Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 247 :: 17 de março de 2012 :

Por Simôni Costa

Um ser humano consegue sobreviver até 50 dias sem comer, mas não resiste mais do que dois sem beber água. Não atoa, o nosso corpo é composto basicamente de água e grande parte da superfície terrestre é coberta pelo líquido. E, com todos esses indícios sobre a importância da água para o ser humanoé incompreensível como ela pode ser tão desperdiçada por todos. No Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, o alerta ganha mais vozes e dicas simples são reforçadas para lembrar que o pouco de água potável que temos está acabando. Afinal, não pode ser tão difícil desligar a torneira enquanto se lava a louça ou escova os dentes, não é?!

E, ainda falando em riquezas naturais, uma bela oportunidade de conhecer as belezas do bioma pampa é a exposição promovida pela Fundação da Fundação Zoobotânica do Rio Grandedo Sul (FZB/RS) na Casa de Cultura Pedro Wayne. Belas fotos ilustram o que há de mais marcante no pampa. A exposição fica aberta até o dia 4 de abril e vale a pena!

Um equivoco criou um erro na coluna Pampa Vip da semana passada. O correto é "barmen" assim como a nossa colunista havia escrito originalmente em seu espaço.


Belezas do pampa expostas em Bagé

36 painéis ficam expostos até 4 de abril na Casa de Cultura Pedro Wayne

CREDITO FOTO: Adriano Becker

Um dos biomas mais ricos e exclusivos é o visto no pampa gaúcho. Com 760 mil quilômetros quadrados e menos da metade preservado o bioma pampa abriga cerca de três mil espécies de plantas diversas, 450 gramíneas,150 leguminosas, 480 aves e 90 mamíferos e, alguns deles, vivem somente aqui. De todas as espécies de mamíferos e aves do Rio Grande do Sul, 12% vivem somente em campos e muitas outras ocupam esse ambiente de uma maneira não exclusiva.

Toda essa beleza e diversidade está exposta na Casa de Cultura Pedro Wayne através da exposição fotográfica “Nosso Pampa Desconhecido” da Fundação da Fundação Zoobotânica do Rio Grandedo Sul (FZB/RS). Está é a primeira vez que a exposição deixa Porto Alegre rumo ao interior do Estado. Antes de ser aberta ao público, duas palestrasforam oferecidas: "A biodiversidade no cotidiano", com apesquisadora Luiza Chomenko (FZB/RS) e "O Projeto RS Biodiversidade", com Dennis Patrocínio (Sema).

Os 36 painéis de "Nosso Pampa Desconhecido" ficarão na cidade até o dia 4 deabril. São fotos de Adriano Becker, textos e legendas dos pesquisadores do Museu de Ciências Naturais da FZB, GlaysonBencke e Luiza Chomenko. "Além das fotografias e painéis informativos sobre o Pampa, com distintos enfoques, a ação busca desenvolver uma consciência que propague a harmonizaçãode aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais, associados à sustentabilidade desta importante região do Estado", disse o coordenador de Educação Ambiental da FZB, Felipe Amaral.

A exposição faz parte do Projeto RS Biodiversidade, coordenado pela Secretaria Estadual do MeioAmbiente. Em Bagé, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura local, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Cultura.

O "RS Biodiversidade"

O projeto Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (RS Biodiversidade) abrange um conjunto de ações que buscam conservar a biodiversidade, promover ações de recuperação em áreas prioritárias, garantir a dinâmica, função e evolução de ecossistemas naturais, fomentar a conscientização sobre a biodiversidade, e desenvolver instrumentos de gestão integrada para o manejo sustentável dos recursos naturais. Envolve cerca de 30 municípios de quatro regiões.

- Aciba inicia atividades de 2012

Um jantar comemorativo marcou a retomada das atividades da Associação Comercial e Industrial de Bagé para o ano de 2012. A festividade aconteceu na semana passada e contou com uma palestra do prefeito de Bagé, Luis Eduardo Colombo. Já o presidente da Aciba, ValmorCoradini, destacou que “Visibilidade, transparência e relacionamento contínuo com o associado” é base da gestão 2011-2013 da Associação. Coradini fez também um breve relato sobre os oito primeiros meses do seu mandato, destacando a criação da assessoria de imprensa, formação de várias parcerias e convênios, aumento do número de sócios, maior demanda de estagiários e empresas pelo programa de estágios da entidade (PRODESP), adequação das instalações físicas do prédio, entre outros benefícios que refletem diretamente nos associados.


Preservar para não terminar

Dia Mundial da Água, 22 de março, serve como alerta para o desperdício

Barragem da Sanga Rasa está com os níveis abaixo devido a falta de chuvas

Que grande parte do planeta terra é formado por água já é sabido, mas é importante lembrar também que o percentual de água potável é mínimo e que o líquido está cada vez mais escasso, daí a importância de conseguirmos preservar e economizar água sempre. O alerta ganha ainda mais força no Dia Mundial da Água, dia 22 de março, quando várias ações são realizadas para conscientizar a população à respeito da importância do líquido e, principalmente, da importância de o racionar. Em Bagé, a situação da água é ainda mais delicada devido as condições climáticas que fazem com que o município sofra com consecutivas estiagens que afetam diretamente a população de toda a região.

Diariamente os bageenses costumavam consumir 32milhões de litros de água, segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA). Hoje, com o racionamento em vigor por 12horas diárias, o consumo caiu para a média de 26 milhões de litros enquanto o ideal seria não ultrapassar a média de 23milhões de litros diários. O grande consumo, aliado a falta de chuva criou um quadro grave de estiagem chegando a diminuir o nível da principal barragem bageense, a Sanga Rasa, em até 4metros.

Também em decorrência da atual estiagem, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) está fiscalizando o desperdício de água na cidade. As denúncias são recebidas pelos telefones 08005102219 ou 115. Regas como restringir o uso de água potável fornecida pelo Daeb para lavagem de veículos, de passeios públicos, pátios e fachadas de prédios, para a irrigação de gramados, jardins e floreiras e para reposição total ou troca de água de piscinas e reservatórios de clubes, entidades e residências também estão em vigor com o objetivo de diminuir o desperdício de água no munícipio.

Além disso, permanentemente, o Daeb realiza atividades que buscam a conscientização do uso racional da água. “Possuímos um Centro de Educação Ambiental que realiza, durante todo o ano, palestras sobre a importância de economizar os recursos hídricos”, afirma Antônio KiwalParera, diretor da autarquia.

Mas, a solução para o problema da estiagem em Bagé não parece estar longe. Isso porque já está em construção a barragem da Arvorezinha que terá uma capacidade de armazenamento de 18 bilhões de litros de água. O comprimento total da barragem será de 1760 metros e a altura máxima será de 26 metros. O investimento para a obra é de R$ 30 milhões, liberados pelo Governo Federal através do Ministério de Integração, com contrapartida de R$ 4 milhões do Daeb.

E, enquanto a nova barragem não é concluída é bom seguir algumas regras de economia de água. Confira o box abaixo:

1. Banho rápido

Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2. Escovando os dentes

Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada

Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga

Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

6. Mangueira, vassoura e balde

Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

7. Jardim

Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

8. Aquário

Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

9. Pressão política

Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Presente para os sócios

No final da tarde de sábado passado, a diretoria do Bagé Tênis Clube realizou a cerimônia de inauguração das instalações da piscina térmica do clube. Moderníssima, a estrutura é um presente para os sócios no ano em que a entidade comemora 78 primaveras. Hidroginástica, fisioterapia, natação e pilates são algumas das modalidades que serão oferecidas aos sócios do clube. Adoro!

O casal presidente do BTC, João José da Silva Azambuja e Rosane, na tarde da inauguração

BIXO

Julia Benitez prestou vestibular para Comunicação Social - Jornalismo na URCAMP e aí está o resultado: Bixo 2012! A linda garota dos olhos azuis que coleciona títulos de beleza agrega a sua inteligência, conhecimento e cultura para arrasar nos futuros concursos de beleza. Linda demais!

Julia fica bonita até assim...

Casamento em Floripa

Em Florianópolis na companhia da família e dos amigos de fé, Gustavo Gomes Reis selou a união com Monique Godolphim na charmosa Capela Nossa Senhora da Conceição localizada na famosa lagoa que leva o mesmo nome. Alemão, como é carinhosamente chamado pelos amigos, compartilhou com a mãe, Lúcia Gomes, os tios e convidados toda sua alegria. A festa que aconteceu após a cerimônia religiosa foi até o amanhecer. Felicidades ao casal! Confiram nas fotos de Cema Isquierdo..

A felicidade dos noivos após a cerimônia religiosa

A mãe do noivo, Lúcia Gomes, e os tios Eduardo e Nanete Gomes, Regina Macedo e Fernando e Solange Gomes

15th Birthday Party

Na temporada festiva de Punta del Este, outra festa maravilhosa que merece comentário foi a de 15 anos de Geórgia Cleary que aconteceu num dos espaços mais bacanas do chic balneário. Com o mar por testemunha, já que o local fica debruçado na praia, a garota comemorou em grande estilo com seus pais Jeames e Adriana Cleary que receberam muitos amigos para a data. Os elogios foram muitos, desde a decoração, os comes e bebes, DJ, agradinhos aos convidados e surpresas mil, incluindo o show de Armandinho, que é sucesso entre as teenagers. Tudo isso teve a assinatura do querido Kiko Etchegaray. Desfilaram por lá: Felipe Meirelles e Claudia, Daniel e Verinha Jardim, Tuca Segredo e Marcia, Marcos Pintos, Fábio e Fabiana Lucas, Carlos Eduardo e Beatriz Lamego, Vinicius e Rose Fara, Jorge César Teixeira, Luciana Suñé, Azucena Fonseca, Sophia Pons, Georgia Azambuja,Pedro Kalil Neto, e muito mais... Chique total!

Georgia Cleary e Fernanda Mainardi

Fabiana Lucas e Raquele Veiga elegantíssimas na noite do níver *************************************

CURTAS

O músico Arthur Barbosa que vem brilhando no FIMP Bagé como compositor residente, professor e instrumentista (violino) recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2012 - gênero erudito: Melhor compositor, Melhor CD e Melhor interprete pelo CD “Concerto Incidental”. Isto junto com a indicação ao 23˚ Prêmio de Música Brasileira. Show!

A produção do elenco e figuração do filme “O Tempo e o Vento” segue cadastrando cavaleiros para as cenas de batalhas. Interessados podem procurar a Secretaria de Cultura de Bagé, no palacete Pedro Osório.

E por falar em “ O Tempo e o Vento”- o filme, o diretor Jayme Monjardim virou “freguês” do Bristrô de Iarinha Coronel. Sempre que está em Bagé passa por lá para apreciar a boa culinária e o bom astral do local. Um pecado as delícias de lá!

Recebo o convite de formatura em Administração de Empresas de Alvim Lucio Leal Faria que acontece dia 31 de março com posterior festa de comemoração na Casa de Festas. Estarei lá para brindar com os amigos Marly e Alvim Faria, pais do querido formando..

Imposto de Renda de 2012

Veja se está obrigado a apresentar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física do Exercício de 2012, relativa ao ano-base de 2011:

a) Recebeu, em 2011, salários (exclusive o 13) de pessoas físicas ou jurídicas que, somados ou não a outros rendimentos (por exemplo, aluguéis), foram superiores a R$ 23.499,15?

b) Recebeu, em 2011, aposentadoria e/ou pensão (exclusive o abono natalino) que, somadas ou não a outros rendimentos (por exemplo, aluguéis), foram superiores a R$ 23.499,15?

c) Recebeu, em 2011, aluguéis, honorários de serviços ou comissões, pagos por pessoas jurídicas, que, somados ou não a outros rendimentos, foram superiores a R$ 23.499,15?

d) Recebeu, em 2011, rendimentos sujeitos ao Carnê-Leão (aluguéis e honorários pagos por pessoa física) que, somados ou não a outros rendimentos, foram superiores a R$ 23.499,15?

e) Apurou lucro na venda de bens e direitos (venda de imóvel, carro, cotas de capital), sujeito ao IR na Fonte, em qualquer mês do ano de 2011?

f) Teve, em 2011, a posse ou propriedade de imóvel rural com valor superior a R$ 300 mil ou participou, mesmo que em parceria ou condomínio, em receita bruta exclusivamente rural superior a R$ 117.495,75?

g) Recebeu, em 2011, rendimentos isentos (doações, heranças, vendas de bens de pequeno valor) ou tributados exclusivamente na fonte (prêmios em loterias) superiores a R$ 40.000,00?

h) Teve, em 2011, a posse ou propriedade de bens e direitos com valor global superior a R$ 300.000,00?

Se respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, está obrigado a apresentar a declaração de renda.

Quem participou, em 2011, de empresa, ativa ou inativa, como empresário titular ou sócio, não precisa mais apresentar a declaração, a não ser que se enquadre nos itens acima, conforme os rendimentos recebidos da empresa.

Mesmo não se enquadrando nas hipóteses acima, poderá apresentar a declaração para solicitar restituição de imposto a que tiver direito; manter atualizada sua declaração de bens; possuir o informativo para cadastros em bancos e financeiras, com o objetivo de auferir empréstimos; postular assistência gratuita em processos judiciais, etc..

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Candiota e Hulha Negra comemoram 20 anos de emancipação

Os aniversários de 20 anos de emancipação dos municípios de Candiotae Hulha Negra serão comemorados em grande estilo, no dia 24 de março e, em função disto, uma série de atividades acontecem durante a semana.

Programação Candiota

17 março – Sábado

Oficina Tholl às 14h no Ginásio Municipal

18 março– Domingo

10º Campeonato de Bocha às 9h na Cancha do Valter João Emílio

Circuito de Vôlei de Candiota às 16h no Ginásio Municipal

23 março – Sexta-feira

Exposição do projeto “Cerâmica para Todos” e show do Grupo Quartcheto a partir das 17h no Clube Social Recreativo Candiota

24 março – Sábado

10h – Abertura 3ª Feira Mulheres Empreendedoras

15h – Mateada com Diversas atrações Artísticas

16h – Apresentação do Grupo Circo sem Lona

17h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores

18h – Show de Abertura

20h – Grande Show “The Fevers”

25 março – Domingo

10º Campeonato de Bocha às 9h na Cancha Recanto dos Amigos Dario Lassance

Abertura Zona Sul de Cross Country, 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Cross Country às 9h na Prainha de Candiota

Mateada Gospel às 14h na Praça Dario Lassance

31 março – Sábado

Taça dos Campeões Regional de Futsal às 10h no Ginásio Municipal

Atividade de Integração dos Idosos às 15h no CTG Luiz Chirivino

Programação Hulha Negra

19 março – Segunda-feira

Inauguração do pórtico de entrada e baile com Eco do Minuano

20 de março – Terça-feira

Torneio de vôlei entre as escolas municipais na praça Demétrio de Almeida, mateada e inauguração da praça

21 de março – Quarta-feira

Em frente a Biblioteca Municipal Paiva inauguração do calçamento da Avenida Getulio Vargas, do projeto Reluz e desfile de moda das lojas da cidade

22 de março – Quinta-feira

Em frente a Biblioteca Municipal Paiva Dia de Ação Social com a realização de diversos serviços. As 20h inauguração do Ginásio poliesportivo Antônio Costa Carroça. Às 23h desfile dos blocos de carnaval.

23 de março – Sexta-feira

Em frente a Biblioteca Municipal Paiva sessão solene em homenagem a ex-integrantes do legislativo e executivo. Às 21h entrega de veículos a Secretaria de Saúde. Ás 21h30 show com Mesa de Bar.

24 de março – Sábado

Torneio de futebol. Ás 18h culto de Ação de Graças. Ás 20h sessão de autógrafos do ex-prefeito Marco Antonio no livro “Monteiro Lobato, uma escola em Hulha Negra”. Ás 23h baile com TchêCambicho e Quinteto Universitário.

Óculos solares

A coleção solar é puro charme e agrega estilo a nova estação, principalmente quando grandes marcas estão à disposição por preços justos como na Ótica Conquistadora. Por lá, as novidades não param de chegar e o mais difícil é escolher qual óculos mais se encaixa ao seu estilo.




Pudim cappuccino

Ingredientes

100g de leite condensado

400g de leite integral

14 gemas de ovos

20g de café solúvel

5g de cacau em pó

5g de canela em pó

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até dissolver e formar uma massa homogênea. Leve uma porção de açúcar ao fogo mexendo sem parar até formar uma calda de caramelo.

Unte uma assadeira de pudim com margarina e coloque o caramelo e despeje o pudim. Asse em banhomaria a 200°C por aproximadamente 50 minutos, ou até que o pudim esteja cozido. Reserve. Após esfriar, desenforme o pudim e conserve-o em geladeira até o momento de servir.


O cemitério de Praga

Personagens históricos em uma trama na qual se desenrola a história de complôs, enganos, falsificações e assassinatos. Do autor Umberto Eco e com personagens como Sigmund Freud, pai da psicanalise.

As esganadas

Um perigoso assassino está à solta nas ruas. Seu alvo são mulheres jovens, bonitas e... gordas. O romance do apresentador Jô Soares figura entre os mais vendidos apontados pela Revista Veja.

Ágape

No dicionário 'ágape' significa refeição promovida pelos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. Neste livro, padre Marcelo Rossi pretende retomar e ampliar o sentido do conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário