Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Caderno Pampa :: 09 de maio de 2015 :: Edição 335


PRÓXIMO PAMPA: 30 DE MAIO


Mais do que um dia especial, amanhã, Dia das Mães, é uma oportunidade de homenagear e estar perto de pessoas fundamentais para a nossa existência, para nossa felicidade e vida. Pessoas capazes de nos amar, educar, criar, proteger e zelar. Para pessoas tão especiais, quanto às mães, uma edição especial do Caderno Pampa, toda dedicada para elas, sua importância, significado e valorização. Com, por exemplo, através do pequeno gesto de carinho e homenagem de vários filhos que enviaram suas fotos e hoje compõem um mosaico de amor em nossa capa. Muito obrigada pela participação de todos! E, como tanto amor e cuidado, merecem muito carinho e reconhecimento, nada melhor do que presentear a sua mãe de modo especial e único. Apresentamos nesta edição algumas opções que irão surpreender a sua mãe. Inspire-se e ela irá adorar!

Pedágio da Esperança em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé
Durante todo o dia 19 de maio, terça-feira, integrantes e voluntários estarão nas principais ruas de Bagé realizando mais uma edição do Pedágio da Esperança que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção das atividades da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. A atividade, que é uma das mais importantes para a Liga, graças ao montante historicamente arrecadado e que é responsável pela continuidade de boa parte das ações beneficentes da Liga, acontece das 8h30 às 17h30.

O Caminho da Luz precisa de ajuda!
Instituição auxilia pessoas com necessidades especiais através de atendimento especializado, atividades e oficinas
Com anos de história no atendimento e acolhimento de famílias e pessoas com necessidades especiais o Caminho da Luz de Bagé pede ajuda à sociedade, uma vez que as atividades da escola, clínica e oficinas estão ameaças já que não há recursos suficientes para o pagamento da folha salarial dos funcionários, que mensalmente chega a marca de R$55mil. O impasse foi gerado porque, embora o Caminho da Luz tenha projetos e convênios em andamento, os recursos não podem ser utilizados para o pagamento dos funcionários, apenas para aquisição de materiais e, o repasse de outros recursos públicos está em atraso. Um pedágio, no dia 7 de maio, já foi realizado com o objetivo de arrecadar fundos, mas quem quiser colaborar novamente pode contatar a instituição através serviço de telemarketing que funciona no (53) 3240-3505. Efetuada a doação, um mensageiro vai até o doador.

Todos unidos no Dia do desafio
Todos os anos, através de uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc, são sorteadas duas cidades, de qualquer lugar do mundo, para competirem entre si. O objetivo dos municípios é mobilizar o máximo de pessoas para as atividades físicas, que para serem contabilizadas, devem durar, no mínimo, 15 minutos para cada participante. Com isso, o Dia do Desafio tem como proposta a atividade física, e todos os anos tem a preocupação em mobilizar o maior número de pessoas possíveis em todas as cidades.
Neste ano, o Dia do Desafio está marcado para acontecer no dia 27 de maio, quarta-feira. Na região, participam da atividade as cidades de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini. O sorteio que define as cidades concorrentes será realizado no dia 12 de maio, às 15h, no Sesc São Paulo.

O amor que une mães e filhos
O reconhecimento da importância e significado da figura materna como homenagem ao Dia das Mães

“Famílias são unidas por um elástico interminável que chamamos de amor”
Felipi Viana/Especial

A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjoo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso e dores na coluna, mas mais do que isso, ser mãe é viver novas emoções desde o primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga, até o instante em que se pode ver o bebê e o seu sorriso de reconhecimento pela primeira. Ao mesmo tempo, para cada criança, a mãe representa a sua ligação mais próxima e estreita com o mundo já que é através do contato com a mãe que todas as emoções e sentimentos dos bebês são gerados. Isso significa que, mais do que um ser especial, a presença da mãe é essencial e única para o bom desenvolvimento tanto físico e psicológico de cada criança.

A Psicoterapeuta Fernanda Schneider da Silva explica que os primeiros vínculos entre mamães e bebês são estabelecidos através da amamentação e, conta que estimula as mães a, mesmo após o período da amamentação, dedicar um tempo do seu dia para dar atenção exclusiva ao filho, mesmo quando há mais de um para cuidar. Tal atitude fará toda a diferença no desenvolvimento da criança.
“A medida que a criança vai crescendo, muda o papel da mãe, já que as necessidades passam a ser outras, mas a gente sempre precisa da mãe, mesmo sendo adulto e independente. E uma mãe presente e amorosa faz toda diferença na vida de um filho, já que mãe é sinônimo de paz, de amor, de afeto, de autoridade, de segurança, de base sólida”, conta Fernanda.

E, se a tarefa das mães é educar, proteger e cuidar, para os filhos a missão é a de valorizar uma figura tão importante quanto a mãe.
“Os filhos devem ouvir e obedecer aos pais. Gosto de explicar aos meus pacientes com algum "medo" de separação dos pais que, entre eles há um fio invisível que os une para sempre e, que não importa a distância, pois esse fio é elástico. Esse fio é o amor”, lembra Fernanda.

Sobre datas como o Dia das Mães, a psicoterapeuta lembra que elas são uma oportunidade de diálogo, de troca de amor e importantes para toda a família. Ela sugere um almoço em família, com a presença de todos os membros como uma oportunidade de realizar uma boa conversa, de estar próximo e, assim homenagear as mamães.
“Particularmente, eu desejo que haja mais união, diálogo, amor e respeito entre os membros de uma família. Só assim, existirão indivíduos mais felizes e bem ajustados”.

De Camila e Giovana Alves para Rosi
Leko Machado/Especial
"Na correria do dia-a-dia deixamos de falar o quanto és importante em nossas vidas. Nunca te esquece que te admiramos e amamos incondicionalmente. Somos orgulhosas da mãe que Deus nos deu".

De Beatriz, Luiza e Heloísa para Luciana
Leko Machado/Especial
“Mesmo que todo o dia seja dela, viemos parabenizá-la por ser essa mulher incrível e guerreira que nos ensina todos os dias a sermos pessoas melhores e que sempre está disposta a tudo para nos ajudar e nos fazer feliz. Te amamos mãe.  Com carinho”.

Trocas de conhecimento e informação no 23º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos
Programação acontece nos dias 28 e 29 de maio no Parque Juventino Corrêa de Moura em Dom Pedrito
Considerado um dos maiores eventos permanente da Pecuária de Corte do Rio Grande do Sul e tendo como ponto de referência o enfoque em assuntos diretamente relacionados à atividade, o Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos realiza entre os dias 28 e 29 de maio sua 23ª edição no Parque Juventino Corrêa de Moura em Dom Pedrito, com a proposta de reunir conceituados palestrantes, informando e difundindo a evolução tecnológica, pesquisas e resultados capazes de potencializar a produção e aprimorar as técnicas utilizadas. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Dom Pedrito e tem como público alvo produtores rurais, empresários, estudantes e demais pessoas relacionadas ao agronegócio.

O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, explica que o objetivo do Seminário é a promoção do aumento da produção nas propriedades rurais da região através de informação e conhecimento que traga aos produtores benefícios reais ao seu negócio, bem como a disponibilidade no mercado de insumos e máquinas para dar suporte aos avanços tecnológicos.
“Com 23 anos de história e tradição, o Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos já está consolidado como um dos maiores eventos na agropecuária do Rio Grande do Sul. O impacto deste evento está na desempenho de resultados da produtividade nas propriedades rurais. Por isso, nossa expectativa para o evento é favorável, visto que as seis palestras programadas são de alta performance, despertando o interesse no público alvo”, destaca Weber.

O evento terá inicio às 19h30 do dia 28 no Salão Nobre do Sindicato Rural com a Palestra “Perspectiva para a Economia Mundial e Brasileira” com Dr. Cláudio Frischtak, Presidente da Inter. B Consultoria Internacional de Negócios, Consultor Banco Mundial e Consultor do BID. Esta será a segunda vez que Frischtak participará do Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos. Em 2011, em sua primeira estada em Dom Pedrito, sua palestra fez bastante sucesso entre os participantes do Seminário, reforçando o desejo de um novo encontro. No dia 29, estão previstas palestras e debates durante todo o dia no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, incluindo o 6º Curso da Unipampa - Alternativas Alimentares Estratégicas para Sistemas Pecuários, que acontece durante a tarde.
Na palestra “Cenário da Pecuária Nacional”, a primeira do dia 29, a dinâmica de realização foi alterada para que a palestrante, a Dra. Lygia Pimental, conte com a participação do Dr. Valter Jose Pötter e do Dr. Fabio Medeiros que realizarão um debate objetivando a aproximação e interação do público.

Outra novidade na programação será a realização do “Curso de Sensibilização sobre a Qualidade do Azeite de Oliva” que acontecerá no dia 29 de maio às 18h no Restaurante do Parque de Exposições através de uma co-promoção do MAPA e EMBRAPA Clima Temperado. Por aconselhamento das entidades co-promotoras, os convites para o curso serão dirigidos e com vagas limitadas.

Programação
28 DE MAIO – SALÃO NOBRE SINDICATO RURAL
19h30 – Perspectivas para a economia Mundial e Brasileira – Dr. Cláudio Frischtak, Presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, Consultor Banco Mundial e Consultor do BID.

29 DE MAIO  - PARQUE DE EXPOSIÇÕES JUVENTINO CORRÊA DE MOURA
9h – Cenários da Pecuária Nacional -  Drª Lygia Pimentel, Médica Veterinária, pecuarista, diretora e consultora pela Agrifatto. Debatedores: Dr. Valter José Pötter, Médico Veterinário e produtor rural à frente da Guatambu Estância do Vinho  e Dr. Fabio Medeiros, Gerente Nacional do Programa de Carne Angus.

11h – Análise e Perspectivas dos Mercados de Arroz e Soja, Dr. Antonio da Luz, Economista Chefe da Farsul.

6º CURSO DA UNIPAMPA SOBRE  ALTERNATIVAS ALIMENTARES ESTRATÉGICAS PARA SISTEMAS PECUÁRIOS
14h - Produção e transferência de forragem para uso estratégico em períodos de déficit - Dr. Mikael Neumann, Eng. Agr., Mestre pela UFSM, Doutor pela UFRGS na área de produção animal, concentração e  nutrição de ruminantes. Prof. da UNICENTRO, Guarapuava - PR.

15h - O uso do grão como estratégia em épocas de relação de troca favorável – Renato Bittencourt, Zootecnista pela UNIPAMPA, Dom Pedrito- RS. Experiência em pesquisa e análise do mercado do boi gordo, grãos e insumos na Scot Consultoria. Atualmente é Diretor de Marketing, Administrador do site e consultor mercadológico e técnico da Lance Agronegócios

16h – Coffe Break

17h – Uso do creep feeding e desmame precoce como estratégias no ajuste de lotação – Eduardo Bohrer de Azevedo, Méd. Veterinário , Mestre e Doutor em Produção Animal pela UFRGS. Professor da UNIPAMPA, Itaqui – RS nas áreas de pastagens, produção e nutrição de ruminantes.




Amanhã, dia 10, tem show nacional em Bagé com o grupo Sorriso Maroto. Vai ser no Ginásio Presidente Médici, o Militão, a partir das 20h.

Nos dias 30 e 31 de maio, os fotógrafos Francisco de Assis e Alexandre Teixeira apresentarão um workshop fotográfico bem abrangente, onde vão mostrar suas experiências de mais de 12 anos de profissão. O evento vai acontecer no Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila Santa Thereza, e na Estância Rio Negro, próxima a Bagé. Informações pelo telefone (53) 9995-9758, ou pelo e-mail franciscorodriguesbage@hotmail.com.

Não se esqueçam: no próximo sábado, dia 16, tem almoço harmonizado na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito. Reservas pelo (53) 3242-3253. Não percam a oportunidade de degustar as delícias da fronteira harmonizadas com os premiados vinhos da vinícola.

A união foi em março, mas eles ainda vivem a lua de mel. Num clic de Leko Machado, Fraciele Alves e Rafael Pereira

 Ele está sempre em evidência nas redes sociais. Cheio de estilo, vive fazendo caras e bocas, isso que recém completou um aninho, hein?! Certamente puxou aos pais, casal talentoso, incentivador, e muito apaixonado pelo teatro. Na foto, Fabi e Michel Godinho com o pequeno Théo, durante as comemorações de seu primeiro aniversario, no domingo, dia 26


Família Pötter recebendo mais uma honraria por seu exímio trabalho na Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito. O destaque aconteceu durante a ExpoVinis, em São Paulo, onde a propriedade conquistou cinco medalhas, além do título de campeão com o lançamento do vinho Épico, na categoria Tintos Cortes. Parabéns e ainda mais sucesso a esses nobres representantes da Campanha Gaúcha!!!


Aí vai mais um clic da mostra fotográfica “Ano Pampa”, de Pablo Meira da Costa. Prestigiando o evento, Ângelo Silva, presidente da APATUR (Associação Pampa Gaúcho de Turismo), e sua filha, Roberta Leite Silva

Lindas maneiras de homenagear no Dia das Mães
A Óptica Bagé está repleta de opções para presentear sua mãe
O Dia das Mães é uma ótima oportunidade de deixar a sua mãe ainda mais bonita e elegante com um belo presente. Na Óptica Bagé as opções em joias, relógios e óculos solares são muitas e oferecem o que há de melhor, com grifes consagradas e qualidade garantida, além de trabalhar com as mais recentes tendências de moda. Tudo para agradar a sua mãe.

Corrente com pingente Ouro 18k 
Mickael Freitas/Especial

Meia-aliança com brilhantes
Mickael Freitas/Especial

Novidade na Óptica Bagé, a linha da Tommy Hilfiger com a tendência Animal Print e lente degradê

A mistura de matérias (o acetato da armação com detalhes em metal) é tendência na coleção Dolce e Gabbana

Armação com detalhe gatinho da Vogue

Um clássico em elegância e sofisticação, com lentes mais arredondadas na linha Givenchy

Kids e Teens

Mariáh da Silva Luiz, filha de Marcelo e Heloisa Helena

Mauro Ferreira Brasil e a dinda Thaís Scarton

Atividade
Nada melhor para homenagear a sua mãe do que você mesmo preparar um presente. Então, pinte o desenho bem bonito, assine e amanhã presentei a sua mãe. Ela vai adorar!

Para mamães ainda mais elegantes
Pensando em ajudar os filhos a presentear suas mães, a Nova Era está repleta de boas opções



Toda mãe adora ser presenteada no Dia das Mães e, melhor ainda, quando o presente ajuda a deixá-la ainda mais elegante, moderna, com qualidade e bons preços. E, para os filhos que ainda não encontraram o presente ideal para as suas mamães, a loja Nova Era de Bagé preparou uma promoção especial com super descontos em bolsas, pastas e nécessaires de vários tamanhos, cores e estilos para agradar a todas as personalidades e perfis das mães.


Outro destaque é a qualidade e o design das bolsas da Nova Era que são diferenciadas do mercado em cores, formatos e na praticidade, contando com diversos compartimentos. E, para as mamães que estão esperando os seus bebês, a loja conta ainda com a coleção completa de bolsas do bebê e que incluem a bolsa da mamãe, seguindo os mesmos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário