Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 255 :: 12 de Maio de 2012



Por Simôni Costa
Amanhã é dia de família reunida, mesa farta e muito amor, afinal é Dia das Mães. Uma data perfeita para você demonstrar todo o carinho que sente pela pessoa que lhe deu o que há de mais importante: a vida. Então, mamães, aproveitem o seu dia, curtam seus filhos e, Feliz Dia das Mães!
Na capa, montamos uma coletânea de fotos de leitores que aproveitaram a data para circular junto ao Caderno Pampa todo o amor que sente por suas mães. São belos exemplos de carinho e cumplicidade para ilustrar uma data tão especial.
Um problema técnico resultou em uma falha na impressão do Caderno Especial “O Tempo e o Vento” publicado dia 28 de abril. Na página três várias palavras perderam letras, o que comprometeu a qualidade do trabalho. Por isso, publicamos novamente e na integra a matéria hoje. Desculpamo-nos pela falha e boa leitura!



Mudanças começaram pelo laboratório
Investindo em modernização e tecnologia a farmácia de manipulação Flor de Lótus completa dez anos de atividades. A Farmacêutica Responsável Sofia dos Santos Gomes conta que as comemorações pelo aniversário da farmácia começou pela renovação do laboratório, que recebeu novos e mais modernos equipamentos.
“Essas mudanças representam mais qualidade, segurança e precisão para os pacientes”.
E, agora a reformulação chegou também a loja e a logomarca da Flor de Lótus, que foi modernizada e o resultado final já pode ser visto na fachada na farmácia. A Flor de Lótus conta também com a profissional Bianca Segredo Blanco como Farmacêutica.

- CTSul inaugura novos equipamentos
A noite de 17 de maio vai ser marcada por mais uma inauguração na CT Sul Diagnóstico por Imagem em Bagé. Na ocasião vão ser inauguradas instalações novas onde serão realizados exames de Tomografia e Raio X Digital, com Tomógrafo e Computadorizado Multislice e um Raio X Digital. Com a inauguração, as pessoas terão mais oportunidade em escolher o local para realizar os seus exames. A inauguração acontece a partir das 19h na CT Sul

- A gastronomia que conquistou Ana Terra e Capitão Rodrigo
Desde o inicio das gravações de “O Tempo e o Vento” a gastronomia bageense e da região vem encantando a equipe técnica, de direção e os atores do filme. Dois restaurantes, em especial, tornaram-se refúgios quando o assunto é comer bem e desfrutar de bons momentos. A equipe identificou-se logo de cara com o Bistrô de Iara Coronel, onde a preferencia é pelas as saladas. Iara conta que quando esta com sua casa cheia com a equipe e elenco do filme, a atmosfera se transforma com uma sensibilidade e carinho especial.
“Eles são todos muito atenciosos. Elogiam bastante a comida e adoram as saladas. Quanto mais elaboradas, melhor. E até a filhinha do Jayme já tem uma sopinha no cardápio com o nome dela, de tanto que ela gostou”, alegra-se Iara.
A proprietária do Bistrô conta que a identificação entre o restaurante e a equipe do filme foi reciproca e que o primeiro a chegar foi o diretor Jayme Monjardim, trazido pelo bageense Zeca Brito.
Já no Restaurante Madre Maria as pedidas também são à noite. A casa localizada no centro histórico de Bagé tem reunido boa parte do elenco e equipe de direção. A proprietária Beatriz Lamego conta que no sábado passado, por exemplo, viu seu restaurante frequentado por Tiago Lacerda, Fernanda Montenegro, Jayme Monjardim, Tânia Mara e vários outros que se deliciaram com os pratos elaborados pelo chef da casa, Joselito Larracharte. Uma curiosidade lembrada por Beatriz são as restrições gastronômicas de Cléo Pires, que é vegetariana e não come glúten, então sempre que vai fazer seu pedido, diz somente: “Peça ao chefe que me surpreenda”.
Já no assunto vinho, a preferência é pelos produzidos pela Guatambu Estância do Vinho de Dom Pedrito. Já no lançamento das filmagens, que aconteceu em Pelotas, os espumantes Guatambu conquistaram Fernanda Montenegro, Vanessa Loes, Tânia Mara e outros que os degustaram e, de lá para cá os acompanhamentos dos jantares tem sido sempre com a marca dos vinhedos de Dom Pedrito.

- Região inicia vacinação contra a Febre Aftosa
Desde o início do mês até o dia 31 de maio, o Rio Grande do Sul estará mobilizado contra a Febre Aftosa em mais uma Campanha de Vacinação. Todos os animais devem ser vacinados nesta primeira etapa.Durante este período, os produtores devem procurar casas agropecuárias para adquirir doses da vacina.


As regras de ouro para sua escova de dentes

Cuidados básicos podem evitar a proliferação de bactérias e assim, a sua contaminação

O cuidado com a saúde bucal passa por uma atenção extra ao estado de sua escova de dentes. Um estudo da Universidade de Manchester mostrou que uma escova guardada inadequadamente pode carregar mais de 100 milhões de bactérias que podem causar uma variedade enorme de doenças. Para evitar problemas, conheça algumas das regras de ouro da escova de dentes:
Guarde a escova longe do vaso sanitário - a maioria dos banheiros são pequenos, com vasos sanitários próximos da pia, onde a escova normalmente fica. Cada vez que a descarga do vaso é acionada, uma série de bactérias são espalhadas no ar. Elas podem se instalar na escova.
Mantenha a escova seca - bactérias adoram ambientes úmidos. Tente retirar o máximo de água da escova antes de guardá-la.
Evite capas protetoras - se você usar capas plásticas sobre uma escova molhada, estará criando um ambiente fechado e propício para a proliferação de bactérias. O ideal é guardar a escova em um armário fechado.
Não empreste - nunca empreste sua escova para ninguém, nem que seja um membro da família. Também não deixe sua escova ao lado de escovas de outras pessoas, já que os germes podem passar de uma escova para outra, caso elas se toquem.



- Procura-se o ganhador de um carro 0km em Livramento
Ganhar um carro 0km em um sorteio promocional é o desejo de muita gente, mas em Sant’Ana do Livramento o veículo sorteado na 30ª Campereada Internacional ainda segue sem dono
A comissão organizadora e dirigentes do evento ainda estãoem busca do ganhador. O bilhete premiado é o Nº3051 e o seu portador tem 30 dias para ir buscar seu prêmio, caso o mesmo não o faça no tempo estipulado, o veículo será vendido e o valor será destinado a Santa Casa, Conferência São Vicente de Paula, ASSANDEF, Centro beneficente Maria Begair e APAE.

- Animais domésticos de Candiota têm consultas gratuitas
Os cães e gatos de Candiota tem a saúde assegurada desde a semana passada. Isso porque a prefeitura passou a disponibilizar consultas veterinárias gratuitas para animais domésticos do município. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30, em um espaço adaptado da Secretaria de Meio Ambiente.
Segundo explica o secretário Aroldo Quintana, a iniciativa tem como meta proporcionar, além dos atendimentos, uma oportunidade para os proprietários cadastrarem seus cães e gatos no Programa Municipal de Esterilizações.
“Estamos iniciando um trabalho que pretende controlar a reprodução dos animais de rua, resultante da posse irresponsável”, citou.

Glamour em Dom Pedrito
A coluna de hoje traz para vocês as lindas meninas que vão concorrer ao título de Glamour Girl e Glamour Simpatia 2012 no próximo dia 19 de maio na cidade de Dom Pedrito. Na "Capital da Paz" a movimentação é intensa em torno deste evento que vem sendo preparado desde o ano passado. Tive a satisfação de participar como jurada na escolha da Glamour de 2011 e posso afirmar que a festa é uma das mais lindas do Estado. A presidente Evelin Coradini e as voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer envolvem toda a comunidade em suas atividades e se destacam por sua dedicação. Aqui, as belas que desfilarão no salão do Country Clube para o aplauso dos convidados...


Rubya Souza Garcia
Luise Bittencourt Piriz
Valkiria De Lima May
Andriny Trojhan Lopes
Andressa Schlesner
Victória Possebom Sgaria
Amanda Motta dos Santos
Amanda Bastos
Julia de Leon Piriz
Joseane Pardelinhas
Bruna Duarte Farias



Os primos Arthur Gomes Hentschkee Lorenzo Gomes Azambuja, que é filho de Priscila Gomes.


Doações e Imposto de Renda

            As doações efetuadas a entidades filantrópicas, de educação, de pesquisa científica ou de cultura não são dedutíveis do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), por falta de previsão legal.
            No entanto, a legislação tributária admite as seguintes deduções da renda bruta, no caso de contribuições específicas para:
            a) o Estatuto da Criança e do Adolescente — contribuições aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ver “item 2” do “atenção” a esta pergunta);
            b) os Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso – doações efetuadas a partir do ano-calendário de 2011, exercício de 2012, observado, em especial, o seguinte:
            b.1) as importâncias deduzidas a título de doações sujeitam-se à comprovação, por meio de documentos emitidos pelos conselhos gestores dos respectivos fundos;
            b.2) as doações efetuadas em moeda devem ser depositadas em conta específica, aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo;
            b.3) os Conselhos Municipais, Estaduais ou Nacional do Idoso, controladores dos fundos beneficiados pelas doações, devem emitir comprovante em favor do doador;
            b.4) para fins de comprovação, cada Fundo deverá registrar em sua escrituração os valores recebidos e manter em boa guarda a documentação correspondente pelo prazo decadencial;
            c) Incentivo à Cultura — a título de doações ou patrocínios, tanto mediante contribuições ao Fundo Nacional de Cultura (FNC) como em apoio direto, desde que enquadrados nos objetivos do Programa Nacional de Apoio à Cultura, a programas, projetos e ações culturais;
            c.1) A dedutibilidade referente ao incentivo à cultura está condicionada a que os projetos culturais sejam previamente aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) ou, no caso de projetos relacionados a obras cinematográficas e videofonográficas, pelo MinC ou pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), bem como o doador ou patrocinador obedeça, para suas doações ou patrocínios, o período para a captação de recursos definido pelas portarias de homologação do MinC ou Ancine.

LIMITES GERAIS DE DEDUÇÃO:

            As doações acima mencionadas possuem limites: o somatório das deduções relativas a Estatuto da Criança, Fundos do idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e Incentivo ao Desporto) está limitado a 6% (seis por cento) do imposto devido apurado na declaração de ajuste – modelo completo, devendo aa contribuições serem feitas durante o ano base da declaração (por exemplo, as doações efetuadas em 2012 valerão para a declaração de ajuste de 2013).
            No caso das contribuições específicas aos fundos controlados pelos Conselhos dos Direito das Crianças e do Adolescente Nacional, estaduais ou municipais, devidamente comprovadas, efetuadas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2012, as doações poderiam ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o Imposto sobre a Renda devido apurado na declaração e o eventual valor excedente dessa parcela, relativamente aos limites de 6% e de 3%, será passível de dedução na Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2013, ano-calendário de 2012.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Sugestões de presentes para as mães
Encontrar o presente ideal para o Dia das Mães não é fácil. Ao contrário, agradar a quem se ama é sempre uma tarefa bastante complexa, por isso selecionamos algumas lojas para sugerirem presentes bacanas para os mais variados estilos de mãe. O Bazar Elaine sugere opções para embelezar ainda mais a sua mãe. São bolsas, lenços, pulseiras e acessórios. Já a loja O Boticário apresenta sugestões para a sua mãe manter os cuidados com o corpo e com a sua beleza. E na Maicha Lingerie os pijamas, camisolas e outras peças para deixar a sua mãe linda e confortável. Agora basta escolher e presentear!


Enviada por Receita da Clau. Veja essa e outras receitas no site www.receitadaclau.com

Ingredientes
1/2 kg de feijão carioca (já cozido)
100 gramas de bacon cortado em cubos
1 cebola grande picada
6 dentes de alho grandes picados
1 cubo de caldo de carne (ou de feijão)
2 folhas de louro
1 xícara de cebolinha picada (ou cheiro verde)
Sal e pimenta do reino (ou tabasco) a gosto
Modo de Preparo
Bata o feijão no liquidificador. Numa panela, frite bem o bacon (não precisa colocar óleo, pois o bacon já tem bastante gordura). Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, doure a cebola e o alho. Adicione o feijão batido e acrescente os temperos: sal, pimenta, folhas de louro e caldo de carne.Deixe ferver, abaixe o fogo para a temperatura média e mexa de vez em quando.
Se necessário, acrescente um pouco de água. Quanto mais tempo ficar no fogo, mais vai engrossar e pegar gosto. Um pouco antes de desligar, acrescente o bacon e a cebolinha.
Dicas
- Substitua o bacon por carne seca, desfiada ou cortada em cubos.
- O feijão carioca também pode ser trocado pelo feijão preto.
- Pães (francês, italiano, torrada, de alho, bruschetta), torresmo, costelinha de porco, queijo parmesão ralado e farinha de mandioca são alguns dos ótimos acompanhamentos para o prato.
- Em qualquer receita que inclua caldo de carne ou galinha, deixe para colocar o sal por último, pois os caldos prontos costumam ter bastante sal já.
- Não exagere na pimenta! O tempero deve compor o prato, não dominá-lo. Coloque um vidrinho de pimenta na mesa, assim cada convidado acerta a quantidade para o próprio paladar.
Rendimento: 4 porções



- Sucesso do Almoço Campeiro
Mais de 450 pessoas prestigiaram o Almoço Campeiro promovido pelo Rotary Clube de Bagé Campanha no domingo passado, dia 06. O Almoço Campeiro é uma das atividades mais tradicionais do Clube. O evento beneficente lotou o salão paroquial do Santuário Nossa Senhora Conquistadora e toda a renda será empregada em ações que beneficiem as entidades que são assistidas pelo Rotary Clube de Bagé Campanha.

- Festival de Rock
Os dias 20 de maio, 3 de junho e 17 de julho serão dedicados ao Rock na praça de Esportes. Isso porque acontece o Festival Juventude Pampa Rock, uma promoção da prefeitura de Bagé. O objetivo do festival é oportunizar um espaço para as bandas da cidade. Os eventos tem início às 15h.

- Livro de poesias
A noite de 07 de maio foi dedicada ao lançamento do livro de poesias do bageense Hector da Costa Freitas. A atividade foi comemorativa também aos 15 anos da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos e aos 200 anos de Bagé. A apresentação da noite foi coordenada por Maria de Lourdes Collman e Milena Abott interpretou alguns poemas, acompanhada por Tiago Cezarino. Estão envolvidos também no livro Eleonora Machado (capa e layout), Sarita Barros (revisão), Sonia Alcalde (organização) e NelciJeismann (catalogação). A venda dos livros será em benefício do Caminho da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário