Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ESPECIAL SAÚDE E BEM ESTAR IX :: 21 de abril de 2014


Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, envolvendo vários outros aspectos da vida como o bem estar físico, mental e social. O bem estar, por sua vez, é a base para a manifestação da vida plena. Ou seja, estar de bem consigo mesmo e com os outros é uma necessidade essencial para que haja a proliferação das coisas boas e positivas em nossa vida e, consequentemente da saúde. Manter hábitos saudáveis, praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação equilibrada, manter-se longe do estresse podem ser a chave para uma vida melhor e mais longa, mas não são eficazes sem o cultivo da alegria, do prazer, da gratidão, do amor próprio e da paz interior. Tudo em um conjunto, em sintonia, para que tenhamos não somente saúde, mas também qualidade de vida, unindo o bem estar a momentos de realização e prazer completo.

Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada ao modo como encaramos a vida e de como fazemos e promovemos a nossa saúde e bem estar. Mais do que relacionar-se bem com as demais pessoas, é importante saber a quem recorrer em momentos de crise. E, saber também, em quais profissionais confiar nossa saúde e bem estar, afinal, profissionais qualificados e prontos para nos ajudar, são as pessoas mais indicadas.

Neste material especial, produzido pela Casa Zero Hora Bagé, você tem em mãos um acervo contendo boas dicas e informações sobre saúde, bem estar e qualidade de vida, que podem auxiliar e inspirar você a começar novos hábitos e a conquistar um novo e melhor estilo de vida.

SAÚDE
Seis novos hábitos para melhorar a sua vida
Comer mais fibras, fugir do açúcar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais podem ser a chave para uma vida mais longa e feliz, segundo com estudos recentes. De acordo com os pesquisadores, estes hábitos aumentam a longevidade e ainda promovem uma chegada à velhice com uma vida e saúde mais plenas.

Mais fibras
As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. Mas elas não servem apenas para isso, já que elas desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenças e até evitar o mau hálito. A melhor parte é que para atingir bons níveis de fibras não são necessários grandes esforços, pois elas são encontradas em alimentos que ingerimos comumente como os cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada), aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral.

Evite o açúcar
Diminuir a ingestão de açúcar pode evitar um processo que liga moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis, que tem seu desempenho comprometido em papeis importantes e fabricando radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando os efeitos dos açucares no organismo e também deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.

Durma bem
Dormir bem é um dos segredos para a longevidade, já que alguns problemas de saúde podem ser associados com pior qualidade de sono. As chances de um bom sono são também menores em pessoas ansiosas, que tem pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.  Mas, engana-se quem pensa que basta dormir muito, já que a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa, sendo o mínimo recomendado de seis horas ao dia e não ultrapassando nove para adultos, porque quem dorme demais acaba ficando, na verdade, menos descansado.
A importância do sono, também se estende ao aprendizado. É na fase REM, quando acontecem os sonhos, que tudo que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido.

Diminua a gordura
Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo para seu paladar e inviável para seu organismo. Entretanto, as gorduras saturadas são as mais nocivas para a saúde do organismo e ingeri-las em excesso é um passaporte garantido para um infarto no miocárdio. Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada é a inimiga número um do emagrecimento.

Faça mais sexo
Aqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente é deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, esquecendo que o sexo é importante para a saúde física e emocional, pois o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor.

Sorria mais
Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão "cara de poucos amigos" não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor, já que a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. Sabemos também que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, estão associados a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte.

----------------------------------------------------------------------------------------------
MARIA DE FÁTIMA MENDONÇA
Qual a melhor hora de procurar um psicopedagogo?

Psicopedagogia é a especialidade que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma.
A procura de um psicopedagogo deve se dar sempre que o individuo apresenta dificuldades de aprendizagem, seja na infância ou na vida adulta, sendo o trabalho deste profissional direcionado para a promoção do desejo de aprender e não somente para uma melhora no seu rendimento.

A vida escolar de uma criança necessita de atenção especial e diária, especialmente para o seu comportamento infantil, uma vez que ele pode indicar alguns sintomas que ajudarão os pais a perceber que o desempenho escolar da criança pode estar prejudicado. Entre eles destaca-se a dificuldade de leitura, escrita ou no raciocínio lógico matemático, uma ansiedade excessiva em relação às tarefas da escola com a rejeição ou dificuldades em cumpri-las, não conseguir expressar por quais motivos não tem vontade de frequentar a escola ou dificuldades de relacionamento e entrosamento com os colegas e professores.

Identificando estes sintomas ou outros que indiquem que a vida escolar da criança está comprometida, se faz muito importante buscar a ajuda de um profissional psicopedagogo que irá ajudar a compreender o que está acontecendo e, ainda, poderá orientar a família para um caminho em que a criança possa superar as dificuldades que está enfrentando. O trabalho do psicopedagogo será realizado através de um olhar especial e diferenciado para cada situação e que será capaz de auxiliar a criança e a família a superar as dificuldades. É importante destacar que, nem sempre se faz necessário a realização de um tratamento e, em alguns casos, uma avaliação já é capaz de identificar o problema e apontar um novo caminho. Por isso, a importância da avaliação realizada pelo psicopedagogo e da busca por este profissional que, em média, com 5 ou 6 sessões poderá realizar uma investigação sobre os processos cognitivos, a percepção e o desejo desse sujeito em relação ao aprender e, assim, então encaminhá-lo para o profissional indicado em cada situação. Os resultados sempre serão positivos, especialmente para a criança, que terá sua autoestima recuperada e retomará o seu desenvolvimento pleno e saudável.

Maria de Fátima Marins Mendonça - Psicopedagoga
Psicopedagoga - Reg. Prof. 0049/02

----------------------------------------------------------------------------------------------
PEDRO ORABE
Ronco e apneia obstrutiva do sono
O ronco e a apneia obstrutiva do sono são classificados como distúrbios do sono. O ronco é caracterizado como um “barulho” durante o sono, afeta em torno de 20% da população e em pessoas com mais de 60 anos está presente em 60 % nos homens e 40% nas mulheres. Altera a convivência social, muitas pessoas casadas dormem em quartos separados e até mesmo é causa de separações ou com amigos torna a pessoa que ronca alvo de brincadeiras. Em muitos casos o ronco é sinal indicativo de outros problemas, como a apneia obstrutiva do sono.

Apneia obstrutiva do sono (AOS) significa bloqueios repetidos completos (apneia) ou parciais (hipopneia), das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em redução ou parada respiratória, ocasionando despertares repetidos do sono. Estima-se que 4% da população adulta de meia-idade seja afetada pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). A apneia obstrutiva do sono é uma condição relativamente sem diagnóstico, sendo reconhecida como um perigo significativo a saúde e, em longo prazo, pode levar ao óbito.

As causas principais estão associadas à anatomia craniofacial. O tamanho e posição da mandíbula e maxila, língua e palato mole, pode causar uma diminuição do espaço da via aérea superior e consequentemente apneia, hipopneia, além do ronco. A obesidade é reconhecida como fator importante de risco. A gravidade da AOS é medida na quantidade total de apneia e hipopneias por hora de sono. Uma AOS leve está entre 5 e 15, moderada entre 16 e 30, e acima de 30 indicam uma apneia obstrutiva do sono grave.

As alterações fisiológicas que acompanham cada evento obstrutivo resultam, em longo prazo, em comorbidades como, por exemplo, a hipertensão arterial (pressão alta), morte de origem cardíaca durante o sono, doença coronariana, AVC, diabetes melitos, depressão e glaucoma. A apneia obstrutiva do sono está relacionada ao prejuízo das funções cognitivas (atenção, memória e aprendizado), irritabilidade, cefaleia ao acordar e ausência de sonhos. A sonolência diurna excessiva é um sintoma importante da Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono (SAOS), causa falta de energia durante o dia, diminuição da sensação de bem estar, diminuição da libido e do desempenho sexual. Além disso, a sonolência aumenta em até sete vezes o risco de acidentes de trânsito comparando com a população geral. Os sintomas clínicos que melhor indicam a SAOS são: ronco alto, apneia presenciada por um parceiro no leito e sonolência diurna excessiva.

Dr. Pedro Moacir Peres Orabe
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
Estomatologista
CRO/RS 11018

----------------------------------------------------------------------------------------------
ORFELINA RICARDO
Sensibilizar-se e responsabilizar-se

O ser humano é o único que pode escolher conscientemente o direcionamento das suas ações. Quando realizamos qualquer ação, seja simplesmente pensando, sentindo ou atuando concretamente conscientes da correta atitude para cada momento, criamos uma abertura para as dimensões mais profundas no nosso ser.

Então, surge uma doença como um sintoma, para nos mostrar que algo não está bem em nosso interior, como se fosse um sinal de alerta que o corpo nos envia, de que precisamos mudar de atitudes e comportamentos. (Dethlefsen & Dahlke, 2007).

Precisamos estar emocionalmente equilibrados para resolver os conflitos quando surgirem e, havendo desequilíbrio, há necessidade do auxílio do profissional que trabalha na promoção da saúde mental e qualidade de vida, que é o psicólogo. Ele trabalha apresentado escolhas: estar doente ou perceber conscientemente o momento existencial de um processo de adoecimento. Necessitamos perceber e, sempre que possível, estimular a responsabilidade que temos por nossa vida e pela direção que damos a esta oportunidade de viver.

Precisamos desenvolver maior sensibilidade no modo de pensar e agir, assumindo responsabilidades por nós mesmos, por nossos objetivos, nossas metas, nossos sonhos e, sendo conscientes de qual direção procuramos dar ao nosso viver e conviver.

Pessoas motivadas produzem mais, se relacionam melhor, apresentando resultados satisfatórios. Faz-se necessário uma mudança em seus hábitos para obter uma vida mais saudável.

Reflita:
... Não deixe para o seu epitáfio... Escreva hoje a história de sua vida. Que você viva intensamente cada instante do hoje como se não houvesse um amanhã. Medindo consequências em que podem refletir seus atos e pensamentos.

Viva mais! Se culpe menos, e também culpe menos. Ame mais! Aceite a vida, ela é realizada por você!
“Sempre que houver alternativas opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências”. Osho

Orfelina M. B. Ricardo (Neneca)
Psicóloga – CRP/07 – 10587
Especialista em Psico-oncologia

----------------------------------------------------------------------------------------------
DIMAGEN
Raios X: Mais qualidade com as imagens digitalizadas

A descoberta dos Raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röentgen, em 1895, revolucionou a medicina e lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901. A primeira radiografia realizada foi a da mão da esposa de Röentgen, Ana Bertha L. Röentgen. Naquele instante, o cientista dava início a uma das principais ferramentas diagnósticas no auxílio da conduta médica.

As aplicações dos Raios X são inúmeras e sua importância para o diagnóstico de doenças fomentou um incrível investimento na radiologia. No Brasil, o médico José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro a utilizar um equipamento de Raios X, neste caso, sob a supervisão de Röentgen.

Durante as décadas de 70 e 80, os avanços na área de diagnóstico por imagem possibilitaram a descoberta de outros métodos radiológicos e determinaram uma nova fase na radiologia mundial.

Os equipamentos de Raios X Analógicos (tradicionais) obtêm imagens através da sensibilização de um filme por meio de raios. Já os Digitais utilizam cassetes especiais, sensíveis aos Raios X, e que, posteriormente, são adaptados a um equipamento destinado à leitura das imagens. Todo o processo está interligado a um computador que recebe o material produzido e permite a sua manipulação. Após o processamento, as imagens são enviadas para a impressão. Da mesma forma, pode-se repassar o material para uma estação de trabalho (Workstation), local onde o médico radiologista irá analisar os estudos.

As vantagens desse novo método são muitas: alta definição de imagem; aumento de sensibilidade visual para detectar modificações imperceptíveis aos exames convencionais; imagens instantâneas; conforto e rapidez; praticidade operacional; documentação fotográfica; aumento da vida útil dos aparelhos; etc.
Portanto, a evolução na área da Radiologia Geral está, com certeza, atrelada à digitalização das imagens, o que possibilita maior qualidade nos exames e diagnósticos cada vez mais precisos.

(MD) Dra. Alice G. de Araujo Salis
Médica Radiologista – CREMERS 29.688
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia
Sócia-Proprietária das Clínicas Dimagem e DiRad - Bagé

----------------------------------------------------------------------------------------------
PILATES STADIUM
Pilates para o bem estar físico e mental

Respiração, concentração, fluidez, controle, equilíbrio e power house. Os seis princípios do Pilates já dão uma pequena amostra de como a atividade é abrangente e como os seus benefícios conseguem ultrapassar os de uma atividade física comum. Com exercícios baseados no controle da respiração e do power house (casa de força, localizada na zona abdominal), o Pilates é um método diferenciado que proporciona aos seus praticantes um ganho considerável de consciência corporal, melhorando o condicionamento físico, a respiração, o equilíbrio e a postura, sendo altamente recomendável no tratamento de várias patologias circulatórias, neurológicas, ósseas, musculares e articulares, além de ser indicado para prevenção e profilaxia também auxilia no período gestacional.

As aulas de Pilates são sempre diferenciadas e diversificadas graças as inúmeras possibilidades de execução de exercícios tanto no solo quanto nos aparelhos, além de diferentes níveis de graduação e dificuldade. Outro diferencial do Pilates é que não possui contraindicações, podendo ser praticada por todos os tipos de pessoas, de várias faixas etárias, de crianças a idosos. Os praticantes perceberão melhorias na respiração, no tônus postural e muscular, maior ganho de flexibilidade e alongamento, diminuição das dores musculares, fortalecimento da musculatura da coluna vertebral, diminuição do déficit de equilíbrio, consciência corporal e concentração, além de relaxamento mental e físico, já que após uma aula bem executada, o aluno sai completamente relaxado e sem fadiga muscular.

Os problemas circulatórios podem beneficiar-se pelo grande movimento de contração e distensão dos músculos dos membros inferiores, além do aumento da irrigação periférica e profunda que, são ainda, potencializadas pelo retorno venoso facilitado pelo movimento dos pés livres e descalços (em contato ou não com o solo). Na parte neurológica pode-se citar a atuação do Pilates na coordenação neuromotora, favorecendo novas conexões cerebrais, auxiliando na eficiência motora, no equilíbrio dinâmico e estático, facilitando a marcha e aumentando o ganho de força e tônus postural. Para as gestantes, os benefícios são o auxílio no desenvolvimento gestacional, fortalecendo a musculatura abdominal e pélvica para a sustentação do bebê, alongamento da musculatura dorso lombar, maior facilidade na hora do parto, além de proporcionar melhor uso da respiração, aumentando a oxigenação da placenta e a troca de nutrientes pelo aumento da circulação sanguínea. E, para quem sofre com doenças de origem óssea, a osteoporose tem sido minimizada, as contraturas e atrofias musculares são reparadas pelos exercícios amplos que beneficiam o fortalecimento e o relaxamento muscular. As doenças reumáticas e articulares, o Pilates favorece o ganho de força, associado a flexibilidade e alongamento das estruturas e tecidos moles (tendões e ligamentos), minimizando o desconforto e aumentando a amplitude do movimento.

Para desfrutar e reconhecer os benefícios do Pilates é fundamental, no entanto, buscar profissionais qualificados e habilitados para esta atividade. O Pilates é o método de contrologia que preconiza a ginástica do bem estar, não é uma atividade mecânica, pois é necessário sentir cada movimento e estar atento para a execução, de cada exercício e a sua prática lenta busca o controle e consciência corporal, só um profissional habilitado, será capaz de compreender as funções do corpo, identificar e prescrever os exercícios adequados a cada aluno.

Novidade
Após 05 anos a PilateStadium amplia o seu Studio, inovando  com o “Columpio”, (que significa balanço em espanhol), um tecido circense que trabalha com exercícios aéreos, para auxiliar a execução e correção de algumas posturas , potencializando  de forma segura os ganhos de força, flexibilidade e equilíbrio.
"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes". - Joseph Pilates 1965- aos 86 anos de idade.

Cármen Regina Schimitd Barbosa
Profª. Educação Física e Fisioterapeuta
CREFITO 16.859

----------------------------------------------------------------------------------------------
SAÚDE
Os erros mais comuns cometidos em nome da saúde

A receita parece simples: comer bem, fugir do sedentarismo e manter-se calmo, mas nem tudo é fácil e, em nome da saúde, muitos erros podem acabar prejudicando o seu objetivo final. Fique atento!

Academia
Engana-se quem imagina que basta pegar pesado nos exercícios para manter uma boa saúde. Estudos demonstram que fazer exercícios regularmente auxilia o sistema imunológico, melhora o humor e dá mais energia, mas não adianta pegar pesado nos pesos se o consumo de calorias ingeridas diariamente não diminuir. Outro problema é que, normalmente, malhar abre o apetite, portanto é muito importante aliar os exercícios ao planejamento nutricional. Além disso, ter limites é fundamental já que pegar pesado na malhação pode provocar fadiga, dificuldades de dormir, dores musculares e diminuição da imunidade. O ideal é procurar um profissional que ajude a avaliar o melhor programa de exercícios e de alimentação, mantendo o equilíbrio.

Ignorar a nutrição
Parece ser simples: alimentos naturais são mais saudáveis e tudo o que tem menos calorias é melhor. Mas, não resume-se a isso. Já que a tabela nutricional de cada alimento contém uma serie de informações que também são importantes, como o nível de sódio, por exemplo. Por isso, busque sempre informar-se corretamente e leve em consideração as suas reais necessidades na hora de pensar em alimentação. Outro aspecto fundamental é não tentar elaborar sozinho a sua dieta sozinho. Existem profissionais especializados e aptos para identificar as suas necessidades.

Fugir dos exames de rotina
Prevenir é sempre o melhor remédio e, por isso, é fundamental visitar regulamente o médico e estar com os exames de rotina e preventivos em dia. Não basta pensar que porque mantém hábitos saudáveis está livre de maiores problemas e, daí a importância de visitar periodicamente o médico ao invés de buscar ajuda somente quando se está sentido alguma dor ou desconforto. Fazer checkups anuais e buscar conselhos médicos para manter a saúde do corpo é a melhor opção e ajuda a prevenir e diagnosticar o desenvolvimento de doenças em sua fase inicial.

Esquecer da água
Para manter o corpo hidratado, consumir refrigerantes, sucos e outras bebidas não é o mesmo que ingerir água. A água não possui conservantes, corantes, aromatizantes, e outros componentes que podem ser nocivos à saúde, principalmente se consumidos em excesso. Além de causar sensação de saciedade, a água dá energia ao corpo, protege o sistema imunológico e ajuda a prevenir dores de cabeça e musculares.

Grandes doses de vitaminas e suplementos
Tudo em excesso causa problemas, inclusive vitaminas e suplementos, mesmo se tratando de substâncias necessárias e importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O quadro fica ainda mais grave quando o consumo não é acompanhado por um médico. Por outro lado, vitaminas e sais minerais podem ser obtidos diariamente através do consumo de alimentos e esta deve ser sempre a primeira opção para suprir as necessidades do organismo.

A saúde é um processo
Ter saúde não é simplesmente sentir-se bem, é preciso estar atento a todos os processos que envolvem o organismo. Uma vida saudável não pode ser ditada por uma única fórmula e para manter-se saudável e bem é preciso de planejamento a longo prazo. Não adianta adotar bons hábitos e rapidamente deixa-los de lado.

----------------------------------------------------------------------------------------------
CLINICA PREVITALI
Técnicas e tratamentos para deixar você ainda mais bela

Com a chegada do outono, quando as temperaturas estão mais amenas e o sol é menos agressivo é chegado o momento ideal para investir em tratamentos e técnicas estéticas que podem ajudar a recuperar a pele e renovar a beleza.

Entre as principais opções está o peeling de cristal, que é indicado para quem buscar renovar a pele do rosto e do colo através da remoção de células mortas com resultados rápidos e eficientes. Cada sessão tem duração de, em média, uma hora, quando são aplicados os produtos responsáveis pela renovação da pele e, também, quando são realizadas massagens e o uso de máscaras, tornando a sessão de peeling de cristal um momento agradável, tranquilo e relaxante. A indicação é que sejam realizadas, no mínimo, cinco sessões, sendo que os primeiros resultados já podem ser percebidos desde o início. Outro diferencial do peeling de cristal é que se trata de um tratamento nada invasivo, com poucas contraindicações, podendo ser realizados na maioria das pessoas e que não causa irritações na pele, podendo ser realizado a qualquer momento do dia, já que após a sessão é possível retomar a rotina normalmente.

Outro tratamento indicado para este período do ano é a depilação a laser, que se trata de um tratamento progressivo que pode ser realizado em qualquer tipo de pele, inclusive as mais morenas. Os resultados são obtidos à medida que as sessões são realizadas e, chega a diminuição de até 70% dos pelos, além do aumento do tempo de espaçamento entre as sessões e de tornar os pelos mais finos e fracos. Outros benefícios são a diminuição de foliculites e irritações na pele. O número de sessões indicadas variam de acordo com cada pessoa e também com a área a ser depilada, e o ideal é que se realize um avaliação para que o tratamento seja realizado da melhor maneira possível, potencializando os resultados, que na maioria dos casos, são bastante satisfatórios. A depilação a laser pode ser realizada em qualquer época do ano, mas é mais indicada para este período pela menor incidência de sol.

Eveline Previtali
Fisioterapeuta
CREFITO 62900

----------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO LUIS GERVASIO
A nutrição a favor da saúde e qualidade de vida

Manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e praticar exercícios regularmente podem ser a chave para a conquista de uma vida mais equilibrada e com saúde. Porém, mais do que um estilo de vida, estar atento ao que se consume pode transformar a rotina do ato de comer em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, estando atento aos benefícios e funções de cada alimento e de que maneira eles podem beneficiar o funcionamento do nosso organismo.

Uma alimentação balanceada pode diminuir o stress, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde e, por isso, a importância da busca por orientação profissional especializada e capaz de identificar qual a dieta mais indicada caso a caso. Dicas importantes podem auxiliar a começar a buscar pelo auxilio de um nutricionista. A primeira delas é que não basta comer menos do que se come habitualmente para emagrecer, é preciso alimentar-se com qualidade e utilizado o que os alimentos têm de melhor para nos oferecer.

É também somente o nutricionista especializado capaz de indicar uma suplementação alimentar adequada e eficaz, já que os suplementos devem ser utilizados para complementar a alimentação diária evitando que o organismo fique em deficiência de macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) ou micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos). Ela deve ser utilizada como complemento da alimentação, da nutrição recomendada pelo profissional, para que o objetivo de cada paciente seja completamente atingido.

O acompanhamento nutricional pode, ainda, ser importante e bastante útil durante a realização de tratamentos médicos, como os oncológicos, por exemplo, e, atuar também na prevenção de diversas doenças. No caso especifico do câncer, os alimentos podem auxiliar a minimizar os efeitos adversos dos quimioterápicos (náuseas, diarreia e outros), além de ser útil na recuperação nutricional do paciente evitando que ele tenha outras complicações devido a falta de nutrientes.

Com tudo, a nutrição ganha ainda mais importância, tendo os seus benefícios ligados diretamente a qualidade de vida e bem estar de cada individuo. O importante, contudo, é sempre buscar auxilio e orientação profissional.

João Luis Ricalde Gervasio
Nutricionista Pós Graduado em Obesidade e Emagrecimento e Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro e também em Nutrição Oncológica pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre
CRN 5114

----------------------------------------------------------------------------------------------
LABORATÓRIO BIOANÁLISE
Segurança e qualidade em exames laboratoriais




O Laboratório Bioanálise tem 20 anos no mercado e começou com uma unidade em Bagé. Hoje são quatro unidades sendo uma na Santa Casa de Caridade – com atendimento 24 horas, uma na avenida Sete de Setembro 675 e outra no Hospital Universitário – com atendimentos de segunda a sexta-feira das 7h às 12h, e das 13h30min às 18h30min. A quarta unidade fica no município de Candiota, com atendimento de segunda a sexta das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Desde a fundação o objetivo é unir tecnologia, agilidade e qualidade de atendimento com a infraestrutura adequada. Os investimentos em equipamentos de grande porte geram segurança e rapidez nas analises. Isso aumenta a capacidade de atendimento em todas as unidades e, consequentemente, confere agilidade na entrega dos laudos.

O bioquímico Juvenal da Luz destaca que a participação em programas de qualidade e treinamento dos colaboradores é uma prática constante do laboratório. Os profissionais, todos com especializações em análises clínicas, somam conhecimentos teóricos ao trabalho, o que reflete diretamente na qualidade dos resultados dos exames.

Outro destaque é a gestão dos processos e atividades do Bioanálise, que permite um cuidado especial desde a coleta do material, passando por diversos setores, até a entrega do laudo.

----------------------------------------------------------------------------------------------
PRINCIPIO ATIVO
Muitas dicas e inovações para a promoção da sua saúde

Muitos medicamentos e substâncias são importantes para a promoção da saúde, bem estar e beleza. A farmácia Princípio Ativo trabalha para trazer ao mercado as mais recentes descobertas da área promovendo a saúde e a qualidade de vida. A empresária Lisandra Belochio da Luz destaca que além do atendimento especializado e qualificado, a farmácia prioriza a qualidade de seus produtos. Entre os serviços prestados pela Princípio Ativo estão a manipulação de medicamentos, as formulações dermatológicas, odontológicas e veterinária, a produção de ortomoleculares, de florais, de dermocosmésticos, (xampus, cremes, loções, tônicos e perfumes) e de homeopatias.

Lisandra trabalha ao lado do sócio, o farmacêutico e bioquímico Juvenal da Luz, e conta com uma equipe qualificada de colaboradores e farmacêuticos, sempre em constante atualização.

Algumas dicas!
- Alguns cuidados são muito importantes antes de consumir um medicamento. Por isso, tire todas as suas dúvidas com o médico, confira o nome do medicamento com o que está escrito na receita, não aceite sugestões de vendedores ou conhecidos, confira a data de validade, guarde-os em suas embalagens bem fechadas, confira a dosagem adequada antes de consumir e contate o médico sempre que sintomas adversos surgirem.

- O frio costuma provocar o ressecamento da pele, principalmente em áreas secas, então invista na hidratação, que precisa promover a elasticidade, a maciez e a suavidade à pele através de produtos de qualidade e indicados de acordo com cada tipo de pele.


- O colágeno representa mais de 30% de toda a proteína do organismo humano. Sua função é, principalmente, estrutural, proporcionando sustentação às células e mantendo-as unidas. O colágeno é o componente proteico de tecidos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Por isso, complemente a dieta através da reposição diária de colágeno para a manutenção do tônus muscular e da firmeza da pele. As conhecidas balas de colágeno são encontradas em blister, pote e cartuchos. Há, ainda, chocolate à base de soja, colágeno líquido e adoçante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário