Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

Caderno Pampa :: 14 de novembro de 2015 :: Edição 347



Com a divulgação dos resultados finais das Expofeiras de Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento e Lavras do Sul o que se tem é a confirmação do potencial do setor rural para a economia do Brasil. As exposições-feiras da região demonstraram que, mesmo em tempos de crise, de desconfiança e instabilidade, é possível continuar crescendo, produzindo e gerando riquezas, basta que haja trabalho, honestidade e empenho. Aliado a tudo isso, ainda, não se pode esquecer, da qualidade genética dos animais da região, reconhecidos nacionalmente como melhoradores de planteis e atraindo compradores de diversas regiões. Ao final da temporada de Expofeiras nos resta parabenizar os Sindicatos e Associações Rurais responsáveis pelas organizações, os produtores que participaram e, também, o público que prestigiou o trabalho do homem do campo.
Também nesta edição algumas informações sobre um problema bastante comum na primavera: a conjuntivite alérgica que atrapalha e incomoda, muitas vezes é subestimada, mas que necessita de tratamento especializado e atenção médica. Então, se você costuma sentir os sintomas destacados, não perca tempo e busque um médico para realizar o tratamento adequando.

Movimento Basta busca apoio da comunidade
Depois de alguns finais de semana de mobilização, o Movimento Basta realiza amanhã, dia 15, o seu ponto alto. A iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) em parceria com a AJE, o CDL, o Cobame, o Sindilojas, a Associação Rural de Bagé e a OAB, tem como objetivo chamar a atenção para o descontentamento da população com as altas taxas de impostos, além dos problemas econômicos e políticos que o Brasil enfrenta. A mobilização terá início às 17h na Praça Silveira Martins e contará com representantes de diversos setores da economia, além de apresentações musicais. O presidente da Aciba, Lindonor Peruzzo Junior convida todos os sócios e demais pessoas engajadas na causa para participar da mobilização. "Juntos somos mais. Precisamos da adesão de toda a comunidade", reforça.

Cantatas natalinas de Candiota com inscrições abertas
Com o objetivo de levar apresentações culturais e o clima de natal até as empresas e estabelecimentos comerciais durante a realização do Projeto Chama Natalina, a secretaria de Turismo de Candiota está com inscrições abertas para os interessados em participar do evento até o dia 20 de novembro. Entre os grupos que irão se apresentar estão: Os Canarinhos, Passo a Passo, o coral de idosos, entre outros. Para se inscrever ou para obter mais informações, o responsável pela empresa ou comércio deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo, pelo telefone (53) 9922-0969, pela fan page Turismo Candiota ou através do e-mail turismocandiota@yahoo.com.br.

Mérito Empresarial homenageia os maiores geradores de ICMS de Bagé
A Associação Comercial e Industrial de Bagé no dia 10 de novembro homenageou as empresas e produtores rurais que figuram no ranking dos maiores geradores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Bagé. A iniciativa é da ACIBA e da Prefeitura que promovem a 15ª edição do Prêmio Mérito Empresarial que tem como objetivo prestigiar as empresas que, por meio do recolhimento do tributo municipal, contribuem significativamente para o desenvolvimento da economia da cidade. O Prêmio foi entregue a cerca de 70 homenageados que representam três categorias: os maiores contribuintes que geraram Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação De Serviços, Produtores Rurais e Empresas Optantes pelo Simples Nacional. Antes do encerramento do evento, o especialista em Logística e Infraestrutura Nacional e Internacional, Paulo Menzel que é Diretor Presidente da Intelog - News Log, Presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura, Presidente e membro do conselho superior da LF Logística e Cabotagem, Vice-presidente da ACPA/ Federasul, Diretor da Região Sul do Brasil (RS, SC, PR) da ABRALOG – Associação Brasileira de Logística e ainda, professor da UFRGS e presidente do Conselho de Consumidores de Distribuição da CEEE e também da AESSUL, entre outras funções que exerce como conselheiro e membro de diversos órgãos relacionados com a logística e infraestrutura, realizou uma palestra com o tema “compartilhando conhecimento”.

Arte na Vitrine em Dom Pedrito
Entre os dias 1º e 11 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Dom Pedrito, através da Assessoria de Cultura, estará realizando mais uma edição do projeto “Arte na Vitrine”. O projeto é desenvolvido com artistas locais, que são convidados a ocupar, de forma livre, o espaço de vitrines do comércio da cidade, oportunizando a valorização da arte local, divulgação dos trabalhos e produções e o despertar na comunidade pelo interesse na cultura.
A Arte na Vitrine tem como proposta proporcionar a população o acesso a exposições montadas nas vitrines, fomentando maior troca entre profissionais de arte e público, além de buscar apoio na produção de arte, estimular a criação e a reflexão crítica da prática artística.

Fique atento com a saúde dos seus olhos
A conjuntivite alérgica é bastante comum na primavera, causa alguns transtornos e precisa de atenção no tratamento

Basta que os dias comecem a ficar mais quentes e secos, que o pólen das plantas passe a se misturar com o ar para que muitas pessoas iniciem a sentir os primeiros sintomas de uma conjuntivite alérgica Coceira e dor nos olhos, aumento da secreção dos olhos/lacrimejar constante, sensação de areia nos olhos, hipersensibilidade à luz, e a porção branca dos olhos pode tornar-se vermelha, são apenas alguns dos sinais que os nossos olhos nos enviam de que eles necessitam de atenção e tratamento.
Outros fatores, como usar maquiagem ou produtos de higiene de má qualidade ou fora do prazo de validade, o cloro da piscina, a fumaça, a poluição do ar e usar lente de contato ou óculos de outra pessoa, também podem desencadear o problema. Em todos os casos, a recomendação é de que somente o auxílio de um médio oftalmologista será eficiente para resolver o problema e restabelecer a saúde do olho.
O médico oftalmologista Marcelo Niemiec Teixeira destaca a importância da ajuda profissional no tratamento do problema, porque em caso de uso de medicamento não adequado, a conjuntivite pode agrava-se. Como prevenção, ele recomenda que se mantenha os olhos sempre secos e limpos, lavando-os constantemente com água abundante ou compressas de algodão embebidas em soro fisiológico.
“A conjuntivite alérgica não é contagiosa e portanto não passa de um indivíduo para o outro. Mas o tratamento adequado é fundamental para a recuperação do paciente”, alerta Teixeira.
Em casos crônicos da doença, outras dicas podem ajudar a amenizar as crises: evite o acúmulo de pó, em cortinas, carpetes ou bichos de pelúcia; varra a casa com auxílio de um pano úmido, para não levantar a poeira, entre outras medidas preventivas; nunca coce o olho; faça compressas geladas que ajudam a aliviar muito os sintomas alérgicos.

Ainda dá tempo de salvar o ano letivo
Faltando poucas semanas para o início das férias escolares, muitos alunos ainda não confirmaram a aprovação de ano

O final do ano se aproxima e com ele vêm as tão aguardadas férias. Mas, para poder aproveitar ao máximo os momentos de descanso e lazer, recarregar as baterias e se preparar para o novo ciclo que virá, é importante encerrar o ano livre de pendências e com o sentimento de dever cumprido e, principalmente, com a possibilidade de avançar nos estudos e iniciar em 2016 novos desafios e descobertas em um novo nível de ensino. E, mesmo que falte poucas semanas para terminar o ano letivo de 2015, mesmo quem ainda está em recuperação não precisa entrar em desespero, basta somente concentrar-se e usar de algumas sugestões para garantir a aprovação.

1) Caso tenha oportunidade, não deixe de participar das aulas de reforço. Nestes momentos, já diga logo ao professor onde tem mais dificuldade.
2) Pense na sua rotina e defina momentos de estudo. Isso inclui também leitura. Não gosta de livros? Comece lendo sobre seus assuntos favoritos, seja uma coluna de moda ou esportes. Isso vai ajudá-lo a interpretar melhor os textos da escola.
3) Acha chato estudar sozinho? Reúna seus amigos. Um pode ajudar o outro a tirar dúvidas em uma linguagem mais acessível.
4) Caso trabalhe e tenha pouco tempo para estudar, faça grupos de estudos online (como um blog da turma) ou pelas redes sociais. Usando bem estes espaços, dá para agilizar a troca de conhecimento com quem entendeu o conteúdo.
5) Fica muito tempo fora de casa? Grave as aulas e as principais explicações do professor. Escute a gravação no fone de ouvido quando estiver no ônibus, por exemplo.
6) Se não consegue entender alguma matéria, dê uma olhada em conteúdos relacionados ao assunto que você aprendeu em outras séries, isso ajuda a retomar conceitos básicos.
7) Use a internet a seu favor. Procure sites confiáveis para tirar suas dúvidas, muitos oferecem explicações detalhadas e com desenho. No YouTube é possível encontrar também vídeos de aulas.

Ingredientes selecionados para um sabor diferenciado
As Linguiças Paladar Tradicional nos sabores Tradicional ou Mista são uma ótima opção para quem não abre mão da qualidade e sabor



Produzidas com carnes bovinas e suínas selecionadas, as Linguiças Paladar Tradicional nos sabores Tradicional ou Mista são rigorosamente produzidas visando oferecer um produto diferenciado com sabor caseiro e qualidade especial. É possível, ainda, encontrar opções com pimenta ou com mix de ervas e temperos que proporcionam sabores diferenciados.
O diretor das empresas Charque Paladar Tradicional e Linguiça Paladar Tradicional, Valter Martins, destaca que todos os sabores elaborados tem como objetivo agradar ao paladar dos consumidores mais exigentes e que a seleção dos ingredientes é fundamental neste aspecto, auxiliando na qualidade dos produtos e sabor.

Outro diferencial das Linguiças Paladar Tradicional são as embalagens, já que o produto já vem embalado, com peso padrão e a garantia de segurança já reconhecida da fábrica. As embalagens possuem peso padrão de 800g para as linguiças tipo salsichão e de 400g para a linguiça fininha e estão à disposição nos principais supermercados da região em mais de 16 sabores: charque, ovelha, tradicional, mista, suína, de frango e com acompanhamentos de queijo, vinho, ervas, pimenta e com molho shoyo.

Neste sábado e domingo, dias 14 e 15, a feira de arte ao ar livre, promovida no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé, se repete. Uma excelente oportunidade para aqueles que não puderam conferir no final de semana anterior. Têm quadros, cerâmicas, gravuras e objetos de arte abaixo do preço de mercado. O brique de roupas também estará aberto, com ótimos preços e novidades. Dá uma passadinha por lá!

Por falar em Centro Histórico Vila de Santa Thereza, a diretoria da Associação Pró Santa Thereza foi reeleita para o biênio 2016/2017. Maria Luisa Teixeira da Luz, a Marilú, continua à frente dessa distinta entidade, responsável por elaborar projetos em prol da manutenção e conservação do Centro Histórico, patrimônio de Bagé. Sucesso!

Escola para a Vida: Coaching para crianças e adolescentes chega a Bagé. Uma escola da vida que trabalha o empreendedorismo, gestão de finanças, valores, respeito, cidadania, evolução, singularidade e igualdade. Em um processo de três meses, crianças e adolescentes aprendem a planejar um futuro pessoal e profissional mais feliz, através de uma metodologia de transformação. A profissional responsável é a coach Elise Peters, que tem realizado um trabalho diferenciado e inovador na área. Mais informações pelo telefone (53) 9953-0801, ou na rua General Neto, 161, sala 203, em Bagé.

O Rotaract Club de Bagé Rainha da Fronteira em parceria com a Biblioteca Pública de Bagé estará realizando hoje e amanhã, dias 14 e 15, na Praça da Estação, a partir das 14h, a 1ª edição do projeto "Eu leio, tu lês!". Durante o evento a equipe do Rotaract e da Biblioteca estará recebendo doações de livros. Essas doações irão para uma estante. Cada visitante terá o direito de escolher até três livros e levá-los, sem custo algum. A intenção é estimular a interação entre os leitores, além de cultivar o hábito da leitura, através do compartilhamento. Ideia genial! Participe! Troque livros!!!

Na quarta-feira, dia 11, através da parceria entre o fotógrafo Ricardo Moglia Pedra e Tiago Ferraz, foi lançado, na Casa de Cultura Pedro Wayne, um calendário promocional em benefício da APAE, com belíssimas fotos do nosso Pampa Gaúcho. A renda arrecadada com a venda do material será integralmente revertida à instituição. Quem desejar adquirir, encontra o calendário ao valor de R$ 20 com funcionários e pais de assistidos pela APAE, com o próprio Ricardo, através de seu perfil no Facebook, e nas lojas La Campera e Del Campo. Parabéns a todos os envolvidos pela exemplar iniciativa!


Luiza Corrêa Oliveira em Barcelona, um dos muitos passeios que tem feito pela Europa. Ela está em viagem de estudos, e reside em Bragança, Portugal


Claudio Nery Martins recebendo das mãos do presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Marcelo Xavier, uma distinção pelo trabalho realizado pela raça no Rio Grande do Sul; ele que preside a Associação gaúcha por duas gestões consecutivas


Casam-se hoje (14/11), em Porto Alegre, o médico oftalmologista, Marcelo Niemiec Teixeira, e Estela Caleffi Salgado. A união será festejada no Country Club. Felicidades ao casal!


Elas são as responsáveis pela “1ª Mostra Arte+Arquitetura”, que inaugurou na terça-feira, dia 10, na AZ Galeria (rua Marcílio Dias, 1466, Bagé). A artista plástica, Angela Zaffari, e a arquiteta, Rachel Morgado, idealizaram um super projeto, unindo o talento e o trabalho de cada uma. Vale a pena conferir! Clic Diones Alves

Amanhã é feriado nacional e, embora, muitos nem irão perceber a volta extra, o almoço merece ser caprichado para reunir a família toda.

Picanha, farofa e arroz

Ingredientes
Para a carne
1 picanha
Sal a gosto
3 colheres de sopa de mostarda
1 folha de louro
Óleo para besuntar a picanha
Para o molho
1 cebola grande
1 xícara de chá de vinagre branco
1/2 xícara de chá azeite
Sal a gosto
1 colher de chá de orégano
Para a farofa
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
2 xícaras de chá de farinha de mandioca
Sal a gosto
4 colheres de sopa de salsa picada
Azeitonas pretas
Modo de preparo
Tempere a picanha com sal, mostarda e louro picadinho. Deixe repousar no tempero por 20 minutos. Coloque o forno para aquecer. Pique a cebola em pétalas e cubra com vinagre branco e reserve. Se não tiver arroz pronto, é hora de lavá-lo e deixar secando. Quando o forno estiver quente, coloque a picanha e deixe na temperatura máxima. Prepare a farofa sem pressa: aqueça a manteiga e quando estiver quente junte a farinha de mandioca. Vá fritando-a, mexendo sempre, até que doure. Junte a salsa e as azeitonas. Cuide do molho: escorra o vinagre da cebola, junte azeite, tempere com sal e orégano.
Se gostar da picanha mal passada, em 35 minutos de forno estará pronta, ao ponto, 45 minutos e bem passada, em 50 minutos. Prepare o arroz ao seu gosto e sirva todos juntos.

Torta gelada

Ingredientes
400g de doce de leite
200g de creme de leite
1 pacote de bis
Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem o doce de leite e o creme de leite. Acrescente o bis picado e misture novamente. Coloque a mistura em uma forma com fundo removível untada e leve ao congelador por, aproximadamente, duas horas, ou até que fique bem firme. Desenforme e sirva.

Legumes ao molho pesto

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha
2 tomates
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 caixa de creme de leite
1 pitada de sal
Modo de preparo
Em uma grelha, doure os legumes. Faça camadas com as rodelas de berinjela, de abobrinha e de tomate. Reserve. Bata em um processador de alimentos o manjericão com o alho, o azeite, as nozes, o creme de leite e o sal. Sirva com os legumes.
Dica
Se desejar, adicione fatias de mussarela de búfala aos legumes.

Atividade
Ligue os pontos, complete e descubra o animalzinho do desenho. Depois, você pode pintar e deixá-lo bem colorido e bonito.

Brinquedos e atividades para todas as idades
Sempre é tempo de brincar e se divertir



As crianças, melhor do que ninguém, sabem o quanto é bom brincar e se divertir. No entanto, muitas, com o passar dos anos e com a chegada da adolescência, vida adulta e velhice, perdem o hábito da brincadeira e deixam de desfrutar de momentos que podem ser muito importantes para a construção de uma vida plena e feliz. E, diferente do que muitos pensam, uma loja de brinquedos pode ser o local ideal para manter vivo o desejo por descobrir, desvendar, arriscar, se divertir e muitas outras coisas capazes de serem realizadas através do lúdico das brincadeiras. Além disso, as mudanças biológicas e sociais causadas pelo início da adolescência, por exemplo, podem representar uma grande e traumática ruptura, potencializada pelo preconceito de que é preciso abandonar antigos hábitos e costumes.
Pensando em manter-se sempre atual e acessível para as pessoas de todas as idades e estilos e, ainda, agregando o seu grande espaço interno e ampla possibilidade de diversificação de produtos, a loja Nova Era de Bagé trabalha para oferecer oportunidades de diversão, descontração, descoberta e descontração para todas as idades. A proposta é que as crianças, ao chegar na adolescência, não precisem deixar de visitar a loja e, assim, desfazer-se de um local tão presente na infância. E, com isso, jogos, skates, patins, maquiagens, fantasias e, até a novidade do momento, o slackline, fazem parte das opções disponíveis na Nova Era, agradando não somente os adolescentes, mas também os adultos e todos aqueles que gostam de se divertir.

Prepare-se para o Natal
Dezembro vem chegando e, com ele, o Natal. Época de alegria e troca de presentes. Mas, também de muito estresse e correria, para quem deixa as compras para a última hora. Pensando nisso, a loja Nova Era de Bagé se antecipou e já está preparada para atender as cartinhas de desejos do Papai Noel. A loja está repleta de lançamentos, novidades e muita variedade para todas as idades e, ainda, preços e descontos especiais e facilidades de pagamento.

Farm Show de Dom Pedrito comemora resultados
Faturamento da feira foi de R$ 4.570.000,00
Foto: Silvia Gonzales/Especial

Chuvas, enchentes, estradas ruins, inundação do parque, apreensão. Apesar dos inúmeros obstáculos enumerados pelo Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, a avaliação da edição 2015 da Farm Show é positiva. Os remates, ponto alto da programação, registraram sucesso absoluto, com boas médias e expressivas vendas. Dentro da programação artística e cultural, a Farm Show teve bom público que participou ativamente da feira, prestigiando os shows, os estandes e toda a programação. Os julgamentos de raça consagraram a genética produzida em Dom Pedrito e ocorreram normalmente, exceto o da Raça Angus, que teve de ser cancelado em função da má qualidade das estradas.
“Fizemos um bom trabalho. A equipe do Sindicato Rural de Dom Pedrito se manteve calma e competente para que tudo ocorresse bem. No mínimo igualaremos os números de 2014, o que, diante das dificuldades todas relatadas, é um excelente resultado. Minha percepção é extremamente positiva, pois vemos o acúmulo de público, o parque bonito, organizado e caprichado por uma equipe nota 10, enfim, estamos muito satisfeitos. Especialmente para mim, neste momento, porque é a última Farm Show de meu mandato. Encerro esta 82º Exposição Agropecuária, extremamente realizado, pois vejo que fizemos um bom trabalho”, destaca Weber. A 82ª Farm Show aconteceu entre 01 e 25 de outubro no Parque Juventino Corrêa de Moura em Dom Pedrito com remates, julgamentos de raça, shows artísticos e muitas atividades em sua programação.

77ª Expofeira de Livramento totaliza R$ 4,5 milhões em vendas
Foto: Sindicato Rural de Livramento

A intensa movimentação de público, os shows artísticos e o sucesso em comercialização coroaram a 77ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento que atingiu R$ 4,5 milhões em vendas, somando os resultados dos remates e as comercializações da praça de alimentação e restaurantes, bem como expositores da agroindústria familiar, bem como outras receitas provenientes de vendas de produtos.
 “Chegamos a um resultado excelente. Enfrentamos problemas de tempo, assim como exiguidade do período de trabalho, mas conseguimos a superação. Temos que agradecer a toda a diretoria do Sindicato pelo empenho”, destacou o presidente Luiz Cláudio Andrade.

Bons resultados na Expolavras 2015
Entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro foi a vez de Lavras do Sul reunir o que de melhor possui no setor agropecuário para a Expolavras 2015. Na programação, os tradicionais remates, que alcançaram o faturamento total de R$ 5.450.280,00 e o lançamento da 7ª Revista Lavras Rural. “Precisamos agradecer o apoio especial dos nossos patrocinadores, além do apoio do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Banrisul e Prefeitura de Lavras do Sul e Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo do Rio Grande do Sul, que, como sempre, foram muito importantes somando-se ao nosso evento e atendendo ao nosso público visitante, compradores e vendedores”, destacou o Presidente do Sindicato Rural e do Núcleo de Produtores de Terneiros: Jozé Angelo Etchichury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário