Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 259 :: 09 de junho de 2012 ::



Por Simôni Costa 

A data mais romântica do calendário está chegando. O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para dizer a quem você ama o quanto ele é especial e importante. E, em uma data como esta, nada melhor do que ver boas de histórias que surgiram de forma inusitada e que ganham força e vida no dia-a-dia e são ótimos exemplos de amor e companheirismo. Hoje apresentamos a história da Carla e do Delmar e da Raquel e do Davi. Leia, inspire-se e um apaixonante Dia dos Namorados para todos!
Nesta edição apresentamos também um Guia com sugestões que vão ajudar você a encontrar o presente ideal para agradar quem você ama.
Na capa, o casal Pablo Palovecino da Silveira e Juliana Pires entraram no clima do Dia dos Namorados e posaram para as lentes de Marcelo Pires aproveitando o belo cenário de Santa Thereza.





Histórias apaixonantes
Todo mundo sonha um dia encontrar sua cara metade. Alguém para compartilhar a vida e ser feliz. No Dia dos Namorados selecionamos duas histórias de amor inusitadas e apaixonantes para representar todas as demais histórias de amor.


Amor Gre-Nal

Em 2006 a realidade da dupla Gre-Nal era bastante diferente. O Internacional conquistava o mundo enquanto aos gremistas restava somente torcer contra. E, toda essa situação acirrava ainda mais a rivalidade entre os torcedores dos dois times, mas não no caso da Carla Taborda e doDelmar Borba. Eles se conheceram quando Carla foi trabalhar como Técnica de Enfermagem no mesmo em que Delmar era recepcionista. Ela colorada fanática, ele gremista doente. E, foi exatamente a rivalidade dos times que uniu os dois.
“O Inter estava disputando a Copa Libertadores, ganhando todas e eu em estado de glória, exibindo meu fardamento colorado, meu orgulho de ver que o meu tão amado Inter estava se encaminhando para uma vitória na Libertadores e com ares de fazer bonito no Mundial. Só que a cada vez que eu chegava no meu serviço, fardada e faceira, eu ouvia piadas e sussurros vindos da recepção... coisas tipo: - Hoje é certo que o Inter tá fora!Então eu pensava: que absurdo!! Que gremista insuportável!”
E, quando finalmente o Internacional ganhou a sua primeira Libertadores era chegada a hora de partir para a conquista do Mundial. O Inter jogaria com o campeão da Europa na final, o temido Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho. Então como bom gremista e secador ele disse: - Agora sim, não passa! Essa eu quero ver! E propôs uma aposta, se o Inter vencesse levaria uma bebida para Carla. Com a vitória do colorado, duas garrafinha estavam a espera de Carla.
“Então eu perguntei: - Mas a aposta era só uma garrafinha né?E ele respondeu: -A outra é para eu beber contigo. Foi então que começou uma linda amizade que mais tarde se tornou um grande amor e que continua da mesma maneira, com a mesma força até hoje”. 


Amor de infância

A história da Raquel Lima e do Cristiano Rodrigues esta marcada por muitas idas e vindas. Eles se conheceram aos 15 anos e de lá para cá o seu amor passou por muitas adversidades, encontros e desencontros. Durante a adolescência eles precisaram descobrir o significado da palavra liberdade e o quanto o seu amor poderia garantir a felicidade. Raquel conta que juntos eles aprenderam a sorrir, chorar, a enfrentar as várias separações e a superar tudo para permanecer juntos. Hoje, o casal já tem seu primeiro filho, Davi.
“Depois eu aprendi que era o sorriso dele que me trazia paz. Hoje não vivemos mais de ilusões ou sonhos, e sim de realizações e com a certeza de um futuro lindo. Sou muito feliz e orgulhosa por ser sua mulher, por nos amarmos, entender,cuidar e saber que vamos estar um ao lado do outro com o nosso filho amado e cuidando pra que o nosso amor cresça cada dia mais em nossos corações”, conta Raquel.


Alexandra e Xavier estão completando 15 anos de casados


Julieni Saraiva e Rodrigo estão juntos a 5 anos e de casamento marcado


Ainda dá tempo de se vacinar contra a gripe

Idosos, gestantes, profissionais da saúde e crianças com até dois anos precisam se vacinar

A meta era vacinar 500 mil pessoas em toda a região, mas até o final do prazo, dia 01 de junho, o número ainda não havia sido atingido e, então, o prazo de vacinação contra a gripe foi prorrogado pela segunda vez. Agora, os idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos têm até o dia 13 de junho para se vacinar. Em todo o Estado, cerca de 1,3 milhão de pessoas se vacinaram, mas ainda é preciso imunizar algo em torno de 200 mil gaúchos.
Os idosos, grupo inicialmente foco da campanha, apresentam a menor meta alcançada, com 61% da população imunizada. As grávidas alcançaram 64% do total. Os profissionais de saúde lideram a lista local, chegando aos 98% do total, superando a meta. As crianças já chegam aos 74%. No geral, já foram vacinados 65% do público alvo geral.
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, além de outros dois sazonais. O término da campanha antecede a vacinação contra a pólio, que neste ano acontece no dia 16 de junho. É importante destacar que, além desses grupos, os doentes crônicos também podem receber a vacina, como acontece todos os anos, desde que com orientação médica.





- Últimos dias para inscrições de chapas para eleições de conselheiros do Irga

Encerra amanhã, dia 10 de junho, o prazo para inscrições de chapas concorrentes as eleições de conselheiros da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Irga). As chapas deverão ser encaminhadas ao IRGA Sede, com abono de 10 (dez) produtores de arroz, excetuando-se os candidatos, firmando a respectiva chapa. Por ocasião do encaminhamento da chapa, esta deverá estar acompanhada de cópia da carteira de identidade dos integrantes da mesma. Vale lembrar que só serão aceitas votações na chapa, vedada a votação individual.
As eleições do Conselho Deliberativo do Instituto acontecem dia 10 de julho. “Trata-se de um pleito importante para a lavoura arrozeira e para a organização da cadeia produtiva, cuja participação dos produtores é muito importante”, enfatiza o presidente da Federarroz, Renato Rocha. Os conselheiros serão eleitos para o triênio 2012/14, com mandato iniciando em 13 de agosto, próximo.
As chapas devem ser montadas e enviadas para o IRGA sede em Porto Alegre. Somente poderão exercer o direito de voto os orizicultores que estejam inscritos no Irga até 30 dias antes das eleições. Para o processo eleitoral ter validade é necessário um quorum mínimo de 20% dos produtores inscritos no município participando da eleição, caso contrário, uma segunda eleição será realizada, com o quorum mínimo em 10% e se este último não for atendido o município perderá a representação no Conselho.


Adriana Mendes com sua cachorrinha "shiro" que em japonês quer dizer branco.A Akita de 03 meses é o bibelô da casa.



Tim-tim
Foi um sucesso o desfile na Núria Roupas e Acessórios no sábado passado. O horário do final da tarde para este tipo de evento  parece que está cada vez mais caindo no gosto das pessoas. Jogo rápido com desfile mais coquetel e vendas. E para completar uma ajuda para instituições de caridade na forma de ingresso. O início das comemorações pelos 15 anos de existência da loja já emplacou. Sei que vem mais por aí... Na passarela, além de modelos conhecidas, também participaram algumas clientes dando um clima de total descontração. Estiveram lá: Marcia Ivanoff, Vera Jardim, Fúlvia Macedo, Benette Bernardes, Rosele Torrescassana, Magda Maraschin, Gilda Escobar, Margareth Costa e Patricia, Alice Araújo, Heloísa Morgado, Mara Araújo, Miriam Kaé, Margareth e Letícia Portela Dias, Gilmar de Quadros, Fábio e Fabiana Lucas, Bob Machado e muitos mais...


Simone Machado e Núria Pons, proprietárias da Núria Roupas e Acessórios

Lisandra e Luana da Luz e Miriam Kaé prestigiando o desfile

Letícia, Margareth Portela Dias e Vera Jardim na tarde do coquetel

O designer de moda e acessórios, Marcondes Tavares e Fabiana Lucas
******************************************
Jantar
Esteve movimentado o jantar que a ALC Turismo ofereceu aos clientes e autoridades na sexta-feira passada. O empresário, Aldenir Cunha apresentou o novíssimo e ultra moderno ônibus recente aquisição da empresa para assegurar maior conforto e segurança aos passageiros. A “nave”, com carinhosamente estava sendo chamado, estava estacionado em frente à entrada do local do jantar para todos conhecerem. Vários empresários da serra gaúcha e catarinense vieram prestigiar o evento. O Prefeito de Bagé, Dudu Colombo e alguns Secretários do Município estiveram presentes no jantar. Aldenir Cunha e a esposa Eunice estão de parabéns pelo trabalho realizado.

Adão e Sônia Leite prestigiando o evento da ALC

Aldenir cunha e a esposa Eunice da ALC Turismo receberam muitos convidados para o jantar.

***********************************
Curtas

Neste sábado todos os caminhos levam a Associação Rural de Bagé para mais um “Homens na Cozinha”, evento que caiu no gosto dos casais da city. Com os convites esgotados, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé, recebe com magnífico jantar elaborado por três “gourmets”, além de divina mesa de doces e inúmeros brindes a serem sorteados. Hoje serão servidos: bacalhau, galinha ao molho pardo e canjica de trigo com carne de ovelha. Hummm...

O 3˚ FIMP está chegando! O Festival Internacional de Música no Pampa que movimenta a cidade de Bagé, já tomou forma e a comunidade espera outro sucesso a exemplo dos anos anteriores. Na Direção Artística, o Maestro Jean Reis e na Direção Pedagógica o Dr. Marcos Machado. Entre os dias 22 e 27 de julho Bagé se volta para a música erudita. É lindo de ver!


O lindão da foto é Luidy Leão da Rosa de dois meses, filho de Micheli e Márcio


- Anna Clara Pereira de Almeida dos Santos Ritta, filha de Ana Cláudia e Ânderson. Ela tem três anos e três meses e é uma criança doce, alegre, educada e muito esperta.


- Alunos do Colégio Auxiliadora recepcionam imagem da co-padroeira 
Após a semana de comemoração a co-padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora, os alunos da escola salesiana recepcionaram a imagem da santa na noite de quinta-feira, dia 31. A imagem estava na Catedral de São Sebastião e foi levada a Igreja Nossa Senhora por um cortejo, na igreja uma celebração foi realizada com os alunos da escola, professores, pais e comunidade em geral.


Aviso prévio proporcional

            O aviso prévio proporcional – com o acréscimo de 3 (três) dias por ano trabalhado - não vale para funcionários demitidos antes de 13 de outubro de 2011, quando entrou em vigor a Lei nº 12.506/2011. O entendimento está na Nota Técnica nº 184/2012, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
            Segundo o MTE, a aplicação da proporcionalidade ao aviso prévio, nos termos do inciso XXI do artigo 7° da Cosntituição Federal de 1988, deve ser feita com base em interpretação favorável ao empregado, pois o dispositivo busca beneficiar os trabalhadores, seja, eles rurais, urbanos ou domésticos.
            No documento, assinado pela Secretária de Relações do Trabalho da pasta, Zilmara David de Alencar, o ministério firma o posicionamento de que não há permissão para a retroatividade da lei. Dessa maneira, entende que "os efeitos [da lei] serão percebidos a partir de tal data, não havendo a possibilidade de se aplicar o conteúdo da norma para avisos prévios já iniciados". Antes de 13 de outubro, portanto, o trabalhador só teria direito a 30 dias de indenização.
            O ministério ainda esclareceu que o trabalhador terá 30 (trinta) dias de aviso prévio durante o primeiro ano de emprego. Só terão direito aos acréscimos aqueles que superem um ano na mesma empresa. A partir daí, serão somados 3 (três) dias para cada ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 (noventa) dias.
            Observe-se que o acréscimo se refere sempre a cada período de um ano completado.
            Não é permitido conceder acréscimo inferior a 3 (três) dias, de acordo com a nota. Além disso, os empregados que usufruírem do aviso prévio proporcional também poderão reduzir em 2 (duas) horas a jornada diária de trabalho, ou faltar 7 (sete) dias durante o período do aviso.
            O aviso prévio integra o tempo de serviço do trabalhador.
           
Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos leva boas perspectivas aos produtores


Palestras foram promovidas pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito
Com grande público persente a noite de quinta-feira, dia 31 de maio, foi marcada pela presença do Ex-Ministro da Justiça, Maílson da Nóbrega, na abertura do 20ª Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos, realizado anualmente em Dom Pedrito, pelo Sindicato Rural do município. O palestrante encerrou sua fala a produtores rurais, estudantes, técnicos e autoridades políticas dizendo que “Dá para olhar para o Brasil com otimismo”. Os presentes puderam esclarecer muitas dúvidas relacionadas a atual situação da economia brasileira.
Começando pela Crise Mundial, Maílson falou sobre os motivos que desencadearam a instabilidade econômica européia e como isso pode refletir tanto no Brasil como no resto do mundo, principalmente, ao que se refere a exportações. O colunista da Revista Veja fez, ainda, uma comparação com o Euro e o Real, e disse que o Brasil não sofreu tanto os impactos das últimas crises por ter uma união monetária e um sistema financeiro sólido e regulado.
“O Brasil é um país democrático, tem um judiciário independente, um Banco Central autônomo, uma imprensa livre e independente, uma sociedade intolerante à inflação, um mercado disciplinado, é um país previsível e tem capacidade de detectar e corrigir erros. O que precisamos são de lideranças políticas que assumam as transformações, e não apenas de vontade política”, disse ele.
A 20ª edição do Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos encerrouno sábado, dia 01, com palestra do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Santana, sobre “Sistemas Sustentáveis: Do campo nativo à integração pecuária”.


É de Livramento a Primeira Prenda do Rio Grande do Sul 

Aos 20 anos, a jovem Raquel Pinheiro Pereira realizou seu sonho de infância e o de muitas meninas gaúchas: ela é a primeira prenda do Rio Grande do Sul. Raquel, que representou CTG Fronteira Aberta de Sant’Ana do Livramento, recebeu a faixa no sábado passado quando venceu outras 21 meninasdurante a Ciranda Cultural de Prendas, no CTG Lalau Miranda em Passo Fundo, no norte do Estado.
A história de Raquel no movimento tradicionalista iniciou aos 6 anos, quando ela começou a participar de concursos e, de lá para cá, alimentou o sonho de conquistar o posto de primeira prenda do RS.
“Era um sonho muito distante. E somente quando fui a primeira prenda juvenil despertei para esta possibilidade, principalmente porque sempre mantive o sonho de contribuir para manter sempre vivas as tradições do nosso estado. Agora, vamos trabalhar para que outros jovens possam se espelhar”.
Raquel tem agora uma série de compromissos e um dos primeiros foi uma visita a Bagé. Na cidade ela foi recebida pelo coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Jorge Luís Braga Abbot, o Liquinho.
“Para nós é um enorme prazer receber em Bagé a primeira prenda do Estado, que representa a 18ª RT. Nós, que há 32 anos não elegíamos uma prenda nessa categoria, hoje podemos nos orgulhar”.


- Oportunidade para ingressar na Unipampa
Portadores de diploma de graduação, alunos com transferência voluntária de outras instituições de ensino (privadas e/ou publicar) e alunos que queiram reingressar na universidade tem até o dia 30 de junho para se inscrever no processo seletivo complementar da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Há oportunidades em todos os dez campi da Instituição, ao todo são 595 vagas distribuídas em 56 cursos. A Unipampa está presente nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.



Lagarto ao Vinho Tinto



(Enviada por Receita da Clau. Veja essa e outras receitas no site www.receitadaclau.com)

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes
1 peça de lagarto (com cerca de 600 gramas)
5 dentes de alho
1 copo de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto
uma pitada de páprica, cuminho e noz moscada
1 limão
1 cebola grande
óleo de canola
½ copo de água

Modo de Preparo
Com a ponta da faca, faça pequenos buracos na peça de lagarto e coloque dentro deles os 5 dentes de alho. Em seguida, tempere a carne com sal e pimenta a gosto e os demais temperos. Em uma vasilha, coloque a carne, o suco do limão espremido e o vinho tinto. Deixe na geladeira, em vasilha tampada, por pelo menos 2 horas.
Depois, aqueça a panela de pressão e despeje um fio de óleo de canola. Quando o óleo estiver quente, coloque só a carne (não o caldo do tempero) e deixe dourar de um lado. Vire e doure do outro lado também (cerca de 4 minutos para cada lado).  Em seguida, acrescente a cebola, cortada em quatro partes, o tempero da carne que ficou na vasilha e mais ½ copo de água.
Misture tudo e tampe a panela. Assim que a panela pegar pressão (começar a fazer barulho) diminua o fogo para a temperatura média, deixe cozinhar por 25 minutos e desligue. Retire a pressão da panela, abra a tampa e ligue o fogo novamente para engrossar o caldo da carne.
Dicas e opções
- Troque o vinho tinto por cerveja preta.
- Depois de cozinhar a carne, acrescente 1 pimentão picado e volte a panela ao fogo por mais 5 minutos.
- Quanto mais cedo você temperar a carne, mais saborosa ela vai ficar. O ideal, então, é temperar um dia antes ou pela manhã, e deixar a carne numa vasilha tampada, na geladeira.
- Arroz ou purê (de batata, cenoura, ou mandioquinha) e legumes no vapor são bons acompanhamentos para o prato.
- Pegue o que sobrar da carne (se sobrar), desfie e guarde no freezer. Quando bater aquela vontade de comer um lanche diferente, faça um refogado de cebola e tomate e acrescente a carne desfiada.



- Bagé vai entrar no ritmo da dança

Dança Bagé acontece entre os dias 14 e 17 de junho
Em sua 10ª edição, o Dança Bagé reúne este ano alunos e professores de dança de diversas cidades do Rio Grande do Sul e até de outros estados para mostras, oficinais, fóruns, shows e intervenções na APAE, Vila Vicentina e Praça de Esportes entre os dias 14 e 17 de junho no Centro Cultural Auxiliadora.
De acordo com a coordenadora do festival, Anacarla Flores, 42 grupos de diversas cidades estão inscritos. Ainda segundo ela, o diferencial deste ano é a premiação que será distribuídaentre os vencedores do concurso que tem o valor de R$ 10 mil e tambéma oficina do musical que será ministrada pelo professor, bailarino ecoreógrafo da Globo, Caio Nunes, do Rio de Janeiro.
A companhia de Nunes fará o show na noite do dia 16 de junho com o musical intitulado "TRÊS EM UM – Rakataka”. Os bailarinos que participarão são Carlos Fontineli, Bruno Lobo e Daniel Lack.
“Usando músicas de várias culturas e ritmos diversos incluindoo tribal, o grupo expressa em forma de denúncia, seu sentimento a respeito da trajetória do homem até sua redenção, passando por seus processos focados pelo elemento terra”, explicou.


São Gabriel agora conta com posto do Sebrae

Com o objetivo de auxiliar e prestar orientações técnicas aos microempresários, além de oferecer cursos para futuros empreendedores, o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) passou a operar um posto de atendimento em São Gabriel na semana passada, que está instalado na sede do Sindilojas. A inauguração contou com a presença de representantes do poder executivo e legislativo do município, além de entidades empresariais.
O presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, ressaltou a parceria com a prefeitura de São Gabriel nas políticas de apoio à pequena e microempresa e anunciou investimentos em cursos, treinamentos e eventos beneficiando a cidade.

- Aceguá inicia projeto binacional de saneamento básico
O edital para o projeto piloto de saneamento básico das cidades gêmeas de Aceguá Brasil/Aceguá Uruguai foi lançado na semana passada e representa um grande avanço no assunto para as duas cidades. A obra está orçada em 5 milhões de dólares e irá proporcionar saneamento básico para toda cidades, além de pavimentação de ruas e drenagem pluvial. O projeto destaca-se também por ser o primeiro binacional do Mercosul, sendo idealizado pelo Governo Estadual em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim e Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário