Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 261 : 23 de junho de 2012 ::




Por Simôni Costa
O leite é o primeiro alimento que ingerimos e, por meses, ele é o único responsável pelo desenvolvimento e nutrição dos bebês. O leite é um alimento completo, rico em vitaminas e nutrientes indispensáveis a uma vida saudável. Tudo isto, já bastaria para justificar a importância do leite em nossas vidas, no entanto, os benefícios do liquido não param por ai e, diariamente, novas pesquisas apontam significativas contribuições para várias partes do organismo humano. Amanhã, Dia Mundial do Leite, é uma ótima oportunidade para lembrarmos mais uma vez que o leite traz benefícios a todas as faixas etárias e deve ser consumido diariamente, sem esquecer que ele pode ser incluído em diversas receitas e ser muito saboroso. Assim, aproveite a data e delicie-se!
Em Bagé, a Aciba prepara mais um Distinção Empresarial. Um prêmio que é o reconhecimento da população aos prestadores de serviço, indústria e comércio que mais se destacaram. Assim, se você for abordado na rua por um dos pesquisadores da Urcamp, responda com calma e cautela ao questionário, ele é muito importante para os profissionais e uma forma de melhorarmos cada vez mais os serviços prestados em nossa cidade.


Pesquisa vai apontar os vencedores do Distinção Empresarial 2012


Mais transparência e agilidade marcam pesquisa deste ano
O tradicional prêmio entregue pela Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) a cerca de 110 segmentos da indústria, comércio e prestadores de serviços que se destacaram entre a sociedade no desenvolvimento de suas atividades já está sendo planejado. O Distinção Empresarial 2012, conta ainda com uma novidade vinda da parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a operadora Claro: o modo como se dará a pesquisa de opinião que elege os vencedores.
Neste ano serão 2,8mil entrevistados que deverão responder, além da empresa que lhe chama mais atenção em diferentes segmentos, o que mais lhe satisfaz: qualidade do atendimento, qualidade dos produtos, preços praticados ou todos os itens. A amostragem será aleatória simples. O questionário coletará dois tipos de informações: dados demográficos, que ajudarão a identificar o perfil do pesquisado, e dados objetivos, compostos pelas respostas que vão medir as opiniões dos pesquisados. A cidade será dividida em seis zonas físicas e uma zona virtual, o centro nervoso da cidade, Avenida 7 de Setembro. Tudo está a cargo da Urcamp sob a coordenação da professora-doutora Daniela Marques.
Este ano, a Aciba esta proporcionando maior visibilidade e transparência na aplicação da pesquisa. O uso de tablets, cedidos pela operadora Claro, proporcionaram mais segurança no resultado final. De acordo com o presidente da Aciba, ValmorCoradini Júnior, a inserção destes recursos tecnológicos, facilitará a operacionalização da pesquisa.
“Dados mais precisos poderão ser coletados desta forma, algo inédito até então”.
No momento a Urcamp, juntamente com a operadora Claro está trabalhando na operacionalização da pesquisa. O presidente informa que não foi marcada uma data para a finalização da pesquisa, pois entende que o formato novo deve ser bem trabalhado e transparente para o resultado final satisfazer os empresários em geral, ganhadores ou não.  


- Tombamento do Centro Histórico de Bagé
Uma reunião entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (COMPREB) e prefeitura municipal discutiu o processo de tombamento do centro histórico de Bagé. O objetivo do encontro foi de iniciar uma discussão e montar um cronograma de atividades, visando a cooperação técnica entre o município e as entidades. O tombamento se deu a partir de uma proposta do Ministério Público. Atualmente, o projeto se encontra em estado avançado. Segundo o presidente da IPHAE, Eduardo Hahn, a iniciativa pretende qualificar os espaços históricos.

- Mudança na gerencia da Emater/RS-Ascar
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, EroneLondero, se desligou nesta semana do cargo. No seu lugar assumiu o engenheiro agrônomo Luis Fernando Rücker Fabrício, que ocupava a função de gerente adjunto. A gerência adjunta, agora, fica a cargo do engenheiro agrônomo Cláudio Marques Ribeiro.

- Curso de Nutrição
O curso de nutrição da Urcamp passará a ser oferecido também no turno da noite a partir do próximo semestre. Quem conta a novidade é a coordenadora Mônica Palomino.



Um líquido precioso e indispensável à saúde

O leite é indispensável desde os primeiros dias de vida de uma criança e deve ser consumido por todas as faixas etárias


Um dos alimentos mais completos e indispensáveis a sobrevivência humana é o leite. Na data em que se comemora o Dia Internacional do Leite, 24 de junho, médicos e nutricionistas alertam para os benefícios da bebida e para a importância de se manter uma dieta balanceada e com o consumo diário de leite, já que ele contém proteínas de alta qualidade que auxiliam na construção dos tecidos, auxiliando na preservação dos músculos, cabelos, unhas e demais partes do corpo. Além disso, ele possui vitaminas como A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e otimizam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e melhoram o sistema imunológico. Outros benefícios também são verificados, como prevenir doenças neurológicas.
A Nutricionista Mônica Palomino destaca que o leite é um alimento importante desde os primeiros anos de vida. O leite materno, primeiro alimento do bebê, é essencial para seu crescimento e desenvolvimento orgânico e funcional, pois é rico em gorduras, vitaminas e minerais indispensáveis para o desenvolvimento do sistema imunológico, preparando o organismo do bebê contra várias doenças. Já o leite animal e os seus derivados estão representados na 3° colocação da Pirâmide Alimentar, o que significa que o leite é um alimento fonte de proteínas de alto valor biológico, pois contém aminoácidos essenciais ao nosso organismo, com uma importante função de construção nos tecidos.
“O leite e os derivados (queijo, iogurtes e coalhadas) são a principal fonte alimentar de cálcio, que é o mineral mais abundante no corpo humano, sendo responsável por 1-2% do peso corporal de um adulto. A gordura do leite é rica em ácidos graxos de cadeia curta, que estão associados com a redução do risco de desenvolver algumas doenças, como as cardiovasculares e o câncer”.
Com todos estes benefícios, o leite só possui restrições sobre o seu consumo para indivíduos que possuam intolerância ao açúcar do leite, que é a lactose. Para todos os demais, Mônica destaca que o Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de três copos para as crianças em idade pré-escolar, de dois a três copos para as crianças em idade escolar, para adolescentes e adultos uma dose diária de 500 ml, e para idosos a recomendação é de 2 a 3 copos diários. 

10 razões para tomar leite:
1. Melhor fonte de cálcio: o leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio - mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos.
2. Cálcio biodisponível: o cálcio do leite, em função de sua forma química e da presença da lactose, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos;
3. Proteínas de alto valor biológico: as proteínas do leite são completas, propiciando a formação e a manutenção dos tecidos do organismo;
4. Energia: o leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das necessidades de calorias;
5. Vitamina A: os leites integrais e os enriquecidos com vitamina A, ajudam no crescimento das crianças e melhoram as suas defesas contra as doenças infecciosas;
6. Boa fonte de vitaminas: além da vitamina A, o leite tem, por exemplo, significativa quantidade de vitamina B1, importante na produção da energia de que o corpo precisa, e de vitamina B2, reguladora da utilização de proteínas e gorduras;
7. Boa fonte de minerais: mais do que o cálcio, o leite contém boa quantidade de fósforo, que também ajuda na formação dos ossos. Além disso, 2 copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro;
8. Alimento seguro: graças às modernas tecnologias de processamento, não se justifica mais o consumo de leite cru, que representa perigo à saúde. Hoje o leite tratado e seguro está disponível em todo país;
9. Alimento versátil: bebidas lácteas, vitaminas, leites aromatizados ou enriquecidos com nutrientes como ômega, ferro, cálcio e vitaminas; há sempre um tipo de leite adaptado às necessidades nutricionais e ao paladar das pessoas;
10. Alimento gostoso e de sabor delicado é um ingrediente onipresente na culinária. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças. Por isso, pode ser utilizado com cereais, farinhas e outros alimentos.



Parabéns

Na semana passada o clã Infantini juntou-se para comemorar os cem anos, bem vividos, da matriarca da família D. Alvarina. Imaginem a alegria que foi reunir os fllhos, netos e bisnetos e mais os amigos da querida senhora que chega nesta etapa da vida cheia de disposicão, saúde, elegância e com o mais importante: cercada de carinho pelos seus descendentes. A filha dedicada, Magda Infantini, organizou o animado jantar que aconteceu no restaurante Betemps e reuniu muita gente conhecida. Que venham mais aniversários para Dona Alvarina! Saúde!

No clic de Jorge Goulart, D. Alvarina e seus filhos Magda e Eduardo

O clã Infantini: Filhos  netos e bisnetos da matriarca
A elegância de Alvarina Brum Infantini 

*******************
50 anos

Um casal dos mais queridos e festejados da nossa terra, Carlos Mário e Piva Suñé, comemoraram 50 anos de casados. Na última quinta-feira, os amigos e parentes puderam abraçar o casal após a missa celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Daqui vai o meu carinho e admiração a estes amigos que construíram uma linda família e conservam os muitos amigos que fizeram. Vida longa ao casal! Na foto, toda a simpatia e beleza de Piva Suñé.
os estudantes e pesquisadores de agronomia, biologia e áreas afins. A publicação reune pesquisas sobre qualidade e fisiologia de sementes. Muito bom.

Na foto, toda a simpatia e beleza de Piva Suñe

***************************** 
Lançamento

Foi lançado recentemente, na semana do meio ambiente, o livro “Temas Especiais em Ciências e Tecnologia de Sementes”, organizado pelos Doutores Clarisse Santos da Silva, bióloga da URCAMP, Marcelo Sarmento, engenheiro Agrônomo da URCAMP e Francisco Villela, engenheiro agrícola da UFPEL. O público alvo são os estudantes e pesquisadores de agronomia, biologia e áreas afins. A publicação reune pesquisas sobre qualidade e fisiologia de sementes. Muito bom.

Os autores do livro no dia do lançamento. 

***********************
Exposição

A artista plástica Teresa Poester está expondo na Galeria do palacete Pedro Osório, em Bagé, sua “Ressonâncias”. O tema interessante, reune imagens colhidas quando a artista morava na França e transformadas em um livro-objeto. Teresa diz que as imagens dos troncos, flores e árvores lembram também sua infância aqui na cidade.


Teresa Poester com Elaine Bastianello, Ana Lúcia Quadros e Lula Barros na exposição "Ressonâncias" 
******************************************
Curtas

A Casa da Amizade de Sant’Ana do Livramento convida para Chocolate Beneficente e Bingo que será realizado amanhã,  às 16h no Clube Caixeiral. A renda será revertida para Santa Casa de Misericórdia da cidade.

O Rotary Clube de Bagé, através de seu presidente Francisco Araújo e sua diretoria, colaborou com a Casa Dia Vicente de Paulo com recente entrega de duas cadeiras de rodas para os idosos da instituição.

A Alpestur levou um grupo de estudantes de Arquitetura da Urcamp para Buenos Aires no feriado de Corpus Cristhi para viagem de estudos e lazer. Apreciar aqueles prédios de maravilhosa arquitetura e todas as delícias que a capital Argentina oferece é tudo de bom para os alunos!



- Arthur Freire Gomes de nove meses, filho de Ana Quélen e Maikel


- As manas Júlia, de 7 anos e Manuela, de 3 anos. Elas são filhas de Liliane Becker e Paulo Eduardo Bidart.


Lucro Real por estimativa

            As empresas que não estão enquadradas no Simples Nacional, podem optar, para fins de apuração dos tributos federais pelas seguintes formas de tributração:
            a) Lucro Presumido, apurado trimestralmente, cujo pagamento do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social (CSLL) é feito em até 3 (três) parcelas, a partir do trimestre seguinte ao da apuração; a base de cálculo corresponde a um percentual aplicado sobre as receitas da empresa, desperezando-se as despesas; mesmo com prejuízo (receitas menores do que as despesas), a empresa tem que recolher os tributos;
            b)  Lucro Real Trimestral, cujo pagamento do IRPJ e da CSLL é feito também em até 3 (três) parcelas, a partir do trimestre seguinte ao da apuração; a base de cálculo corresponde à diferença entre as receitas e as despesas apuradas no trimestre; se der prejuízo, não há tributação;
            c) Lucro Real Estimado, cujo pagamento antecipado do IRPJ e da CSLL é feito mensalmente, com base em percentual sobre a receita, mas, quando da apuração anual (receitas menos despesas), as antecipações são deduzidas dos tributos a pagar, se houver lucro, ou posteriormente compensadas, se houver prejuízo ou pagamento antecipado a maior.
            No caso de opção pelo Lucro Real Estimado, as antecipações mensais eram obrigatórias, gerando multa em caso de atraso nos recolhimentos. A exceção se dava quando a empresa, através de balancete mensal de suspensão, provasse que vinha apurando prejuízos, desobrigando-se do pagamento antecipado.
            Todavia, recente decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão vinculado à Receita Federal do Brasil (RFB) entendeu os que recolhimentos mensais de IR e CSLL são apenas estimativas, não sendo obrigatórios e não estando sujeitos a multas de mora.
            A 1ª Seção do CARF decidiu que as empresas que optaram pelo regime do Lucro Real por Estimativa não devem pagar multa de mora por atraso (de 20% - vinte por cento) no recolhimento mensal do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Esse é considerado por advogados o "leading case" sobre o tema, podendo servir de base para outras decisões.
            A alegação é a de que a empresa apenas faz antecipações mensais do que estima recolher no período de apuração, e somente no dia 31 de dezembro faz o acerto de contas entre o que foi pago e o que realmente seria devido. A incidência de multa só pode ocorrer com o atraso do tributo, o que não serisa o caso.
            Ao analisar a argumentação, a maioria dos conselheiros que compõe a seção seguiu o voto do conselheiro Luciano Inocêncio dos Santos. Ele entendeu que as antecipações no recolhimento do tributo realizadas durante o ano-calendário, "são apenas valores estimados, provisórios, sem caráter definitivo, cuja notória precariedade perdura até o final do correspondente período de apuração". Segundo o conselheiro, somente no último dia do ano é "que efetivamente ocorre o fato gerador do IRPJ e da CSLL, em se tratando de apuração anual, tornando a dívida destes tributos líquida e certa".
            Dessa forma, não há base legal para aplicação tanto da multa de mora de 20% quanto dos juros de mora, calculados pela taxa Selic.
            Por outro lado, em ação judicial, uma empresa obteve liminar na 1ª Vara Federal de Petrópolis (RJ),  suspendendo a cobrança efetuada pelo Fisco de valores que deixaram de ser antecipados. A tese da empresa, que foi acolhida pelo Judiciário, é que somente no encerramento do exercício o Fisco pode cobrar valores relativos às diferenças de tributos a pagar, e não aplicar encargos sobre as estimativas mensais.
            Ao conceder a antecipação de tutela - espécie de liminar- e suspender a cobrança, o juiz federal Marcelo Bretas entendeu que haveriam os requisitos necessários para aceitar o pedido. Ele também citou um precedente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. Segundo julgado de fevereiro da 1ª Turma, os desembargadores entenderam que o fato de a empresa não ter recolhido o IR e a CSLL por estimativa "não respalda a exigência dos tributos apurados por essa base, uma vez que a verdadeira base de cálculo é o lucro real e não o estimado".
           
Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



- Moda para as crianças
Para as crianças é fundamental roupas que permitam brincar e se divertir sem deixar de ser quentinhas e estar de acordo com as tendências de moda. A loja Mamãe Coruja tem a disposição peças lindas e quentinhas para deixar os baixinhos ainda mais fofos e confortáveis. Além disso, a loja trabalha com toda a linha de moda para gestantes, com a linha para o quarto dos bebês e também com os carrinhos. Outra novidade da Mamãe Coruja são os mini editorias de moda que a loja realiza semanalmente em parceria com o fotógrafo Diones Alves e que servem para manter as mamães informadas das novidades pelo facebook (você encontra na rede buscando pelo nome da proprietária Carolina do Couto).
Fotos: Diones Alves





Sant’Ana do Livramento esta prestes a completar 189 anos e já entrando no clima o Caderno Pampa passa a publicar a partir desta edição conversas com representantes de diversos setores da sociedade da santanense sobre suas perspectivas para a cidade e novos rumos. Nesta primeira semana o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil) Sergio Renato Oliveira.
Qual a sua perspectiva sobre Livramento hoje?
Sérgio: Sant’Ana do Livramento é uma cidade com uma capacidade de crescimento enorme. Temos água, vento (que gera energia eólica e resulta em grandes projetos como a Usina de Cerro Chato), temos o maior rebanho ovino do país e uma capacidade produtiva muito grande. Além disso, temos uma fronteira imaginária com o Uruguai, através de Rivera, que representa grandes possibilidades de crescimento e desenvolvimento turístico. O que percebo é que Livramento é uma cidade de amplos e belos horizontes, que possui capacidade para crescer e se desenvolver, só precisa colocar seu povo em ação e em busca desse futuro brilhante.
E o que se pode esperar do futuro da cidade?
Sérgio: Com união entre as pessoas e trabalho para desenvolver, Livramento pode alcançar um futuro próspero e brilhante. A cidade possui um potencial diferenciado, mas para alcançar esse potencial é preciso que a população deixe de se lamentar e passe a buscar novos horizontes. Não podemos esperar que os frutos caiam do céu, é preciso trabalho e perseverança para busca-lo. O futuro da cidade pode ser muito bom, e isso só depende das pessoas que fazem as coisas acontecer no município.



- Aceguá antecipa parcela do 13ª salário
Os servidores municipais de Aceguá receberam na semana passada a primeira parcela do 13° salário referente ao ano de 2012, bem como um adiantamento de 40% relativo a remuneração mensal.A outra parcela de 50% tem previsão de entrar no contracheque dos servidores até o dia 20 de dezembro, conforme previsto no calendário anual.

- Auditório do Conservatório de Dom Pedrito é inaugurado
Com capacidade para acomodar 200 pessoas, em um ambiente climatizado com palco, camarins, banheiros e acessibilidade interna e externa o auditório do Instituto Artístico Carlos Gomes – Conservatório foi inaugurado na semana passada em Dom Pedrito. A obra que era um antigo anseio dos alunos, professores e comunidade em geral, custou em torno de R$ 300 mil, pagos com recursos próprios do município.



Carne de Panela com Polenta


(Enviada por Receita da Clau. Você encontra esta e outras receitas em www.receitadaclau.com). Rendimento: 5 porções Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes
Para a carne:
600 gramas de acém ou patinho cortado em cubos
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 tomate picado
3 colheres de extrato de tomate
Cominho
Sal e pimenta a gosto
Salsinha picada
Azeite
Para a polenta:
1 copo de fubá
4 copos de água
1 cubo de caldo de galinha
3 dentes de alho picados
Sal
Azeite

Modo de Preparo
Carne de Panela – tempere a carne com sal, pimenta e cominho a gosto. Na panela de pressão, aqueça um fio de azeite e frite o alho e a cebola. Acrescente a carne e deixe dourar. Coloque um pouco de água (cerca de 1/2 copo). Feche a panela. Assim que pegar pressão, marque 15 minutos e desligue. Abra a panela e adicione o tomate e depois o extrato de tomate. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha.
Polenta – numa panela grande, refogue o alho com um fio de azeite. Acrescente o caldo de galinha, uma pitada de sal e 3 dos 4 copos de água. Numa vasilha, coloque 1 copo de água e o fubá, mexendo até que dissolva completamente. Coloque essa mistura na panela e mexa até que se forme um creme bem consistente.
Dicas e opções
- Se gostar, refogue alho-poró junto com o alho da polenta.
- Troque a carne de panela por carne moída (ou calabresa) com molho de tomate.
- Coloque mussarela cortada em cubinhos no meio da polenta.
- Sobrou polenta? Guarde-a na geladeira, em uma forma. Depois de algumas horas (ou no outro dia), ela vai estar no ponto para cortar. Passe os pedaços na maisena – ou no fubá - e frite.
- Sobrou carne de panela? Congele. Depois você pode usar como molho para uma macarronada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário