Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Caderno Pampa :: 27 de fevereiro de 2016 :: Edição 354


PRÓXIMO CADERNO PAMPA: 12 DE MARÇO


Nesta edição do Caderno Pampa estamos nos antecipando e abrindo espaço para falar das programações na região que marcarão o Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março. A ideia é dar visibilidade e espaço para que as mulheres saibam o que irá acontecer e possam participar das atividades em sua homenagem. E, além das programações citadas nesta edição do Caderno Pampa, algumas outras deverão ser anunciadas pelas prefeituras da região nos próximos dias, já que em muitos casos a agenda ainda está sendo organizada. Vale a pena ficar atenta e participar.
Também nesta edição, mais um apelo e alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicunguya. O aumento na proliferação do mosquito tem causado inúmeros transtornos e problemas para a população de todo o Brasil, ao mesmo tempo em que a prevenção das doenças é bastante simples: evitar o nascimento do mosquito. Ações básicas, de higiene e cuidado no dia-a-dia evitam o acúmulo de água parada e impedem o nascimento de novos mosquitos. O combate ao Aedes aegypti é um tarefa de toda a comunidade e que precisa ser levada muito a sério se não quisermos maiores problemas. As sugestões para evitar o acúmulo de água parada são sempre as mesmas, mas não custa repetir e reforçar o apelo. Olhe a sua casa, ajude a vizinhança e, juntos, podemos resolver o problema.

Concurso Fotográfico “Candiota em um Click”
Em comemoração aos 24 anos de Candiota, a Secretaria de Turismo está realizando um concurso fotográfico com o objetivo de revelar fotos que ressaltem as potencialidades locais e valorizem as produções, saberes, fazeres, sabores, paisagens, cultura, história e povo de Candiota Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores, com fotos inéditas.
De acordo com a secretária da pasta, Francielle de Lima, o concurso tem como objetivo potencializar o turismo na cidade, não só apresentando e organizando as potencialidades da cidade para os turistas, mas também estimular os seus moradores a enxergar essas potencialidades, revelando e ressaltando imagens que enalteçam as potencialidades locais. Interessados em participar do Concurso devem solicitar uma ficha de inscrição e o regulamento na Secretaria de Turismo, localizada no Centro Cultural Candiota I, durante o horário de atendimento, ou solicitar por e-mail (turismocandiota@yahoo.com.br).
Os participantes poderão concorrer com quantas fotografias desejarem, sendo que as mesmas deverão ser entregues a Comissão Organizadora conforme orientação do regulamento: foto original impressa no tamanho 15cmx21cm sem edição e cópia digital. Mais informações podem ser obtidas através da Fan Page Turismo Candiota ou por e-mail.

Associação Rural prepara a 37ª edição da Semana Crioula
Festa acontece entre os dias 17 e 20 de março
Apesar das dificuldades financeiras e dos problemas causados pelo Mormo, a Associação e Sindicato Rural de Bagé confirmou a realização da 37ª Semana Crioula Internacional, entre os dias 17 e 20 de março. No entanto, algumas provas culturais e artísticas não serão realizadas nesta edição. Ao mesmo tempo, algumas novidades e mudanças na programação foram anunciadas pela diretoria: a gineteada contará com uma final em Basto Oriental, e o laço será disputado também em equipe, que serão formadas por cinco laçadores, onde cada um terá direito a três tiros de laço. As inscrições para as provas campeiras de rédeas, tiro de laço e gineteadas já estão abertas, bem como reserva de espaços para acampamentos. Os interessados devem comparecer na sede da Associação Rural, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Mais informações pelos telefones (53) 3242 8888 ou 3242 5426.

111 ANOS DO ROTARY INTERNATIONAL
O Rotary Internacional completou 111 anos fundação no dia 23 de fevereiro. A entidade criada por Paul Harris nos Estados Unidos atua hoje em todo mundo, com o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Em Bagé, são sete Clubes de Rotary, uma Casa da Amizade, dois Rotaract e três Interact Clubes. O atual Governador do Distrito 4780, que reúne 22 cidades da região, Paulo Prates Filho, também é de Bagé.

Combate ao Aedes aegypti
Prevenção deve priorizar a eliminação dos focos dos mosquitos


Ele tem sido assunto nos noticiários e rodas de conversa, tamanho são os problemas que tem causado. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue e, suspeita-se também da Zika e Chicunguya, gosta de viver perto do homem e, por isso, em áreas urbanas, com alta densidade populacional, a infestação é mais intensa. No verão, com a elevação da temperatura e intensificação das chuvas, a infestação é ainda maior e, para evitar esta situação, é preciso desenvolver medidas permanentes para o controle do mosquito, que, de forma preventiva, objetivem a eliminação de focos do vetor. Porém, ação depende, sobretudo, do empenho da população. A informação e a conscientização são os melhores caminhos para eliminar o mosquito da Dengue e evitar mais problemas.

DICAS DE PREVENÇÃO:
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água.
 - Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência.
 - Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia.
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar. Sempre que for trocar a água, lave as paredes da vasilha com uma esponja.
 - As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
 - Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
 - Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
 - As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
 - Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

CURIOSIDADES SOBRE O MOSQUITO:
- Usar roupas compridas e meias pode colaborar para a prevenção à picada do mosquito porque o Aedes aegypti pica as pessoas preferencialmente nas pernas e nos pés. Ele tem rejeição à claridade e é atraído pelo calor, por isso teria preferência por tecidos escuros.
- O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é oportunista, pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima muito do local onde o mosquito se esconde.
- É a fêmea do Aedes aegypti que pica os humanos e transmite a Dengue. Isso porque ela precisa de sangue para a produção de ovos. Uma fêmea de Aedes aegypti pode transmitir a Dengue para quantas pessoas ela for capaz de picar.

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Todos os anos, no dia 8 de março, as atenções são voltadas para as mulheres. Atividades, conversas e olhos estão nelas, seus hábitos e papeis na sociedade. Mas, como surgiu o Dia Internacional da Mulher? O que ele significa? Qual o papel atual da mulher na sociedade?
De acordo com as Nações Unidas, a data foi comemorada oficialmente a partir de 1977 como uma forma de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram no início do século 20 com a busca por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força nas décadas de 1920 e 30 e , em 1932, as mulheres conseguiram o direito ao voto e, somente a partir dos anos 70, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.

A mulher e a sociedade
Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Com o passar dos anos e a intensificação do diálogo e das reinvindicações para que a mulher tivesse acesso aos mesmos direitos e status masculinos, muitas mudanças aconteceram, embora inúmeras outras ainda precisem ser realizadas.
Atualmente, a mulher tem uma maior autonomia, liberdade de expressão, bem como emancipou seu corpo, suas ideias e posicionamentos outrora sufocados. Em outras palavras, a mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social, inferioridade esta aceita e assumida muitas vezes mesmo por algumas mulheres, mudanças que podem demonstrar sinais de um novo tempo que já se iniciou.



Outro dia recebi no meu trabalho a visita da sempre querida e atenciosa Marcia Mello Duro, que gentilmente foi agradecer pelas publicações feitas aqui na página, ela que está sempre sugerindo pautas e incentivando às artes em nossa cidade. Como já mencionei nas redes sociais, adorei a visita e os mimos. No que depender de mim, no Pampa Vip sempre terá espaço para nossos artistas. Um grande abraço, querida!

O Interact Club de Bagé comemora hoje, dia 27, com um jantar no restaurante Betemps, seus 45 anos de fundação. Parabéns a todos aqueles que fizeram e fazem a história do clube.

No lançamento da 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé, que este ano acontece entre os dias 17 e 20 de março, Favorino Collares, Vinícius e Helena Assumpção

Eliane Auxiliadora Rodrigues Souza e Helena Uberti, que decorou o espaço do lançamento com looks e objetos da marca Ovelha Urbana

Sandra Farias de Moraes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sonia Leite, vereadora, com sua super assessora, a colega jornalista, Indiara Deamici

No dia 20 o grupo Sonido del Alma Gaucha festejou a formatura em Música de um dos integrantes. O violonista Lissandro Perez colou grau na primeira turma do curso da Universidade Federal do Pampa. Na foto, Alexandre Brose, Salim Severo, Vinícius Leite, o formando, Lissandro, Mariane Acordi, Alessandro Mattos e Diego Kaupe

Curtindo as maravilhas de Portugal, onde está residindo e cursando Mestrado em Tecnologia da Ciência Animal, no Instituto Politécnico de Bragança, Luiza Corrêa Oliveira

Família Meirelles reunida no aniversario de 70 anos de Isa Regina Pons Meirelles, em Florianópolis

Antes que o verão acabe e o calor dê uma trégua, é hora de aproveitar e se deliciar com um bom sorvete. Os artesanais, de sabores de furtas e feitos em casa, tem sabor ainda mais especial

Sorvete de frutas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 gelatina sabor a sua escolha
Pedacinhos de frutas picados
Modo de preparo
Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira. Depois de pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite. Bata bem. Misture os pedacinhos de fruta. Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso. Volte para o congelador até o ponto que desejar.

Sorvetão

2 latas de leite condensado
2 latas de leite
5 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de açúcar
1/2 de água fervendo
4 colheres de sopa de chocolate em pó
6 colheres de sopa de água
Modo de preparo
Coloque em uma panela o leite condensado, o leite, as gemas e leve ao fogo mexendo sempre até virar um creme. Resfriar e reservar. A parte, bater as 5 claras em neve, acrescentar o açúcar e o creme de leite. Juntar os dois cremes. Para a calda de caramelo: em uma frigideira funda derreter o açúcar, em seguida acrescentar a água mexendo bem. Para a calda de chocolate: misturar o chocolate em pó e as 6 colheres de água e levar ao fogo até ferver e ficar um caldo mais grosso. Esfrie e reserve.
Finalizando: Forre o fundo de uma forma de pudim com a calda caramelada e coloque no freezer para congelar por aproximadamente duas horas. Sobre a calda caramelada congelada, colocar a calda de chocolate e levar novamente ao freezer para congelar por aproximadamente duas horas. Coloque a mistura dos cremes na forma sobre as caldas congeladas. Retornar a forma ao freezer para congelar o creme, por aproximadamente 24 horas. Desenforme na hora de servir, colocando no fundo da forma um pano úmido quente ou levando diretamente a boca do fogão, para desgrudar a calda do fundo.

Fondue de Sorvete

Ingredientes
1 lata de creme de leite com soro
400g de chocolate ao leite para cobertura picado
200g de chocolate meio amargo para cobertura picado
1 pote de sorvete napolitano
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o creme de leite. Leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre. Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo. Coloque em uma panela para fondue. Utilize um boleador pequeno usado para fazer bolas de melão para bolear o sorvete. Coloque as bolas de sorvete em uma travessa e sirva com o fondue. Se quiser, sirva com farofa de amendoim.
Dica: para que as bolinhas de sorvete fiquem duras, boleie em um prato e leve ao freezer até o momento de servir o fondue.

Kids e Teens

Bruna Borges, super feliz com a volta às aulas

Atividade
Despertar nas crianças o hábito de consumir frutas e legumes não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito divertida se exploradas algumas opções, como o incentivo pelo conhecimento sobre o que se come. Comece colorindo o desenho.

Alimentação para encarar a rotina escolar
A escolha dos alimentos pode ajudar a oferecer às crianças e adolescentes os nutrientes e a energia que eles precisam na escola

As aulas já recomeçaram e uma dieta balanceada e pensada nesse recomeço, quando é preciso reorganizar a rotina e retomar o ritmo, pode ajudar bastante, fornecendo a energia e os nutrientes que as crianças e os adolescentes precisam.
Tudo começa pelo café da manhã, a primeira etapa para uma alimentação adequada, já que após uma noite de descanso e jejum, o organismo precisa de energia e nutrientes para realizar as atividades até a hora do próximo lanche. É importante o café seja equilibrado com fibras, opções magras de proteínas e carboidrato de baixa absorção. Uma boa opção para as crianças sonolentas e que se negam comer é uma vitamina com leite, fruta e aveia.
Na hora de organizar o lanche escolar é sempre bom pensar em três grandes grupos de alimentos: o primeiro, formado pelos iogurtes, queijos brancos, frango ou atum; o segundo que contém as frutas e os sucos, água de coco, chás, legumes; e, o terceiro, que é responsável pela energia, através dos pães, biscoitos, torradas, granola, biscoito de polvilho, tapioca, bolo simples, etc.
E para o almoço ou jantar, os tradicionais arroz e feijão, com alguma proteína, legumes e vegetais são opções que completam as necessidades nutricionais das crianças.
Os cuidados com o armazenamento dos alimentos, principalmente aqueles que as crianças levam para consumir na escola, também são fundamentais.

Volta às aulas no Colégio Auxiliadora
Alunos começaram a retomar a rotina a partir do dia 15 de fevereiro




Fotos: Laura Romero/Agência Propaga/Especial


Foto: Samuel Ribeiro/Especial

Para marcar o ano em que comemora 112 anos de fundação, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé organizou uma acolhida especial aos seus alunos que, desde o dia 15 de fevereiro, estão retomando a sua rotina escolar. A diretora executiva da escola, Rose Dóglia, conta que o clima de reencontro, de amizade e acolhida, foi especial na volta às aulas do colégio Auxiliadora e que as atividades das primeiras semanas aconteceram de forma natural e positiva.
Ela adianta que 2016 será um ano em que a comunicação interna será bastante trabalhada, além disso, o tema central do ano de trabalho será a estimulação para que os alunos tenham um “tempo para estudar”.
“Queremos que os nossos alunos e as suas famílias percebam a importância de reservar um tempo especialmente para os estudos. Não basta frequentar a escola, é preciso estudar em casa, ter o hábito de revisar os conteúdos, de ter um momento de concentração, com uma rotina”, destaca Rose.
Para tal, ela explica que as famílias também serão trabalhadas para auxiliar a criar um ambiente propicio ao estudo, com uma rotina estabelecida.

Preparação para a volta às aulas
Muito antes dos alunos retornarem, os professores, funcionários e equipe diretiva do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora trabalhavam para organizar o ano letivo. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro a equipe passou por uma formação especial sobre Educação Tecnológica, com os consultores da Lego.
O Turno Integral e o Pós-Turno também foram organizados e já estão a disposição dos pais com diversas oficinas, com música, iniciação as artes, a culinária, hora do conto, oficinas de movimento e outras, bem diversificadas. 
”O Turno Integral e o Pós-Turno são opções valiosas para os pais, que podem deixar os seus filhos na escola as 7h30 e buscá-los as 18h30, com a certeza de que estão em um ambiente sadio, seguro e bem atendidos, além de estarem participando de atividades prazerosas e que proporcionam aprendizagem”, destaca Rose.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Caderno Pampa :: 13 de fevereiro de 2016 :: Edição 353


PRÓXIMO PAMPA: 27 DE FEVEREIRO

Já faz parte do imaginário popular e, todos os anos, por todos os cantos do Brasil, a expressão que afirma que “o ano só começa depois do Carnaval” é repetida. E, mesmo sendo uma singela e brincalhona expressão, a verdade é que, muitas pessoas, adiam planos e compromissos para depois da Festa do Momo, tornando os meses de janeiro e fevereiro mais lentos e preguiçosos. É verdade, também, que neste período vivemos o recesso escolar, época que muitas famílias aproveitam para tirar férias, viajar e descansar, mas não podemos esquecer que a sociedade precisa continuar em movimento e, mesmo que muitas pessoas estejam foram do seu trabalho, é preciso manter firme a rotina e a vontade de trabalhar, crescer e se desenvolver e, por isso, nesta edição do Caderno Pampa, buscamos abordar o tema e entender um pouco melhor os seus reflexos no perfil profissional do brasileiro. Ao mesmo tempo: Feliz Ano Novo, afinal, hoje já é o segundo final de semana de fevereiro, já pulamos e aproveitamos o Carnaval e, agora, finalmente vamos retomando nossa rotina e compromissos, para um ano repleto de desafios e conquistas.
Aproveitando o mesmo gancho e, já pensando na retomada do ano letivo, falamos da saúde dos olhos e da importância de procurar um médico oftalmologista regularmente para verificar a saúde dos nossos olhos. No caso das crianças e adolescentes, em especial, que nos próximos dias deverão voltar para a escola, este pode ser um bom momento para visitar o médico e, começar o ano, com a saúde dos olhos em dia.

Palestra marca início das atividades da Aciba em 2016
Para dar início às atividades de 2016 da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), uma palestra será realizada no dia 8 de março às 20h, em local a ser confirmado. O objetivo do encontro é, segundo o presidente da Aciba, Lindonor Peruzzo Júnior, e o vice-presidente Frank Minotto, discutir junto com os empresários do município, os seus objetivos e expectativas para o ano, além de debater temas de extrema importância para reflexão no transcorrer do ano.

Noite Tropical no comércio gastronômico em Candiota
Com o intuito de proporcionar uma noite temática e de entretenimento em Candiota, a Secretaria de Turismo do município idealizou a proposta Noite Tropical, em que o comércio gastronômico oferecerá ao público um tema diferente em sua decoração e cardápio. Nos bairros João Emílio (Restaurante e Lancheria Baita Rango), Dario Lassance (Pitbull Lancheria e Pizzaria) e Seival (Lancheria Farroupilha) a programação acontece hoje, dia 13. E, amanhã o bairro Dario Lassance (Gardenn Bar e Petiscaria) realiza novamente o evento.
A ideia é ofertar drinks, sobremesas e petiscos tropicais, como sugere a estação climática. Conforme a Secretária de Turismo de Candiota, Francielle de Lima, esse evento trata-se da segunda noite temática de Candiota, a primeira foi a Noite Romântica.

Resultados da 38ª Expofeira de Ovinos de Verão de Livramento
Os números da edição de 2016 da Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento destacam a evolução da qualidade do rebanho, a diversidade das raças e o empenho das propriedades e das entidades rurais que realizaram o evento: durante quase um mês da feira (ocorrida de 07 de janeiro a 04 de fevereiro), a agenda de remates envolveu mais de 20 cabanhas e estâncias que ultrapassaram a marca de 1.356.000 reais comercializados na venda de 1.687 animais das raças Ideal, Corriedale, Texel, PollDorset, Île de France, Merino Australiano e Merino Dohne.
Luiz Cláudio Andrade, presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento que é a entidade promotora do evento, salientou a relevância que acontecimentos como este agregam à economia da região e valorizam o trabalho que é desenvolvido no campo.

Carnaval de Santa Thereza
A Associação Pró-Santa Thereza, em parceria com a prefeitura de Bagé, realiza hoje mais um baile do projeto "No Tempo das Marchinhas", que criado em 2009, tem como objetivo valorizar o carnaval, revivendo os velhos tempos. O baile das 21h até a 1h com marchinhas clássicas, fantasias, confetes e serpentinas Os pastéis de Santa Thereza e bebidas geladas esperam o público. Quem anima a festa é a Banda Lira de Santa Thereza, sob a batuta do regente Lucas Barres. A entrada é franca e o estacionamento é no Parque do Gaúcho.

Hora de rever os óculos de grau
Iniciar o ano com uma visita ao oftalmologista é uma boa alternativa para quem deseja cuidar da saúde dos olhos

Com as crianças e adolescentes prestes a retomar a rotina escolar e, com várias pessoas voltando ao trabalho após as férias, este pode ser um bom momento para pensar na saúde dos olhos e recomeçar o ano com a certeza de que os seus olhos estão bem e prontos para retomar a rotina de estudos ou trabalho. O problema é que a maioria das pessoas só lembra-se de ir ao Médico Oftalmologista quando tem dificuldade para enxergar e, com isso, estima-se que dois em cada três casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados se houvesse acompanhamento periódico e, consequentemente, tratamento precoce.

O Médico Oftalmologista, Marcelo Niemec Teixeira, explica que a periocidade indicada para as revisões oftalmológicas depende da idade do paciente e da presença de doenças oculares. Pacientes com mais de 40 anos devem ser examinados uma vez por ano ou regularmente. Pessoas com problemas oculares ou que tenham histórico de doença ocular na família, devem consultar um oftalmologista de acordo com a gravidade da doença. No entanto, uma regra vale para todos: começar o ano com a revisão em dia com o Oftalmologista é entrar o ano com o pé direito e com cuidando para ver e viver melhor.
“Os usuários de óculos podem aproveitar para fazer a revisão do grau dos óculos e realizar exames preventivos junto com a consulta. É sempre importante checar a pressão ocular para prevenir a cegueira por glaucoma e fazer o exame de fundo de olho para prevenir a doença macular relacionada a idade, que é a principal causa de cegueira irreversível em pacientes acima de 60 anos, e outras doenças como o diabetes e hipertensão, bem como avaliar as lesões oculares decorrentes da pressão”, destaca Teixeira.

Algumas dúvidas:
Quando devo levar meu filho ao oftalmologista?
Não existe uma regra, mas o ideal é fazer o primeiro exame ocular, o chamado “Teste do Olhinho”, ainda na maternidade. Caso o teste do olhinho não identifique nenhuma irregularidade, a primeira consulta ao oftalmologista pode ocorrer com um ano de idade para avaliação geral. Caso tenha algum problema, o retorno deve ser feito de acordo com a gravidade da doença. E, ao menor sinal de dificuldade de enxergar, principalmente na escola, é importante buscar ajuda do Oftalmologista.

A partir de que idade a vista começa a "ficar cansada"?
O termo popular “vista cansada” geralmente é utilizado por dois perfis diferentes de pacientes: indivíduos com menos de 40 anos que descrevem sintomas inespecíficos (ardência, lacrimejamento, oscilação da visão ou olho vermelho ao final do dia) relacionados ao uso exagerado da visão em atividades estáticas (computador, leitura ou televisão). Estas pessoas podem se beneficiar com o uso de óculos ou tratamento para olho seco pertinente ao computador. É indispensável procurar um oftalmologista caso apresente estes sintomas de forma grave; e indivíduos com aproximadamente 40 anos ou mais, que descrevem os mesmos sintomas inespecíficos, mas acompanhado de dificuldade de enxergar para perto. Estes indivíduos geralmente se beneficiam com o uso de óculos para perto.

Passado o Carnaval, é hora de retomar a rotina
Grande parte dos brasileiros considera que o ano só começa efetivamente após o carnaval

“Grandes organizações, buscam bons profissionais, que sabem se organizar e não deixam para depois as suas atividades” 
Foto:Oficina da Imagem/Especial

No Brasil, a velha máxima de que o ano só começa depois do carnaval é repetida como uma maneira de adiar os compromissos mais sérios e entrar em um ritmo de trabalho ou estudos mais lento e menos compromissado. É verdade que o período que antecede o Carnaval é de férias escolares e de descanso para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo, muitas outras estão trabalhando e esforçando-se para que a sua rotina continue no ritmo certo e que nada seja atrasado ou esquecido até o Carnaval.
A Personal e Professional Coach, Elise Kuhn Peters, lembra que de acordo com a uma pesquisa de uma importante empresa de desenvolvimento de pessoas em São Paulo, o perfil do brasileiro é de um profissional desorganizado, centralizador, desconfiado e avesso a conflitos. Isso, segundo ela, já demonstra o quanto a pacificidade atrapalha no âmbito profissional e está refletida no pensamento de que o ano só começa após o Carnaval.
“Deixamos tudo para a última hora e não planejamos, o que é vital para a produtividade de qualquer empresa. Só quem trabalha bem, gera bons resultados e, consequentemente, interessa às organizações. Essa crença de que só devemos retomar a rotina após o carnaval é algo totalmente cultural”, destaca Elise.
Segundo ela, deveríamos aproveitar as oportunidades que o período oferece e buscar uma mudança de atitude e pensamento.
“Já que é um período de férias, procure conversar com pessoas diferentes e tirar aprendizados. Networking é tudo no negócio e cada vez mais o mundo está sendo colaborativo. Além do que a palavra do momento é inovação! Se você é empresário, crie um produto ou serviço diferenciado para este período do ano! Não pare! E se você é um funcionário, pense: quanto vale seu tempo? quanto vale sua hora? você já parou pra pensar o quanto perde de negócios e contatos iniciando os trabalhos apenas depois do Carnaval? E se você costuma trabalhar em janeiro e fevereiro e não encontra resultados, será que está produzindo da forma correta? No Coaching, a metodologia que trabalho, abordamos formas de superar crenças, planejar e executar de diferentes formas!”
E, já pensando que o carnaval passou, agora é hora de se organizar e começar a aproveitar as oportunidades.
“O que ensino no Coaching é a máxima que diz que devemos passar 80% do tempo afiando o machado para trabalhar 20% em alta performance. Comece hoje, agora!”, defende Elise.



Dia 16 tem lançamento da festa mais campeira do Mercosul, 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé, que este ano acontece entre os dias 17 e 20 de março. As inscrições para as provas campeiras já estão abertas.

Elen Santos e Rodrigo Ferrugem Cardoso no almoço harmonizado da Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, que aconteceu no último dia 30

 Os anfitriões: Nara e Valter José Pötter brindando ao lado das filhas, Mariana, Raquel, Gabriela e Isadora, o sucesso de mais um grande evento promovido pela Guatambu

 Ocupando a mesa reservada para a imprensa no almoço harmonizado na Guatambu, eu e o colega jornalista Marcos Pintos, com nossos amigos, Mariane Acordi, Bruno Salis e Augusto Vieira Madeira


Brincando e pulando muito na folia do carnaval “No tempo da marchinha”, de Santa Thereza, Paulo Veiga, Marilu da Luz, Adriana e Rutinha Ferreira


Minha amiga Mariane Acordi brilhando ao lado dos globais no leilão de cavalos crioulos na Fazenda Matarazzo, de Jayme Monjardim, em Camaquã


Hanie e Gelson no seu Quitanda, sempre atendendo a todos com muito carinho e dedicação

Comidinhas rápidas e fáceis são tudo o que precisamos para enfrentar o dia-a-dia com disposição e sem perder muito tempo na cozinha. E, principalmente, quando elas também são uma delícia.

Picadinho com legumes

Ingredientes
1 kg de carne em cubos médios
Sal e pimenta a gosto
1 maço de ervas frescas (alecrim, salsa, orégano, tomilho e manjericão)
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
2 cebolas cortadas em pétalas
500 g de batata pré-cozida
2 cenouras sem casca e em cubos
Modo de preparo
Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma assadeira, junte a carne e o maço de ervas. Regue com o azeite e o caldo. Cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido por uma hora ou até a carne ficar bem macia. Retire o papel alumínio, misture a cebola, a batata e a cenoura. Cubra novamente com o papel alumínio, volte ao forno e deixe assar até os legumes ficarem macios. Sirva em seguida, regado com o molho que se formou na assadeira.

Espaguete à carbonara

Ingredientes
1 pacote de macarrão tipo espaguete
200 g de bacon cortado em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
3 gemas
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Numa panela, coloque 5 litros de água. Tampe, leve ao fogo e deixe ferver. Junte uma colher e meia (sopa) de sal e ferva novamente. Ponha o espaguete, misture e cozinhe sem tampar até ficar al dente. Para o molho, frite o bacon no azeite e na manteiga, em fogo médio, até dourá-lo. Retire do fogo e reserve. Ponha as gemas em uma tigela, tempere com sal e pimenta. Junte o queijo e misture bem. Escorra a massa e a despeje na tigela com as gemas. Misture para que fique bem úmida. Acrescente o bacon e mexa. Polvilhe queijo ralado e sirva.

Berinjela à parmegiana

Ingredientes
4 berinjelas pequenas fatiadas
8 tomates bem maduros picados
1 cebola pequena picada
6 folhas de manjericão
Azeite de Oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de óleo
1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos cozidos fatiados
200 g de muçarela fatiada fina
1/4 de xícara (chá) de parmesão ralado
Modo de preparo
Preaqueça o forno médio (180ºC). Salpique a berinjela com sal e reserve por 15 minutos. Lave e seque. Para o molho, cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo e com a panela tampada até o tomate ficar bem macio. Passe o molho por uma peneira sobre uma tigela. Reserve. Em uma frigideira grande aqueça o óleo em fogo médio. Passe a berinjela reservada na farinha. Frite aos poucos até dourar de ambos os lados. Deixe escorrer sobre papel-toalha. Unte com azeite um refratário médio. Forre o fundo com 1/3 da berinjela reservada. Alterne camadas de ovo, molho, muçarela e tomate. Cubra com parmesão, asse por 30 minutos e sirva.

Pavê de leite condensado e frutas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1/2 xícara (chá) castanha-do-pará picada
3 xícaras (chá) de frutas picadas
200g de pão-de-ló pronto
Modo de preparo
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo e mexe sem parar até engrossar. Misture a castanha-do-pará e deixe esfriar. Em um refratário, coloque sucessivamente uma camada de creme, uma camada de pão-de-ló e uma camada de frutas.  Dica: Use as frutas da estação.


Bernardo Oliveira Pozzebon completou ontem (dia 12), oito anos. Ele é filho do casal pedritense Pâmela e Cleyson

Preparando as crianças para retomar a rotina escolar
Com o fim das férias, o desafio da família é preparar o terreno para o filho retomar a rotina escolar

Depois de um delicioso período de descanso, quando as crianças puderam passear, ficar em casa, dormir até mais tarde, brincar muito e, com sorte, até viajar, está chegando a hora de voltar para a escola. O processo da readaptação pode ser simples e deve ser realizado na semana que antecede o retorno à rotina, preparando a criança para rever professores e colegas e enfrentar os desafios do novo ano.

Ajuste a rotina: Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças não tenham hora certa para comer e acordar, o primeiro passo é retomar, gradativamente, a rotina do período escolar. Outro cuidado é, sobretudo, na primeira semana de aula, evitar atrasos, tanto na chegada quanto na hora de buscar a criança. No primeiro caso, porque é interessante que a criança chegue com tempo suficiente para dar um abraço no professor, conversar um pouco com os colegas e entrar no clima. Já, na saída da escola, se os pais ou a pessoa responsável se atrasa, pode deixar a criança ansiosa.

Boas lembranças: O principal é conversar muito com as crianças a respeito dessa retomada das atividades. A melhor estratégia é reavivar a memória deles, com todas as coisas bacanas que estão acostumados a fazer na escola: os jogos, as brincadeiras, os colegas e até as músicas cantadas na aula.

Prepare o retorno: Recomeçar com o material escolar todo organizado e com o uniforme em dia são fundamentais para ter um bom começo. A preparação, compra e organização do material e do uniforme também podem ser boas maneira de já ir entrando no clima da escola.

Distrito 4780 do Rotary na internet
Com o objetivo de oferece duas fontes de informação sobre as suas atividades, o Distrito 4780 – Rotary Internacional está na internet com o site www.distrito4780.com.br, e também com uma página no Facebook.
O Governador dos clubes de Rotary de Bagé e outras 22 cidades da região que integram o distrito, além dos Interact, Rotaract e Casas da Amizade, Paulo Prates Filho, destaca que o site conta também com notícias do Rotary pelo Brasil e o mundo. Segundo ele, neste início de ano, intensificam-se os preparativos para a Conferência Distrital que será realizada no mês de maio em Bagé.

Caminho da Luz pede doação de cortinas à comunidade
A força do calor é uma realidade na região da Campanha nos últimos dias. A meteorologia alerta para os perigos da radiação ultravioleta na região de Bagé, que chega a níveis extremos. E o Caminho da Luz também sofre, de forma indireta, com o problema. Isso porque várias salas da instituição, especialmente da Escola de Educação Especial e da Clínica, estão sem a proteção adequada de cortinas para a realização das atividades. Os tecidos para evitar a exposição dos assistidos ao sol estão velhos e, em alguns casos, deteriorados. Por isso a entidade está iniciando uma campanha visando á doação de cortinas para reposição.
Segundo a presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas, há salas onde a cortina foi dividida em duas para poder oferecer maior conforto aos assistidos e funcionários que realizam suas atividades. Há pelo menos sete salas das 33 existentes na instituição (entre Escola, Oficinas e Clínica) que precisam da cobertura contra o sol. A entidade aceita doações no tamanho 2,10m por 2.30m, tendo em vista a altura e a largura das janelas - bastante antigas. "Nossa preocupação é com o bem estar dos assistidos e toda doação será bem vinda", salienta Iara. As doações de cortinas podem ser encaminhadas diretamente à recepção do Caminho da Luz, com Clarissa.

Diferenciais para a volta às aulas
Variedade de produtos, equipe treinada, horário especial e bons preços são algumas das especialidades da Plancópias

Está quase na hora de recomeçar o ano letivo. Mas, antes, é preciso começar a organizar o material escolar e iniciar os preparativos para voltar às aulas. Pensando nisso, a Plancópias está com as suas três lojas repletas de opções que agradam desde os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, até os universitários. São mochilas, estojos, lancheiras, cadernos, lápis, canetas e um mix completo de opções, que presam pela qualidade dos produtos sem esquecer os bons preços, que estão praticamente iguais aos do ano de 2015, já que a Plancópias se antecipou e organizou seu estoque com antecedência. Outro destaque importante é que a equipe da Nova Era está apta a atender as necessidades de pais e filhos, com experiência e treinamento para auxiliar na escolha dos produtos de uso em sala de aula, em um horário especial de atendimento, com a loja 03 (na Tupy Silveira º 2161) aberta até às 22h. A loja da Arthur Lopes nº 29, conta com estacionamento próprio e atende até às 20h30 e, a loja da Tupy Silveira 1429, até às 21h.
Os empresários Renê e Rosane Isoppo destacam que um dos principais diferenciais da Plancópias é a oferta da linha completa de material escolar, permitindo que os pais comprem toda a lista de materiais em um só lugar e, ainda, com ambiente climatizado e horário especial. Outra vantagem oferecida pela Plancópias é a condição de pagamento, já que as compras à vista recebem 10% de desconto, além de descontos de até 15% na linha de mochilas. As compras também podem ser parceladas em até 10 vezes em todos os cartões. 

Opções em impressões e plotagem 
O parque gráfico da Plancópias, que foi renovado e conta com equipamentos de última geração, apresenta soluções em impressão de qualidade, com rapidez e bons preços em todo o tipo de impressão a laser (cartões de visita, folders, convites e outros), de banners em lona e plotter de recorte, além de plotter para plantas de engenharia, arquitetura e trabalhos escolares.