Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

Caderno Pampa :: 08 de dezembro :: Edição 277


Enfim dezembro chegou e, com ele, o natal. As cidades estão iluminadas, as famílias estão reunindo-se e o clima de amor e prosperidade está no ar. Mas, antes da noite de natal chegar é preciso cuidar de vários detalhes e se preparar para que tudo esteja impecável e que todos possam celebrar em comunhão. Nesta edição apresentamos algumas dicas que podem ajudar você a lembrar de cuidar de pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Sem esquecer ainda que o natal é uma das épocas mais importantes para ajudar ao próximo e que inúmeras campanhas estão sendo realizadas, basta procurar a que mais se identifica com você e ajudar. Assim, você estará fazendo um natal mais alegre e bonito para a sua família e também para outras tantas famílias que não tem a mesma sorte que a sua!

PRÓXIMO PAMPA: 22 de dezembro


Hidrate-se!
Mais do que nunca, nos dias quentes, a hidratação é fundamental

Cansaço excessivo, dor de cabeça, mau estar, falta de disposição e pele ressecada. Mais simples do que parece, a solução para todos esses problemas pode estar em apenas uma ação: hidratar-se.

Se a importância de beber água já é grande no dia-a-dia, com a chegada do verão, do calor e do sol, os cuidados com a hidratação constante devem ser redobrados. A principal dica é não espere sentir sede para tomar água, para isso tenha sempre uma garrafinha de água por perto e habitue-se a dar pequenas paradinhas no dia para beber água.

De acordo com especialistas, o ideal é que um adulto ingira de oito a dez copos de água por dia. E quem não gosta de beber água, pode optar por sucos de fruta e chás gelados. O importante é não ficar sem se hidratar. Outra excelente opção é a água de coco. Rica em minerais, a água da fruta é considerada um isotônico natural, altamente hidratante, que alivia a sede e ajuda na saúde do organismo, principalmente durante os dias quentes.Além das bebidas, os alimentos também ajudam a hidratar. Frutas, verduras e legumes são ótimos fornecedores de água e minerais, por isso prefira refeições leves durante o verão.

MATÉRIA DE CAPA
O natal está chegando. Que tal se organizar?

Com organização e tempo é possível realizar uma festa bonita e repleta de espirito natalino

Dezembro chegou e, com ele, o espirito natalino toma conta das ruas e casas. Por todo lado o que se vê são enfeites coloridos, luzes piscando e a expectativa pela chegada no natal. Mas, até uma lá uma série de providencias precisam ser tomadas para que tudo fique em ordem. As dicas valem para quem irá realizar a ceia de natal em casa ou para quem irá passar a noite de natal junto com amigos e familiares e precisa preocupar-se somente com os presentes.

Despesas

O Natal é uma das épocas do ano em que mais dinheiro se gasta e, se por um lado se vive uma época de família, amor e paz, por outro, essa pode facilmente tornar-se numa época de stress, simplesmente devido à quantidade (muitas vezes excessiva) de dinheiro que se gasta. Para poupar dinheiro nesta quadra, comece por criar um orçamento de Natal. O primeiro passo é organizar listas com tudo o que você irá precisar. Separe as lista de presentes, a lista de compra de presentes e a lista de compras para a decoração.

Conhecidas as despesas, é hora de delimitar quanto dinheiro se tem para gastar e ajustar o orçamento. A partir de então é hora de pesquisar preços e aproveitar promoções e descontos.

A ceia

Quem recebe as pessoas em casa durante as comemorações de fim de ano precisa programar-se com antecedência, deixando o toque final para o dia.Para que não escape nenhum detalhe, a melhor coisa é elaborar um roteiro detalhado. O primeiro passo é definir o número de convidados e, partir de então, conferir pontos como toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos e etc, além de definir o cardápio da festa e elaborar uma lista com tudo o que irá precisar.

Um dia antes da festa coloque as bebidas na geladeira e providencie as frutas e legumes. Na manhã de natal é hora de começar a assar as carnes, que precisam de tempo e calma. Monte as saladas, cubra com PVC e volte à geladeira.Dê uma checada em tudo e boa festa!

SOCIAL
Por Graciela freitas

Quem passa pela Avenida Sete de Setembro a noite tem o privilégio de ouvir belas canções natalinas que, junto da decoração do projeto Luzes no Pampa, enchem os olhos e os corações dos bageenses e daqueles que visitam a cidade.

E por falar nisso, lamentável é a ação de vândalos que, nas últimas semanas, picharam e roubaram objetos decorativos do projeto. Eu, como bageense, me envergonho e me entristeço por isso. Péssimo!

Mudando de assunto... A gentil professora Márcia Duro Mello lançou no último dia 29, na Casa de Cultura Pedro Wayne, a obra “Um Aroma de Rosas”, que relata todo seu amor por Bagé. O livro de poesias é, segundo ela, um convite à reflexão. Vale a pena conferir!


As festas de final de ano estão se aproximando, e festa rima com produção. E entre os excelentes salões de beleza de Bagé, está o de Irene Garcia. Ela e a equipe já estão preparadas a sua espera. Portanto, agende-se: (53) 3247 7484

E o tempo passou... Festeja, hoje, seus 15 anos Jaíne Marques de Freitas, de Lavras do Sul. Desta colunista, o desejo de um super e feliz aniversario. Parabéns!


Mais um ano e mais um grande sucesso. Assim pode-se definir o Bagé Sob o Olhar da Moda 2. O evento foi badaladíssimo a se ver pelos clics que lá foram feitos.

 A produtora geral do evento, a Design de Moda, Kelly Pinheiro

A empresária e integrante do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora 
– COBAME, Ana Lúcia Dalé Souza

 As modelos, que arrasaram na passarela, Marcinha Rodrigues e Mirela Pasini.

A família JW, junto do arquiteto Antônio Trindade, entregou no mês de novembro as chaves dos apartamentos do primeiro residencial vertical da JW & Cleary Empreendimentos, o Residencial Marechal Floriano.

Ela dispensa qualquer comentário, Thays Abascal, que na foto veste Nory Boutique, 
é sinônimo de delicadeza e elegância.


Atividade rural - tributação
A atividade rural é aquela que explora ecomicamente imóvel rústico, através da agricultura, pecuária ou extração mineral ou vegetal. Para tanto, considera-se como rural a atividade em que o produtor assume o risco do negócio. Se a área de campo, por exemplo, estiver arrendada, a renda obtida com o arrendamento não é caracterizada como rural.

Na definição da Receita Federal, são consideradas atividades rurais: agricultura, incluindo a cultura do solo, milho, feijão, arroz e batata; a pecuária, incluindo criação ou recriação engorda de animais; a extração e a exploração vegetal e animal; a exploração da apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais; a transformação de produtos decorrentes da atividade rural, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura; e o cultivo de florestas que se destinem ao corte para comercialização, consumo ou industrialização (RIR/99, art. 406).
A propriedade rural no exterior também deve ser declarada, bem como sua receita.

No caso de exploração da atividade rural em condomínio ou parceria entre pessoas físicas, é preciso que cada produtor contabilize as parcelas que lhes caibam de receita, despesa de custeio, investimentos e dos demais valores que integram a atividade.

O ideal é que a pessoa física que exerce a atividade rural utilize o programa aplicativo "Livro Caixa de Atividade Rural", fornecido no sítio da Receita Federal, que permite a escrituração de suas operações e facilita o preenchimento do anexo na declaração anual. Como pessoa física, o contribuinte pode optar em tributar 20% (vinte por cento) de suas receitas (o lucro presumido), ou elaborar o Livro-Caixa e tributar o lucro real (a diferença entre as receitas e as despesas).

No caso de exploração por empresa rural, devidamente registrada na Junta Comercial, a tributação se dá com base nas mesmas regras aplicáveis às demais pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, inclusive sujeitando-se ao adicional do imposto de renda (RIR/99, art. 406). As receitas e despesas são computadas mensalmente pelo regime de caixa.

Os bens do ativo permanente imobilizado, exceto a terra nua, adquiridos a partir de 22/05/1996, por pessoas jurídica que explorem a atividade rural, para uso nessa atividade, poderão ser depreciados integralmente no próprio ano de aquisição.

O prejuízo apurado pela pessoa jurídica que explorar atividade rural poderá ser compensado com o resultado positivo obtido em períodos de apuração posteriores, não se lhe aplicando o limite de 30% (trinta por cento) do lucro real.
A pessoa jurídica rural que explorar outras atividades deverá segregar, contabilmente, as receitas, os custos e as despesas referentes à atividade rural das demais atividades e demonstrar, no Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur), separadamente, o lucro ou prejuízo contábil e o lucro ou prejuízo fiscal dessas atividades.

A pessoa jurídica rural deverá ratear, proporcionalmente á percentagem que a receita líquida de cada atividade representar em relação á receita líquida total:
a) os custos e as despesas, comuns a todas as atividades;
b) os custos e as despesas não dedutíveis, comuns a todas as atividades, a serem adicionados ao lucro líquido, na determinação do lucro real;
c) os demais valores comuns a todas as atividades, que devam ser computados no lucro real.

Optando pela tributação na forma do lucro real estimado, a base de cálculo estimada, em cada mês, será determinada mediante a aplicação do percentual de 8% (oito por cento) sobre a receita bruta auferida na atividade rural. No caso de pessoa jurídica rural que explorar outras atividades, será aplicado o percentual correspondente a cada uma dessas atividades.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


 
CONCURSO

Representantes de Dom Pedrito são os novos Miss 
Turismo Del Mundo e Mister Turismo Del Mundo
 


Duas conquistas inéditas para o Brasil vieram de representantes de Dom Pedrito. Érika Menuzzi, de nove anos, e Gabriel Castilhos são os novos Miss Turismo Del Mundo e Mister Turismo Del Mundo em suas respectivas categorias. O concurso aconteceu no final de outubro na cidade de Cuzco no Peru e contou com participantes de diversos locais do mundo.

Érika ostenta outros títulos como "Embaixatriz do Turismo Mercosul Internacional” e a conquistou os jurados com sua beleza , graça, simpatia e inteligência.

"Participar de concursos é uma prazer. Adoro falar da minha terra, desfilar e estudar. Escolher os vestidos e trajes envolve a minha família toda, nos uniu e mostrou que levar títulos de beleza é um compromisso que se estendeu a toda família, que são meus maiores incentivadores e que através da minha alegria e felicidade também são felizes”, fala Érica.

Outra conquista inédita foi a de Gabriel Castilhos, químico com especialização em enologia e que atua como professor,coreógrafo e instrutor de passarela.

“Este título é muito mais que beleza, é mais que desfilar e ter lindos trajes, ele também existiu a avaliação de outros quesitos como falar do turismo do Brasil ao público e aos jurados, além de valorizar nosso país. Estou orgulhoso e sei que tenho muito trabalho pela frente", destaca Gabriel.


Auxiliadora promove ExpoIdeias


Uma cápsula do tempo foi enterrada com o registro do evento e projeções para o futuro

Com o objetivo de apresentar a produção dos alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora promoveu o ExpoIdeias no ginásio do Centro Cultural da escola. Durante o evento aconteceram ainda apresentações artísticas das invernadas mirins e juvenil da escola, grupo de violões, coral dos terceiros anos do Ensino Médio e apresentações de dança.

O encerramento foi marcado pelo desfile de Moda Reciclada dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. As roupas foram confeccionadas pelos alunos com materiais reciclados juntamente com os professores e orientado pela designer de moda Bruna Bielemann.

O resultado da ExpoIdeias, com registro em fotos, CDs e mensagens, foi guardado em uma cápsula do tempo feita em aço e enterrada no pátio da escola, próxima a estátua do padroeiro do Colégio, Dom Bosco. A cápsula será aberta em 2016, no mesmo dia, na presença dos mesmos alunos que irão descobrir se seus objetivos se concretizaram e se suas mensagens para o desenvolvimento do planeta e metas para o futuro se realizaram.

Poesia representa as belezas bageenses


A aluna Ana e a professora Rute Mara durante o lançamento do livro

A iniciativa da professora Rute Mara Gonçalves Ferreira em promover oficinas literárias em suas aulas de Língua Portuguesa na Escola Estadual Felix Contreiras Rodrigues redeu frutos para a aluna Ana Katelyn Marques Rodrigues de 12 anos, que está cursando a 6° série. A poesia escrita por ela foi selecionada para compor o livro “Crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias”, uma iniciativa anual do governo estadual que já está na sua 20ª edição. O livro reúne a produção textual de um aluno de cada cidade do estado.

No dia 31 de outubro elas receberam a premiação em Porto Alegre no Parque do Gaúcho e no dia 1° de novembro participaram de uma tarde de autógrafos no Cais do Porto durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

“Este reconhecimento foi muito gratificante uma vez que realizo meu trabalho com paixão e prazer.Alimentar o sonho e o protagonismo dos nossos alunos é nossa missão.A poesia de Aninha pode ser encontrada no livro, que está a disposição na biblioteca da nossa escola”, conta Rute.

Poesia
Minha Terra
Amo meu estado
Amo meupaís
Amo minhacidade
Bagé, rainha da fronteira.
Vivo em Bagé
Uma cidade feliz.
Com muitosgaúchos e prendas.
Onde gente ao amanhecer sai para
Trabalhare volta à noite pararepousar.
Os campos nos alegram
Com as mais lindascorticeiras.
Os costumes, as danças, a comida
Tudo é motivo de muita alegria.
Amo meu estado
Amo meu país.
Amo minhacidade.
Bagé, Rainhada fronteira.

Imba realiza festival de encerramento

Os alunos do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) apresentam-se hoje no Ginásio Presidente Emílio Garrastazu Médici, o Militão, em seu festival de encerramento de ano. Cerca de 450 estudantes de ballet, a partir de quatro anos de idade, mostram, para os bageenses, o que aprenderam no instituto.

Bagé sob o olhar da moda – 2ª edição

Uma noite dedicada à moda e a beleza. Esta foi a tônica da segunda edição do projeto Bagé Sob o Olhar da Moda, uma promoção do Cobame em parceira com a designer de moda Kelly Pinheiro. Muitas pessoas prestigiaram o evento que teve caráter beneficente e reverteu toda sua renda à Apae. Na passarela um casting selecionado apresentou os mais de treze estilos aliando as roupas, cabelo e maquiagem para contar um pouco da história da moda.

Poesias de natal na LEB

A iniciativa de promover momentos de descontração e cultura da LEB ganhou uma edição especial neste natal. O Café com Poesia de Natal tem programação até o dia 20 de dezembro com a realização de serestas de natal e leitura de poesias de Luiz Coronel. Em sua programação paralela acontece o espaço “Sua foto com o Papai Noel” sextas, sábados e domingos das 18h30 às 19h30 e dos dias 17 à 22 de dezembro realiza sessões de autógrafos com escritores bageenses. Paralelo à programação, a LEB realiza uma campanha de doação de livros. OCafé com Poesia de Natal conta ainda com a construção artística dos Bufões da Rainha, com participação dos professores e alunos do IMBA – Instituto Municipal de Belas Artes, artistas convidados e Escolinhas de Arte e tem entrada gratuita.

Guatambu recebe Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Vinos y Licores La MujerElige

De um júri formado exclusivamente por 58 mulheres enólogas e jornalistas, a Guatambu Estância do Vinho recebeu a medalha de Ouro por seu espumante Guatambi Extra Brut no Concurso Internacional de Vinos y Licores La MujerElige, realizado em Mendoza na Argentina. Elaborado pelo método francês champenoise, o espumante é composto por 100% de uvas Chardonnay produzidas nos vinhedos próprios da Guatambu, em Dom Pedrito. O rótulo foi também indicado pela revista Prazeres da Mesa de novembro entre os 10 espumantes nacionais recomendados para as celebrações de final de ano.

Lazer e diversão para curtir o verão


O Cesarino Espaço Recreativo está em pleno funcionamento para a temporada

Quem está a procura de uma ampla e completa infraestrutura para realizar a sua festa de final de ano da escola, empresa ou, ainda, quer um espaço para desfrutar de bons momentos em família, com amigos e em contato com a natureza tem no Cesarino Espaço Recreativo uma ótima opção. O empreendimento da família Cesarino já está em pleno funcionamento na temporada e passou por várias reformas e ampliação para melhor atender ao seu público.

Os interessados em aproveitar a estrutura que oferece banhos de piscina a adultos e crianças, toboágua, churrasqueiras ao ar livre, contato com animais do campo e com a natureza, amplo estacionamento, ginásio poliesportivo, salão de festas, cancha de bocha, playground, campos de futebol, vôlei de praia, amplos sanitários e vestiários, praça de alimentação, salão de jogos com sinuca, ping-pong, mini-snooker e pebolim pode entrar em contato através dos telefones (53) 3311.0596 ou (53) 9953.9726.

Sem esquecer que o tratamento de água da piscina está sendo realizado pelo Engenheiro Químico Sérgio Luiz Fernandes Gomes de Alegrete com produtos HTH que garantem a qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário