Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 241 :: 04 de Fevereiro de 2012



Por Simôni Costa

Quem fica na cidade durante as férias precisa enfrentar as altas temperaturas do verão e, para se refrescar, nada melhor do que uma bela piscina. A opção então são os clubes sociais que além de oferecer sombra e água fresca, possuem infraestrutura de lazer para toda a família. Em Bagé, visitamos cinco grandes clubes sociais de piscinas e nos deparamos com muita gente que diariamente busca diversão e descanso. Então, fica a dica: Os clubes de piscina são uma ótima opção para aproveitar as férias.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que se fala em aproveitar as férias, é sabido que as aulas estão prestes a começar e, com isso, é chegada a hora de começar a se preparar, e ir às compras do material escolar é o primeiro passo.

Nos clubes de piscina a regra é se divertir e aproveitar o verão

As altas temperaturas do verão costumam ser um convite especial a um belo mergulho na piscina, e para quem não possui este conforto em casa e está em busca de uma oportunidade de se divertir com a família e os amigos, os clubes sociais de piscina são uma ótima opção. Em Bagé, as opções são bastante variadas. Passamos pelos principais para que você possa escolher onde aproveitar as suas férias.

Clube Caixeiral

Localizado na saída da cidade, em direção a Aceguá, o Clube Caixeiral oferece uma ampla infraestrutura de lazer com quatro piscinas, área social, churrasqueiras e banheiro para os seus sócios.

Bagé Tênis Clube

Um dos grandes atrativos do Bagé Tênis Clube é a pratica de esportes, que pode ser tanto o futebol como o tênis e o vôlei. Além disso, o clube oferece três piscinas e infraestrutura de lazer há poucos quilômetros do centro da cidade.

Clube Cantegril

A prática de golf é uma das pedidas do Clube Cantegril que oferece aos seus sócios também três piscinas, além de ser referencia em festas como a do Reveillon. Um pouco mais afastado da cidade, possui ampla área verde e infraestrutura completa de lazer para toda a família.

Grêmio de Subtenentes e Sargentos

O Grêmio dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Bagé tem como principal finalidade promover atividades que possam contribuir com a formação familiar, intelectual, física, moral e artística de seus associados civis e militares.Seu quadro diretivo tem reunido esforços para apresentar uma estrutura, cada vez melhor, afim de suprir as necessidades do seu quadro social.

Cesarino Espaço Recreativo

Com uma proposta diferenciada de lazer para toda a região, o Cesarino Espaço Recreativo é uma opção para quem deseja passar horas agradáveis a sombra e com água fresca. A piscina também fica a disposição dos visitantes, que também podem realizar outras atividades como andar a cavalo ou praticar esportes.


É chegada a hora de comprar o material escolar

Todo inicio de ano escolar a tarefa é a mesma: renovar o material das crianças para a volta às aulas. E, como fazer todas as vontades das crianças na hora de escolher o material escolar pode significar um gasto extra no orçamento da família o economista Eduardo Mauch Palmeira lembra que boa pesquisa de preços pode e faz toda a diferença na hora de comprar o material escolar ou universitário.

O economista alerta também os consumidores que apostam em marcas famosas. Segundo ele, algumas vezes o custo-benefício é bastante grande, mas é preciso ter em mente também que outras marcas menos famosas também podem apresentar qualidade superior.

“Fique bastante atento à qualidade dos produtos que deseja e necessita comprar. O barato pode acabar saindo caro e não atender as expectativas. Um exemplo está nos cadernos”, destaca Palmeira.

Na busca pela economia é possível também reaproveitar materiais dos anos anteriores e investir em outros mais importantes. Quem precisa economizar também pode negociar com a escola quais os matérias serão utilizados primeiro e adiar a compra daqueles que serão utilizados mais tarde. Ainda com a escola, negocie quais materiais são realmente necessários e evite abusos.

Palmeira lembra ainda que as crianças buscam sempre materiais com seus personagens preferidos.Neste momento entra em ação o bom senso dos pais e a negociação com os filhos entre o que as crianças desejam e o orçamento da família comporta.

Os empresários Rene e Rosane Isoppo da Plancópias lembram ainda que a diversidade de produtos e preços pode ajudar a não estourar o orçamento. Eles lembram que ao mesmo tempo em que há materiais com os personagens da moda há também aqueles mais em conta, o que ajuda a equilibrar o orçamento. Os matériais como massa de modelar, tintas, canetinhas e lápis de cor continuam sendo os mais requisitados para a educação infantil, já os mais velhos e adolescentes preferem os cadernos mais descolados e mochilas modernas.

Outro diferencial da oferecido pela Plancópias é a facilidade no pagamento, que pode ser realizado em até 10 vezes no cartão de crédito. E, aos pais que não possuem muito tempo, Rosane sugere que deixem suas listas na Plancópias para um orçamento.


Como evitar as micoses no verão?

Na praia e na piscina, as incômodas micoses podem atrapalhar o seu verão

A umidade e alguns hábitos mais comuns no verão colaboram para surgimento de micoses. Tudo começa com uma coceira e ardência em alguma região do corpo, seguida por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras. E, como nem sempre é tão fácil diagnosticar os primeiros sinais da micose, o importante mesmo é evitá-la.

A micose é causada por fungos invisíveis a olho nu, além de ser uma infecção incômoda e muitas vezes resistente.Alguns hábitos facilitam o surgimento do problema, entretanto, algumas pessoas também podem apresentar tendência para a infecção, que é o caso de pessoas com deficiência do sistema imunológico, como aquelas que possuem diabetes ou estão em tratamento de doenças como o câncer, perfis da população que precisam redobrar os cuidados com a saúde dos pés.

Mas com pequenas alterações nos hábitos rotineiros, é possível diminuir a probabilidade de apresentar a micose. Alguns hábitos simples podem manter o problema bem longe de você:Não ande descalço em áreas públicas, como academias, saunas e piscinas; Procure não compartilhar objetos de uso pessoal como calçados, roupas e toalhas;Evite usar o mesmo calçado todo dia, desta forma, ele pode ser ventilado;Após o banho, seque bem os dedos e outras dobras do corpo.

Carnaval no tempo das marchinhas

Crédito: Cristiano Lameira

Fantasiados e mascarados tomaram conta da primeira festa. E, para hoje, a expectativa dos organizadores é de novo sucesso

A 3° edição do Carnaval em Santa Thereza chamado de "No tempo da marchinha", teve início no final de semana passado e já reuniu grande público. Hoje, a festa tem nova edição, assim como nos dias 11 e 17 de fevereiro. A festa começa sempre às 18hs. A organização do evento estima que cerca de cinco mil pessoas participem a cada dia.

O evento terá concursos de fantasias, nas modalidades infantil, adulto e bloco de salão. Estará no local uma orquestra somente de marchinhas e sambas carnavalescas. A entrada é franca e estacionamento será gratuito no Parque do Gaúcho. Não será permitida a entrada de bebidas na festa, o valor arrecadado na venda de bebidas será usado para a manutenção do local.

- Unipampa Bagé oferece curso de especialização em “Leitura e Escrita”

Desde o início da semana estão abertas as inscrições para o curso de especialização gratuita em “Leitura e Escrita” oferecido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Podem se inscrever pessoas com graduação nas áreas de Licenciatura em Letras ou Pedagogia. O prazo de inscrição encerra dia 27 de fevereiro e, até lá, os interessados devem procurar a Secretaria Acadêmica do campus Bagé da Unipampa, na Rua Travessa 45, nº 1650 – Bairro Malafaia, nas segundas-feira, das 13h às 19h e de terça a sexta-feira, das 8 h às 14 h. Um formulário de inscrição está disponível no site( http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/posgraduacao.php?id_concurso=94) e deverá ser impresso e assinado pelos candidatos.

Não há taxa de inscrição uma vez que o curso é totalmente gratuito. Entre os candidatos inscritos será realizada uma prova escrita dissertativa no dia 5 de março às 14h no Campus Bagé. Serão oferecidas trinta 30 vagas e a previsão do inicio das aulas é dia 19 de março.

Outros cursos de especilização serão oferecidos nos campus de Alegrete, Jaguarão, São Borja e Uruguaiana, Mais informações podem ser obtidas da universidade.


Tranquilidade e diversão no Cesarino Espaço Recreativo

Quem busca um espaço de lazer para toda a família tem no Cesarino Espaço Recreativo uma ótima opção. Há poucos quilômetros do centro de Bagé, o espaço está aberto diariamente com preços especiais para convites de segunda à sexta-feira. A infraestrutura conta ainda com piscina, área verde com churrasqueira, salão de jogos, contato com animais do campo e com a natureza, amplo estacionamento, ginásio poliesportivo, salão de festas, cancha de bocha, playground, campos de futebol, vôlei de praia, amplos sanitários e vestiários e praça de alimentação.

O empreendimento dos irmãos Cesarino, Tiago, César, Magno e Sílvia, passa por constantes manutenções para bem atender aos seus frequentadores. Eles lembram também que o Engenheiro Químico responsável pela piscina é Sergio Fernandes Gomes. Outro destaque é que durante os dias de Carnaval o espaço não estará aberto ao público, retomando suas atividades normalmente após a data.


Nova colega

Os jornalistas ganharam uma nova colega e uma forte concorrente. Carla da Silva Siqueira colou grau no último dia 14 de janeiro pela Universidade da Região da Campanha, Urcamp. Após a solenidade, ela recebeu os convidados no salão de eventos da AABB para comemorar o tão esperado dia. Parabéns colega! Clic Cema Isquierdo.

Carla da Silva Siqueira

*************

Formatura

Quem também andou comemorando com muito glamour a colação de grau foi a queridíssima e talentosa Tainá Brito. Depois de colar grau, no dia 14 de janeiro, na Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, SM, em Estética e Cosmética, ela, a mãe, Tânia, e a irmã, Brisa, receberam os convidados em sua casa, em Bagé, para festejar. Sucesso! Clic Diones Alves.

Tainá Brito, Tânia Camargo e Brisa Brito

**************************

Noivado

Meus amigos e colegas Paula Luiz e Leko Machado brindaram o noivado em maior estilo na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Antes de cobrirem o 13º Festival Música nas Montanhas, co-irmão do FIMP, que acontece em Minas, os pombinhos visitaram a Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro.

Registro do noivado no Cristo, em Poços de Caldas

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

*******************

Festiva

As meninas do Grupo Amor Perfeito, do Movimento de Emaús, reuniram-se no último dia 23 de janeiro na residência da Carol Gehres para comemorar o aniversario dela e também realizar a tradicional reunião semanal do grupo.

Carol Gehres, Fabiana Batista, Cíntia Andrade, Cláudia Azambuja, Fernanda Azambuja, Rose Ritta, Camila Costa, Thais Pacheco e Jéssica Marin

**************************

CURTAS:

Olá leitores do Pampa Vip! Cá estou eu novamente a convite da minha colega e amiga Caia Martins para contar a vocês o que anda rolando no mundo vip de Bagé e região. É claro, conto com a colaboração de vocês, assíduos leitores, para preencher este espaço, afinal, esta coluna só ganha vida quando vocês fazem parte dela.

***************************

Bastou o primeiro final de semana para o Carnaval de Santa Thereza bombar! Em sua terceira edição, o Carnaval nos Tempos das Marchinhas é um sucesso. Crianças, jovens, adultos e idosos curtem o melhor das antigas festas de salão num dos patrimônios mais belos de Bagé. Para aqueles que perderam, hoje, 4, e nos dias 11 e 17, a partir das 21h, tem mais.

******************************

E por falar em Carnaval... O Rotary Clube Dom Pedrito Obelisco da Paz realizou no dia 21 de janeiro a 6ª edição do Carnaval a Moda Antiga, no Dom Pedrito Country Club. O evento teve escolha de soberana e tudo. A eleita foi a senhora Maria Zart. Os valores arrecadados nesta edição foram revertidos para a ASPEDEF (Associação Pedritense de Deficientes Físicos). O baile ficou a cargo da banda Festa 10.


**************

Gabriela e Tanani com cãozinho Chico. O Pinscher de 10 meses é a paixão também de deAralyAvelloCrepaldi.

O Tofynho de Endrize Marques Torres

Feovelha 2012 comemora resultados obtidos

CRÉDITO FOTO: Alexandre Teixeira

A edição de 2012 da Feovelha, que encerrou na semana passada, em Pinheiro Machado (RS) teve a participação de cerca de 600 animais a prêmio, quantidade superior em mais de 30% em relação a edição de 2011, quando participaram 453 ovinos a prêmio.

A presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Jaqueline Maciel fala do resultado positivoda edição de 2012 da Feovelha.

“Tivemos mais de 5 mil animais inscritos para o remate de rebanho geral e com a perspectiva de números positivos para este ano”.

Na programação da XXVIII Feovelha, além dos julgamentos, remates e o tradicional remate de rebanho geral, este ano contou com a novidade, a Vitrine Carne. A Vitrine da Carne é uma parceria do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Marfrig e Sebrae.

Luis Fernando Simoni, responsável pela comercialização da feira lembra que a Feovelha, em 2011, comercializou R$ 1 milhão de reais e que a expectativa era que em 2012 o número fosse superado, o que acabou sendo concretizado.

A XXVIII Feovelha iniciou na quarta-feira, dia 25 de janeiro, e encerrou no domingo, 29.

****************************************************

Apoio para famílias atingidas pela estiagem

Em reunião realizada na semana passada, no escritório central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, representantes dos governos federal e estadual, Emater/RS-Ascar, cooperativas agrícolas e movimentos sociais definiram medidas de apoio aos agricultores familiares prejudicados pela estiagem, referentes à aquisição e repasse de milho e trigo para a alimentação dos animais.

Dentre os principais encaminhamentos, ficou definido que o governo federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), destinará parte do estoque de milho, ao preço de R$ 19,10 a saca, e de trigo, a valor ainda a ser definido, aos produtores gaúchos prejudicados pela estiagem. Também ficou acertado que haverá a doação de parte da produção de trigo em estoque àqueles produtores mais pobres e que não possuem seguro agrícola. O grupo também discutiu a possibilidade de destinar parte do estoque de arroz e trigo às integradoras, principalmente de suínos e aves. Ao final da reunião, foi criado um grupo de trabalho que irá estabelecer as demandas, os beneficiários e os mecanismos para o repasse de milho e trigo às cooperativas gaúchas.

Palestra para produtores de leite e agricultores familiares de Candiota

Uma palestra sobre temas referentes à cadeia produtiva do leite, agricultura familiar e produção rural foi realizada em Candiota, através de uma promoção do escritório local da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Inspetoria Veterinária. A atividade foi realizada na Escola Municipal Santa Lúcia, situada na localidade Jaguarão, e contou com a participação de cerca de 30 agricultores familiares e produtores de leite.

A palestra foi ministrada pelo técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Matheus do Amaral Caetano, e pelo o veterinário da Inspetoria Veterinária, Maurício Costa, que abordaram assuntos como nutrição em bovinos de leite, produção de silagem, forrageiras anuais e perenes, pastoreio rotativo, sal mineral, importância da água na atividade leiteira, manejo da vaca seca, ordenha, prevenção da mamite, pico de produção e desempenho da vaca leiteira.

Além disso, o técnico destacou a importância do equilíbrio entre energia, proteína, minerais e água para a nutrição dos bovinos de leite na agricultura familiar.

- Reforma na Santa Casa de Livramento está quase concluída

Previsão é de retomar os serviços em março

A reforma da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento terá um custo total aproximado de R$400 mil está em fase final de construção. O projeto de reforma compreende 10 leitos, que estarão aptos para o atendimento de pacientes com maior gravidade de saúde, sendo que dois destes estarão em espaço isolado, já que algumas enfermidades não podem ser tratadas juntamente com outro tipo de doença.

Na semana passada, representantes do poder executivo vistoriaram as obras acompanhados dos engenheiros civis Miguel Pereira e Sandra Abreu e do arquiteto José Meneses.Durante a vistoria, representantes da mesa diretora do hospital acompanharam os procedimentos realizados pelos integrantes do executivo.A previsão é que já no mês de março os serviços sejam reiniciados no hospital.

- Racionamento em Bagé reduz consumo em 7 milhões de litros por dia

Desde que foi implantado o racionamento, há pouco mais de uma semana, já foi possível perceber um aumento significativo na economia de água consumida em Bagé. Antes do início da medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) tratava e distribuía cerca de 31 milhões de litros diariamente. Hoje, com as 12 horas de racionamento, estão sendo distribuídos, em média, 24 milhões de litros por dia.

Em janeiro, a ETA praticamente não registrou chuvas, somando apenas 1,2 milímetros de precipitação, enquanto que a média histórica do mês é 136 milímetros.

Com a falta de chuvas, as barragens que abastecem Bagé continuam com níveis negativos. A Sanga Rasa está 3,55 m abaixo do nível normal; a do Piraí está 1,85 m aquém; e a Emergencial está 0,30 m abaixo do ideal.

- Garota Verão realiza últimas etapas regionais antes da grande final

Depois de passar por Dom Pedrito, Livramento, Rivera, Pinheiro Machado e Candiota foi a vez de Bagé escolher a sua representante ao maior concurso de beleza do Rio Grande do Sul. A etapa de Bagé aconteceu na sexta-feria, dia 3, com o show da Banda Embalo do Tchê e mateada no Largo do Centro Administrativo.

Agora, as meninas selecionadas participam da etapa regional que acontece no domingo, dia 5, a partir das 19h no Largo do Centro Administrativo em Bagé. Nesta etapa serão escolhidas as candidatas que irão representar a região de cobertura da RBS TV Bagá em Capão da Canoa, nos dias 01,02 e 03 de março. Outra atração da etapa regional será os shows das bandas Mistura de Ritmo e Fire Night Reggae Band.



Antônia Schiroky Salis comemorou 4 anos. Ela é filha de Armando e Viviane. A foto é de Claudia Ryff.

Os gêmeos Joaquim e Manuel, filhos de Liane e Mário Morais, que residem na cidade de Candiota.

Mauren Soares Rosa, comemorando seu aniversário de sete anos na escola. Ela é filha de Crispina Elaine.

Anita Soares Cholant que tem 4 anos e é filha Lidiane Pimentel.

Rayssa Piedra Marques passeando por Torres


Sugestões para colocar a leitura em dia

Nada melhor do que aproveitar o tempo livre das férias para colocar a leitura em dia e aproveitar um ótimo livro. Na Livraria e Editora Bageense – LEB, as opções são muitas e você pode ainda contar com as sugestões das atendentes da loja.

O X da questão


As mudanças na economia local

Por trás da disputa jurídica que envolvia o direito de utilizar a denominação “Marisa”, verifica-se um fenômeno que tem se acentuado no município de Bagé nas últimas décadas: a passagem de parte do capital comercial – e também das poucas indústrias locais e de alguns ramos de serviços - das mãos de pessoas que aqui residem para empresários de outras regiões, e a consequente desterritorialização do lucro obtido.

Ainda que tenha sido a luta do Davi ("Marisinha") contra o Golias ("Marisão"), tratava-se, na verdade, da disputa entre dois interesses privados, cujos efeitos atingiam, em tese, apenas os seus proprietários.

Todavia, a questão mais importante é a vinda para a cidade de mais um grande empreendimento comercial, bem como seus reflexos na economia local.

Há, portanto, um outro aspecto que envolve os interesses da cidade como um todo: a "Marisinha", mesmo sendo privada, é daqui, e seus lucros são aqui aplicados (ver edifício defronte à Rádio Difusora); a "Marisão" é do centro do país e para lá remete seus lucros.

Desde a década de 1980, pelo menos, observamos em Bagé o fenômeno da transferência do controle de nosso comércio para o capital de fora do município. Concessionárias de automóveis, como a Comserve (Ford), Flobauto (Chevrolet GM), Covebal (Volkswagen) e Dalé (Fiat), foram fechadas ou vendidas para empresas de outros lugares. O mesmo aconteceu com o setor de supermercados, com o desaparecimento das empresas Dalé e Vigil, ainda que neste ramo tenha surgido o grupo Peruzzo. Lojas tradicionais de móveis e eletrodomésticos, como a Kalil e Casa Nova, foram diminuindo de tamanho ou encerrando suas atividades. O grupo Obino (que possui filiais em vários cidades, mas tem sua sede e origem aqui) passa, hoje, por processo de recuperação judicial.

No setor industrial, tivemos a transferência da indústria de latícinios da CAMAL para investidores de fora. A falência da CICADE também fez com que a sua planta industrial passasse para outros donos.

Já no ramo dos serviços, a licitação do transporte coletivo trouxe empreendimentos forasteiros para a cidade, com o fechamento de antigas empresas familiares, como a Brasil, a Bispo e a Nunes.

Potanto, vários empreendimentos antigos, de capital local, foram fechando, enquanto avançam as franquias e as filiais das grandes empresas.

Não se trata, aqui, de se questionar tais mudanças, próprias do capitalismo, nem adotar uma postura xenófoba em relação a investimentos vindos de fora. Mas constatar essas alterações e analisar seus reflexos na economia local.

Ora, com a transferência de controle das empresas, o excedente gerado no comércio, nos serviços e na indústria não fica mais no município, indo para outras regiões. Isso causa problemas para a cidade como um todo (pois reflete em rendas e impostos, que emigram daqui).

Com exceção do grupo Da Maya, que aqui tem investido recursos, os demais empreendimentos forasteiros não reaplicam na cidade os seus ganhos e não adquirem seus insumos aqui, deixando de gerar renda e empregos em outros setores da economia local, sem falar na concorrência desigual entre o pequeno comércio e as grandes magazines que vêm de fora.

E esse processo de desterritorialização de nossa economia, ou melhor, de seus excedentes, é agravado com as compras via internet (em que o lucro e o ICMS fica no estado de origem) e pelo "free shop" de Aceguá.

Mario Pinheiro

(jornalista, contador a advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Batatas assadas na manteiga

Ingredientes

1 Kgde batatas descascadas

3 colheresde sopa de manteiga

Orégano

Sal

Hortelã

Papel alumínio

Modo de preparo

Tempere as batatas com sal, o orégano e a hortelã.

Em uma assadeira revestida com papel alumínio coloque as batatas passe a manteiga em todas elas. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos. Tire o papel e deixe mais 15 minutos até dourar. Serve como ótimo acompanhamento para arroz, carnes e peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário