Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Caderno Pampa :: 29 de março de 2014 :: Edição 308



O outono é uma estação especial. Uma transição entre o calor e o frio e, por isso, um período bastante charmoso e de muitas mudanças. Dedicamos a capa desta edição ao outono, desejando que ele seja um período de muitas mudanças e realizações para todos.

Como seria o mundo se ninguém pudesse mentir? Não haveria segredos, traições, trapaças, mas, ao mesmo tempo, verdades inconvenientes, seriam ditas sem pestanejar. A mentira é vista normalmente como uma vilã nos relacionamentos pessoais, mas é sempre importante lembrar que a mentira existe para nos ajudar a cumprir um propósito: a convivência em sociedade. Mentir pode ter dois objetivos, primeiro o de proteger-se de uma consequência negativa ou preservar a autoimagem e, também, pode funcionar como uma válvula de escape dos problemas cotidianos. Em ambos os casos, a mentira tem seus limites e consequências e, mesmo que uma mentirinha leve possa parecer inofensiva é importante ter atenção e cautela. Mas, como tudo, há sempre um lado positivo e alegre e, por isso, o dia 1º de abril é tão popular e tornou-se uma data simbólica, quando mentir é “permitido” e resulta em diversão e boas pegadinhas.

Também nesta edição a contagem regressiva para o próximo final de semana, quando acontece a 35ª Semana Crioula Internacional de Bagé. Com grande programação e muitos atrativos, a festa mais campeira do Mercosul é uma ótima opção de lazer e diversão para toda a família. Não deixe de participar!

PRÓXIMO PAMPA: 12 de abril


Mais uma edição do almoço do peixe
OLHO: Evento promovido pelo Rotary Bagé Sul acontece dia 13 de abril
O Rotary Bagé Sul de Bagé já começou os preparativos para o Almoço do Peixe deste ano. A programação será realizada no próximo dia 13 de abril no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora com uma grande variedade de pratos com frutos do mar e as tradicionais paella e carpa assada, além de sobremesa e chopp. O Almoço do Peixe é uma promoção beneficente. Este ano a renda será destinada para reforma da enfermaria da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos com os integrantes do Rotary Bagé Sul.

Sebastião Salgado no Da Maya Espaço Cultural
Exposição está aberta ao público até o dia 30 de abril
Os bageenses tem uma oportunidade única de conhecer um pouco melhor o trabalho do conceituado fotógrafo Sebastião Salgado que, desde o dia 20 de março, está expondo imagens que compõem o trabalho denominado Êxodos, fruto do olhar do brasileiro entre os anos de 1993 e 1999 quando percorreu 47 países, buscando retratar a exclusão econômica, social e política.
A exposição, uma realização do Da Maya Espaço Cultural, pode ser visitada terças e sextas-feiras das 14h às 18h30 e aos sábados e domingos das 15h às 18h30. A entrada é gratuita. As escolas, grupos ou entidades interessados em participar das visitações, podem entrar em contato para agendar os seus horários.

Emater/RS-Ascar com processo seletivo em andamento
Interessados em fazer parte do quadro funcional da Emater/RS-Ascar podem inscrever-se, até o dia 31 de março, para o Processo Seletivo Externo aberto pela instituição. O edital do certame, com cargos de níveis médio e superior, encontra-se no site da Fundatec (http://www.fundatec.org.br/) e contém todas as informações necessárias para os candidatos.

Consórcio para concretizar o sonho do carro novo
A Tterrasul oferece mais uma opção aos seus clientes

Por muitos anos o consórcio foi visto como uma excelente maneira para quem desejava guardar dinheiro ou adquirir um bem. Hoje, o consórcio volta a ganhar força através dos inúmeros atrativos que oferece e das garantias que possui. Os clientes Tterrasul de toda a região podem contar com mais essa modalidade na hora de comprar o seu veículo. Isso porque a concessionária Tterrasul comercializa cotas do consórcio Tterrasul, onde o Grupo Pampeiro e Tterrasul atuam no mercado de consórcios a muitos anos, oferecendo aos seus clientes atendimento especializado e todas as informações necessárias para a concretização da compra do consórcio que, quando contemplado, por sorteio ou Lance, realizará o sonho do carro novo.

O consultor de consórcio, Fernando Soares, explica que existem opções de grupos de 60 e 80 meses, além de modalidades especiais. O grande diferencial do consórcio, segundo ele, é a inexistência de juros, ou seja, o consumidor paga apenas uma taxa administrativa para o seu consórcio e fica isento dos juros do financiamento. Além disso, o programa fidelidade, sorteia semanalmente R$ 36.000,00 entre os participantes do consórcio em dia, que podem utilizar este recurso também para a compra de seu Volkswagen novo.

O funcionamento do consórcio observa as regras atuais, tendo um participante do grupo contemplado mensalmente através de sorteio, além da possibilidade dos participantes darem lances e garantirem o uso da sua carta de crédito antes do final do grupo. Soares lembra que o consórcio é uma modalidade extremamente segura e que qualquer pessoa pode fazer parte de um grupo, precisando apenas da carteira de identidade, número do CPF e o pagamento da primeira parcela para iniciar a sua participação. Os valores das cartas de crédito variam bastante, atingindo a todas as necessidades dos clientes e incluindo a possibilidade de adquirir qualquer veículo da Tterrasul.

A concessionária Tterrasul de Sant’Ana do Livramento também conta com o trabalho do Sr. Sérgio um consultor especializado em vendas de consórcio. Interessados de toda a região podem solicitar uma visita, através dos fones em Bagé (53) 3240 5600 e Livramento (55) 3244 2000.

35ª Semana Crioula movimenta Bagé e região
Programação acontece entre os dias 03 e 06 de abril, no Parque da Associação Rural

O parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé recebe no próximo final de semana, dias 03 a 06 de abril, a 35ª Semana Crioula Internacional, com uma ampla e variada programação e várias novidades. Entre as principais, está a parceria com a Federação Gaúcha de Laço, que classificará os melhores laçadores da Semana Crioula para a etapa final do torneio estadual organizado pela entidade, bem como, dará vagas para os primeiros colocados nas três modalidades de gineteadas, que terão a oportunidade de competir na etapa final de classificação para o Festival Nacional de Doma y Folklore 2015, em Jesus Maria, em Córdoba, na Argentina.

Para o público que for prestigiar a festa, além da culinária campeira, merece destaque o show da cantora argentina, Soledad Pastorutti, previsto na programação para o dia 05 de abril e que será aberto à todos os que estiverem no parque no sábado. O show é uma promoção da equipe do programa Cavalos Crioulos, do Canal Rural, que vai realizar no sábado um remate especial em comemoração aos 10 anos do programa.

Mais informações sobre esta e outras atrações da festa, podem ser obtidas pelo site www.rurabage.com.br, na fan page Associação e Sindicato Rural de Bagé, no Facebook, ou através dos telefones (53) 3242.5426, (53) 3242.5262 ou (53) 3242.8888.

Comemorações dos 110 anos do Colégio Auxiliadora
O mês de março foi repleto de muitas atividades para marcar o aniversário da escola

Os alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora tiveram muitos motivos para comemorar o mês de março, isso porque a escola completou 110 anos e, para marcar a data, várias atividades foram realizadas. Já no início do mês, um baile de carnaval aconteceu para comemorar o aniversário e, na oportunidade os alunos puderam dançar e se divertir. No mesmo dia, os alunos do turno da manhã deram um “bom dia” à Dom Bosco, assim como os alunos do turno da tarde deram o “boa tarde”, além da realização de atividades comemorativas e integrativas. No correr do mês outros vários momentos especiais aconteceram e serviram para aproximar ainda mais os alunos dos ideais de Dom Bosco e da escola.

GRUPO VERDE PLAZA
Atendimento especializado e muitas vantagens na fronteira
O grupo Verde Plaza conta com estrutura completa e diversificada, além de atendimento diversificado para os visitantes em Sant’Ana do Livramento e Rivera

Com o propósito de oferecer produtos e serviços de qualidade especial, através de atendimento diferenciado e ampla opções em hospedagem e gastronomia, o grupo Verde Plaza de Sant’Ana do Livramento trabalha pela segurança e conforto de seus clientes e, está constantemente investindo em inovações e treinamento de sua equipe. O resultado é a diversidade de serviços oferecidos. Na parte hoteleira, são três hotéis muito bem equipados: o Verde Plaza Hotel, o Emirates Hotel & Suítes e o Nuevo Hotel, além dos serviços da Van/Translado e Sala Vip e da parceria com a parrillada Gardel.

Cada um dos hotéis do grupo possui perfil diferenciado e serviços exclusivos, adequando-se a cada perfil de hóspede, mas mantendo sempre a mesma qualidade de atendimento. O Verde Plaza Hotel com perfil executivo, conta apartamentos de Luxo e Super Luxo e está localizado a três quadras dos Free Shops de Rivera. Outro diferencial do hotel é o restaurante próprio, o Green Palace Restaurante, localizado no 2º andar e que trabalha com ilha de massas, grelhados, saladas diversas, sucos naturais e ilha de sobremesas. O Emirates Hotel & Suítes é um hotel novo, inaugurado em maio de 2012. Tem o perfil luxo com estrutura moderna, possuindo suítes com hidromassagem e hidromassagem vertical, além de serviço personalizado. O Nuevo Hotel é localizado no centro de compras de Rivera ao lado dos Free Shops, uma referência tradicional do Uruguai.

O serviço de Van/Translado e a Sala Vip estão a disposição de todos os hóspedes do grupo Verde Plaza. A Van/Translado é um serviço diferenciado na fronteira, pois serve para o transporte dos hóspedes do grupo Verde Plaza levando-os para compras, Parrillada Gardel, Cassino e Sala VIP, com conforto e segurança, e evitando preocupações com estacionamento e consumo de bebidas.

A Sala VIP é outro diferencial. O serviço gratuito para todos os hóspedes do grupo Verde Plaza funciona no Nuevo Hotel de Rivera e é uma opção para que se possa fazer compras e desfrutar de um espaço de descanso com televisão, ar condicionado, café, água e um espeço fechado para deixar suas compras e seguir passeando nos Free Shops. Ambos os serviços são gratuitos para os hóspedes.

Na parte gastronômica, a parceria com a Parrillada Gardel é uma excelente oportunidade para que os turistas experimentem o melhor da comida uruguaia, já que a Gardel trabalha com o melhor da gastronomia temática na Fronteira, visando sempre a excelência no serviço e nos pratos elaborados pelos chefes e parrilleros. Os produtos são de alta qualidade e 100% uruguaios, prestigiando a culinária e suas especialidades como massas, vinhos, queijos e a parrillada.

O restaurante conta com um amplo e climatizado ambiente para seus clientes, atendendo de forma qualificada aos turistas e santanenses. Sua estrutura é composta por ilha de massas, com um chefe que prepara e personaliza o prato na hora ao gosto do cliente, demostrando a qualidade dos produtos fornecidos pelos patrocinadores. A ilha de fiambres é uma excelente pedida para degustar um chopp Pilsen, direto do barril, que só o Gardel oferece para você. Outro diferencial é a ampla carta de vinhos e programação semanal diferenciada. Os hóspedes do grupo Verde Plaza têm 10% de desconto nos serviços da Gardel.

Mais informações e reservas podem ser feitas através da central de reservas pelo (55) 3242.9300 ou pelos sites www.gardelparrillada.com.br/ e www.verdeplaza.com.br/ e também no Facebook.



Está chegando a hora... De 03 a 06 de abril, o Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães vai receber a 35ª edição da festa mais campeira do Mercosul: a Semana Crioula Internacional de Bagé, que tem a chancela da Associação e Sindicato Rural. Evento imperdível!

No próximo dia 13 de abril, o Rotary Bagé Sul promove o seu tradicional Almoço do Peixe. O local será o de sempre, o salão de festas do Santuário Nossa Senhora Conquistadora. Os convites já estão à venda com os integrantes do Rotary, e a entidade beneficiada este ano será a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Não deixe de participar! Além das delícias oferecidas, a causa é nobre.

No último dia 19, o Da Maya Espaço Cultural inaugurou a exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado. No Espaço, as fotos estarão disponíveis para visitação até o dia 30 de abril, depois seguem em exposição itinerante pela cidade. O roteiro inclui alguns bairros, onde, além da exposição em si, serão aplicadas ações educativas referentes ao tema e a preservação do patrimônio ambiental de Bagé.

Na semana que passou, a cidade de Candiota realizou uma série de atividades em comemoração ao 22º aniversario. Na programação, feiras, apresentações artísticas, mateada, e shows. Parabéns a todos os candiotenses pela passagem da data.

Recebi e-mail da equipe da Solaetela informando que a coleção outono-inverno já está disponível na loja. Peças lindíssimas ao bom gosto da empresária Leilah Kalil Castro.

O professor de educação física, entusiasta da corrida de rua, Leandro Azambuja, vai participar no próximo dia 06 de abril do Mountain Do Fim do Mundo, em Ushuaia, Argentina. São 42 quilômetros a ser percorridos. O desafio é uma preparação para a corrida no Deserto do Atacama, em dezembro.

Rose Pinheiro no Circulo Militar de Bagé preparando a terceira edição da festa “Tudo outro vez”, que acontece hoje (29), a partir das 23h

 
João Francisco Delgado e Simone Fagundes da Silveira. O casal trocou alianças no dia 21 de abril, numa cerimônia sur-pre-sa! É, isso mesmo! A noiva só ficou sabendo do casamento na porta da igreja, enquanto pensava estar fazendo fotos para um novo trabalho da produtora de eventos, Iracema P. Isquierdo. Muito bacana! Clics do fotógrafo Diones Alves

 
Depois de fortes emoções, e, agora, oficialmente casados, os noivos com os padrinhos

Anacarla Flores e Iara Antunes de Souza na AZ Galeria, da artista plástica Angela Zaffari

Lúcia Gomes, produtora cultural e marchand da AZ Galeria

Fernanda Gomes, Rodrigo Sarasol e Sandra Sarasol na exposição “Figuras Femininas”, na Casa de Cultura Pedro Wayne

O artista Leonir Garcia ao lado da esposa, Gislaine Pouzada, também na Casa de Cultura Pedro Wayne
Almondegas de frango

Ingredientes
500 g de peito de frango moído
1 xícara de chá de pão de forma triturado
2 colheres de sopa de leite
Casca ralada de meio limão
4 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de chá de molho de tomate pronto
2 colheres de sopa de tomilho
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o frango, o pão triturado, o leite e a casca de limão. Tempere com sal e pimenta e amasse com as mãos. Com a massa, forme bolinhas do tamanho de uma noz e reserve. Em uma frigideira de bordas altas, aqueça a metade do azeite e frite as almôndegas, aos poucos, até ficarem douradas. Se necessário, acrescente mais azeite. Junte o molho de tomate e o tomilho e cozinhe por mais 10 a 15 minutos. Verifique o tempero e na hora de servir, decore com galhos de tomilho.

Nhoque

Ingredientes
1 kg de batata cozida
2 gemas
1 ovo
100g de parmesão
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa rasa de sal

Molhos
Pesto
1 xícara de chá de manjericão
Metade de uma xícara de chá de azeite
Meio dente de alho
1 colher de sopa de parmesão
3 castanhas do Pará
Sal a gosto

Bolonhesa
3 colheres de sopa de azeite
300 g de carne moída
1 xícara de chá de cebola picada
2 dentes de alho picados
3 xícaras de chá de molho de tomate
1 pitada de açúcar e sal

Queijo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Metade de uma xícara de chá de cebola ralada
3 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de requeijão cremoso
1 pitada de noz moscada
1 xícara de chá de parmesão ralado

Modo de preparo
Nhoque: misture a batata cozida e espremida com as gemas e o ovo, o parmesão, o sal e no fim a farinha. Acrescente mais farinha se necessário. Corte em cubinhos e cozinhe em uma panela com bastante água e sal.

Pesto: bata no liquidificador, o azeite, o manjericão, o alho, as castanhas e o parmesão. Acerte o sal.

Bolonhesa: em uma panela aqueça o azeite e refogue bem a carne. Adicione a cebola e o alho. Acrescente o molho de tomate. Tempere com sal a gosto. Adicione uma pitada de açúcar se o molho estiver muito ácido. Deixe apurar em fogo médio.

Queijo: em uma panela, aqueça a manteiga, a cebola e a farinha de trigo e refogue um pouco. Acrescente o leite fervendo. Adicione o parmesão e o requeijão. Mexa sempre até engrossar. Coloque a noz moscada.

1º de abril, dia da mentira
Cuidado com as brincadeiras e pegadinhas, afinal é 1º de abril

Tudo começou com uma brincadeira na França, quando para comemorar o início da primavera trocavam-se presentes e aconteciam animados bailes. Anos após, as mudanças no calendário promovido pela Igreja, fizeram com que presentes estranhos e convites para festas inexistentes passassem a ser realizados e, a brincadeira de pregar peças ganhou o mundo, sendo o dia 1º de abril considerado o Dia da Mentira.

Mas, o que significa mentir? É simplesmente faltar com a verdade? Ou a mentira tem outras implicações? Se, há uma verdade sobre a mentira é que ninguém gosta de assumi-la, mas que ninguém vive sem, ao menos de vez em quando, contá-la. Seja para agradar a alguém, escapulir de uma encrenca, ser o herói de alguma aventura nunca vivida, levar vantagem na vida. Com suas pernas curtas, a mentira caminha no passo do homem desde que o mundo é mundo e não dá o menor sinal de perder o fôlego, muito pelo contrário.

Todos os seres humanos saudáveis mentem, uns mais outros menos. Ou seja, faz parte da natureza humana mentir e, desde pequeninos, mentimos. As diferenças acontecem já que existem vários tipos de mentira, além de diferentes formas e intensidades de mentir. Mente-se por necessidade, piedade, amor, maldade, mas, desde que saudáveis, temos sempre consciência que está errado.

A mentira pode ser uma doença quando torna-se rotina e já não provoca constrangimento. Em casos mais graves, as pessoas passam a inventar histórias sobre elas, ou até sobre as pessoas mais próximas, gerando desconfiança e dificultando os seus relacionamentos. Nesses casos, a ajuda profissional é fundamental. E, já que todos têm tendência natural para mentir, uns mais que outros, é importante conseguir controlar as mentiras, e evitar que elas prejudiquem a interação com o mundo e a adaptação ao meio.

De olho na mentira das crianças
Bastante comum na infância, a mentira é para as crianças um modo de satisfazer, para si mesmo ou perante os outros, uma necessidade ou alcançar um desejo. Ela é parte do desenvolvimento psíquico de cada um, ou seja, a mentira funciona como uma espécie de varinha mágica para as crianças, sendo capaz de tornar realidade todos os seus sonhos.

É importante lembrar também que ninguém nasce sabendo mentir. Esse é um comportamento aprendido, que vem a partir da convivência com outras pessoas, quando se percebe que o que é dito ou feito tem consequências. A criança mente por diversos motivos, mas as mentiras podem ser separadas entre aquelas que nascem da fantasia, entre os menores, e as que têm a intenção de enganar alguém.

A mentira é um sinal de que a criança já percebe que pensa e sente coisas de que ninguém tem conhecimento. Mas, embora ela represente um amadurecimento cognitivo, os pais precisam ficar atentos e ensinar o valor da honestidade. À medida que as mentiras vão aparecendo, também surge a chance de se mostrar que faltar com a verdade tem consequências diversas e, em todos os casos, o diálogo é o melhor caminho.

PET
Previna o seu animalzinho contra a raiva
Vacina deve ser realizada anualmente a partir dos seis meses
Mantenha o seu pet saudável e livre de doenças

Um animal de estimação requer cuidado e atenção, principalmente quando o assunto são as vacinas. Entre elas, a vacina antirrábica merece cautela especial, isso porque, além da imunização ser obrigatória e cobrada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para viagens, alguns casos recentes de contaminação por raiva em bovinos e equinos fez acender um sinal de alerta para um possível surto da zoonose, que é bastante grave e transmissível para humanos.

A Médica Veterinária Carina Barison Madruga explica que zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre animais e também para pessoas e que a raiva humana é um quadro grave e de difícil cura. Entre os animais, a eutanásia é obrigatória em caso de confirmação da infecção. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa. A Veterinária ressalta que a Clínica Império Animal de Bagé segue o protocolo de indicação da vacina anual a partir do sexto mês de vida do animal.
“A vacinação é a melhor maneira de evitar uma epidemia”, explica.

Entre os principais sintomas da doença nos animais está a salivação excessiva, a paralisia dos membros posteriores e as mudanças de comportamento do animal, como agressividade e outros que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. A contaminação acontece através da saliva, principalmente por meio da mordida.

Além da vacina antirrábica, é fundamental que todas as vacinas estejam sempre em dia e que um Médico Veterinário seja consultado em caso de qualquer dúvida.

Cuide da alimentação, higiene e saúde do seu pet
O crescimento adequado do filhote até a fase adulta do animal depende de fatores como a alimentação, a higiene e a saúde. O primeiro passo é compreender que as necessidades dos animais são diferentes das necessidades humanas e, que por isso, certos produtos podem trazer problemas para os animais, a começar pelos alimentos. É fundamental que se observe ainda fatores como as necessidades específicas da espécie e da raça de cada animal, além da sua idade, tamanho, nível de atividade e estado fisiológico. A dieta deve atender a todas as necessidades nutricionais do animal, sem qualquer deficiência ou excesso, a fim de garantir saúde, disposição e longevidade. Água limpa e fresca deve estar disponível em tempo integral.

Outro fator fundamental é a higiene, já que atualmente cães e gatos têm um contato muito próximo com seus donos e famílias. Todo cão ou gato deve receber banhos regularmente. Para os gatos, banhos a cada dois ou três meses são suficientes. Já para os cães, o que definirá a frequência dos banhos é a textura e o tamanho dos pelos.

Embora a saúde de seu animal dependa da alimentação e higiene que lhe é dada, é também de grande importância que ele tenha um acompanhamento veterinário, pois os animais são susceptíveis a várias doenças que são facilmente prevenidas desde que sejam tomados os devidos cuidados desde a idade inicial.

Kids e Teens

Emanuel Lima Saraiva de seis meses. O lindinho é a fofura dos pais Mozart e Ana Paula e do mano Júnior

Juan Pedro Martins completou dois aninhos no dia 9 de março. Ele é filho de Isaura Martins e teve a sua festinha da Galinha Pintadinha no VIP Fest. O clic é de Marcelo Pires

Atividade
O outono já começou e, com ele, as árvores e plantas começam a ganhar um colorido especial. Que tal ajudar a árvore a ficar ainda mais bonita pintando, recortando e colando as folhas? Vai ficar lindo!

O outono e as crianças

O final de março traz consigo algumas mudanças: a temperatura está se tornando mais amena e tem anoitecido mais cedo. É que no dia 20 de março chegou o outono, a estação de transição do verão para o inverno e, com ele, é importante ter alguns cuidados para que as crianças sofram menos com as mudanças no clima.

As temperaturas em queda abrem espaço para o surgimento das "viroses" – aquela palavra que se ouve do pediatra, mas que não se sabe ao certo do que se trata. Se a criança ainda estiver no início de sua vida escolar, a situação é mais comum. Calcula-se, aliás, que neste período os pequenos desenvolvam de 6 a 10 infecções virais em um único ano, segundo pesquisas.

Mas, se as viroses tiram o sono dos pais, elas também têm um lado positivo, pois são uma maneira de estimular o sistema imune para futuras respostas a micro-organismos inimigos. E, como normalmente trata-se de doenças virais benignas, de boa evolução e que não há necessidade de tratamento com antibióticos, é importante usar da hidratação e sintomáticos, com remédios para controle da febre e dores pelo corpo e, buscar orientação médica.

E, mesmo não havendo uma maneira específica de fortalecer a imunidade dos filhos, é importante que os pais compreendam que nesta época da vida, ocorre o desenvolvimento natural e progressivo do sistema imunológico que faz com que paulatinamente as crianças fiquem mais resistentes às infecções. O importante, no entanto, é criar condições para que este desenvolvimento aconteça, preferindo o leite materno, uma alimentação saudável e usando das vacinas que propiciam a imunidade para diversos agentes infecciosos sem os riscos da doença, e devem ser administradas nas idades recomendadas pelo médico.

E mais: as crianças não devem ter sua atividade física restrita, e a possibilidade de interagir com outras crianças através de brincadeiras também faz parte de uma vida saudável.

MODA OUTONO/INVERNO ASM 2014

O setor de moda da loja ASM Matriz está repleto de novidades e exclusividades para deixar a família inteira bonita, confortável e muito bem vestida com qualidade e ótimas marcas. No setor infantil, as grifes Bebelândia, Klin, PUC e All Star Converse trazem muitas opções em roupas que reúnem as tendências de moda com conforto e qualidades diferenciadas. Outra novidade é a linha da Dudalina Jr. para meninos dos 6 aos 12 anos com uma modelagem que especialmente elaborada para a estrutura corporal infantil. A Dudalina é também o carro chefe do setor masculino, que trabalha ainda com a grife Individual, além da coleção completa da M.Pollo, Democrata e Bull Terrier, que trazem como principal tendência as cores fortes como o verde escuro e musgo. No setor feminino as novidades são inúmeras, já que agora o setor conta com grifes exclusivas como a Rosa Tatuada, e oferece as linhas da Dumond, Borda Barroca, Happy e a linha plus size da Elegance. Entre as principais tendências estão os tons de vinho, as lavagens jeans na camisaria, o cinza com preto e muitas outras novidades.

Fotos: Leko Machado

Kauê Costa veste Calça Hering e Jaqueta Bebelândia. , Eduarda Schiefelbein veste Conjunto Bebelândia e Sapatilha Klin

 Helena Vieira veste Conjunto Bebelândia e Sapatilha Klin

Dineu Resende Borba Neto veste Calça e Camisa Individual + Sapato Samello

Roberto Hecht Jr veste  Calça resinada Dudalina e Blazer Raffer

Grazi Martins veste Moletom Ou fashion e Leggin Rosa Tatuada

 Renata Marimon veste Vestido Rosa Tatuada

Magna Fátima Ferreira veste Vestido Elegance

Yasmin Prestes veste vestido Elegance

segunda-feira, 24 de março de 2014

ESPECIAL Candiota :: 22 anos :: 24 de março


Parabéns Candiota

Foto: Rodrigo Sarasol/Especial

Hoje, dia 24 de março, Candiota completa 22 anos de emancipação. A cidade, que conta com uma área geográfica de 900km², possui população de aproximadamente 10 mil habitantes, estimando-se que ela continue crescendo e refletindo os passos rumo ao futuro que a cidade traça. Ao mesmo tempo em que completa mais um ano de história, a cidade vive momentos importantes de crescimento e expansão e não lhe faltam motivos para comemorar o promissor futuro que vislumbra.

Reconhecida nacionalmente como a Capital do Carvão, Candiota reinventa-se e investe também em outras frentes de trabalho objetivando, sempre, o bem estar da população e o desenvolvimento social e econômico de todos. Hoje, muitas transformações estão acontecendo e os investimentos realizados pelo governo municipal exemplificam os caminhos que Candiota trilha rumo ao desenvolvimento e diversificação de sua matriz econômica como, por exemplo, os estudos para a implantação de um parque eólico na região e que representará mais um avanço para a cidade além, da reafirmação da vocação de Candiota para a produção de energia.

Nas páginas deste Informe Comercial, o leitor terá uma pequena amostra de tudo o que está acontecendo e, ainda, o que o futuro reserva para Candiota. O leitor tem em mãos um especial comemorativo em homenagem aos 22 anos da cidade e que serve, também, para que a comunidade de toda a região conheça um pouco do trabalho que é realizado na cidade.

A cidade

O principal cartão postal de Candiota é, sem dúvida, a Usina Presidente Médici, mas outros cenários também destacam-se na cidade. Economicamente, a vitivinicultura, a bacia leiteira e a extração de carvão mineral são as grandes potencialidades do município que, também destaca-se pelo cultivo das tradições gaúchas com o Canto Moleque da Canção Nativa que já é um dos mais reconhecidos festivais de música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Em sua zona urbana, conta com as localidades de Vila Operária, São Simão, João Emílio, Seival, Dario Lassance (sede do município) e Vila Residencial, além de 32 assentamentos, totalizando mais de 800 famílias assentadas.

CONQUISTAS DO PRESENTE
Mais saúde com o Mais Médicos

Pensar na saúde de uma comunidade e trabalhar para que não falte assistência médica é um dos focos do trabalho em Candiota. Para tal, muitos investimentos vêm sendo realizados na área objetivando manter os altos índices de qualidade da saúde. Atualmente são seis postos de saúde em atividade e que recentemente foram reformados, mais um pronto atendimento 24h, além do serviço do SAMU e da farmácia básica que foi ampliada e teve seus serviços aprimorados. Além disso, os programas Saúde da Mulher e Primeira Infância Melhor (PIM) continuam em atividade através de várias equipes que atendem a toda a população de Candiota.

Uma novidade na área da saúde é a participação da cidade no Programa Mais Médicos do governo federal. Atualmente um médico cubano já está em atividade no município e atende a zona rural, representando mais uma possibilidade de acesso à saúde de qualidade e atendimento seguro e eficaz. Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância.

O Mais Médicos está no terceiro ciclo no Rio Grande do Sul, e prevê ainda uma segunda etapa, com distribuição de 138 profissionais em diversas regiões. A previsão é de que estes novos médicos cheguem ao estado e em Candiota nos próximos meses.

Mais oportunidades através do Pronatec

Propor alternativas que visam a formação profissional e pessoal é uma ótima maneira de investir no futuro de uma comunidade que, qualificada, tem em mãos as oportunidades para conquistar um futuro melhor. Em Candiota, as oportunidades através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) alcançam o número de 350 vagas em oito cursos profissionalizantes e que atendem as demandas econômicas da região. Os interessados podem optar entre as opções de padeiro, confeiteiro, caldeiro, auxiliar de costura, eletricista predial, soldador, auxiliar administrativo ou informática básica e tem as aulas realizas em Candiota através de uma parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Senac e Senai. Outras oportunidades são oferecidas através do programa Semeando a Cidadania e várias outras opções de cursos com várias vagas estão à disposição da população.

E, para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade. O projeto é uma parceria com a Eletrobras/CGTEE e a Escola Técnica José Cesar de Mesquita e oferta cursos profissionalizantes e também uma oportunidade para os jovens terem seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

Líder em encaminhamentos através do Sine

Investindo na qualificação da mão de obra, Candiota também alcança excelentes índices de empregabilidade e, não à toa, a agência do Sine conquistou o prêmio de melhor desempenho no Rio Grande do Sul. A conquista é reflexo das atividades realizadas pela agência que trabalha através da apresentação formal entre o empregado e o empregador, direcionado o trabalhador ideal para cada tipo de vaga oferecida. O Sine de Candiota investe constantemente, também, na qualificação da sua equipe e, com isso, em 2013, superou em 300% a sua meta estipulada. Para manter-se entre as melhores agências do Rio Grande do Sul, o Sine de Candiota realiza constantemente visitas aos empregadores e mantém um cadastro atualizado de empregados com o objetivo de, em 2014, ser o intermediador de 50% dos contratos de trabalho de Candiota.

ANIVERSÁRIO DE CANDIOTA
O sonho da casa própria

Cerca de 200 famílias tem um motivo a mais para sorrir a partir da inauguração do Residencial Candiota que acontecerá no mês de abril. A obra, que teve investimentos superiores a R$9 milhões oriundos do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal e, também, de recursos da prefeitura municipal, conta com 200 unidades de 42m² cada, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, além de área de lazer comunitária e beneficiará famílias selecionadas considerando as suas condições socioeconômicas. O residencial Candiota está localizado no centro de Dario Lassance e conta com completa infraestrutura.

Outros empreendimentos habitacionais também já foram entregues à população e mais dois estão em fase de obras, que são os residenciais Seival e Viver Melhor.

Mais espaço para a educação

A Escola Santa Isabel, localizada no interior do município, é uma conquista recente da comunidade que pode contar com um colégio moderno, com salas de aulas amplas e confortáveis equipadas com ar condicionado, sala de informática, de leitura, dispensa e banheiros, além de área de lazer e espaço para a equipe diretiva da escola. Com um investimento de mais de R$700 mil, a escola transformou-se em referência de ensino na região e, agora, inaugura mais uma etapa importante com o início das atividades do seu ginásio poliesportivo que, conta também com vestiários e espaço de confraternização. Os recursos aplicados na obra do ginásio, que somam mais de R$500 mil, são oriundos, em sua totalidade, do caixa do município. O espaço irá beneficiar alunos, bem como a comunidade dos assentamentos próximos, além de sediar atividades do programa Mais Educação.

Açudes para o desenvolvimento econômico

Um dos principais pilares econômicos de Candiota está no campo. A vocação da cidade para a agricultura e pecuária é bastante grande e, com isso, várias ações são direcionadas para que os produtores tenham as oportunidades certas de trabalho e possam crescer e desenvolver ainda mais o setor. Entre as várias ações, destaca-se o Programa de Açudagem já que, há poucos anos, havia em Candiota, um déficit muito grande de famílias que não possuíam açudes com potencial para irrigação e também a manutenção da propriedade rural. Inicialmente, o déficit atingia a média de 400 a 500 açudes e, com o início do programa, cujo objetivo é combater os efeitos da estiagem ampliando a capacidade de armazenamento de água junto às propriedades rurais através do subsidio municipal de 80% do valor para a construção ou reparos em açudes, vários açudes já foram entregues à comunidade.

A projeção é que ao final de 2014, 230 açudes já tenham sido entregues, sendo que, com recursos do Ministério da Pesca, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) e do INCRA e próprios do município de Candiota, 195 açudes já foram entregues aos agricultores beneficiados.

Outros programas realizados objetivam também uma agropecuária forte em Candiota. Entre eles destacam-se o projeto que beneficia a Bacia Leiteira e o programa de Piscicultura.

O aniversário

As comemorações do aniversário de Candiota iniciaram dia 07 de março com a realização 3° Encontro de Motos e show com a banda Kid Cegonha. A partir de então, várias outras atividades foram realizadas incluindo o show da banda The Fiveers, bailes de carnaval e mateadas. Para hoje, dia do aniversário, uma mateada está programada para as 15h com apresentação de danças tradicionalistas e, no final da tarde, a partir das 19h show com a banda Tchê Guri.

FUTURO PROMISSOR
A meta é pavimentar

As obras de pavimentação de Candiota já alcançam todas as comunidades do município. A Vila Operária, a Vila Residencial, os bairro João Emílio, Seival e São Simão já tiveram suas ruas recuperadas e, agora é a sede do município, Dario Lassance, que teve sua pavimentação retomada. Antes, as Avenidas 24 de março e Luiz Chirivino já haviam sido pavimentas e, agora as novas obras, orçadas em mais de R$ 1 milhão, oriundos de convênio com o Ministério das Cidades, atingirão mais de 13 mil m². O trabalho, já iniciado pela rua Norberto Nunes, deve ser concluído em breve. Já o bairro São Simão foi beneficiado com blocos de concreto intertravado em uma área maior que 14 mil m², através de investimentos que superam R$800 mil, oriundos do caixa do município. A obra deve ser finalizada em 30 dias e faz parte de um projeto inicial que previa a pavimentação de todas as vias urbanas de Candiota e que estão sendo realizadas conforme cronograma pré-estabelecido. As obras de pavimentação são uma das grandes prioridades da cidade.

A preocupação com as condições das ruas e avenidas de Candiota estende-se também às estradas da zona rural e, com isso, mais de 800 km de estradas já foram recuperadas, além da abertura de novos 30 km em localidades onde não era possível o transido de veículos. Novas pontes também foram executadas no interior, somando 16 pontes, sendo 10 de madeira e 6 alvenaria.

Educação, cultura, arte e cinema em um espaço multiuso

O antigo prédio da Usina Candiota I, da Eletrobras CGTEE, está transformando-se em um espaço cultural multiuso, proporcionando benefícios diretos à comunidade local na educação, cultura, arte e cinema, através das obras de recuperação e readequação e que fazem parte de um projeto que envolve investimentos de no valor de R$6.691.292,89 com recursos da Eletrobras Holding. A área estimada do projeto é de 3.073m².

O Prédio de Candiota I foi tombado como patrimônio histórico e cultural do Estado do RS em abril de 2013. O Centro Cultural, após a conclusão da obra, será mobiliado pela Prefeitura de Candiota, que será responsável também pela sua administração para atividades culturais, conforme termo de permissão de uso já celebrado. A previsão para conclusão da obra é para 2014.

Entre as principais características do projeto, no qual foram consideradas as potencialidades do local, condicionantes físicos de cada atividade e suas inter-relações, está a utilização de todos os compartimentos preexistentes no interior do prédio da antiga Usina Candiota I e que contempla todas os espaços necessários para o funcionamento de um espaço cultural multiuso, prevendo espaços para praça seca, foyer, recepção, espaço múltiplo/estar, elevador, biblioteca, oficinas de artes, biblioteca-lan, laboratório fotográfico, terraço dos silos, mezanino/café, estúdio de áudio/vídeo, salas diversas, guarita, sanitários e estacionamentos.

Novos residenciais

Prestes a oficializar a entrega de seu mais novo complexo habitacional popular, o Residencial Candiota, o município realiza a construção de mais um projeto: o Condomínio Viver Melhor com a construção de 207 casas e conta com um aporte financeiro, por meio do Minha Casa Minha Vida e União, de cerca de R$ 13 milhões. O condomínio, além das moradias, deverá contar com um caminhódromo, Centro Comunitário e quadra poliesportiva. O empreendimento deverá beneficiar famílias do município que estão em área de risco, idosos, mulheres chefes de família, famílias com renda até R$1,600 reais e portadores de necessidades especiais e tem previsão de entrega para abril de 2015.

Outro empreendimento habitacional em andamento é composto por 40 moradias populares e está localizado no bairro de Seival. São duas casas adaptadas para portadores de necessidades especiais, com 42,19 metros quadrados cada, e 38 residências de 39,29 metros. Cada unidade é composta por sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. O investimento total previsto é de R$1.100 milhão, sendo R$700 mil do Ministério das Cidades e com uma contrapartida de R$400 mil da prefeitura municipal.  As famílias a serem beneficiadas com a iniciativa já estão definidas e fazem parte de um grupo que teve suas moradias destruídas, durante um forte vendaval que atingiu a comunidade e região e deverá ser entregue até o final de 2014.

Novidades na educação infantil


A construção da Escola de Educação Infantil Dario Lassance, no centro de Candiota, é uma demanda importante para toda a comunidade e já está tornando-se realidade e, em breve, deverá estar concluída. A previsão é que em maio as obras estejam concluídas e que o segundo semestre do ano letivo já possa iniciar com a escola em funcionamento. Com um orçamento total aproximado de R$ 1,5 milhão, a nova instituição de ensino terá capacidade para atender cerca de 220 estudantes, com idade entre zero e seis anos, sendo considerado essencial para o atendimento da demanda do município. Os recursos são do Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Executivo Municipal. A escola conta com salas de aula, espaço para recreação, refeitório e um anfiteatro.