Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Caderno Pampa :: 24 de janeiro de 2014 :: Edição 304



O verão pede muitas mudanças de hábitos, entre elas de alimentação, já que torna-se fundamental prestar atenção com a hidratação e os alimentos mais leves conseguem nos manter mais dispostos e com sensação de bem estar. Vale a pena prestar atenção com a alimentação e, assim, enfrentar as altas temperaturas com mais bom humor e saúde.

Janeiro está terminando e logo chegará a hora de retomar a rotina escolar. A maioria das escolas da região voltam para as atividades já no dia 18 de fevereiro e, com isso, falta menos de um mês para o começo do ano letivo de 2014. Pouco tempo, não? Mas, o suficiente para começar a organizar a rotina e as coisas e, deixar tudo preparado para mais um ano de muito estudo e dedicação. Está é a hora perfeita, também, para começar a organizar a rotina da meninada e fazer com que eles sintam menos o começo dos horários mais rígidos. Para tal, pequenas dicas podem ajudar bastante e, elas incluem o início do preparo do material escolar, que se comprado com antecedência permite mais calma e opções de escolha e também ajuda os pequenos a criarem uma atmosfera de expectativa e empolgação para o retorno à escola.

PRÓXIMO PAMPA: 8 DE FEVEREIRO

Fique atento aos prazos de inscrições para ingresso na Urcamp
Período de matrículas se estende até 30 de janeiro
O segundo processo seletivo de verão da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou suas provas no dia 15 de janeiro e mantém as matrículas abertas na instituição entre os dias 27 e 30 de janeiro. Quem não fez a prova do processo seletivo, mas fez o Exame Nacional do Ensino Médio pode utilizar a sua nota para o ingresso na Urcamp. Quem realizou o primeiro processo seletivo e não se matriculou também pode aproveitar o novo prazo.

A Coordenadora do Processo de Vestibular da Urcamp, professora Cleia Maria Siqueira, conta que são mais de 20 cursos a disposição dos anos, sendo todos 100% presenciais. Outro incentivo para ingressar na Urcamp é a possibilidade de conquistar uma bolsa do ProUni e, assim, ter seus estudos custeados pelo governo federal. Os interessados devem consultar e realizar a sua inscrição no endereço http://siteprouni.mec.gov.br. Quem perdeu as primeiras etapas e ainda deseja ingressar na Urcamp para graduar um Curso Superior ainda tem uma chance, uma terceira etapa, denominada processo seletivo especial de verão e que está marcada para o dia 20 de fevereiro, com inscrições abertas de 13 a 19 de fevereiro de 2014.

O Carnaval "No Tempo da Marchinha" chega a 6ª edição em 2014
Bailes acontecem no Centro Histórico de Santa Thereza em 3 dias
O carnaval festejado pelo Centro Histórico de Vila Santa Thereza já tornou-se referência na região. Neste ano, fevereiro será o mês de realização dos bailes. O primeiro acontece dia 1º de fevereiro e, os demais dias 08, 15 e 22 de fevereiro. Com isso, ao cair da noite a banda de músicos do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) começam a animar o carnaval ao ar livre e os bailes se estendem até à 1h. A organização alerta que o público chegue cedo para apreciar o evento e que todos podem levar cadeiras.

O projeto "Carnaval no Tempo da Marchinha" tem objetivo de reconstruir a memória da Vila Santa Thereza, que realizava famosos carnavais no início do século XX e de valorizar a memória dos carnavais brasileiros quando as composições como as de Chiquinha Gonzaga embalavam a sociedade e suas coloridas máscaras e fantasias.

ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS

Organize sua rotina... estamos às vésperas do retorno para o período escolar!
Depois do descanso das férias, as aulas estão prestes a começar e é chegada a hora de começar a se preparar

A Psicóloga Sílvia Vargas destaca algumas dicas
Quem disse que mesmo durante as férias um pouco de rotina e organização não fazem bem? Principalmente, se o período de recesso escolar estiver caminhando para o final e chegar a hora de começar a pensar na preparação das crianças e adolescentes para o retorno às aulas. Ainda que, em geral, a rotina das famílias sofra várias alterações no período de férias, é importante que ao menos nas semanas que antecedem o retorno às aulas, os hábitos e a rotina sejam retornados a normalidade, principalmente quanto aos horários de sono e alimentação.

A Psicóloga Sílvia Vargas destaca ainda que ao longo das férias, em especial para crianças que estão nas séries inicias, é aconselhável que pequenos hábitos e rotinas vinculados ao aprendizado sejam cultivados. Como sugestão pode-se motivar a criança a escrever o diário das férias e à moda antiga, nada de tablet nessa hora. Para isso, eles podem utilizar uma caderneta, agenda, caderninho, usando canetas e lápis. Eles podem, ainda, lustrar o diário. Já os menores, da educação infantil, podem contar suas férias desenhando. Todos os dias, um pouquinho a cada dia, como se criassem um livrinho.

“Os livros de história devem fazer parte do cotidiano das férias, seja em casa ou nos passeios e viagens, podem estar dentro do carro e ou junto com os brinquedos e jogos prediletos para que as crianças possam vinculá-los com diversão e não como obrigação. Nada de dizer: “para de brincar que agora é hora de ler um pouquinho”, como se ler fosse penitência. Nada disso, a escrita do diário, os desenhos, a leitura, devem ser tratados como parte da diversão das férias”, destaca Sílvia.

Outra recomendação da Psicóloga é que na proximidade do início das aulas os pais devem mostrar-se animados, empolgados com o retorno a escola, promovendo a curiosidade quanto à nova professora, o interesse por novos colegas, lembrar o quanto aprenderam e evoluíram no ano anterior e despertar expectativas quanto ao que aprenderão neste ano. É hora também de reorganizar o material escolar, separando o que pode ser reaproveitado e, também, usando a oportunidade para colocar em práticas as lições de matemática, quando for chegada a hora de ir às compras.

“Os pais precisam policiar-se para não “reclamar” na frente dos filhos quanto ao final das férias ou como o período passou rápido ou, ainda, que já irá recomeçar a correria  e a função de levar as crianças para a escola. Ter em mente que as crianças são como “esponjas”, que repetem nossas falas e nossos comportamentos. Se nos mostramos animados e felizes com o retorno, motivados por cumprir com nossos compromissos será muito mais simples, mais fácil de readaptá-los ao novo ano letivo. É importante deletar a palavra obrigação e ensinar a criança que a vida é feita de compromissos, nós temos os nosso e eles também tem os deles, que iniciam com a escola”, conclui Sílvia.

ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS

Comece a preparar o seu material escolar
A Plancópias oferece inúmeras opções e conta com todo o material necessário para o começo do ano escolar
A preparação do material escolar merece atenção e cuidado especial, afinal ele ajudará o estudante na hora de enfrentar os desafios da escola. As papelarias Plancópias contam com uma imensa gama de produtos e opções de materiais, incluindo tudo para um recomeço de mochila nova, caderno do personagem favorito e estojo repleto de canetas e lápis coloridos que são um estímulo a mais para qualquer estudante que está adaptando-se novamente a rotina escolar.

Quem busca pelos materiais escolares ainda em janeiro conta ainda com a vantagem de ter mais tempo, tranquilidade e opções para escolher. Além disso, a Plancópias oferece a vantagem de trabalhar com todos os tipos de materiais, ou seja, quem vai na Plancópias pode comprar toda a sua lista com comodidade e facilidade de pagamento, com parcelamentos nos cartões de crédito em até 10 vezes.

Os empresários Rene e Rosane Londero Isoppo contam também que existem opções de materiais de todos os preços e que a variedade de opções é infinita, possibilitando assim que os pais atendam aos desejos dos estudantes sem estourar o orçamento. Eles citam os cadernos de uma matéria a partir de R$4,99 e os lápis de cor, com 12 cores, a partir de 2,99. Os empresários argumentam também que a maioria dos preços manteve-se estável em relação ao ano passado e destacam que toda a linha de cadernos está com preços imperdíveis e até mais baixos do que em anos anteriores.


Dias desses bati um papo com a turma do Corra e Viva, grupo de corrida e caminhada de Bagé, supervisionado pelo profissional de Educação Física, Leandro Azambuja. Projeto super bacana, que tem feito sucesso na cidade e colocado muita gente para correr, literalmente. Quer saber mais, acesse o blog www.corraeviva.com.

Caia e Claudio Nery Martins viajam para Nova Zelândia em março. Como presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, Claudio deve cumprir uma série de compromissos por lá, como visitas a central de produção de sêmen da CRV Lagoa, renomadas cabanhas e entidades de classe representantes de criadores de gado Jersey no país.

Helena Uberti, proprietária da grife Ovelha Urbana, fez o maior sucesso com o desfile de suas peças na 6ª Agrovino, em Bagé. A empresária trabalha com a técnica de feltragem da lã e tem nos ovinocultores da região grandes parceiros para o sucesso de seu trabalho.

Por falar em ovinocultura, não podemos esquecer que a 30ª edição da Feovelha, de Pinheiro Machado, está chegando, é no próximo dia 29, hein?! Marque na sua agenda!

E para encerrar as Curtas desta edição, vale lembrar que o Sesc Bagé está com inscrições abertas para o projeto Brincando nas Férias de Verão. As atividades, voltadas para os pequenos, acontecem sempre no turno da tarde, entre os dias 03 e 07 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (53) 3242 7600.

 Carina e Guilherme Madruga estiveram aniversariando dias 09 e 11 deste mês, respectivamente. Um super parabéns (atrasado) desta colunista

Sempre simpático e receptivo, o bispo Dom Gílio Felício contou-me outro dia que esteve em Juazeiro do Norte, no Ceará, para a 13º Intereclesial, encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

Claudio Falcão em seu “Bagual Gourmet” (quadro do programa Rota 20). Na direção de imagens, o talentoso e dedicado cinegrafista, Mário Pereira


O produtor cultural, Pedro Lopes Romero, e a assessora de imprensa, Roberta Mello de Oliveira, do Grupo Cirandar, de Porto Alegre, durante o show de encerramento da turnê do projeto Gravaêh, desenvolvido pelo Grupo

Nossos colegas de Grupo RBS, Felipe Bastos e Dario Nunes, também estiveram no IMBA cobrindo a entrega dos CDs às bandas e músicos de Bagé


Jéssica Berdet e Niandra Lacerda, duas grandes vozes do cenário musical bageense

O casal Bruno Teixeira (natural de São Gabriel) e Franciane de Souza trocaram alianças em 14 de dezembro, na Catedral de São Sebastião. Após o matrimônio, os noivos reuniram familiares e amigos numa super festa no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé. Clik Leko Machado
O verão pede alimentos leves
Alimente-se bem e, com isso, conquiste maior bem estar e saúde

O Nutricionista João Luís dá dicas para ter mais disposição no verão
As altas temperaturas do verão modificam bastante os nossos hábitos. Geralmente sentimos menos fome e temos mais sede. Não queremos ficar muito tempo mexendo a panela no fogão, para não cozinhar junto com o alimento, tampouco queremos usar o forno e transformar a casa em uma sauna. Assim, o melhor são pratos práticos e rápidos e, que ainda, ajudam a manter o corpo mais leve e hidratado.

O Nutricionista João Luís Ricalde Gervasio, explica que o calor requer que as pessoas consumam alimentos mais leves e com bastante água para facilitar a digestão e proporcionar maior bem estar. Ao contrario disso, os alimentos gordurosos e pesados requerem mais energia para serem digeridos e, no calor, este processo tende a gerar desconforto, moleza e mal-estar. Comer alimentos leves no verão ajuda na homeostase térmica, mecanismo pelo qual o indivíduo equilibra sua temperatura corporal e, assim mantem-se mais bem disposto.
“Como no verão o calor do corpo é mantido pelo próprio ambiente, devemos preferir alimentos leves e fáceis de digerir para não sobrecarregar o organismo, diferente do inverno quando é até necessário consumir alimentos mais calóricos para adquirir energia e manter o calor interno. Outra dica é comer em pequenas quantidades para se sentir mais disposto e ter mais energia”, destaca João Luís.

Com isso, invista em alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água. Tenha cuidado com frituras, sódio e o sal, que no calor, pode gerar até uma hipertensão em pessoas com tendência à doença. Atenção também a ingestão de líquidos, já que repor água e sais minerais é uma forma de repor o que perdemos durante a transpiração e manter o corpo sempre hidratado.

O verão pede alimentos mais leves, hidratantes e coloridos. Mas, lembre-se: salada não é só alface, tomate e cenoura ralada. É preciso ingerir também carnes, peixe, ovos cozidos e etc que podem ser temperados com molho de azeite de oliva ou com outro molho apropriado, mas cuidado com os molhos prontos, que geralmente são muito salgados.

Saladas para o verão
O verão e as altas temperaturas pedem alimentos leves e de fácil preparo, mas que também precisam ser nutritivos e saborosos. Então, que tal experimentar diferentes tipos de saladas, que além de muito gostosas, são ótimas opções para manter o corpo em forma e aproveitar ainda mais o verão? Inspire-se e prove essas delícias!

Salada com molho de maionese light
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de leite de soja em pó
2 colheres (sopa) de cebola picada
Sal e salsa picada ou manjericão a gosto
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1/2 colher (chá) de mostarda
2 batatas sem casca em cubinhos
2 cenouras sem casca em cubinhos
1 mandioquinha grande em cubinhos
2 xícaras (chá) de brócolis
1 tomate grande em cubinhos 
1 xícara (chá) de vagem em pedaços

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção dos vegetais. Reserve a maionese na geladeira. Cozinhe os legumes no vapor até ficarem macios, sem desmancharem. Junte a maionese e decore com salsa ou manjericão.

Salada de batata com iogurte
Ingredientes
4 batatas em fatias grossas cozidas
1 copo de iogurte natural
1/3 de xícara (chá) de maionese
1/2 colher (chá) de orégano
1 pepino picado
1/2 xícara (chá) de vagem cozida em cubinhos
1 1/2 colher (sopa) de vinagre branco
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Prepare o molho: misture o iogurte, a maionese, o orégano, o sal e a pimenta. Junte o pepino e reserve. Na hora de servir, misture a batata com a vagem e regue com o vinagre. Misture o molho delicadamente e sirva em seguida.

Salada de abobrinha e tomate-cereja
Ingredientes
2 xícaras (chá) de tomate-cereja cortados ao meio
1 xícara (chá) de milho verde em conserva
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/4 de xícara (chá) de manjericão fresco
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
3 abobrinhas médias
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Corte a abobrinha em cubos de 1,5 cm e coloque sobre um escorredor ou peneira.  Polvilhe com uma colher (chá) de sal, misture e deixe descansar por 30 minutos. Esprema ligeiramente com as mãos para retirar o excesso de água. Numa tigela, misture a mostarda com o suco de limão e tempere com sal e pimenta. Junte o azeite aos poucos, batendo sempre com um batedor de mão, até ficar homogêneo. Numa saladeira, misture a abobrinha com o milho e o tomate e junte o molho. Misture bem. Polvilhe com o manjericão e sirva.

Salada Grega
Ingredientes
4 tomates fatiados
1 cebola pequena fatiada
1 pepino em fatias
1 pimentão verde sem sementes fatiado
125 g de azeitona preta
250 g de queijo branco ou ricota
Salsa a gosto
9 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) de orégano fresco picado

Modo de preparo
Em uma saladeira, distribua as fatias de tomate em círculos. Espalhe as fatias de cebola, o pepino e o pimentão. Distribua a azeitona, no centro ponha o queijo ou a ricota esfarelada. Decore com as folhas de salsa. Prepare o molho: em um recipiente, misture bem o azeite, o suco de limão, o açúcar e o orégano. Tempere a salada com o molho. Dica: sirva a salada grega com torradas.


Kids e Teens

Wêndel e Silva Rangel de seis anos. Ele é filho de Darlan Maurente Rangel e Miriam Duarte e Silva

 Kauã Potter Regason é filho de Marla Rejane Potter e Rogério Luiz Regason e tem sete anos

Lázaro Dilélio Corrêa Bulcão de quatro anos, filho de Luís César Bulcão e Sabrina Dilélio Corrêa Bulcão

Atividade
Vamos pintar, recortar e nos divertir montando o rosto do menino? Você pode ainda mudar as peças e, com isso, transformar a fisionomia dele. Divirta-se!

Bons companheiros de viagem
Eles podem ajudar a manter a criançada distraída na estrada e, assim, tornar a viagem mais tranquila
Fazer com que as crianças entendam que o tempo de viagem de carro, de avião ou de ônibus é inevitável e precisa de paciência é uma tarefa difícil. Logo os pequenos ficam cansados e impacientes e acabam dificultando o trajeto para os pais, que além de lidar com o trânsito precisam tentar acalmar os pequenos. No entanto, alguns brinquedos e eletrônico portáteis podem ajudar à família a cair na estrada com mais segurança e tornar o trajeto mais divertido para os pequenos. Eles são itens fáceis de levar, super charmosos e indispensáveis.

- Organizador dos itens do bebê: O bebê costuma precisar de atenção especial e não irá esperar a hora de parar para sentir fome ou precisar fazer xixi, então é importante que você mantenha todo o que ele irá precisar a mão e com fácil acesso. Vale pensar também em um aquecedor de mamadeiras ou um isopor que possa manter o leite em condições de consumo.

- DVD portátil: Levar o filme preferido das crianças para que eles possam assistir durante a viagem pode ser uma ótima ideia para manter as crianças entretidas. Atualmente existem várias opções de equipamentos portáteis que funcionam a bateria e são ideais para serem manuseados por crianças em viagens.

- Vídeo Game: para as crianças maiores, os vídeos games portáteis também são ótimas opções, pois contam com os jogos preferidos das crianças e os mantem distraídos até a chegada no destino das férias.

- Livros e brinquedos: Jamais deixe de levar os brinquedos preferidos das crianças, eles ajudam a brincadeira durante a viagem. Outra boa opção são os livros em que predominam as figuras, as crianças podem olhar os desenhos e tentar imaginar a história.

Ação e emoção a bordo da Amarok
A concessionária Tterrasul de Bagé oferece aos seus clientes uma pista OFF Road para o teste drive da Amarok
Um espaço criado especialmente para os clientes que são fãs de aventura e emoção, mas que não dispensam o conforto e a segurança na hora de escolher um veículo, e que terão a oportunidade de ver toda a tecnologia e robustez da Amarok em ação. Quem for a concessionária Tterrasul de Bagé e realizar um teste drive em uma Amarok terá a oportunidade de experimentar toda a tecnologia a disposição na picape e, guiado por um consultor de vendas, experimentar a carga máxima de adrenalina proporcionada pela pista, ultrapassando obstáculos e vencendo as dificuldades do percurso com segurança e orientação profissional.

A pista OFF Road da Tterrasul possibilita que todos os recursos e dispositivos da Amarok sejam testado e torna a concessionária a única da Região Sul a possuir uma pista de testes dentro de suas instalações, proporcionando mais comodidade e praticidade aos clientes que desejarem conhecer melhor a Amarok. Ao final do teste, os clientes entenderão o significado do slogan da picape que diz “A força da inteligência” através de uma dirigibilidade tranquila e segura, tornando a picape perfeita para qualquer aventura.

Os interessados em conhecer a pista OFF Road da Tterrasul e realizar um teste drive podem agendar um horário na concessionária através do telefone (53) 3240.5600 ou buscar diretamente um consultor de vendas.

Novo site
Os clientes da Tterrasul que acessarem o site da concessionária (www.tterrasul.com.br) encontraram um novo layout e muitas ferramentas, informações e novidades. Através do endereço, o cliente pode agendar, por exemplo, a revisão do seu veículo, um teste drive e ter acesso a outros serviços da concessionária.

Pouco movimento? Invista o tempo ocioso em treinamento!
Com muitas pessoas em férias, o movimento nas cidades costuma diminuir e logo os negócios sentem o impacto
Janeiro e fevereiro costumam ser os meses preferidos de quem tem a oportunidade de tirar férias e viajar e, com isso, as cidades acabam tendo o seu movimento diminuído e, logo os negócios sentem a diferença e passam a sofrer com a típica queda das vendas. É um tempo de pouco movimento e, consequentemente mais tempo ocioso. Então, porque não aproveitar o tempo livre dos empregados para capacitá-los profissionalmente realizando treinamentos em diversas áreas?

Pensar no atendimento oferecido, na prestação de serviços, nos serviços de entrega, de instalação, no pós-vendas é pensar diretamente na satisfação dos clientes. E, engana-se quem ainda pensa que satisfazer o cliente é apenas garantir qualidade no produto, o melhor preço no momento da venda ou encantá-lo com um bom atendimento antes da concretização do negócio. Foi se o tempo em que o objetivo principal da empresa era apenas gerar lucro. Mas, o lucro precisa vir acompanhado da satisfação do cliente que, é a longo tempo, sinônimo de sucesso para os negócios.


Para tanto, é preciso agir! Planejamento sem ação e sem monitoramento sistemático não funciona. Primeiro, defina as necessidades de treinamento, quais áreas, quais profissionais, quais empresas devem ser treinadas? Depois faça o projeto e o planejamento de como será esse treinamento. Pode ser que existam pessoas capacitadas dentro da própria empresa que podem ministrar pequenos cursos ou palestras, isso já diminui o custo! E então é só colocar em prática e monitorar sempre avaliando se os resultados estão sendo satisfatórios. Aproveite o inicio de ano para investir em capacitação das equipes e, assim, conquistar mais um diferencial em um mercado de grande concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário