Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição 229 :: 12 de novembro 2011


Editorial
Gastar é sempre bom, mas melhor ainda seria se não fosse preciso pagar. É neste ponto que está o maior problema de muitas pessoas que incontrolavelmente gastam e acabam por acumular várias dívidas. O problema se agrava com a chegada do final de ano e aumento no número de despesas. É hora de pagar a rematrícula das crianças na escola, de pagar o IPVA e ainda tem os presentes de natal e despesas com férias e festas de final de ano. O alento é o 13º salário, que para muitos representa uma alivio no orçamento. No entanto, como advertem os economistas, o 13º precisa ser muito bem empregado e não pode significar uma possibilidade de aumento de gastos. Use e abuse do seu salário extra, mas não esqueça que um novo ano se inicia e nada melhor do que entrar em 2012 com saldo positivo na conta bancária.

E para quem reclama da falta de diversividade cultural em Dom Pedrito, eis uma bela opção de lazer: o espetáculo Asas de um Sonho chega a cidade e promete encantar, assim como tem feito em outros municípios da região.


Atenção para não esbanjar o 13º salário

O fim do ano se aproxima e com ele a expectativa de ver o contracheque mais farto com o 13º salário. Diante de uma quantia que vai além dos rendimentos tradicionais, existem certos cuidados que os trabalhadores devem ter ao administrar o benefício.

O Economista e Professor Universitário, Eduardo Mauch Palmeira, destaca pesquisas que apontam que 20% da população não sabe o que fazer com o seu 13º.

“Para começar, um dos primeiros passos é não deixar suas dívidas aumentarem. Caso você tenha alguma divida o melhor é negociar e não esqueça de negociar juros e multa, se possível”.

Mesmo que não seja possível, neste momento, quitar todas elas, escolha primeiro as mais caras, sim aquelas que têm os juros maiores, como as do cheque especial, de financeiras e dos créditos rotativos de cartões de loja e de crédito. Mas se você não deve nada, continue assim e mantenha-se firme nesta estratégia.

“Jamais use o 13º para comprar mais dívidas. O final de ano é repleto de tentações de consumo, pois os anúncios aumentam muito neste período, dizendo que você tem de gastar o seu 13º salário em compras”, alerta Palmeira.

Ainda assim sobrou dinheiro? Adiante prestações, priorizando aquelas de juros maiores, e poupe para futuros gastos, até porque a virada do ano esconde vários gastos.

Evite as dívidas

- Dê prioridade ao pagamento de dívidas;

- Aproveite as campanhas de renegociação e quitação;

- Dê prioridade para quitar as dívidas que cobram juros mais elevados;

- Antecipe o pagamento de prestações;

- Os descontos para pagamento à vista do IPTU e IPVA, podem ser mais vantajosos que aplicar o dinheiro e pagar em parcelas;

- Não esqueça das despesas com matrícula e material escolar.

- Reserve o valor correspondente à renovação do seguro do automóvel.

- Não compre por impulso.

- Negocie descontos para pagamento à vista;

- Pesquise preços. Na hora de comprar faça substituições, se achar conveniente;

- Liste todas as despesas do mês e as que envolvam as festas de final de ano: ceia, roupas novas, presentes, cabeleireiro etc.;

- Se pretende viajar nas férias, calcule e provisione os possíveis gastos.

Espetáculo "Asas de um Sonho” chega a Dom Pedrito

O grupo circense de Santa Maria Companhia do Sorriso Com Arte– que mescla teatro, arte circense e música é, hoje, um dos mais reconhecidos, valorosos e talentosos grupo circenses do estado. Dia 26 de novembro eles estarão em Dom Pedrito, no Sindicato Rural, às 21h, com o espetáculo “Asas de Um Sonho”.

Envolvendo um mundo extraordinário, entre o imaginário e a realidade, os sonhos se entrelaçam dentro da linguagem do novo circo. Acrobacias, danças, personagens irreverentes, contorcionismo, técnicas aéreas, malabarismo, equilibrismo, tudo em um espetáculo surpreendente.

Candiota terá nova edição da tertúlia “Entre Mates e Canções”

Com organização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, o município de Candiota sedia, em novembro, a terceira tertúlia “Entre Mates e Canções”. Desta vez, o evento, que está agendado para o dia 15, acontece a partir das 19h, no CTG Lanceiros da Liberdade, na Vila Operária.

O "Entre Mates e Canções" é um projeto de tertúlias nativistas, na qual os talentos artísticos de Candiota e região podem apresentar o seu trabalho. Cada tertúlia tem um tema pré-definido, ou seja, todas as músicas apresentadas serão relativas ao assunto escolhido. A primeira tertúlia, realizada em julho, homenageou o cantor César Passarinho. Sendo assim, o repertório foi essencialmente baseado na trajetória deste ícone do nativismo.

Cinco segredos de emagrecimento que toda pessoa deveria saber

Segredo 1: Faça um diário do que você come

Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento. É com ela que você observa como está se alimentando e percebe seus erros e acertos.

Segredo 2: Adote metas realistas

Comece com metas pequenas de emagrecimento, por exemplo, se você deseja emagrecer 15 quilos, faça metas de três em três quilos. Você vencerá várias etapas, mostrando que é possível chegar ao objetivo final.

Segredo 3: Mude suas atitudes aos poucos

A mudança drástica de atitudes e hábitos alimentares é o que causa o efeito sanfona, o grande vilão da dieta. Afinal, o seu corpo não se adaptará as mudanças e em pouco tempo você estará cometendo os mesmos erros e voltará a ter as mesmas atitudes.

Segredo 4: Apoio de especialistas é fundamental

Conversar com profissionais capacitados e que são especialistas em dieta, alimentação e fitness é fundamental para o seu sucesso em uma dieta.

Segredo 5: Controle seu peso

Quem controla o seu peso uma vez por semana emagreça em média 1,2 kg a mais do que quem não tem o costume de acompanhar o seu peso.


Curtas!

Bernadete Nicoloso e Marcia Brum estão com exposição de suas obras na Casa de Cultura Pedro Wayne. Em “ Momentos de Cor II” as artistas trabalham com imagens do imaginário. A visitação começa amanhã e segue até 14 de dezembro.

Boa opção para quem quer curtir um som bacana é passar hoje no Atelier Coletivo, `as 22 horas, e escutar Luciano Pavão, Teco Marques e Márcio Fernandes. É para desopilar! Reservas pelo telefone 91049770. Adoro!

No próximo dia 19 vai acontecer no Clube Comercial de São Gabriel mais uma edição do Prêmio " Mulheres que Brilham". Gostaria muito de estar presente neste evento, mas, um compromisso assumido anteriormente me impede de participar. Tenho certeza que será um sucesso!. Parabéns `a todas homenageadas!

Girls do bem

As lindinhas que ilustram esta nota estarão concorrendo ao título de Glamour Girl hoje `a noite no Clube Comercial de Bagé. Muito mais que apenas participar de uma festa bacana, elas estarão ajudando a Liga Feminina de Combate ao Câncer, promotora do evento, na manutenção de seus 350 assistidos. Todas elas sairão vencedoras. A disponibilidade das garotas para o concurso já é um grande ato de amor ao próximo. Na sequência, a festa” Recuerdos” embalada pelo DJ Favorino Collares e ainda um “duelo” de duplas sertanejas. Vai bombar!

Imagens

O talento de Julinho Pimentel ultrapassa o terreno musical, onde ele é unanimidade. Com a máquina fotográfica ele também se destaca. A prova disso está exposto na Casa de Cultura Pedro Wayne com o título “ Solar”. Julinho iniciou com o processo tradicional da fotografia analógica em preto e branco e entre descobertas e invenções seguiu a luz que é o seu mestre. Vale muito conferir a mostra que inicia hoje e vai até 13 de dezembro. Show!

Participe! Você pode mandar suas fotos para publicarmos na coluna Kids e Teens. Basta encaminhas para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Estamos esperando a sua participação.

As alunas do Melanie Granier Amanda Paciello e Érica de Vasconcellos
As alunas do Melanie Granier Isabela Soares, Estéfani Domingues e Thais dos Santos


Aviso prévio proporcional

O direito ao aviso prévio de, pelo menos, 30 (trinta) dias, era assegurado pela Constituição Federal, em seu art. 7º, inciso XXI, mas faltava a sua regulamentação, para estabelecer a proporcionalidade em relação ao tempo de serviço prestado.

Depois de mais de vinte anos da promulgação da Carta Magna, finalmente o direito foi regulamentado, com a edição da Lei nº 12.506, de 13 de outubro de 2011. A nova lei é bastante sintética, não contemplando maiores particularidades, o que deverá provocar debates jurídicos e decisões judiciais. O Ministério do Trabalho e Emprego cogita em regulamentar a matéria.

A legislação trabalhista já previa a proporcionalidade, que poderia ser estabelecida no contrato individual de trabalho ou em convenções coletivas. O artigo 487 da Consolidação das Leis do Trabalho prescreve que, não havendo prazo contratualmente estipulado, a parte que, sem justo motivo, quisesse rescindir o contrato, deveria avisar a outra da sua intenção, com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

Conforme a nova lei, o aviso prévio referente a empregado que conte com até um ano de serviço na mesma empresa será de 30 (trinta) dias. Para quem tem mais de um ano de serviço, serão acrescidoa 3 (três) dias por ano trabalhado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um período máximo de aviso de até 90 (noventa) dias.

A regra vale a partir da publicação da lei, ou seja, a partir de 13 de outubro de 2011.

O direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é extensivo aos empregados domésticos, na forma da lei, conforme expressa disposição da Constituição Federal. Entretanto, o jurista Flávio Obino Jr. Argumenta que a regulamentação do direito foi feita através de alteração da Consolidação das Leis do Trabalho CLT), que não se aplica aos empregados domésticos (art. 2º do Decreto nº 71.885/1973), enquanto que os direitos dos empregados domésticos estão expressos na Lei nº 5.859/72, que não sofreu modificação. Mesmo assim, menciona que os Tribunais têm entendimento no sentido de que as regras previstas na CLT, por analogia, também devam ser aplicadas aos domésticos.

Por outro lado, a formatação da nova lei é ambígua, gerando dúvidas sobre sua aplicação, o que deverá ser esclarecido em nova regulamentação ou através da jurisprudência. Por exemplo, está a questão do acréscimo de 3 (três) dias para cada novo ano de serviço prestado. A norma não esclarece se a adição incide sobre a fração de ano a mais ou se sobre o ano completo trabalhado. Assim, um empregado com um ano e seis meses terá direito apenas a 30 (trinta) dias de aviso prévio, pois não terá completado um segundo ano de serviço para a mesma empresa, o que garantiria período adicional de 3 (três) dias, ou teria direito ao aviso prévio de 33 (trinta e três) dias, considerando a fração de ano trabalhada a mais.

Mario Pinheiro (Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Estilo na coleção solar

Recheada de novidades, a coleção de óculos solares da Óptica Conquistadora recebeu opções que seguem as tendências de moda desta estação nas linhas da Mormaii, Rayban, Orla Bardot, Carmin e Giorgio Armani. As apostas masculinas da Mormaii, por exemplo, são para o colorido e espelhado, já as mulheres, nas mais variadas grifes, devem abusar das lentes em degradê, que são um estilo muito bonito tanto para a praia quanto para a cidade. Outra novidade da Óptica Conquistadora é a promoção exclusiva com a grife Orla Bardott: comprando qualquer modelo da nova coleção da Orla Bardot o cliente ganha uma sandália Hawaianas personalizada ou uma bolsa de praia.

Fotos: Carlos Farinha - Modelos: Caan Lopes, Aline Veiga e Giuliana Bruni

Produtores rurais de Bagé organizam grupo para troca de experiênciasCerca de 15 produtores rurais da região de Palmas, no interior de Bagé, reuniram-se, para dar início a um ciclo de reuniões que visa à troca de experiências e conhecimentos sobre o trabalho no meio rural. No primeiro encontro do grupo, o pecuarista Caio Flávio Collares apresentou detalhes de produção da sua propriedade, a Granja Ana Maria e Pavilhão, que fica no Corredor dos Brasil.

O objetivo do projeto – organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com os produtores – é reunir o grupo pelo menos uma vez por mês, para que cada um dos envolvidos possa contar aos demais participantes suas vivências e ideias sobre o trabalho rural.

“Sem dúvidas este tipo de atividade proporciona, principalmente, a troca de conhecimentos. Um aprende com o outro”, destacou Francisco Coelho, um dos produtores rurais que participou da primeira reunião.

Propostas de sustentabilidade para o Bioma Pampa

No 5º Encontro de Pecuaristas de Campo Nativo do Conesul, realizado em Lavras do Sul, o Superintendente do IBAMA/RS, João Pessoa Moreira Junior observou que: “Este é o momento adequado para se discutir a convergência de ações visando a preservação do Bioma Pampa”.

O evento, que é anual, reúne criadores de gado de quatro países (Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai) que fazem uso sustentável de pastagens naturais para a produção. O evento cujo título oficial é Encuentro de Ganaderos de Pastizales Naturales Del Cono Sur de Sudaméria é coordenado pela Alianza Del Pastizal, congregação de diferentes organizações voltadas à conservação do meio ambiente nos quatro países que compartilham o Bioma Pampa, representados por Aves Argentina, Aves Uruguay, SAVE Brasil e Guyra Paraguay.

Entre debates e apresentações técnicas, cerca de 200 pessoas circularam diariamente pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, discutindo o Bioma Pampa e sua preservação com enfoque na produção e no meio ambiente.

Ameixas secas em calda

Ingredientes

12 ameixas frescas maduras e firmes

1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Lave as ameixas com casca com uma esponja. Seque-as e corte em quatro partes. Coloque-as em uma panela e cubra com o açúcar. Leve a panela ao fogo médio, tampada. Movimente a panela em círculos constantemente. Quando a calda estiver grossa e as ameixas cozidas, retire do fogo e leve tudo para gelar. Sirva acompanhando sorvete de creme, arroz de leite ou pudim de leite. Também pode usar para recheio de bolos juntamente com um creme de baunilha. Nesse caso use a calda de ameixas para molhar o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário