Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 231 :: 26 de Novembro de 2011


Por Simôni Costa

O ano passou voando e já estamos vivendo os últimos dias de novembro, prestes a iniciar 2012 e uma nova jornada. Mas, antes disso, é preciso finalizar o ano letivo e, de preferência, conquistar a aprovação escolar. E o que será um caminho natural para aqueles que mantiveram uma rotina de estudos durante todo o ano, pode ser uma tarefa mais complicada para aqueles que resolveram deixar para a última hora e agora estão com as “calças na mão”. Mas, nem tudo está perdido, garantem os especialistas. E organizando a rotina é possível recuperar as notas e, com isso, não perder o ano. Depois, é só aproveitar as férias, mas não sem antes providenciar a matricula para 2012, afinal, ano que vem, tudo recomeça.

Por outro lado, lançamos a partir desta edição mais uma novidade: o espaço pet. Um cantinho especial reservado para o seu animalzinho de estimação. Então, participe! Mande a foto do seu pet (pode ser cachorro, gato, periquito, ou qualquer outro) para o nosso e-mail zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com


Obras que resgatam a história regional

Uma prévia do trabalho de Voni Garcia pode ser visto na semana passado no encontro do Lions

Um trabalho minucioso e que resgata detalhes históricos de antigas construções que ainda resistem a ação do tempo e do homem na região. Este é o objetivo da artista plástica Voni Garcia, que apresentou no sábado passado uma prévia do seu trabalho no encontro regional do Lions em Bagé. As seis telas retratam um trabalho de pesquisa realizado por Voni, que procurou resgatar a história das construções antigas e que ainda estão presentes no cenário regional. Agora, ela pretende ampliar o número de quadros para em 2012 realizar uma nova exposição aberta ao público.

“Eu considero muito importante trazer para as pessoas um resgate das nossas coisas antigas e que estão desaparecendo com o tempo, mas que jamais podem ser esquecidas já que fazem parte da nossa história”.

Entre os quadros está a representação da árvore Angicos, muito comum na região anos atrás e que hoje está desaparecendo graças ao plantio desenfreado de eucaliptos. Outras telas representam habitações com telhado de zinco e pau a pique, como uma que ainda existe na comunidade Quilombola das Palmas.

******************************************

Novidades no vestibular de verão da Urcamp

Os tradicionais cursos da área da saúde, que até então eram oferecidos no turno da manhã, agora serão ofertados à noite para os ingressantes do vestibular de verão 2012 da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A medida atende a uma demanda de interessados que não conseguiam conciliar os estudos durante o dia com as suas demais atividades. A mudança serve apenas para os currículos que iniciarem no vestibular de verão de 2012. Os demais estudantes seguem no currículo atual até a formação da última turma.

O vestibular de verão da Universidade da Região da Campanha será realizado em duas datas, no dia 15 e no dia 29 de janeiro. As inscrições para a prova do dia 15 vão até o dia 12. Já para a prova do dia 29 vão até o dia 26. Nas duas datas a prova será uma redação que terá caráter eliminatório. As inscrições devem ser realizadas no site da Urcamp (www.urcamp.tche.br). O valor é de R$ 50.


Não deixe seu filho repetir de ano

Depois de um ano inteirinho de muitas aulas, trabalhos e provas, muitos estão tranquilos com a aprovação conquistada. No entanto, outros, ainda precisam de um empurrãozinho para conseguir os pontos que estão faltando e, assim não perder o ano letivo. A psicopedagoga clínica Tanise Barcellos Ligocki lembra que no final de ano letivo, para alguns alunos é como se o nível de aspiração para passar de ano estivesse bloqueado, é hora então dos pais e professores darem um impulso na luta pela satisfação dessas necessidades.

A psicopedagoga aponta a motivação como fundamenta

l para que os estudantes encorajem-se a estudar e a correrem atrás do prejuízo, com isso ela cita algumas dicas que vão auxiliar pais e professores nesta tarefa. O primeiro passo, segundo Tanise é o reconhecimento do êxito do aluno, que é um fator motivador e auxilia o estudante a não desistir. Um ambiente motivador também é fundamental, tanto em casa como na escola. Assim, gritos e acusações, não ajudam.

“E o mais importante nesta etapa é fazer com que os alunos reconheçam o valor de cada matéria, tanto a nível pessoal como social. Ainda assim se esta motivação não acontecer vale os pais observarem se os agentes envolvidos no

processo de ensino aprendizagem estão satisfazendo os seus filhos”.

Vale também estar atento a fatores básicos como se a aprendizagem esta acontecendo de forma significativa para o aluno e se o material didático que e utilizado é adequado, diferenciado e criativo, o que auxilia em muito o despertar de interesse por parte do estudante.

A ajuda pode, e deve, vir também d

e casa. Então, redobre a paciência, arregace as mangas e já para os cadernos com seu filho. As dicas são práticas: Defina os deveres e direitos da criança, para que ela saiba que tem a hora das obrigações e também a hora certa de se divertir; Estabeleça lugar e horário fixos de estudo; Quando possível, permita reuniões com os amiguinhos do seu filho para estudarem juntos e trocarem informações sobre as matérias; Fique por perto quando perceber que ele tem dúvidas e ajude no que souber. Se você também não sabe a resposta, ofereça companhia para pesquisar; Ajudá-lo a memorizar a matéria de uma forma divertida, cantando fórmulas ou contando histórias, por exemplo, pode ajudar; Aconselhe seu filho a fazer resumos das matérias que aprendeu naquele dia, principalm

ente das que tem dificuldade. Isso vai facilitar na hora de estudar para as provas; Estimule a capacidade do seu filho, dizendo sempre que acredita nele e que ele vai conseguir. Não perca a paciência logo nesse momento: o que ele precisa é de pensamento positivo!


Matrículas abertas para quem busca qualificação

O período de janeiro e fevereiro é uma ótima oportunidade para quem deseja incrementar o currículo com um curso. A Exattus Escola de Educação Profissional oferece cursos intensivos de informática, que são uma maneira de conquistar o conhecimento técnico exigido pelas empresas na hora da contratação. A diretora da escola de Bagé, Taís Rocha Stefani, destaca que as matrículas estão abertas, com início imediato das aulas, possibilidade de adaptação de horários e garantia de satisfação, já que o aluno que não é aprovado tem a chance de cursar novamente gratuitamente.

Turmas de cursos profissionalizantes também devem iniciar no mesmo período. Estão disponíveis os cursos de Auxiliar de Veterinário, Capacitação Administrativa, Atendente da Área de Saúde e Farmácia e Frentista, todos com o diferencial de serem voltados ao mercado de trabalho com possibilidade de rápida colocação no mercado.

A Exattus Escola de Educação Profissional atua no região há mais de 12 anos com uma metodologia de trabalho inovadora, buscando sempre o aumento de empregabilidade dos alunos e oferecendo ensino profissionalizante e técnico de qualidade nas escolas de Bagé, Dom Pedrito, Pinheiro Machado e Sant’Ana do Livramento.

Em Bagé a escola fica na Avenida Marechal Floriano, 1036 e atende pelo telefone (53) 3241.3839. Em Dom Pedrito os contatos podem ser feitos na Rua José Bonifácio 807 e pelo (53) 3243.4634. Em Pinheiro Machado o endereço é Rua Riachuelo 468 e o telefone (53) 3242.3214 e em Sant’Ana do Livramento a Exattus atende na Rua dos Andradas 514 e pelo telefone (53) 3244.5354.


Aprenda inglês e espanhol e seja um cidadão do mundo

Em um mundo globalizado como o que vivemos, saber se comunicar em inglês ou espanhol é fundamental tanto para a carreira profissional ou na vida pessoal. Em Bagé, a Yázigi oferece serviços de excelência para crianças, jovens e adultos que desejam aprender inglês ou espanhol com acompanhamento constante, professores altamente qualificados e aulas dinâmicas com assuntos do dia-a-dia. Além disso, o Yázigi garante o resultado de aprendizagem de seus alunos, ampliando o horizonte de oportunidades para aqueles que desejam viver o mundo de hoje.

Só o Yázigi trabalha com o conceito de cursos plus, onde você aprende o idioma tanta em sala de aula como na internet, por meio do portal House of English.com. Resultado: você acelera o seu desenvolvimento, otimiza seu tempo e ganha mais fluência no idioma. E para quem deseja aproveitar os meses de janeiro e fevereiro de 2012, época tipicamente menos concorrida de compromissos escolares e profissionais para finalmente iniciar o aprendizado de um idioma, a Yázigi oferece super-intensivos com descontos de até 50% para matriculas realizadas em dezembro.

Já para os cursos regulares, a diretora da escola, Maria do Carmo Machado lembra que as matrículas estão abertas com brindes, descontos especiais e cupons para o sorteio de um Ipad da Apple.

Yázigi Travel

O Yázigi conta com outro grande diferencial: o Yázigi Travel. Uma agência especializada em serviços de consultoria e assessoria na área de educação internacional, onde você terá a oportunidade de realizar um intercâmbio ou muitos outros cursos mundo afora, que irão aumentar sua fluência no idioma e sua bagagem cultural. Atualmente o bageense Luis Felipe Leal Martins da Silva que está cursando o High School nos Estados Unidos. Ele está viajando desde agosto deste ano, num total de dez meses de intercâmbio.

Outra possibilidade de viagem são os programas especiais de férias destinados a crianças e adolescentes. Em janeiro um grupo de 120 alunos, sendo 20 do Rio Grande do Sul, parte para Salt Lake City e Los Angeles acompanhados da diretora do Yázigi, Maria do Carmo, e mais sete professores. E para quem ainda não garantiu a sua viagem de férias a boa noticia é que ainda existem opções para destinos como Orlando, nos Estados Unidos, e Toronto no Canadá.

Ainda, durante todo o ano, há programas de aprendizagem de idiomas no exterior para adultos de qualquer idade e em qualquer época do ano. Nesses casos, as inscrições estão sempre abertas.

Imersão

Em setembro deste ano, o Yázigi organizou uma imersão de inglês com a participação de 35 alunos de sete anos até os adultos. O encontro foi realizado em Snow Valley em São Joaquim, Santa Catarina. Durante a imersão os alunos tiveram a oportunidade de praticar o inglês, que foi o único idioma usado, e particar trilhas e esportes radicais.

Confraternizações

O Yázigi está sempre promovendo eventos de confraternização entre os seus alunos. Entre eles o Halloween, a Festa do Cachorro Quente, encontros musicas, a Festa do Soverte e outros. Para dezembro a escola está organizando sua festa de encerramento do ano para as turmas das crianças, que será uma Festa do Sorvete, onde os alunos poderão levar os amigos. E dia 16 de dezembro acontece a festa de confraternização para jovens e adultos com a formatura das turmas do curso avançado e contará com a participação especial da Banda Coronel Pitaco.


Uma escola que mescla tradição e modernidade

Presente em Bagé há 107 anos, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora já formou diversas levas de jovens, os quais contribuíram para engrandecer o nome da cidade e para o desenvolvimento da região, do estado e do país. Jovens preparados para o futuro graças a um estilo pedagógico voltado para a família, o amor, a religião e a razão. A Coordenadora Pedagógica da Escola, Rose Doglia, destaca que o ser cognitivo do aluno é trabalhado de maneira que o cerne da educação é a sua transformação em seres do bem.

O serviço prestado à comunidade bageense e à região tem dois pilares com um único fim: oferecer à juventude as condições necessárias para a formação e uso pleno da cidadania. Os pilares são Educação e Ensino. A metodologia vem de Dom Bosco desde 1841 e tem, portanto, garantia comprovada no tempo, além de ter atualidade atestada pela ciência. A Coordenadora Administrativa da Escola, Liliane Hoeset, lembra que o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora oferece educação básica: séries iniciais (1º ao 5º ano) e séries finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, e as três séries do Ensino Médio.

Outro grande diferencial da escola é o laboratório de robótica, em funcionamento há seis anos. Com uma proposta participativa, os alunos aprendem a conviver, dividir tarefas e executar funções com a possibilidade de montagens de peças que fazem um link com os conteúdos trabalhados em sala de aula e também com a vida. O trabalho é realizado com o material da Lego Educacional. Para 2012, um torneio de robótica está sendo organizado de maneira que os alunos serão desafiados a construir ferramentas úteis para os temas determinados pelo concurso.

Para 2012 outra inovação será o “Colégio um dia todo o dia”, quando os estudantes permaneceram um dia inteiro na escola uma vez por semana. A iniciativa é uma resposta da escola a anseios da sociedade para uma melhor preparação intelectual, cultural e social da juventude, e para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Então, serão quatro horas a mais, em turno inverso, que ajudarão o aluno a aprender melhor e contribuirá para mais socialização fundamentada nos valores de respeito, de tolerância e convivência com as divergências, virtudes básicas para a identidade humana completa. As aulas no turno inverso serão aulas de reforço, recapitulação ou recuperação.

O início das aulas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em 2012 será dia 13 de fevereiro com diversas modificações de infraestrutura, como a reforma do Centro Cultural Auxiliadora, manutenção de salas de aula e projetando reformulações na fachada da escola e a implantação de um elevador.

As matrículas podem ser realizadas de 1º a 30 de dezembro de 2011, nos turnos da manhã e tarde.


Aulas de educação física utilizam as bicicletas incentivando as crianças a exercitar-se além de desenvolver diversas áreas. Na foto, os alunos do segundo ano.

Aulas de robótica são realizadas em grupo, desenvolvendo não só conhecimento teórico, mas também uma proposta prática. Na foto, os alunos do sexto ano.

Os alunos do oitavo ano demonstram animação em aprender e se desenvolver



Morena Rosa na CHILI

A chegada da nova coleção da grife Morena Rosa movimentou a loja Chili em Bagé na semana passada. As Proprietárias Cintia Deibler e Renata Coradini preparam um coquetel de lançamento em parceria com a marca de vinhos e espumantes Dunamis onde modelos estiveram à disposição das clientes para experimentar e desfilar as peças da nova coleção. A tarde foi bastante movimentada e segundo Renata alcançou os objetivos da loja, de promover um lançamento diferenciado.

Cintia Deibler e Renata Coradini

*****************************************************
Pedritense Ilustre

Ivete Beatriz Guimarães Severo recebeu , em Dom Pedrito, o honroso título de “Pedritense Ilustre”, outorgado pela Câmara de Vereadores da cidade, por sua atuação de destaque nas áreas de educação, ciências sociais e jurídicas. Este título é concedido aos filhos da terra que atuam e se destacam em suas profissões, mas em outros centros. A cerimônia aconteceu no Coutry Club de Dom Pedrito e foi muito prestigiada. Parabéns à família Severo!

Ivete Beatriz Gimarães Severo, a filha Christian e Mara e Romildo Dalastra na noite da cerimônia.

*****************************************************

Mesas de Natal

Um evento que se tornou tradicional na cidade de Bagé e que enche os olhos dos visitantes é a 5˚ edição das "Mesas Natalinas" confeccionadas com extremo bom gosto por grupos e pessoas da comunidade. O evento teve abertura para visitação na última terça-feira no Clube Comercial de Bagé com coquetel e apresentação dos alunos do professor Ângelo com seus violões e as vozes das meninas da Casa da Menina entoando canções natalinas. A renda dos ingressos é totalmente revertida à Liga Feminina de Combate ao Câncer. O grupo que coordena o evento, capetaneado por Mana Risch , está de parabéns pela organização de todo o evento. Lindo de viver!

Uma das belas mesas apresentadas...

Mana Risch e Claudia Moreira trabalharam muito para que o evento fosse um sucesso!

******************************************************************

Mulheres de Brilho

A Comissão Diretiva especial do Clube Comercial de São Gabriel fez linda homenagem para 22 mulheres que se destacam em suas atividades oferecendo o Troféu "Mulheres que Brilham", em noite badalada com baile e solenidade nos salões do tradicional clube. Muita gente foi prestigiar as homenageadas e a festa entrou na madrugada embalada pela Banda Hawaii Show. Confiram as mulheres de brilho: Ana Cristina Sanmartin Ribeiro, Ana Rita Fagundes Léo, Berenice Pinto da Costa, Clara Regina Nunes Cabral, Cláudia Garrido,Cacília Abreu, Daniela Brenner Bello, Eulália Salgado Leitão, Helena Chagas, Édina Antoniazzi,Jany Simon Ferraz, Juliana Medeiros Carvalho,Lídia Maciel, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca, Luiza Gerzson, Maria Cristina Rodrigues Cunha (convidada especial), Maria Lúcia Macedo, Mara Bisogno,Marília Varella,Suzana Ribas,Wandira da Silva Chaves e Zuly Amann Montagner.

As mulheres que brilharam na noite de homenagens em São Gabriel
***************************************************

CURTAS

A vereadora Claudia Souza enviou convite para a Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Bagé onde o compositor Jerônimo Jardim recebeu o Título de Cidadão Bageense. A proposição é de autoria da própria vereadora. Muito bom! Jerônimo Jardim é dez.

****************************************

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, as Lojas Cachivache e Solaetela estarão realizando o "Bicoca", que é um tipo de brique-descontão, na calçada em frente `a loja de móveis e decoração. Os descontos serão de 30% sobre as mercadorias expostas e parte deste valor será repassado para a Liga de Bagé. Vai bombar!

****************************************

Amanhã , no Circulo Militar de Bagé, vai acontecer mais uma edição do concurso Glamour Baby e Glamour Jeans. As "mamis" das cadidatas trabalharam bastante para a realização do evento , que também tem fim benemerente. Toda renda vai para a LFCC. As meninas são umas gracinhas. Vejam na coluna Teens aqui do Caderno Pampa.

***************************************

Lindo o "mimo" que recebí de Iolanda Silveira por ocasião de meu niver. Aproveitando os objetos confeccionados pelas moças da Casa da Menina nas "Mesas Natalinas" ela me fez escolher uma das tantas bandejas lindas que alí estavam para venda. Adorei! Iolanda é um luxo!

*****************************************

Inauguramos um espaço especial para os pets. Então, encaminhe as fotos dos seus “melhores amigos” para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com


A mini Maltês Anita de 10 meses. A dona é Vitória dos Santos.

Odin, o principal Deus da Mitologia Nórdica. Os donos são Clarisse Ismério e o seu filho Heitor.


O Australian Catle Dog Biguá de 04 anos. A Dona é Elliana Collares

São Gabriel realiza Dia de Campo

Pecuaristas familiares de São Gabriel participaram, na semana passada, do II Dia de Campo em Pecuária Familiar, realizado na localidade do Arvoredo. O evento, promovido através de uma parceria entre o escritório municipal da Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, contou com a participação de cerca de 30 pessoas, que tiveram contato com diversas técnicas e manejos específicos para a pecuária familiar.

As atividades foram desenvolvidas na propriedade do produtor rural Eloi Chibiaque Lima. O evento abordou diversos assuntos de interesse dos produtores, como controle integrado da verminose ovina; Programa Municipal de Ovinocultura, com os resultados na localidade e depoimentos de produtores beneficiados; esquila no pré-parto, também com os resultados de acompanhamento de Unidades Demonstrativas e depoimento de produtores; melhoramento de campo nativo e análise de solos e adubação.

Durante o evento, touros da localidade passaram pelo exame andrológico, cujos resultados atestam a capacidade reprodutiva dos animais e permitem que o produtor planeje melhor o trabalho em sua propriedade.

No final do evento foi feita avaliação com os produtores e 95% deles qualificou o Dia de Campo como muito bom, reforçando a validade e importância da atividade realizada.

Participaram das atividades, como palestrantes, os técnicos Elusa Andrade, Georges Petrarca Teixeira, Renato de Juli e Gilberto Souto Meyer.

**************************

Livramento recebe oficina de Jovens Rurais

Mais de 80 jovens rurais participaram na semana passada da Oficina de Jovens Agricultores Familiares, Assentados e Povos Tradicionais com a Rede de Juventude Rural da Região de Bagé. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, aconteceu no Ginásio da Unipampa, em Sant’Ana do Livramennto.

Durante os dois dias da Oficina, jovens de 11 cidades da região de Bagé, da setorial de juventude do território Zona Sul e do Centro Serra debateram temas como sucessão na agricultura familiar, experiências de trabalhos de geração de renda, vivências dos jovens em formas organizativas, experiências em acesso aos mercados institucionais, atividades de lazer e atividades culturais. Os assuntos foram desenvolvidos através da apresentação de painéis e trabalhos de grupos.

Participaram do evento, também, extensionistas da Emater/RS-Ascar, articuladores dos territórios rurais e cidadania e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura RS (Fetag) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sant’Ana do Livramento – entidades apoiadoras da Oficina.

No final do evento os jovens construíram um plano de desenvolvimento regional da juventude. As prioridades das atividades programadas pelos participantes foram as seguintes: Continuidade da Rede Regional de Juventude; Grupo Regional; Fundação da Associação Regional de Jovens; Educação dos jovens rurais discutida com profissionais de ensino e a sociedade; Realização de seminários municipais com a família rural sobre a importância e necessidade do jovem ter seu espaço e assim garantir a sucessão familiar nas propriedades rurais; Formação para jovens sobre formas organizativas; Importância dos jovens ocuparem espaços de discussão através da participação em Conselhos Municipais de Juventude.


Pedra ou asfalto?

Fugindo ao tema, ainda que implique em custos, estatísticas e contabilizações, em face da polêmica criada pela possibilidade de que seja colocado asfalto sobre o calçamento de pedra nas ruas centrais de Bagé, seguem onze (11) argumentos sobre a pavimentação urbana:

1) A pavimentação com asfalto aumenta a temperatura urbana, pois ele é preto, não reflete o espectro da luz solar e absorve o calor.

2) A pavimentação com asfalto favorece os alagamentos e as inundações, pois ele impermeabiliza o solo, impedindo a drenagem das águas.

3) A pavimentação com asfalto faz crescerem os acidentes de trânsito, pois favorece a maior velocidade dos veículos e causa aquaplanagem.

4) A pavimentação com asfalto tem um custo mais caro de implantação.

5) A pavimentação com asfalto tem um custo mais caro de manutenção (reparos de buracos e pintura).

6) A pavimentação com asfalto exige o recapeamento periódico (colocação de novas camadas), cujo custo é caro.

7) Os recursos gastos a mais com sua implantação, manutenção e recapeamento poderiam ser destinados a outros setores essenciais (educação, saúde etc.).

8) Havendo ruas próximas ao centro e na periferia sem qualquer pavimentação, não tem sentido e nem é justo colocar asfalto onde já existe pavimento com pedra regular ou irregular.

9) O calçamento com pedras e os casarios antigos formam um conjunto arquitetônico e memorialístico a ser preservado.

10) O patrimônio cultural e arquitetônico não só preserva a memória da cidade, mas é uma de suas características que lhe dá identidade e a diferencia de outras.

11) O patrimônio cultural e arquitetônico é o que desperta a atenção dos visitantes e atrai turistas para a cidade.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Santa Fé começa a ganhar forma em Bagé

Os cenários para a filmagem do longa metragem “O Tempo e o Vento” já estão sendo preparados e, Bagé foi a cidade escolhida para abrigar a famosa Santa Fé, cidade principal da trama. E antes das gravações terem inicio um grupo de operários está trabalhando no Parque do Gaúcho.

Conforme o chefe de cenografia da Rede Globo, Cláudio Costa, a montagem está ocorrendo dentro do cronograma previsto.

“Estamos na fase de corte das peças que montam os cenários. Iniciamos o trabalho pelas casas mais altas, para garantir que a montagem (que é mais delicada) não atrase”, afirmou o responsável técnico.

Costa ainda ressaltou que além das plantas de montagem de cada casa, ainda são necessárias mais duas plantas que mostrem a montagem e os eixos necessários para que as estruturas fiquem firmes ao chão. A armação das casas dos cenários devem ser realizadas em fevereiro, após a terraplanagem, a colocação de alicerces e preparação do local onde será erguida Santa Fé.


Inscrições para Concurso Sesc de Fotografias 2011

Na 8ª edição do Concurso Sesc de Fotografias 2011 o tema destaque é “A Primavera no RS”. As inscrições gratuitas – que contemplam o envio das fotos com a ficha devidamente preenchida – seguem até 30 de novembro. Os trabalhos serão avaliados e selecionadas por um júri nomeado pelo Sesc/RS. O resultado será anunciado no dia 13 de dezembro. O 1º lugar de cada uma das três categorias receberá premiação. Os demais classificados participarão de mostra visual e de catálogo editado pelo Sesc/RS.

- Moto Encontro em Bagé

O próximo final de semana em Bagé será especial para os amantes das motocicletas. Isso porque acontece na cidade o Moto Encontro com diversas atrações e a presença de motociclistas de diversas regiões do estado e até do Uruguai. A programação acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro na Praça da Estação.

- Caminho da Luz realiza Jantar Luz

A União Espírita Bageense – Caminho da Luz realiza hoje a quinta edição do “Jantar Luz”, com renda em benefício da instituição. A programação acontecerá no Clube Caixeiral, a partir das 20h30min. Restam ainda poucos ingressos para o evento. Os convites para o Jantar Luz estão à venda na secretaria do Caminho da Luz, na Avenida General Osório, 2478, com valor de R$ 30. O Buffet estará a cargo de Catarina Paiva. Entre as atrações do evento estará a música ao vivo (com Gesner e Cotinha), além de apresentações do Grupo de dança da instituição. Também será prestada uma homenagem aos patrocinadores do evento em 2011.



Glamour Baby e Jeans
Amanhã no Círculo Militar de Bagé, vai acontecer mais uma edição do concurso Glamour Baby e Glamour Jeans. Hoje apresentamos as meninas que participam do concurso.

Letícia Berdet de Souza. Representa: Lions Dom Diogo

Helena Senna Machado. Representa: Rotary Pampa

Valentina Becker de Moura. Representa: Casa da Amizade e Escolinha de Pau

Amanda Ferreira Kader. Representa: Balakatoon Festas

Júlia da Silva Delgado. Representa: Stratégia Marketing e Propaganda e Rotary Rainha da Fronteira

Sofia Wanderley Teixeira. Representa: Nory Boutique

Vitória Coradini Móglia. Representa: Rotary Pampa e Rotary Minuano

Júlia de Salles Teixeira. Representa: Loja Barriga Verde


Mélanie Granier lança curso técnico para 2012.

Curso cnico em Contabilidade é de curta duração e pode ser cursado concomitantemente com o terceiro ano do Ensino Médio

O curso técnico em Contabilidade é o mais tradicional do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim, que administra o Instituto Anglicano Mélanie Granier. Em Erechim, o curso é oferecido há mais de 50 anos e já formou centenas de profissionais que atuam em diversos ramos ligados à gestão. Inúmeros profissionais abriram escritórios de contabilidade a partir da formação na escola. O curso que passa a ser oferecido pelo Instituto Anglicano Mélanie Granier, tem a mesma base curricular do curso do Barão e duração de um ano. O curso em Contabilidade permite registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade como profissional legalmente habilitado para o exercício da profissão. Por ser noturno e de nível pós médio, pode ser cursado antes mesmo do aluno terminar o Ensino Médio.

Oportunidades: Um técnico contábil pode ter oportunidade de carreira nas empresas nas áreas de custos, fiscal, contábil, financeiro, RH, analista e consultor gerencial, ou em seu próprio escritório. Além disso, o curso prepara o aluno para o ingresso em concursos públicos, com os conteúdos em: Contabilidade (básica, gerencial, custos e geral), Direito e Legislação, Estatística, Matemática Financeira, Gestão Empresarial, Economia e Mercado, Recursos Humanos, Empreendedorismo.


Combinações perfeitas para a primavera-verão

Os looks montados com as belas roupas da loja Atrevida, calçados da Bota no Pé, óculos solares da Óptica Conquistadora e acessórios da Intuição Acessórios e Fascínio mostram um pouco das possibilidades que as mulheres têm de desfilar charme e estilo na primavera verão 2012. A produção dos cabelos foi de Eliéser da Luz e o make de Hilda Pinheiro. Agora é só inspirar-se.

Modelo: Raquel Vidart

Fotos: Cristiano Lameira


Sobremesa três amores

Ingredientes

1 caixa de morangos em fatias

1 lata de doce beijinho pronto ou preparado a gosto

1 lata de creme de leite

1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo

Corte os morangos e coloque no fundo da vasilha. Por cima, espalhe o beijinho.

Derreta o chocolate em banho maria, acrescente o creme de leite e mexa até misturar bem. Acrescente por cima do beijinho.

Decore com fatias de morango, deixe esfriar e leve à geladeira.

Sirva frio.


SAMU começa a funcionar em Aceguá

Atendimento de urgência está a disposição 24h por dia

A população de Aceguá conta desde a segunda-feira, dia 21 de novembro, com mais um importante serviço de atenção a saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona no município com uma ambulância de plantão, mais uma equipe composta por quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e um enfermeiro coordenador.

O serviço é regulamentado pelo Governo Federal, e o SAMU atende pelo telefone 192 (gratuito). As ligações feitas de Aceguá serão atendidas por um telefonista na Central de Regulação, que é sediada em Bagé. A equipe do SAMU Aceguá atenderá 24 horas por dia e os profissionais ficarão instalados na Unidade Básica de Saúde, que fica na sede do Município.

***************************************************************

Livramento conquista títulos na 31ª Olimpíada Comerciária

Uma das maiores e mais tradicionais competições amadoras do Estado, teve o encerramento de sua 31ª edição, na semana passada, em Porto Alegre. A 31ª Olimpíada Comerciária SESC reunir cerca de 8,5 mil competidores nas etapas municipais e regionais e os jogos finais contaram com a participação de mais de 1,1 mil atletas comerciários.

Sant’Ana do Livramento teve cinco conquistas na competição. A cidade levou pela 4ª vez o primeiro lugar no Xadrez.

“Participo há 8 anos da Olimpíada Comerciária e de outros campeonatos na minha cidade. Pretendo continuar participando sempre que possível”, destacou o tetra campeão, Valmir Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário