Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Caderno Pampa :: 11 de julho de 2015 :: Edição 339


PRÓXIMO CADERNO PAMPA: 25 DE JULHO DE 2015


Os dois principais temas desta edição do Caderno Pampa são bastante parecidos, falam dos mesmos assuntos, precisam de respeito e atenção e, no final das contas, são quase a mesma coisa. A amizade e a solidariedade precisam caminhar sempre juntas, afinal, amigo que é amigo é também solidário e consciente sobre a importância de ajudar as pessoas e, quem se solidariza com algo, torna-se amigo da causa. E, mais, quando solidariedade e amizades agem juntas é possível ainda unir a oportunidade de melhorar a vida das pessoas com iniciativas que reúnem amigos e parceiros em momentos de descontração. O Dia do Amigo, comemorado dia 20 de junho, acontecerá, neste ano, um dia depois do Street Store em Bagé – um projeto que tem como objetivo unir pessoas dispostas a colaborar para a construção de um mundo melhor, em um final de semana dedicado à amizade, companheirismo e solidariedade. Então, nada melhor do que entender o funcionamento e a importância de boas amizades para cultivar este sentimento e relacionamento com novas pessoas e, quem sabe assim, estar exercitando também a solidariedade e o respeito ao próximo. E, para aqueles que desejarem participar do Street Store, ainda há tempo para fazer as suas doações, basta buscar um dos pontos de coleta e deixar tudo aquilo que pode ser útil e importante para outras pessoas.

23ª edição do Arte na Vitrine colore Bagé
Atividades integraram a semana de aniversário da cidade
Já tradicional na cidade, o 23º Arte na Vitrine estará em 2015, além de abrir espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, integrando as comemorações de aniversário de Bagé e homenageando a cidade através da beleza da arte local. A iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBa) conta com o apoio da Prefeitura Municipal por intermédio da Casa de Cultura Pedro Wayne e deverá contar com cerca de 50 artistas, entre eles pintores, escultores, gravuristas, artesãos, fotógrafos, poetas, escritores, entre outros artistas que estarão participando desta grande galeria a céu aberto, que oportuniza que os bageenses apreciem a arte que estará exposta em dezenas de vitrines da cidade. A artista homenageada desta edição, indicada pela categoria que faz a arte acontecer em Bagé foi Maria de Lourdes Alcade, um empresário também será homenageado, devendo a ACIBa fazer a indicação. O lançamento do 23º Arte na Vitrine acontece dia 13 de julho, quando as obras participantes deverão iniciar a exposição nas lojas.

Feira do Livro de Dom Pedrito realiza Cortejo Cultural
Com o objetivo de marcar os 100 dias que antecedem a 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito, um cortejo cultural apresentou as temáticas da feira neste ano e reuniu escolas, representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, dos Bombeiros, de grupos de escoteiros, além da banda do Instituto de Educação Bernardino Ângelo e as Sesmarias. A concentração do Cortejo aconteceu em frente ao Museu Paulo Firpo e, durante a caminhada, percorreu algumas ruas da cidade, encerrando a atividade no Largo Izidoro Dias Lopes.  A Feira deste ano tem como patrono Nelso Oliva e tratará de temas como a diversidade cultural, o Dia do Mestre, as etnias e a matriz africana, a tradição do folclore, a arte urbana, o universo estudantil e o Dia da Criança.
A 11ª edição da Feira do Livro de Dom Pedrito deverá contar com mais de dez livrarias e editoras, apresentações de shows artísticos, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros, palestras, seminários e bate papo cultural. A Feira é uma realização da Prefeitura de Dom Pedrito e acontecerá entre 5 e 11 de outubro de 2015.

Último dia do 6º Fimp
Festival encerra hoje, dia 11 de julho
De 5 a 11 de julho, a região foi embalada pela música erudita. Em sua 6ª edição o Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp) teve como grande novidade a regionalização através da realização de concertos noturnos nas cidades de Aceguá e Pinheiro Machado e concertos comunitários em Hulha Negra e Candiota. Além das apresentações de artistas internacionais renomados em concertos noturnos e comunitários, músicos de todo o país e do mundo tiveram a oportunidade de estudar com professores conceituados.
Hoje, dia 11 de julho, a programação terá o seu encerramento com o último concerto noturno da edição. A apresentação é a partir das 20h30 no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza e a entrada é gratuita. No palco, sob a regência do Maestro Jean Reis apresenta-se a Orquestra do Fimp. Antes, ainda durante a manhã, o Centro Administrativo, através da Feira Alto do Camaquã, recebe o último concerto comunitário. O 6º Fimp contou com a Direção Artística do Maestro Jean Reis, Direção Pedagógica de Marcos Machado e Direção Administrativa de Raquel Mantovani.

Candiota realizará em julho 1º Colônia em Festa
Programação acontece dias 25 e 26 de julho
Para comemorar o dia do Colono e Motorista, Candiota terá nos dias 25 e 26 de julho de 2015 no Ginásio Ordália Ferreira Barbosa – assentamento São Miguel, o 1º Colônia em Festa. O evento foi elaborado buscando enaltecer a ruralidade, as produções e os produtores. Em sua primeira edição, a atividade contará com uma programação diversificada. No primeiro dia, o evento inicia a partir das 10h com o Desfile e a Gincana Colonial, além do 1º Festival de Moda de Viola na Colônia. Já no domingo, a programação inicia às 9h com um Ato Ecumênico, seguida do Futsal na Colônia (modalidade feminina e masculina), Matinê Rural. Além da gastronomia local, o evento conta ainda com a comercialização de produtos coloniais e de artesanato, nos dois dias de festividades.

Amizade que faz bem à saúde
Nada melhor que, aproveitar o Dia do Amigo para estreitar laços e desfrutar dos benefícios que a amizade pode gerar

Os primeiros relacionamentos que temos na vida são de amizade. Seja com a mãe, o pai, os familiares mais próximos, até os primeiros amiguinhos da escola, durante a fase da adolescência e vida adulta. Sempre que existe afinidade, existe também a amizade. E, não à toa, existe também um dia dedicação especialmente a este sentimento. O Dia do Amigo, comemorado internacionalmente em 20 de julho, é a ocasião ideal para dar uma pausa no cotidiano atribulado e colocar a conversa em dia com aquela pessoa querida que é a companhia perfeita para os melhores momentos da vida e, também para compreender melhor a importância da amizade, um relacionamento que afeta o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

As psicólogas Carmen Regina Fara e Marina Sá Costa Netto, explicam que a capacidade de entrosar-se com os outros, baseada na sensação de que se é compreendido pelo outro, chama-se relacionamento e, dos relacionamentos surgem as amizades. É importante, ainda compreender a diferença entre o amigo e conhecido. Os amigos dialogam mais, trocam abraços e beijos, fazem confidencias com profundidade, são parecidos quanto a traços de personalidade e atitudes e se assemelham em sentimentos e gostos à medida que interagem. Já entre pessoas conhecidas prevalece a superficialidade, já que não há conhecimento mútuo, intimidade e confiança.

“O fato de termos pessoas com quem contar, conversar ou pessoas que possam oferecer consolo, ajuda a nos proteger do impacto rigoroso dos problemas da vida. E, mais, estudos comprovam que a qualidade e um razoável número de pessoas com quem nos relacionamos, parecem ser fundamentais para amenizar as tensões. As relações de amizade são terapêuticas. Está comprovado pela medicina, que quem tem amigos vive melhor. E, quanto mais importantes e significativos forem os relacionamentos, melhor para a preservação da nossa saúde”, destaca Carmen.

Outro aspecto da amizade diz respeito à lealdade e companheirismo.
“Um amigo é importante, pois podemos contar em todos os momentos. É alguém que nos apoia e nos ajuda a enfrentar os problemas, que nos mostra que não estamos sós. E, para isso, um relacionamento de amizade precisa se sustentar nos princípios de respeito e lealdade”, lembra Marina.

E, se escolhemos nossos amigos pelos traços de personalidade, interesses, sexo, idade, estado civil, religião, dentre outros fatores, é fácil entender porque há amizades que começam na infância e perduram até a idade adulta, ou até a velhice. Basta que haja confiança, respeito, aceitação, compreensão, dedicação mútua, altruísmo, aconselhamento, tolerância para que o relacionamento seja saudável e duradouro. Porém, ao mesmo tempo, há situações em que a empatia e a amizade não acontecem, nestes casos, segundo as psicólogas, o respeito é o melhor caminho.
“No trabalho, por exemplo, podem existir situações em que precisamos conviver com pessoas que não temos muita afinidade. Nesses casos, o importante é saber que devemos manter o respeito com o outro, para que o ambiente de trabalho não se torne desagradável”, argumentam Carmen e Marina.

Loja de rua e solidariedade 
Uma oportunidade de ajudar e espalhar o bem com a Street Store Bagé
Quem desejar colaborar, pode buscar um dos pontos de coleta (espalhados por diversas lojas e locais públicos de Bagé) e fazer a sua doação. Estão sendo aceitos roupas, sapatos, cintos, lenços, bijoux, bonés, travesseiros e almofadas adulto e infantil - masculino e feminino

De um grupo de pessoas unidas em prol da solidariedade e da promoção de uma vida mais digna para quem precisa, surgiu a iniciativa de realizar em Bagé uma edição do Street Store, quando pessoas carentes tem a oportunidade de escolher peças de roupas e sapatos ao seu gosto e a ter acesso a serviços gratuitos. A inciativa teve inicio com as amigas Camila de Carli e Camila Gomes e, logo um grupo no WhatsApp foi formado por 35 pessoas dispostas a ajudar e a fazer o bem.

A ideia do The Street Store, ou “loja de rua", é um projeto que surgiu na África do Sul que, mais do que distribuir roupas para que as pessoas se aqueçam no inverno, busca auxiliar no processo de reconstrução da autoestima dessas pessoas que vão poder olhar e escolher o que precisam uma experiência de loja. Para tal, as peças serão colocadas em cabides, mesas e araras e cada roupa será escolhida pelas pessoas beneficiadas por ordem de chegada. Uma das integrantes do grupo da organização, Luciane Silva, conta que todos voluntários que tem um objetivo comum que é o de ajudar o próximo, e várias empresas também aderiram ao projeto tornando-se pontos de recolhimento dos donativos.

“O projeto Street Store em Bagé está virando um movimento, que está mobilizando as pessoas a contribuírem de uma forma diferente”, destaca Luciane.

Paralelamente a distribuição de roupas e sapatos, serão disponibilizados outros serviços como a doação de sopão, um book fotográfico, cortes de cabelo e outros brindes para pessoas carentes dos bairros de Bagé. A iniciativa acontece dia 19 de julho das 11hs até às 16h30 na Praça de Esportes (se estiver chovendo, o evento será remarcado). Os interessados em colaborar podem procurar um dos pontos de coleta e fazer a sua doação.



Amanhã (dia 12) tem festa julina na Fitness Move Academia Feminina – a qual eu frequento – a partir das 14h. O evento é aberto às alunas e suas convidadas. Ah, os meninos também podem ir! Convites na recepção.

Dia 16, no teatro Santo Antônio, do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, acontece a Camerata Pampeana de Violões, recital de lançamento do projeto de extensão da Unipampa. O evento inicia às 20h. Para participar, basta doar um agasalho.

Dia 24 de julho tem o Prêmio Distinção Empresarial. Promoção da Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBa, que também dará posse, oficialmente, ao seu novo presidente, Lindonor Peruzzo Junior. O evento vai acontecer no Clube Comercial.

Dica: Eu não moro em Dom Pedrito, mas se morasse ou se visitasse a cidade com mais frequência, certamente degustaria as delícias do Restaurante Cumbuca. Se só ao acessar a fan page do empreendimento no Facebook já dá água na boca, imagina ao provar! Imperdível! Aos da cidade, valorizem essa caprichosa gastronomia e, aos que assim como eu não residem lá, quando por Dom Pedrito passarem, não deixem de conferir!

Na próxima sexta-feira, dia 17, minha grande amiga, a pedritense Kellen Pohlmann faz aniversário, e vai comemorar em grande estilo, na hermosa Buenos Aires. De férias do trabalho (ela é publicitária na Agência Escala, em Porto Alegre), ela e um grupo de amigos vão festejar em dobro a ocasião. Amiga, boa viagem e, desde já, um feliz aniversário!

Renata Meirelles (minha super nutricionista) com sua afilhada Helena. A pequena, que é filha de Josiane de Oliveira, comemorou seu primeiro aninho no dia 27, no salão de festas Fuzarca. Familiares e amigos de Bagé e Pinheiro Machado prestigiaram a festa

Quem também comemorou seu primeiro aninho no dia 27 foi o pequeno Otávio, filho de Liane e Dionatan. A festa, que aconteceu no salão de festas do Jardim do Castelo, contou com os clics de Adilson Roccini

Minha queridíssima Marcia Duro Mello esteve em Canela, no dia 19, para receber a Comenda Cultural, bem como para julgar os concursos Miss e Mister América Internacional e Miss Plus Size Internacional. Na foto ela está acompanhada de seu esposo, Cleodomar de Quadros Mello

O mais novo Governador do Distrito 4780 do Rotary, o bageense Paulo Prates Filho, e sua esposa Saionara. O casal tomou posse no dia 04, numa bela cerimônia no Clube Comercial em Bagé

Sem desperdício!
Nem sempre quando terminamos uma refeição consumimos todos os alimentos preparados. Nesses casos, com criatividade é possível reutilizar o que sobrou das refeições fazendo receitas saborosas e simples, além disso, essa prática é uma grande aliada para quem quer economizar nos gastos e demostrar responsabilidade contra o desperdício de alimentos.

Arroz de forno cremoso

Ingredientes:
1 lata de creme de leite
2 gemas
Cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino
4 xícaras (chá) de arroz cozido
200 g de presunto cortado em tirinhas
6 cubinhos de queijo cortados
Margarina para untar
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Misture batendo com um garfo as gemas, o creme de leite, o sal, a pimenta do reino e a cebolinha. Em um refratário untado coloque uma camada do arroz já cozido. Despeje a mistura e coloque tiras de presunto e queijo. Repita o mesmo procedimento para outras camadas. Finalize polvilhando o queijo ralado por cima. Leve ao forno para aquecer, derreter o queijo e gratinar.

Torta de legumes

Ingredientes:
Massa
1,5 litros de leite integral
½ copo de óleo de soja
3 ovos
18 colheres de sopa de farinha de trigo
Quanto baste de manteiga e farinha para untar a forma
Sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio
2 latas de milho verde
3 colheres de sopa de requeijão
2 latas de atum
2 latas de ervilha

Modo de Preparo:
Para começar a massa da torta de legumes bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Para o recheio, misture todos os ingredientes em uma travessa. Para montar unte uma assadeira retangular com manteiga e farinha de trigo. A seguir forre a com metade da massa e depois adicione o recheio. Complete com o resto da massa até chegar próximo da borda. Despeje queijo ralado e azeitonas por cima para decorar. Asse a mistura em forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que fique dourada.

Salada Cesar

Ingredientes:
1 alface americana lavada
1 tomate cortado
1 peito de frango grelhado e cortado em tiras
1 xícara de parmesão ralado
2 xícaras de croutons crocantes
1 colher de sopa de óleo
½ xícara de azeite
1 gema
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda
½ xícara de suco de limão

Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o óleo, o azeite, a gema, os alhos picados, a maionese, a mostarda e o limão. Misture muito bem, esse será o molho da salada. Em uma tigela grande, coloque a alface já lavada, despeje o molho e salpique com os croutons prontos. A salada está pronta.

Kids e Teens

 Os irmãos Matheus e Cecília Lehr Pegoraro de seis e de um ano, respectivamente. Eles são de Dom Pedrito

Com três meses, o colorado Antony Peixe de Souza. Ele é filho de Elenice da Silva Peixe
Atividade
É tempo de férias. De aproveitar e relaxar. Então, entrando no clima do descanso, pinte o desenho bem bonito.

Muitas novidades e opções para curtir as férias
Jogos, brinquedos para colecionar e usar a imaginação são ótimos para aproveitar o tempo livre



As férias de julho, acompanhada do frio do inverno, é uma excelente oportunidade para estar em casa e desfrutar de bons momentos com brinquedos novos, que proporcionam lazer, diversão, entretenimento e até conhecimento. Pensando neste período de recesso escolar, em que as crianças e jovens tem mais tempo livre, a loja de brinquedos Nova Era de Bagé está realizando mais uma edição da sua já tradicional promoção “Férias Malucas” com descontos especiais em vários setores da loja. E, para quem já está pensando no retorno para a rotina escolar e precisa renovar o material, a loja está com 50% de desconto na linha de mochilas, lancheiras e estojos e, mais, descontos de 20% na linha de cadernos e cadernetas, além dos kits de material escolar com preço especial.

Ao mesmo tempo, vários brinquedos da loja estão com preços diferenciados. E, como é inverno, tempo de se proteger do frio, a loja está realizando liquidação na linha de pantufas, com opções e preços especiais para bebês, crianças, adolescentes e adultos.

Novidades
Entre os lançamentos que são sucessos na Nova Era, as linhas Shopkins e Amigami estão entre as preferidas das crianças. Os brinquedos Shopkins são miniaturas da vários produtos que vêm acompanhados de carrinhos de supermercados e outros para colecionar. Já os Amigami são papeis e adesivos para exercitar a imaginação e criar vários origamis diferentes e completar os amigos.

Inscrições para o 16º Congresso Internacional da Gestão estão abertas
Evento referência mundial nas áreas da qualidade e gestão será realizado nos dias 16 e 17 de julho em Porto Alegre
Os interessados em participar 16° Congresso Internacional da Gestão – evento referência mundial nas áreas da qualidade e gestão – já podem realizar suas inscrições no Congresso, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), através do site www.portalqualidade.com/pgqp clicando no banner do evento. Com o tema Conexão Qualidade - o resultado da evolução continuada, o Congresso levará a Porto Alegre o presidente da Barrett Values Centre, Richard Barret, e o presidente da Schargel Consulting Group, Franklin Schargel, entre outros nomes internacionais e nacionais. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho na FIERGS. O encontro contará com palestras de renome nacionais e internacionais, que abordarão o tema, propondo avanços para a sociedade e discutindo formas de melhorar a qualidade de vida do cidadão. No dia 17 de julho, à noite, também será realizada a entrega do 20º Prêmio Qualidade RS (PQRS), o grande momento de reconhecimento às organizações que se destacam em suas práticas e resultados na qualidade da Gestão. A premiação será entregue, juntamente com a 5ª edição do Prêmio Inovação PGQP. O PQRS é reconhecido como o Oscar da Qualidade por sua credibilidade e critérios rigorosos de avaliação.

Lã e artesanato unidos ao design
Vivências e influências do cotidiano da Campanha são a inspiração para as peças

Fotos:Nilton Santolin/Especial

Da memória afetiva que tinha da infância, a designer Eulália Anselmo elaborou seus primeiros produtos de artesanato tendo a lã natural de ovelha como matéria prima. Da parceria com um grupo de artesãs da região de Bagé surgiram as primeiras peças e, que hoje, compõem uma variada coleção que valoriza os aspectos regionais e as coisas naturais como uma forma de, também, promover o desenvolvimento do artesanato local.

“De minha infância, em Pedras Altas, na Estância de meu avô Vavá e de minha avó Flora, ele criador de ovelhas, ela nos ensinando as “lidas da Campanha” como cardar, fiar, tecer, tricotar, crochetar, aliado a um processo criativo que foi rompendo barreiras e buscando a essência das coisas que devem ser preservadas para que nós humanos tenhamos uma vida conectada com nossa história, com o ambiente natural e construído, com os outros, conosco mesmos e com Deus, e a partir do encontro com mulheres artesãs que com alegria acolheram minhas ideias e que hoje são as mãos abençoadas que materializam meu trabalho, estamos recomeçando de forma simples, com apenas alguns produtos, mas com muito amor”, explica Eulália.

As peças das linhas Bichos, Casa, Corpo, Jogos, Natal e Sacra, são produzidas de forma totalmente artesanais, com lã de ovelha 100% natural em 3 tons naturais de lã: Cru, Chocolate e Crioulo e, agora estão disponíveis no atelier da designer ou na sua loja virtual.

Sucesso no 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha
Importantes palestrantes do setor rural estiveram reunidos em Bagé para debater a lavoura de soja

Palestras, painéis e oficinas técnicas fizeram parte da 2ª edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha e consolidaram o evento como uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e experiências sobre a lavoura de soja, atraindo grande público e renomados palestrantes do setor rural. Já na noite de abertura, 06, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ernani Polo, estiveram presentes fazendo suas falas aos participantes e demonstrando o potencial da soja para o desenvolvimento econômico e social da região como uma lavoura de complemento à lavoura de arroz e a pecuária de corte e leiteira. Antônio da Luz palestrou sobre os desafios da competitividade do agronegócio brasileiro e Roberto Rodrigues falou sobre o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo. Após, Ernani Polo foi o mediador dos painéis de debate.

Na terça-feira, dia 07, a programação teve às 8h30 com as explanações de importantes nomes do setor como Lucas Navarini, Aníbal de Moraes, Vlamir Brandalizze, Mauro Braga e Dirceu Gassen. E, o último dia do 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha foi dedicado a realização de oficinas técnicas promovidas pelas empresas patrocinadoras do evento e que foram uma oportunidade de conhecimento sobre as novidades e preparo de mão de obra para o setor.

O 2º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha foi uma realização da Associação e Sindicato Rural de Bagé e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário