Páginas

sábado, 11 de abril de 2015

Caderno Pampa :: 11 de abril de 2015 :: Edição 333


PRÓXIMO PAMPA: 25 DE ABRIL


Até parece que faz parte dos ciclos das estações do ano, mas basta começar a esfriar para a preguiça, a vontade de ficar um pouquinho a mais na cama e o desejo por comidas mais quentes e pesadas, aumentar e, logo pensarmos em faltar ou desistir de praticar uma atividade física. Aliado a isso, vivemos o período de corpos menos expostos, em que é possível disfarçar as gordurinhas extras com as roupas e, logo a tentação de deixar para depois o desejo de estar em forma, ganha força. Mas, embora pareça extremamente tentador cabular algumas aulas na academia, é muito importante manter-se ativo e regular no exercício físico. Os ganhos vão além de um corpo mais sarado, eles dizem respeito também a mais qualidade de vida e disposição. Porque, embora pareça muito difícil sair de casa nos dias mais frios para suar na academia, a possibilidade de movimentar o corpo, interagir com outras pessoas e distrair-se, é uma excelente alternativa para espantar o frio, a preguiça e renovar as energias para os desafios do dia-a-dia.

Outro reflexo que sentimos neste período do ano é o ressecamento da pele e cabelos que, após sofrerem com o sol e a temperatura do verão, agora precisam adaptar-se aos dias frios, de pouca luz e úmidos. A boa notícia é que procedimentos estéticos simples como o peeling de cristal renovam a pele em poucos minutos. Vale a pena se informar sobre as alternativas com um profissional habilitado e escolher a que melhor você se adapta. Tudo para aproveitar ao máximo a nova estação, sem sofrer com as mudanças.

Festa campeira em comemoração aos 15 anos de Aceguá
Extensa programação teve início no início de abril e estende-se até o final do mês
O final de semana é de festa campeira em Aceguá para comemorar os 15 anos de emancipação do município com a realização da Festa Campeira e 3ª edição do Marco da Canção Gaúcha de Aceguá. As festas entendem-se até amanhã, dia 12, tendo início às 10h na Pista Sem Fronteira (Caminho Internacional). Amanhã acontece também o passeio ciclístico “Vuelta de las Sierras 2015” a partir das 10h e com saída no Caminho La 28. Durante a semana, outras atividades serão realizadas incluindo, inauguração de obras, passeios turísticos, mostras, palestras e a 4ª edição da entrega da Comenda Gaspar Silveira Martins, dia 16 às 19h, no ginásio municipal.

Definido o 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Evento é uma promoção do Sindicato e Associação Rural de Bagé
A segunda edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha já tem data marcada, e vai acontecer de 06 a 08 de julho em Bagé. Em sua primeira edição, o simpósio contou com mais de 600 participantes de todo o Estado, e importantes palestras sobre o tema. Neste ano, o simpósio irá ganhar mais um dia para que empresas apoiadoras do evento possam realizar oficinas técnicas e outras iniciativas de interesse dos visitantes. A programação ainda está sendo definida e deverá ser divulgada em breve pela comissão organizadora do evento. O Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha é um evento criado e organizado pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, que em 2014 realizou a primeira edição, com a participação de 12 importantes palestrantes de diferentes seguimentos, que abordaram temas de interesse de produtores, empresas e, até mesmo, político-econômico, já que a produção de soja na Região da Campanha cresceu consideravelmente, influenciando no desenvolvimento sócio-econômico dos municípios.

O florescer do “Pomar Tecido à Mão” no Da Maya Espaço Cultural
Exposição entra em sua segunda etapa e permanece aberta ao público até o final de abril
Em exposição desde outubro de 2014, as árvores que compõem o “Pomar Tecido à Mão” do Da Maya Espaço Cultural finalmente floresceram e receberam as flores e frutos em crochê, que compõem a segunda etapa da exposição. A exposição de curadoria do artesão e designer Renato Imbroisi tem como tônica a troca de experiências e conhecimentos entre artesãs de diversos lugares do Brasil e que ajudaram a tecer fios, usando pura lã de ovelha e vibras vegetais, que deram origem às árvores. Ao mesmo tempo, a comunidade escolar foi convidada a participar produzindo telas em pequenos teares de pregos e que ajudam a compor a exposição. Já as flores e frutos de crochê são resultado de oficinas realizas com a comunidade e que produziu o material que, agora está exposto junto às árvores e completou a exposição.
A previsão é que a exposição permaneça aberta até o final de abril de 2015, recebendo escolas, grupos e visitantes interessados em uma visita mediada. O Da Maya Espaço Cultural está aberto de segunda à sábado, das 14h às 18h30.

Próximas atividades
Após o encerramento da exposição “Pomar Tecido à Mão”, a artista Lenir Miranda apresentará alguns de seus trabalhos, incluindo obras que já foram expostas em Moscou. Lenir lançará também o seu livro, contendo imagens do trabalho da artista.
Em breve, também, o Da Maya Espaço Cultural terá o retorno do Da Maya Café, sob os cuidados dos Chef’s Marcos Souza e Oséias Cavalcante.

Mantenha o foco, a motivação e não desista da academia!
Embora o frio traga consigo a preguiça de praticar uma atividade física é importante manter-se ativo durante o ano inteiro e não perder o pique do exercício físico

Passado o período de praia, de roupas mais curtas, de dias mais quentes e de mais disposição e vontade para a prática do exercício físico, o outono e o inverno costumam ser épocas de menor movimentação nas academias, praças e parques, graças à preguiça e vontade de ficar protegido do frio que costumam não dar folga. Não à toa, é muito comum ver pessoas que acabam desistindo da atividade física, com a promessa de voltar junto com a primavera. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, mais do que possibilitar o ganho de peso, fragiliza o organismo e, daí a importância de mudar esse pensamento de que atividade física só se prática no verão.
A Educadora Física, Bia Vieira opina, ainda que como no frio as pessoas costumam andar mais vestidas, com o corpo menos a mostra e, por isso, tendem a deixar de lado alguns cuidados. Para evitar o abandono do exercício, ela recomenda que as pessoas busquem modalidades que se identifiquem, mantendo a motivação e evitando faltar nas aulas. Outro bom motivo para manter-se em movimento é o fato de que quanto mais frio é, maior é a demanda energética do nosso organismo. Isso significa que qualquer atividade que você faça vai gastar mais energia do que o normal, ou seja, é muito mais fácil manter-se em forma no inverno e vai dar muito mais trabalho compensar essa perda de tempo no verão.

Professora de turmas de Kangoo Jumps, Step e Treinamento Fucnional, Bia conta que as aulas em grupo também são uma boa alternativa para quem não quer perder o pique, já que, normalmente, um aluno motiva o outro para que ninguém desista. Além disso, as aulas em grupo costumam ser bastante animadas e divertidas, sendo um estímulo a mais para enfrentar a preguiça e o estresse do dia-a-dia. E, embora, muitas pessoas ainda busquem o exercício físico pensando, principalmente, no ganho estético, a saúde também é bastante beneficiada.
“Quando o corpo mantem-se mais ativo durante todo o ano, evita-se, a logo prazo, alguns tipos de problemas de saúde. O exercício é uma forma de manter uma vida mais saudável”, argumenta Bia.

Sugestões para enfrentar o frio sem perder a vontade de praticar atividade física
Aqueça antes de iniciar: o alongamento deve ser sempre feito, mas é indispensável que o praticante faça um aquecimento para elevar a temperatura corporal e lubrificar as articulações fazendo com que se inicie a atividade principal com mais entusiasmo.

Cuidados com o sono: o descanso é fundamental para ter resultados satisfatórios e se manter firme no programa. Para quem treina pela manhã a necessidade é maior ainda. Ao mesmo tempo, a vontade de ficar mais tempo na cama é tentadora, então fuja da preguiça, não prolongue demais o tempo de sono e não deixei o treino para mais tarde.

Horário: A escolha do horário para malhar no frio é muito importante, pois tem ligação direta com a sua motivação, variando de pessoa para pessoa.

Amizades: Ter alguém para compartilhar os incômodos de vencer, diariamente, a preguiça, é uma grande ajuda para malhar no frio, além de ser um bom pretexto para sociabilizar e colocar os papos em dia.

Treino agradável: Se você pratica alguns treinos que não gosta, mas sabe que são importantes, esse desagrado pode ser potencializado no inverno. Nessa época você pode repensar isso e dar prioridade aos exercícios que lhe dão mais prazer.

Roupas adequadas: tecidos leves que não bloqueiam a transpiração são ideais. Uma alternativa são roupas sobrepostas que podem ser retiradas a medida que você alcance o seu aquecimento máximo. Uma coisa é certa: não utilize a mesma roupa do verão! Opte pelo tênis correto, que vai diminuir o impacto nas articulações, e escolha uma roupa que combine com o seu estilo e modalidade. Para evitar choques térmicos, principalmente ao final dos exercícios, quando o corpo suado encontra-se com as brisas geladas tão comuns nesta época do ano, a melhor dica é agasalhar-se logo. Opte por tecidos que absorvam suor, como algodão ou tecidos tipo dry fit.



O Grupo de Teatro Os Carlitos está oferecendo desde o dia 06 mais uma oficina “Tempos Modernos” para novos atores. As aulas são às segundas-feiras, no Teatrinho da Urcamp, e o período é de dois meses. Para aqueles que perderam o primeiro encontro, nesta segunda, dia 13, a equipe estará recebendo novos inscritos. Portanto, corra e faça sua inscrição pela fan page do Grupo, no Facebook, ou pelo WhatsApp, (53) 9967 9428. A idade mínima é de 15 anos e o valor é R$ 50.

A 13ª edição do Dança Bagé já tem data marcada. Será de 10 a 14 de junho, no Ginásio Presidente Médici, o Militão. Além das tradicionais mostras e apresentações, a Secretaria de Cultura vai promover, também, o 1º Dança Escolas e Projetos. As companhias e escolas que desejarem participar podem se inscrever até o dia 07 de maio pelo e-mail anacarla.flores@gmail.com, e a documentação necessária deve ser enviada para o endereço da Casa de Cultura Pedro Wayne. Mais informações pelos telefones (53) 3242 8612, ou 9111 8080.

Parou Dom Pedrito a festa de aniversario de 15 anos de Ana Carolina Sória Raguzzoni, organizada com muito capricho e competência pelo cerimonialista, Leonardo Leão. Na foto, a aniversariante com os pais Lorena e Gilberto Raguzzoni

 O evento, super badalado, aconteceu no dia 21 de março, no Dom Pedrito Country Clube. Na imagem do fotógrafo responsável pelos clics da festa, Thales Tuchtenhagen, o cerimonialista, Leonardo Leão


No clic da leitora Bere Borges, a diretoria do Grupo Renascer para a Terceira Idade, Gislaine Robaina, Lia Duarte Alves, Glauza Sousa e Carmen Dias, em reunião festiva para comemorar o início das atividades

 Gente bonita e alegre não faltou na comemoração do aniversario da nutricionista Renata Meirelles, no dia 21 de março. Nos clics do casal Fernanda Gomes e Rodrigo Sarasol, as irmãs Gabriela, Renata e Luiza Meirelles

Ana Paula Fernandes, Gerson Mendonça, Clara Duarte, Diovane Tessele, Mariana Magalhães, Tiago Lopes, Juliana Boemo, a aniversariante, Renata, Ludmila Argenton, Michel Nogueira e Bruno Gonçalves

 A nova diretoria do Comitê Regional da Qualidade de Bagé, que será presidida pelo administrador Cristian Berny, na noite de sua posse, no dia 19 de março

Cookies de chocolate

Ingredientes:
2 xícaras de chá de manteiga
2 xícaras de chá de açúcar de mascavo
2 xícaras de chá de açúcar cristal
4 ovos
2 colheres de sopa de essência de baunilha
4 xícaras de chá de farinha de trigo
5 xícaras de chá de aveia moída no liquidificador
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de sal amoníaco (não sódico)
3 xícaras de chá de nozes picadas
1 kg de chocolate meio amargo picadinho

Modo de preparo:
Na batedeira coloque a manteiga, o açúcar mascavo, o açúcar cristal, os ovos e a essência de baunilha. Misture bem por cinco minutos e despeje a massa em uma bacia. Acrescente a de farinha de trigo, a aveia moída no liquidificador, o sal, o fermento em pó e o sal amoníaco. Amasse com as mãos. Depois acrescente as nozes picadas, o chocolate meio amargo picadinho (basta misturar na massa). Faça os biscoitinhos e coloque-os em forma untada com papel manteiga, longe do outro para não grudarem, e leve ao forno de 10 a 15 minutos a 250ºC.

Arroz doce

Ingredientes:
1 litro e meio de leite
2 xícaras de arroz (já lavado)
3 xícaras de açúcar
Canela em pau (quantidade a gosto)
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz no leite, juntamente com a canela por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, Acrescente o açúcar, deixe mais 20 minutos e logo em seguida acrescente o leite condensado e deixe mais 20 minutos. Depois é só colocar em uma travessa e servir. Se preferir polvilhe canela por cima.

Para cuidar e renovar a pele
Tratamentos como o peeling de cristal ajudam a recuperar a pele, promovendo sua renovação

Com o sol e a temperaturas mais amenas e, após a temporada de verão, quando a pele sofre com a ação da exposição solar, agora é chegada a hora de começar a pensar na renovação e tratamentos de pele, principalmente do rosto. Um dos procedimentos estéticos mais procurados nessa época é o peeling de cristal, que tem por objetivo renovar a pele ao promover a remoção de camadas através de uma descamação controlada, ajudando na renovação da pele, remoção de cicatrizes e manchas, tratamento de estrias e suavização de rugas e linhas de expressão.

Eveline Previtali explica que o peeling de cristal é uma técnica que remove as células mortas e estimula a produção de colágeno, ajudando também a suavizar linhas de expressão e rugas típicas do envelhecimento. O tratamento é feito por meio de uma ponteira de vidro que possui um orifício que faz sucção e libera micro cristais de óxido de alumínio. O tratamento, que pode ser feito em intensidade leve, média e profunda, é indicado para as pessoas que querem fazer uma esfoliação profunda.

Não existe nenhuma restrição ou contra indicação ao tratamento, mas procurar profissionais habilitados é sempre fundamental para o sucesso do procedimento. Outro ponto importante é que o peeling de cristal é indolor e mais suave se comparado com outros peelings, mas por ser um tratamento progressivo, a região em que foi aplicado o peeling pode apresentar vermelhidão. Com uma recuperação que pode durar de três a sete dias, é proibida a exposição solar, pois as novas células estarão se formando e o risco de mancha é maior. Além disso, deve-se usar o filtro solar em toda pele.

Kids e Teens

Juan Pedro Martins comemorou os seus 3 aninhos no Happy Day com uma delicada e linda festa com todos os cuidados da mamãe coruja Isa

A lindinha Gabriela Oliveira de Llano

Atividade
Dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio. E, para celebrar esta cultura tão importante no Brasil, que tal pintar o desenho e deixar o indiozinho ainda mais bonito?

O quarto dos sonhos
Móveis de qualidade e com design criativo e encantador para tornar o quarto de meninos e meninas o espaço dos sonhos de toda criança




Para brincar, estudar, descansar e desfrutar de bons momentos em segurança e comodidade. Toda criança tem no seu quarto o seu refugio e, melhor ainda, quando este espaço consegue abrigar móveis de qualidade e que causam encantamento por sua beleza e capacidade de impulsionar a imaginação ao trazer para as crianças o convívio com seus personagens de histórias favoritos. A linha de móveis da Pura Magia, uma exclusividade da loja Nova Era, é um belo exemplo de como transformar o quarto das crianças em um mundo de encantamento e descobertas. São móveis em MDF reforçado, de qualidade superior e design inovador, agregando sofisticação e beleza aos principais personagens infantis, como a Barbie, as Princesas da Disney, a gatinha Marie, as linhas Carros e Aviões, Hot Wheels, Bem 10, Homem Aranha e Batman, em opções de camas, guarda-roupas, cômodas, escrivaninhas, penteadeiras, baús e outros, além do preferido de muitas crianças que é a cama-play, um beliche com espaço para dormir, brincar e se divertir, tudo em um mesmo móvel.
O catálogo com todas as opções, tamanhos e personagens, está a disposição na loja Nova Era, que realiza a encomenda e entrega dos móveis, após 20 ou 30 dias.

Primeiras atividades e descobertas da Educação Infantil do Colégio Auxiliadora
As novas turmas estão tendo a oportunidade de conhecer um universo novo, dentro do “colegião” e cheio de perspectivas e oportunidades de aprendizagem




Em roda, as professoras Teresa Botelho e Karoline Schipper realizam a hora do conto através de um tapete de histórias. As crianças reunidas são convidadas a fazer questionamentos, levantar hipóteses sobre o tema da história que, depois de apresentada, abre espaço para a criatividade e imaginação dos alunos que interagem e participam

O ano letivo de 2015 está sendo bastante especial no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e, principalmente para a equipe da Educação Infantil que iniciou suas atividades neste ano com turmas de alunos de quatro e cinco anos.  A oferta da Educação Infantil é, também, uma conquista de toda comunidade escolar que, agora, tem a oportunidade de ver e acompanhar o desenvolvimento de seus alunos dentro da pedagogia salesiana desde os primeiros anos da vida escolar.

A coordenadora do turno da tarde, Matilde Ferreira, e a psicóloga da escola, Dilce Helena dos Santos contam, que a recepção e acolhida das famílias e dos alunos foi a primeira grande atividade da Educação Infantil do Colégio Auxiliadora, já que, com todo o espaço e equipe preparados, pais e alunos foram acolhidos em momentos diferentes e de forma que pudessem sentir-se seguros e motivados para o início das atividades.

“Iniciamos os estabelecimentos dos vínculos, que são tão importantes para o sucesso da aprendizagem, por criar um ambiente favorável para a conquista da confiança em uma atmosfera de acolhida e tranquilidade. Depois, a partir da observação nos alunos, começamos a conhecer os interesses e dificuldades de cada um deles e as primeiras ações e projetos começaram a ganhar vida. Porque, embora tenhamos toda a proposta pedagógica salesiana e um vasto material guiando as atividades, todo o ponto de partida na nossa escola é o interesse da criança em descobrir e aprender”, ressalta Matilde.

E, partindo da curiosidade dos alunos sobre os alimentos, surgiu o primeiro projeto da educação infantil que tem como tema a alimentação saudável. Para tal, os alunos são convidados a descobrir peculiaridades sobre os alimentos, seu preparo e importância para a vida, reunido tópicos de diversas disciplinas como química, biologia, artes e, promovendo a interação e a autonomia dos alunos.
“Este trabalho de promoção da interação, da autonomia, da moral, dos valores e outros aspectos relacionados com a vida em sociedade, é uma constante em todas as atividades realizadas pelo Colégio Auxiliadora, tanto na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, porque acreditamos que precisamos ajudar nossos alunos a compreender o lugar que eles ocupam no mundo de forma reflexiva e responsável”, explica Dilce.

O uso da abordagem cientifica como metodologia com foco nos questionamentos e hipóteses levantadas pelos alunos é também um aspecto que diferencia a proposta da Educação Infantil do Colégio Auxiliadora.
“Eles realizam descobertas diárias, apropriando-se de uma nova rotina. A cada semana são novos aprendizados e evolução através da ludicidade. O nosso objetivo é incentivar o raciocínio, a imaginação, a criatividade porque entendemos que criança precisa brincar e que através dessas brincadeiras eles irão se desenvolver e aprender. O nosso objetivo principal não é a alfabetização, queremos que os nossos alunos tenham uma Educação Infantil bem feita, focada no seu desenvolvimento cognitivo e físico como um todo, e que será o início da caminhada de uma boa educação”, defende Matilde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário