Páginas

sábado, 11 de outubro de 2014

Caderno Pampa e Outubro Rosa :: 11 de outubro :: Edição 321


PRÓXIMO PAMPA: 25 DE OUTUBRO



Dois assuntos muito importantes ajudam a compor esta edição do Caderno Pampa. O primeiro é a continuidade das programações de remates e expofeiras na região. Na nossa capa, o leilão Touros da Fronteira que movimentará Sant’Ana do Livramento devido a sua tradicional qualidade genética e grande oferta e é promessa de grandes negócios. Tratamos também das programações da 102ª Expofeira de Bagé e da 81ª Farm Show de Dom Pedrito, ambas feiras agropecuárias de grande importância e relevância no setor, graças aos anos de muito trabalho e dedicação que ajudaram a construir uma história de sucesso e muita tradição em acirrados remates, belas provas campeiras e muita troca de informação, conhecimento e inovação. Vale a pena participar da intensa programação de ambas as feiras e conhecer o que há de melhor no setor rural.

O outro assunto que compõe esta edição do Caderno Pampa é o movimento do Outubro Rosa e, como já está tornando-se tradição, o Caderno abre espaço para o tema buscando sempre informar e promover a sua discussão como uma maneira de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que é capaz de fazer toda a diferença no tratamento do Câncer de Mama. Neste ano, por sua vez, focamos nosso olhar no bem estar do paciente e, por isso, buscamos o trabalho das Ligas de Combate ao Câncer de Bagé, Dom Pedrito e Livramento visando entender como é feito o trabalho.

E, como não poderíamos esquecer, desejamos à todas as crianças um domingo maravilhoso, repleto de brincadeiras, de sorrisos e de muita alegria e diversão. Feliz Dia das Crianças para todos!

Iniciam preparativos para 12ª Festa do Churrasco e 11ª Galponeira de Bagé
Programações acontecem entre os dias 21 e 23 de novembro no Parque do Gaúcho
As atrações artísticas e shows que irão abrilhantar ainda mais a 12ª Festa do Churrasco e 11ª Galponeira de Bagé já estão definidas e foram divulgadas na semana passada pela comissão organizadora dos eventos que acontecem simultaneamente entre os dias 21 e 23 de novembro no Parque do Gaúcho de Bagé. Além do tradicional churrasco que está programado para o domingo, dia 23, estão entre as atrações das festas a apresentação de Marcelo Caminha e mais nove músicas concorrentes do festival na sexta-feira, dia 21. No sábado a tarde acontece o festival de trovadores seguido de show de Cristiano Quevedo e mais nove músicas concorrentes do festival e, no domingo, a tarde será reservada para o festival de música regional, seguido de homenagem especial ao cantor bageense Leonardo, com apresentação de suas 10 principais músicas, interpretadas por artistas locais, da apresentação das músicas finalistas da Galponeira e do show de encerramento com Tiago Corrêa.

Tire suas dúvidas sobre o e-Social
O novo sistema e-Social, que será implantando em breve pelo governo como uma ferramenta de controle das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas, ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Com isso, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e LEFISC promovem um curso sobre o novo sistema preparando para a correta transmissão das informações, revisando os procedimentos praticados, além de prazos a fim de extinguir eventuais erros no cumprimento da nova obrigação. A programação acontece dia 22 de outubro entre 8h30 e 12h e das 13h30 às 17h30. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas junto ao escritório da Aciba.

Sucesso e recorde em vendas no 42º remate Guatambu, Alvorada e Caty
Remate alcançou o faturamento recorde de R$ 2.902.650,00
Com 560 animais em pista, 120% a mais que na edição anterior, o 42º remate Guatambu, Alvorada e Caty reafirmou a tradição de maior remate P. Hereford e Braford do Brasil e alcançou um faturamento recorde de R$ 2.902.650,00. O leilão, realizado na sexta-feira, 03 de outubro, em Dom Pedrito, demonstrou que o já consagrado trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelas três estâncias, fundadoras e integrantes da Conexão Delta G, rende animais com características desejadas e buscadas por pecuaristas que extrapolam as fronteiras do Rio Grande do Sul.

O evento, já conhecido por possuir a maior oferta de Braford e Hereford do Brasil, recebeu 74 compradores de 29 municípios e superou as expectativas da organização. O público de mais de 500 pessoas celebrou a inauguração do novo Centro de Negócios da Estância, onde foram recebidos para o evento e participaram do almoço. Mais de 80 profissionais foram envolvidos na realização do remate.

Para os organizadores, o sucesso do resultado, assim como o alto número de clientes, é o coroamento de um longo e sério trabalho que vem sendo desenvolvido pelas propriedades vendedoras: “Apresentamos anualmente animais oriundos de forte seleção genética e caracterizados pela adaptabilidade e rusticidade, todos com índices genéticos superiores no rigoroso programa de seleção por produção a campo da Conexão Delta G”, enfatiza Valter José Pötter, diretor-proprietário da Estância Guatambu.

Oferta e qualidade genética diferenciada no leilão Touros da Fronteira
Programação acontece dia 17 de outubro em Sant’Ana do Livramento


Com uma oferta de 110 touros e 150 ventres, o grupo Touros da Fronteira realiza o seu 13º leilão anual no dia 17 de outubro às 18h no Parque do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, durante a 76ª Expofeira da cidade. O martelo estará a cargo do escritório Knorr Leilões e estarão em pista 50 touros Angus, 60 touros Brangus de 2 e 3 anos, além de 80 fêmeas Angus e 70 fêmeas Brangus, todos resultado de uma rigorosa seleção genética, caracterizando-os como animais melhoradores de planteis, adaptados e criados no campo nativo, conhecedores de carrapato e mio-mio.

O grupo Touros da Fronteira é composto pelas cabanhas AML Agropecuária, Cantagalo, Santa Inês, São Miguel do Sarandy, Santa Rita/Diamante e Sigma Brangus que, unidas, buscam o aperfeiçoamento e a qualidade genética de seus animais. Juntas, as seis cabanhas somam forças em diversas áreas, e tem como resultado animais selecionados e que carregam o compromisso de disponibilizar ao mercado produtos de alta qualidade, sempre buscando a satisfação dos clientes. A sócia-proprietária da AML Agropecuária, Elizabeth Linhares, destaca ainda que a rigorosa pressão de seleção imposta aos animais avalia a fertilidade, a habilidade materna, a precocidade, a conformação carniceira e a rusticidade, resultando em animais geneticamente diferenciados.

“Nossa expectativa é bastante otimista em virtude do momento que a pecuária vive. A busca por terneiros e a valoração do boi gordo nos faz crer que teremos uma boa temporada de vendas onde os produtores que investirem na aquisição de animais melhoradores terão seus investimentos retornados num curto espaço de tempo”, destaca Elizabeth.

O leilão Touros da Fronteira é chancelado pela Associação Brasileira de Angus e terá transmissão pelo C2 Rural. O frete será subsidiado dentro das rotas pré-determinadas e, o remate conta também com amplos financiamentos bancários. Mais informações podem ser obtidas com Knorr Leilões.

Intensa programação na 102ª Expofeira de Bagé
Show de encerramento com Jota Quest acontece no próximo final de semana, dia 19

Tendo iniciado a sua programação na segunda-feira, dia 06, com a realização de inúmeras atividades, incluindo remates, provas campeiras e a 2ª Confraria do Agronegócio, a 102ª Expofeira de Bagé finaliza sua programação neste final de semana com intensa movimentação e muitas atrações. A feira que é uma promoção da Associação e Sindicato Rural de Bagé acontece no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães e terá no seu encerramento, domingo, dia 19, show com a banda Jota Quest.

Programação
11/10, sábado
Cavalo Crioulo
8h – Morfologia da Credenciadora Mista e Julgamento funcional da Credenciadora Mista
12h – Almoço
14h – Continuação do julgamento funcional da Credenciadora Mista
Hereford e Braford
9h – Julgamento de classificação
Angus
Até às 12h – Entrada dos animais que irão à venda
9h – Julgamento de classificação
13h – Almoço e entrega de prêmios e homenagem ao Produtor Destaque 2014
16h – Curso Jurado Jovem
18h – Remate Anual da Raça Angus
Jersey
9h – Julgamento de classificação
13h – Almoço, entrega de prêmios e homenagens
Ovinos
16h – Remate de todas as raças
Eventos
11h – Oficinas do Senar/RS: Ovinos (Manejo Sanitário – Monitoramento Parasitológico e Condição Corporal) e Bovinocultura de Corte (Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte) – Pavilhão de Ovinos
Das 15h às 20h – Abertura do Café do Parque, administrado pelo restaurante Da Maya Porão (anexo ao Pavilhão Central, acesso pela lateral)
15h - Oficinas do Senar/RS: Ovinos (Manejo Sanitário – Monitoramento Parasitológico e Condição Corporal) e Bovinocultura de Corte (Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte) – Pavilhão de Ovinos
17h - Oficinas do Senar/RS: Ovinos (Manejo Sanitário – Monitoramento Parasitológico e Condição Corporal) e Bovinocultura de Corte (Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte) – Pavilhão de Ovinos
19h – Gineteadas e Show com Som da Cor

12/10, domingo
Cavalo Crioulo
8h30 – Final Credenciadora Mista
11h30 – Almoço e entrega de prêmios da Credenciadora Mista
Hereford e Braford
9h – Julgamento de classificação (Grandes Campeonatos)
12h – Almoço e entrega de prêmios
Ovinos
18h – Saída dos animais do Parque de Exposição
Eventos
15h – Ato inaugural da 102ª Expofeira de Bagé
Das 15h às 20h – Abertura do Café do Parque, administrado pelo restaurante Da Maya Porão (anexo ao Pavilhão Central, acesso pela lateral)
17h – Final Gineteadas, Fábrica de Gaiteiros (Pavilhão de Eventos), Dj Flavinho Rodrigues

19/10, domingo
Show de encerramento da 102ª Expofeira com Jota Quest

Para um desenvolvimento infantil saudável e natural
A saúde e o crescimento das crianças precisam de muita atenção e cuidados

Amanhã, dia 12 de outubro, é Dia das Crianças e, nada melhor do que poder acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, percebendo os seus avanços diários e tendo a noção da importância de uma boa saúde para a garantia de um crescimento saudável e normal. O problema é que as dúvidas começam a surgir com a mesma rapidez que as crianças crescem e se faz necessária informação e aconselhamento profissional para perceber as mudanças e necessidades de cada fase infantil. De um modo geral, no entanto, alguns aspectos se fazem presentes em todas as idades e merecem atenção:

Nutrição
A alimentação é fundamental para todo e qualquer ser vivo, mas no caso especifico das crianças ela merece ainda mais atenção já que é uma das principais responsáveis por um crescimento e desenvolvimento saudável. Além disso, estudos apontam que uma alimentação saudável e balanceada durante a infância são responsáveis por uma vida adulta mais equilibrada, livre da obesidade e de outras doenças. Mas, voltando para a infância, é sempre importante que os pais estejam atentos às recomendações médicas sobre a alimentação dos filhos para que possam ir introduzindo novos alimentos. Outro aspecto importante é quanto a ingestão de alimentos gordurosos, industrializados, doces e refrigerantes. É óbvio que, mais cedo ou mais tarde, a criança terá contato com estes alimentos, mas é sempre importante que os pais estejam atentos às quantidades que eles são ingeridos diariamente e, mantenham o hábito de sempre oferecer frutas, legumes e água para as crianças. Além de tudo, as refeições e a nutrição podem, ainda, ser um momento de integração e convívio familiar, por isso, a importância de fazer as refeições em família, em horários pré-determinados e incentivando para que as crianças desenvolvam sua autonomia ao manusear os talheres e a educação à mesa.

Disciplina
Cuidar da educação de uma criança pode ser a tarefa mais difícil para as famílias que, precisam ainda, ter tempo para inúmeras outras atividades e demandas diárias. No entanto, é muito importante compreender que é durante a infância que as crianças estão mais suscetíveis à influência de bons e maus exemplos e, por isso, os familiares precisam sempre estar atentos às coisas que acontecem ao redor dos pequenos, de modo a garantir que eles possam começar a compreender a diferença entre o certo e o errado de modo natural e tranquilo. A presença dos pais, neste contexto, é fundamental e precisa ser pautada na qualidade do tempo que é vivido junto com as crianças. São os pais quem ditarão para as crianças o norte da formação do seu caráter e, com isso, a presença da palavra “não” é fundamental para auxiliar no estabelecimento de limites e na compreensão de que vivemos em um mundo em que precisamos tomar decisões e saber que nem todos os nossos desejos serão atendidos imediatamente.

Acompanhamento médico
A infância é um período de muitas transformações e mudanças. E, ninguém melhor do que um profissional qualificado para garantir que tudo acontecerá da melhor maneira possível para que as crianças possam crescer e se desenvolver de modo seguro, natural e tranquilo. Visitas regulares ao pediatra, acompanhamento nutricional e psicológico podem ser muito importantes sempre que necessários e auxiliar a descobrir novos e melhores caminhos.

Angus, Hereford e Braford de qualidade genética excepcional no 6º remate Genética da Campanha
Leilão acontece dia 25 de outubro em Dom Pedrito

Oferta de Hereford e Braford da cabana Don Angélico

Touros três anos Fazenda da Barragem 2014

Dia de campo, realizado no sábado, dia 06, serviu para que os produtores pudessem comprovar a qualidade genética dos animais que estarão em pista
Fotos: Divulgação Fazenda da Barragem e Don Angélico/Especial

Com uma oferta diversificada e altamente qualificada de 30 touros Angus de dois e três anos vermelhos e pretos, 30 touros Hereford e Braford de dois anos e mais 20 vacas Polled Hereford acontece no dia 25 de outubro às 16h no parque de exposições Juventino Côrrea de Moura a 6ª edição do leilão Genética da Campanha da Fazenda da Barragem e cabanha Don Angélico durante a 81ª Farm Show em Dom Pedrito.

A parceria entre as cabanhas, iniciada há mais de seis anos, tem na afinidade de objetivos seu pilar fundamental e visa selecionar animais adaptados para as condições locais e voltados aos produtores comerciais que buscam qualificar seu produto e obter melhor remuneração nos programas de carne qualificada das raças Angus, Hereford e Braford, conforme explica Fernando Flores Cardoso, doutor em melhoramento genético nos Estados Unidos e sócio-proprietário da Fazenda da Barragem.
“Por criarmos raças diferentes, trabalhamos em conjunto na promoção, divulgação e realização do remate, potencializando esforços e reduzindo custos sem concorrência por clientes. E, desta parceria resultam animais selecionados a partir de um criterioso processo de avaliação genética e funcional, usando o programa Promebo/ANC no Angus e PampaPlus no Hereford e Braford” destaca Cardoso.

Para o 6º remate Genética da Campanha estarão, então, animais selecionados para produção de novilhos pesados e de fácil acabamento e vacas férteis e de boa habilidade materna. Todos são carrapateados, premunidos contra a tristeza parasitária e conhecem mio-mio e tem seguro de vida de 100 dias.

Entre os destaques da Fazenda da Barragem, no Red Angus, estará em pista o touro três anos CACA "Gold Label" (A134) destaque para avaliação de carcaça por ultrassonografia, o touro puro de pedigree dupla marca (PP) "Johnnie" (B185) também top para avaliação de carcaça, inclusive marmoreio, que é a gordura entremeada da carne, que dá o sabor e suculência típica da carne de raças britânicas, o touro "Chefão" (B205) que é top na avaliação genética aparecendo na lista de Touros Jovens S/A destaques dos 40 anos do Promebo. Já a Cabanha Don Angélico ofertará vários touros top na avaliação do programa PampaPlus, inclusive com um animal destaque da geração de touros jovens 2014, conforme destaca o sócio-proprietário da Don Angélico, Miguel Chuy.

“Estamos vendo bons resultados em todos os remates que já aconteceram e, somando a qualidade genética de nossos animais e a boa procura que sempre tivemos graças a boa adaptação e rusticidade de nossos touros, esperamos bons resultados também no remate Genética da Campanha”, conta Chuy.

O remate estará a cargo do escritório Raízes de Dom Pedrito e conta com a condição de pagamento de 15 parcelas (duas no ato, duas com trinta dias e 11 mensais sucessivas), benefícios do plano safra, 10% de desconto para pagamento a vista, 8% para financiamentos em 30 dias e 6% para financiamento com pagamento em 60 dias. Há também descontos de fidelidade de 5% para os clientes "ouro" que compraram em todos os últimos três anos, 3% para os que compraram em dois dos últimos 3 anos (prata) e 2% para os que compraram em um dos últimos 3 anos (bronze). Frete free em Dom Pedrito e outras opções de rotas de frete free na região.

“Nossa expectativa é ofertar um produto desejado e lucrativo para os nossos clientes e que se mantenha a liquidez do nosso leilão com a venda de toda a oferta. Por estarmos no final da temporada de remates, é um bom momento para o cliente adquirir o reprodutor e utilizá-lo imediatamente, se ter que manter os touros em casa e aguardar até o início da estação de monta, como ocorre nas compras antecipadas. Também canalizamos muitos clientes que já compraram alguns reprodutores, mas querem completar seu lote com alguns touros de maior destaque”, argumenta Cardoso.


Para os contadores e profissionais ligados à área contábil, bem como estudantes e auxiliares de escritório, no dia 05 de novembro acontece em Bagé, no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, um Seminário de Assuntos Contábeis, numa promoção do CRC/RS, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Bagé. Em breve, mais informações. Aguardem!

Outro evento que deve movimentar o mês de novembro em Bagé é a 5ª edição do “Tudo outra vez”, promovido pelos amigos Rose Pinheiro e Pedro Cândido Borba. O local da festa será o Circulo Militar, e os ingresso já podem ser adquiridos na W/Pinheiro Contabilidade e com os demais organizadores. Para embalar a noite, Trissom e Ricardo Beleza e Banda. Não percam!

Hoje no Atelier Coletivo tem Tributo a Renato Russo, a partir das 23h.

Também para os que ficam em Bagé no final de semana, a 102ª Expofeira está cheia de atrações, entre elas, hoje à noite, após as provas de gineteadas, no pavilhão de eventos, show com a banda Som da Cor, e amanhã, apresentação do projeto Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Além do Café do Parque, com presença deliciosa do Da Maya Porão, das 15h às 20h. Outras atividades você encontra na programação completa disponível no site www.ruralbage.com.br.

E no próximo domingo, dia 19, show de encerramento da 102ª Expofeira, na sede da Associação Rural, com a banda Jota Quest. Imperdível!


As senhoras Silvia Maria Trindade, Lia Duarte Alves e Lia Duarte Paz em atividade do Grupo Renascer da Terceira Idade

O amigo e músico Alessandro Mattos, do Grupo Sonido del Alma Gaucha, me enviou outro dia um convite para prestigiar o recital de piano das doutorandas em piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauren Frey e Michele Mantovani, no Instituto Municipal de Belas Artes – IMBA, em Bagé. É claro que compareci e prestigiei um belíssimo espetáculo destas duas grandes pianistas. Lindo de ver e ouvir! Obrigada Alessandro pela lembrança, e ainda mais sucesso as meninas!

Leilah Kalil Castro recebeu no dia 22 em sua loja Solaetela as debutantes 2014 do Clube Comercial de Bagé, bem como as de 1964, para o evento Debut em Cena. No cerimonial, minhas queridas Simone Salles e Mana Romero, música de Julinho Pimentel, luz de Luizinho, serviço de Catarina Paiva, parceria de Mi Ventana, de Luciana Duarte, e clics de Stela Vasconcellos. Na foto, Leilah, ao centro, com um grupo de ilustres convidadas

Como de praxe, uma vez por mês a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, realiza o almoço harmonizado. No último, que aconteceu no dia 28, estiveram presentes o casal Tulon e Aline Reinhardt...

Marlene Hennig, Marli, João e Wilian Dachery, Eduardo Rauber e Isabele Dachery

Vanessa Lehr, Rafael, Sávia e Isadora Prade, João Carlos e Elenara Machado da Luz, Fernanda Sarmento, Edson Picada e Thomás Machado da Luz. Clics Vânia Carballo

A 17ª Feira do Livro de Bagé se encerrou no domingo, dia 05, e foi um grande sucesso. O Grupo Da Maya Arte, Cultura e Turismo esteve presente em vários momentos do evento, sobretudo nos gastronômicos, com o Da Maya Porão. A novidade que caiu nas graças dos bageenses, foi o Food Truck dos Destemperados, que serviu dois deliciosos pratos nos dias 03 e 04, Paella Campeira e Farfalle ao Molho Caruso, preparado no capricho pelos chefs Marcos Souza e Oseias Cavalcante. Na foto, os chefs, ao centro, e sua equipe. O clic é de Matheus Coitinho

A patronesse, Ana Maria Delabary, circulando pelo espaço do Da Maya Porão na Feira do Livro de Bagé. O clic é de Diego Lameira 

Aproveite o Dia das Crianças!
Amanhã é o Dia das Crianças então, que tal surpreender a garotada com um belo e saboroso lanche? O primeiro passo é pensar em alternativas bastante coloridas, saudáveis e saborosas que podem incluir bolos, sucos, docinhos ou tudo o que a imaginação da criançada puder propor. Outra dica legal é aproveitar a mão de obra e a energia dos pequenos para o preparo do lanche, sendo também uma oportunidade de aprendizado e interação para todos.

Cupcake

Ingredientes
2 xícaras de farinha
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar refinado
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de aroma de baunilha
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata o restante dos ingredientes (exceto fermento em pó). Misture as claras com colher levemente até formar uma massa homogênea. Coloque forminhas de papel na forma para cupcakes. Preencha de massa um pouco acima da metade. Leve ao forno pré-aquecido a 220º por 15 minutos. Retire do forno e retire os cupcakes da forma ainda quentes, coloque em uma bandeja e deixe esfriar.
Coloque recheio de sua preferência e confeite. Sirva para criançada!

Suco de fruta contagiante
Ingredientes
1 pêra com casca
4 folhas de hortelã
1 copo de suco de abacaxi

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

Suco tropical
Ingredientes
250 ml de suco de maçã
Suco de 1 limão
1 maracujá
1 manga picada
2 laranjas picadas

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe para remover as sementes e sirva.

Cachorro quente
Ingredientes
Quanto baste de catchup, mostarda, maionese, queijo ralado, batata palha, pão tipo bisnaguinha, salsicha, tomate, cebola, molho de tomate pronto e pimentão.

Modo de preparo
Misture o catchup, a mostarda e a maionese e prepare um molho rosê, reserve. Pique o tomate, a cebola e o pimentão. Coloque no liquidificador com um pouco de água e o molho, bata e reserve. Pique as salsichas e leve ao fogo com o molho até cozinhar. Passe para a montagem do cachorro quente. Coloque o molho rosê, o molho com as salsichas e salpique a batata palha e o queijo ralado.

Muita cor e novidades na coleção Primavera/Verão da Madalena Calçados
Novidades já estão na loja em Bagé
A primavera chega cheia de novidades, muita cor e conforto na coleção de sapatos masculinos e femininos da Madalena Calçados de Bagé. A loja já está repleta de novidades e, conta ainda, com o diferencial de não fechar ao meio dia e a possibilidade de parcelamento das compras em até 10 vezes no crediário da loja ou em até oito vezes em todos os cartões de crédito.

Os tons de azul, que já apareciam nas coleções de outono/inverno, continuam sendo um grande hit da estação e aparecem em bolsas, sapatos e sandálias sempre acompanhados de outras cores e compondo looks alegres e bastante versáteis como o proposto pela sandália Tanara e bolsa Di Marlys

A bolsa em couro da Sagga acompanhada pelo peep toe da Século XXX ajudam a compor um look que não pode falar no armário de nenhuma mulher que sabe reconhecer o quanto o preto pode ser básico, bastante sofisticado e perfeito para várias ocasiões. A tendência do animal print também continua em alta na primavera/verão 2015 e ajuda a agregar um charme especial à produção

As rasteirinhas são o grande xodó da estação e estão mais coloridas e alegres, sendo ótimas alternativas para looks casuais e até mais formais e proporcionando charme e conforto. O modelo da Tanara agrega ainda a tendência da pedraria, dando mais um toque de sofisticação à rasteirinha

Os abotinados ganharam as ruas no outono/inverno e agora prometem ser a sensação também da primavera, em looks mais despojados e modernos, podendo ser combinados com saias, shorts e vestidos. Os modelos da Bull Terrier e da Kolosh apresentam ainda detalhes em strass, franjas e o contraste marcante de cores fortes e vivas

Para os homens, os sapatênis da Ferracini com duas opções de cadarço, acompanhando de carteira também Ferracini e cinto Kildare são uma excelente pedida para quem deseja estilo, conforto e sofisticação em seus looks. A tendência para os homens aponta para a combinação de cores vibrantes e solados claros

Homenagens aos professores
Troféu Rubem Alves foi oferecido como reconhecimento ao trabalho docente em Bagé
A semana do Dia do Professor foi bastante especial em Bagé com a realização da 10ª edição do troféu Professor do Ano, que funciona como um reconhecimento aos professores destaque nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta edição, uma homenagem especial foi preparada através do Troféu Rubem Alves, uma homenagem ao grande nome da educação brasileira, falecido em julho deste ano, e que destacou cinco grandes nomes da educação em Bagé, escolhidos através de votação popular, por meio de cédulas encartadas nos jornais locais, e via internet através do site da cidade. A votação foi encerrada no dia 08 de outubro e os vencedores serão conhecidos na noite da entrega do troféu que tem como objetivo homenagear aqueles professores que tenham ou tiveram um trabalho destaque na comunidade.

17ª Feira do Livro movimentou a praça da estação
Muitas atividades integraram a programação e atraíram grande público

O Food Truck dos Destemperados e restaurante Da Maya Porão foi sucesso nos dois dias em que aconteceu

Shows artísticos e a programação cultural também atraíram grandes públicos

As tardes e noites da semana passada foram de muito movimento na praça da Estação de Bagé durante a 17ª Feira do Livro. O evento que é uma promoção do Sesc - Sistema Fecomércio teve apoio nesta edição do grupo Da Maya, Arte, Cultura e Turismo e, durante os dias 1º e 5 de outubro recebeu muitos visitantes que tiveram a oportunidade de vivenciar apresentações de música, contações de histórias, lançamentos literários e muitos outros atrativos gratuitos.

Uma das novidades desta edição estava junto à praça de alimentação da Feira do Livro que esteve a cargo do restaurante Da Maya Porão e que, junto com os Destemperados promoveu o primeiro Food Truck de Bagé.

Para a gerente do Sesc, Liziane Meires dos Santos, a 17ª Feira do Livro foi um grande sucesso tanto em comercialização, quanto em público e, também, na promoção do encontro da comunidade com a literatura, que é o grande objetivo da Feira.
“Foi um festa maravilhosa de celebração da cultura por todos os públicos e, por isso, ficamos muito satisfeitos em cumprir o nosso objetivo que é o de promover um local de encontro entre o livro e a comunidade, incentivando a cultura, a literatura e as demais artes”, argumenta.

Kids e Teens

Manuela... orgulho de ser gaúcha. Ela é filha de Ana Maciel

Atividade
Amanhã é o seu dia, então é hora de aproveitar e se divertir. Até lá, que tal colorir um desenho em homenagem a todas as crianças? Vai ficar muito bonito!

Para ser feliz, brincar e se divertir
Prestes a completar 29 anos de história, a loja de brinquedos Nova Era quer relembrar seu maior objetivo: o de realizar sonhos e desejos das crianças

Bernardo Moreira de Freitas de 9 anos

Marina Rodrigues Morais de 7 anos

João Pedro Teixeira de 8 anos e Luiza Teixeira de 7 anos

Carolina Luiz Dutra de 3 anos

A vida das crianças já não é mais a mesma e, em 28 anos de história a loja de brinquedos Nova Era viveu muitas dessas mudanças, porém sempre percebeu a infância como um momento mágico, único e especial. E, embora atualmente as crianças precisem dividir o seu tempo entre várias tarefas, a importância da brincadeira e da diversão não podem jamais ser esquecidas ou deixadas de lado. Pensando nisso, a loja trabalha constantemente para oferecer o que há de mais novo, original, diferente e inovador no mercado, com o objetivo de transformar sonhos e desejos em realidade, além de encurtar a distância entre as pequeninas mãos de seus clientes e os brinquedos que ajudarão a fazer da sua infância um período mais alegre, intenso e mágico. Para este Dia das Crianças, mais do que desejar momentos de diversão e muitas brincadeiras, a loja preparou-se, renovou seu estoque, organizou sua estrutura e ofereceu descontos e ofertas especiais para que nenhuma criança ficasse sem o seu presente. Hoje, então, homenageia todas as crianças e continua trabalhando para fazer parte da infância de muitas delas, proporcionando muitas brincadeiras e diversão.

O melhor das raças em um só lugar
Programação acontece entre 22 e 26 de outubro em Dom Pedrito
Entre os dias 22 e 26 de outubro o parque de exposições Juventino Corrêa de Moura será o palco para a 81ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, a Farm Show, uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito e que é sinônimo de qualidade genética diferenciada nos animais que leva à pista nos leilões, graças ao intenso trabalho realizado pelos produtores rurais locais de melhoramento genético e ao excelente padrão racial atingido, resultando em animais melhoradores de planteis e que atraem compradores de diversas regiões.

O Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito José Roberto Pires Weber fala da expectativa sobre a Farm Show 2014 que é de superação, baseado na alta qualidade em que os animais são criados e apresentados na feira. Segundo ele, o principal diferencial da feira está nos remates em que são levados à pista o melhor das raças, seguindo o slogan da Feira de “O melhor das raças em um só lugar”.
“Garantimos a qualidade dos animais porque são criados aqui, com tecnologia e empenho, e tornando-se reconhecidos em qualidade genética. Aliado a isso, teremos as facilidades de pagamento e outros atrativos particulares de cada remate que resultam em comercialização e receita expressiva, tornando a Farm Show referência em bons negócios”, destaca Weber.

A Secretária Executiva do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Marcelle Hennig Lehr, lembra que são esperadas mais de 15 mil pessoas no parque de exposições durante a Farm Show devido à programação diversificada da feira. Ela destaca ainda a realização do 4º Jantar de Harmonização com vinhos da Região da Campanha, que acontece em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no Restaurante Cumbuca e que já se tornou tradição e referência na programação da Farm Show. O Jantar acontece na quinta–feira, dia 23 e os convites antecipados podem ser adquiridos no Sindicato.

Na área cultural, a Farm Show contará com uma exposição do Museu Paulo Firpo onde apresenta o tema, “As exposições feiras na vida da comunidade”. E, também em se tratando de laser, a feira terá duas praças de alimentação, shows artísticos, cinema 6D e parque inflável.
As palestras do 2º ciclo em Ovinocultura também prometem ser um dos pontos alto da programação já que são uma oportunidade de troca de informações, conhecimentos e experiências. Para os julgamentos de animais são esperados profissionais de renome como o jurado da raça Angus, Antonio Martins Bastos Neto, dos Cavalos Crioulos, Jorge Agnelo do Nascimento, e das raças Hereford e Braford, Luciano Sperotto Terra.

Programação
22/10 – Quarta-feira
9h – Julgamento da raça Aberdeen Angus
14h – Julgamento das raças Hereford e Braford
19h – 2º Ciclo de Palestras em Ovinocultura no Restaurante do Parque. Palestra “Boas práticas de gestão na propriedade” com Rogério de Melo Bastos, economista e consultor do Sebrae Nacional e Rio Grande do Sul em soluções de gestão do agronegócio
20h15 – 2º Ciclo de Palestras em Ovinocultura no Restaurante do Parque. Palestra “Manual para concurso de carcaças Feira de Verão, apresentação da primeira proposta” com Dra. Gladis Ferreira Corrêa do NUPPER/CNPq – Unipampa, campus Dom Pedrito

23/10 – Quinta-feira
16h – 25º Remate Agropecuária Quiri – Aberdeen e Red Angus
20h – 4º jantar de Harmonização com Vinhos da Região da Campanha no Restaurante Cumbuca

24/10 – Sexta-feira
9h – Concentração de machos da raça Crioula
15h – 13º Remate Santa Thereza – Aberdeen e Red Angus
16h – Remate Wolf Genética e Pitangueira – Hereford e Braford
21h – Inauguração da Feira e jantar de entrega de prêmios
21h30 – Show com Digão do Cavaco na praça de alimentação

25/10 – Sábado
8h30 – Exposição morfológica de primavera – raça crioula
16h – 6º Remate Genética da Campanha – Fazenda Barragem e Cabanha Dom Angélico – Angus, Hereford e Braford
18h – Entrega de prêmios Cavalos Crioulos – NCCC
20h30 – Leilão de Cavalos Crioulos
21h – Show de Jorge e Amigos na praça de alimentação
21h30 – Show com Joca Martins no palco principal
22h30 – Show de Daniel Romero e banda na praça de alimentação

26/10 – Domingo
8h – Prova de 6 meses da raça Crioula
15h – Mateada RBS TV
21h – Show com Agito Capilar na praça de alimentação
21h30 – Show com Tchê Chalera no palco principal

23h – Show com Vagner Moura e banda na praça de alimentação


Ainda atualmente o câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde, embora o diagnóstico e o tratamento precoce possam aumentar em 90% as chances de cura, sem contar que nestes casos o tratamento é menos invasivo e sofrido para as mulheres. Por isso, a prevenção é o grande foco de atuação do movimento mundial do Outubro Rosa que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia anualmente após os 40 anos de idade, de acordo com indicação da Sociedade Brasileira de Mastologia que, também aponta que, atualmente no Brasil, somente 30% dos diagnósticos de câncer são considerados precoces, enquanto em outros países esse índice chega a 60%.

Então, de modo bonito e feminino, o movimento do Outubro Rosa passa durante todo o mês iluminando prédios com a cor rosa como uma maneira de chamar a atenção para a importância do tema e também de integrar as programações e atividades que são realizadas e que levam a muitas mulheres informação e tratamento. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra dos avanços já conquistados e também do desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

Nesta edição especial em alusão ao Outubro Rosa focamos nosso olhar para o tratamento e o bem estar do paciente, já que os aspectos psicológicos e sociais são bastante importantes e influenciam no sucesso do tratamento. Abrimos espaço para o trabalho realizado pelas Ligas de Combate ao Câncer de Bagé, Dom Pedrito e Livramento como uma maneira de demonstrar que é possível, com união e vontade, vencer as dificuldades e encarar o câncer com otimismo e apoio. São trabalhos exemplares e que são realizados com muito amor, paciência e cuidado, por isso merecem destaque e o nosso reconhecimento.
TRABALHO SOCIAL
Elas trabalham para salvar vidas
Os pacientes em tratamento de câncer de Bagé, Livramento e Dom Pedrito podem contar com o apoio e atenção das Ligas de Combate ao Câncer das cidades

Enfrentar uma doença como o câncer não é fácil para nenhuma pessoa, mas torna-se especialmente difícil quando não se tem acesso aos medicamentos, alimentação ou a acompanhamento profissional especializado. Por outro lado, saber que existem grupos que, através da sua solidariedade e trabalho, buscam alternativas para amenizar as dificuldades do tratamento câncer, é um grande alivio. Assim é o trabalho desenvolvido pelas Ligas de Combate ao Câncer de Bagé, Dom Pedrito e Sant’Ana do Livramento que, diariamente, precisam lidar e enfrentar o câncer buscando alternativas para dar suporte e atenção aos pacientes em tratamento da doença, sem esquecer que o sucesso da batalha contra a doença está relacionando também com a qualidade de vida do paciente. E, embora o objetivo das três entidades seja bastante parecido, cada uma, precisa estar atentas às necessidades especificas de cada paciente através de projetos, atividades e ações voltadas para cada comunidade.

Dom Pedrito

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito, por exemplo, orgulha-se de recentemente ter inaugurado a reforma da sua sede que, agora está completamente adaptada às necessidades dos pacientes e, pronta para receber as atividades promovidas pelo grupo. A presidente, Eveline Fernandes da Rosa, destaca que atualmente a Liga conta com 50 voluntárias e mais 25 integrantes na Liga Jovem trabalhando para atender os 300 pacientes cadastrados, que tem acesso a encaminhamentos para consultas com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, além de transporte para tratamento em outros municípios e cestas básicas para os mais carentes. Além disso, a Liga de Dom Pedrito desenvolve dois projetos especiais e permanentes que são o “Vidativa” com a realização de atividades físicas, palestras motivacionais, sessões de heiki, dança e outros com o Educador Físico Jorge Quadros, e o “Doce União” que através da artesã Alice Alves promove trabalhos artesanais como croché, patchwork, pinturas em tecido, vidros, madeira e etc.

“A doença é uma experiência que deprime e fragiliza o individuo. Para iniciar o seu processo de cura é preciso resgatar a sua força interior, o que nem sempre é fácil. Ao longo dos anos, a LFCC de Dom Pedrito vem desenvolvendo projetos que visam fortalecer a autoestima e a esperança no êxito do tratamento. O convívio com essa fragilidade de nossos assistidos, nos fortalece a alma e nos dá força para trabalhar ainda mais em busca de recursos para que possamos retribuir com um atendimento digno e humano”, destaca Eveline.

Bagé
Foto:Viviane Becker/Especial

Em Bagé, cerca de 35 voluntárias atendem a média de 380 pacientes cadastrados na Liga. A presidente Márcia Ivanoff conta que uma das grandes dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, é a constatação de que o câncer é uma doença em constante crescimento e que, por isso, a Liga precisa estar sempre preparada. Ela alerta ainda que é fundamental que as pessoas compreendam que a qualquer sinal do corpo (seja um nódulo, indisposição, cansaço ou outros sintomas) é fundamental buscar ajuda médica, já que a luta contra o câncer é uma luta contra o tempo. Sobre o trabalho da Liga de Bagé, ela destaca que são realizadas a entrega de alimentos, medicamentos, de palestras e outros e, que tudo somente é possível graças à solidariedade da população bageense.

“A constante colaboração do povo bageense, que nos auxilia e ajuda, tornando possível o cumprimento do nosso dever, que é cuidar de pacientes oncológicos carentes. O nossa população é muito generosa. Somos muito gratas por isso. E é claro, temos a gratidão dos que são ajudados, e a alegria de ver a cura de alguns. Os alimentos e medicamentos que distribuímos são fundamentais para o tratamento de muitos, já que auxiliam diretamente na recuperação e qualidade de vida dos pacientes”, lembra Márcia.

Sant’Ana do Livramento

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sant’Ana do Livramento trabalha no atendimento de seus assistidos com medicamentos, exames, consultas médicas, cestas básicas, mas também realiza um trabalho de prevenção durante todo o ano através de palestras e panfletagem para a conscientização sobre a doença. Além disso, os pacientes participam de oficinas de artesanato e trabalhos com uma Psicóloga e Fisioterapeuta. E, embora a falta de uma sede própria dificulte o trabalho das cerca de 12 voluntárias, uma média de 200 pacientes são acompanhados com o objetivo de alcançar a sua recuperação e bem estar.

“O trabalho pelo bem estar e por melhores condições de vida durante o tratamento é o mais gratificante neste trabalho. Ver o paciente bem, recuperando-se, é muito bom e, especialmente para mim, que já me dedico já algum tempo a esta atividade”, lembra Sandra Mara I. Chipollino, presidente da LFCC de Livramento.

Atividades do Outubro Rosa
Cada cidade e Liga Feminina de Combate ao Câncer possuem uma programação especifica para participar do movimento mundial do Outubro Rosa. Em Bagé, a LFCC está promovendo a iluminação rosa de um prédio do parque Visconde Ribeiro de Magalhães durante a 102ª Expofeira com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e tratamento precoce do câncer de mama, além de integrar-se a outras atividades promovidas na cidade.

A Liga de Dom Pedrito está promovendo palestras de prevenção nas escolas e, também, o projeto “Força na peruca” que vem arrecadando doações de cabelos para serem transformadas em perucas para as mulheres em tratamento. No dia 30 de outubro, será realizada ainda a “Caminhada pela Vida” na Av. Barão do Upacaray com a presença de um “mamamóvel” que realizará 200 mamografias gratuitas.

Em Livramento a movimentação promovida pela LFCC também é intensa desde o início de outubro com a realização de palestras e outras atividades. Lá também haverá a campanha de arrecadação de cabelos para perucas no dia 20 e, dia 30, uma mateada no parque internacional oferecerá agendamentos de mamografias e exames Papanicolau, vacinas contra o HPV, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos, orientações e a realização de um bazar com produtos artesanais confeccionados pelos pacientes da LFCC.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MISTURA DA TERRA
Mistura da Terra na luta contra o câncer

Engajadas na campanha do Outubro Rosa, quando um movimento mundial é realizado na busca de que mais pessoas tenham acesso à informação e prevenção do tratamento do câncer de mama, as farmácias Mistura da Terra realizam mais um ciclo de palestras gratuitas, considerando que a informação é uma das melhores formas de alertar para a importância da prevenção e tratamento precoce da doença e visando fortalecer a luta contra a mesma.

As Farmacêuticas Ana Lúcia Garrastazu Pereira e Carolina Maurente Mendes destacam que o ciclo de palestras de outubro é o quarto do ano, sendo este o 12º ano que eles são realizados. Para a edição alusiva ao câncer, palestrarão profissionais de diversas áreas da saúde, como psicólogas, nutricionistas e médicos, que abordarão os modos de prevenção e tratamento da doença de um modo geral, ou seja, englobando todos os tipos de câncer.

“Nos preocupamos em falar em vários aspectos do câncer porque acreditamos em um conceito de saúde que passa por aspectos físicos, mentais e de bem estar, além de que temos sempre o objetivo de levar a informação como um método de prevenção não só das pessoas que participam das palestras, mas de todos os seus familiares”, destaca Ana Lúcia.

O tema do câncer será também associado ao combate à osteoporose, já que em outubro é lembrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, no dia 20. Para tal, o reumatologista Dr. Ronaldo Godinho irá conversar sobre a doença buscando a conscientização da população sobre o a prevenção e combate da doença. Carolina destaca que a associação entre os temas é interessante também porque entre os fatores de risco da osteoporose destacam-se alguns tipos de câncer. O câncer de próstata também será debatido ampliando a programação até o movimento do Novembro Azul, quando o tema é lembrado e exposto mundialmente.

As palestras são gratuitas e é necessário inscrever-se previamente para cada atividade devido ao número limite de participantes. As reservas podem ser feitas presencialmente nas farmácias Mistura da Terra, por telefone ou através do Facebook e valem até o início da palestra, já que em caso de não comparecimento, o lugar será cedido a quem estiver presente.

Programação
14/10 – Terça-feira
14h – “Fatores de risco e rastreabilidade no câncer de mama” com o médico Dr. Mário Mena, Ginecologista e Mastologista. Após a palestra, as integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé farão uma fala sobre suas atividades.

15/10 – Quarta-feira
14h – “A importância do apoio psicossocial para pacientes com câncer” com as Psicólogas Carmen Regina Fara e Marina Sá Costa Netto.

23/10 – Quinta-feira
14h – “Prevenção da osteoporose” com o médico Dr. Ronaldo Godinho, reumatologista

30/10 – Quinta-feira
15h – “Nutrição: aliada na prevenção do câncer” com a nutricionista Ana Paula Rocha Nicoloso

06/11 – Quinta-feira
14h – “Câncer de próstata: causas, sintomas e prevenção” com o médico Dr. Carlos Augusto Bispo, Urologista – Em alusão ao Novembro Azul

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
ORFELINA RICARDO
Repercussões psicológicas associadas ao diagnóstico do câncer

Ao câncer é atribuído um significado de algo que cresce e que destroi, sendo associado, em algumas culturas, à punição e ao castigo, cuja vivência é permeada pelo medo que se faz presente em todas as fases do processo desde o adoecimento, o diagnóstico e o tratamento.

Ressalta-se, contudo, que o impacto do diagnóstico varia para cada pessoa, não havendo um diálogo único ou pré-estabelecido. O primeiro atendimento busca proporcionar acolhida, liberdade de expressão dos sentimentos e orientação sobre atitudes a partir da obtenção de informações que possam interferir no bem estar do paciente e da sua família/cuidadores. Posteriormente, é mantido o acompanhamento, auxiliando na identificação dos diversos fatores emocionais que intervém nos cuidados com a saúde, possibilitando prevenir e reduzir os sintomas emocionais e físicos causados pelo câncer, levando a compreensão do significado deste adoecer e proporcionando ressignificação dessa vivência e a elaboração de novas estratégias de enfrentamento.

A atuação em psico-oncologia se torna importante no sentido de dar suporte no momento do diagnóstico, auxiliando a manutenção do bem-estar psicológico durante o tratamento e sua continuidade de vida com a possibilidade de novas experiências.

A ênfase e emoção colocada no momento do recebimento deste diagnóstico corroboram com estudo que enfatiza a forma como ele é dado e a maneira como a nova condição é incorporada. Observo que os pacientes que recebem orientação e acolhimento em seguida deste diagnóstico, apresentam uma melhor elaboração desta vivência, ocorrem intervenções positivas no enfrentamento e reações mais efetivas nos tratamentos.

Orfelina M. B. Ricardo (Neneca)
Psicóloga – CRP/07 – 10587
Especialista em Psico-oncologia

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
DÚVIDAS FREQUENTES
A informação como solução contra o câncer!
Muito se fala, principalmente durante o movimento do Outubro Rosa, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer e, especialmente do câncer de mama, já que medidas simples de prevenção conseguem aumentar em 90% as chances de cura e diminui os impactos do tratamento. Mas, ao mesmo tempo, surgem muitas dúvidas que também precisam ser esclarecidas e desmistificas com o objetivo de promover uma real conscientização pela necessidade de se estar atenta ao câncer.

O que causa o câncer de mama?
Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica, porém alguns fatores estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, não ter filhos, primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também, porém é sempre importante que sejam avaliados por um médico. Já os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).

Quais os principais sintomas?
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem: inchaço em parte do seio; irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja; dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro); vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama; saída de secreção (que não leite) pelo mamilo; caroço nas axilas.

Como acontece o diagnóstico?
Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram. Hoje, aconselha-se que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia, anualmente. Só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura.

A prevenção ainda é a melhor arma!
A batalha contra o câncer de mama pode e, deve ser iniciada muito antes do diagnóstico da doença através da prevenção que, ainda é a melhor maneira de evitar e detectar precocemente a doença e, assim, aumentar as chances de cura em até 90% e, ainda, tornar o tratamento menos invasivo e doloroso paras as mulheres, conquistando uma melhor qualidade de vida após a cura.

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Além disso, a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor. Outros fatores, porém, ainda não possuem uma definição exata quanto ao risco que representam para o câncer de mama e, para todo os casos, o aconselhamento de um médico é sempre a melhor alternativa para quem deseja, não somente evitar o câncer, mas manter uma vida saudável e equilibrada.

Para todos os casos, também, a realização do exame de mamografia anual em mulheres acima de 40 anos, é o método preventivo mais eficaz e que auxilia no diagnóstico precoce da doença. E, como quando o assunto é o câncer de mama, a palavra de ordem deve ser a prevenção e, por isso, examinar, investigar e nunca perder tempo em relação a qualquer sinal do corpo, são posturas fundamentais para todas as mulheres, assim como consultar periodicamente o seu ginecologista em qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário