Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

Caderno Pampa :: Edição 356 :: 26 de março de 2016


PRÓXIMO PAMPA: 09 DE ABRIL


O chocolate é quase uma unanimidade entre as pessoas. Poucos são os que não apreciam esta doce delícia e, muitos, são os que não conseguem se controlar na hora de comer chocolate, principalmente em épocas de Páscoa, quando mantemos o costume de presentear quem gostamos com chocolate. E, é o consumo excessivo de chocolate e os malefícios que ele causa que queremos abordar nesta edição do Caderno Pampa como uma forma de realizar um alerta para que você desfrute dos aromas e sabores do chocolate, mas que saiba que é preciso ter limite para não comprometer a saúde. A dica está, exatamente, na quantidade de chocolate a ser consumida. E, como amanhã é domingo de Páscoa, queremos aproveitar também para desejar aos nossos leitores que reflitam sobre o real significado da Páscoa.

Amistoso com a Seleção Brasileira Paraolímpica
Dentre as atividades previstas para a Seleção Brasileira Paraolímpica de futebol Alterações na programação da Seleção Brasileira Paraolímpica de Futebol Sele (para atletas com paralisia cerebral) está previsto para o dia 27, a partir das 16h um amistoso de uma seleção bageense contra a seleção brasileira no Estádio Pedra Moura. Os ingressos para o "Jogo Solidário" já estão sendo vendidos no valor de R$ 10,00 com a dividida entre o Caminho da Luz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os ingressos estão á venda também no Caminho da Luz.

Projeto Rodarte retoma atividades em Bagé
O Projeto Rodarte, que completou 10 anos no ano passado, reiniciou as atividades deste ano.  Desde a semana passada, o grupo de profissionais que comanda aulas do projeto está participando de oficinas de formação interna e, com os alunos da rede pública municipal as atividades foram retomadas no próximo dia 21 de março com atividades de  futebol de campo, areia, vôlei e gincana. As matrículas para quem deseja integrar no projeto podem ser feitas na própria escola ou diretamente da sede do Rodarte, localizada nos fundos do Colégio São Pedro. As vagas são destinadas a alunos da rede municipal, com idade entre seis e 17 anos.

Resultados positivos na 37ª edição da Semana Crioula Internacional de Bagé
A festa campeira, que este ano sofreu alterações em virtude da escassez de recursos, superou as expectativas dos organizadores, tanto no que diz respeito ao número de competidores nas provas campeiras, quanto ao público que se fez presente nos dias do evento: cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães entre os dias 17 e 20 de março.
Mesmo com a constante chuva, todas as atividades previstas na programação aconteceram, como a mateada no pavilhão de eventos e o show de manobras radicais. Na pista de provas campeiras, o público lotou as arquibancadas para ver as finais do laço, competição que contou com 649 duplas. Por sua vez, a gineteada, que nesta edição inovou com a final em Basto Oriental, teve 100 participantes nas duas modalidades, pelo e gurupa sureña.

Os benefícios e malefícios do chocolate
Ter controle ao comer chocolate é a melhor alternativa para consumir essa delícia sem comprometer a saúde


Foto: Roberta Hecht
Luana destaca que nem todos os “chocolates” que encontramos possuem a quantidade mínima de cacau exigida pela Anvisa para que sejam considerados realmente chocolate

Amanhã é domingo de Páscoa, quando tradicionalmente as pessoas presenteiam seus amigos e familiares com chocolate. Ao final do dia, o resultado é bem parecido em várias casas: muito chocolate esperando para ser consumido. E, embora pareça difícil resistir a tantas delícias, controlar o consumo é a melhor maneira de evitar problemas da saúde, tanto para as crianças quanto para os adultos. E, como o tema é bastante complexo e controverso, a nutricionista clínica Luana Renner esclarece alguns pontos para quem deseja ter uma Páscoa doce, mas sem problemas.

A partir de qual idade as crianças podem comer chocolate?
Luana: Nos primeiros dois anos de idade é quando se começa a criar os hábitos alimentares, sendo que os comportamentos dos adultos são imitados e incorporados pelas crianças. A introdução de guloseimas, chocolates, refrigerantes e produtos industrializados em geral, devem ser evitados antes dos dois anos, por não apresentarem nenhuma oferta nutricional adicional quando comparadas aos naturais e por estarem associados ao desenvolvimento de alergias alimentares. Esta regra vale também para o chocolate, pois ele é rico em gorduras (açúcares), é um produto industrializado e pode 

Como os pais podem saber qual o limite que cada criança deve respeitar ao comer de chocolate?
Luana: A minha dica é oferecer sempre a mesma quantidade para a criança. Com isso, ela vai aprender a saciar a vontade de chocolate com a quantidade certa, fazendo com que o consumo não seja nem insuficiente nem em excesso.

Para um adulto, qual a quantidade máxima recomendada?
Luana: Não existe uma quantidade máxima recomendada e, sim uma quantidade que seria benéfica à saúde. Cerca de 30g a 40g do chocolate amargo ao dia, ajuda a prevenir o organismo contra doenças cardiovasculares, pois o chocolate é rico em flavonoides.

Quais os principais benefícios do chocolate?
Luana: Mesmo o chocolate sendo um alimento calórico, ele traz benefícios para a saúde, evitando doenças como pressão alta e colesterol ruim. É rico em vitaminas do complexo B e alguns minerais como magnésio, manganês e potássio. O chocolate também é conhecido por proporcionar sensações de bem estar em seus consumidores. Tudo isto acontece graças a uma substância chamada serotonina. O tipo "meio amargo e amargo" também possui flavonoides, oxidantes responsáveis por prevenir problemas cardíacos.

E quais os principais malefícios do chocolate?
Luana: O chocolate é rico em gorduras, por isso se deve ter bastante cuidado ao consumir. Primeiramente devemos escolher o chocolate certo para comer. As barras e ovos de chocolate branco, deve se ter um cuidado redobrado, porque estes são mais gordurosos. Por exemplo: 100g de chocolate branco possui 545 Kcal, já a mesma quantidade de chocolate ao leite tem 498 Kcal, e o amargo tem, em média, 470 Kcal. Por isso independente da variedade (branco, ao leite ou amargo) o importante aproveitar a Páscoa com moderação. Portanto não precisa ficar com medo, o importante e ter cuidado e moderação e aproveitar as gostosuras que a páscoa traz.

Como escolher um chocolate? Para qual tipo dar preferência?
Luana: Existem quatro tipos principais de chocolate: o AMARGO que é composto por sementes de cacau (o teor de cacau contido nele é de 70% a 90%), um pouquinho de manteiga de cacau, um mínimo de açúcar e absolutamente nada de leite; o MEIO-AMARGO que possui um sabor menos acentuado já que o teor de cacau contido nele é de 40% a 50%; o AO LEITE, uma guloseima composta de licor e manteiga de cacau, leite, açúcar, leite em pó ou leite condensado e teor de cacau de no mínimo 25%; e o BRANCO, que nem é considerado chocolate por todos já que ele possui semente de cacau na sua composição, sendo todinho de leite, manteiga de cacau, açúcar e lecitina. Sabendo disso, fica bem fácil de escolher qual o mais natural chocolate, que é o AMARGO. O sabor dele é bem mais amargo do que o AO LEITE, por exemplo, porém ele é o que traz os maiores benefícios, sendo uma ótima opção para quem tem muita vontade de consumir doces ou então quem está de dieta.

Quanto e como dorme o seu cão?
A qualidade e quantidade do sono dos cães refletem na saúde dos animais


Durante o dia é comum perceber que o cachorro e, principalmente, os filhotes, alternam horas de sono, com momentos de brincadeiras e agito. É, também comum, que quando mais agitada e divertida for a brincadeira, mais tempo de sono o pet precisará para recuperar as energias e daí, a importância de se estar atento a qualidade e quantidade do sono dos animais, uma vez que elas influenciam no desenvolvimento dos animais. Mas, antes de pensar que existe uma regra sobre quantas horas um cachorro deve dormir por dia é importante lembrar que eles, assim como os seres humanos, possuem características únicas. Um é diferente do outro e há os mais agitados, os mais quietos, os que comem mais, os que comem menos, os que adoram água e os que detestam e há os que adoram dormir e os que dormem pouco. Em média, um filhote vai dormir mais, talvez até 16 horas por dia, agora, se seu cão for já adulto uma boa média é entre 9 e 11 horas.

A raça, a idade e o estilo de vida influenciam também. E até mesmo a estação do ano: afinal os cachorros também gostam de dormir mais no inverno e, por isso, nos dias mais frios, é bom reservar um lugar adequado ao seu pet. Pegue um cobertor e dê para ele, use roupas adequadas para vesti-lo e mude a casinha de lugar, buscando um local onde haja menos circulação de ar.
Outro aspecto importante a ser observado são as mudanças bruscas de comportamento em relação ao sono: se até outro dia seu cão era dorminhoco e agora está super agitado, ou o inverso, se ele era super agitado e ficou sonolento, aí sim, você deve prestar atenção.

Lugar para dormir
Assim como o ser humano, todo cão deve ter um lugar certo para dormir, um lugar certo para ir, quando se sentir cansado ou simplesmente quiser ficar sozinho e tranquilo. Investir em uma cama para o cachorro é também uma alternativa para evitar que ele escolha dormir no sofá ou na cama dos donos, além de oferecer conformo e a sensação de segurança ao pet. Se o cão for filhote, melhor ainda, pois ele se acostuma mais rápido e dá menos trabalho para o seu dono.
O local ideal para a cama do cachorro também é importante e varia de acordo com o tamanho do local onde você vive. O ideal é colocar a cama em um lugar sem muito barulho nem perturbação, já que é lá que o cãozinho vai dormir.

 O sono dos gatos
Os gatos dormem em média 13 a 18 horas por dia, sendo dos mamíferos que mais dormem diariamente. Quando privados de suas grandes sonecas ficam estressados e mal humorados. Estima-se que 70% do tempo em que o gato está dormindo o seu sono é pouco profundo, ou seja, apenas uma sesta ao olho dos humanos, permitindo que ele permaneça alerta para qualquer ruído que aconteça à sua volta, o que, muitas das vezes, dá a ideia de nem sequer estarem a dormir. No resto do tempo o sono é profundo. Ainda não se pode comprovar se os gatos também sonham, mas o comportamento físico é semelhante ao dos humanos (rápidos movimentos com os olhos, tremores, pequenos gemidos, etc). Os gatos adoram a cama dos donos ou os sofás para dormir, em função de sentirem-se mais seguros nestes locais e também por preferirem espaços que onde o cheiro dos donos seja mais intenso, o que os leva muitas vezes a dormir em locais inóspitos como o armário ou perto dos sapatos.

E cá está ele novamente. Sim, pois ele merece! Não só pela parceria com o Pampa Vip, mas, também, pela passagem do seu aniversario no último dia 23. Ao querido pedritense, Leonardo Leão, deixo aqui registrado os meus parabéns, na certeza de que já és e terás ainda mais sucesso!


Raíssa Oliveira Vargas, assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de Candiota, colou grau em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, no último sábado, dia 19. Parabéns a ela e aos novos colegas de profissão! A todos muito sucesso!


Parte do grupo de artista que está integrando a “Terceira Mostra”, promovida pela AZ Galeria, em Bagé, que está aberta à visitação até o dia 05 de abril, de segunda à sexta-feira, das 15h às 19h (rua Marcílio Dias, 1466)


E na Casa de Cultura Pedro Wayne, na Semana da Mulher, vários grupos de artistas e poetas se reuniram para homenagear as mulheres. Nos clics, Rafaela Ribas e Anacarla Flores, diretora da Casa de Cultura


Marcia Duro Mello, Augusto Camargo e Rubia Debus Brendler


Acompanhando o leilão da cabanha Cinco Salsos, a proprietária, Caia Martins, Sandra e Paulo Krause


Ele coordenou a 37ª edição da Semana Crioula Internacional de Bagé, Eduardo Moglia Suñé, que concorre à presidente da ABCCC este ano

Amanhã é Páscoa, dia de preparar um almoço especial para reunir a família.

Bacalhau ao forno

Ingredientes
1 posta de bacalhau (parte central ou filé)
4 dentes de alho
1 cebola grande
2 tomates
1 pimentão verde
4 batatas grandes
Azeite à gosto
200 g de azeitonas pretas com caroço (opcional)
Modo de fazer
Escalde a posta de bacalhau até ficar bem macia, escorra a água e reserve. Cozinhe as batatas sem casca em rodelas grossas e reserve. Em uma travessa coloque um pouco de azeite, coloque as batatas espalhadas, formando uma camada. Em cima, coloque a cebola, o tomate e pimentão cortados em rodelas finas formando outra camada. Corte o alho também em rodelas finas. Coloque então a posta de bacalhau, e espalhe a outra metade do alho por cima e ao lado da posta. Por último, espalhe as azeitonas por todo o prato e regue com muito azeite. Leve ao forno bem quente e quando o bacalhau estiver dourado está pronto.

Colomba Pascal

Ingredientes
Para a fermentação da massa
200 g de farinha de trigo
2 gemas
50 g de fermento biológico fresco
100 g de água
Para a massa
Massa fermentada
125 g de margarina uso culinário
300 g de farinha de trigo
120 g de açúcar
7 gemas
150 g de frutas cristalizadas
120 g de uvas passas
30 g de cerejas picadas
40 g de água
6 g de sal
Para cobertura de frutas
50 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
50 g de açúcar de confeiteiro
1 clara
5 g de nozes
Essência de nozes a gosto
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Para cobertura de chocolate
150 g de chocolate ao leite derretido
Chocolate granulado ou gotas de chocolate a gosto
Modo de preparo
Para a fermentação da massa: Junte as gemas, o fermento e a água. Na batedeira, bata em velocidade média. Deixe descansar por 5 min. Acrescente a farinha, bata em velocidade baixa até obter uma massa lisa e enxuta. Deixe descansar por 40 min.
Para a massa: Misture à massa fermentada todos os ingredientes, menos as frutas cristalizadas, as uvas passas e as cerejas. Amasse até obter uma massa lisa. Deixe descansar por 10 min coberta com um plástico. Acrescente e misture levemente as frutas cristalizadas, as uvas passas e as cerejas. Modele e coloque nas formas apropriadas. Deixe fermentar até dobrar de volume. Aplique a cobertura e polvilhe açúcar de confeiteiro. Leve para assar em forno a 180ºC.
Para cobertura de frutas: Misture a farinha, o açúcar, o açúcar de confeiteiro e as nozes na batedeira. Acrescente as claras aos poucos e continue misturando até obter uma pasta. Aplique levemente a cobertura com uma espátula sobre a colomba antes de ir ao forno e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Para cobertura de chocolate: Depois de assada a colomba de chocolate, com um pincel, passe a cobertura de chocolate, polvilhe chocolate granulado ou gotas de chocolate.

O significado da Páscoa para as crianças
Mais do que ganhar chocolates, as crianças precisam conhecer o significado da data
A Páscoa é um evento religioso, considerado o mais importante entre as igrejas ligadas ao cristianismo, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Hoje em dia a troca de ovos de chocolate nesta época faz parte das muitas tradições que acontecem nessa época do ano, como não comer carne na sexta-feira santa. Até aí nenhuma novidade, certo? Culturalmente, o brasileiro sabe o que a Páscoa significa, mas como explicar isso para as crianças? A ideia é poder transcender, ainda que sem abandonar a imagem do coelho e ovos de Páscoa, e mostrar para as crianças que a data não se resume a troca de presentes e chocolates.
Uma boa alternativa é tentar criar uma história que dê conta dos acontecimentos que levaram a morte e ressurreição de Cristo. E, lembre-se de mostrar para as crianças que o que importa não é a morte de Cristo, mas o que isso nos ensinou.

A simbologia do coelho também pode fazer parte da conversa. As crianças podem saber, por exemplo, que o coelhinho apareceu como símbolo da fertilidade e do solstício da primavera. Como o coelho tem grande capacidade de reprodução, nenhum animal poderia representar melhor a fertilidade. Já o ovo surge como representante do renascimento, da vida. Antigamente os ovos distribuídos na Páscoa eram cozidos e pintados de cores bem fortes para simbolizar alegria e a chegada da nova Estação. Então, eles eram escondidos pela casa ou pelo jardim e as crianças tinham o desafio de encontrá-los. Quem achasse mais ovos era o vencedor desse jogo, mas teria que dividir com os amigos.

Plano Energético para definir as potencialidades do Rio Grande do Sul
Depois de um ano de trabalho, o Plano Energético está pronto para ser entregue aos gaúchos. A solenidade de lançamento aconteceu na quinta-feira (17) no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori. O estudo foi desenvolvido pela Secretaria de Minas e Energia e tem por objetivo planejar a demanda de energia para os próximos dez anos, bem como apontar os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento de energia com qualidade e continuado ao longo da próxima década. O trabalho é pioneiro no Rio Grande do Sul, pois não se limita a fazer apenas um diagnóstico, mas também elenca as obras de infraestrutura necessárias. Ele contemplou a elaboração de diretrizes e propostas de políticas públicas para a área energética do Estado; a concepção de propostas comprometidas com incorporações de novas tecnologias e a quantificação dos empreendimentos necessários para atendimento das necessidades energéticas.
Para a região, o carvão mineral foi citado com a recomendação de maior aproveitamento deste energético na matriz estadual e nacional, embasado nas inúmeras vantagens de utilização desse combustível, pois se constitui claramente numa das grandes oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, seja como fonte energética básica, ou como ponto de apoio para expansão de importantes ramos industriais. O Estado detém cerca de 90% dos recursos brasileiros de carvão mineral, e com a ampliação da termeletricidade, a participação do carvão na matriz energética nacional poderá evoluir de 1,4% para 6%.

Coquetel comemora 125 anos da ACIL
Homenagens foram realizadas na noite de sexta-feira, dia 18
O Clube Campestre de Sant’Ana do Livramento foi o palco das comemorações dos 125 anos da Associação Comercial e Industrial de Livramento na noite de sexta-feira, dia 18. O evento reuniu associados, convidados especiais e destacadas lideranças estaduais nas áreas da indústria, comércio e serviços e agronegócios para a quinta edição do Prêmio Mérito ACIL e homenagens a entidades co-irmãs e federações que atuam em prol do desenvolvimento de toda a região. Receberam o Troféu Mérito ACIL a Federasul, Fecomércio e Fiergs, em nível estadual, e ainda CDL, Sindilojas, Associação e Sindicato Rural de Livramento, Associação de Mulheres Empreendedoras-AMESL, Associação Comercial e Industrial de Rivera e Associação de Free Shops.

Incentivo a produção tecnológica
Com o objetivo de introduzir nos jovens a cultura da inovação e do empreendedorismo para que desenvolvam propostas de negócios que busquem resolver os principais problemas de suas comunidades, a ONG Tunnel Lab Acelera Pampa promoveu na semana passada um treinamento com 17 jovens, visando torná-los tutores do projeto visando diminuir a desigualdade social e incentivar a produção tecnológica entre a população de baixa renda. O treinamento foi realizado pela empreendedora social e idealizadora da ONG, Julia Moura, do Rio de Janeiro. Aos 26 anos a carioca, Julia, rodou o mundo e voltou ao Brasil em 2014. Baseada nas experiências vividas na África, Califórnia e Alemanha criou a ONG Tunnel Lab. “Temos que descobrir as habilidades de cada um, para que esses jovens, quase invisíveis para a sociedade, deixem de ser espectadores e passem a ser produtores”, comenta Julia.
Nesta primeira fase do projeto e nas próximas, além da ACIBA, o IFSul também apoia a proposta. O projeto é administrado em Bagé pelo empresário Rafael Minotto que integra a diretoria da Aciba. Agora, os tutores deverão envolver cerca de 300 pessoas no projeto e a expectativa é que surjam em Bagé cerca de 70 projetos. Em novembro, Julia retorna a Bagé quando os grupos estarão apresentando seus projetos a jurados do ramo do empreendedorismo e tecnologia. As 15 melhores ideias serão premiadas com viagens, computadores entre outros prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário