Por Simôni Costa
O ótimo momento vivido pela vitivinicultura da região já era visto há muito tempo. E as noticias sobre prêmios pela qualidade dos vinhos por aqui produzidos não paravam de chegar. A explicação para tamanho sucesso vem agora o Ibravin, que apontou as uvas da metade sul do Rio Grande do Sul como as melhores, superando até as famosas da Serra Gaúcha. A combinação de solo fértil, com a luminosidade adequada e a capacidade e empenho dos produtores da região é a receita para o sucesso das uvas que começam a ganhar o destaque que merecem.
Hora de começar a cuidar do jardim
Primavera, a estação das flores e dos jardins exuberantes. Mas, antes mesmo da nova estação chegar é bom tomar algumas providencias para que a recuperação do seu jardim, que sofreu com as baixas temperaturas do inverno, seja rápida e eficiente. Pois bem, esta é a hora de colar a mão na terra para colher os frutos (ou flores) na nova estação.
O Florista Carlos Eduardo Ferraz lembra que o ideal é que jamais se deixe de lado os cuidados com o jardim, mesmo nas estações mais frias. Mas, como o inverno costuma castigar as plantas e poucas resistem, ele dá algumas dicas práticas e fundamentais para renovar o jardim. A primeira coisa a ser feita é a começar a remexer a terra. É preciso capinar e completar a limpeza do jardim antes de começar a plantar novamente. Outra dica importante é que, as vezes, não vale a pena investir em mudas que já tem flores, uma vez que o seu ciclo já esta completo e por conseqüência o seu tempo de duração agora será menor.
“A gente sempre recomenda que as pessoas escolham as mudas na fase do proto ainda sem a flor, porque assim ela terá um ciclo maior no jardim. Nesta época do ano também já não adianta muito querer adubar a terra, isso deveria ter sido feito antes”, argumenta Ferraz.
O período de podas também já terminou. Ferraz ensina um macete para que as pessoas saibam sempre os meses corretos de realizar a poda. A poda de limpeza é importante também para estimular a brotação.
“São os meses sem a letra erre no nome. Devemos podar em maio, junho, julho e agosto”.
Já na hora de escolher as flores que vão enfeitar o jardim a variedade é enorme. Os Cravos, Tagetes, Petúnias e Margaridas são as preferidas pela grande maioria e costumam dar uma bela florada nos meses mais quentes. Já o Amor Perfeito e a Rosa já estão na fase final do seu ciclo e logo já não darão mais flores. Outro ponto fundamental é a rega, que deve ser realizada de duas a três vezes por semana. Ferraz ensina que quanto mais quente as plantas precisam de mais água, mas que durante o frio a água deve ser diminuída.
Com as dicas do florista é hora de preparar os utensílios de jardim e deixar o jardim exuberante.
“Eu recomendo sempre que as pessoas mecham com a terra, porque além de embelezar a casa, plantar é uma terapia. Além disso, é importante que as pessoas tenham o mínimo de conhecimento para que consigam manter os seus jardins. As pessoas precisam buscar conhecimento e interação com as plantas”, aconselha Ferraz.
Música que auxilia na recuperação de pacientes
A arte que mistura a música com a medicina vem auxiliando na recuperação de diferentes doenças. A musicoterapia, que comemora seu dia na próxima quinta-feira, dia 15, é uma forte aliada na restauração da auto-estima do doente, além de agilizar no processo recuperatório.
Serviços públicos e desigualdades
Na semana anterior, analisou-se estudo da UHY que apontava a carga tributária brasileira, equivalente a cerca de 41% (quarenta e um por cento) do Produto Interno Bruto (PIB), era distribuída de maneira injusta. Como boa parte dela se refere a tributos indiretos, que são, em última análise, suportados indiscriminadamente pelos consumidores finais das mercadorias, sejam pobres ou ricos, a carga tributária acaba por tratar de maneira igual os desiguais, ocasionando injustiças e ampliando a desigualdade sócio-econômica.
Entretanto, outro estudo foi divulgado também recentemente, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), informando ser baixa a qualidade dos serviços públicos prestados, em sua comparação com os de outros países.
Assim, temos uma carga tributária razoável (ainda que inferior aos países mais desenvolvidos), mas que é distribuída de forma desigual e tem como contraprestação serviços públicos inferiores aos proporcionados por outros países.
Segundo o IBPT, “o brasileiro é o cidadão que tem os piores serviços públicos em proporção aos impostos que paga”. Esta é a conclusão do "Estudo sobre Carga Tributária/PIB x IDH", que relaciona informações de 30 (trinta) países com maior arrecadação tributária do mundo, em relação ao retorno de benefícios à população.
O estudo, que comparou informações de 30 países, utilizou dados referentes à Carga Tributária, atualizados em 2009 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até 2010, conforme atualização da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na análise comparada, os Estados Unidos, o Japão e a Irlanda estão no topo do ranking dos países que melhor aplicam os tributos em qualidade de vida aos cidadãos. O Brasil ocupa a última posição (30º lugar), indicando que países vizinhos como Uruguai e Argentina, que estão na 13ª e 16ª posições, respectivamente, fazem melhor uso dos impostos arrecadados dos contribuintes.
Para se obter o resultado, foi elaborado o Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Quanto maior o valor do indicador, melhor é o retorno dos tributos arrecadados à população.
De acordo com o IBPT, "a alta carga tributária do País vem, historicamente, contrastando com um péssimo e ineficiente serviço público em áreas vitais como educação, saúde, transporte, segurança, saneamento básico e outras, quando deveriam ser recursos arrecadados para o bem estar da população".
Portanto, no estudo da UHY, verifica-se que, no Brasil, a carga tributária dos mais ricos é menor do que a de outros países, pois a tributação privilegia os impostos indiretos (tipo ICMS), que atingem a todos, tratando de forma igual os desiguais.
Por outro lado, conforme o estudo do IBPT, os serviços prestados pelo Estado à população são ruins.
Comparando-se as duas análises, observa-se que a grande diferença de renda existente no Brasil entre os mais pobres e os mais ricos, a baixa tributação relativa dos últimos e a falta de qualidade dos serviços públicos contribuem para o aumento da desigualdade.
Ao pagarem menos tributos do que os segmentos de renda mais alta de outros países e sendo os nossos serviços públicos de baixa qualidade (destinados, praticamente, aos mais pobres), conclui-se que os mais ricos são, na verdade, subsidiados indiretamente pelo Estado.
Trata-se da existência de espécies de "bolsa-saúde", “bolsa-aposentadoria” e "bolsa-escola" informais para os mais privilegiados: o dinheiro que "poupam" com os tributos pode ser direcionado para custear os planos privados de saúde e de aposentadoria e as escolas particulares dos seus filhos (com direito a novos abatimentos no Imposto de Renda).
Desse modo, é preciso ter cuidado ao se criticar a criação de políticas compensatórias para os de baixo da pirâmide social, pois é necessário verificar se, na outra ponta, os mais abastados não são também beneficiados pelas políticas tributárias.
A harmonia prefeita entre carnes e vinhos
A combinação de sabores e aromas foi o ingrediente especial da noite de Vinhos do Pampa realizada pela vinícola Guatambu e o restaurante do City Hotel. Os vinhos e espumantes Guatambu fizeram bonito harmonizados com os pratos do renomado Chef Maurício Fernan, um dos maiores sucessos da gastronomia gaúcha, do Restaurante Marco`s, de Porto Alegre. E antes dos convidados apreciarem os pratos, assistiram a uma apresentação da enóloga da Guatambu, de Dom Pedrito, Gabriela Pötter, sobre os vinhos e a vinícola.
*************************************************
Mobilização pela reconstrução do Instituto Caminho da Luz
O último temporal de granizo que atingiu Bagé trouxe muitos prejuízos para o Caminho da Luz, entidade filantrópica que atende jovens e crianças carentes com necessidades especiais. Ao todo, 61 vidros no prédio onde funciona a Escola e na clarabóia do ginásio da instituição foram quebrados. Desde então, a instituição reforçou as ações de tele-marketig realizadas a fim de arrecadar os R$5 mil necessários para os reparos.
Na semana passada uma boa noticia chegou ao Caminho da Luz. Isso porque o Sr. Ângelo, da Cerâmica Bordignon, entrou em contato com a direção da instituição e disponibilizou 1.500 tijolos para serem comercializados pelo intermédio da entidade. Com isso, a receita será repassada à instituição para colaborar na reposição dos vidros e no conserto do telhado do ginásio.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o Caminho da Luz pelo fone 3240-3500 ou 3242-4155 e informar o desejo de ir até a empresa, adquirir os tijolos e repassar o valor à instituição.
Porque saber administrar é fundamental
Antes mesmo de concluir o curso de Administração de Empresas, estudantes têm a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho
A Administração é a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo e, por isso, os profissionais têm muito que comemorar, principalmente hoje, Dia do Administrador de Empresas. Por todo o país, várias são as universidades que oferecem a formação necessária ao exercício da profissão. Na região, em especial, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) oferece não somente o curso, mas também uma oportunidade dos estudantes colocarem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e também de se familiarizarem com o mercado de trabalho.
A Consultoria Junior – Urcamp é uma empresa da universidade que presta serviços a outras empresas utilizando da mão de obra dos alunos interessados. O coordenador do projeto, professor universitário e Administrador de Empresas, João Henrique Mendes Costa, conta que atualmente a Consultoria conta com mais de 50 alunos inscritos atuando em diversos municípios da região da campanha e fronteira oeste.
Segundo ele as principais atividades desenvolvidas pelos futuros administradores de empresas são pesquisas de opinião pública, de satisfação de clientes, de cliente oculto, além da orientação a empreendedores e outros projetos, como o Negocio a Negocio, realizado em parceria com o SEBRAE.
“O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais da administração, por isso o currículo destes futuros profissionais será ainda melhor do que daqueles que não aproveitam o tempo da faculdade para conhecer novos ramos e ter outras experiências”, destaca Costa.
O atual presidente da Consultoria Junior – Urcamp, Fernando Rizzi Barreto, conta que esta cursando o sexto semestre da faculdade e que a Consultoria é uma oportunidade de conhecer novas áreas da profissão, além de ir ganhando visibilidade no mercado d trabalho.
“Um administrador é a peça chave para o desenvolvimento de uma empresa. Além disso, o administrador precisa ter conhecimento sobre diversas áreas para conseguir gerir bem a sua empresa, por isso a importância de participarmos de projetos como este”.
Formou-se em Administração de Empresas pela URCAMP, Pedro Ducos Torrontegui, que comemorou a conquista com festa para os amigos e familiares na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, sábado passado. A esposa, Silvia Leite e a mãe Liliana Ducos vibraram junto com o rapaz! Nos clics, Diones Alves
O formando e a mãe, Liliana Ducos
Muitos convites chegam aqui na Zero Hora para eventos, festas e inaugurações. Sempre divulgo aqueles que são enviados com antecedência. Impossível é comentar e participar quando estes chegam "em cima do laço". Pena, mas fica aqui o alô para os clubes e entidades!
Candiota passará a realizar exames de eletrocardiograma
Técnicos passaram por um treinamento antes de começar a operar o novo sistemaFoto: Felipe Valduga
Técnicos passaram por um treinamento antes de começar a operar o novo sistemaFoto: Felipe Valduga
O município de Candiota deve iniciar, em breve, a efetuar exames de eletrocardiograma (ECG) para a população através de um sistema interligado de comunicação via internet. O atendimento, inédito até então, acontecerá no Pronto Atendimento, localizado na Vila Residencial, e contará com o apoio do Hospital do Coração de Porto Alegre.
Com um investimento de cerca de R$ 50 mil para a aquisição dos equipamentos, o novo sistema deve começar a operar na metade do mês de setembro e permitirá um atendimento 24h por dia a população.
O atendimento a ser efetuado no município possui uma peculiaridade. Os dados dos exames serão enviados, de forma instantânea, via internet, para Porto Alegre, onde um plantonista fará a avaliação e encaminhará os resultados logo em seguida de volta ao município. Antes do inicio das atividades, cerca de 15 técnicos que atuam no sistema de saúde municipal participaram de um treinamento sobre a utilização do sistema.
A atividade foi ministrada pelos técnicos
“Nesta parceria, fornecemos assistência cardiológica a hospitais e postos de saúde dos municípios atendidos”, explica.
***************************************
Executivo de Dom Pedrito encaminha pedidos ao DNIT
A solicitação é pela manutenção do trevo principal de acesso, através de pintura e sinalização adequada à visualização noturna. Além disso, é necessária a construção de um trevo no cruzamento da rua Sete de Setembro, de grande fluência para a zona urbana, como também a modificação do trevo existente nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal e de acesso à Cotrijui, local de grande fluxo de veículos pesados.
Em resposta ao ofício, o superintendente do DNIT no RS, assegurou que a sinalização solicitada será refeita integralmente no CREMA 1ª Etapa; quanto a solicitação de um trevo na Sete de Setembro e a modificação do trevo de acesso à Cotrijui foi encaminhado para inclusão no CREMA 2ª Etapa.
*******************************************
Livramento busca parceria com Rivera para realização de obras
Os secretários Zulmir Rasch, do Planejamento e Meio Ambiente, Helio Bênia, de Obras, e Luiz Pedro Garagorry, de Habitação e Regularização Fundiária, estiveram reunidos com o Intendente de Rivera, Marne Osório, quando foi discutida a realização de uma parceria entre as duas cidades, com vista à realização de obras para a solução de vários problemas localizados sobre a linha divisória e que afetam as duas comunidades.
Dentre as propostas apresentadas pelos secretários santanenses, destaca-se a realização de ações conjuntas entre as duas administrações para a elaboração de um projeto técnico para a pavimentação e urbanização da avenida Paulo Labarthe e avenida Frederico Diaz.
Também foi discutida a necessidade de ações conjuntas das duas administrações para a retirada e a reacomodação das famílias que moram em área de risco, próximo ao Cerro do Marco, diante da possibilidade de deslizamento de terra, motivo de preocupação das equipes de Defesa Civil das duas cidades.
Outra proposta colocada para o Intendente é a recuperação da estrada rural na linha de fronteira internacional, que liga a sede do Município à localidade de Três Vendas, já no Município de Dom Pedrito. Esta providência irá beneficiar uma extensa região dos dois países de grande potencial agrícola e pecuário, pela excepcionalidade do seu solo, cujos produtores sofrem com as dificuldades de escoamento das suas safras, principalmente nos meses de inverno.
O intendente Marne Osório foi bastante receptivo às propostas das autoridades santanenses, e determinou aos setores de Obras e de Ações Sociais da Intendência de Rivera para que busquem se articular com as autoridades brasileiras, com a finalidade alcançarem os objetivos propostos no encontro.
Uma pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apontou as uvas da metade sul do estado como as melhores para a produção de vinhos e espumantes, superando até as produzidas na Serra Gaucha, região tradicionalmente conhecida pela qualidade de seus vinhos. Foram analisadas uvas colhidas em 141 cidades do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina, onde é desenvolvida a vitivinicultura e os resultados apontaram que as uvas daqui têm graduação média dos níveis de açúcar de 19 graus, enquanto que as uvas da Serra têm graduação de 13.
“Este resultado é consolidação de um trabalho de 10 anos onde as 16 vinícolas da região á são responsáveis por 15% dos vinhos produzidos no Brasil”.
************************************************
Técnicos participaram de curso sobre controle do carrapato bovino
Mais de 30 técnicos da Emater/RS-Ascar, de prefeituras da região da Campanha Gaúcha e de inspetorias veterinárias e zootécnicas, além de estudantes de graduação participaram na Embrapa Pecuária Sul, do curso “Atualização sobre Controle do Carrapato dos Bovinos e o Manejo de Resistência aos Acaricidas”.
Promovida pela unidade de pesquisa em parceria com o Escritório Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar, a atividade foi ministrada pela pesquisadora Claudia Gulias Gomes. Ao todo, 13 dos 16 municípios da região estiveram representados.
******************************************************
Controle estratégico
O carrapato bovino transmite os parasitos que causam a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), uma das principais causas de perdas nos rebanhos do Sul do Brasil. A pesquisadora Claudia Gulias Gomes abordou a biologia e ecologia do parasito, bem como os mecanismos de controle, baseados no manejo integrado, que envolve não apenas o controle químico (uso de carrapaticidas), mas também biológico (predadores naturais), genético (resistência dos animais), mecânico (manejo do campo), físico (temperatura e umidade), legislativo e cultural.
“O desafio é pensar numa estratégia de controle com planejamento de longo prazo, e não uma forma imediata, como tem sido feito”, disse a pesquisadora.
Após a palestra, os participantes visitaram o laboratório de Sanidade Animal, onde é realizado o biocarrapaticidograma, teste que avalia a resistência do carrapato a diferentes princípios ativos carrapaticidas, indicando qual produto pode ser utilizado e qual se mostra ineficaz para a amostra estudada. O teste foi demonstrado pela pesquisadora e pelo laboratorista Bernardo Franck. A partir de amostras de fêmeas adultas submetidas aos carrapaticidas, é calculada a eficiência reprodutiva dos parasitos (capacidade de postura de ovos) e em seguida o índice de eficácia de cada produto. Índices de eficência iguais ou inferiores a 95% são indicativos de resistência.
Nova temporada da Malhação aposta no mistério
Inspirados em sucessos como Harry Potter e a saga Crepúsculo o seriado teen da Rede Globo, a Malhação, iniciou na semana passada uma nova temporada. Desta vez a aposta dos autores é o mistério e até a paranormalidade, diferente de épocas em que a serie abordou temas como a saúde, drogas e o dia-a-dia escolar.
A trama gira em torno do número 1046, e ao longo dos capítulos novos mistérios aparecerão enquanto outros vão sendo desvendados. A aposta tem a ver com o fascínio adolescente em descobrir o novo.
Venda de ingressos para o show de Luan Santana em Bagé é sucesso
Toda mulher é apaixonada por bolsas e sapatos e não poderia ser diferente com a coleção primavera-verão de Gathi Calçados. A estação das flores inspira novas e coloridas peças que agradam a todos os estilos. As tendências apontam para cores mais quentes e bastante coloridas. A democracia das cores chega também às bolsas, que aparecem em diversos tamanhos, cores e estilos e, agora, não necessitam mais estar combinando com os sapatos. Já os saltos variam bastante em altura, mas a grande novidade é o retorno dos Ana Bela.
Sarau Cultural é atração para a 14ª Feira do Livro de Bagé
A atriz Fernanda Carvalho Leite, o músico Victor Cullanys e o poeta Luiz Coronel serão os participantes do Sarau Cultural Contando Causos – um elenco de causos da comédia gaúcha. A atividade, que acontecerá às 20h do dia 8 de outubro, é um das atrações da 14ª Feira do Livro de Bagé. O evento literário, que movimentará a cidade de 30 de setembro e 09 de outubro, é uma realização conjunta do Arte Sesc e da Prefeitura.
Personalidades recebem Troféu Senar – O Sul
As principais lideranças políticas do cenário nacional e gaúcho estiveram reunidas para cerimônia de entrega do Troféu Senar-O Sul 2011, na Associação Leopoldina Juvenil,
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1 cenoura
1 xícara de folhas de verdura (espinafre, couve, mostarda)
200 gramas de creme de leite
1 cubo de caldo de galinha
1 cubo de caldo de legumes
1 1/2 xícara de arroz
Sal e óleo vegetal a gosto
Modo de fazer:
- Pique os pimentões
Junte água fria até cobrir. Assim que ferver abaixe o fogo. Depois que estiver na metade do cozimento do arroz, acrescente as folhas de verduras misturando-as ao risoto delicadamente.
Quando o arroz estiver "all dente" e o risoto cremoso, junte o creme de leite. Mexa delicadamente até incorporar o creme ao risoto. Desligue o fogo e deixe o risoto descansar alguns minutos antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário