Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2016

Caderno Pampa :: 30 de janeiro de 2016 :: Edição 352



É verão, férias, época de aproveitar a praia, a piscina ou outras opções que, além de divertir, ajudam a refrescar. Mas, a imprudência e falta de cuidado de muitos banhistas tem lotado os noticiários com relatos sobre pessoas que perderam a vida afogadas em diversos locais do Rio Grande do Sul. Nem os alertas constantes, e os pedidos de cautela e atenção na água, tem ajudado a evitar esses acidentes, que transformam momentos de lazer e diversão em dor e sofrimento. Por isso, nesta edição do Caderno Pampa, a última antes do feriado de carnaval, quando muitas pessoas viajam para aproveitar os dias de descanso, nos unimos ao coro daqueles que buscam levar informação e conhecimento capazes de evitar tragédias. Apresentamos algumas sugestões simples, mas que podem ser a diferença para ajudar a prevenir afogamentos de adultos e crianças. E, desejamos que todos nós possamos aproveitar o restante do verão com entusiasmo, mas sem esquecer, da prudência.

E, como já falamos, esta é a edição do Caderno Pampa que antecede o carnaval, então não poderíamos perder a oportunidade de dividir com os nossos leitores algumas opções de moda, e maquiagem para quem vai curtir o carnaval de rua. Separamos algumas sugestões bem bacanas e simples para curtir o carnaval com muito estilo e bom gosto. Ainda dá tempo de se inspirar, aproveitar as dicas e pular carnaval.

Atendimento oftalmológico ampliado para a 7ª CRS
Pacientes da região de Pelotas serão atendidos através do SUS na Santa Casa de Caridade de Bagé

Médicos e representantes das 7ª e 3ª CRS reuniram-se em um almoço festivo que marcou o início do convênio

Após 10 anos atuando no atendimento oftalmológico da região da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o serviço coordenado pelos médicos Marcelo e Ricardo Teixeira, passará a atender também a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende a região de Pelotas. O novo convênio foi firmado entre as coordenadorias regionais de Saúde de Bagé e Pelotas, Santa Casa de Caridade de Bagé e Centro de Cirurgia Ocular e Laser. Com isso, o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Caridade de Bagé, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecerá procedimentos como cirurgias de catarata, glaucoma, diabetes ocular a laser, microcirurgias para doenças de retina e exames de alta complexidade, para pacientes da região de Bagé e Pelotas. Para atender o aumento da demanda de pacientes, o número de médicos atuando no serviço foi ampliado de três para seis.
“Continuaremos atendendo toda a demanda regional e ampliamos nosso quadro clinico e estrutura para receber os novos pacientes. Com isso, ganhamos em mais agilidade e qualidade nos atendimentos”, explica o médico Marcelo Teixeira.
O início das atividades do convênio foi marcado por um almoço festivo realizado no dia 12 de janeiro com a presença de representantes do Coordenador de Saúde de Bagé, Daltro Paiva, das Secretárias de Saúde de Bagé, Daniele Campani, de Pelotas, Arita Bergmann, da provedora da Santa Casa de Caridade de Bagé, Cledinara Salazar e representantes do Centro de Cirurgia Ocular e Laser.

Associação Rural de Bagé confirma a data da 37ª Semana Crioula
Os preparativos para a 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé iniciaram pela definição da data da feira: dias 17 e 20 de março. Este ano, a festa vai contar apenas com as provas campeiras, rédeas, tiro de laço e gineteada, e a programação de shows. Esquila a martelo, concursos artísticos, culinária campeira, e desfile, não serão realizados. O motivo, explicou o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, é a escassez de recursos. “Apesar das dificuldades, vamos ter a Semana Crioula. Porém, as atividades de fomento a cultura gaúcha, infelizmente, não serão realizadas, pois estas eram custeadas pela entidade, uma vez que as inscrições sempre foram gratuitas. Portanto, materemos apenas as tradicionais provas campeiras”, disse Moglia.
O coordenador geral do evento este ano, Eduardo Moglia Suñé, frisa a importância dos participantes estarem com todos os atestados sanitários e GTA (Guia de Trânsito Animal) dos animais em dia, muito especialmente, em virtude da decorrência de casos de Mormo no Estado. “A Inspetoria Veterinária vai acompanhar o ingresso dos animais no evento, e aqueles proprietários que não estiverem em dia com os atestados, não poderão participar, por isso, é muito importante que se informem e garantam sua presença numa das festas campeiras mais relevantes do Rio Grande do Sul”, ressalta.

Evitando afogamentos 
Aumento no número de casos de afogamentos alerta para a importância da conscientização sobre os perigos da imprudência na água

Nos períodos das férias de verão, as praias, lagoas, clubes, balneários e cachoeiras são os divertimentos mais procurados. Por isso, é bom estar atento para alguns cuidados a serem tomados no sentido de se prevenir afogamentos. O ideal é, em primeiro lugar, procurar um local conhecido e onde exista sempre a presença de salva-vidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, mas outros cuidados podem ser fundamentais e ajudam também a evitar problemas.

Reduzindo sua própria chance de se afogar
Tenha sempre em mente que os únicos locais possíveis de serem utilizados como área de banho são aqueles que contam com a presença de salva-vidas. Saber nadar também é um fator importante, mas é preciso ter certeza quando as suas capacidades de natação e, em casos contrários, matricular-se em aulas pode ser uma boa alternativa. O uso de coletes salva-vidas e outros meios de flutuação ajudam na segurança por manterem quem está vestindo boiando na água, mas fique atento com boias de braço ou outros equipamentos projetados para o entretenimento. Evite correntezas fortes e, se sentir que está perdendo o controle, nunca entre em desespero.

Reduzindo os riscos para as crianças
Nunca deixe crianças nadarem sem a supervisão de um adulto, não importa se estão na praia, na piscina de casa, numa piscina pública ou na casa de um amigo. Mesmo crianças pequenas que tenham feito aulas de natação, podem ser mais vulneráveis do que crianças mais velhas que não tenha feito, por isso a supervisão é chave para manter seus filhos seguros até que sejam banhistas maduros e responsáveis. Faça com que sua piscina fique inacessível: mantenha as piscinas no nível do chão cercadas. Use um cercadinho, correntes ou qualquer outro material de cercar resistente, para formar uma barreira protetora em volta da sua piscina; retire as escadas no caso de piscinas acima do chão; se possível, use uma cobertura ou tampa para a sua piscina. Nunca deixe os brinquedos da piscina jogados já que as crianças são menos propensas a quererem nadar sem supervisão, se elas não forem constantemente lembradas de que elas têm brinquedos divertidos e coloridos a sua disposição.

Dicas gerais
Lembre-se: todo ambiente aquático requer cuidado. A principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva, então seja prudente e não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.  Em água doce ou salgada, procure locais rasos e sem correnteza. Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.

Cor e animação para pular carnaval
Criar fantasias novas e investir em uma boa maquiagem ajudam a entrar no clima da folia e curtir o carnaval
O carnaval é reservado à folia e diversão, e muitos querem, além de brincar, vestir uma fantasia bonita. Para este caso, basta ver algumas fotos, se inspirar e, com um pouco de criatividade, compor um look ou mesmo uma fantasia de carnaval e se divertir à vontade. Vale a pena investir também em uma boa e colorida maquiagem.

Reaproveitar
Usar peças do próprio armário e montar uma fantasia inspirada em personagens do cinema e da televisão é sempre uma boa alternativa. Opções de fantasias como de marinheiro, pirata, mágico, colegial, roqueiro ou reggae, baiana, jogador de futebol, ou inspirada em personagens como a Minnie ou o Mickey, o Rabo, os Smurf, as princesas da Disney e muitos outros, também são opções fáceis. Uma rápida busca na internet também ajuda a inspirar e sugere várias opções.

Customizar
Muitos blocos costumam ter seus abadás, que podem ganhar vida nova se bem customizados. Uma boa sugestão é cortar de uma costura a outra do decote e usar apliques com rendas, pedraria, plumas e muito brilho para incrementar a peça. Só não vale recortar o nome do camarote ou bloco, o que pode impedir você de curtir a festa. Os abadás com apliques nos ombros, sejam de plumas ou franjas, bem estilo Lady Gaga também enriquece o visual. Outras sugestões é transformar o abadá em biquíni, maiô, vestido, top, tomara que caia, frente única, camiseta ou, ainda, investir nos acessórios como os maxicolares no pescoço, um mix de pulseiras e adereços na cabeça.

Make
A maquiagem de carnaval não tem nada de complicado, basta que seja colorida, alegre e, principalmente certa para garantir que ela não escorra ou borre durante a festa. O primeiro passo é definir que estilo de maquiagem você deseja: opções com glitter, cores vibrantes ou que combinem com a sua fantasia são boas sugestões para pular o carnaval. Vale também usar lantejoulas, apliques nos silhos e, até as mais elaboradas que imitam máscaras de carnaval, tudo vai depender da sua habilidade com os pincéis e criatividade. Ou se preferir pode dar ênfase aos lábios fazendo desenhos divertidos ou mesmo uma boca sex com glitter ou purpurina.



Sobre o Chile: Conforme havia dito a vocês no primeiro Pampa Vip do ano, estive visitando o Chile. Viagem de uma semana que fiz na companhia da minha amiga pedritense, Kellen Pohlmann. Paisagens e experiência incríveis. Lugares e energia que jamais sairão das minhas lembranças. De todo o passeio, elegi o pôr do sol na Sky Costanera, a ida ao Embalse El Yeso, no Cajón del Maipo (Cordilheira dos Andes) e a estadia no hostel como os mais bacanas. A Sky Costanera foi inaugurada o ano passado. Uma torre de mais de 300 metros de altura, de onde pode-se ver as mais belas formas de Santiago, e, é claro, o pôr do sol de emudecer qualquer espectador, que lá acontece por volta das 21h30. O Cajón del Maipo é indescritível, bem como a energia do lugar. Subir às montanhas já vale toda a viagem. E o hostel, porque o elegi? Porque foi minha primeira experiência nesse tipo de hospedagem. Conhecer e dividir o mesmo espaço com pessoas do mundo inteiro, não tem preço. Falar outras línguas, saber mais sobre seus hábitos, cultura e muitas outras trocas, realmente foi muito bacana. Além das lembraças da viagem, trouxe comigo também a certeza que muitas outras farei, porque, certamente, este foi um dos melhores investimentos da minha vida, até o momento!

Hoje, dia 30, tem almoço harmonizado na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, com todo o charme da Vindima. Eu confirmei presença, e pela primeira vez, vou saborear e degustar as maravilhas oferecidas pela família Pötter em seus prestigiados eventos.

Amanhã é o último dia da 32ª Feovelha, que acontece em Pinheiro Machado. Faz teu chimarrão, aparece por lá, e confere as atrações da feira e festa Estadual da ovelha. Fica a dica!

Orgulho dos bageenses esse casal! Tom Peres e Maya Rodrigues têm trabalhado muito pelo teatro em Porto Alegre. Recentemente, os atores estiveram no espetáculo “Dona flor e seus dois maridos”, no belíssimo Theatro São Pedro. Parabéns e muito sucesso aos dois! Continuem nos orgulhando! No clic, Tom, à direita, interpretando Dr. Teodoro Madureira


Maya Rodrigues no papel de Norminha


Eu e Kellen num dos muitos passeios que fizemos pelo Chile. Vinícola Concha y Toro. Para quem aprecia um bom vinho, esta é uma das visitas indispensáveis por lá


Na 8ª Agrovino, em Bagé, a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal, Cleusa Piegas, e o professor José Flávio Duarte Madeira, durante o lançamento de sua publicação “45 anos juntos à ovinocultura”


O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, lançou, oficialmente, durante o evento, a primeira revista institucional da entidade ruralista, “Revista Rural”, que traz informações sobre os eventos promovidos pela associação no ano de 2015, bem como entrevistas, artigos técnicos e outros temas de interesse dos produtores rurais

O carnaval é um dos feriados preferidos do brasileiro. Hora de curtir a folia ou aproveitar o feriado para descansar. De uma forma, ou de outra, a alimentação neste período é fundamental e para suprir as necessidades do organismo. Invista em alimentos leves, muita hidratação e em receitas que aliam sabor e praticidade.

 Sanduíche de carne e queijo

Ingredientes:
1,8 a 2 kg de carne (coxão duro, alcatra, filet)
1 cebola grande picadinha
1 pimentão vermelho picadinho
5 colheres (sopa) de azeite
1 maço de coentro
1/3 de xícara de cebolinha
3 colheres (sopa) de shoyo
1 cubinho de caldo de carne
Azeitonas picadas a gosto
1 xícara de molho de tomate
Pimenta do reino, alho e sal a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços grandes. Coloque a carne na panela de pressão e cubra-a com água até que toda a carne esteja coberta. Leve a panela ao fogo e quando começar a pegar pressão conte aproximadamente 1 hora para desligar o fogo. Retire a pressão da panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo. Reserve a carne desfiada e a água do cozimento da carne. Em seguida, doure a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola e o alho estiverem bem douradinhos, adicione o pimentão, o coentro, a cebolinha, a carne e mexa tudo. Depois vá colocando os demais ingredientes e corrija o sal. Deixe a carne apurar no fogo por cerca de 20 minutos. Faça sanduíches usando pães franceses e queijo.

Dadinhos de tapioca

Ingredientes:
250g de tapioca granulada
250g de queijo de coalho
500 ml de leite quente
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar.

Salpicão de frango

Ingredientes:
1 peito de frango
2 cenouras cruas e raladas
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
1 vidro de palmito
2 maçãs sem casca cortadas em cubinho
Meio abacaxi
100g de uva-passa sem semente
100g de azeitonas
5 talos de salsão
1 cebola
1 vidro (500g) de maionese
1 pacote (200g) de batata-palha

Modo de preparo:
Cozinhe o frango e desfie. Coloque em um recipiente e adicione a cenoura ralada, milho, ervilha, palmito picadinho, maçã em cubinhos, abacaxi em cubinhos, uva-passa, azeitona picadinha, os talos de salsão picado e a cebola picada. Mexa bem e depois coloque a batata-palha. Mexa novamente e coloque a maionese. Decore com frutas ou só com batata-palha por cima.

Suco vermelho

Ingredientes:
Meia xícara de morangos
Meia pitanga
Meio rabanete
4 folhas de hortelã
200ml de água gelada

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes e bata no liquidificador.

Kids e Teens

A bageense Bruna Borges de 2 anos e 10 meses está curtindo as férias na praia do Cassino

 Muitos personagens e cor no material escolar 
As opções em mochilas, estojos, cadernos e vários outros itens escolares, prometem agradar desde as crianças até os universitários





Está na hora de começar a organizar o material escolar e iniciar os preparativos para a volta às aulas. Pensando nisso, a loja Nova Era se antecipou e está com a loja repleta de opções que agradam desde os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, até os universitários. São mochilas, estojos, lancheiras, cadernos, lápis, canetas e um mix completo de opções, que presam pela qualidade dos produtos. Outro destaque importante é que a equipe da Nova Era está apta a atender as necessidades de pais e filhos, com sugestões de listas de itens fundamentais para o uso em sala de aula.
Entre as promoções, destacam-se os cadernos com valores especiais e o Kit Promoção, quando na compra de uma mochila ou lancheira, mais um estojo e mais um caderno o cliente tem um desconto especial de 15%, podendo parcelar suas compras em até seis vezes, ou de 20% para compras a vista ou com pagamento em 30 dias. As agendas 2016 também está em promoção.
As novidades incluem variadas linhas dos personagens favoritos das crianças e bastante coloridas para os estudantes adolescentes e adultos. A linha de garrafas de água também está em destaque em função da importância das crianças e adolescentes manterem a hidratação em sala de aula, utilizando objetos pessoais e de fácil higienização.
A loja Nova Era, a partir de fevereiro, volta ao seu horário normal, abrindo nos sábados a tarde. O horário de atendimento da loja nos sábados é das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

Sicredi Fronteira Sul lança nova campanha
 Parte dos recursos captados pela poupança serão destinados aos hospitais da região

Reunião almoço reuniu lideranças regionais para apresentar a nova campanha
Ao comemorar seus 35 anos de fundação, a cooperativa Sicredi Fronteira Sul lançou uma campanha para captação de novos clientes de poupança, que além de sortear prêmios irá realizar doações de recursos financeiros para os hospitais localizados nos 11 municípios da área de atuação da cooperativa. Assim, todos os clientes que investirem na poupança do Sicredi Fronteira Sul estarão concorrendo a 12 motos, 12 bicicletas, 12 notebooks, 12 smartphones e 24 TV’S, e outros milhares de prêmios instantâneos através das raspadinhas, além de terem 0,20% do incremento da captação em poupança Sicredi, durante 2016, revertido para os hospitais da região. Os valores serão destinados para investimentos em infraestrutura, materiais ou equipamentos, beneficiando as comunidades atendidas.
O presidente da cooperativa, Geraldo Ott Filho, destacou a atuação da Sicredi como uma das vantagens de investir na cooperativa. "Os recursos em poupança são reinvestidos no mesmo local onde são captados, ajudando, assim, no desenvolvimento econômico e social da nossa região", explicou.

Atrações da XXXII Feovelha de Pinheiro Machado
 Feira tem programação até amanhã, dia 31
Julgamentos de raça, remates, atrações artísticas e culturais, oficinas técnicas, palestras, reuniões, concursos, comércio e boa gastronomia movimentam a programação da XXXII Feovelha que acontece de 27 a 31 de janeiro no Parque Charrua, reunindo o que há de melhor na ovinocultura do Rio Grande do Sul em Pinheiro Machado. Entre os destaques da Feira estão os shows do grupo Sonido del Alma Gaucha, que acontece hoje, e do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, que faz o encerramento da feira amanhã, dia 31.
“Vivemos hoje um mercado em franca expansão para a ovinocultura e, com isso, a expectativa para a Feovelha 2016 é de que realizaremos mais uma bela feira, com expressiva comercialização de animais e grande participação do público”, destaca Rossano Lazzarotto, presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado.

Tradição e qualidade em material escolar
A Plancópias está há 32 anos no mercado e a 13 é reconhecida pela comunidade como a principal no setor de papelaria e material escolar





Chegada a hora de preparar o inicio do ano letivo de 2016, as lojas Plancópias estão repletas de opções, novidades e bons preços, em cadernos, mochilas, lancheiras, canetas, lápis, papeis, estojos e completa linha de material escolar. As opções atendem as necessidades das crianças, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e, ainda, contam com itens também para os adolescentes e adultos. Outro diferencial da Plancópias é a qualidade dos produtos que oferece, além da infinita gama de opções, o que permite montar a lista completa de material escolar em um só local, com praticidade, agilidade e bom atendimento.
Os empresários Renê e Rosane Isoppo destacam que, por terem iniciado com antecedência a preparação do seu estoque para a volta às aulas, os preços dos produtos mantiveram-se praticamente iguais aos de 2015.
“Começamos a contatar as fábricas e fornecedores em junho e julho de 2015 e, com isso, estamos trabalhando agora com praticamente os mesmos preços do ano passado, o que é uma grande vantagem para os nossos clientes, que terão bons preços e condições de pagamento especiais para preparar o material escolar dos filhos”, lembra Renê.
As três lojas Plancópias contam com ar-condicionado e, a nova loja da Rua Arthur Lopes nº 29, com estacionamento próprio. Os clientes poderão parcelas suas compras em até 10vezes nos principais cartões de crédito.

Gráfica Expressa

Para 2016, todo o parque gráfico da Plancópias foi renovado, apresentando soluções em impressão de qualidade, com rapidez e bons preços com equipamentos de última geração. Com isso, as lojas estão preparadas para realizar todo o tipo de impressão a laser e com plotter.

sábado, 9 de janeiro de 2016

Caderno Pampa :: 09 de janeiro de 2016 :: Edição 351



Vamos começar o ano com o pé direito, pensando em coisas boas e organizando nossa vida para um ano de muitas realizações, tranquilidade e estabilidade. Então, nada melhor do que começar a cuidar do corpo e das finanças, dos assuntos que causam bastante preocupação e que merecem atenção, principalmente em se tratando de um mês como janeiro, quando costumamos estar enfrentando o pagamento de diversos impostos e contas adicionais e, ainda, convivemos com a consciência pesada por ter exagerado na comida e bebida nas festas de final de ano. Porém, nada melhor do que um período do ano marcado pelo recomeço, para reorganizar a vida e recomeçar muito bem. Buscamos alguns especialistas, com boas sugestões que podem inspirar e ajudar quem precisa de um empurrãozinho extra para iniciar 2016 com tudo em ordem e pronto para um grande ano.

Também nesta edição, duas importantes Feiras de Ovinos da Região: Sant’Ana do Livramento e Pinheiro Machado, com a sua Feovelha. Duas feiras de intensa movimentação de negócios, diversificada programação e que reforçam o potencial da ovinocultura, que vive um momento de valorização tanto da carne de cordeiro como da lã. Para quem é do setor, boas oportunidades de negócio e, para quem não é, uma oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido e prestigiar o homem do campo, que tanto trabalha e se empenha para a manutenção da nossa economia.

Sant’Ana do Livramento prepara a Feira de Ovinos de Verão 2016
Programação acontece entre 07 de janeiro a 04 de fevereiro de 2016 no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho

Foto: Patrícia Custódio Nunes/Agência Megafone/Especial

A 38ª Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento celebrará em 2016, os bons resultados do mercado e a força do rebanho da cidade através de julgamentos e leilões de animais de diversas raças durante a programação oficial do evento que ocorre de 07 de janeiro a 04 de fevereiro no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho. Durante a feira, uma intensa agenda de remates movimentará o Parque da Rural de Livramento a fim de evidenciar a qualidade da carne, das lãs e das raças provenientes dos campos santanenses. A 38ª Expofeira de Ovinos de Verão terá a presença de oito cabanhas que colocarão em pista animais das raças Ideal, Corriedale, Texel, Poll Dorset, Île de France, Merino Australiano e Merino Dohne.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Cláudio Andrade, aponta que eventos como este auxiliam o progresso da economia rural: “Encerramos a última Expofeira com o resultado de R$ 1.400.000,00 em vendas durante os remates, para 2016 projetamos um aumento significativo neste valor devido à qualidade genética que tornou o rebanho santanense reconhecido além de nossas fronteiras. Outro ponto que nos faz apostar neste tipo de evento é a oportunidade de propagar o trabalho que os estabelecimentos rurais  vêm realizando, o que, além de fortificar o agronegócio, também gera empregos e mostra que o sucesso no campo é viável”, destaca Andrade.

Opções para desfrutar no verão
Clubes de piscina, com opções de lazer e diversão para toda a família, são uma boa alternativa para aproveitar o verão
As altas temperaturas e os dias mais longos do verão proporcionam boas alternativas de lazer e diversão com os amigos e em família. Exemplo são os clubes sociais que oferecem completa infraestrutura, com segurança e boas opções para desfrutar do verão. Em Bagé, desde o início de dezembro, os principais clubes já iniciaram a suas temporadas.

O Cesarino Espaço Recreativo funciona de domingo a domingo, podendo ser frequentado a partir da compra de convites individuais para uma diária. O local conta com mais de 40 churrasqueiras, duas piscinas com toboágua, sala de jogos e diversas outras atrações. Outra opção é a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Bagé está com a sua temporada de verão aberta, recebendo o público de terça à domingo das 9h às 21h. A estrutura da AABB conta com duas piscinas, sendo uma adulta e uma infantil, bar, playgrond, áreas com churrasqueiras, campo de futebol e sala de jogos (pebolim, tênis de mesa, mini-sinuca). Os clubes Caixeiral, Cantegril e Tênis também estão com temporada de piscinas aberta para seus sócios e oferecem estrutura com sala de jogos e opções para a prática de esportes.
Em Dom Pedrito, os dois clubes sociais, o Dom Pedrito Country Clube e o Clube Comercial de Dom Pedrito estão com as temporadas de piscinas abertas aos sócios. Em Livramento, o Clube Caixeiral também já está com a temporada de piscinas aberta e oferece ampla estrutura aos seus sócios.

Para começar bem o ano

Colocar a saúde e as finanças em dia pode ser uma bela maneira de começar bem em 2016

Embora o ideal seja sempre evitar os excessos, a nutricionista Ana Paula tem algumas dicas para retomar a boa alimentação

No assunto finanças, o economista Eduardo alerta para a importância da organização financeira o ano todo 
Foto: Leko Machado/Especial

Sempre que um novo ano começa, vemos nossas esperanças e expectativas renovadas. Afinal, estamos vivendo um período de renovação, recomeço e perfeito para quem deseja um impulso especial para começar bem e, assim, atingir todas as metas e objetivos estipulados para o ano. E, embora, seja importante pensar e organizar os mais diversos aspectos da vida, dois em especial são fundamentais para iniciar bem um novo ciclo: a saúde e as finanças. Principalmente porque após o período de festas de Natal e Réveillon, muitos costumam acumular dívidas e problemas de saúde, especialmente de nutrição, pelos exageros realizados. Mas, calma, se você abusou da comida e bebida e gastou demais, saiba que ainda há como se reorganizar e começar bem o ano.

No assunto saúde e alimentação, a Nutricionista Ana Paula Rocha Nicoloso, alerta que o ideal é sempre manter-se longe dos exageros. E, com agora, as festas de final de ano já passaram, é hora de começar a ter mais atenção com a saúde e alimentação. O primeiro passo é fugir das preparações industrializadas, congeladas, dos embutidos e enlatados, que são ricos em produtos químicos e sódio. Excesso de pães, massas, ricos em glúten e açúcares também são um problema. E, o querido e amado churrasco dos gaúchos, também precisa de moderação.

“Sempre aconselho os meus pacientes a não abandonarem o ritual do churrasco, mas que o complementem com saladas de folhas verdes, vegetais e frutas, que ajudarão a balancear a refeição. O consumo de bebidas alcóolicas também é um problema, principalmente quando em excesso, em função de que estes produtos aumentam o estresse, acarretando em mudanças intensivas e extensivas no organismo, com o desgaste de microminerais ou micronutrientes, a distonia neurovegetativa, o mau balanceamento energético, o excesso de radicais livres circulando pelo sangue, a redução de oxigenação dos tecidos, a acidificação geral e, por fim, a intoxicação do organismo”, alerta Ana Paula.

O ideal, então, agora é apostar em alimentos que ajudem a desintoxicar o organismo. Ana Paula sugere o consumo do missô, uma proteína de soja que é altamente desintoxicante, fonte de enzimas, vitamina B12 e proteínas e que auxiliam na digestão.
“Na tradição japonesa, missô é sinônimo de saúde e longevidade. Por ser fermentado longamente (no mínimo um ano, diz a receita clássica) tem uma grande quantidade de enzimas que contribuem decisivamente para a digestão da comida e eliminação dos resíduos. Não há uma regra padrão de cardápio para resolver os problemas causados pela comida e bebida em excesso, mas uma dieta rica em arroz integral, frutas da estação, verduras e legumes puros, raízes, missô, combinações de sucos e principalmente a água, constitui um método alimentar seguro e saudável pós exageros alimentares”, explica.

Receita de suco detoxificante – Receita Ana Paula Rocha Nicoloso
Bata no liquidificador 1 maçã pequena, uma folha de couve, meio inhame, quatro folhas de hortelã, o suco de um limão, 200 ml de água e gelo a vontade. Consuma imediatamente.
Outra boa dica é o consumo de água saborizada, que são altamente hidratantes, ricas em antioxidantes e minerais. Elas podem ser feitas com várias especiarias e ervas, como canela, gengibre, alecrim, hortelã e frutas limão, laranja, morangos.

Finanças
Colocar a vida financeira em dia e, mantê-la equilibrada, deveria ser uma tarefa diária, mas se as coisas não vão bem, nada melhor do que aproveitar o clima de renovação proporcionado pelo começo de um novo ano para entrar na linha e aproveitar um 2016 mais estável. O Economista Educado Mauch Palmeira destaca que o primeiro passo é elaborar um planejamento de curto e médio prazo para, após, um de longo prazo. Isto ajudará a ter metas, ficando mais fácil atingir os objetivos. Elabore também um fundo de reserva ou uma poupança, que podem ser importantes em momentos de dificuldades.
“Transforme o seu dinheiro em um importante aliado, para você e sua família. Faz parte da educação realizar um planejamento financeiro. Para esse processo dar certo devemos dividi-lo em quatro partes principais: orçamento pessoal e familiar, dívidas, sonhos e conquistas e poupança e investimentos”, destaca Palmeira.
Outra boa maneira de se organizar é usar da regra 60-30-10. O economista explica que neste modelo, 60% de tudo o que se ganha deve ser usado para os gastos essenciais, 30% para prioridades financeiras e despesas relacionadas a seu estilo de vida e 10% para quitar dívidas ou para poupar.

Dicas para organizar o dinheiro
1) Elimine suas dívidas. Antes de guardar dinheiro é importante eliminar suas dívidas.  Então, liste todas as suas dívidas, entre em contato com os credores para saber o valor atual da dívida, verifique o seu orçamento, veja se é possível para pagá-las à vista, faça sempre uma contraproposta com base nesse valor, calculando juros menores e um prazo mais longo de financiamento para que as parcelas caibam no bolso.
2) Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto e discuta a necessidade da compra com toda a família.
3) Programe os gastos. Lembre-se que no final do ano tem festas e com isto novos gastos, e logo após já começam os gastos do início do ano, que além de pagamento de impostos, compra de material escolar e matrícula, incluem despesas de férias, como viagens e passeios.
4) Prefira pagar à vista. Evite parcelamentos longos, pois o risco de ficar superendividado e inadimplência (não pagar dívidas no prazo) é maior.
5) Controle o carão de crédito. Evite gastos desnecessários.
6) Pesquise os preços. Tenha cuidado redobrado com descontos milagrosos. Pesquise para saber se está fazendo um bom negócio ao comprar um produto em uma liquidação, pois podemos comprar produtos que estão sendo descontinuados.



Seja bem vindo 2016! Vibrando, cheio de boas energias! Bem vindos, também, queridos (as) leitores e leitoras do nosso Pampa! Que o ano tenha começado muito bem para todos vocês, afinal, já estamos há nove dias do início de 2016. Certamente, alguns já retornaram ao trabalho e outros ainda permanecem nas merecidas férias. Eu mesmo, enquanto leem a coluna de hoje, me despeço do Chile, na companhia da minha amiga pedritense Kellen Pohlmann, depois de uma semana incrível, que compartilharei com vocês na próxima edição. Aguardem!

Hoje, em Porto Alegre, estreia a peça “Dona Flor e seus dois maridos”, que tem no elenco, nada mais, nada menos, que os bageenses Tom Peres e Maya Rodrigues; Tom que vai interpretar o Dr. Teodoro Madureira. O espetáculo acontece hoje, às 21h e amanhã (10), às 20h, no Theatro São Pedro. Quem estiver por lá não pode perder essa grande obra de Jorge Amado, e, sobretudo, prestigiar os talentos da terra.

Lembro que, nessa terça-feira, dia 12, tem início a 8ª Agrovino, em Bagé, e dia 27, começa, em Pinheiro Machado, a 32ª Feovelha.


No Caminho de Santiago de Compostela, Luiza Corrêa Oliveira, que ao longo de sua temporada na Europa compartilhou belas imagens conosco, aqui no Pampa Vip


Emocionante foi a apresentação da Da Maya Orquestra Filarmônica, em seu concerto de Natal, que lotou o complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé, no dia 15 de dezembro. Clic Gisele Reiznautt


Em Sant’Ana do Livramento, Bere Borges ao lado de Nelson Cardoso e Gaúcho da Fronteira


No lançamento da 8ª Agrovino, em Bagé, parte da diretoria da Associação e Sindicato Rural, Cleber Carvalho, Cristina Maurente, o presidente, Rodrigo Moglia, Favorino Collares, e Elianinha Collares


Prestigiaram o evento, também, Jaque Teixeira e Cesar Giuliani


No clima das feiras de ovino da região e com a valorização do consumo de carne de cordeiro de qualidade, apresentamos hoje algumas sugestões para você experimentar o sabor da carne de cordeiro.

Paleta de ovelha assada

Ingredientes
1 paleta de ovelha com osso (aproximadamente 1/2 kg)
1/2 xícara (chá) de sal
Modo de preparo
Coloque a paleta no espeto, varando-a da parte fina para a grossa. Salgue-a com sal grosso. Em seguida, leve-a ao fogo em brasa a uma distância de 50 cm de altura do braseiro, virando sempre que necessário. Quando estiver pronta, bata o sal com uma faca ou use um espeto para tirar o excesso. Sirva em seguida.
Dica: O tempo estimado para que fique assada é de 45 minutos.

Quarto de ovelha no forno

Ingredientes
1 quarto de ovelha de capão ou cordeiro a gosto
Pimenta e sal a gosto
3 dentes de alho
Azeite de oliva a gosto
1 folha de louro
1 manjerona
100g de bacon em fatias
375ml de vinho branco seco
1kg de batata inglesa
150g de azeitonas pretas
Modo de preparo
Derrame o vinho sobre o quarto de ovelha. Amasse o alho e faça uma mistura tipo uma pasta com a pimenta e sal e passe sobre o quarto. Acrescente o restante dos temperos, o louro e a manjerona e deixe de molho na véspera.
No outro dia unte uma forma, coloque um pouco de água e a carne coberta com as fatias de bacon e leve ao forno. Vá regando com o azeite de oliva e o restante da marinada. O tempo de assar é de duas a três horas.
Dica: acompanha arroz branco e salada verde.

Ovelha ensopada

1kg de carré de cordeiro
5 tomates italianos
3 maçãs pequenas
3 cebolas médias
4 dentes de alho amassados
1 maço pequeno de salsinha picada
1 ramo de alecrim
8 folhas de manjericão
1,5 litros de água
1/2 xícara de óleo
5 batatas médias
Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela grande refogue o alho, frite o carneiro temperado com sal e pimenta, até ficar bem dourado. Corte os tomates na metade, as cebolas e a maçã sem sementes em 4 partes e as batatas em rodelas grossas. Acrescente a água e todos os outros ingredientes.  Cozinhe em fogo médio até a carne ficar bem macia, quase soltando do osso.
Dica: Sirva com arroz

Caçarola de carne de cordeiro
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
340g de cebola picada
680g de paleta de cordeiro cortada em cubos
1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de tomilho fresco
30g de manteiga
2 xícaras (480ml) de caldo de galinha ou caldo de cordeiro
Modo de preparo
Em uma panela, esquente o óleo em fogo médio. Refogue a cebola até que esteja macia e bem dourada. Tire a cebola da panela e deixe-a reservada. Nesta mesma panela, ponha a carne de cordeiro e doure-a (caso seja necessário, doure a carne em porções separadas). O cordeiro deve ficar com uma cor marrom escuro, e deve ficar no fogo durante 12 a 15 minutos.
Preaqueça o forno a 190 ºC. No fundo de uma forma refratária que meça 22 x33 cm, ponha a metade da quantidade da batata cortada em rodelas. Polvilhe as batatas com o sal e a pimenta. Por cima, arrume a carne de cordeiro e a cebola dourada. Polvilhe o tomilho e ponha mais sal e pimenta ao seu gosto. Cubra a torta com o restante da batata, se achar necessário acrescente mais sal. Espalhe 1 colher de manteiga sobre as batata e regue a torta com o caldo de galinha ou caldo de cordeiro. Asse a torta no forno preaquecido por 1 1/2 a 2 horas.

Kids e Teens

As irmãs Bruna e Jéssica Borges

Atividade
O verão é época de brincar, descansar e curtir, mas se em meio a tantas atividades você tiver uma folguinha, pode se divertir procurando os sete erros do desenho. E, ainda, pintar e deixar as imagens bem bonitas e coloridas.

Diversão para aproveitar as férias e o calor
As linhas de brinquedos para a praia e piscina contam com várias opções para animar as brincadeiras




Nada melhor no verão do que curtir as altas temperaturas na praia ou piscina e, para melhorar ainda mais a diversão, incrementando as opções de brincadeiras, a loja de brinquedos Nova Era está com um mix completo de opções ideais para brincar nesta época do ano. Os baldinhos de areia, as boias e todos os infláveis, os óculos de mergulho, as piscinas de diversos tamanhos, são algumas das opções disponíveis na loja que se preparou para oferecer diversas opções e incentivar para que crianças e adolescentes de todas as idades aproveitem o verão para se divertir e brincar ao ar livre.
E, para quem ainda vai viajar, a Nova Era conta com itens que possibilitam que os pais montem um kit especial de segurança e conforto para as crianças com espelho retrovisor para o carro e que auxilia o motorista a monitorar as crianças no banco de trás sem perder a atenção à estrada e organizador para os utensílios da criança que pode ser colocado atrás do banco do carro e, conta também, em alguns modelos, com case para o tablet, permitindo que as crianças assistam com conforto seus desenhos preferidos.

XXXII Feovelha de Pinheiro Machado
Programação acontece de 27 a 31 de janeiro no Parque Charrua


Fotos: Émerson Sabedra/Especial

Julgamentos de raça, concorridos remates, atrações artísticas e culturais, oficinas técnicas, palestras, reuniões, concursos, comércio e boa gastronomia movimentam a programação da XXXII Feovelha de Pinheiro Machado que acontece de 27 a 31 de janeiro no Parque Charrua, reunindo o que há de melhor na ovinocultura do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazzarotto, argumenta que a expectativa é boa para a feira, em função da valorização que a ovinocultura vive, tanto na comercialização de carne de qualidade, quanto da lã de ovelha. Sobre a programação, a diversificação de atrativos promete ser mais um diferencial da XXXII Feovelha e atrair o público.
“A ovinocultura enfrenta várias questões que atrapalham o seu desenvolvimento, porém os esforços conjuntos de diversos setores envolvidos com a ovinocultura, fez com que houvesse uma crescente curiosidade pelo consumo de ovinos de qualidade. Vivemos hoje um mercado em franca expansão e, com isso, a expectativa para a Feovelha 2016 é de que realizaremos mais uma bela feira, com expressiva comercialização de animais e grande participação do público”, destaca Lazzarotto.

A realização da XXXII Feovelha é do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), da Batalha Azeite de Oliva, da Emater/RS, da Cordeiro Cacimbinhas, do Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos, do Sebrae/RS, da Associação de Vitivinicultores do Extremo Sul (VITISUL), da Prefeitura de Pinheiro Machado, do Governo do Rio Grande do Sul e do Ministério da Cultura. Os patrocinadores da Feovelha são o Grupo Semil, a Massey Ferguson – Jorge Santos, o Sicredi, o Banco do Brasil, o Sistema Farsul, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Badesul Desenvolvimento, o Banrisul, a Corsan, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul e o Governo do Estado.

Programação Ovinos
27/01/2016 - Quarta-feira
Até às 18 h - Entrada de animais Corriedale a galpão e rústicos destinados a julgamento
Até às 18h - Entrada de ventres RGB, SO, RD, CG, cordeiros, capões e Rebanho Geral
28/01/2016 - Quinta-feira
Até às 12h - Entrada de animais Ideal a galpão e rústicos destinados a julgamento 08h - Julgamento de admissão da raça Corriedale
14h - Julgamento de classificação da Raça Corriedale
14h - Julgamento de admissão da Raça Ideal
29/01/2016 - Sexta-feira
Até às 12h - Entrada de animais das raças Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper, Karakul e Crioula, a Galpão e Rústicos destinados a julgamento
9h - Julgamento de Classificação da Raça Ideal
14h - Julgamento de admissão das raças Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper, Karakul e Crioula
30/01/2016 - Sábado
9h - Julgamento de classificação das raças Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper, Karakul e Crioula (raças sujeito a confirmação).
15h - Continuação do Julgamento de Classificação das raças Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper , Karakul e Crioula (raças sujeito a confirmação).
20h30 - Coquetel de entrega de prêmios Merino Australiano, Ideal e Corriedale no Sobrado

Programação de eventos paralelos
* Durante toda a programação estarão acontecendo a Feira Regional da Agroindústria Familiar, a Mostra dos tipos de lã e peças artesanais e a Feira de plantas bioativas e ornamentais, promovidas pela EMATER.
28/01/2016 - Quinta-feira
Até às 17h - Recepção e instalação dos artesãos no Pavilhão do Artesanato em Lã - EMATER
29/01/2016 - Sexta-feira
9h - Oficina “Cadastro Ambiental Rural – CAR” - SENAR-RS 
9h30min - Reunião da Governança do APL Ovinos e Turismo do Alto Camaquã
10h - BPA - Boas Práticas Agropecuárias – SENAR-RS – EMATER
10h30 - Reunião da Câmara Setorial da Olivicultura-RS
Até às 14h - Inscrições para concursos EMATER
14h - Prova Melhor dos Melhores 2016 (1 ano de doma s/revisão geração 2012) - NZSCCC
15h - BPA – Boas Práticas Agropecuárias – SENAR-RS - EMATER
16h - Oficina Qualidade da lã – EMATER
16h30 - VI Concurso de Artesanato em Couro - EMATER
17h - Gineteada – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
17h - Shows na Praça de Alimentação
17h - VI Concurso de Peles Curtidas – EMATER
17h30 - IX Concurso de Artesanato em Lã – EMATER
18h - Palestra da Agroindústria Familiar na Região SUL - EMATER
30/01/2016 - Sábado
8h - Inscrições para 1ª etapa do Campeonato Estadual Zona Sul de Moto Velocidade
9h - Oficina “Cadastro Ambiental Rural – CAR” – SENAR-RS
9h - Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos (Categoria Incentivo) - NZSCCC
9h30 - XI Concurso Municipal de Borregas de dois dentes – EMATER
10h - Reunião da 7ª Regional da Farsul – SENAR-RS
11h - Inauguração Oficial da XXXII Feovelha Entrega Troféu FEOVELHA
13h - “Churrascão” com a presença de autoridades 13h30min - Prova Melhor dos Melhores – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
14h - Treinos da 1ª etapa do Campeonato Estadual Zona Sul de Moto Velocidade
15h - Final da Prova Melhor dos Melhores 2016 - NZSCCC 16h - Tosquia Tally-hi – SENAR-RS - EMATER
16h30 - Premiação de Concursos e Destaques – EMATER
17h - Gineteada – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC 17h - Shows na Praça de Alimentação
20h - Desfile Temático de Confecções em Lã - EMATER
20h - Degustação de Vinhos e Carne de Cordeiro – Stand Vinovelha
31/01/2016 - Domingo
7h - Confirmação dos inscritos Zona Sul de Veloterra
9h - Oficina “Cadastro Ambiental Rural – CAR” – SENAR-RS
9h - Prova Potros de 21 dias – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
10h - Técnicas de Feltragem - EMATER
11h30 - Inicio da 1ª etapa do Campeonato Estadual Zona Sul de Moto Velocidade
14h - Final da Prova “Melhor dos Melhores” – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
14h30 - Métodos de Esquila Tally-hi e Martelo – SENAR-RS – EMATER
16h - Prova Potros de 21 Dias – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
17h - Final da Gineteada – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos - NZSCCC
17h - Shows na Praça de Alimentação
17h30 - Encerramento da 1ª etapa do Campeonato Estadual Zona Sul de Moto Velocidade

Agenda de remates
28/01/2016 - Quinta-feira
10h - Início dos Remates de Ventres RGB, SO, RD, CG, Cordeiros, Capões e Rebanho Geral - Pista “A”
29/01/2016 - Sexta-feira
20h30 - Remate “Premium” de Borregas PO Ideal e Corriedale – Pista SENAR-RS Remate de Coberturas Reprodutores Raça Ideal – Pista SENAR-RS
30/01/2016 - Sábado
15h - Remate da Raça Corriedale – Borregos e Carneiros PO, RGB e SO e Ventres PO – Pista “A”
15h - Remate da Raça Ideal – Borregos e Carneiros PO, RGB e SO e Ventres PO – Pista “B”
31/01/2016 - Domingo
14h - Remate raças Merino Australiano, Romney Marsh, Ile de France, Texel, Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper, Karakul e Crioula (raças sujeito a confirmação para comercialização) - Borregos e Carneiros PO, RGB e SO e Ventres PO – Pista “A”
14h - Remates das raças Merino Australiano e Crioula – Pista “B”