Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

CADERNO PAMPA :: 14 de junho :: Edição 313



Até já se tornou clichê, mas não é verdade que já estamos no mês de junho e parece que foi ontem que estávamos comemorando o início de 2014? A passagem do tempo parece ter ganhado um novo ritmo e, agora, tudo é muito rápido, instantâneo e veloz. Os dias, as semanas, os meses, os anos, passam sem que, às vezes, consigamos perceber. Mas, se o tempo não pode alterar a sua velocidade, o que está acontecendo com as nossas vidas? O tempo de descanso, com a família ou para relaxar é cada vez mais escasso, os compromissos da vida moderna nos sufocam e, quando percebemos, mais um dia passou e, para o seguinte, sobrou somente uma grande lista de coisas a serem feitas. Se o tempo é o mesmo, a vida está mais acelerada, apressada e em um novo e mais frenético ritmo. E, se não é possível diminuir essa velocidade, o que fazer então para conseguir aproveitar melhor o tempo e as coisas prazerosas da vida? Nesta primeira edição de junho do Caderno Pampa, dedicamos nossa capa ao tempo e a esta inquietação sobre a velocidade da vida, de modo a ajudar você a compreender o que está acontecendo e também para alertar que a vida é breve e única, que os dias precisam ser vividos e apreciados e, que para tudo isso, basta organização e bom senso. Leia, reflita e aproveite melhor o seu tempo!

PRÓXIMO PAMPA: 28 DE JUNHO


A dança invadiu e contagiou Bagé
O 12º Dança Bagé encerrou comemorando mais um sucesso
Mostras competitivas, oficinas, apresentações artísticas e muito ritmo e animação fizeram parte da programação do 12º Dança Bagé que, no final de semana passado, movimentou a cidade, recebendo bailarinos de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados e que ajudaram a compor um grande espetáculo que, mais uma vez, foi sucesso de público e qualidade.

Entre as atrações esteve a apresentação de 10 alunos do Caminho da Luz que dançaram a coreografia “Aquarela do Brasil” em ritmo de samba. A participação da entidade no evento teve ainda uma apresentação solo. O aluno Edenílson Lopes Saraiva demonstrou uma coreografia em forma de jazz da música "Just Give me a Reason", consagrada internacionalmente pela cantora Pink.

Outro atrativo do Dança Bagé foi a presença do bailarino e coreógrafo do Rio de Janeiro, Carlos Fontinelle, que recentemente foi vice-campeão do quadro do programa Domingão do Faustão "Artista Completão" edição 2014. O dançarino ministrou oficinas de jazz e dança contemporânea e fez parte do corpo de jurados finalizando as apresentações de sábado.

Dom Pedrito recebe modernização de inspetoria
Um dos municípios com maior população bovina e umas das melhores carnes do Brasil, Dom Pedrito é, também, referência em rastreabilidade como medida eficaz no controle de doenças e busca por melhores mercados de exportação. Visando a manutenção dos serviços já realizados no município, na semana passada, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) entregou a modernização de uma Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) e uma camionete para reforçar o serviço de fiscalização na fronteira.

A cidade também será contemplada ainda com R$500 mil e precisará de mais 20% de contrapartida municipal, para a implantação do projeto estadual de modernização de parques e feiras e valorização da pecuária, de acordo com o titular da Seapa, Claudio Fioreze. "Atender bem o produtor e melhorar a autoestima dos nossos servidores são nossos compromissos. Aliado a isso, queremos elevar o status sanitário gaúcho e criar condições de competitividade para que os produtos atinjam os mercados mais exigentes e que mais remuneram no mundo", destacou durante a inauguração da 132ª IDA.

Vinhos Guatambu no Anuário Vinhos do Brasil 2014
Os vinhos Rastros do Pampa Tannat e Cabernet Sauvignon da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, integram a nova edição da publicação especializada sobre o vinho brasileiro, o Anuário Vinhos do Brasil, em versão bilíngue (português e inglês), com todos os números do mercado e um ranking de mais de 850 vinhos brasileiros.

Na categoria de vinho tinto varietal Tannat, foram avaliados 48 exemplares participantes, e o Rastros do Pampa Tannat 2012 classificou-se entre os finalistas, com 88 pontos, atrás apenas por um ponto do campeão, o rótulo Miolo Vinhas Velhas Tannat 2012, também da região da Campanha Gaúcha. Já na categoria vinho tinto Cabernet Sauvignon, o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon também ficou entre os finalistas, com 88 pontos.

Uma parceria da Baco Multimídia com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Anuário Vinhos do Brasil chega à sua terceira edição consolidando-se como a maior referência nacional e internacional sobre os vinhos do Brasil e o mercado brasileiro da bebida. O lançamento do Anuário aconteceu na ExpoVinis, em São Paulo.


Um grande evento para reforçar o potencial da Vitivinicultura na região
IX Seminário de Vitivinicultura aconteceu em Bagé e reuniu estudantes, empresários, pesquisadores, vitivinicultores, técnicos e apreciadores da temática


Apresentar temas para o desenvolvimento tecnológico e setorial da vitivinicultura na Campanha Gaúcha, este foi o foco do IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. O evento aconteceu entre os dias 5 e 6 de junho, no Clube Comercial, em Bagé e contou com grande público que teve a oportunidade de integrar uma ampla programação de painéis que trataram de assuntos pertinentes ao setor através de palestrantes que abordaram temas como as incertezas climáticas, a gastronomia, o enoturismo, o suco de uva orgânico e ações para o desenvolvimento da vitivinicultura. O seminário foi encerrado com uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito.

Entre a programação, um dos destaques foi o painel relacionado ao Projeto Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes, que tem como principal objetivo criar as bases para o desenvolvimento ordenado da produção vitivinícola na região da Campanha, a partir de uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os assuntos que foram apresentados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, instituição que lidera o projeto, estiveram as estratégias para avaliação dos vinhos, manejo da planta e indicação geográfica.

O IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Cerealista Coradini investe em tecnologia visando maior produtividade de soja
Ensaio testou 15 cultivares de soja e o seu comportamento quando submetidas ao clima e solo da região
As lavouras de soja estão demonstrando seu potencial de crescimento ano a ano e, com isso, a Cerealista Coradini está objetivando conhecer melhor as variedades de soja disponíveis no mercado. Para isso, desde o final de 2013, realiza um ensaio com 15 cultivares e já começa a obter os primeiros resultados. A experiência foi desenvolvida em uma área de um hectare na localidade da Igrejinha, em Bagé.

De acordo com o engenheiro agrônomo da empresa, Dari Raddatz Júnior, as informações não servem como dado experimental, já que foi realizada apenas uma repetição e em uma única época de plantio - o que pode ter favorecido algumas cultivares, mas ajudam a entender melhor o comportamento das cultivares quando submetidas ao clima e solo da região e, com isso, de acordo com o diretor da empresa, Valmor Coradini Junior, é possível conhecer novas tecnologias na cultura da soja e, assim, impulsionar ainda mais a produção na região.

A lavoura onde realizou-se o ensaio pode ser conhecida pelos produtores interessados no dia 1º de abril, quando a Cerealista promoveu uma manhã de campo na Agro Santa Aunélia. O produtor Gesiel Porciuncula dos Santos, responsável pela lavoura, fez o plantio em 26 de novembro de 2013 e a colheita aconteceu na segunda quinzena de abril. A área experimental foi conduzida da mesma forma que as demais áreas da propriedade.

Mitos e verdades sobre trabalhar em equipe
Nem todas as pessoas precisam ter a habilidade do trabalho em grupo para alcançar o sucesso profissional


Um dos principais requisitos para o trabalho na atualidade esconde algumas armadilhas e problemas que se tornam ainda maiores para as pessoas que não possuem habilidade para trabalhar em equipe e, somente quem já teve que trabalhar em grupo conhece bem a situação. Discussão após discussão, cada um tem uma opinião diferente sobre o caminho a ser seguido no projeto - e nada sai do lugar. Com a aproximação dos prazos, bate o desespero. O problema começa pelas próprias empresas que, embora estimulem o trabalho em equipe, estipulam metas individuais e difíceis de serem atingidas pelo esforço coletivo.

Mas, então, o que fazer se você simplesmente produz melhor sozinho? De acordo com pesquisas nem todo profissional precisa ser capaz de trabalhar em equipe já que toda empresa também necessita de especialistas, que podem e devem trabalhar sozinhos. No entanto, é importante estar atento também ao fato de que o trabalho coletivo é fundamental para a inovação, já que “várias cabeças pensam melhor do que uma” e a criatividade nasce da experiência que temos com o outro. Por essa razão, a vivência de grupo favorece a ousadia e a inventividade no trabalho. O bom é que a capacidade de trabalhar em grupo é uma capacidade que pode ser trabalhada e melhorada, isso significa que, mesmo que você tenha um temperamento autossuficiente, é possível aprender a trabalhar em equipe, através de treinamento.

Características como a afinidade com o grupo ou a timidez também influenciam e podem ser trabalhadas e aplicadas ao trabalho. No caso da afinidade, é sempre importante ter em mente que a diversidade é um ponto a favor do sucesso e da criatividade. Já a introspecção pode ser facilmente superada por um ambiente de trabalho saudável e que envolva todos os participantes.


Unipampa Bagé realiza II Seminário de Pesquisas em Linguagem e Docência
Programação acontece durante todo o dia de hoje no Campus de Bagé
Com o objetivo de apresentar e discutir os resultados dos trabalhos dos pós-graduandos do curso de Especialização em Linguagem e Docência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, promovendo, também, a interação e contribuição entre pesquisadores novatos e outros mais experientes, com formação de mestrado e/ou doutorado, além de divulgar as pesquisas realizadas na Especialização para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral, acontece desde ontem, dia 13, no auditório do Campus Bagé, o II Seminário de Pesquisas em Linguagem e Docência.

A programação de hoje, que é aberta ao público, inicia às 8h estendendo-se até às 12h e tendo continuidade às 13h30 até às 18h30. Somente hoje serão apresentados nove trabalhos, dos mais variados temas, mas todos relacionados à temática da educação. Ontem, dia 13, quando teve início o Seminário, outros 13 trabalhos foram apresentados e contaram com ampla participação do público e comunidade acadêmica.

Serão fornecidos certificados de participação proporcionais ao tempo de presença aos ouvintes que participarem do evento por, pelo menos, dois turnos ao logo dos dois dias de programação. As inscrições podem ser feitas no local e são gratuitas.

Mais Educação na Escola Neli Betemps em Candiota
Programa irá desenvolver várias atividades com os estudantes no turno inverso das aulas
Dança de rua, karatê, cerâmica e educação ambiental são atividades que você não costuma ver no ambiente escolar, mas pensando em transformar a escola em um espaço estimulante, o Programa Mais Educação, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria do Estado de Educação, promove uma oportunidade para que os estudantes permaneçam na escola em turno integral, realizando as atividades propostas no turno inverso ao de suas aulas regulares. Candiota que já conta com o programa desde 2013, a partir de agora estende suas atividades para a escola Neli Betemps que ofertará oficinas nas segundas, quintas e sextas-feiras, contemplando os alunos de todas as séries. No Neli, serão disponibilizadas aulas de reforço em matemática e língua portuguesa, além de aulas de karatê, dança, meio ambiente e sustentabilidade.

A oficineira, Iemanjara Daniela de Ávila, que já atua no Mais Educação na Escola Santa Izabel conta que trabalhará diversos ritmos de dança com os alunos.
“Meu trabalho é dar oportunidade para que crianças e adolescentes possam dar seus primeiros passos na dança, minha expectativa é que a dança possa ajudar no rendimento escolar e social de cada um”, falou Iemanjara.

Para a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, a partir das atividades em turno inverso do Programa, há uma diminuição da evasão escolar, além do aumento no rendimento em sala de aula, a educação tem transformado a realidade de muitas das nossas crianças.

Esteja atento ao cronograma do Sisu


Logo que a primeira lista de classificados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada através do site do sistema, iniciou-se também um período de esperança para aqueles que não conseguiram uma vaga no Ensino Superior público na primeira oportunidade, mas tem até o dia 24 de junho uma segunda chance, através da segunda chamada do programa. Esta edição do Sisu bateu recorde no número de inscritos, que cresceu 54% em relação ao ano passado, o que deixou a concorrência mais acirrada.

Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram para a edição do segundo semestre, e 51,4 mil vagas foram oferecidas em 67 instituições de Ensino Superior em todo o país. No Rio Grande do Sul, pouco mais de 104 mil pessoas se cadastraram para disputar 1.795 vagas, demonstrando a grande concorrência que os candidatos precisam enfrentar.

As matrículas da segunda chamada acontecem entre os dias 27 junho e 2 de julho e, após esse período, no dia 14, será divulgada a lista com os nomes dos candidatos que estão em espera por uma vaga. Podem concorrer a uma vaga no Sisu os estudantes que concluíram o ensino médio e prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e, agora, desejam concorrer a uma vaga no ensino superior público.


Sensação de dias de poucas e rápidas horas
Você já reparou que já chegamos em junho, metade do ano, e que parece que foi ontem que comemoramos o Réveillon?

Fernanda argumenta que é preciso investir na qualidade do tempo

A vida moderna não é fácil. São inúmeros compromissos, muitas inovações, inquietações e novidades a cada dia. E, se você tem a sensação de que o tempo está voando, saiba que não é o único. Difícil mesmo é entender as razões desde fenômeno e buscar alternativas para enfrentar a correria do dia-a-dia com mais tempo para relaxar e curtir a família, os amigos e tudo aquilo que nos faz bem.

Há várias hipóteses que tentam explicar o fenômeno, mas a mais aceita aponta que essa sensação está relacionada à quantidade enorme de informações e experiências a que estamos sujeitos atualmente. A psicoterapeuta Fernanda Scheneider da Silva explica ainda que a correria do dia-a-dia, o acúmulo de compromissos e a falta de tempo livre para se fazer o que se gosta, acabam criando a impressão de que o tempo tem passado mais depressa. Outro aspecto interessante é que estamos vivendo em uma sociedade da velocidade, em que buscamos cada vez mais tecnologia rápida e eficiente e que este desejo possa se refletir no modo de perceber o mundo atualmente. A ansiedade também pode ser uma vilã, já que estamos cada vez mais afoitos por estar por dentro de tudo o que acontece no mundo e, na medida em que queremos participar de tudo, o tempo acaba tornando-se insuficiente.

“Temos a impressão que não cabe, no tempo disponível, tudo aquilo que temos pra fazer e isso pode gerar ansiedade. Mas o maior risco que vejo é adiarmos as coisas que nos fazem bem e que, talvez, a falta de tempo desgaste relações importantes com família e amigos, por exemplo. Por isso, gosto de pensar na qualidade do tempo ao invés da quantidade de tempo. Às vezes, vale mais a pena alguns minutos do que muito tempo”, argumenta Fernanda.

E, como a tecnologia e a vida contemporânea são realidades inevitáveis, o importante é saber lidar com a situação e aprender a organizar melhor o tempo. Fernanda aconselha que saibamos fazer uma eleição das prioridades e que viver o presente, sem se angustiar com o futuro, podem ser boas alternativas para aproveitarmos melhor o tempo.
“A vida é sobre o agora. A nossa vida é feita de escolhas e somos feitos das escolhas que fazemos. Temos que priorizar o que é realmente mais importante pra nós”, destaca.

Dicas para desacelerar!

Embora, o tempo esteja se acelerando, um dia continua tendo 24 horas, 1 hora vale 60 minutos e, cada minuto ainda tem 60 segundos, por isso, nem tudo está perdido. Confira algumas dicas para aproveitar melhor o tempo e diminuir as angústias.

- Diariamente, separe tempo para desligar toda a tecnologia que nos cerca – internet, celulares, televisão. Aproveite para sentar sozinho com seus pensamentos;

- Observe sua velocidade durante o dia. Por força do hábito fazemos algumas coisas mais rápido do que precisamos;

- Deixe buracos na agenda e não preencha todos os momentos do dia com atividades. Resista à tentação de fazer mais e mais e tente fazer menos;

- Faça refeições na mesa me vez de ter um prato balançando sobre as pernas em frente à televisão ou computador;

- Encontre um hobby que desacelere sua rotina, como pintar, caminhar ou fazer uma atividade física.






No próximo dia 17, acontece no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé, a 4ª edição do evento “Homens na Cozinha”, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. Os convites já estão à venda com as meninas da entidade. Tem que correr para garantir o seu, pois para atender bem a todos, há um número limitado de ingressos.

Na edição passada, quando comunicava a vocês sobre minha saída da coordenação do programa Rota 20 em virtude de novos desafios profissionais, não mencionei o nome de uma pessoa, que foi tão importante quanto todas as outras citadas, que é o conceituadíssimo cinegrafista Mário Pereira. Com ele aprendi todas as técnicas fundamentais de TV. Dicas valiosíssimas! Seu Mário, muito obrigada pelos ensinamentos, e, sobretudo, pela amizade!

Atenção produtores rurais, estudantes, técnicos, empresários de toda a região: em um mês, a Associação e Sindicato Rural de Bagé vai realizar em sua sede um grande evento, o 1º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, que integra a 58ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio. Serão dois dias de painéis com renomados palestrantes. Em breve, mais informações. Aguardem!

Dia dois deste mês nossa colega de Caderno Pampa, Fabiana Gonçalves, festejou mais um ano de vida. É de autoria dela este layout bacana e, também, a organização das páginas de nosso estimado Pampa. Parabéns Fabi!

No dia 17 de novembro acontece em Bagé a segunda etapa do 8º festival de música “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”, uma promoção do SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul. O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis aos interessados nas unidades do Sicredi Fronteira Sul, ou no site http://www.ocergs.coop.br/index.php/comunicacao/rs-canta. Confira!

As meninas do Grupo Amor Solidário em mais um de seus importantes brechós: Maria Isabel Bordini Xavier, Iolanda da Silva, Sonia Pereira Suñé, Andréa Pons Suñé, Umbelina Azambuja, Sandra Krause e Rosana Vaz

E por falar em campanhas solidárias, como a do Grupo Amor Solidário de Bagé, em Dom Pedrito faz bonito quem adquire um bóton da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A iniciativa da venda é uma parceria da entidade com as lojas Itasul. Nas fotos, Ana Caroline Deiques Soares, atual Botão de Rosa da Liga. Lindinha ela!

Na inauguração da Tradisul Motors em Bagé, a representante da Mitsubishi do Brasil, Kellen Bassi, ao lado do presidente do Grupo Felice, Elton Doeler, do colega, Fernando Matarazzo, e do gerente da loja, Rogério Viana

Marcos Pereira, Iris de Paulo e Ricardo Pereira

Nossos parceiros e amigos de Caderno Pampa, Carmén de Fátima Gonçalves e Antonio Cougo



Petiscos rápidos e fáceis
Quando a reunião de amigos ou familiares é na sua casa, uma boa alternativa pode ser apostar em petiscos rápidos e fáceis e que irão fazer muito sucesso com os convidados.

Guacamole com nachos
Ingredientes
1 abacate médio maduro
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
1 tomate sem pele e sem sementes cortados em cubos
Metade de uma cebola processada
3 ramos de coentro processados
4 ramos de salsa processados
1 colher de chá de chili (a gosto)
1 colher de sopa de molho inglês
Sal a gosto
1 pacote de nachos

Modo de preparo
Com um garfo amasse o abacate com o azeite e o limão. Coloque num recipiente juntamente com os outros ingredientes misturando bem. Sirva gelado ou em temperatura ambiente, acompanhando os nachos.

Bruschetta de mussarela
Ingredientes
2 tomates cortados em cubinhos
150g de queijo mussarela
6 pãezinhos franceses (pode ser do dia anterior)
Quanto baste de azeite de oliva, orégano, sal e molho de tomate pronto

Modo de preparo
Corte os pães em fatias médias. Acomode-os em uma assadeira, coloque pequenas porções de molho de tomate pronto, os tomates, o azeite de oliva e o sal sobre cada fatia de pão. Cubra com o queijo cortado em fatias e jogue o orégano. Leve ao forno até que o pão esteja crocante e o queijo derretido.

Espetinhos
Ingredientes
1 pacote de salsichas
200g de queijo mussarela em peça inteira
200g de tomates cereja
1 pote de azeitonas sem caroço

Modo de Preparo
Corte a salsicha, o queijo e os tomates em rodelinhas pequenas. Monte os espetinhos, finalizando com as azeitonas.

Palitinhos
Ingredientes
Cenouras e pepino de salada cortados em tirinhas médias
Azeite, sal e vinagre balsâmico

Modo de preparo
Cozinhe as cenouras e os pepinos cortados. Faça uma mistura com o azeite, o sal e o vinagre e banhe as tirinhas. Você pode ainda preparar outros tipos de molho a base de iogurte natural e fazer novas misturas.


Cabelos masculinos também precisam de cuidados especiais
Hábitos simples ajudam a combater a caspa e a calvície


O cabelo do homem merece cuidado e atenção assim como o de qualquer mulher, até porque ele possui características próprias, sendo mais espesso e com camadas mais compactas e firmes, sendo menos poroso e frágil do que o cabelo feminino. Os fios, de um modo geral, também são mais oleosos, o que aumenta a necessidade de cuidados para não desenvolver caspa, calvície, dermatite seborreica e outros problemas. A boa notícia é que cuidados simples e que não requerem muito tempo ajudam a manter os cabelos sempre saudáveis e com boa aparência.

Lavagem
É muito importante lavar os fios todos os dias para controlar a oleosidade do cabelo. Em casos de fios mais secos, esta frequência pode ser alterada. Outro aspecto importante é quanto à temperatura da água, que não deve ser muito quente, já que a temperatura muito elevada provoca o aumento da produção da glândula sebácea, o que auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. 

Condicionador
O uso constante de condicionador não é uma boa indicação. A recomendação de uso do produto é apenas para homens com cabelo muito seco ou comprido. Como o cabelo masculino costuma ser curto, fica difícil aplicar o condicionador somente nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, irá aumentar a oleosidade. Assim, prefira aplicar apenas uma pequena quantidade (como uma moeda) em dias alternados, após a lavagem com xampu apropriado para o seu tipo de cabelo.

Hidratação
Sol, cloro, água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos, por isso é sempre importante o uso de protetor solar capilar, para evitar o ressecamento dos fios causado pelo sol. Já quando o seu cabelo é prejudicado pelo cloro ou sal da água do mar, o ideal é lavar bem os fios com água não salinizada e penteá-los com uma quantidade muito pequena de creme hidratante, que pode ser à base de queratina. Deixe o produto agir por 15 minutos e depois enxague bem. 

Xampu e condicionador
Assim como as mulheres, os homens devem usar apenas os produtos certos para o seu tipo de cabelo (oleoso, normal ou seco) e, como há uma diferença entre o cabelo masculino em relação ao feminino, alguns produtos femininos podem agravar a oleosidade. Portanto, os homens devem procurar produtos próprios para o cabelo masculino. Produtos dois em um (xampu e condicionador no mesmo produto) são boas opções, por serem práticos e não ressecarem demais os cabelos. Outro hábito que precisa ser condenado é o de lavar os fios com sabonete, já que ele resseca demais os cabelos porque tem uma maior quantidade de soda caustica, além de outros adstringentes.

Finalizadores
Gel e pomadas são ótimos para ajudar a arrumar o cabelo após o banho, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool - para não ressecar os fios - e usados sem exageros - para não deixar os cabelos com aparência de que estão sujos. Quem usa essas opções com frequência também deve lavar o cabelo ao menos uma vez por semana com shampoo antirresíduos, para retirar os restos do produto grudados no cabelo. 

Corte
O homem deve cortar o cabelo todo mês para garantir uma melhor aparência, pois os fios menores (aqueles cabelinhos no pescoço) crescem rápido e dão a impressão de descaso. Ele também conta que essa frequência traz vantagens: por cortar o cabelo com mais frequência do que a mulher, o homem costuma ter fios com mais com maciez, brilho, maleabilidade e beleza.

Chapéus e bonés
O uso frequente de acessórios para cabeça, como bonés ou chapéus, pode deixar o couro cabeludo muito oleoso e sem respirar e pode piorar algumas patologias, como a dermatite seborreica, fazendo com que ocorra a queda dos cabelos. Esses acessórios também dificultam a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca a queda de fios.

Calvície
A calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se a calvície for hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista. Além do fator hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais.


O sucesso das unhas
Mais do que estar com as unhas feitas, as mulheres querem ainda tendências de moda e muitas novidades para as unhas


Manter as unhas bem feitas sempre foi uma obsessão das mulheres, mas de uns tempos para cá, o cuidados com as unhas ganharam novos caminhos e, hoje, as unhas coloridas, decoradas e muito bem feitas são febre entre as mulheres. Novas cores, tendências, decorações criaram uma verdadeira batalha por quem tem a unha mais bonita. Para algumas mulheres, ainda, cuidar da beleza das unhas é o mesmo que apostar em mais uma arma de sedução. Mas, de um modo geral, como as unhas estão sempre à mostra é sempre importante que elas estejam bem tratadas e sadias, mesmo que os cuidados que elas necessitam tornem-se um ritual que exige disciplina, paciência e tempo.

Unhas saudáveis
Antes de escolher qual cor irá desfilar nas unhas é preciso pensar na saúde delas e, para isso, é sempre importante a hidratação e o fortalecimento. Quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com pontinhas soltas. Espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas. Já para fortalecer, além de uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros), o óleo fortalecedor é outra solução. Ele deve ser passado antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície.

Tendências de cores
Com a chegada do outono e do inverno é natural que as tendências para as cores dos esmaltes apontem para os tons mais escuros e fechados, de acordo com a moda e com o que vestimos. No entanto, durante o último ano a tendência de decorar as unhas com pequenos desenhos, o "nail art", chegou com força total e conquistou as unhas de milhares de mulheres, o que significa que este ano a maior tendência de moda será decorar as suas unhas, com pequenos, mas marcantes, detalhes, que prometem fazer a diferença em qualquer produção.

Entre as cores preferidas da estação estão o cinza puxado para o azul, que é uma cor que vai bem com tudo, o prata, que pode ser utilizado também com glitter, o nude em tons de bege, o tom de chocolate que está presente também nas roupas e botas, o duocromático que é um tendência bastante chique e apresenta resultados diferenciados, os tons escuros de roxo como o púrpura ou o violeta com coberturas metálicas, peroladas e cromadas, o vermelho que, independentemente de estação do ano, é sempre tendência e agora surge com tons mais fechados, como o vermelho sangue, e o hit da estação que o azul cobalto propagado pelas novelas antes inédito, mas que já invadiu as ruas.

Para durar mais tempo!
Já passou pela situação de ir à manicure e depois de três ou quatro dias ver o esmalte descascar ou perder o brilho? A boa notícia é que é possível evitar que isso aconteça e prolongar a cor nas suas unhas.

Para isso, antes de pintar, lixe suavemente a superfície da unha com um produto específico para isso. Se ela estiver descascando, a chance de o esmalte sair rápido é maior. É importante retirar completamente os resíduos de cor, de creme para cutícula ou de hidratante para mãos (pois atrapalham a aderência do verniz) e secá-la bem. Ao pintar, fique de olho na validade dos esmaltes que usa, já que produtos velhos, não costumam ter a mesma resistência. Lembre-se de tirar o excesso ao redor e na ponta das unhas com algodão e removedor. Depois de pintar aplique uma camada de extra brilho logo depois que o esmalte secar e repita a operação a cada três ou quatro dias. Isso vai intensificar a cor escolhida. No dia a dia, use luvas de silicone ao lavar a louça ou mexer com produtos de limpeza.


Kids e Teens

A linda Tatiele Foggiato Hubner

As manas Luísa de 7 anos e Manuela de 8 meses

Atividade
Junho é mês de Festa Caipira. Então, que tal começar a preparar o seu arraial para a festança? Aproveite os dois modelos de bandeirinhas, recorte, pinte e capriche no colorido. Você pode também aproveitar revistas e jornais velhos para fazer mais bandeirinhas ou se preferir, usar papel colorido. Vai ficar lindo!

Para jogar e se divertir
A bola, o jogo de botão e o pebolim para todas as idades




Os jogos de futebol de botão, de pebolim e de bola fazem e fizeram parte da infância de muitas pessoas e, são ainda, excelentes oportunidades de diversão e entretenimento para crianças, jovens e adultos. Então, que tal entrar no clima dos jogos de futebol e reunir a turma para uma partida? Pode ser do tradicional futebol, do futebol de mesa ou de pebolim, o que realmente interessa e que se possa aproveitar a família e os amigos e ainda aprender a disputar e competir de forma saudável e animada.

Pensando nisso, a loja de brinquedos Nova Era de Bagé preparou um mix especial de jogos e produtos licenciados da Copa do Mundo e que prometem agradar a todos os estilos de torcedores. Além das bolas e jogos, a loja dispõe também de cornetas, buzinas e outros produtos com a simbologia do Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil.


Tudo para o seu esporte favorito
Modelos: Renata Moraes de Moraes Barcellos e Matheus Ferreira de Mattos
Praticar o seu esporte favorito fica ainda melhor com as roupas, tênis e acessórios da ASM Esportes que trabalha com as melhores marcas, entre elas Nike, Adidas, Mizuno e Rola Moça, e, ainda, conta com o diferencial do crediário próprio da loja que permite o parcelamento das compras em até oito vezes. A ASM Esportes oferece acessórios para os mais variados esportes, seja a academia, o futebol, vôlei, basquete, tênis, caminhada ou corrida e outros, com variedade e qualidade.


Renata e Matheus vestem lançamentos Nike

Renata veste as novidades Rola Moça com legging metalizada e tênis Nike e Matheus usa a marca Praxis, referência em qualidade com tênis Nike

Matheus veste abrigo e tênis Nike e Renata usa casaco Praxis, legging Rola Moça e tênis Mizuno

O casal veste abrigos e tênis Mizuno

Renata e Matheus vestem abrigos e tênis Adidas


Renata e Matheus vestem abrigos e tênis Adidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário