Páginas

sábado, 9 de abril de 2016

Caderno Pampa :: 09 de abril de 2016



PRÓXIMO PAMPA: 30 de abril de 2016


Estamos vivendo um período de muitas dificuldades e mudanças. Reinventar-se é preciso para sobreviver à nova realidade econômica e social que o país enfrenta e, com isso, o Caderno Pampa assume a partir desta semana um novo formato. Nos unimos ao Caderno Fronteira Oeste para, juntos, continuarmos levando informação aos nossos leitores, através de uma leitura agradável e leve aos finais de semana. Continuaremos tratando dos assuntos da nossa região e de tudo aquilo que faz parte da nossa vida, mas agora ampliamos nossa circulação e passamos a compor um só caderno, com mais espaço e abrangência, mas com o mesmo cuidado e vontade de apresentar o novo, o diferente e o que interessa aos nossos leitores. Para celebrar esta primeira nova edição, vamos falar da união, sentimento que pode ser uma ferramenta fundamental para enfrentar as dificuldades e fortalecer os laços já estabelecidos. Porque se, afinal de contas, é a união que faz a força, vamos nos unir para seguir em frente, com determinação e força de vontade para vencer todos os obstáculos.

A união que faz a força
“Quando as pessoas se unem para realizar algo que é desejado por todos, os resultados tendem a ser mais preciosos”


Suélen destaca que a união auxilia a superar as situações do dia-a-dia

Uma das maneiras mais inteligentes e simples de enfrentar momentos de adversidade como os que estamos vivendo atualmente é contando com a união entre as pessoas. Mas, o que significa este sentimento? Que alternativas ele pode proporcionar para uma sociedade que enfrenta uma grave crise econômica? Unidos conseguimos ser mais fortes e ir mais longe?
A Psicóloga Suélen Vieira Farias explica que união significa estar junto, pertencer a um grupo. Segundo ela, a união sustenta e faz com que as situações do dia-a-dia deem certo, tanto da vida profissional quanto pessoal, e significa compartilhar das mesmas ideias, fazendo com que as pessoas sintam-se mais fortes, mais corajosas.
“A união faz a força, com certeza. Quando as pessoas se unem para realizar algo que é desejado por todos, os resultados tendem a ser mais precisos”, argumenta Suélen.
Outro benefício causado pela união pode ser no enfrentamento de momentos de crise, como o que estamos vivendo.
“A união vem a ser uma aliada de enfrentamento em relação à crise, pois como diz o ditado juntos vamos longe. Quando todas as pessoas têm objetivos e lutam por interesses incomum, a chance de superação aumenta. Diante de todas as dificuldades que vivenciamos a união ainda deve permanecer no auge das possíveis resoluções e desdobramento de estímulos para o confronto da crise”, lembra Suélen.


Muitas atividades para comemorar os 16 anos de Aceguá
Desde o início de abril, atividades e celebrações estão sendo realizadas em Aceguá para marcar os 16 anos de emancipação do município, comemorado no dia 16 de abril. A programação iniciou dia 02 com um culto ecumênico, e encerra no dia 29, com a apresentação do pré-projeto do Centro Administrativo, que irá abrigar seis secretarias e o gabinete do prefeito, diminuindo os gastos com os prédios alugados. As atividades comemorativas incluem também visita às obras em andamento na cidade, lançamento dos mapas temáticos do município, atrações esportivas e artísticas e Festa Campeira Comemorativa aos 16 anos de Aceguá, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, na Pista Sem Fronteira, e da mateada de aniversário do município, que acontece no dia 16, no Canteiro Internacional. No dia 18, a Câmara de vereadores realiza sessão especial.

Temática da adoção fará parte das comemorações do Dia das Mães em Bagé
Para celebrar o Dia das Mães em Bagé, uma quinzena de atividades está sendo pensada e preparada pela Prefeitura de Bagé. Entre as temáticas que serão abordadas nas atividades, a professora Clara Dornelles, realizará ações que abordem o tema da adoção. Ela defende que, entre as pessoas que pretendem adotar, é comum a ansiedade e a falta de sobre o processo legal e seus procedimentos, que são alguns dos aspectos abordados nas atividades. Além disso, outros assuntos relacionados à maternidade, como a amamentação, a violência obstétrica, a maternidade como escolha também farão parte da programação.

Cursos com inscrições abertas
A Associação e Sindicato Rural de Bagé e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/RS estão com inscrições abertas para os cursos de Fruticultura – Tecnologia da Poda, Básico de Pequenos Frutos, Básico de Plantas Medicinais, Manejo de Forrageiras de Inverno – Bovinos de Corte e Cadastro Ambiental Rural – CAR. As capacitações são gratuitas e voltadas a produtores e trabalhadores rurais, estudantes, técnicos e demais pessoas ligadas à área rural. Os interessados devem comparecer à sede da Associação Rural, munidos de documento de identidade, para efetuar a inscrição e garantir a vaga. Mais informações podem ser obtidas em horário comercial, de segunda à sexta-feira, pelos telefones (53) 3242.8888 ou 9957.0961.

KIDS E TEENS

Bruna Borges de 3 anos comemorando a páscoa

ATIVIDADE
A união e a solidariedade são sentimentos que nos ajudam a viver em sociedade. Os meninos do desenho já entenderam o recado, agora eles só precisam da sua ajuda para ficar ainda mais bonitos, com um colorido especial.

Muitas novidades e lançamentos 
Opções agradam a todas personalidades e idades, desde o bebê até o adulto




Sempre pensando em oferecer uma opção diferenciada aos seus clientes, e conscientes da importância do brincar para o desenvolvimento infantil, a loja Nova Era de Bagé está repleta de novidades e lançamentos vindos diretamente da 33ª Feira Brasileira de Brinquedos (Abrin), que reúne os maiores e melhores fornecedores de brinquedos, com mais de 1.500 novos produtos. A proposta é que as crianças possam conferir as novidades e antecipar os seus desejos, garantindo a diversão para todas as idades. Dentre as novidades, a linha de bonecos, robôs e outros brinquedos da Star Wars e a linha completa da Baby Alive.
Outra possibilidade são as encomendas, já que a Nova Era trabalha com a opção de que as famílias façam seus pedidos e a loja entregue com a maior rapidez possível e com a garantia de qualidade dos produtos.

30 anos
Em 2016, a loja Nova Era completa 30 anos e muitas novidades estão por vir para marcar a data. Logo as pantufas, de vários modelos, tamanhos e personagens invadem a loja com opções para todas as idades e prontas para proteger os pezinhos nos dias mais frios do outono/inverno.

Fórum discute possibilidades para o agronegócio
Com o objetivo de mostrar ao pecuarista que a indústria e o consumidor precisam de novilhos de qualidade, que possibilitem a oferta de um produto diferenciado e reconhecido por sua qualidade durante todo o ano, o fórum “Para onde irão os novilhos?” reuniu produtores, pesquisadores e estudantes nos dias 07 e 08 de março. A atividade fez parte da 76ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS), com promoção da Farsul e Casa Rural e apoio do Departamento de Zootecnia da UFRGS, e Sindicatos Rurais de Bagé e Candiota.
De acordo com o professor José Fernando Piva Lobato, um dos idealizadores e palestrante dos eventos, e que acompanha de perto a produção pecuária da região, o Fórum tem a proposta de apresentar e discutir a necessidade de produzir novilhos de qualidade que são demandados pela indústria da carne. As atividades tiveram início com um Dia de Campo com visitação em três propriedades e à Embrapa Pecuária Sul. Outro destaque foi a palestra do professor Alvaro Simeone, da Faculdade de Agronomia da Universidad de la Republica, do Uruguai, que abordou o tema “Utilização de alimentos concentrados em sistemas pastoris de invernada”. Outras seis palestras técnicas também foram realizadas.

Boa produtividade na colheita dos grãos de verão
Apesar do pequeno avanço na colheita da soja, que chegou aos 25% da área cultiva no Rio Grande do Sul, as produtividades alcançadas com o grão confirmam as expectativas iniciais para os produtores gaúchos, que têm obtido três mil quilos (50 sacas) de soja por hectare. De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, isso ocorre porque as chuvas dos últimos períodos, ao mesmo tempo que prejudicaram a maturação do grão, propiciaram a recuperação das plantas que apresentavam desenvolvimento desuniforme. “Assim, as produtividades da soja hoje no Estado mantêm bons níveis, variando entre 30 e 85 sacas (de 60 kg) por hectare colhido”, destaca o diretor técnico da Instituição, Lino Moura.
Já a colheita do arroz foi interrompida em várias regiões produtoras pelas chuvas intensas ocorridas durante o período de Páscoa. Atualmente, a área de arroz colhida no Estado alcança 34%, índice muito abaixo da média dos últimos anos, que seria algo em torno de 60%. Já as produtividades médias seguem em níveis satisfatórios, ficando entre 7,5 mil e 8 mil kg/ha, dependendo da região.

 Pão integral caseiro

Ingredientes
400 ml de água morna
25 g de fermento fresco para pão
100 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de aveia
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
1 xícara (café) de semente de linhaça
2 copos (requeijão) de farinha de trigo integral
Farinha de trigo até dar o ponto
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture o fermento com o açúcar e acrescente os outros ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove bem a massa. Deixe crescer até dobrar de volume. Modele os pães e os coloque em forma de bolo inglês, forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente. Leve ao forno.

Hambúrguer de grão de bico e arroz integral

Ingredientes
1 xícara de grão de bico cozido
1/2 xícara de arroz integral cozido
2 colheres de sopa de farelo de pão integral
3 colheres de sopa de cenoura ralada
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino
1 clara de ovo
Modo de preparo
Processe o grão de bico por 20 segundos. Adicione o arroz integral e processe por mais 10 segundos. Coloque os processados em uma tigela e adicione o farelo de pão integral, a cenoura, a salsa, a cebolinha, o coentro, as raspas de limão, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente a clara de ovo, misture bem e leve à geladeira por 10 minutos. Divida a "massa" em 4 partes e modele os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira anti-aderente com spray de azeite e grelhe cada hambúrguer em fogo médio por aproximadamente 6-8 minutos de cada lado.


Na terça-feira, dia 12, acontece na sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé o Rally da Pecuária 2016, a partir das 19h, no salão nobre da entidade. Entre os temas que serão abordados estão mercado, perspectivas, cenário e preços; resultados esperados por nível de produção para cria, recria e engorda, ciclo completo e confinamento; importância e resultados com a melhoria da estratégia nutricional do rebanho, e outros. Evento gratuito.

No último sábado, dia 02, aconteceu a posse da diretoria da Sociedade Italiana Anita Garibaldi de Bagé para o biênio 2016-2017. O empresário Ivar Tonini assumiu a presidência, antes ocupada pelo advogado Ernani Deiro.  Sucesso e um bom trabalho a nova diretoria!

O Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, ligado à Associação Pró Santa Thereza, de Bagé, recebeu outro dia, durante a XIX Semana de Vichadero, no Uruguai, uma placa de “Reconhecimento e apoio pelo intercâmbio cultural" realizado com o país vizinho. Na ocasião, o Ponto de Cultura esteve representado por Adriana Gonçalves, Ricardo Romero, Tanara Lucas e Edison Larronda.

Este mês, minha amiga, de quem morro de saudades, Cibele Meireles Machado, está completando mais um ano de vida, ela que saiu de Candiota para ganhar o mundo como comissária de bordo da Emirates, em Dubai. Cibele querida, mesmo de longe, sinta-se abraçada e lembrada por esta amiga aqui, que sempre torceu e torce muito por ti

Aléxia ou Noah? A dúvida ainda paira, mas a dinda aqui não vê a hora de ver e ter por perto este bebê tão amado e desejado. Aos papais e amigos Vica e Pedro Siuch toda a sorte do mundo nesses últimos meses de gestação (#dindaansiosa). Clic: Leko Machado

 Contra a corrupção e em defesa do homem do campo, a Associação e Sindicato Rural de Bagé foi representada por seu departamento jovem no protesto a cavalo que aconteceu em Porto Alegre no dia 27 de março. Na foto, Carlos Eduardo Simões Pires, Renan Gasso, o diretor da entidade, Olavo Salles, Rodrigo Antunes, que é presidente da Rural Jovem, e Vitor Aguirre

Esse lindão aí é o Heitor, filho da Lílian e do Marlon Domingues, que comemorou seu primeiro aninho dia 30 de março no Centro de Festas. Foto do tio Rick Domingues

 Clarissa e Favorino Collares, diretor da Associação e Sindicato Rural, durante show do grupo Sonido del Alma Gaucha, na 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé