloque uma camada do arroz já cozido. Despeje a mistura e coloque tiras de presunto e queijo. Repita o mesmo procedimento para outras camadas. Finalize polvilhando o queijo ralado por cima. Leve ao forno para aquecer, derreter o queijo e gratinar.

Torta de legumes

Ingredientes:
Massa
1,5 litros de leite integral
½ copo de óleo de soja
3 ovos
18 colheres de sopa de farinha de trigo
Quanto baste de manteiga e farinha para untar a forma
Sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio
2 latas de milho verde
3 colheres de sopa de requeijão
2 latas de atum
2 latas de ervilha

Modo de Preparo:
Para começar a massa da torta de legumes bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Para o recheio, misture todos os ingredientes em uma travessa. Para montar unte uma assadeira retangular com manteiga e farinha de trigo. A seguir forre a com metade da massa e depois adicione o recheio. Complete com o resto da massa até chegar próximo da borda. Despeje queijo ralado e azeitonas por cima para decorar. Asse a mistura em forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que fique dourada.

Salada Cesar

Ingredientes:
1 alface americana lavada
1 tomate cortado
1 peito de frango grelhado e cortado em tiras
1 xícara de parmesão ralado
2 xícaras de croutons crocantes
1 colher de sopa de óleo
½ xícara de azeite
1 gema
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda
½ xícara de suco de limão

Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o óleo, o azeite, a gema, os alhos picados, a maionese, a mostarda e o limão. Misture muito bem, esse será o molho da salada. Em uma tigela grande, coloque a alface já lavada, despeje o molho e salpique com os croutons prontos. A salada está pronta.

Kids e Teens

 Os irmãos Matheus e Cecília Lehr Pegoraro de seis e de um ano, respectivamente. Eles são de Dom Pedrito

Com três meses, o colorado Antony Peixe de Souza. Ele é filho de Elenice da Silva Peixe
Atividade
É tempo de férias. De aproveitar e relaxar. Então, entrando no clima do descanso, pinte o desenho bem bonito.

Muitas novidades e opções para curtir as férias
Jogos, brinquedos para colecionar e usar a imaginação são ótimos para aproveitar o tempo livre



As férias de julho, acompanhada do frio do inverno, é uma excelente oportunidade para estar em casa e desfrutar de bons momentos com brinquedos novos, que proporcionam lazer, diversão, entretenimento e até conhecimento. Pensando neste período de recesso escolar, em que as crianças e jovens tem mais tempo livre, a loja de brinquedos Nova Era de Bagé está realizando mais uma edição da sua já tradicional promoção “Férias Malucas” com descontos especiais em vários setores da loja. E, para quem já está pensando no retorno para a rotina escolar e precisa renovar o material, a loja está com 50% de desconto na linha de mochilas, lancheiras e estojos e, mais, descontos de 20% na linha de cadernos e cadernetas, além dos kits de material escolar com preço especial.

Ao mesmo tempo, vários brinquedos da loja estão com preços diferenciados. E, como é inverno, tempo de se proteger do frio, a loja está realizando liquidação na linha de pantufas, com opções e preços especiais para bebês, crianças, adolescentes e adultos.

Novidades
Entre os lançamentos que são sucessos na Nova Era, as linhas Shopkins e Amigami estão entre as preferidas das crianças. Os brinquedos Shopkins são miniaturas da vários produtos que vêm acompanhados de carrinhos de supermercados e outros para colecionar. Já os Amigami são papeis e adesivos para exercitar a imaginação e criar vários origamis diferentes e completar os amigos.

Inscrições para o 16º Congresso Internacional da Gestão estão abertas
Evento referência mundial nas áreas da qualidade e gestão será realizado nos dias 16 e 17 de julho em Porto Alegre
Os interessados em participar 16° Congresso Internacional da Gestão – evento referência mundial nas áreas da qualidade e gestão – já podem realizar suas inscrições no Congresso, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), através do site www.portalqualidade.com/pgqp clicando no banner do evento. Com o tema Conexão Qualidade - o resultado da evolução continuada, o Congresso levará a Porto Alegre o presidente da Barrett Values Centre, Richard Barret, e o presidente da Schargel Consulting Group, Franklin Schargel, entre outros nomes internacionais e nacionais. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho na FIERGS. O encontro contará com palestras de renome nacionais e internacionais, que abordarão o tema, propondo avanços para a sociedade e discutindo formas de melhorar a qualidade de vida do cidadão. No dia 17 de julho, à noite, também será realizada a entrega do 20º Prêmio Qualidade RS (PQRS), o grande momento de reconhecimento às organizações que se destacam em suas práticas e resultados na qualidade da Gestão. A premiação será entregue, juntamente com a 5ª edição do Prêmio Inovação PGQP. O PQRS é reconhecido como o Oscar da Qualidade por sua credibilidade e critérios rigorosos de avaliação.

Lã e artesanato unidos ao design
Vivências e influências do cotidiano da Campanha são a inspiração para as peças

Fotos:Nilton Santolin/Especial

Da memória afetiva que tinha da infância, a designer Eulália Anselmo elaborou seus primeiros produtos de artesanato tendo a lã natural de ovelha como matéria prima. Da parceria com um grupo de artesãs da região de Bagé surgiram as primeiras peças e, que hoje, compõem uma variada coleção que valoriza os aspectos regionais e as coisas naturais como uma forma de, também, promover o desenvolvimento do artesanato local.

“De minha infância, em Pedras Altas, na Estância de meu avô Vavá e de minha avó Flora, ele criador de ovelhas, ela nos ensinando as “lidas da Campanha” como cardar, fiar, tecer, tricotar, crochetar, aliado a um processo criativo que foi rompendo barreiras e buscando a essência das coisas que devem ser preservadas para que nós humanos tenhamos uma vida conectada com nossa história, com o ambiente natural e construído, com os outros, conosco mesmos e com Deus, e a partir do encontro com mulheres artesãs que com alegria acolheram minhas ideias e que hoje são as mãos abençoadas que materializam meu trabalho, estamos recomeçando de forma simples, com apenas alguns produtos, mas com muito amor”, explica Eulália.

As peças das linhas Bichos, Casa, Corpo, Jogos, Natal e Sacra, são produzidas de forma totalmente artesanais, com lã de ovelha 100% natural em 3 tons naturais de lã: Cru, Chocolate e Crioulo e, agora estão disponíveis no atelier da designer ou na sua loja virtual.

Sucesso no 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Importantes palestrantes do setor rural estiveram reunidos em Bagé para debater a lavoura de soja

Palestras, painéis e oficinas técnicas fizeram parte da 2ª edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha e consolidaram o evento como uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e experiências sobre a lavoura de soja, atraindo grande público e renomados palestrantes do setor rural. Já na noite de abertura, 06, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ernani Polo, estiveram presentes fazendo suas falas aos participantes e demonstrando o potencial da soja para o desenvolvimento econômico e social da região como uma lavoura de complemento à lavoura de arroz e a pecuária de corte e leiteira. Antônio da Luz palestrou sobre os desafios da competitividade do agronegócio brasileiro e Roberto Rodrigues falou sobre o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo. Após, Ernani Polo foi o mediador dos painéis de debate.

Na terça-feira, dia 07, a programação teve às 8h30 com as explanações de importantes nomes do setor como Lucas Navarini, Aníbal de Moraes, Vlamir Brandalizze, Mauro Braga e Dirceu Gassen. E, o último dia do 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha foi dedicado a realização de oficinas técnicas promovidas pelas empresas patrocinadoras do evento e que foram uma oportunidade de conhecimento sobre as novidades e preparo de mão de obra para o setor.

O 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha foi uma realização da Associação e Sindicato Rural de Bagé e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS.