Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

CADERNO PAMPA :: 08 DE JUNHO :: EDIÇÃO 289

Definitivamente o ser humano é mais feliz quando tem ao seu lado pessoas com quem pode contar e que tornam o seu dia-a-dia mais alegre e completo. Estes sentimentos ganham ainda mais força na data mais romântica do calendário. O Dia dos Namorados está chegando e é uma ótima oportunidade para dizer a quem você ama o quanto essa pessoa é especial e importante. Capriche na sua programação, inspire-se e faça do dia 12 de junho, um dia especial.

Também nesta edição novidades que merecem destaque. A inauguração da vinícola enoturísticada Guatambu aconteceu na semana passada e surpreendeu pela grandeza e beleza do empreendimento que promete atrair olhares especiais de pessoas que buscam momentos de lazer nos pampas gaúchos desfrutando de saborosos vinhos.

E, prepare-se. Dia 21 de junho apresentamos o Caderno de Moda Use. Uma publicação especial que reúne tendências de roupas, calçados e acessórios para homens e mulheres de todas as idades. Vale a pena ficar ligado e não ficar de fora!

PRÓXIMO PAMPA: 29 de junho


Aproveite ao máximo o Dia dos Namorados
Programas diferenciados e inusitados ajudam a comemorar a data mais romântica do calendário

O dia quando os apaixonados de todas as idades, lugares, sexo e religião comemoram o seu amor, está chegando. O Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, é uma ótima oportunidade de celebrar o encontro com a sua cara metade através de demonstrações de carinho, afeto e, por que não, de presentes também. Uma programação especial também ajuda a tornar o dia inesquecível. Vale a pena apostar em jantares, filmes, viagens, passeios ou qualquer coisa que a imaginação inventar.

Inspire-se! Dicas rápidas e fáceis para ajudar o tornar o seu Dia dos Namorados ainda mais especial. Capriche!

- A combinação de fondue, vinho, lareira, flores e música é sempre inspiradora quando fortalecer o romantismo é o objetivo e, costuma provocar boas reações.

- Se o desejo é por algo mais apimentado, encha balões e, dentro deles, coloque bilhetinhos com “brincadeiras” para serem feitas a dois.

- Espalhe bilhetes pela casa, em lugares inusitados! A ideia é surpreender em vários momentos do dia. Vale usar poesias, letras de música ou algo da sua autoria, o importante é permitir que a criatividade inove.

- Para o jantar, o importante é buscar opções que agradem o casal e que ofereçam um ambiente agradável. Se a opção for por jantar em casa, prepare o clima e capriche na comida.

- Assistir um filme pode ser um programa muito especial. Vale um DVD em casa ou ir ao cinema. Escolha uma filme que agrade os dois e aproveite.

- Viagens são sempre ótimas alternativas para curtir o seu amor. Para quem não tem muito tempo, é possível planejar um passeio de um dia a um local perto. Optar por locais marcantes na história do casal também pode ser muito agradável, mas vale também descobrir novas paisagens e elaborar novos passeios.

- Um piquenique tem um charme especial e pode proporcionar bons momentos.



Vinhos e os atrativos do enoturismo 
A Guatambu Estância do Vinho inaugurou em Dom Pedrito
Foto: Leko Machado

As margens da BR 293 a 13km de Dom Pedrito. A Guatambu Estância do Vinho reuniu a imprensa e autoridades para a inauguração da sua vinícola, um projeto que envolveu muito trabalho e persistência e que objetiva tornar-se referência na região da Campanha em enoturismo e em vinhos de qualidade.

O sonho da família Pötter agora é transmitir aos visitantes as sensações do ar puro do campo, a cultura do pampa gaúcho, e uma experiência única ao apreciar um bom vinho, harmonizado com a culinária regional, em um ambiente elegante e confortável. Os interessados em conhecer a Guatambu Estância do Vinho podem agendar uma visita a partir do dia 18 junho. O tour oferecido apresentará todas as seções de elaboração dos vinhos, desde a produção das uvas, recebimento, apresentação da área de controle de qualidade (laboratório), visita às caves e ao engarrafamento.
“Se o visitante tiver mais tempo, poderá fazer cavalgada nos vinhedos e conhecer mais sobre a criação de ovinos e bovinos da Estância”, revela Gabriela Pötter.

A degustação dos vinhos e espumantes da Guatambu será harmonizado com tábua de frios ou parrilla de carne Hereford e cordeiro produzidos na própria estância. A vinícola também conta uma loja para venda da linha de vinhos, produtos típicos da região e cosméticos a base de uva.Maiores informações através do e-mailvisita@guatambuvinhos.com.br.

Principais atrativos
O prédio revela arquitetura no estilo espanhol com galeria de acervos da Estância, auditório, varejo, parrilla e salão de eventos para 200 pessoas. A estrutura total conta com 3.000 m², distribuídos em dois níveis, empregando a técnica da gravidade nos processamento da uva, considerada a melhor para produção de vinhos finos de qualidade. É no espaço subterrâneo que são elaborados todos os rótulos da vinícola, visando preservar sua qualidade com maior controle de temperatura.

Outro destaque é o jardim nativo formado com plantas oriundas do pampa gaúcho, implementado pela equipe da Face Nativa, coordenados pelo gestor ambiental Eduardo Fernández Iglesias e pelo biólogo Fernando Capsi Pires.



Inovação, tecnologia e segurança nos lançamentos da Volkswagen 
Os novos Gol Rallye e Track e a nova Saveiro Cross já estão a disposição na Tterrasul

Design aventureiro e motor 1.0 no Gol Track

Sinônimo de qualidade, inovação e tecnologia, a Volkswagen está sempre atenta às necessidades do mercado automotivo e lança novidades como as novas versões do carro líder em vendas no Brasil, o Gol, e da picape Saveiro. O vendedor de veículos da Tterrasul, Jaber Ferreira explica que as novas versões estão todas de cara nova, com destaque para o design frontal e novos itens de série como os freios ABS e o Airbag. Todas as versões possuem ainda três anos de garantia.

Para o Gol as novidades são as versões do Gol Rallye com motor 1.6, rodas de 16 polegadas e sistema de som integrado ao painel com volante multifuncional. A outra versão é o Gol Track que possui motor 1.0, design aventureiro e é ideal para motoristas que querem um carro para usar na cidade, mas que não dispensam uma boa aventura.

A nova Saveiro Cross possui motor 1.6, visual mais robusto e é o modelo top da linha da Saveiro com ar-condicionado, sensor traseiro de estacionamento e pedais de alumínio.
Além das especificações de cada modelo, a linha Volkswagen oferece opcionais que garantem mais conforto e segurança aos veículos. Exemplos são o “ECO Confort”, um sistema que emite mensagens ao motorista para dirigir de forma econômica e o “ESS” que é acionado ao se pressionar o freio de forma acentuada e que ativa automaticamente as luzes traseiras avisando o motorista de trás que o veículo está parando. Outros sistemas também estão a disposição.

Diferenciais Tterrasul
Além da qualidade e confiabilidade oriundas da marca Volkswagen, o cliente Tterrasul tem a sua disposição outros diferenciais que iniciam durante a negociação do veículo e estendem-se até o pós-venda. Toda a estrutura da concessionária foi elaborada para atender as necessidades dos clientes com conforto, segurança e agilidade. Jaber conta também que é possível agendar um test-drive para conhecer melhor os veículos da marca.
Escolha bem o seu Contador

Na hora de selecionar o escritório de contabilidade que será responsável pela escrituração contábil e fiscal de sua empresa, sempre é bom fazer uma escolha criteriosa, pois dela resulta o acompanhamento do negócio, o seu planejamento tributário e a segurança do patrimônio investido.

Assim, no momento de escolher o profissional da contabilidade, é importante:
a) verificar se o ramo em que o contador costuma trabalhar corresponde ao da sua empresa. Quanto mais especializado ele for no seu setor de atuação, melhor será o serviço prestado à sua empresa;
b) avaliar o grau de confiança que você tem no profissional. Ele terá toda a informação financeira e fiscal de sua empresa;
c) observar a estrutura que o profissional dispõe para prestar seus serviços e a disponibilidade e a capacidade de lhe fornecer orientações e informações necessárias ao seu empreendimento. A falta de capacitação, de informação ágil e a demora no atendimento podem significar perda de prazos, multas, impostos pagos em excesso e até dificuldade de participação em licitações públicas;
d) desconfiar de valores baixos pelos serviços de contabilidade e verificar os preços de mercado. Remunerações ínfimas certamente são sintomas de precária estrutura para atender os serviços (falta de pessoal, inexistência de assinaturas de revistas fiscais etc.);
e) buscar informações sobre o contador ou escritório de contabilidade com pessoas de sua confiança e/ou com outros empresários;
f) consultar o registro do contador ou do escritório de contabilidade no Conselho Regional de Contabilidade, verificando se não está suspenso;

ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DO PROFISSIONAL
1) Solicitar ou verificar, ao menos uma vez por ano, a situação tributária da empresa (pagamento de tributos), bem como as obrigações acessórias (entrega de declarações diversas) e o prazo de cumprimento de cada uma delas;
2) manter os controles da documentação encaminhada ao contador e enviada por este;
3) arquivar sempre o balanço da empresa, os balancetes mensais, as declarações jurídicas e outras obrigações. Assim, se surgirem suspeitas de irregularidades, haverá controle do que foi executado;
4) procurar pagar sempre diretamente os tributos, evitando entregar o dinheiro para que o profissional, ou seus prepostos, pague suas guias de tributos. Guardar os comprovantes. Ficando responsável pelo pagamento e pela manutenção dos documentos, evita-se que terceiros se apropriem do dinheiro e permite o controle dos débitos
5) periodicamente, buscar e emitir certidões negativas de tributos e verificar a situação fiscal junto às repartições:
- Certidão Negativa de Débito de Tributos Federais, emitida pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br);
- Certidão Negativa de Débito do INSS, emitida pelo site da Receita Federal;
- Certidão Negativa de Débito do FGTS, emitida pelo site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br);
- Comprovante de Inscrição do CNPJ, emitido pelo site da Receita Federal;
- Certidão de Distribuição de Ações na Justiça Federal, emitida pelo site da Justiça Federal (www.trf4.jus.br);
- Certidão de Distribuição de Ações Cíveis, emitida pela Justiça Estadual (ou busca no site www.tjrs.jus.br);
- Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas, emitida pela Justiça do Trabalho.
 
Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Penne à Italiana 


Ingredientes
500g massa tipo penne cozido all dente
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola picada
Manjericão a gosto
3 tomates picados, sem pele e sem sementes
2 xícaras de chá de molho bechamel
150g de queijo mussarela cortados em cubos pequenos
Orégano a gosto
Sal a gosto
2 colheres de sopa de queijo ralado

Modo de Preparo
Numa frigideira, esquente o azeite de oliva. Junte o alho, a cebola e frite levemente. Adicione o tomate, o manjericão e bastante orégano. Refogue levemente. Acrescente o penne cozido “al dente”. Misture bem e refogue por 3 minutos. Acrescente a mussarela e molho bechamel. Misture bem. Coloque tudo em um refratário e salpique com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar e derreter a mussarela.



Feira de Novilhos abre mês de junho em São Gabriel

Foto: Sindicato Rural de São Gabriel

O mês de junho iniciou em São Gabriel junto à realização da quarta edição da Feira de Novilhas e Novilhos Selecionados realizada pelo Sindicato Rural de São Gabriel no Parque de Exposições Assis Brasil. O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de junho. De acordo com o presidente do Sindicato, Tarso Teixeira, a feira aconteceu em um momento particularmente positivo do mercado da bovinocultura de corte, onde a valorização do preço da carne é ditada justamente pelo aquecimento no mercado de novilhos e garrotes. “Foi uma excelente oportunidade de investimento, especialmente em função da qualidade diferenciada do gado de elite em nossa região”, observa.

Sindicato de Lavras do Sul comemora “Maio de Ouro”
Tradicionalmente maio é um mês de grandes eventos realizados pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul que, a cada final de semana, realiza um grande remate oficial, com animais de ponta e boa genética, o que atraí grande público aos eventos e resultou em excelentes negócios, sendo considerado o “Maio de Ouro”. No primeiro sábado do mês, dia 4, aconteceu a tradicional feira de outono de terneiros de corte, evento promovido pelo Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul com o Sindicato Rural. 

Nesta 33ª Edição da Feira, foram comercializados 3.383 terneiros machos, castrados, somando uma arrecadação que superou os R$2 milhões. Nos finais de semanas seguintes, dias 11, 18 e 25, aconteceram o 17º Remate Macanudo, da Família Ferreira, o remate de produção do CITE 27 e a 17ª Feira Alternativa de Outono, respectivamente. Assim, de acordo com o Sindicato Rural de Lavras do Sul, o “Maio de Ouro” arrecadou mais de R$6 milhões.

ESPECIAL SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO
Palestras e troca de experiências no 21º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos
Programação acontece dias 27 e 28 de junho em Dom Pedrito

Um dos maiores eventos da pecuária de corte do sul do Brasil já tem data e programação definidas neste ano. O Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos é uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito e chega em 2013 a sua 21ª edição, tendo como ponto de referência o enfoque em assuntos diretamente relacionados à atividade pecuária de corte. Nesta edição destaca-se a presença dos palestrantes Miguel da Rocha Cavalcanti e de José Paulo Dornelles Cairoli.

Conforme destaca o presidente do Sindicado, José Roberto Pires Weber, o objetivo do seminário é manter os associados do Sindicato Rural e os produtores do município, região e Estado, atualizados com assuntos de interesse da classe e do momento.
“É uma forma de ajudar na qualificação e informação do produtor perto do local da sua atividade. A realização neste ano da sua 21ª edição do evento é prova incontestável do seu sucesso e mesmo com as dificuldades logísticas do acesso a Dom Pedrito, trouxeram aqui palestrantes dos EUA, Europa, África do Sul, Uruguai e Argentina e evidentemente do Brasil”, destaca Weber.

A expectativa para este ano é pela repetição do sucesso das últimas duas décadas, eis que as palestras são interessantes e atuais e os conferencistas qualificados. Serão abordados temas como gestão e administração, postura diante dos negócios e situações da vida, atividade rural sob o ponto de vista empresarial, mercado do agro produto e temas técnicos.

“Por todas estas razões entendemos que quem aqui comparecer sairá melhor informado e mais qualificado para enfrentar um momento importante e favorável do agronegócio, mas que cada vez mais exige do empresário rural”, acrescenta.

Ao longo das vinte edições já realizadas, o seminário já reuniu mais de 15 mil participantes integrando brasileiros, Uruguaios, Argentinos, entre outros. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3243.1103. Patrocinam este evento o Frigorífico Frigo W, a Sanchotene Agropecuária representante Zimmatic by Lindsay, além de ter o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Programação
27 de junho, no Salão Nobre do Sindicato Rural
19h – Abertura
19h15 – Palestra “Visão Empresarial da Agropecuária” com José Paulo Dornelles Cairoli – Diretor da Reconquista Agropecuária, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, ex-presidente do BRDE e da FEDERASUL.
20h – Palestra “Tendências do mercado do boi e da carne bovina” com Miguel da Rocha Cavalcanti – Especialista em mercado do boi e da carne, Especialista em Marketing, Engenheiro Agrônomo, Pecuarista e Sócio-diretor do BeefPoint, Campinas - SP

28 de junho, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura – Pavilhão Walter Germano Pötter
Das 8h30 às 9h - Inscrições
9h – Abertura
9h30 – Palestra “Gestão e extensão rural: como acelerar a adoção de inovações” com Luiz Dalmazo - Gerencia Corporativa de Extensão Rural da Brasil Foods e Amaury Maciel – Méd. Veterinário, Curitiba - PR
10h30 – Palestra “Liderança focada em resultados” com Professor Menegatti – Conferencista, Escritor e Administrador com MBA em Gestão Empresarial, Curitiba -PR
A tarde, inicio do 4º Curso sobre Produção Bovina: “Manejos Estratégicos de Impactos Sistêmicos” – na Unipampa
14h – Palestra “Uso Estratégico da Suplementação” com Dr. Henrique Ribeiro Filho - Zootecnista, Professor da UDESC, Lages - SC
15h – Palestra “Desarrollo y Manejo de la Base Forrajera para Atender Los Procesos de Intensificación Productiva a Escala Regional” com Walter Ayala – Diretor Regional INIA/Uruguay
16h – Coffee break
17h – “Manejos Estratégicos para Aumentar a Produção de Forragem” com Fernando Luiz Ferreira de Quadros – Eng. Agrônomo, Prof. Associado - Laboratório de Ecologia de Pastagens Naturais (UFSM), Santa Maria - RS

PAMPA VIP
Por: Graciela Freitas
Acontece hoje, dia 08, no auditório do Sindilojas, em Bagé, às 19h30, mais um workshop com o expansionista consciencial e pesquisador, Ademar de Lima. Para aqueles que desejam exercitar o pensamento, se autoconhecer, a fim de viver e conviver melhor, vale a pena. Mais informações pelos telefones (53) 3247 4301 ou 9963 5207.

Na próxima quinta-feira, dia 13, é dia de Santo Antônio. Missas estão sendo celebradas diariamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bagé, às 15h e 18h30; e na quinta, à noite, a tradicional procissão luminosa encerra a trezena em homenagem ao santo casamenteiro.

Na última quinta-feira, dia 06, a Guatambu Estância do Vinho foi inaugurada em Dom Pedrito. O evento marcou o lançamento oficial da sede da vinícola enoturística, que tem por objetivo unir a produção do vinho às belezas do Pampa Gaúcho, valorizando a paisagem e o potencial produtivo da região. Clics do evento na próxima edição.

O Rotary Bagé Sul empossou mais um sócio no dia 20 do mês passado. Jeferson Diel Vieira é sociólogo e gerente de produção da empresa Coradini Alimentos. Quem o indicou foi o companheiro e próximo presidente da entidade, Sérgio Barbieri.

A 11ª edição do Troféu Vitoriosas foi um sucesso! O Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza superlotou para prestigiar as 15 vitoriosas deste ano que, como eu disse em outra oportunidade, é um ano especial para o Programa Rota 20, promotor do evento, já que comemora seu 15º aniversario em 2013. Clics Jorge Goulart

João Batista Lencina, atendente comercial do Programa, e a Vitoriosa Kelly Pinheiro

Marcos Biacchi, representando a empresa Tterrasul, patrocinadora âncora do evento, e a Vitoriosa Josi Cantarelli

Simone Fagundes, sócia-proprietária do Programa Rota 20, e a Vitoriosa Mana Romero

Paulo Ricardo Hebert Siqueira, representando a Universidade da Região da Campanha, apoiadora do evento, e a Vitoriosa Elvira de Macedo Nascimento

A apresentadora Caia Martins, com sua amiga Vitoriosa Vera Jardim

O cabeleireiro Iramar Leal também esteve prestigiando o evento

Tatiana Mattos, Iracema P. Isquierdo e Marcos Pintos durante o coquetel que brindou as 15 Vitoriosas

Conferindo a abertura da exposição “Noivas de Santa Thereza”, no dia 23 de maio, Maria Luíza Teixeira, Liselene Severo Bidone e Leilah Kalil Castro. Clics Zeca Brito

 Estilo e originalidade 


Quem ainda não escolheu o presente para o Dia dos Namorados pode conferir as novidades cheias de charme e estilo da Loja Mistura Xick de Dom Pedrito, com moda feminina e masculina e opções para todos os estilos e gostos.



A fronteira entre o Brasil e o Uruguai através de Sant’Ana do Livramento 

 Além dos Free Shops, da gastronomia, as cidades oferecem opções de passeios ao ar livre com belas paisagens

Quem deseja conhecer a fronteira entre o Brasil e o Uruguai e quer curtir os atrativos das cidades vizinhas deve aproveitar as oportunidades de diversão e descobrir porque Sant'Ana do Livramento, no lado brasileiro, e Rivera, no lado uruguaio, se confundem. A prática de integração preconizada pelo Mercosul é ali uma realidade há muito tempo. Com cerca de 200 mil habitantes, as duas cidades são, na realidade, uma cidade só, divididas apenas virtualmente por uma linha imaginária cortada por uma rua.

Existem opções de turismo interessantes nessa região, a começar pela própria paisagem fronteiriça e por se estar num ponto característico do pampa gaúcho. Além dos free shops de Rivera, as principais atrações são as vinícolas e as paisagens naturais em Livramento.

Para informações turísticas sobre a cidade e a região, ligue para a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, através do telefone (055) 242-1970.

O lado uruguaio
A fronteira é bastante democrática com opções para todos os gostos e estilos. Tradicionalmente, Rivera, no lado Uruguaio, é conhecida pela grande oferta de Free Shops, que comercializam produtos importados, perfumes, bebidas, roupas e muito mais, a preços convidativos e com a qualidade de reconhecidas marcas e grifes. Mas, Rivera não resume-se somente ao turismo de compras. A cidade também oferece excelentes opções gastronômicas como as tradicionais parrilas uruguaias, os queijos, vinhos e chocolates. Para a hospedagem, boas e confortáveis opções estão a disposição. Uma delas é o Rivera Casino & Resort, que congrega opções de hospedagem e gastronomia para todas as idades. Outra grande novidade de Rivera é o Shopping Siñeriz, que reúne a oferta de grandes marcas e produtos em vários setores com qualidade e comodidade. O shopping tem ainda praça de alimentação e cinema.

Sant’Ana do Livramento
Do lado brasileiro, as opções de hospedagem e gastronomia também são bastante variadas. Além disso, as atrações naturais são excelentes opções de passeio. O lago do Batuva é uma opção para quem deseja desfrutar de bons momentos de lazer em contato com a natureza e belas paisagens e, ainda, destinado à prática de esportes náuticos. Outro local para visualizar belas paisagens é o Cerro das Palomas, um dos símbolos da cidade e onde existem inúmeras opções para a prática do eco-turismo.

O Parque Internacional, no centro da cidade, é uma área que é um símbolo da integração entre as duas cidades. Em uma visita a casa de José Hernandes, poeta argentino, é possível conhecer o local onde foi escrito parte do poema "El Gaucho Martín Fierro";



Um espaço destinado à preservação ambiental em Candiota 
 Parque de preservação completou dez anos de existência com a realização de novas atividades e parcerias


De um gesto de generosidade do casal Álvaro Godoy e Maria Anunciação Gomes de Godoy realizado em 2001 ao doar ao município de Candiota um espaço destinado à preservação ambiental, surgiu a Unidade de Conservação "Maria Anunciação Gomes de Godoy" - UC MAGG, um espaço destinado a valorização do patrimônio ambiental através de atividades desenvolvidas por profissionais e organizações não governamentais, tais como o OSCIP Vigilantes Ambientais, buscando a sua preservação. Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o trabalho realizado na área merece destaque e reconhecimento por sua importância.

Ao mesmo tempo em que completa dez anos de criação, o espaço ganha novos aliados como o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal da Universidade da Região da Campanha (INTEC/URCAMP), onde a coordenadora de um dos laboratórios do Instituto, Professora Doutora Clarissa Santos Silva e seu grupo, passam a contribuir, através dos estudos científicos das espécies da região, para a promoção do conhecimento e desenvolvimento da consciência ecológica.  O grupo é formado além dos pesquisadores da área, alunos do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp, possibilitando assim, que jovens estejam inseridos em projetos de pesquisa e que desenvolvam uma formação para um novo modelo de sociedade, no que se refere ao meio ambiente e sustentabilidade.

Na área, localizada junto à sede do município, são realizadas ações de educação ambiental, além de ações para a conservação da biodiversidade, que contribuem para melhoria da qualidade de vida no seu entorno e objetivam a implantação de um espaço destinado à preservação de espécies de árvores nativas de significativa importância para a região, já que Candiota é conhecida por suas atividades de impacto ambiental, como a geração de energia termoelétrica e mineração de carvão, segundo explica a bióloga Ketleen Grala, presidente da OSCIP.

“Todos os anos, formamos alunos no curso Vigilantes Ambientais, que são levados para conhecer a área e realizar atividades práticas. Entre as atividades já realizadas, estão a colocação de uma placa de identificação da unidade de conservação, adubação de árvores, colocação de placas de identificação de espécies arbóreas e mutirões de limpeza. Neste ano realizamos um documentário sobre a UC MAAGG e um livro para marcar os 10 anos de existência legal da área que foram lançados no Dia Mundial do Meio Ambiente”, complementa a bióloga.


 Colégio Auxiliadora com programação em maio 
 O mês foi dedicado às comemorações do Dia das Mães e de Nossa Senhora Auxiliadora


Foto: Patrícia Costa/Colégio Auxiliadora
Cerimônia de Coroação completou a programação especial do mês de maio

Um mês especial, que reúne as comemorações do Dia das Mães e Dia de Nossa Senhora Auxiliadora merece comemorações a altura da importância das datas. No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora a celebração iniciou como a comunidade educativa mostrando o seu carinho às mães através da preparação de homenagens singelas. Conforme conta a Coordenadora Administrativa da Escola, Liliane Hoesel, a cada dia da primeira semana de maio, duas turmas de alunos do período da tarde celebraram as mães com cantos, poesias, oficinas, mensagens e presentes confeccionados por eles mesmos. Já os alunos do período da manhã demonstraram gratidão e amor às mães em única festa celebrada à noite, com numerosa presença de adolescentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Todos tiveram o mesmo objetivo: reconhecer o dom da vida recebido, conservado com zelo, cuidados e sacrifício pela mãe.

A segunda festividade, que envolveu toda a cidade,foi a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Co-padroeira de Bagé. Foram nove dias de demonstração de carinho, encanto e gratidão à Mãe de Deus, conforme conta o padre Álvaro Noriler, diretor da Escola.

“Auxílio, pois ajudou a Deus a vir até nós, doando-lhe seu corpo para que fizesse a experiência de nascer e viver como qualquer um de nós humanos. Auxiliadora, porque continua a pedir a Jesus Cristo que proteja e salve seu povo. Auxiliadora, porque nos ensina a sermos discípulos de Jesus, ouvintes atentos e fieis cumpridores da palavra dele, como Ela, Maria, o foi. Auxiliadora, porque protegeu o povo de Bagé durante a segunda guerra mundial, e o povo agradecido lhe acende lâmpadas votivas nas janelas no dia 24 de maio”.

O dia 24, foia Ela dedicado pela Comunidade Eclesial.
“Nessa manifestação de gratidão e amor à Mãe do Céu, o povo lotava três quadras da Avenida Sete de Setembro. É Maria que reúne o povo para conduzi-lo a Deus”, destaca Padre Álvaro.
Finalmente dia 29 aconteceu a coroação da centenária imagem de Nossa Senhora, no alto do altar de mármore da igreja Auxiliadora. Cerimônia simples, porém solene pela vibração das cordas sonoras de amor dos filhos que lhe querem muito bem.
Atividade 

Junho é mês pipoca, rapadura e lindos caipiras. Entre no clima de São João e ajude os caipiras do desenho a ficarem mais bonitos e coloridos. Use a imaginação e capriche.

Kids e Teens
Comemorou seu primeiro aninho a lindinha Alice Sanches Fagundes. Ela é filha de Carolinha e Igor.

 Rayane Camponogara Alves de três meses. Ela é filha de Glauciane Camponogara e Bira Alves.

Pelúcias para todas as idades

A Nova Era tem opções de pelúcias para todas as idades, de vários personagens e ideias para presentear também no Dia dos Namorados

Fofinhas, lindas, para enfeitar, para brincar e se divertir muito, as pelúcias são brinquedos para todas as idades. Na loja Nova Era de Bagé elas ganham espaço especial com a aproximação do Dia dos Namorados, época em que apaixonados de todas as idades buscam belas pelúcias para presentar e representar o seu amor. Na loja há também opções de vários personagens de desenhos, além dos tradicionais ursinhos, bonecas, girafas, coelhos e outros tantos, com o diferencial da preocupação com a qualidade dos produtos, feitos para não se deteriorar com a ação do tempo e que permitem até ser lavadas na máquina de lavar roupas. Outro destaque é dado especialmente aos bebês, já que as pelúcias são antialérgicas e, assim, não oferecem risco.

Atenção galerinha antenada
Já nos próximos dias a Nova Era de Bagé estará recebendo inúmeras novidades e os principais lançamentos vindos diretamente de uma das maiores feiras de brinquedos de São Paulo. São opções para todas as idades. Vale a pena passar na loja e conferir as novidades!!


Rotary Campanha entrega doações do 8° Almoço Campeiro
Após o sucesso registrado no 8º Almoço Campeiro, realizado pelo Rotary Club de Bagé Campanha, é chegada a hora do clube de serviço entregar a arrecadação do evento às entidades beneficiadas. A União Espírita Bageense, entidade mantenedora do Caminho da Luiz, recebeu dia 29 parte dos valores líquidos arrecadados na promoção do evento, realizado no último dia 5 de maio. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé também recebeu a sua doação.

O 8º Almoço Campeiro, já efetivado no calendário anual de atividades do clube e da cidade, mais uma vez foi marcado pela brilhante demonstração de solidariedade e confraternização da sociedade bageense, quando cerca de 500 pessoas estiveram presentes no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, para saborear a típica comida campeira, com um cardápio elaborado por autênticos conhecedores do paladar gaúcho, liderados pelo chefe Marcos Flávio de Azambuja Melo.

Curso de Nutrição da Urcamp comemora 15 anos
Em comemoração aos 15 anos de existência, o curso de Nutrição da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Bagé realizou programação especial, conforme conta a Coordenadora do Curso, a Nutricionista Mônica Palomino. Nos dias 5 e 6 de junho a comunidade foi convidada a participar de eventos como o realizado na praça Silveira Martins com a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e da pressão arterial, distribuição de folders e a realização da pesquisa “Como anda a sua alimentação?”. Já o dia 06 foi dedicado a realização de palestrar no Salão de Atos da Urcamp. Na finalização do evento aconteceu uma homenagem ao aniversário do curso.

Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento realizará concurso
A Fundatec divulgará nas próximas semanas o edital do Concurso Público da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento. A fundação será responsável pela inscrição dos candidatos, pela elaboração e pela publicação do edital de abertura. Além disso, a Fundatec planeja, imprimir e aplicar as provas. Mais informações pelo link concursos.fundatec.org.br.

Carlinhos de Jesus fará show e oficina no 11º Dança Bagé
Ator e coreografo renomado no Brasil e no exterior, Carlinhos de Jesus tem presença confirmada na 11º edição do Dança Bagé, com a realização de show no sábado, dia 15 de junho, no Centro Cultural Auxiliadora, mesmo local onde ministrará oficina de Dança de Salão.A presença de Carlinhos de Jesus conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. Também estará em Bagé uma bailarina e coreógrafa da companhia de Carlinhos, cujo nome ainda será confirmado, que integrará o júri do Dança Bagé. O festival de dança acontece entre os dias 13 e 16 de junho no Centro Cultural Auxiliadora. O Dança Bagé é um evento destinado à comunidade em geral, professores, acadêmicos de dança, alunos de Educação Física e interessados na área e que objetiva valorizar, difundir e incentivar novas linguagens da arte da dança, através de mostras de dança, concursos, e oficinas. Haverá também apresentações dos grupos participantes em instituições carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário