Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caderno Pampa :: 25 de junho de 2016




O inverno chegou com tudo no Rio Grande do Sul. Há semanas que temos enfrentado baixas temperaturas e muita geada na região do Pampa. E, se por um lado, o inverno é difícil de ser enfrentado graças ao frio, por outro, ele proporciona belas imagens e prazeres característicos do período, como desfrutar de uma boa comida na beira da lareira. E, como só nos resta afrentar os períodos de baixas temperaturas, que possamos então aproveitar dos charmes da estação. Ao mesmo tempo, não esqueça, que muitas pessoas enfrentam várias dificuldades para se proteger no inverno e precisam da nossa ajuda. As cidades da região já estão mobilizadas, recolhendo e distribuindo agasalhos que são muito bem vindos por quem precisa. Não deixe de ajudar!

Bagé celebra a sétima edição do FIMP
Festival acontece de 24 a 30 de julho
A sétima edição do Festival Internacional Música no Pampa (FIMP) já foi lançada e a expectativa é de mais uma semana de muita música e intercâmbios culturais. São esperados músicos e estudantes de diferentes nacionalidades e oriundos de outros Estados brasileiros. O Festival, que este ano acontecerá de 24 a 30 de julho, vale lembrar, tem aprovação da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura e, com isso, as empresas que patrocinam projetos como este, além de isenção do imposto de renda (IR), têm sua marca associada à referência social.
O maestro Jean Reis, enfatizou que Bagé não é mais a mesma de quando sem o FIMP. ''O evento, além do mais, não pertence mais à Bagé, mas ao mundo, dado o alto número de estudantes que foram pra fora da cidade graças ao projeto. Não há como calcular, não há preço que se pague pelo caráter, cultura, educação e pelo que se pode fazer pela vida dos outros'', concluiu.
Entre vários programas do FIMP, o de maior destaque é o ''Adote um Estudante''. Ele consiste na assistência à moradia a jovens participantes, por famílias residentes na cidade, durante o período em que o evento ocorre. Nesse ano, a expectativa é que de  45 a 50 famílias participem do programa.

Expectativa pela Semana do Colono de Hulha Negra
Atividades acontecem dias 29, 30 e 31 de julho
A maior comemoração de Hulha Negra, a Semana do Colono, já tem corte escolhida e data definida para acontecer: entre os dias 29 e 31 de julho no Ginásio Municipal. Entre as atrações da festa estão os produtos coloniais e as apresentações artísticas. A rainha da 21ª Semana do Colono, Eliandra Fernandes Ritta, e as suas princesas, Taiane Gomes Pereira e Lucimara Ulrich Barboza foram eleitas no dia 04 de junho e já cumprem agenda de divulgação da programação em toda a região.
A programação da festa também já foi divulgada e contará com uma noite Gospel na sexta-feira, dia 29, com várias atrações. No sábado à tarde haverá apresentações de grupos de dança do CRAS de Hulha Negra, de patinação com Lidy Oleques, do piquete Querência Charrua, do CTG Vento Xucro e Lanceiros dos Porongos e, à noite, apresentação do Grupo Sandir e Os Monarcas. No domingo, a tarde os shows serão de Jaimes Rodrigues, Grupo Eco do Rio Grande, Jorge Rosa, Grupo Kantai e Marcelo Caminha. A noite haverá a apresentação da banda Barbarella.

Caminho da Luz defini data do Jantar Luz
Atividade é uma das principais da entidade
Evento já tradicional na comunidade bageense, o Jantar Luz, realizado pelo Caminho da Luz, já tem data marcada. A programação, que em 2016 chega a décima edição, será realizada dia 29 de novembro, a partir das 21 horas, nas dependências da sede social do Clube Caixeiral. A presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas explica que a divulgação com antecedência da data permite melhor organização e participação da população. O Jantar Luz é realizado todos os anos visando à arrecadação de recursos para auxiliar no pagamento do 13º salários dos funcionários da instituição.
Antes, várias atividades estão sendo realizadas visando complementar a arrecadação da instituição. No início de junho a instituição realizou um brique que arrecadou mais de R$12 mil, valores são utilizados para custeio da instituição. A variedade de produtos de inverno era grande. Itens como jarras elétricas, moletons, blusões, casacos, meias soquetes e roupas de lã tiveram grande procura. Como alguns produtos sobraram, o Caminho da Luz irá realizar uma venda direta aos interessados. "Vamos divulgar por meio de nossas páginas em redes sociais e em nosso blog, além de encaminhar a listagem dos produtos à imprensa. Os recursos que obtemos com o brique são fundamentais para nossas atividades de custeio e manutenção e, ao mesmo tempo, proporcionam que possamos manter a qualidade dos nossos atendimentos", enfatiza Iara.

Começou a estação mais fria do ano
Antes mesmo de o inverno começar, Rio Grande do Sul registrava 23 dias consecutivos de temperaturas negativas

Os meteorologistas tem sido unânimes em afirmar: o inverno de 2016 será muito parecido com o que já foi o outono, ou seja, muito frio e úmido. O responsável por este quadro? O fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacífico Central e Oeste na altura do Equador, provocando aumento de chuvas e queda de temperatura no Sul do Brasil. A expectativa é que o frio seja mais concentrado em julho e com uma chuva um pouco mais volumosa, principalmente no Oeste, Sul e Centro do Estado. E, assim, com muito frio e chuva, deve ser até o final do inverno, no dia 22 de setembro.
Outra característica típica da região do Pampa, o vento Minuano, também deverá estar muito presente na nova estação, o que fará com que as sensações térmicas sejam ainda mais baixas do que as temperaturas. A expectativa é que os amanhecer com campos cobertos de geada também seja frequente no inverno de 2016.

Proteja-se
Muito além das belas imagens, as baixas temperaturas causam vários transtornos para o corpo e, principalmente, se não soubermos nos proteger adequadamente. E, embora, pareça inevitável sentir frio, apesar das várias camadas de roupas, algumas dicas ajudam a nos manter mais quentinhos.
- Use uma camada de roupas que vai embaixo da sua roupa normal. Ela pode tomar várias formas, mas cada uma delas pode ajudar a manter você quente sem deixá-lo muito volumoso ou com muitos passos extras. Camadas inferiores incluem meias, leggings, uma segunda pele e roupas de baixo longas.
- Use uma camada à prova d'água. Se a água penetrar em sua roupa, ela só vai lhe deixar com mais frio. Você pode usar uma capa de chuva sob um casaco quente, mas menos à prova d'água, por exemplo. Quando for comprar casacos, procure materiais que sejam bem à prova d'água e quentes, como neoprene.
- Proteja suas extremidades. Tente manter sua cabeça, suas mãos e seus pés cobertos com um cachecol, um chapéu, luvas e meias e botas peludas. É muito importante que todos esses itens sejam à prova d'água, já que essas são as áreas nas quais você terá mais chance de notar umidade e mais frio. Por exemplo, use luvas de couro forradas se puder.
- Use roupas do tamanho correto. Roupas apertadas não podem lhe deixar quente ou confortável. Em vez disso, se quiser ficar aquecido, use peças mais largas. Isso cria uma camada protetora de ar quente entre sua pele e o ambiente do outro lado do tecido.
- Movimente-se. Deixe seu corpo criar o aquecimento. Movimentar-se vai queimar energia do seu corpo que emanará como calor. Tente se exercitar, ou pelo menos não ficar parado.

Prepare a casa
Um ambiente quentinho é um ótimo refugio para enfrentar o inverno. Alguns hábitos simples ajudam a manter a casa quentinha e mais agradável para os dias frios.
- Isole sua casa com atitudes básicas, como colocar cortinas grossas e cobertores nas janelas. Procure pelos buracos e lacunas que deixam o ar frio entrar na sua casa ou passar por entre cômodos com níveis diferentes de isolamento. Cobertores e carpetes enrolados podem facilmente ser usados para fechar essas lacunas.
- Feche os cômodos não utilizados e concentre-se em aquecer um cômodo central. Costuma ser mais fácil e mais barato focar-se em manter um cômodo aquecido do que uma casa ou um apartamento inteiros. Pense num lugar só onde sua família pode ficar durante as horas em que está acordada e sele-o do resto da casa.

Cor e diversão para o arraial caipira
A loja Nova Era de Bagé está repleta de trajes caipiras


Junho já está terminando, mas muitas festas caipiras ainda devem acontecer durante o mês de julho, o que representa uma ótima oportunidade para investir no traje caipira, caprichar na maquiagem e no cabelo e pular São João. Quem ainda está a procura de vestidos caipiras diferenciados tem na loja Nova Era de Bagé muitas opções, tanto no infantil, quanto no adulto, com peças mais alongadas, que valorizam a cintura. Para os meninos, os chapéus e coletes também estão à disposição. Tudo para montar um look exclusivo e diferente, em que as cores vivas e alegres combinem com o espirito das festas Juninas e Julinas.
Além disso, a loja está com descontos especiais no setor que, neste ano, conta com uma novidade: uma vitrine aberta, produzida em parceira com a loja Toda Festa, toda no clima da festa.

Férias Malucas
Para quem não perde a oportunidade de aproveitar uma boa promoção, ainda na primeira quinzena de julho, a loja Nova Era lança a sua tradicional “Férias Malucas”, com descontos e condições de pagamento especiais.

Prepare o seu arraial
Arroz doce

Ingredientes
4 xícaras (chá) de arroz cozido e sem tempero
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de coco
1 e ½ xícara (chá) de leite condensado
2 paus de canela em pó a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o arroz, o leite e o leite de coco e deixe apurar no fogo médio por cerca de 15 minutos ou até reduzir parte do líquido. Acrescente o leite condensado, a canela, misture e deixe apurar por mais dez minutos ou até que comece a ficar cremoso. Despeje em uma travessa ou em taças e polvilhe a canela. Sirva gelado.
Dica: Na hora em que o arroz estiver finalizado, acrescente paçocas quebradas na panela e misture. Despeje-o em uma travessa ou em taças e cubra-o com uma camada de paçoca. Sirva gelado

Canjica

Ingredientes
250g de milho para canjica
Água conforme necessário
1 colher (chá) de sal
1 canela em pau
500ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 cravos-da-índia
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Coloque o milho em um recipiente com água e deixe de molho por 8 horas. Escorra coloque na panela de pressão. Acrescente o sal e água até que cubra. Cozinhe na pressão por 40 minutos, ou ate o milho amolecer. Se ainda estiver duro, acrescente mais água quente e cozinhe de novo, por mais uns 10-15 minutos, e assim por diante.
Quando o milho estiver macio, adicione a canela, o leite de coco, o leite condensado e os cravos. Deixe ferver com a panela destampada até engrossar bem. Polvilhe com a canela em pó. Sirva quente.
Dica: Pode fazer essa receita de véspera, ela fica até melhor. Se engrossar muito de um dia para o outro, acrescente mais leite e adoce de novo a gosto.

Quentão

Ingredientes
1 copo de água (200 ml)
1/2 copo de cachaça
2 litros de vinho tinto suave
2 paus de canela
1 e ½ copo de açúcar
Gengibre a gosto
Cravos a gosto
Modo de preparo
Numa panela junte todos os ingredientes ao fogo. Assim que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Em seguida sirva. Tome a bebida quente.

Cocada

Ingredientes
4 copos (americano) de açúcar
1 coco grande ralado
1 e ½ copo (americano) de leite
Modo de preparo
Leve ao fogo o açúcar com o leite e deixe ferver, em fogo baixo até engrossar, para saber se atingiu o ponto, retire um pouco de calda e coloque em um copo de água fria, deve se formar uma bala mole, Junte o coco ralado, mexa bem e deixe ferver por 10 minutos.
Desligue o fogo misture por alguns minutos para esfriar um pouco, vai colocando com a colher sobre a pedra ou uma superfície forrada e deixe esfriar.

Quebra-queixo

Ingredientes
500g de açúcar mascavo
 1 xícara de água
 1 coco pequeno ralado
 3 colheres de sopa de suco de limão
 Manteiga para untar

Modo de preparo
Leve ao fogo baixo uma panela com o açúcar. Deixe cozinhar até derreter. Em seguida adicione a água e o suco de limão aos poucos, deixe ferver até formar uma calda. Adicione o coco ralado à calda de açúcar. Mexa bem até conseguir um creme consistente. Faça o teste: pegue um pouco com os dedos, afaste e se observar um fio de calda significa que está pronto (ponto de fio). Unte uma assadeira com manteiga e verta sobre ela o creme de quebra queixo. Deixe esfriar e depois parta em pedaços.



A professora Clarisse Ismério me contou outro dia que o lançamento do livro sobre a história do Sarau Noturno deve acontecer em agosto. A publicação, segundo ela, tem 135 páginas, dividas em três capítulos, que narram a proposta teórica do Sarau, e como nasceu a iniciativa de levá-lo ao cemitério da cidade. Eu, que tive a honra de participar do princípio deste projeto, fico muito feliz em saber que o mesmo teve continuidade e agora será eternizado em um livro. Certamente, estarei no dia do lançamento – que divulgarei aqui – comemorando essa conquista. Desde já, parabéns a professora Clarisse por levar adiante essa história.

O Restaurante e Parrillada La Perdiz inaugurou no dia 15 de junho oferecendo no Siñeriz Shopping mais uma ótima opção gastronômica. O restaurante, que já é sucesso em Montevidéu, agora atende também em Rivera com diversas e deliciosas opções para o almoço e jantar.

Dia 09, sábado, o departamento jovem da Associação Rural realiza a posse de sua nova diretoria. Rodrigo Antunes entregará o cargo de presidente para Renan Petri Gasso. O evento acontece no salão nobre da entidade.

Fechar as Curtas dessa edição e não falar da perda repentina do Sr. Luis Olavo Salles não teria sentido. Para aqueles que não sabem, eu ocupo o cargo de assessora de imprensa da Associação e Sindicato Rural de Bagé há mais de quatro anos, e durante este tempo, convivi com seu Olavo. Um ruralista muito presente e atuante na luta pelas causas da classe, que, infelizmente, nos deixou de forma trágica. Aos que ficaram, inconsoláveis, cabe agora dar continuidade ao trabalho que ele, junto a muitos outros produtores, iniciou e deixou como exemplo. À família e aos amigos mais próximos, desejo que o tempo os conforte, dando forças necessárias para seguir em frente, administrando a saudade eterna.

Ainda sobre o jantar beneficente em prol do projeto “Salvar Vidas”, do grupo de apoio à pediatria (SUS) da Santa Casa de Caridade de Bagé, as esposas dos idealizadores do bloco “Os Fora da Casinha” com as senhoras voluntárias do projeto e o Dr. Adauto Tércius Chaves Simões Pires. Clic Roberta Hecht

 Os amigos do grupo Sonido Del Alma Gaucha Alexandre Brose e Salim Severo Dias em jantar romântico no Dia dos Namorados com suas respectivas, Renata Abott e Bibiana Casanova


Márcia Duro Mello junto ao jornalista internacional e editor de Zero Hora, Rodrigo Lopes, a professora Clarisse Ismério, e o coordenador do curso de Comunicação Social da Urcamp, Glauber Pereira, após a palestra do repórter sobre “Jornalismo Multiplataforma em área de conflito e catástrofes”, que integra a oitava edição do ciclo de palestras de Zero Hora, #ZHnaFaculdade


Aumentando os carimbos no passaporte, minha amiga Kellen Pohlmann, que é natural de Dom Pedrito, mas reside e trabalha em Porto Alegre, esteve este mês visitando o Peru. Na foto, ela em Machu Picchu

O fotógrafo Mickael Freitas (à direita) junto aos pais, Glaucenir e Volsoir Freitas, e a esposa Natielle dos Reis, comemorando o sucesso de sua exposição “Compor com Cor”. Clic Márcia Duro Mello

sábado, 11 de junho de 2016

Caderno Pampa :: 11 de junho de 2016


O tradicionalismo ainda é uma das maiores marcas do gaúcho, que preserva e cultiva suas tradições com amor e orgulho. Não à toa, um dos principais concursos do Estado é aquele que elege os mais belos e bem preparados representantes das tradições gaúchas. Neste ano, além do espetáculo natural da competição, a 46ª Ciranda Cultural das Prendas elegeu uma representante da 18ª região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, a jovem Roberta Jacinto, natural de Bagé. Um orgulho para todos os gaúchos, mas especial para os da região do Pampa. Parabéns Roberta, obrigada por tão bem nos representar e ajudar a manter vivas as nossas tradições.

Restaurante e Parrillada La Perdiz inagura no Siñeriz Shopping
Um dos melhores restaurantes do Uruguai, chega a Rivera

A praça de alimentação do Siñeriz Shopping, que recentemente foi reformada e ampliada, passa, a partir do dia 15 de junho, a contar com o Restaurante e Parrillada La Perdiz, sucesso absoluto em Montevidéu, reconhecido pela qualidade dos seus produtos e preço justo. A inauguração acontece dia 15, quando o espaço já estará aberto ao público servindo das 12h ás 15h o almoço e das 19h30 às 24h o jantar.
Além do La Perdiz, a praça de alimentação do Siñeriz Shopping, que a partir da reforma pode ser acessada por dentro e também por fora do shopping, conta também com mais mesas, brinquedos para as crianças, uma nova cafeteria e, em breve, contará com uma nova sorveteria, tudo planejado para oferecer novas opções gastronômicas aos fronteiriços e turistas que visitam as cidades vizinhas de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Bagé altera Dia "D" da Campanha do Agasalho
Atividade será realizada dia 19 de junho
Para que pudesse ter mais tempo para a organização da Campanha do Agasalho 2016, o Dia “D” de Doação foi transferido para o dia 19 de junho. Assim, os pontos de doação foram organizados de maneira que melhor possa atender a comunidade, sendo eles: Urcamp, Círculo Militar, Posto de Saúde Camilo Gomes, Praça de Esportes, Praça Santos Dumont, Praça da Estação, Praça das Carretas, Praça Silveira Martins, Jardim do Castelo, Praça da Matriz, Igreja São Judas e Praça do Cemitério.
Além do dia “D”, será realizado mais um plantão de doações, no dia 16 de junho, no prédio do Prociba, antiga Cobagelã, das 14h às 17 horas.

Sicredi realiza palestras sobre Educação Financeira
Mais de 500 atividades foram realizadas

 O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – participou ativamente da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, que se realizou em maio. Uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e promovida pelo Banco Central e parceiros, a semana teve o objetivo de orientar colaboradores, associados e as comunidades onde o Sicredi está inserido sobre a importância de se fazer um planejamento e gestão da vida financeira.
As cooperativas do Sicredi promoveram 511 atividades em nível nacional, entre palestras, oficinas e cursos. Na região da Sicredi Fronteira Sul foram realizadas 11 palestras em escolas, universidades e entidades, nos municípios da sua área de ação. Reforçando as ações desenvolvidas na Semana de Educação Financeira, o Sicredi também desenvolveu o site sicredinasemanaenef.com.br  onde os usuários podem conferir ferramentas que ajudam a cuidar das finanças de forma consciente e responsável.

1ª Prenda do RS é da 18ª Região do Movimento Tradicionalista
Roberta Jacinto foi a eleita na 46ª Ciranda Cultura das Prendas

Roberta durante a prova escrita

Após o título, a comemoração de amigos, familiares e integrantes da 18ª Região do Movimento Tradicionalista

As representantes das tradições do Rio Grande do Sul foram eleitas durante a 46ª Ciranda Cultural das Prendas, em Passo Fundo, coroando Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto de 20 anos, representante do CTG Prenda Minha de Bagé e da 18ª região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como a primeira prenda da categoria adulta.
“Logo depois do resultado eu procurava palavras que expressassem o que eu estava sentindo, mas, a emoção só me permitiu dizer que se tratava de uma sensação indescritível. Pensei que com o passar do tempo conseguiria explicar qual a real sensação, no entanto, reafirmo aquilo que disse logo após ter sido anunciada como 1ª Prenda: é indescritível. Os sentimentos se mesclam entre euforia, alívio, felicidade, nervosismo, orgulho e satisfação. Além disso, trata-se da concretização de um sonho que transcendeu um objetivo individual. Família, amigos, entidade e região tradicionalista, tornaram-se sonhadores, tanto quanto eu”, lembra Roberta.

A Ciranda Cultural das Prendas é um dos concursos mais tradicionais e concorridos do Rio Grande do Sul e requer anos de preparação. Roberta conta que o preparo é bastante intenso e trabalhoso, exige abdicação de muitas coisas, dentre elas os dias de lazer, mas lembra que é possível manter a rotina de estudos, trabalho e preparação, desde que haja organização.
“Estudamos sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore. Montamos uma mostra folclórica sobre algum tema estipulado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Elaboramos uma prova artística com uma dança tradicional e uma de salão, além de escolher tocar, cantar ou declamar e nos preparamos para a prova oral, que tem o tema sorteado momentos antes da apresentação. É sempre importante mostrar nosso conhecimento e opinião sobre o tema. O tempo de preparação varia de prenda para prenda. E, além disso, apesar de muita gente não crer, eu acredito que as coisas dependem do momento certo para acontecer, além do preparo, que é essencial”, argumenta Roberta, que além de se dedicar ao movimento tradicionalista cursa o 7º semestre do curso de Direito na Universidade Federal de Rio Grande.

Agora, além de se dedicar os estudos e ao movimento tradicionalista, Roberta terá atividades para desenvolver como a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul.
“Meu principal objetivo agora é contribuir com o tradicionalismo de forma eficiente e responsável. Acredito que neste ano, em que o movimento completa seu cinquentenário, o objetivo maior deve ser buscar a real essência do tradicionalismo, reafirmar e colocar em prática os objetivos da Carta de Princípios e da Tese "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo", bem como incitar reflexões. "Por que estamos aqui?", "Qual a função social do tradicionalismo?", "Qual é o meu papel enquanto tradicionalista?", "De onde viemos, o que buscamos, para onde vamos?", "Como podemos melhorar?"; são questionamentos que deverão ser feitos e respondidos a todo momento no intuito de fortalecer nossa instituição. Este será um ano de desafios, inclusive para nós, jovens. O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem muita visibilidade perante à sociedade, fato que causa inquietação e muitas indagações, inclusive questionando justificativas para a sua existência e ideologia. Dessa forma, devemos estar preparados para bem atender a todas as solicitações e responder a todos os questionamentos”, explica.

Dia dos Namorados para as crianças
Pais podem aproveitar o período para tentar compreender como os filhos lidam com o tema

Amanhã é Dia dos Namorados, uma data muito festejada pelos lojistas e a mídia em geral e que pode gerar curiosidade nas crianças. E, como é bastante comum, algumas crianças costumam copiar os hábitos e falas dos adultos e, é bem possível que, uma criança, ao ver todo o apelo que a data possua, queria saber o que é um namorado e, até mesmo, diga que está namorando. Nesta hora, é fundamental o papel dos pais, que devem ser claros sobre o que é namorar, quais as responsabilidades que isto implica e que eles terão muitos anos na vida para namorar, até porque o tal do “namoro”, como eles chamam, nada mais é do que querer ficar perto, pegar na mão, abraçar, ou seja, ter um amigo.
Para que os pequenos entendam o que os adultos querem dizer, não dá para incentivar nem ficar falando no assunto o tempo todo. Pode ir tratando de esquecer aquelas brincadeirinhas do tipo “fala pra sua avó da sua namoradinha” ou “me conta, filha, você namora aquele menino bonitinho da sua sala?”. É aquela velha e boa medida do meio-termo: não pode incentivar nem reprimir demais, ou seja, proibir nunca é uma boa estratégia quando se trata de sexualidade. Quanto mais bola os pais derem para o tema, mais eles reforçam o comportamento, pois a criança saca rapidinho como provocar os adultos. Nesses casos, o papel dos pais é mostrar o que é certo e errado, não simplesmente reprimir as manifestações de afetividade.
Um termômetro para saber se seu filho está passando bem por essa fase de descobertas é a brincadeira, já que criança não namora, só brinca de namorar.



Nas Curtas dessa semana quero registrar a minha participação na 2ª edição da formação de Educação Cooperativa para Jornalistas, que aconteceu em Nova Petrópolis, nos dias 03 e 04, onde representei o Caderno Pampa. Um agradecimento muito especial à equipe de Marketing do Sicredi Fronteira Sul que, gentilmente, me convidou para o curso, cujo qual contou com excelente recepção e condução das atividades propostas pelo setor de comunicação da Central Sicredi Sul. Parabéns a todos da cooperativa de crédito pela iniciativa. Fica a dica para outros colegas também participarem e se inteirarem mais sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das regiões.

No próximo dia 14, terça-feira, o fotógrafo Mickael Freitas realiza a abertura da exposição “Compor com Cor”, que vai mostrar de uma forma diferente um pouco de seu belo trabalho. O evento acontece a partir das 19h, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé.

Ontem, hoje e amanhã, nossa Campanha Gaúcha recebe visitantes de Porto Alegre para um tour regado a boa gastronomia e a excelentes rótulos de vinhos aqui produzidos. É claro que a programação passa pela Guatambu, em Dom Pedrito, no dia hoje, e termina amanhã, com visita às vinícolas Batalha e Bellavista Estate, de Galvão Bueno, localizadas em Candiota, e almoço na vinícola Peruzzo, em Bagé. A promoção é da Vinho e Arte, loja especializada da Capital Gaúcha.

Alunos do curso de História da Urcamp, de Bagé, durante o curso “Desvendando os Segredos do Ceifador: símbolos e representações da morte sob a perspectiva histórica”, que teve início no sábado, dia 04 de junho, e é ministrado pela professora, Dra. Clarisse Ismério. Clic Jeferson Vainer

 Eu e a amiga Viviane Siuch – mamãe da minha afilhada Aléxia – durante o chá de fraldas surpresa que preparamos para elas com muito amor e carinho no dia 22 de maio. Foi super bacana!

Ainda sobre a escolha da Glamour Girl e Glamour Simpatia 2016 da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito, quem também prestigiou o evento foi Rafael Coradini e sua Joana Luz da Rosa

 O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, e sua esposa Suzana Weber. Clics Caroline Duarte

No dia 1º de junho, a Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE, juntamente com outras entidades parceiras, realizou o 2º Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha, que aconteceu no Campus do IFSul, em Bagé. Na foto de Gi Kraemer, o casal presidente da associação, Vinícius e Helena Assumpção, com Renato Collares e Gustavo Reis

 Integrantes do bloco carnavalesco “Os Fora da Casinha” durante jantar beneficente em prol do projeto “Salvar Vidas”, do grupo de apoio à pediatria da Santa Casa de Caridade de Bagé. Atitude que mostra que a união e o bem ao próximo vão muito além do que quatro dias de folia. Clic Roberta Hecht

Caderno Pampa :: 28 de maio de 2016



Os dias e as noites tem sido congelantes. O inverno nem começou e o frio já é intenso na maioria das cidades da região e, se para alguns as baixas temperaturas são um convite para desfrutar de várias delícias da estação, para outros a falta de roupas, agasalhos e cobertores adequados é um grave problema. Não à toa, a maioria das cidades da região do Pampa se mobiliza para arrecadar donativos e distribuir entre as famílias mais carentes. E o simples gesto de separar do armário peças em bom estado, mas que já não tem serventia pode ser um verdadeiro ato de amor e carinho com quem mais precisa. Informe-se e participe da Campanha do Agasalho, porque com certeza, há alguém na sua cidade precisando estar mais protegido neste inverno.

Mobilização pela arrecadação de agasalhos
A Campanha do Agasalho 2016 já iniciou em boa parte das cidades gaúchas
Uma das principais características do inverno gaúcho, o frio, é também motivo de mobilização e solidariedade através da Campanha do Agasalho que, anualmente, mobiliza as cidades e arrecada roupas, agasalhos e cobertores para serem distribuídos entre famílias carentes.
Em Bagé, a Campanha do Agasalho é uma realização da Prefeitura, através do Gabinete da Primeira Dama/PROCIBA (Programa Cidadão Bageense), e neste ano, trabalha com a marca ''Envolva-se'', propondo maior envolvimento da comunidade. Os donativos já podem ser entregues, mas o "Dia D" de Doação acontecerá no dia 05 de junho, que também é ''Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia'', quando em dez pontos da cidade, serão montados pontos de arrecadação. São eles: Urcamp, Círculo Militar, Posto de Saúde Camilo Gomes, Praça de Esportes, Praça Santos Dumont, Praça da Estação, Praça das Carretas, Praça Silveira Martins, Jardim do Castelo, Praça da Matriz, Igreja São Judas e Praça do Cemitério.
Em Hulha Negra e Candiota, o formato da campanha do agasalho ainda está sendo definido, mas em Hulha Negra as doações já podem ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), que também pode ser acionada por telefone e irá buscar os agasalhos. A maior demanda é por calçados, tanto adulto quanto infantis, que deverão ser distribuídos tanto na sede quanto no interior do município.

Unipampa realiza 2º Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha
Programação acontece em Bagé dias 01 e 02 de junho
Com o objetivo de promover a cultura do empreendedorismo inovador na região da Campanha através de uma programação de palestras e discussões com vários atores com conhecimento sobre o assunto, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, realiza o 2º Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha. O evento é destinado a estudantes das instituições de ensino da região, pessoas físicas e jurídicas, brasileiros ou estrangeiros com o objetivo de promover a cultura empreendedora entre os universitários e a comunidade, além de prospectar interessados em desenvolver projetos empresariais inovadores.
Na programação, acontece dia 01 das 10h às 12h um painel na câmara de vereadores sobre o tema: "O empreendedorismo e inovação como ferramentas de desenvolvimento regional" e das 14h às 22h no IFSUL Campus Bagé, um ciclo de palestras, com entrada franca e opcional a contribuição de 1kg de alimento.  No dia 02 acontecem alguns mini-cursos e visitas técnicas. Os interessados podem se inscrever através do site http://goo.gl/forms/NP4XF5Xk2Vn3lEDB2.
São apoiadores do evento: URCAMP, Faculdades IDEAU, SEBRAE, COBAME, ACIBA, Batalha Vinhas & Vinhos, Fenícia, Mór Hotel, Hotel Dalle, TopWay e Câmara de Vereadores de Bagé. A organização está a cargo do IFSUL, UNIPAMPA e AJE.

Sesmaria Cultural de Dom Pedrito recebe trabalhos
A Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, entidade que congrega escritores e jornalistas da Capital da Paz, acaba de lançar as normas para as colaborações para a antologia MANANCAL III, que deverá ser lançada ainda em 2016. Poderão participar escritores pedritenses ou não, sócios ou não da Sesmaria, desde que sigam as normas estabelecidas e que se encontram à disposição pelo e-mail oliveiradilsonnunesde@gmail.com. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3243-1641.

Sugestões para o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para demonstrar todo o amor e carinho que se tem por uma pessoa especial. Para isso, nada melhor do que um belo presente, como as sugestões da Óptica Bagé, que possui lojas em Dom Pedrito e Bagé.

Par de alianças em ouro

Par de alianças em ouro 18K com brilhantes. Modelo diferenciado com design moderno e a peça feminina cravejada de brilhantes

Par de alianças em ouro 18K em modelo tradicional, com várias espessuras à disposição

Conjunto de colar, brincos e anel, todos em ouro 18K, com pérolas e brilhantes

Colar em ouro 18K com madre pérolas

Aconchego e conforto no Dia dos Namorados
Pelúcias e pantufas são sempre uma boa alternativa para presentear





Os namorados de todas as idades, que desejam um Dia dos Namorados bem aconchegante e confortável podem apostar nas pantufas e pelúcias da Nova Era na hora de presentear. As opções são muitas e prometem agradar casais com estilos variados. Para aqueles que desejam romantismo, as pelúcias com mensagens e corações são ótimas alternativas, mas para aqueles que não abrem mão do conforto e comodidade, as variadas opções de pantufa são excelentes. É possível escolher desde os “pantufões” de bichinhos ou personagens, até as botinhas, chinelos e outros modelos. O casal pode, ainda, montar um conjunto e estar em sintonia até nas pantufas. As opções variam desde a numeração 33 ao 44.
E, para marcar os 30 anos da loja Nova Era, as embalagens serão especiais para o Dia dos Namorados. Além disso, quem se antecipar e fizer suas compras até o dia 31 de maio, poderá parcelar em até três vezes o valor promocional.

ESPECIAL 24º SEMINÁRIO PASTOS, PASTAGENS E SUPLEMENTOS
Informação e conhecimento através do 24º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos
Evento acontece dias 02 e 03 de junho e as inscrições já estão abertas
O Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos chega a mais uma edição e, neste ano, o evento, que é uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito, acontece nos dias 02 e 03 de junho com ampla e variada programação, objetivando ser um ponto de debate e conhecimento sobre temáticas importantes para o setor rural.
O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, explica que o público alvo do seminário são produtores rurais, empresários e estudantes que, tem uma oportunidade de acesso a informações através de palestrantes qualificados e com extensa experiência no setor. Exemplo é a presença de Miguel Daoud, analista financeiro, comentarista político e apresentador do Canal Rural que irá falar sobre as perspectivas para o agronegócio a partir de fatores políticos e econômicos que influenciam o Brasil e outros países. A palestra de Daoud marca também a abertura do 24º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos e acontece a partir das 19h30 no Salão Nobre do Sindicato Rural de Dom Pedrito.
“Nosso seminário registrou sucesso em edições passadas como fonte de informações para nosso o homem do campo e, com isso, temos a expectativa de mais uma bela edição, em um evento já consolidado por sua importância e relevância”, destaca Weber.
A programação estende-se também durante todo o dia 03 no parque de exposições Juventino Corrêa de Moura com a realização de mais duas palestras, de Thiago Carvalho E Alvaro Simeone, e do 7º Curso Bovinocultura de corte: do pasto ao prato, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O investimento para as palestras dos dias 02 e 03 de junho é de R$80,00 para sócios em dia do Sindicato Rural de Dom Pedrito e de R$90,00 para os demais interessados. Para somente as atividades do dia 03, incluindo o curso “Bovinocultura de corte: do pasto ao prato”, o investimento é de R$60,00 e de R$30,00 para estudantes (mediante comprovação). As inscrições podem ser realizadas através do site www.sindicatoruraldp.com.br e outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3243-1103 ou pelo e-mail eventos@sindicatoruraldp.com.br.  São patrocinadores do 24º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos o SENAR e o Banco Santander.

PROGRAMAÇÃO
24º SEMINÁRIO PASTOS PASTAGENS E SUPLEMENTOS
02 DE JUNHO – SALÃO NOBRE SINDICATO RURAL
19h30 - MIGUEL DAOUD – Comentarista formado pela Escola Superior de Administração de Negócios e pela Universidade Católica de São Paulo (PUC), apresentador do Canal Rural e comentarista na Rádio Capital. É diretor-sócio da Global Financial Advisor, empresa de prestação de serviços no mercado de capitais.
Palestra: Perspectivas para o agronegócio: fatores políticos e econômicos no Brasil e outros países
03 DE JUNHO – PAVILHÃO WALTER GERMANO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
9h30 - THIAGO CARVALHO – Doutorando em Administração de Empresas. Pesquisador CEPEA/ESALQ/USP
Palestra: Tendências do Mercado de Pecuária Nacional e Internacional
10h30 - ALVARO SIMEONE – Engenheiro Agrônomo (MSc, PhD) Professor Agregado Nutrição em Bovinos de Corte da  Faculdade de Agronomia na Universidade de La Republica.
Palestra: Melhorando a receita liquida dos sistemas de criação bovina: É rentável aumentar o peso de venda dos terneiros?
7º CURSO DA UNIPAMPA - BOVINOCULTURA DE CORTE: DO PASTO AO PRATO
14h - LEONARDO THOMAZ FLORES - Zootecnista, Consultor, Proprietário – Sete Povos Consultoria Agropecuária, Mestrando em Desenvolvimento Rural/Unicruz
Palestra: Sistemas para produção de animais de qualidade
15h - RICARDO ZAMBARDA VAZ - Zootecnista, Doutor em Produção Animal, Professor Adjunto Departamento de Zootecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Coordenador do Núcleo de Estágios do Curso de Zootecnia
Palestra: Da porteira ao frigorífico: ações para obtenção de uma carcaça de qualidade
16h - COFFE BREAK
17h - LUIS FERNANDO GLASENAPP DE MENEZES – Prof., Dr., Zootecnista da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Dois Vizinhos
Palestra: O sistema de produção vs a qualidade da carne bovina

Receitas para curtir a dois!
Fondue de queijo

Ingredientes:
1 dente de alho
2 xícaras de chá de vinho branco
400g de queijo emmental ralado
400g de queijo gruyère ralado
1 pitada de noz moscada
Modo de preparo:
Com a panela ainda fria, pegue um dente de alho inteiro e passe no fundo da panela e dos lados. Ligue o fogo e acrescente o vinho e deixe aquecendo. Depois, coloque os queijos. Por último, coloque uma pitada de noz moscada e derreta tudo em fogo baixo. O fondue está pronto para servir. O pão ideal para acompanhar essa receita é o italiano, ele é mais durinho e não esfarela com facilidade.
Dica: Com o jogo de fondue sempre vem a sua panela de preparo, porém embora seja de boa qualidade seu fundo é muito fino e não é indicado que seja preparado nela, pois é certo que o queijo ficará queimado. O preparo deve ser feito em outra panela e depois passado para a do fondue.

Fondue de chocolate

Ingredientes:
80g de chocolate com 62% de cacau
80g de chocolate ao leite
Frutas de sua preferência cortadas em cubinhos
Modo de preparo:
Coloque o chocolate em uma panela e deixe em banho maria até que ele derreta. Deixe-o no fogo até que sua consistência fique homogênea. Caso esteja muito grosso, acrescente meia xícara de leite, se for intolerante à lactose, acrescente ¼ de xícara de água.

Troco do Bem do Nicolini faz nova entrega
Arrecadação de mais de R$74 mil foi destinada à APAE de Bagé

Mais uma entrega da promoção “Troco do Bem” dos supermercados Nicolini foi realizada. Desta vez a entidade beneficiada foi a APAE de Bagé que recebeu R$74.402,36 arrecadados através do troco doado pelos clientes dos supermercados Nicolini em Bagé. A expectativa é que o valor arrecadado seja utilizado para a reforma do prédio da APAE que, ainda aguarda recursos para ser concluída.
Esta foi a 7º edição da campanha que, no total da rede, já entregou R$472.841,38. Somente em Bagé, a arrecadação total já chega a R$349.224,70.

Representantes da ACIBa integram nova diretoria da Federasul 

A presidente da Federasul Simone Leite entre Rene Isoppo e Lindonor Peruzzo Júnior

A posse festiva da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) foi palco também para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) Lindonor Peruzzo Júnior, e o ex-presidente Rene Isoppo, iniciarem seu trabalho na Federasul como Diretor Regional  e Vice Presidente Regional, respectivamente.
A entidade será conduzida por Simone Leite que é a primeira presidente da história da Federasul a vencer uma disputa eleitoral e a mais jovem líder empresarial a assumir uma Federação no Rio Grande do Sul, que teve seu início na Rainha da Fronteira em 28 de outubro de 1927 sob a presidência de Emílio Guilayn. Atualmente, a entidade conta com 230 filiadas, reunindo as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha: comércio, indústria, serviços e agricultura.
O presidente da ACIBa explica que a Federasul é uma das mais representativas entidades gaúchas e que alguns projetos como Junior Achievement, Parceiros Voluntários, assim como o Programa de Estágio da ACIBa,  e o novo software que a entidade passa a usar,  foram adquirimos devido ao benchmark que foi feito com outras entidades. "A Federasul serve as Associações Comerciais e nos dá subsídio para tratarmos assuntos de interesse mútuo. E essa integração faz com que cresçamos como profissionais e consigamos implementar algo a mais em nossas comunidades", conclui.



Hoje, 28, minha amiga de infância, Bibiana Marques González - mãe do meu afilhado Pedro – está completando mais um ano de vida. Deixo aqui registrado meus parabéns e o desejo de muita saúde, paz de espírito e amor ao lado daqueles que te querem bem.

No dia 16, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre, aconteceu a posse festiva da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). A nova gestão conta com a participação do presidente da ACIBa, Lindonor Peruzzo Júnior,  como Diretor Regional,  e do ex-presidente, Rene Isoppo,   que ocupa o cargo de Vice-presidente Regional. A entidade será conduzida por Simone Leite, que  é a primeira presidente da história da Federasul a vencer uma disputa eleitoral e a mais jovem líder empresarial a assumir uma Federação no Rio Grande do Sul. Sucesso a todos da nova diretoria, em especial, aos nossos representantes locais.
E já estão confirmados os palestrantes do 3º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, na Associação e Sindicato Rural de Bagé. São eles: Antônio da Luz, economista do Sistema Farsul; Gilson Trennenpohl, diretor-presidente da Stara; Luiz Gustavo Floss, Consultor da Casa Rural; Mauro Rizzardi, professor na Universidade de Passo Fundo; Paulo Carvalho, professor na UFRGS; Everardo Mantovani, professor na Universidade Federal de Viçosa/MG, João Paulo Dantas, vencedor do concurso do CESB 2015, de máxima produtividade de soja; e Dirceu Gassen, consultor em boas práticas agrícolas.

No dia 14, Dom Pedrito elegeu suas Glamours, no Dom Pedrito Country Club, e as eleitas foram Ana Carolina Stochero, Glamour Girl 2016, e Natália Costeira, Glamour Simpatia, que na foto estão acompanhadas da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Evelin Coradini. Parabéns às candidatas e o desejo de um ótimo trabalho! Clic: Caroline Duarte

Ela sempre está nos atualizando de seus passeios incríveis pela Europa. No clic, Luiza Corrêa Oliveira - que está cursando Mestrado em Bragança, Portugal – posa numa das paisagens deslumbrantes de Toledo, na Espanha

 Os jovens empreendedores Laís Navarro, Ivan Pons e Vinícius Acunha participaram no dia 12 de evento da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE. O painel “Moda VS Inovação” apontou novas formas de empreender e se relacionar com os clientes. Clic: Gi Kraemer

 A família pedritense Machado da Cunha festejou no dia 07 de maio o aniversario de 15 anos da bela Alana, que na foto está junto dos pais Wagner e Betânia. É claro que o sucesso da festa foi garantido pelo top cerimonialista, Leonardo Leão, que sempre está nos informando dos eventos mais badalados da Capital da Paz. Clic: Diones Alves

 Jovens poetas e poetisas em recente evento do Lions Clube de Bagé Solidariedade, na Casa de Cultura Pedro Wayne: Francisco Gasso, Samara Coutinho, Beatriz Munhoz, Fabiane Paiva Silva e Eliéser Moura. A foto, claro, é dela que sempre acompanha e nos informa dos acontecimentos da cultura em Bagé, Márcia Duro Mello