Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Caderno Pampa :: 08 de agosto de 2015 :: Edição 341


PRÓXIMO PAMPA: 29 DE AGOSTO


Amanhã é Dia dos Pais, dia de reunir a família, de festejar e homenagear. Em um mundo de tantas transformações e inseguranças, a figura paterna representa mais do que proteção e segurança, ele precisa ser amigo, presente e companheiro. Por isso, preparamos uma matéria especial sobre a influência do papel de um pai na vida de uma criança ou adolescente, porque mesmo que atualmente novos formatos familiares contemplem essa figura de um modo diferente do tradicional, é a figura do pai, seja ele homem ou mulher, avó ou avô, tio ou tia, faz toda diferença no desenvolvimento. E, para uma figura tão especial, nada melhor do que sugestões de presentes igualmente especiais. Quem deixou para a última hora para comprar o presente do seu pai, tem na edição e hoje do Caderno Pampa sugestões que contemplam vários estilos e personalidades de pais com muita elegância e funcionalidade. Afinal, homenagear alguém querido é, também, presentear!

Apresentamos também a segunda matéria com um preview do que a região levará a 38ª Expointer. Hoje, o espaço é dedicado aos Sindicatos Rurais e suas programações, especialmente no que diz respeito aos lançamentos das expofeiras da região e que usam a Expointer como uma grande vitrine para atrair mais público e compradores. Informe-se e acompanhe toda a movimentação, prestigiando o trabalho desenvolvido pelo homem do campo da região da campanha.

Arte através do Festival Bageense de Teatro
Programação acontece entre 25 e 29 de agosto em Bagé
Grupos e companhias teatrais que desejam participar do Festival Bageense de Teatro têm até o dia 15 de agosto para realizar sua inscrição através do site www.entreatosdivulga.com.br. O evento, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de agosto em Bagé, deverá reunir apresentações de várias cidades do Rio Grande do Sul em uma competição em que serão avaliados a relação entre a proposta apresentada na ficha de inscrição e o que foi apresentado em cena, a linguagem cênica e as referências utilizadas, interpretação, recursos expressivos e comunicação cênica, por três jurados, que já estão definidos. Além das 10 apresentações que acontecerão, após cada espetáculo será realizado um debate para troca de experiências, conhecimentos, curiosidades sobre o trabalho envolvendo os participantes das esquetes, os jurados e o público. Ao final, serão premiados melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor iluminação, melhor figurino, melhor cenário, melhor cenário, melhor trilha sonora, melhor espetáculo por júri popular e melhor espetáculo por júri técnico. A programação inclui ainda a realização de oficinas gratuitas sobre improvisação, maquiagem, produção, entre outras.

33º Seurs da Unipampa reune 600 participantes
Seminário contou com 20 delegações de instituições públicas de ensino superior entre 5 e 7 de agosto em Bagé
O 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) movimentou Bagé e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que organiza e promove o encontro por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. Entre os dias 5, 6 e 7 de agosto, 20 delegações vindas de instituições públicas de ensino superior dos três estados da região sul do Brasil totalizando cerca de 600 participantes, se reuniram no Campus Bagé para discutir o tema “Extensão e Cidade: caminhos de interação, desenvolvimento e visibilidades”.
Com mais de três décadas de tradição, o Seurs é consolidado como o principal evento da extensão universitária no sul do País e proporciona um compartilhamento intenso de experiências e saberes entre as instituições. A programação do evento contou também com sessões de comunicação oral e minicursos, além de visitas técnicas em comunidades de Bagé, Aceguá e Candiota.
O Seminário também dará espaço às manifestações artístico-culturais desenvolvidas pelas Universidades participantes. Durante as atividades foi realizada, também, a mostra dos 61 trabalhos inscritos no Concurso de Artesanato do Pampa, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

II Corrida Fantástica em prol da solidariedade
Atividade irá marcar início da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Bagé
Unir a prática de uma atividade física à solidariedade. Esta é a proposta da Corrida Fantástica que, no dia 21 de agosto marcará também a abertura da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Bagé em uma atividade conjunta entre o Caminho da Luz, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Bageense de Deficientes Físicos (Abadef) e a Prefeitura de Bagé, que em 2014 já foi sucesso. A largada será dada às 14h em frente à Apae, na Avenida Espanha, 2548. As inscrições para a II Corrida Fantástica estão abertas e podem ser feitas na Apae, no Caminho da Luz e ou e-mail maedeficientes_bage@hotmail.com.

A relação pai e filho 
As relações entre pais e filhos ficam ainda mais evidentes em datas como o Dia dos Pais

Giovane Borba e o pequeno Gustavo em total sintonia
Foto: Mickael Freitas/Especial

João José, o pai do Psicólogo João Eduardo

Assim como qualquer relacionamento humano, a relação entre pais e filhos é algo que precisa ser nutrido, cuidado e preservado. Em datas como o Dia dos Pais, a importância do convívio entre pais e filhos ganha ainda mais evidência, uma vez que a presença da família tanto no desenvolvimento infantil, quanto durante a adolescência e vida adulta, podem fazer bastante diferença e ser fundamentais. Daí a importância de entender os mecanismos que regem os relacionamentos entre pais e filhos de modo que se possa aproveitar ao máximo os benefícios desta relação.

O Psicólogo e especializando em Família na Contemporaneidade, João Eduardo Bittencourt Azambuja, lembra que durante o desenvolvimento da criança, o pai serve como referência para a sua introdução no convívio social. Nesse período, o pai pode ser visto como ”herói”, como um modelo, oferecendo confiança e segurança para as tarefas da criança, fora do ambiente familiar. Já na adolescência, período da vida marcado por mudanças corporais, por descobertas e pela busca da identidade pessoal em que o jovem pode se mostrar combativo e desafiador, o pai precisa lembrar que um dia já foi adolescente, com dúvidas, sonhos e aspirações, para poder se colocar no lugar do filho e orientá-lo.
“Ter um pai que oferece este suporte pode significar a presença de uma base segura para o jovem explorar o mundo exterior com sucesso, e ter alguém para poder contar suas façanhas, suas tristezas e seus sonhos, conforme cresce e se descobre”, explica João.

E, se de um lado, a presença do pai é bastante importante para qualquer criança ou adolescente, de outro desempenhar a função paterna é uma grande responsabilidade e que também implica em consequências para os pais. Até, porque, com as transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas, com a inclusão da mulher no mercado de trabalho, por exemplo, o pai teve seu papel ampliado e modificado. Tradicionalmente visto como responsável pelo sustento do lar, o pai, nos dias de hoje, cuida da casa e participa da criação dos filhos.
“Para se fazer relevante na vida do filho, o pai deve ser presente. E para ser presente na criação do filho, o pai deve participar. Esta participação se dá na discussão conjunta com o outro cuidador sobre como melhor educar a criança e na construção da relação com o próprio filho. O pai sabe os interesses do filho? Do que ele gosta? Quem são seus amigos? Sem esquecer, ainda, que tudo o que se fala sobre relacionamentos familiares, o amor parece ser o mais importante. Amar o filho como ele é, com suas qualidades e com seus defeitos auxilia na manutenção da autoestima. Tudo isso parece trabalhoso, e será. De outro lado, será também recompensador”, lembra João.

E, se ainda faltar motivos ou maneiras de brindar a relação pai e filho, João sugere que um bom abraço alimenta pequenos detalhes que são fundamentais em qualquer relacionamento.

Estilo e elegância para várias personalidades de pais 
Óculos solares, relógios ou cuias e bombas são excelentes opções de presente no Dia dos Pais
A coleção inverno 2015 em óculos solares e de grau, relógios, joias e em cuias e bombas, da Óptica Bagé são excelentes opções para presentear no Dia dos Pais. Entre os destaques, a linha clássica da Ray-Ban de solares, os relógios Technos, Dumond, Orient e Mormaii (esportivos), além das cuias e bombas em prata e com detalhes folheados a ouro com preço especial.

Óculos Solar Ray-Ban Highstreet Quadrado. Casual, descolado ou formal, o seu design forte vai bem com qualquer estilo. Um óculos de estilo com uma ponte dupla e hastes curvas elegantes, tudo em materiais contemporâneos.

 A icônica linha Aviador da Ray-Ban foi redefinida com este modelo. O Ray-Ban Liteforce é produzido a partir de um novo polímero de alta tecnologia que proporciona mais leveza, durabilidade e conforto às armações de plástico, mantendo a mesma espessura fina das armações de metal do clássico Aviador.


A linha Legacy da Technos reúne contemporaneidade e elegância ao apresentar as principais tendências no inverno 2015 para relógios: modelos grandes e dourados, com qualidade e durabilidade reconhecidos.

Cuia e bomba, símbolos do gaúcho, com todo o requinte e sofisticação do ouro e prata. Tanto a cuia, quanto a bomba, que são em prata e com detalhes folheados a ouro, estão em promoção especial para o Dia dos Pais.



Na edição anterior divulguei que o 3º Festival Bajeense de Teatro aconteceria entre os dias 18 e 22, porém, o evento foi transferido para os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de agosto. A programação e outras informações podem ser obtidas no site www.entreatosdivulga.com.br.

O Governador do Distrito 4780 do Rotary Internacional, Paulo Prates Filho,  e sua esposa, Saionara, iniciaram na última semana a visita aos Clubes de Rotary da região. O governador deve acompanhar as reuniões dos 49 Clubes de Rotary que integram o Distrito 4780. Para isso, viaja a todas as 22 cidades que compõe o Distrito. O roteiro se estende até o mês de novembro, quando o governador visita os Clubes de Rotary de Bagé, sua cidade natal.

Dia 12, a renomada artista plástica, Marilia Fayh, estará expondo na AZ Galeria, em Bagé, e no dia 13, a escultora, poeta e gravurista vai bater um papo descontraído com clientes, amigos e convidados no auditório da Universidade da Região da Campanha – Urcamp. Mais informações pelo telefone (53) 3311 0699.

Em Santa Cruz do Sul, Débora e Paulo Ricardo Dias, com a filha Camila, que festejou sua formatura em Medicina pela Unisc. Clics Diones Alves


A médica ao lado do irmão, Paulo Ricardo Dilélio Dias


No Prêmio Distinção Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Bagé - ACIBa, o empresário Cléo Coelho e sua esposa Lucinha Ferreira. Clic Viviane Becker

Jéssica Borges “turistando” nos Estados Unidos, viagem que ganhou dos pais Bere Borges e Coronel Costa ao completar 15 anos


Luiza da Costa Corrêa Oliveira, acadêmica de Zootecnia da UNIPAMPA, embarcou dia no 1º para Bragança, em Portugal, onde irá estagiar na Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Bragança, retornando no mês de dezembro

O badalado cerimonialista de Dom Pedrito, Leonardo Leão, esteve recentemente no evento Mostra Festas 2015, em Porto Alegre, onde fotografou com a colunista de etiqueta social da ZH, Célia Ribeiro

Sobremesas especiais para o Dia dos Pais
O domingo de Dia dos Pais é sinônimo de família reunida para o tradicional almoço. Então, nada melhor do que pensar também em uma sobremesa especial.

Torta de limão com suspiros

Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/3 de xícara (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) de água
1 pitada de sal
Recheio
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de maisena
1 e 1/2 xícara (chá) de água quente
3 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
Suspiro
3 claras
1 pitada de bicarbonato
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1/3 de xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Para a massa, misture a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Acrescente a água e o sal. Preaqueça o forno a 200ºC. Abra a massa e forre uma fôrma de 22 cm de diâmetro. Cubra com papel-manteiga. Asse por 15 minutos. Tire o papel e, quando a massa começar a dourar, retire do forno.
Para o recheio, misture o açúcar, a maisena e a água e leve ao fogo até engrossar. Numa tigela com as gemas batidas, acrescente um pouco dessa mistura e mexa. Coloque-a na panela, com o restante da mistura, e cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo e junte a manteiga e o suco.
Bata todos os ingredientes do suspiro até formar picos firmes. Cubra a massa com o recheio e depois o suspiro. Leve ao forno preaquecido até a cobertura começar a dourar.

Torta de chocolate branco com maracujá

Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 ovo
Recheio
300 g de chocolate branco
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
1 colher (chá) de manteiga
1/2 lata de suco de maracujá (use a mesma medida do leite condensado)
1 colher (sobremesa) de glucose de milho
1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor
3 claras em neve
Modo de preparo
Para a massa, misture a farinha, o sal e o açúcar com a manteiga, com as mãos, até obter uma farofa grossa. Junte o ovo e mexa até obter uma bola. Não sove a massa. Leve à geladeira coberta com filme plástico por 15 minutos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda. Asse em forno médio preaquecido por 20 minutos, aproximadamente.
Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e junte o creme de leite, o leite condensado, a manteiga, o suco de maracujá e a glucose de milho. Mexa bem e deixe esfriar. Hidrate a gelatina conforme as instruções do fabricante e junte-a ao recheio. Mexa e incorpore as claras em neve delicadamente. Despeje sobre a massa e leve à geladeira até o dia seguinte. Decore com raspas de chocolate ao leite ou amargo.

Pavê de chocolate

Ingredientes
4 latas de leite condensado
3 ovos
3 medidas da lata de leite
2 colheres de sopa de maisena
3 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
12 bombons Sonho de Valsa ou Serenata de Amor
Modo de preparo
Creme branco
Misture 2 latas de leite condensado com 2 medidas de leite, as gemas e 1 colher de maisena. Leve ao fogo baixo até engrossar mexendo sempre para não empelotar, despeje num refratário e espere esfriar.
Creme de brigadeiro
Coloque 2 latas de leite condensado com uma medida de leite, 1 colher de maisena e o chocolate em pó numa panela e leve ao fogo baixo até engrossar, despeje sobre o creme branco.
Creme de claras
Bata as claras em neve acrescentando o açúcar aos poucos e depois adicione o creme de leite sem soro mexendo delicadamente, despeje sobre o creme de brigadeiro.
Pique grosseiramente os bombons e coloque sobre a última camada. Leve ao congelador por 3 horas e depois coloque na geladeira.

Kids e Teens

Mariana Costa, orgulho da tia babona Suélen

Valentina Soares Mesquita de 4 anos. Ela é filha de Jean Paulo e Roberta

Hêndryo Hernandes Nilson, completou 12 anos dia 29 de junho

Atividade
Você pode preparar um desenho bem bonito para presentear o seu papai amanhã. Complete o rosto do boneco igualzinho ao do seu pai, pinte o desenho, assine e entregue para ele. Ele irá adorar!

Para presentear e brincar junto
Além de reviver a infância, alguns presentes podem ser uma oportunidade de unir pais e filhos através da brincadeira




Brincar pode ser também uma oportunidade de aprender e de estreitar relações entre pais e filhos, principalmente quando a brincadeira envolver lembranças da infância dos pais, em atividades criativas, divertidas, que desafiam ou que exigem o uso de estratégias. E o Dia dos Pais pode ser uma excelente data para aumentar as horas de convívio entre as famílias utilizando o presente como um pretexto para unir e convidar a todos para entrar na brincadeira.
Muitas dicas e boas sugestões para presentear no Dia dos Pais contam com jogos e brinquedos perfeitos para boas brincadeiras entre pais e filhos. Entre os jogos, os de xadrez, damas ou de estratégia, são também uma oportunidade de desenvolver novas habilidades. Outros, como os clássicos Detetive, Banco Imobiliário, Imagem e Ação e muitos outros, representam uma aproximação entre a infância de pais e filhos, que podem partilhar das mesmas experiências e emoções com estes jogos. Os ferroramas ou as pistas de corrida também representam uma releitura da infância dos pais, que podem reviver bons momentos, mas desta vez acompanhados dos filhos. Outras opções, como os carros, motos e drones de controle remoto também são diversão garantida para todas as idades. Outras opções, para pais mais descolados e jovens, são as pastas e mochilas executivas. Todas as opções estão disponíveis na loja Nova Era.

Expofeiras da região serão lançadas na Expointer 2015
Atividades integram a programação da 38ª Expointer, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio

Foto: Manuella Brandolff/Especial

A Expointer, como grande vitrine do setor rural que é, serve também como palco para os lançamentos das expofeiras que acontecem em diversas cidades do interior. Bagé, Dom Pedrito e São Gabriel são exemplos de cidades que aproveitam a movimentação da Expointer para convidar produtores rurais, imprensa e autoridades a prestigiar os seus eventos. Neste ano, a 38ª Expointer acontece entre os dias 29 de setembro e 06 de agosto no Parque Assis Brasil em Esteio e promete reunir o que há de melhor no setor rural com provas campeiras, remates, negócios, lançamentos, exposições e muita movimentação.

Como já de costume, a Associação e Sindicato Rural de Bagé realiza o lançamento da 103ª Expofeira no dia 02 de setembro a partir das 19h na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil. O evento acontece em parceria com o Sindicato Rural de Pinheiro Machado que lançará a XXXII Feovelha.
“Estaremos repetindo a parceria com o Sindicato Rural de Bagé e nos fazendo presente na Expointer que é o principal palco do agronegócio gaúcho. Este lançamento representa a largada na divulgação da Feovelha, nos restando ainda quatro meses até a feira, tempo que destinamos aos últimos ajustes. Mantemos uma expectativa otimista para a Expointer e a Feovelha, que apesar do momento de crise econômica e social que vivemos, são a representação do poder do agronegócio e uma mostra de que podemos superar as dificuldades e voltar a crescer através do setor”, argumenta o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazzarotto.
A 103ª Expofeira de Bagé conta com remates, julgamentos, feiras de artesanatos, mostra de indústria e comércio, gineteadas e outras atrações e, neste ano acontece de 09 a 18 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães. Já a XXXII Feovelha de Pinheiro Machado acontece em janeiro de 2016 no Parque Charrua.

Já o Sindicato Rural de Dom Pedrito tem agendada a data de 06 de outubro para o lançamento de sua 82ª Exposição Agropecuária Farm Show. O evento pretende reunir expositores, autoridades e imprensa para um almoço, no Restaurante Barranco em Porto Alegre, com o objetivo de apresentar sua agenda de remates. A Farm Show 2015 ocorre de 1º a 25 de outubro com a proposta de oferecer o melhor das raças em concorridos remates de qualidade genética superior. Alguns remates da Farm Show também já estão definidos com agenda que terá início logo no dia 1º e estende-se até o final de outubro.
“Nossa expectativa é, como sempre, a partir da ótima divulgação e do espírito da Expointer, o qual reafirma a força do agronegócio, limpar as pistas e promover o setor que acompanha o homem do campo à mesa e contribui, cada vez mais, para o crescimento do país”, explica o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber.

O Sindicato Rural de São Gabriel também realizará o lançamento da sua 81ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, que entre os dias 1º a 13 de outubro contará com diversificada programação incluindo os shows nacionais de Zezé De Camargo e Luciano, Grupo Sambô, Grupo Crioulo de Marca Buenas e M’Espalho. O lançamento também marcará os 95 anos de fundação da histórica Associação Rural Gabrielense, e 50 anos de sua transformação em Sindicato Rural.
“Nossa expectativa para a Expointer 2015, apesar do mau momento da economia como um todo, é de crescimento para o agronegócio, com aquisição de novos exemplares pelos criadores e investimento em máquinas agrícolas. Só o exemplo de São Gabriel prova que o agromercado continua experimentando valorização e crescimento, muito graças à competência da iniciativa privada, e refletido o dinamismo e capacidade do agronegócio para a superação em momentos de crise”, destaca Tarso Teixeira, Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e Vice Presidente da Farsul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário