Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Caderno Pampa :: 13 de fevereiro de 2016 :: Edição 353


PRÓXIMO PAMPA: 27 DE FEVEREIRO

Já faz parte do imaginário popular e, todos os anos, por todos os cantos do Brasil, a expressão que afirma que “o ano só começa depois do Carnaval” é repetida. E, mesmo sendo uma singela e brincalhona expressão, a verdade é que, muitas pessoas, adiam planos e compromissos para depois da Festa do Momo, tornando os meses de janeiro e fevereiro mais lentos e preguiçosos. É verdade, também, que neste período vivemos o recesso escolar, época que muitas famílias aproveitam para tirar férias, viajar e descansar, mas não podemos esquecer que a sociedade precisa continuar em movimento e, mesmo que muitas pessoas estejam foram do seu trabalho, é preciso manter firme a rotina e a vontade de trabalhar, crescer e se desenvolver e, por isso, nesta edição do Caderno Pampa, buscamos abordar o tema e entender um pouco melhor os seus reflexos no perfil profissional do brasileiro. Ao mesmo tempo: Feliz Ano Novo, afinal, hoje já é o segundo final de semana de fevereiro, já pulamos e aproveitamos o Carnaval e, agora, finalmente vamos retomando nossa rotina e compromissos, para um ano repleto de desafios e conquistas.
Aproveitando o mesmo gancho e, já pensando na retomada do ano letivo, falamos da saúde dos olhos e da importância de procurar um médico oftalmologista regularmente para verificar a saúde dos nossos olhos. No caso das crianças e adolescentes, em especial, que nos próximos dias deverão voltar para a escola, este pode ser um bom momento para visitar o médico e, começar o ano, com a saúde dos olhos em dia.

Palestra marca início das atividades da Aciba em 2016
Para dar início às atividades de 2016 da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), uma palestra será realizada no dia 8 de março às 20h, em local a ser confirmado. O objetivo do encontro é, segundo o presidente da Aciba, Lindonor Peruzzo Júnior, e o vice-presidente Frank Minotto, discutir junto com os empresários do município, os seus objetivos e expectativas para o ano, além de debater temas de extrema importância para reflexão no transcorrer do ano.

Noite Tropical no comércio gastronômico em Candiota
Com o intuito de proporcionar uma noite temática e de entretenimento em Candiota, a Secretaria de Turismo do município idealizou a proposta Noite Tropical, em que o comércio gastronômico oferecerá ao público um tema diferente em sua decoração e cardápio. Nos bairros João Emílio (Restaurante e Lancheria Baita Rango), Dario Lassance (Pitbull Lancheria e Pizzaria) e Seival (Lancheria Farroupilha) a programação acontece hoje, dia 13. E, amanhã o bairro Dario Lassance (Gardenn Bar e Petiscaria) realiza novamente o evento.
A ideia é ofertar drinks, sobremesas e petiscos tropicais, como sugere a estação climática. Conforme a Secretária de Turismo de Candiota, Francielle de Lima, esse evento trata-se da segunda noite temática de Candiota, a primeira foi a Noite Romântica.

Resultados da 38ª Expofeira de Ovinos de Verão de Livramento
Os números da edição de 2016 da Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento destacam a evolução da qualidade do rebanho, a diversidade das raças e o empenho das propriedades e das entidades rurais que realizaram o evento: durante quase um mês da feira (ocorrida de 07 de janeiro a 04 de fevereiro), a agenda de remates envolveu mais de 20 cabanhas e estâncias que ultrapassaram a marca de 1.356.000 reais comercializados na venda de 1.687 animais das raças Ideal, Corriedale, Texel, PollDorset, Île de France, Merino Australiano e Merino Dohne.
Luiz Cláudio Andrade, presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento que é a entidade promotora do evento, salientou a relevância que acontecimentos como este agregam à economia da região e valorizam o trabalho que é desenvolvido no campo.

Carnaval de Santa Thereza
A Associação Pró-Santa Thereza, em parceria com a prefeitura de Bagé, realiza hoje mais um baile do projeto "No Tempo das Marchinhas", que criado em 2009, tem como objetivo valorizar o carnaval, revivendo os velhos tempos. O baile das 21h até a 1h com marchinhas clássicas, fantasias, confetes e serpentinas Os pastéis de Santa Thereza e bebidas geladas esperam o público. Quem anima a festa é a Banda Lira de Santa Thereza, sob a batuta do regente Lucas Barres. A entrada é franca e o estacionamento é no Parque do Gaúcho.

Hora de rever os óculos de grau
Iniciar o ano com uma visita ao oftalmologista é uma boa alternativa para quem deseja cuidar da saúde dos olhos

Com as crianças e adolescentes prestes a retomar a rotina escolar e, com várias pessoas voltando ao trabalho após as férias, este pode ser um bom momento para pensar na saúde dos olhos e recomeçar o ano com a certeza de que os seus olhos estão bem e prontos para retomar a rotina de estudos ou trabalho. O problema é que a maioria das pessoas só lembra-se de ir ao Médico Oftalmologista quando tem dificuldade para enxergar e, com isso, estima-se que dois em cada três casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados se houvesse acompanhamento periódico e, consequentemente, tratamento precoce.

O Médico Oftalmologista, Marcelo Niemec Teixeira, explica que a periocidade indicada para as revisões oftalmológicas depende da idade do paciente e da presença de doenças oculares. Pacientes com mais de 40 anos devem ser examinados uma vez por ano ou regularmente. Pessoas com problemas oculares ou que tenham histórico de doença ocular na família, devem consultar um oftalmologista de acordo com a gravidade da doença. No entanto, uma regra vale para todos: começar o ano com a revisão em dia com o Oftalmologista é entrar o ano com o pé direito e com cuidando para ver e viver melhor.
“Os usuários de óculos podem aproveitar para fazer a revisão do grau dos óculos e realizar exames preventivos junto com a consulta. É sempre importante checar a pressão ocular para prevenir a cegueira por glaucoma e fazer o exame de fundo de olho para prevenir a doença macular relacionada a idade, que é a principal causa de cegueira irreversível em pacientes acima de 60 anos, e outras doenças como o diabetes e hipertensão, bem como avaliar as lesões oculares decorrentes da pressão”, destaca Teixeira.

Algumas dúvidas:
Quando devo levar meu filho ao oftalmologista?
Não existe uma regra, mas o ideal é fazer o primeiro exame ocular, o chamado “Teste do Olhinho”, ainda na maternidade. Caso o teste do olhinho não identifique nenhuma irregularidade, a primeira consulta ao oftalmologista pode ocorrer com um ano de idade para avaliação geral. Caso tenha algum problema, o retorno deve ser feito de acordo com a gravidade da doença. E, ao menor sinal de dificuldade de enxergar, principalmente na escola, é importante buscar ajuda do Oftalmologista.

A partir de que idade a vista começa a "ficar cansada"?
O termo popular “vista cansada” geralmente é utilizado por dois perfis diferentes de pacientes: indivíduos com menos de 40 anos que descrevem sintomas inespecíficos (ardência, lacrimejamento, oscilação da visão ou olho vermelho ao final do dia) relacionados ao uso exagerado da visão em atividades estáticas (computador, leitura ou televisão). Estas pessoas podem se beneficiar com o uso de óculos ou tratamento para olho seco pertinente ao computador. É indispensável procurar um oftalmologista caso apresente estes sintomas de forma grave; e indivíduos com aproximadamente 40 anos ou mais, que descrevem os mesmos sintomas inespecíficos, mas acompanhado de dificuldade de enxergar para perto. Estes indivíduos geralmente se beneficiam com o uso de óculos para perto.

Passado o Carnaval, é hora de retomar a rotina
Grande parte dos brasileiros considera que o ano só começa efetivamente após o carnaval

“Grandes organizações, buscam bons profissionais, que sabem se organizar e não deixam para depois as suas atividades” 
Foto:Oficina da Imagem/Especial

No Brasil, a velha máxima de que o ano só começa depois do carnaval é repetida como uma maneira de adiar os compromissos mais sérios e entrar em um ritmo de trabalho ou estudos mais lento e menos compromissado. É verdade que o período que antecede o Carnaval é de férias escolares e de descanso para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo, muitas outras estão trabalhando e esforçando-se para que a sua rotina continue no ritmo certo e que nada seja atrasado ou esquecido até o Carnaval.
A Personal e Professional Coach, Elise Kuhn Peters, lembra que de acordo com a uma pesquisa de uma importante empresa de desenvolvimento de pessoas em São Paulo, o perfil do brasileiro é de um profissional desorganizado, centralizador, desconfiado e avesso a conflitos. Isso, segundo ela, já demonstra o quanto a pacificidade atrapalha no âmbito profissional e está refletida no pensamento de que o ano só começa após o Carnaval.
“Deixamos tudo para a última hora e não planejamos, o que é vital para a produtividade de qualquer empresa. Só quem trabalha bem, gera bons resultados e, consequentemente, interessa às organizações. Essa crença de que só devemos retomar a rotina após o carnaval é algo totalmente cultural”, destaca Elise.
Segundo ela, deveríamos aproveitar as oportunidades que o período oferece e buscar uma mudança de atitude e pensamento.
“Já que é um período de férias, procure conversar com pessoas diferentes e tirar aprendizados. Networking é tudo no negócio e cada vez mais o mundo está sendo colaborativo. Além do que a palavra do momento é inovação! Se você é empresário, crie um produto ou serviço diferenciado para este período do ano! Não pare! E se você é um funcionário, pense: quanto vale seu tempo? quanto vale sua hora? você já parou pra pensar o quanto perde de negócios e contatos iniciando os trabalhos apenas depois do Carnaval? E se você costuma trabalhar em janeiro e fevereiro e não encontra resultados, será que está produzindo da forma correta? No Coaching, a metodologia que trabalho, abordamos formas de superar crenças, planejar e executar de diferentes formas!”
E, já pensando que o carnaval passou, agora é hora de se organizar e começar a aproveitar as oportunidades.
“O que ensino no Coaching é a máxima que diz que devemos passar 80% do tempo afiando o machado para trabalhar 20% em alta performance. Comece hoje, agora!”, defende Elise.



Dia 16 tem lançamento da festa mais campeira do Mercosul, 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé, que este ano acontece entre os dias 17 e 20 de março. As inscrições para as provas campeiras já estão abertas.

Elen Santos e Rodrigo Ferrugem Cardoso no almoço harmonizado da Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, que aconteceu no último dia 30

 Os anfitriões: Nara e Valter José Pötter brindando ao lado das filhas, Mariana, Raquel, Gabriela e Isadora, o sucesso de mais um grande evento promovido pela Guatambu

 Ocupando a mesa reservada para a imprensa no almoço harmonizado na Guatambu, eu e o colega jornalista Marcos Pintos, com nossos amigos, Mariane Acordi, Bruno Salis e Augusto Vieira Madeira


Brincando e pulando muito na folia do carnaval “No tempo da marchinha”, de Santa Thereza, Paulo Veiga, Marilu da Luz, Adriana e Rutinha Ferreira


Minha amiga Mariane Acordi brilhando ao lado dos globais no leilão de cavalos crioulos na Fazenda Matarazzo, de Jayme Monjardim, em Camaquã


Hanie e Gelson no seu Quitanda, sempre atendendo a todos com muito carinho e dedicação

Comidinhas rápidas e fáceis são tudo o que precisamos para enfrentar o dia-a-dia com disposição e sem perder muito tempo na cozinha. E, principalmente, quando elas também são uma delícia.

Picadinho com legumes

Ingredientes
1 kg de carne em cubos médios
Sal e pimenta a gosto
1 maço de ervas frescas (alecrim, salsa, orégano, tomilho e manjericão)
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
2 cebolas cortadas em pétalas
500 g de batata pré-cozida
2 cenouras sem casca e em cubos
Modo de preparo
Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma assadeira, junte a carne e o maço de ervas. Regue com o azeite e o caldo. Cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido por uma hora ou até a carne ficar bem macia. Retire o papel alumínio, misture a cebola, a batata e a cenoura. Cubra novamente com o papel alumínio, volte ao forno e deixe assar até os legumes ficarem macios. Sirva em seguida, regado com o molho que se formou na assadeira.

Espaguete à carbonara

Ingredientes
1 pacote de macarrão tipo espaguete
200 g de bacon cortado em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
3 gemas
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Numa panela, coloque 5 litros de água. Tampe, leve ao fogo e deixe ferver. Junte uma colher e meia (sopa) de sal e ferva novamente. Ponha o espaguete, misture e cozinhe sem tampar até ficar al dente. Para o molho, frite o bacon no azeite e na manteiga, em fogo médio, até dourá-lo. Retire do fogo e reserve. Ponha as gemas em uma tigela, tempere com sal e pimenta. Junte o queijo e misture bem. Escorra a massa e a despeje na tigela com as gemas. Misture para que fique bem úmida. Acrescente o bacon e mexa. Polvilhe queijo ralado e sirva.

Berinjela à parmegiana

Ingredientes
4 berinjelas pequenas fatiadas
8 tomates bem maduros picados
1 cebola pequena picada
6 folhas de manjericão
Azeite de Oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de óleo
1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos cozidos fatiados
200 g de muçarela fatiada fina
1/4 de xícara (chá) de parmesão ralado
Modo de preparo
Preaqueça o forno médio (180ºC). Salpique a berinjela com sal e reserve por 15 minutos. Lave e seque. Para o molho, cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo e com a panela tampada até o tomate ficar bem macio. Passe o molho por uma peneira sobre uma tigela. Reserve. Em uma frigideira grande aqueça o óleo em fogo médio. Passe a berinjela reservada na farinha. Frite aos poucos até dourar de ambos os lados. Deixe escorrer sobre papel-toalha. Unte com azeite um refratário médio. Forre o fundo com 1/3 da berinjela reservada. Alterne camadas de ovo, molho, muçarela e tomate. Cubra com parmesão, asse por 30 minutos e sirva.

Pavê de leite condensado e frutas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1/2 xícara (chá) castanha-do-pará picada
3 xícaras (chá) de frutas picadas
200g de pão-de-ló pronto
Modo de preparo
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo e mexe sem parar até engrossar. Misture a castanha-do-pará e deixe esfriar. Em um refratário, coloque sucessivamente uma camada de creme, uma camada de pão-de-ló e uma camada de frutas.  Dica: Use as frutas da estação.


Bernardo Oliveira Pozzebon completou ontem (dia 12), oito anos. Ele é filho do casal pedritense Pâmela e Cleyson

Preparando as crianças para retomar a rotina escolar
Com o fim das férias, o desafio da família é preparar o terreno para o filho retomar a rotina escolar

Depois de um delicioso período de descanso, quando as crianças puderam passear, ficar em casa, dormir até mais tarde, brincar muito e, com sorte, até viajar, está chegando a hora de voltar para a escola. O processo da readaptação pode ser simples e deve ser realizado na semana que antecede o retorno à rotina, preparando a criança para rever professores e colegas e enfrentar os desafios do novo ano.

Ajuste a rotina: Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças não tenham hora certa para comer e acordar, o primeiro passo é retomar, gradativamente, a rotina do período escolar. Outro cuidado é, sobretudo, na primeira semana de aula, evitar atrasos, tanto na chegada quanto na hora de buscar a criança. No primeiro caso, porque é interessante que a criança chegue com tempo suficiente para dar um abraço no professor, conversar um pouco com os colegas e entrar no clima. Já, na saída da escola, se os pais ou a pessoa responsável se atrasa, pode deixar a criança ansiosa.

Boas lembranças: O principal é conversar muito com as crianças a respeito dessa retomada das atividades. A melhor estratégia é reavivar a memória deles, com todas as coisas bacanas que estão acostumados a fazer na escola: os jogos, as brincadeiras, os colegas e até as músicas cantadas na aula.

Prepare o retorno: Recomeçar com o material escolar todo organizado e com o uniforme em dia são fundamentais para ter um bom começo. A preparação, compra e organização do material e do uniforme também podem ser boas maneira de já ir entrando no clima da escola.

Distrito 4780 do Rotary na internet
Com o objetivo de oferece duas fontes de informação sobre as suas atividades, o Distrito 4780 – Rotary Internacional está na internet com o site www.distrito4780.com.br, e também com uma página no Facebook.
O Governador dos clubes de Rotary de Bagé e outras 22 cidades da região que integram o distrito, além dos Interact, Rotaract e Casas da Amizade, Paulo Prates Filho, destaca que o site conta também com notícias do Rotary pelo Brasil e o mundo. Segundo ele, neste início de ano, intensificam-se os preparativos para a Conferência Distrital que será realizada no mês de maio em Bagé.

Caminho da Luz pede doação de cortinas à comunidade
A força do calor é uma realidade na região da Campanha nos últimos dias. A meteorologia alerta para os perigos da radiação ultravioleta na região de Bagé, que chega a níveis extremos. E o Caminho da Luz também sofre, de forma indireta, com o problema. Isso porque várias salas da instituição, especialmente da Escola de Educação Especial e da Clínica, estão sem a proteção adequada de cortinas para a realização das atividades. Os tecidos para evitar a exposição dos assistidos ao sol estão velhos e, em alguns casos, deteriorados. Por isso a entidade está iniciando uma campanha visando á doação de cortinas para reposição.
Segundo a presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas, há salas onde a cortina foi dividida em duas para poder oferecer maior conforto aos assistidos e funcionários que realizam suas atividades. Há pelo menos sete salas das 33 existentes na instituição (entre Escola, Oficinas e Clínica) que precisam da cobertura contra o sol. A entidade aceita doações no tamanho 2,10m por 2.30m, tendo em vista a altura e a largura das janelas - bastante antigas. "Nossa preocupação é com o bem estar dos assistidos e toda doação será bem vinda", salienta Iara. As doações de cortinas podem ser encaminhadas diretamente à recepção do Caminho da Luz, com Clarissa.

Diferenciais para a volta às aulas
Variedade de produtos, equipe treinada, horário especial e bons preços são algumas das especialidades da Plancópias

Está quase na hora de recomeçar o ano letivo. Mas, antes, é preciso começar a organizar o material escolar e iniciar os preparativos para voltar às aulas. Pensando nisso, a Plancópias está com as suas três lojas repletas de opções que agradam desde os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, até os universitários. São mochilas, estojos, lancheiras, cadernos, lápis, canetas e um mix completo de opções, que presam pela qualidade dos produtos sem esquecer os bons preços, que estão praticamente iguais aos do ano de 2015, já que a Plancópias se antecipou e organizou seu estoque com antecedência. Outro destaque importante é que a equipe da Nova Era está apta a atender as necessidades de pais e filhos, com experiência e treinamento para auxiliar na escolha dos produtos de uso em sala de aula, em um horário especial de atendimento, com a loja 03 (na Tupy Silveira º 2161) aberta até às 22h. A loja da Arthur Lopes nº 29, conta com estacionamento próprio e atende até às 20h30 e, a loja da Tupy Silveira 1429, até às 21h.
Os empresários Renê e Rosane Isoppo destacam que um dos principais diferenciais da Plancópias é a oferta da linha completa de material escolar, permitindo que os pais comprem toda a lista de materiais em um só lugar e, ainda, com ambiente climatizado e horário especial. Outra vantagem oferecida pela Plancópias é a condição de pagamento, já que as compras à vista recebem 10% de desconto, além de descontos de até 15% na linha de mochilas. As compras também podem ser parceladas em até 10 vezes em todos os cartões. 

Opções em impressões e plotagem 
O parque gráfico da Plancópias, que foi renovado e conta com equipamentos de última geração, apresenta soluções em impressão de qualidade, com rapidez e bons preços em todo o tipo de impressão a laser (cartões de visita, folders, convites e outros), de banners em lona e plotter de recorte, além de plotter para plantas de engenharia, arquitetura e trabalhos escolares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário