Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 221 ::17 de Setembro de 2011




Muita preparação e expectativa para as comemorações do 20 de setembro

Poucos povos valorizam e preservam tanto as suas tradições quanto os gaúchos. E, em tempos de comemorações da Revolução Farroupilha, dia 20 de setembro, o sentimento de orgulho aflora. Por todo Estado, os Centros de Tradições Gauchas (CTG) enchem-se de pessoas dispostas a ensinar para os mais novos as tradições e hábitos do Rio Grande do Sul.

O coordenador do Parque do Gaúcho e tradicionalista, Jorge Luiz Braga Abbot, o Liquinho, lembra que não somente durante a semana farroupilha as tradições devem ser lembradas e preservadas, mas concorda que é nesta época do ano que as pessoas costumam frequentar mais os CTGs e lembrar dos sentimentos farroupilhas.

“Não é só o dia 20, é o mês todo de preparação. Nessa época do ano os Centro de Tradições estão cheios. É uma época de preparação e ensaio, tudo para fazer bonito no 20 de setembro”.

A programação da Semana Farroupilha varia entre os municípios da região. Mas em todos, dia 20, terça-feira, acontece o desfile dos tradicionalistas. Em Bagé, serão mais de três mil cavalarianos, representando sete CTGs e mais de 80 entidades tradicionalistas. A programação tem inicio às 8h30mim com o desfile dos motoqueiros, seguidos das Escolas de Educação Infantil e após os cavalarianos.

Em São Gabriel o desfile temático acontece a partir das 13h30mim na praça Dr. Fernando Abbott. Já em Candiota, o desfile acontece às 14h com show com Elton Saldanha na praça de Dario Lassance. Pinheiro Machado realiza seu desfile temático à 9h30mim na praça Angelino Goulart. Em Aceguá, o desfile de cavalarianos acontece no domingo, dia 18, a partir das 15h seguido de mateada com diversas apresentações artísticas.

Ser gaúcho

Tudo começou com alguns homens que insistiram em lutar por seus ideais. Os anos se passaram, mas a coragem continua a mesma, embora as guerras hoje sejam outras. A Revolução Farroupilha durou dez anos, e deixou marcas que são lembradas e cultuadas por todos os gaúchos e, principalmente, na semana máxima do tradicionalismo. Entre os dias 13 e 21 de setembro é festa entre os gaúchos, tempo de reviver e perpetuar as tradições, mantendo vivo o sentimento farroupilha.

O tradicionalista Liquinho, explica que a Semana Farroupilha é o maior evento do Rio Grande, destinado a todos os gaúchos, mas em especial aos tradicionalistas.

- É tempo de reverenciar a tradição e a revolução farroupilha de tempos de batalha e de paz. Tenho muito orgulho de ser gaúcho. Me criei dentro de um CTG e sempre fui tradicionalista.

Muitos também são os hábitos e costumes dos gaúchos. O chimarrão, a bebida preferida dos gaúchos, é o símbolo da hospitalidade e da amizade deste povo. Já a paixão pelos cavalos e pela lida do campo é um sentimento que nasce junto as crianças e ganha força no decorrer da vida. Vestir a bombacha ou o vestido de prenda é a melhor maneira de mostrar quem se é sem precisar dizer uma palavra. E melhor do que se emocionar com o hino riograndensse é degustar um churrasco de ovelha entre amigos.

Dialeto gaúcho

Algumas palavras só fazem sentido ou podem ser compreendidas por quem nasceu ou vive há muitos anos no sul do Brasil. É como se o gaúcho possui-se um dialeto próprio e que enriquece ainda mais a sua cultura.

Vestimentas

Basta olhar para identificar. As vestimentas típicas dos gaúchos são inconfundíveis. Para os homens, a bombacha, o lenço e a bota são fundamentais, assim como o chapéu. Já as mulheres usam camadas e mais camadas de lindos vestidos, acompanhados de fitas e flores nos cabelos.

Culinária

Não adianta, gaúcho que se preze não dispensa um belo churrasco. Pode ser de carne bovina, incluindo o frango, mas sem esquecer da ovelha. Outro símbolo do gaúcho é o chimarrão, bebida quente para os dias mais frios, mas que não é deixado de lado nem mesmo no verão. Uma roda de chimarrão é o ponto de encontro de muitas famílias e amigos.



*****************************************************
Na Cidade Maravilhosa

Fabiana e Fábio Lucas estão no Rio de Janeiro curtindo dias cheios de sol e calor. O casal escolheu a cidade mais linda do Brasil para descansar em companhia de Vera Lucas e os amigos José Alfredo e Maria Francisca Rodrigues. Além dos tradicionais pontos turísticos, eles visitarão a cidade de Petrópolis para conhecer o Museu Imperial. Também no roteiro da turma está a visita aos barracões das escolas de samba, peças de teatro, shows e muita praia. Serão 10 dias de prazer! mbientação das diferentes épocas está incrível. O dia 23 está chegando... Dá uma conferida nos clics aí.

Fabiana, Fábio e Vera Lucas em temporada no Rio de Janeiro

Maria Francisca e joão alfredo também estão na cidade maravilhosa

***************************************************
Bagé e a Moda

Todo mundo já sabe que o evento "Bagé sob o Olhar da Moda" será um grande sucesso. É só dar uma olhadinha pelas redes socias, no site do evento, no programa Rota 20 e nos jornais.. A produção está impecável. O Cobame acertou muito com esta iniciativa de contar a história de Bagé através da moda. E Kelly Pinheiro, responsável por toda a produção, já colocou "no ar" algumas fotos do super editorial com clics de excelentes profissionais, incluindo aí, também, modelos, maquiadores e cabeleireiros.. A ambientação das diferentes épocas está incrível. O dia 23 está chegando... Dá uma conferida nos clics aí.

A modelo Anahy Dalé de Souza para Madre Maria , mostrando a "Década do Exagero" (1980), no clic de Julinho Pimentel
Carolina Gehres em " I Guerra Mundial", para Strelitza Moda e Acessórios. Credito para Diones Alves Photographia

*********************************************************
Glamour Mais

Este evento promete! No dia 30 de setembro, no salão do Clube Comercial de Bagé, um grupo de mulheres emprestarão seu charme e beleza para apoiar a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Eles concorrerão ao título de Glamour Mais, onde a idéia é valorizar a beleza da mulher madura que também tem seu brilho e encanto próprios desta fase da vida. Os convites já estão circulando para o coquetel que vai reunir as mulheres da sociedade bageense para um divertido e descontraído encontro. Algumas candidatas ao título: Odete Silveira, Neura Bruni, Benetti Bernardi, Débora Acevedo, Nelcí Barres e Clênia Brito. E tem mais...

Odete Marques Silveira vai representar o Rotary Clube de Bagé e Núria Roupas e Acessórios no Glamour Mais.
Neura Bruni representará o Rotary Bagé Sul, que estará sempre presente nos principais acontecimentos da cidade, no Glamour Mais.
************************************************
CURTAS

Dia 10 de outubro, `as 19 horas, no Salão Nobre da Associação Rural de Bagé vai acontecer o desfile Solas e Telas no Pampa, onde a empresária Leilah Kalil Castro vai apresentar um evento diferente, que unirá moda e tradição, tendências e história na 99˚ Expofeira de Bagé. O Grupo Amor Solidário é também o promotor do evento. Vai ser bonito!

*****************************************

E por falar em Exposição, na última terça-feira, dia 13, teve coquetel de lançamento da 99˚ Expofeira de Bagé que vai acontecer entre os dias 7 e 16 de outubro no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Como já vem acontecendo há vários anos, o inicio da feira é com o Jantar de Destaques da Rural, onde aqueles que se destacaram em suas áreas de atuação recebem o reconhecimento da classe produtora. Segue com importantes shows, julgamentos , remates, concursos...

*****************************************

O "Bando do Barro", artistas que produzem e difundem a arte ancestral de todas as culturas, o fazer cerâmico, aterriza em Bagé com objetivo de trocar idéias e experiências, realizar oficinas e mostras nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura de Bagé. Tem muito ceramista bom aqui em Bagé!

******************************************

Motociclistas reunidos para comemorar os 200 anos de Bagé

Mais de 400 motoqueiros são esperados em Bagé

Um comboio de motociclistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e do país chegam a Bagé amanha, dia 18, para participar do evento “Abraçando o Rio Grande”. O encontro acontece em frente ao monumento ao motociclista na praça de Esportes. São esperados mais de 400 motoqueiros, que após passar por Bagé percorreram um roteiro na região da campanha.

O líder do grupo Humberto Lague, ressaltou que Bagé e a região não poderiam ficar de fora desta edição do evento

A programação inicia na tarde de domingo quando os motociclistas serão recepcionados. A noite haverá um jantar de confraternização no Clube Comercial. Na segunda-feira, dia 19, acontece o deslocamento até Aceguá, onde serão recepcionados com um almoço, retornando a Bagé a tarde, onde acontece outro jantar, desta vez no Circulo Militar. Dia 20 os motociclistas participam do desfile da Semana Farroupilha de Bagé.


Declaração do ITR - 2011

A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) deve ser apresentada, até o dia 30 de setembro, por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive na forma de usufruto, de imóvel rural.

Para fins da entrega da declaração e da apuração do tributo, considera-se imóvel rural a área contínua, constituída por uma ou mais parcelas de terras pertencentes ao mesmo titular, localizada em zona rural e que tenha como destinação a exploração agropecuária. O imóvel rústico é tido como contínuo ainda que seja dividido por via rodoviária ou ferroviária ou por curso de água.

A declaração é composta por duas partes: o Documento de Informação a Atualização Cadastral (DIAC) e o Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT).

A primeira tem por objetivo atualizar os dados cadastrais do imóvel e do proprietário ou possuidor no Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR) da Receita Federal do Brasil (RFB).

A segunda, com base nas informações sobre a área e sobre a utilização da propriedade rural, destina-se à apuração do tributo a pagar.

Todos os imóveis rurais devem apresentar a declaração do ITR, independentemente de estarem imunes ou isentos do pagamento do imposto.

São imunes do ITR as pequenas glebas de terra (com área inferior a 30 hectares - limite para nossa região), cujo titular não possua outro imóvel rural ou urbano e que não esteja arrendada, cedida em comodato ou explorada em parceria. Também, são imunes as pertencentes a entidades educacionais e de assistência social, sem fins lucrativos, vinculadas às atividades fins dessas instituições. Estes imóveis imunes estão dispensados do preenchimento do DIAT, mas devem preencher o formulário DIAC e apresentar a declaração.

Os casos de isenção incluem, por exemplo, a exploração familiar de área inferior a 30 hectares, desde que os titulares não possuam outro imóvel.

A multa pela não entrega da declaração é de 1% (um por cento) do imposto devido por mês ou fração de atraso, sendo de, no mínimo, de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Para os imóveis imunes ou isentos, o atraso na entrega da declaração também gera multa de R$ 50,00 (cinquenta reais).

No caso de o imposto auprado ser inferior a R$ 10,00 (dez reais), fica dispensado o seu recolhimento.

Como o informativo se refere ao exercício de 2010, ainda que entregue agora, em setembro de 2011, os valores referentes à terra nua, às benfeitorias, às culturas plantadas, bem como o rebanho existente, devem ter por data de referência o dia 01/01/2011.

(Fonte: Receita Federal)

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

O diferencial de um bom acessório

Mesmo com produções mais simples, um belo acessório pode fazer toda a diferença, além de renovar o ar de uma peça. E esta mudança acontece tanto com lenços, jóias, chapéus e colares, tudo a disposição na loja Mariel Bijus e Semi-Jóias. Para a nova estação a tendência são peças bastante coloridas e com cores quentes. Os florais também são uma boa escolha. E a regra continua sendo a mesma: quando investir em um lenço com mais detalhes é melhor escolher uma roupa mais sóbria e acessórios menores. Mas o importante mesmo é sentir-se bem e confortável na estação que esta chegando.


Fadiga pode ser o sintoma de um problema de saúde

O cansaço sem fim muitas vezes é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Mas, em certos casos, pode ser também o sinal de que alguma coisa não esta bem no organismo. A fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre- humano para ser realizada é para muitos companheiro de todas as horas e em diversas atividades e nesses casos é preciso ligar o sinal de alerta.

Um estudo do setor do sono do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo mostrou que o problema pode ser, sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser consequência de uma noite maldormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença.

Segundo os médicos a síndrome da fadiga crônica é quando o cansaço persiste por meses a fio e não tem causa definida. Inúmeros são os motivos para o cansaço, mas o estudo apontou os principais: diabete, anemia, apneia no sono, depressão, fibromialgia (síndrome que aflora a sensibilidade para a dor), doenças cardíacas, distúrbios da tireóide e infecções.

No entanto, nem tudo está perdido e seguindo dicas básicas pode-se obter uma melhora significativa na qualidade de vida. Os médicos recomendam que aos primeiros sinais de que a fadiga não vai embora é importante realizar exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição. Além disso, é sempre bom estar atento a hidratação do corpo, também não se deve passar mais de três horas sem se alimentar. Os exercícios físicos são outros aliados para recuperar o pique, assim como ter uma boa noite de sono e realizar atividades prazerosas.


Mousse de morango ajato

Ingredientes

1 pote de iogurte natural sem sabor

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 envelope de pó para suco sabor morango

1 pacote de merenguinhos

Morangos para decorar

Modo de Fazer

Leve para o copo do liquidificador o iogurte, o leite condensado, o creme de leite e os envelopes de pó para suco. Atenção: não é preciso bater, simplesmente pulsar o liquidificador, tempo suficiente de misturar tudo.

Arrume a mistura em um refratário pequeno e baixo. Cubra com os merenguinhos e decore com os morangos. Leve para a geladeira por 1 hora. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário