Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CADERNO PAMPA::09 DE FEVEREIRO DE 2013:: EDIÇÃO 281


Uma das festas preferidas do brasileiro este ano tem uma atmosfera diferente. O povo gaúcho está sensibilizado com a tragédia que vitimou centenas de jovens em Santa Maria e o carnaval não terá o mesmo colorido e alegria dos anos anteriores. O alerta agora é com a segurança dos locais que frequentamos. É preciso estar alerta e pronto para sair em segurança quando um problema acontecer e, para tal, preparamos uma série de dicas que podem fazer toda a diferença. Aproveite o carnaval, descanse, divirta-se, mas não esqueça que os mais de 200 sonhos que foram interrompidos de maneira tão brutal, não podem ter sido em vão. Precisamos estar atentos e cobrar para que tragédias como esta jamais voltem a acontecer.


PRÓXIMO PAMPA: 23 DE FEVEREIRO

CARNAVAL

 Folia de carnaval em toda a região 

Vários desfiles de rua foram transferidos, mas os clubes sociais realizam festas de carnaval neste final de semana

Folia em Santa Thereza aconteceu somente em uma noite e buscou resgatar a magia dos carnavais ao som das marchinhas


Uma das datas mais alegres do calendário brasileiro finalmente chegou. É final de semana de carnaval e, como isso, muitas atividades estão programadas para acontecer em toda a região. Seguindo uma tendência que visa atrair mais público para os carnavais de rua e, também, em respeito às vitimas do incêndio em Santa Maria, muitas cidades decidiram adiar seus desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos e burlescos.

Bagé foi uma das primeiras cidades a decidir adiar seu carnaval inicialmente para os dias 28 de fevereiro, 1º, 2 e 3 de março, no entanto, na última semana voltou atrás de sua decisão e optou por cancelar o seu carnaval de rua. Entre os clubes sociais, somente o Clube Caixeiral e o Bagé Tênis Clube realizam bailes neste final de semana. O primeiro realiza três bailes, dias 10,11 e 12 entre às 18h e 2h da manhã na sede social e o Bagé Tênis Clube realiza dia 10 um jantar baile para os adultos e dia 12 baile infantil em sua sede campestre. A festa na cidade iniciou pelo carnaval "No tempo das marchinhas" no Centro Histórico de Vila Santa Thereza repetindo o sucesso de anos anteriores na primeira noite, dia 26 de janeiro, mas após foi cancelado junto a todos os eventos realizados pela prefeitura de Bagé ou em casos que a prefeitura era parceira. Ao meio dia de hoje o Galo Caixeiro desfila pela Avenida Sete de Setembro.

Já Dom Pedrito optou pela modificação na data da realização do carnaval de rua em respeito às vítimas do incêndio de Santa Maria. Na cidade os desfiles de entidades carnavalescas acontecem dias 1°,02 e 03 de março. Entre os clubes sociais, o Comercial e Rio Grandense realizam bailes adultos e infantis nos quatro dias de carnaval, já o Country Clube fará os bailes adulto e infantil nos dias 02 e 03 de março.

São Gabriel, Livramento e Candiota
Todas as cidades optaram por não realizar carnaval de rua neste final de semana

Comovidos com a tragédia que vitimou oito gabrielenses, São Gabriel também optou por transferir seu carnaval. A nova data ficou marcada para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro, de acordo com o decreto Municipal.Os clubes sociais da cidade também não realizarão bailes de carnaval.

Por questões econômicas, Sant’Ana do Livramento já havia cancelado seu carnaval de rua, quando o Governo Municipal e entidades carnavalescas entraram em acordo pela não realização da festa neste ano. Na cidade, o Clube Caixeiral realiza quatro bailes adulto e dois infantis, dias 10 e 12. Devido ao ocorrido em Santa Maria e em benefício e segurança dos associados e foliões, o clube decidiu transferir o carnaval para a sede campestre, disponibilizando transporte, que sairá da frente da sede social de meia em meia hora.

Em Candiota o pré-carnaval, realizado tradicionalmente uma semana antes do carnaval foi cancelado, acompanhando o decreto estadual de luto de sete dias. A cidade ainda está trabalhando junto dos blocos para definição de uma nova data para a realização dos desfiles.

Vai pular o carnaval? Então é bom ter certeza que a casa noturna é segura 
Ao entrar numa casa noturna, saiba como verificar se o local é seguro, se tem alvará, se está equipada e se tem saída de emergência correta
Capitã Sulenir destaca procedimentos que podem salvar vidas


O incêndio que matou mais de duzentas pessoas em uma casa noturna de Santa Maria levantou o alerta para todas as pessoas que se divertem em boates e demais estabelecimentos do gênero: será que o lugar é seguro? O assunto ganha ainda mais importância nesta época do ano, quando inúmeros bailes de carnaval acontecem simultaneamente em clubes sociais. No entanto, não é preciso abrir mão da folia, basta manter algumas atitudes e, sempre, buscar locais seguros e que estejam dentro das exigências legais na hora de se divertir neste carnaval.

A Capitã do Corpo de Bombeiros de Bagé, Sulenir Abreu da Rosa, conta que todos os estabelecimentos comerciais noturnos precisam de um alvará que garante as condições de funcionamento. Para conseguir tal documento, o empresário deve apresentar uma série de documentos que comprovam que o seu estabelecimento está dentro da legislação. Após o pedido de alvará ser realizado, um bombeiro vai até o local, onde atesta que está tudo dentro do esperado. Por isso, a primeira dica de segurança na hora de frequentar uma casa noturna é ter certeza que o local possui alvará de funcionamento e que ele não está vencido. Tal procedimento é bastante fácil de ser realizado, uma vez que o alvará deve estar a mostra de todos os seus frequentadores. Então, se não visualizar o alvará, desconfie!

Outro aspecto destacado pela Capitã é que logo na chegada pode-se buscar a existência de saídas de emergência e tomar conhecimento da sua localização exata. Ainda pode-se certificar-se da existência de extintores de incêndio e estar atento a qualquer movimentação estranha.

“É muito importante também que as pessoas evitem o consumo abusivo de álcool, que diminui os sentidos e atrapalha em casos de urgência. Outro ponto importante é que a qualquer sinal de irregularidade, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado”.

Em caso de confusão, mantenha a calma!
E se todos os mecanismos de prevenção falharem e um incêndio tiver início é fundamental manter a calma. A Capitã Sulenir alerta que ao menor sinal de fumaça é fundamental buscar a saída, mantendo a ordem e a calma. Outra dica importante é que a fumaça costuma ser mais forte nas partes mais altas, então abaixe-se e saia tranquilamente.

“Não é necessário esperar ter certeza que é um incêndio para sair, ao menor sinal a pessoa já deve buscar a saída e chamar o Corpo de Bombeiros”.

Fiscalização forte!

Várias casas noturnas de Bagé foram inspecionadas antes do Carnaval

Motivados pela tragédia de Santa Maria, uma força tarefa, formada por representantes de diversos setores, tais como o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Ministério Público, Defesa Civil, OAB/RS e Secretarias Municipais de Bagé, fiscalizou as 57 casas noturnas de Bagé. Nas visitas foram conferidos todos o sistema de segurança, garantindo que as casas que estão em funcionamento em Bagé neste carnaval estão dentro das exigências de legislação. As visitas tiveram início na tarde do dia 1° de fevereiro, quando algumas casas foram interditadas e outras notificadas para legalizar-se.

COLUNA SOCIAL - PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Sempre que sento sem frente ao computador para escrever o Pampa Vip recorro às minhas anotações semanais, a fim de selecionar as fotografias e os assuntos da edição em questão, dando preferência, é claro, a informações alegres e agradáveis, no entanto, como profissional do jornalismo e, ser humano, antes de tudo, não poderia deixar de registrar neste pequeno espaço meus sinceros sentimentos para com todos os familiares e amigos dos jovens que perderam a vida na tragédia de Santa Maria. Minha intenção não é massificar ainda mais o triste assunto, e sim pedir a todos que neste momento me leem, que dediquem um minuto do seu tempo para rezar, independente de sua religião, por estes “anjos”, por seus pais, irmãos, irmãs, avós, amigos, e por aqueles que ainda lutam pela vida.

Seguindo em frente... O Senac Bagé dá início, no próximo dia 19, ao curso de Editor Gráfico. Aqueles que desejarem participar devem ter, no mínimo, 14 anos, Ensino Fundamental completo e conhecimentos em Windows. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (53) 3242-7233 ou no site www.senacrs.com.br/bage

Hoje é sábado de Carnaval. Que maravilha! Mas, atenção: divirtam-se com responsabilidade e segurança. Um feriadão excepcional a todos vocês! Ah, fico no aguardo dos melhores momentos da folia:; graciela.freitas@hotmail.com.

Ooops:
Na edição passada errei e dei o sobrenome da querida Isadora Pötter ao seu esposo Anderson, quando na verdade ele se chama Arderson Delloli. Desculpem-me!

A pequena Cecília Pötter Vieira durante seu aniversario de um aninho, em Dom Pedrito. Clic Diones Alves

Os pais Mariana e Rodrigo com Cecília ao centro, junto dos avós Alcides e Sandra Vieira e Nara e Valter Pötter. Clic Diones Alves


A linda Vitória Barbosa, clicada pela equipe de Gleider Ayres, quando de seu book de 15 anos

Bárbara Lignon compôs o corpo de jurados do concurso Garota Verão de Bagé, para o qual também fui gentilmente convidada. A bela, além de todo o sucesso que já faz como modelo profissional, foi aprovada no vestibular de verão da Urcamp e vai cursar Comunicação Social a partir de março. Parabéns!

As escolhidas para representar a região no concurso Garota Verão 2013 em Capão da Canoa, no dia 23 deste mês, são Julia Benitez Lucas, de Bagé, e Ana Carolina Simões Pires Pedroso, de Sant’Ana do Livramento. Parabéns às eleitas!

Julia, 18 anos, de Bagé


Ana Carolina, 16 anos, de Sant’Ana do Livramento


DMED - Declaração de Serviços Médicos
Através da Declaração de Serviços Médicos (DMED), a Receita Federal do Brasil (RFB) faz o cruzamento de informações referentes aos pagamentos de serviços de saúde e de planos privados de assistência médica.
São obrigadas a apresentar a DMED:

a) SERVIÇOS DE SAÚDE: os hospitais, laboratórios e as clínicas que prestem serviços de medicina,  radiologia, ortopedia, traumatologia, odontologia, próteses, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e outras atividades relacionadas à saúde, bem como os estabelecimentos geriátricos (classificados como hospitais pelo Ministério da Saúde) e as entidades de ensino direcionadas à instrução de portadores de deficiências físicas ou mentais;

b) PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE: as operadoras de planos privados de assistência médica ou odontológica, constituídas na forma de sociedade civil ou empresária, cooperativa ou entidade de autogestão, autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A DMED deve ser apresentada pelo estabelecimento Matriz da pessoa jurídica obrigada, contendo as informações de todos os estabelecimentos, até o último dia útil do mês de fevereiro do ano seguinte àquele a que se refererem os dados.
Haverá multa pela não entrega da DMED no prazo previsto, bem como por informações omitidas ou incorretas:

1) na hipótese de não apresentação no prazo previsto, a penalidade será de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês ou fração;

2) no caso de omissões ou incorreções, 5% (cinco por cento) do valor de cada transação omitida ou equivocada, sendo que o valor não será inferior a  R$ 100,00 (cem reais) por transação.
Os profissionais liberais da área da saúde que operam autonomamente, como pessoas físicas, e os planos públicos de assistência não estão obrigados a entregar a DMED.

DADOS A SEREM INFORMADOS
As informações a serem preenchidas na DMED, fornecidas pelas prestadoras de serviços de saúde, são:
a) nome completo e CPF do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço;
b) valores recebidos em cada serviço prestado.    
Já as operadoras de planos de saúde deverão informar:
a) nome completo e CPF do beneficiário titular e dependentes;
b) os valores recebidos, individualizados por beneficiário titular e dependentes;
c) os valores reeembolsados a cada um dos beneficiários.

Com as informações prestadas através da DMED, a Receita Federal do Brasil (RFB) irá conferir e validar ou não as despesas médicas contidas nas declarações do imposto de renda das pessoas físicas.
(Fonte: www.receita.fazenda.gov.br)

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Auxiliadora prepara-se para receber seus alunos para o novo ano letivo 
 Novidades e preparação dos professores marcam período de férias na escola
Reforma da quadra esportiva está quase concluída, assim como a dos banheiros e da cantina

Para os estudantes este é um período de descanso e renovação, mas para que tudo esteja em perfeitas condições e em ordem quando o ano letivo recomeçar é preciso muito trabalho e dedicação por parte da equipe diretiva da escola. No colégio Nossa Senhora Auxiliadora muito está sendo feito para que quando os alunos regressem às aulas, no dia 18 de fevereiro, tenham muitos motivos para alegrar-se e estejam motivados a recomeçar.

A Coordenadora Administrativa da Escola, Liliane Hoesel, destaca que os desejos e necessidades dos estudantes foram levados em consideração na hora de planejar quais reformas seriam realizadas. Com isso, o primeiro espaço a ser revitalizado foi a quadra esportiva, que foi completamente refeita, com sistema de drenagem e equipamentos modernos para proporcionar maior durabilidade e segurança. Outra novidade na escola é a cantina, que foi completamente reformulada e passará a operar em um novo, mais amplo e moderno espaço, com isso a cantina estará apta também a servir refeições para os alunos que optarem. A Orientadora Educacional, Matilde Ferreira, lembra que a reforma foi pensada principalmente para atender aos alunos do turno inverso e que terão a comodidade de permanecer na escola para almoçar. Os banheiros do primeiro andar também foram completamente reformados e agora estão completamente adaptados a questão da acessibilidade. As obras devem estar concluídas até o início das aulas.

O Diretor da escola, Padre Álvaro Noriler, lembra ainda que os professores e funcionários participam entre os dias 13 e 16 de fevereiro de uma jornada pedagógica com formação continuada, onde serão trabalhados todos os aspectos que fazem com que a aprendizagem aconteça. Além disso, serão trabalhados os pilares da fé, através da Campanha da Fraternidade deste ano que tem a juventude como tema, e os pilares da aprendizagem através da preparação para o bicentenário de aniversário de Dom Bosco, que é o patrono da pedagogia da escola.

“Estes pilares que serão trabalhados serviram como base para todo o ano letivo e serão retomados sempre que necessário a fim de fortalecer a aprendizagem, contextualizando estes pontos na realidade vivida na escola”, destaca. 

CRIANÇA E CIA
 Kids e Teens

Maria Luiza reuniu todas as princesas para comemorar seus 4 anos no Balakatoon. Clic de Leko Machado

Isabela Alves durante apresentação de final de ano em sua escola


A mochila ideal para recomeçar o ano letivo 
Na loja Nova Era vários modelos e de vários personagens infantis costumam fazer a alegria da criançada.

Começar o ano escolar e enfrentar todos os desafios que se tem pela frente não é uma tarefa fácil, por isso é preciso buscar maneiras de incentivar às crianças a retomar o folego e seguir em frente. O processo de preparação para o novo ano inicia já pela compra do material escolar, que pode ser uma excelente maneira de incentivar nos pequenos o desejo de retomar os estudos e conquistar mais um ano de conhecimento e descobertas. Além disso, a compra do material escolar pode ser um bom exercício de aprendizado para as crianças que vão aprender a valorizar e preservar os seus pertences.

A escolha do material escolar ganha também aspectos de saúde quando pensamos na quantidade de acessórios, cadernos, lápis e livros que as crianças precisam carregar diariamente. No caso das mochilas, a opção pelos modelos com rodinhas é a alternativa que ajuda a prevenir problemas de coluna causados pelo peso excessivo. Outro aspecto importante é o cuidado com a prevenção contra gripes e resfriados, que facilmente são transmitidos através do compartilhamento de copos ou garrafinhas de água. Para tal, os pais podem optar por cantis que, além de evitar a transmissão entre crianças de germes e bactérias, por ser de uso individual, incentiva o consumo de líquidos e a manutenção da hidratação das crianças.

Contribuição Sindical Rural
O Sindicato Rural de Bagé informa aos produtores rurais que o prazo para oCenso Agropecuário 2012, se estende até o dia 28 de fevereiro para que os produtores apresentem o talão do produtor modelo 4 devidamente preenchido  na Secretaria Municipal da Fazenda, afim de que seja realizado o censo agropecuário referente ao ano de 2012. Os que não apresentarem até o prazo limite estarão sujeitos a multa.

 Natal de 2013 já começa a ser definido
Representantes da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) e da secretaria de turismo de Bagé já deram início as primeiras providências da Campanha do Natal 2013. Na primeira reunião do ano, foi apresentada ao novo Secretário, Jean Vieira, uma prévia das intenções da ACIBa para o calendário de 2013, dentre as quais está o evento de abertura dos trabalhos da entidade, onde será apresentado um projeto sobre o turismo em Bagé e o fechamento de números e avaliação final do projeto de natal Luzes no Pampa, realizado em 2012.Ainda, já começaram as tratativas para a campanha do natal 2013.

Novas bolsas de estudo através do ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) ofereceu mais de 144.639 bolsas de estudo integrais e de 50% em Universidades privadas de todo o Brasil. Quem não foi pré-selecionado em nenhuma das duas etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis pela internet. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de Ensino Superior.


 Cidades da região realizam caminhadas em homenagem às vítimas de Santa Maria 

Comovidos com o incêndio que vitimou centenas de jovens em Santa Maria as cidades da região mobilizaram-se para homenagear os jovens mortos e prestar solidariedade aos seus familiares. Em Bagé uma caminhada reuniu mais de duas mil pessoas que, vestindo roupas brancas, carregavam flores brancas que foram deixadas em frente a Igreja da Catedral de São Sebastião. Outra caminhada aconteceu em São Gabriel, através de uma manifestação silenciosa pelas principais ruas da cidade e que reuniu centenas pessoas vestindo branco, carregando balões brancos e lanternas.

Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento e Rivera também realizaram suas homenagens aos jovens vitimas do acidente. Na primeira, mais de seis mil pessoas rezaram pelos mortos em uma corrente de orações e apoio às famílias e amigos das vítimas. Em Livramento e Rivera, os pensamentos de mais de mil pessoas também estiveram voltados aos jovens durante a caminhada que teve início no Parque Internacional e terminou com orações por todos os envolvidos na tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário