Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 245 :: 03 de Março de 2012 :

Por Simôni Costa

Ser mulher não é uma tarefa fácil. É preciso fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da família, da casa, do trabalho e, ainda, tudo isso, sem esquecer da vaidade ou, muito menos, descer do salto alto. E, sem cair em feminismos ou lutas de classe, o espaço que as mulheres vêm conquistando tanto na vida profissional, quanto pessoal, é visível e muito merecido. Afinal de contas, cai o estereotipo de que para ser “mulherão” é preciso ter o corpo em forma, hoje os “mulherões” são aqueles que dão conta de diversos afazeres ao mesmo tempo e nem por isso, diminuem a qualidade daquilo que fazem. São verdadeiras Super Mulheres que merecem os parabéns não somente no seu dia, 8 de março, mas diariamente.

E, em uma edição comemorativa às mulheres, aproveitamos a deixa e lançamos um novo espaço: a Dica da Leitura, que mais do que dar simples dicas sobre bons livros pode ser um espaço para você se inspirar e colocar a leitura em dia com o que há de melhor no mundo literário. Então, vá até a página 9 e inspire-se! Outra bela novidade é que a partir das próximas edições da coluna de leitura, você poderá participar sugerindo livros. Participe pelos nossos e-mails ou pelo facebook do Caderno Pampa.



Elas dão conta de tudo e, ainda, não esquecem do principal: ser mulher!

De diversos estilos e com opiniões diferentes, as mulheres conquistaram seu espaço e hoje são Super Mulheres

Dia da Mulher, 8 de março, serve como reconhecimento às Super Mulheres

Elas são mães, tem uma profissão, escrevem livros, criam movimentos, são chefes, amigas, esposas, conquistaram a presidência da republica e diversos outros cargos importantes, enfim, são mulheres, que com dedicação e carinho cuidam de diversos aspectos das suas vidas sem deixar de esquecer do seu lado feminino tampouco se descuidam de todos os que estão ao seu redor. Super Mulheres que merecem reconhecimento não somente no seu dia, 8 de março, mas diariamente pelas batalhas que travam e, principalmente, pelas vitorias que conquistam.

No passado, para ser uma boa mulher bastava saber cozinhar, cuidar da casa e dos filhos, hoje o cenário é outro e a entrada das mulheres no mercado de trabalho fez surgir um novo perfil feminino: As Super Mulheres que dão conta de tudo, tem uma vida profissional invejável e não se esqueceram de ser ótimas mães e esposas. Elas acordam cedo, deixam a casa arrumada, os filhos na escola, dão atenção ao marido e destacam-se no trabalho. E, o melhor, elas estão por toda a parte, nos mais diversos setores da sociedade e, cada vez mais, conquistam o espaço que lhes é seu por direito.

A psicóloga clinica Laura Medeiros argumenta que a principal modificação no mundo feminino que fez com que as mulheres passassem a brigar pelo seu espaço é que nos dias de hoje elas já não perdem mais tempo se lamentando, elas fazem.

“Todas as transformações do mundo contemporâneo exigiram que as mulheres tomassem seu espaço e se tornassem Super Mulheres. Hoje a cobrança pela excelência para as mulheres é de toda uma sociedade que precisa e depende do desempenho delas ou mesmo tempo que não se abre mão de que elas eduquem seus filhos e mantenham a casa em dia”.



Aprenda um novo idioma com a qualidade Wizard

Alunos até 15 anos tem transporte de qualidade e segurança gratuito

A festa da Halloween da escola foi pura diversão para os alunos

A WizPen auxilia na prática oral

As novas exigências de um mundo globalizado fazem com que a aprendizagem de um novo idioma seja extremamente importante. Com isso, se faz fundamental também a escolha de uma escola de línguas, que precisa atender as suas necessidades e que também ofereça um ensino de qualidade e eficaz, assim como acontece com a Wizard, onde mais que falar e escrever o aluno fala desde a primeira aula e ainda aprende técnicas de liderança com um método inovador com foco nos resultados.

A Coordenadora Pedagógica da Wizard, Roberta Bonato, lembra ainda que o método da escola proporciona que o aluno saia da primeira aula falando o novo idioma, já que o foco do ensino é a conversação e a fluência oral. Já a metodologia de trabalho vai se adaptando conforme a idade do aluno, proporcionando novos desafios a cada etapa.

Outro grande diferencial da Wizard é a WizPen, a caneta que fala. Roberta lembra que a caneta pode ser usada por alunos de todas as idades já que ela auxilia na prática oral.

“Ela lê o que está no livro e auxilia o aluno nos estudos da pronúncia e na audição. Ela é uma ferramenta pedagógica incrível que facilita que o aluno estude em qualquer lugar e é um grande diferencial tecnológico da Wizard”.

A Wizard oferece ainda transporte gratuito com segurança e praticidade para alunos de até 15 anos. E, com o objetivo de preparar quem deseja trabalhar na Copa do Brasil ou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os diretores Torquato José S. de Freitas e Lizelene Severo salientam que a Wizard está oferecendo um livro especial com o ensino voltado para vocabulários úteis às pessoas que deverão trabalhar com os turistas durantes os jogos.

Para quem desejar cursar o ensino regular, em quatro anos é possível concluir a graduação em inglês e após mais dois anos, se conclui o nível pós-avançado. Após o oitavo nívelWizard oferece aos seus alunos a realização gratuita do TOEIC, que é um exame de proficiência que certifica os conhecimentos do aluno. Já os cursos de Francês e Italiano podem ser concluídos em dois anos e meio e o de Espanhol em três anos e meio. Sem esquecer que, todos os professores do Wizard são amplamente qualificados e realizam exames de proficiência antes de iniciar na escola assegurando, assim, a qualidade do ensino ofertado.

Existem ainda outros módulos de ensino como o VIP, onde o aluno tem atendimento exclusivo e marca suas aulas conforme sua disponibilidade de horários. Há também o módulo EXECUTIVE, que é destinado a grupos fechados, onde o grupo dita o ritmo de estudo. Assim, basta escolher o módulo que melhor se adapta a sua rotina e começar a estudar.


Mulheres, atenção com a sua saúde no verão!

O calor e o clima de férias esconde vários riscos à saúde feminina

Cuidados básicos e frequentar o ginecologista podem evitar maiores problemas

O período de férias traz consigo um clima de festas, viagens e animação. Em meio a esse ambiente de alegria, é necessária uma dose extra de responsabilidade para que outros tipos de contaminação não estraguem o momento. A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul – Sogirgs faz um alerta: é sempre importante manter cuidados redobrados com as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), especialmente o HPV – papilomavírus humano, que pode ser transmitido através de relação sexual sem proteção ou contato direto com a pele infectada. Segundo a médica ginecologista Aline Cesa, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul, existem diversos tipos de HPV e alguns estão diretamente relacionados com o aparecimento de câncer de colo de útero.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovam que a infecção pelo HPV é muito comum – estima-se que cerca de 25% das brasileiras estejam infectadas pelo vírus. Apesar de somente uma pequena fração delas – entre 3% a 10% - desenvolver o câncer de colo de útero, estudos comprovam que, no mundo, 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos do HPV em algum momento de suas vidas.

A boa notícia que é a possibilidade de uma mulher entrar em contato com o HPV durante sua vida reprodutiva é muito alta, chegando a 80%, no entanto o vírus pode ser eliminado espontaneamente pelos anticorpos presentes no organismo.

O HPV, além de eliminável pelo organismo, pode ser curado através de tratamento. Ainda assim, a prevenção é a única maneira de evitar o vírus. Usar sempre camisinha durante as relações sexuais é medida obrigatória para quem quer se proteger. Além disso, ter cuidados de higiene básicos também é importante, já que o HPV pode ser transmitido por vias não sexuais, ainda que esse tipo de contágio seja mais raro.

O verão é, ainda, época de piscina, praia e, claro, muito calor. No entanto, essas circunstâncias escondem "inimigos" quase que invisíveis. São eles os fungos e bactérias que adoram se proliferar em um dos locais mais íntimos da mulher: a vagina.

Além do calor e umidade, uma vez que muitas mulheres costumam ficar o dia todo com um biquíni molhado, o jeans apertado, a depilação completa na região genital e o uso de produtos perfumados podem contribuir para o surgimento do corrimento, que é uma denominação genérica para várias infecções.


É hoje a final do Garota Verão

Hoje é o dia para torcer pelas candidatas da região, Raquel e Júlia

Depois de muitos meses e preparação, finalmente é chegada a hora de conhecer a Garota Verão 2012. O maior concurso de beleza do sul do Brasil é uma promoção da RBS TV e tem sua final hoje nas areias da praia de Capão da Canoa. Lá, meninas de todas as regiões do Rio Grande do Sul disputam o título de mais bela e diversos prêmios. Da região de cobertura da RBS TV Bagé, participam as representantes de Bagé, Raquel Guê Rita de 16 anos e a representante de Dom Pedrito, Julia Eisenhardt de Mello de 18 anos. Elas foram eleitas na regional que aconteceu em fevereiro.

Em Capão da Canoa, as candidatas já foram submetidas a testes e entrevistas até chegar a passarela do concurso de onde sairá a grande vencedora. A RBS TV transmite o concurso durante a manhã de hoje.

- Motivação para a volta às aulas

Depois de meses de férias e descanso é chegada a hora de retomar o ano letivo. Na região as escolas estão retomando as atividades e, em Bagé, os professores da rede municipal tem um motivo a mais para iniciar o ano letivo mais motivado: eles assistiram a apresentação do grupo de teatro Luz& Cena, de Novo Hamburgo, que apresentou A Torre, um espetáculo musical, tocadoe cantado ao vivo, baseado na história A Torre do livro “Pais Brilhantes, ProfessoresFascinantes”, de Augusto Cury, adaptado e encenado a fim de discutir e refletir sobre aimportância do professor na sociedade.


Alunos saem capacitados para o mercado de trabalho e com grandes chances de conseguir uma ótima oportunidade

Com um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e competitivo, cursos de capacitação e qualificação profissional se fazem cada vez mais importantes na hora de conquistar um emprego. A Escola de Educação Profissional Senac Bagé oferece cursos de capacitação que proporcionam ao aluno um conhecimento técnico e que supre as necessidades do mercado de trabalho que constantemente necessita de novos e qualificados profissionais. A Analista do Senac Bagé, Ana Lúcia Raposo de Moura destaca ainda que constantemente a escola é procurada por empresas que buscam profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas.

As opções de curso, segundo a Docente de Informática, Bruna Gomes Almeida, são bastante variadas com amplas possibilidades de formação profissional. Entre eles, o curso de Editor Gráfico, que inicia dia 14 de março e possibilita o conhecimento desde o planejamento e criação em Photoshop, CorelDraw, Ilustreitor e Indesing com ênfase a impressão de peças, sua criação e até a diagramação de jornais e revistas.

Outro curso destacado por Bruna é o 3D Studio MAX:

“Ele é voltado para o trabalho com imagens em três dimensões para áreas da arquitetura e decoração e também para a criação de peças publicitárias”.

Há ainda opções para quem deseja um conhecimento na área da criação e manutenção de blogs e sites. O curso de Web Designer Profissional trabalha desde a linguagem utilizada para a criação de sites até o seu total desenvolvimento. Os alunos terminam o curso com a criação de um site profissional pronto para ser colocado na internet.

Bruna destaca ainda as opções de cursos de informática para iniciantes e para a terceira idade, que tratam dos fundamentos básicos do computador. Outras opções de curso são: Hardware: Montagem, Configuração e Manutenção de Computadores; Auto Cad 2D; Fotografia Digital com Photoshop; entre outros.


Viagem

Minha amiga Janaína Alves dos Reis, e agora advogada, recentemente aprovada na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, aproveitou uma das poucas folguinhas que teve durante a época de estudos para passear pela capital Brasília. Lá, é claro, deu uma passadinha pelo Palácio da Justiça.

Janaína em frente a um dos pontos turísticos da capital brasileira

Carnaval

Com ou sem bloco a galera agitou muito durantes as noites de Carnaval na praia do Cassino. Foram quatro dias de muito sol, mar e folia.

Eder Morais, Francielle Paiva, Natalia Kuhn, Ney Muniz, Mayara Pereira, Shester Simões, Maurício Maggi e Cassandra Rodrigues

Casamento

Os jovens Mariana Thomas e Pedro Silveira trocaram alianças numa cerimônia que reuniu amigos e familiares na manhã do dia 04 de fevereiro na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Após, os noivos receberam os convidados nas dependências do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, na Associação e Sindicato Rural de Bagé. Clics Leko Machado.

Mariana e Pedro durante a cerimônia na Igreja Nossa Senhora da Conceição

A noiva Mariana se preparando para jogar o tão esperado buquê

Sucesso

O grupo musical Sonido del Alma Gaucha, que em 2012 completa nove anos, é um dos grandes responsáveis por levar o nome e a história de Bagé em suas composições. Já apresentou seu trabalho no Estado, em toda a região da campanha, litoral sul, fronteira oeste, missões, serra, Porto Alegre e região metropolitana, São Carlos (SP), Assunción (Paraguai) e Melo (Uruguai). Clic Leko Machado.

O grupo Sonido del Alma Gaucha em uma de suas inúmeras apresentações

Cassino

Curtindo as merecidas férias ao lado do namorado, Leonardo de Melo Menezes, a mais nova Médica Veterinária, Jaqueline Freitas Motta, aproveitou o breve descanso na praia do Cassino. A partir da próxima semana, ela retoma as atividades no Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Pelotas.

Jaqueline Motta e Leonardo Menezes

Jaguarão

Elas aproveitaram o feriado de Carnaval e foram badalar na folia de Jaguarão, cidade que, assim como o Cassino, recebe muitos bageenses neste período do ano

Natália Lopes, Bárbara Budó, Laura Tadêo e Carolina Gehres

CURTAS:

Infelizmente, não foi este ano que a Escola de Samba Bambas da Orgia levou mais um título do Carnaval porto-alegrense, porém, não deixou de fazer bonito na Avenida. Com o enredo sobre os 200 anos de Bagé, a Bambas cantou e encantou o público que fora ao Porto Seco na madrugada do dia 18 de fevereiro. Personalidades como Luiz Coronel e Zeca Brito fizeram parte do elenco que desfilou a história da Rainha da Fronteira.

Casam-se hoje, 03, os jovens ruralistas Patrícia Zambrano de Oliveira e Roberto Salis. A cerimônia acontece na Igreja Nossa Senhora da Conceição e a recepção será no Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural.

O Banco de Sangue de Bagé está precisando de doações. Após o Carnaval, como de costume, em todos os hospitais, os estoques ficam em baixa e, por aqui, não seria diferente. Por isso, fica o apelo: disponibilizem uma horinha de seu tempo e colabore. Tenho certeza que este gesto não fará bem apenas a quem precisa, mas a vocês também. O Banco de Sangue de Bagé fica anexo ao Hospital São Sebastião.



Vini e Megui são os cachorrinhos de Márcio Saraçol, que é bageense, mas mora em Curitiba

Juliana Pereira e o seu Bummer

Pitter, o amorzinho de Charline Nunes



Dia de Campo trata do manejo do arroz na várzea

Atividade aconteceu ontem e propôs alternativas para os produtores

A antiga visão do arroz como monocultura vem sendo, há alguns anos, discutida em busca do uso otimizado da várzea. O manejo racional da várzea foi o tema do Dia de Campo que a Embrapa, em Bagé (RS), realizou ontem, dia 02 de março, pela manhã, nos campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul. No evento, seis estações diferentes apresentaram tecnologias e recomendações de manejo para o produtor de arroz.

De acordo com o analista da Embrapa Pecuária Sul e coordenador da atividade, Marcelo Pilon, um dos focos do evento foi a apresentação das pesquisas e resultados para otimizar a área da várzea. Foram mostrados estudos realizados com pastagens adaptadas à integração com o arroz em terras baixas, associada ao uso racional de insumos. “Nosso objetivo é contribuir para que o arrozeiro realize outras atividades que possam gerar renda o ano todo. Para isso, será preciso também o equilíbrio entre os custos de produção e a redução dos impactos ambientais, sem excessos de defensivos agrícolas”, explica Pilon.

É com esse enfoque que Embrapa Pecuária Sul, nesse Dia de Campo, apresentou em sua Estação a avaliação do comportamento de algumas espécies forrageiras quando submetidas ao sistema de irrigação por inundação. Segundo Pilon, o objetivo é introduzir uma nova matriz produtiva na rotação e sucessão de culturas com arroz, bem como elencar espécies forrageiras mais tolerantes ao encharcamento. Isso poderá, por exemplo, possibilitar a entrada dos animais para o pastejo na mesma área de produção do arroz. Já na Estação Vitrine Tecnológica, formada pela parceria da Embrapa, Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e Cooperativa de Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), foram mostradas 10 cultivares e híbridos mais utilizados no estado.

A Embrapa Clima Temperado também esteve presente com uma estação de trabalho mostrando como ocorrem variações de comportamento nas diferentes cultivares de arroz, de acordo com a densidade de semeadura, a adubação de base e a adubação de cobertura.


Provas do concurso para PIM de Candiota acontecem dia 18 de março

O concurso que destina 14 vagas para visitadores e duas para monitores do Programa da Infância Melhor (PIM) de Candiota realiza suas provas dia 18 de março, domingo. Ao todo, conforme dados da Secretaria de Administração e Finanças (SAF), foram registrados 361 candidatos para o certame. O processo também prevê dois postos para o cargo de agente de saúde.

O salário base para os selecionados varia de R$ 722,10 a R$ 840,68, conforme o cargo. A carga horária prevista para cada uma das funções é de 40 horas semanais, inclusive em regime de plantão e trabalho em domingos e feriados.

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída de 40 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e 20 de conhecimentos específicos.

- Vila cenográfica de Santa Fé em Bagé deve ser concluída em março

Localizada no Parque do Gaúcho, a construção da vila cenográfica de Santa Fé segue a todo vapor. A previsão é de que a cidade esteja concluída ainda este mês. As gravações do filme “O Tempo e o Vento” em Bagé devem iniciar na primeira quinzena de abril. Dirigido por Jayme Monjardim, o longa-metragem narra a trilogia mais famosa de Érico Veríssimo.

De acordo com a assistente de cenografia, Adriana Alexander, as obras estão dentro do cronograma previsto. Ao todo foram construídas 17 casas. Segundo Adriana, a partir do dia 15 de março, a equipe formada por 70 profissionais, iniciarão o dressing. “Vamos vestir a cidade, colocar iluminação. Enfim, dar vivência a ela e decorá-la”, explicou.

E, desde a semana passada, a RBS TV Bagé está exibindo no intervalo da novela da sete flashque mostram a população de toda a região os preparativos finais da cidade cenográfica.

- Comboio da Saúde realiza mais uma ação hoje em São Gabriel

A sede distrital de Azevedo Sodré, juntamente com as comunidades circunvizinhas, recebem hoje mais uma edição do Comboio da Saúde, um programas destinado ao atendimento dos moradores da zona rural.

O programa é uma ação interdisciplinar das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Transportes. Ao todo, mais de 30 profissionais estarão prestando serviços de atendimento com cadastro assistencial, assistência em extensão rural e atendimentos clínicos e odontológicos. Os serviços estarão concentrados na Escola Pólo Maria Manuela.

O último Comboio realizado dia 4 de fevereiro atendeu as localidades de Santo Antônio e Pau Fincado. Segundo a diretora municipal de Programas de Saúde, Saionara Marques, mais de cem atendimentos foram ministrados naquela região, apenas na área de saúde.


Lançamos um novo espaço com dicas de leitura. Você também pode participar indicando seus livros preferidos, basta entrar em contato pelos nossos e-mails ou pelo Facebook.

80 anos de Fernando Henrique Cardoso

Uma biografia visual sobre o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso onde as imagens ajudam a contar a história. O livro foi organizado por Hubert Alquéres e com prefácio de Fernando Gabeira.

Florescer

Um livro de auto ajuda que vai ajuda-lo a florescer com histórias interessantes sobre a psicologia positiva posta em prática em busca de bem-estar e felicidade. O livro é de Martin Seligman.

A tapas e pontapés

Um livro de crônicas sobre assuntos diversos onde o autor opina sobre assuntos do dia-a-dia. O livro é de Diogo Mainardi que também é colunista da revista Veja e participante do programa do GNT Manhatan Connection.




João Inácio Neto Lobato, filho de Fátima e Clóvis.

Os aniversariantes Gregory Rodrigues de 12 anos e João Pedro Rodrigues de 6 anos com os pais Iara e Cléber.

Ruan Pablo de 3 anos, que reside em Caxias do Sul, visitando sua dinda Vitória Freitas em Pinheiro Machado.

Valentina Arriera França de 2 anos.


Souvenirs bageenses

Objetos podem ajudar a lembrar momentos marcantes e a contar um pouco das histórias que vivemos em locais que conhecemos. Para isso servem os souvenirs, objetos que podemos levar para lembrar do lugar onde estivemos. E, Bagé também tem muito a oferecer aos seus visitantes, como as canecas do Patrimônio Histórico da cidade, tanto pra quem mora aqui quanto para quem é de fora e quer levar consigo uma parte da história. Elas são uma iniciativa do fotografo Rogério Matos (rogeriolmatos@gmail.com) e assim como os blocos e demais artigos expostos na Casa de Cultura Pedro Wayne são ótimas opções de recordação para turistas e também para bageenses.




Torta tentação

Ingredientes

2 pacotes de bolacha maria ou maizena

3 colheres de manteiga (aprox.)

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 pacote de suco em pó de morango(ou de limão, uva, maracujá,...)

1 pote de iogurte natural sem sabor

1 caixinha pequena de chantily

1 tablete de chocolate branco

Modo de Preparo

Bata as bolachas no liquidificador até virar uma farinha fina, passe para uma tigela e acrescente a margarina amolecida, amasse até virar uma farofa. Forre o fundo e até a metade das laterais de uma forma de aro removível e leve ao forno por uns 10 minutos, reserve.

Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado, o pó do suco Tang e o iogurte até ficar homogêneo. Despeje na forma e leve à geladeira. Quando estiver firme, coloque o chocolate picado, bata o chantilly e coloque por cima, leve novamente à geladeira até firmar o chantilly. Se quiser, pode substituir o chantilly por ganache.

Registrando... palavras

Deu nos jornais que o Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação, na Justiça Federal em Uberlândia (MG), para tirar de circulação o dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do país.

Segundo o MPF, a publicação contém expressões "pejorativas e preconceituosas", pratica racismo aos ciganos e não atendeu recomendações de alterar o texto, como fizeram outras duas editoras com seus dicionários.

O caso teve início em 2009, quando a Procuradoria da República recebeu representação de uma pessoa de origem cigana, afirmando que havia preconceito por parte dos dicionários brasileiros em relação à etnia. No Brasil, há aproximadamente 600 mil ciganos.

Desde então, segundo o MPF, foram enviados "diversos ofícios e recomendações" às editoras para que mudassem o verbete. As editoras Globo e Melhoramentos, de acordo com o órgão, atenderam às recomendações. Apenas a editora que imprime o Houaiss não providenciou as mudanças.

Em versões eletrônicas, o Houaiss chega a definir a palavra "cigano" como "aquele que faz barganha", "esperto ao negociar" e "apegado ao dinheiro, agiota, sovina".

A ação pede a supressão dos termos e o pagamento, pela editora Objetiva e Instituto Antônio Houaiss, de R$ 200 mil de indenização por dano moral coletivo, pois a significação atribuída violaria o artigo 20 da Lei n. 7.716/89, que tipifica o crime de racismo.

Parece ser um tanto exagerada a iniciativa do MPF. Se formos pesquisar as palavras dos dicionários, sua origem e sua carga ideológica, teríamos que excluir dele um montão de verbetes e significados. Por exemplo: o verbo judiar, o substantivo judiaria, e assim por diante.

Talvez, o que poderia ser corrigido, seria obrigar os dicionários, ao darem sinônimos e significados para determinadas palavras, situá-las historicamente, explicando sua origem e alertando para sua simbologia preconceituosa.

O Dicionário Houaiss levou anos para ser feito por uma equipe de filólogos, liderada pelo Antônio Houaiss. Qualquer trabalho de revisão dos significados levaria algum tempo e precisaria de um grupo de especialistas (que também possuem ideologias etc.). Não é uma tarefa fácil, nem neutra.

O MPF deveria era fazer um apanhado das lacunas e das contradições do ordenamento jurídico (que não é um todo perfeito e acabado, como acham os positivistas), e propor as alterações devidas e necessárias.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Um comentário:

  1. O que aconteceu que nesta semana não foi postado nada? sou leitor assiduo, forte abraço.
    bieldayna@hotmail.com

    ResponderExcluir