Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

Caderno Pampa :: 10 de novembro de 2012 :: Edição 275


Quem não deseja chegar ao verão com o corpo em forma e, assim, enfrentar a praia e a piscina sem receio? Para isso, uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regularmente é fundamental. No entanto, quem não conseguiu manter a disciplina durante todo o ano e, ainda assim, quer estar bem no verão ainda tem alguns dias para dar uma turbinada na dieta e nos exercícios e perder alguns quilinhos. Mas, atenção! Não existe milagre, tampouco receita para o sucesso. O principal é conseguir aliar a perda de peso com o ganho em qualidade de vida. Afinal: corpo são, mente sã.

Também nesta edição, uma página dedicada aos melhores amigos do homem, que ficam ainda mais lindinhos de roupinhas e acessórios. Vale a pena investir, mas principalmente, estar atento para perceber como o seu bichinho vai sentir-se com as roupas.

DiRad inaugura serviço de Ressonância Magnética Digital

O primeiro aparelho de Ressonância Magnética Digital da região sul já está em pleno funcionamento em anexo a Santa Casa de Caridade de Bagé. A inovação está sendo oferecida pela Clínica DiRad, através dos médicos Luís Alberto Araújo, César Lima Lucas, Leandro Santos e Alice Araújo.
A ressonância magnética digital oferece maior qualidade das imagens e maior rapidez na realização dos exames, o que facilita no diagnóstico. Os exames podem ser solicitados através do SUS, Unimed, Ipe, Cassi, Cabergs, Fusex, sindicatos, associações e planos de saúde locais. O aparelho está disponível na Santa Casa de Caridade de Bagé.

UEB/Caminho da Luz promove jantar

A União Espírita Bageense/Caminho da Luz está mobilizada para mais uma edição do Jantar Luz. A programação está marcada para hoje, dia 10 de novembro, a partir das 20h30, na sede social do Clube Caixeiral. Os ingressos já estão a venda com funcionários da instituição e no escritório da entidade. O valor é de 30 reais. Todo o valor arrecadado com a promoção é destinado ao pagamento do 13º salário dos funcionários.

Que tal um café no Da MAya?


A primavera chegou trazendo uma nova opção para os bageenses que gostam de ambientes diferenciados e tranquilos para o lanche da tarde. O Da MAya Café, que funciona junto ao espaço cultural, oferece café expresso, capuccino, diversos tipos de chás (quentes ou gelados), empanadas, alfajores e docinhos. Além do atendimento personalizado, é um ótimo local para fazer um relax curtindo a vista para o pátio, à adega e ao Cubo que, atualmente, abriga a Exposição de Tapeçarias de Wilhelm Horvath.


Prepare seu negócio para o natal
 A data máxima para o comércio em vendas está chegando. Atenção ao cenário econômico, planejamento e criatividade são palavras-chave para que os lojistas obtenham bons resultados no Natal. E isso não significa apenas ampliação nas vendas, mas conseguir aproveitar a data, conquistando novos clientes para os anos seguintes. Não perca tempo! Dicas simples podem ajudar você a se preparar para lucrar mais.

A tarefa das empresas começa desde já e vai do planejamento das encomendas até pesquisas sobre a decoração, que precisa estar pronta no máximo na segunda quinzena de novembro. É preciso também colocar no papel os cuidados necessários com aspectos como divulgação, promoções, formas de recebimento e fluxo de caixa, entregas, embalagens e contratação de temporários.

O primeiro passo é organização. Visite seu estoque, faça um levantamento de quais mercadorias precisam ser repostas e invista em produtos de grande rotatividade. Este planejamento inicial é fundamental para não correr risco de ficar sem mercadorias de grande rotatividade e com outras encalhadas.

Após estar com o estoque pronto é hora de pensar na decoração e divulgação. A loja precisa entrar no clima natalino. Invista na decoração e chame atenção para a sua loja, isto com certeza atrairá a atenção do público. Outro ponto fundamental é investir em publicidade. Os compradores são atraídos pelas novidades que cada loja proporciona, mas é preciso que eles saibam da existência deste diferencial e isso se faz através da publicidade. Determine seu público alvo e invista.

O atendimento também é fundamental. Por ser uma época de muita movimentação, as lojas costumam estar cheias, mas isto não pode significar mau atendimento, por isso invista na qualificação de seus colaboradores e, se necessário, contrate temporários, mas atenção: esteja atento as necessidades que sentiu em anos anteriores para não contratar pessoas demais.

Operação verão: ainda dá tempo!

Buscar a redução de medidas com medicamentos naturais e acompanhamento 
profissional pode ser uma boa alternativa

A combinação de uma dieta balanceada, exercícios físicos e os fitoterápicos 
certos podem ajudar a perder alguns quilinhos

O verão está chegando. Praia, piscina, passeios ao ar livre, viagens, mas será que ainda é tempo de fazer as pazes com a balança e se sentir bem e confortável para curtir a nova estação? A resposta é sim, mas lembre-se que você já está atrasado e que milagres não acontecem. Agora, então, matricule-se na academia, procure um nutricionista para organizar uma reeducação alimentar e mãos à obra.
Antes de qualquer coisa é sempre bom lembrar que a prática constante de atividades físicas e uma alimentação balanceada são elementos fundamentais para o aumento da qualidade de vida de qualquer pessoa, então, malhe e alimente-se bem sempre, não só no verão!

Mexa-se!

Diogo (em pé) destaca que o primeiro passo é buscar uma atividade física que lhe proporcione bem estar e prazer

Faltando alguns dias para o verão, ainda dá para emagrecer e ficar com um corpo bonito, mas é preciso ter persistência, disciplina e linkar dieta, exercícios aeróbicos e musculação, adianta o Professor de Educação Física Diogo de Moura. Se seu plano era ficar sarado, com as coxas, costas, abdômen ou bumbum bem definidos, pode começar agora, mas com foco no verão 2013/2014. Não dá para pisar na academia só em novembro para transformar o corpo para janeiro. Quer uma dica? Malhe sempre.

Outro ponto fundamental destacado por Diogo é que é fundamental buscar uma atividade que se enquadre bem no seu gosto, não adianta fazer o que não se gosta.
“Temos sempre que buscar alguma atividade que proporcione prazer. Depois disso, é importante respeitar a sua individualidade e os seus limites. Cada pessoa tem um histórico e a atividade física precisa respeitar isso para que este impulso de praticar exercícios torne-se um hábito e seja incorporado na rotina durante o ano todo, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida”.

Para começar vale a pena investir em uma caminhada, que tanto pode ser na esteira ou na rua. Outra dica é realizar também outros exercícios aeróbicos, que podem ser desde pular corda ou até fazer polichinelo. A indicação é que se faça meia hora todos os dias ou uma hora três vezes por semana.
A musculação, preferencia da maioria dos homens, é uma atividade importante para tonificar o corpo e fortalecer a musculatura e os ossos. Diogo destaca que a musculação é também indicada à pessoas idosas, desde que com acompanhamento médico, já que aumenta a resistência muscular e óssea e diminui as chances de problemas. Outro ponto fundamental é sempre seguir as indicações do profissional de educação física. 

Alimente-se! 
Renata destaca que saber combinar os alimentos pode ajudar bastante 
a manter uma dieta equilibrada

Para quem ganhou muitos quilos rapidamente parece natural que eles serão perdidos com tamanha facilidade, mas nem sempre isto acontece. O próximo passo para quem deseja emagrecer é procurar auxilio profissional de um nutricionista para iniciar uma reeducação alimentar. A nutricionista Renata Meirelles conta que comer de maneira equilibrada não significa abolir alimentos, mas aprender a combiná-los de forma correta, garantindo os nutrientes que o corpo necessita para funcionar adequadamente.
“A função do nutricionista é promover a mudança de comportamento, orientando a prática alimentar de modo que a saúde e prazer caminhem juntos. Essa transformação é feita gradualmente, respeitando preferências, hábitos alimentares, cultura, e disponibilidade de alimentos garantindo saúde, bem estar, disposição, e o prazer de comer e viver bem”.

A hidratação também é fundamental neste processo e, além da água, para se manter hidratado, alguns minerais e eletrólitos são importantes e podem ser  encontrados nas frutas e vegetais, que devem ser ingeridos com frequência e variedade.  Estimula-se também, a ingestão de água de coco que é um isotônico natural, ou seja, repõe minerais como sódio e potássio. Quem quer ainda controlar o peso corporal, deve optar pelos sucos de limão ou maracujá adoçados com adoçante dietético, se necessário. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou descafeinados.

Renata lembra também que alguns alimentos ricos em betacaroteno (precursor da vitamina A, que auxilia na produção de melanina) e vitamina C (antioxidante que combate os radicais livres) auxiliam também na manutenção do bronzeado. Mas, atenção: a ingestão destes alimentos deve fazer parte de uma alimentação saudável, sem exageros. Já para prevenir a celulite, Renata recomenda evitar alimentos que retenham líquidos, como chá preto, mate, café, álcool, alimentos ricos em sódio, bebidas alcoólicas. Também é importante diminuir a quantidade de gordura da dieta e praticar atividade física regular. É imprescindível a escolha por alimentos pobres em açúcar refinado: cereais integrais, frutas e vegetais.

Siga algumas dicas para manter a forma e a saúde no verão:
- Coma quatro ou cinco vezes por dia com intervalos regulares.
- Evite consumir alimentos muito gordurosos.
- Comece pela salada. Enriqueça seu prato com folhas, vegetais crus e cozidos e tempere com azeite, utilizando cerca de 1 colher (chá) de azeite de oliva e tempere com suco de limão ou vinagre.
- Prefira frutas com alto teor de água, como a melancia.
- Cuidado com a combinação granola com açaí, pois apesar de ser muito saudável é rica em calorias.
- Diminuia o consumo de sal.
- As sobremesas mais indicadas são frutas, picolés de fruta, salada de fruta e gelatina.
- Evite bebidas alcoólicas.

Cápsulas naturais

Bianca e Sofia destacam a importância de acompanhamento médico

Sozinhos, elas não realizam milagres, mas o auxílio de óleos e sementes está em voga para quem busca de boa forma e saúde. As Farmacêuticas Sofia Gomes e Bianca Blanco alertam que, antes de mais nada, é importante buscar fitoterápicos que já possuam estudos científicos que garantam a sua eficiência e que sejam liberados pela Anvisa. Entre eles, a vedete do momento é o Koubo, que é uma planta que auxilia na redução do apetite e, consequentemente, no controle do peso corporal, tem ação diurética e reduz consideravelmente a vontade de comer doces.

Outro fitoterápico bastante utilizado é a manga africana que age na redução de medidas, pela queima de gordura ao mesmo tempo em reduz o LDL colesterol e triglicerídeos, melhora os níveis de HDL colesterol, assim como reduz os níveis de glicêmicos. Já a Pholia Negra auxilia na redução da obesidade e no controle de peso corporal ajudando a aumentar o tempo para se sentir fome.

Outra boa alternativa é a Chia, um grão com poder de saciedade, que retarda o digestão e aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. A Pholia Magra também auxilia como redutor natural de peso, com ação especifica nas gorduras localizadas, principalmente na região do abdômen. Ela também causa uma redução de apetite e atua como estimulante do sistema imunológico, sendo utilizada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronárias diminuindo os riscos de problemas cardíacos.

E, mesmo com tantos benefícios, Sofia destaca que os fitoterápicos não fazem milagres e que eles precisam ser combinados com uma dieta equilibrada e a realização de exercícios.
“Temos comprovações de bons resultados e relatos de muitas pessoas que reduziram suas medidas consideravelmente, mas é sempre importante destacar que como qualquer medicamento o fitoterápico precisa de acompanhamento médico”. 


Olá queridos leitores!

Esta nota é dedicada a todos vocês que durante três anos e meio acompanharam as novidades sociais da coluna Pampa Vip.

Foi com muito entusiasmo que testemunhei o crescimento deste Caderno que hoje chega em inúmeras cidades de nosso Estado. O formato moderno, agradável aos olhos, com informações sucintas e impressão impecável, fazem dele uma das melhores leituras dos sábados. Foi com muito carinho que elaborei cada notinha desta social e se melhor não fiz, certamente não foi por falta de zelo. Enfim, tudo tem seu tempo... e o meu aqui nestas páginas chega ao final. Sempre acreditei na renovação e, por certo,  idéias bacanas haverão de surgir para melhorar ainda mais este espaço.

Agradeço ao convite da coordenação da Zero Hora Bagé que me permitiu com muita liberdade, informar e colorir com belas imagens estas folhas. Também aos patrocinadores e colaboradores que me acompanharam neste período e, por fim, a todos vocês, que ainda agora, seguem lendo os meus recados.
Um grande abraço e fiquem certos que estarei sempre por aqui!
Com carinho,
Caia Martins
 

CURTAS
O Rotary Clube de Bagé Campanha realizou a escolha do presidente do Clube para a Gestão 2014/2015. A partir do dia 1° de julho assume o cargo o Professor Universitário e Sócio Fundador, João Paulo Lunelli. E, na semana passada, o Clube recebeu a visita do governador do Distrito, Carlos Frederico Radünz Gonçalves e sua esposa Maria Virgínia, oriundos da cidade de Jaguarão.


Coral Livramento

 
O coral do Instituto Cultural Santanense na festa comemorativa dos 25 anos da Instituição, cantando em inglês, espanhol, italiano e português.

Book 15 anos 


Preparando-se para o seu aniversário de 15 anos, a bela Michelle Godinho posou para as lentes do fotografo Leko Machado para o seu book. O cenário escolhido foi a Madre Maria e a modelo usou roupas da loja Rosa Chiclete. 
Inauguração


 Obras foram a grande atração da noite
A elegante e talentosa Ângela Zaffari inaugurou sua galeria, a AZ. O coquetel esteve bastante concorrido e reuniu nomes conhecidos das artes plásticas gaúchas, além de muitos nomes bageenses que puderam encantar-se com os mosaicos artísticos propostos por Ângela. A Galeria AZ está situada na Marcílio Dias, 1466. Vale a visita!


Casting do Bagé Sob o Olhar da Moda 2


Entre as selecionadas para o casting do Bagé Sob o Olhar da Moda 2 está a bonita Gionava Dalé. O evento acontece dia 23 de novembro no Clube Comercial e é uma realização COBAME, com produção geral de Kelly Pinheiro e apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Bagé. A APAE será a grande beneficiada da noite que envolve solidariedade, arte, cultura e muita moda!
 
Remuneração dos administradores (II)



O pró-labore é a remuneração ao sócio ou titular da empresa pelos serviços prestados na sua administração.
Dependendo das necessidades do empresário, pode ser complementado com:

1) lucros distribuídos aos sócios ou titular, cuja distribuição agora está isenta do IR;

2) juros sobre o capital investido, que sofrem retenção do IR na Fonte, mas podem ser lançados como despesa dedutível na empresa, e

3) aluguel de bens móveis e imóveis de propriedade do empresário, desde que sejam, efetivamente, utilizados pela empresa.

Os rendimentos de aluguel pagos pela empresa ao empresário, embora estejam sujeitos ao IR na Fonte (caso ultrapassem o limite da tabela do Imposto de Renda na Fonte, pela qual os rendimentos a partir de R$ 1.637,11 são tributados na fonte), não sofrem a incidência dos 31% de contribuição à Previdência Social e podem ser deduzidos como despesa na apuração de resultados da empresa, se esta é optante pelo Lucro Real (trimestral ou anual).

Assim, no que tange aos seus rendimentos, o empresário deve obedecer, portanto, as seguintes regras:
a) estabelecer uma retirada (relativa a pró-labore, aluguéis, lucros, etc.) compatível com suas despesas;
b) evitar a utilização de recursos do caixa ou da conta bancária da empresa para cobrir seus gastos particulares, o que caracteriza distribuição disfarçada de lucros ou excesso de retirada, com possíveis incidências do IR na Fonte e de contribuição previdenciária; e
c) movimentar em sua conta bancária particular (da pessoa física) apenas o montante equivalente aos seus rendimentos, evitando a movimentação de recursos da empresa, os quais devem circular em conta específica da entidade empresarial.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Está chegando a hora de fazer a rematrícula escolar. E agora?

Muitas dúvidas costumam dificultar a escolha dos pais na hora de optar por uma escola

Escolher a escola do filho é uma tarefa complexa já que é uma decisão que vai ter impacto direto no futuro da educação de crianças e adolescentes. E como escolher a escola de maneira assertiva? Na lista de critérios que devem ser levados em consideração estão a proposta pedagógica, segurança, número de alunos por sala de aula, formação dos professores, localização, atividades extracurriculares oferecidas, entre outros.

Na opinião da Pedagoga Thaís Silva os aspectos pedagógicos da escola são o ponto chave que deve ser levando em consideração na hora de escolher. É importante também que os pais analisem a formação dos professores e o número de profissionais disponibilizados pela escola para assistir os filhos durante as atividades e os momentos de recreação e socialização.

O ambiente escolar é outro ponto decisivo na escolha. Para que não haja dúvida, o ideal é fazer uma visita à escola, conversar com coordenadores e conhecer os projetos, as políticas de ensino e os métodos de avaliação.

Esse contato com a instituição, segundo Thaís, permitirá aos pais descobrir a importância que a escola dá à leitura, a uma alimentação saudável, ao estímulo à criatividade, as questões ambientais, a campanhas solidárias, feiras de livros, entre outros aspectos que fazem a diferença na formação do futuro cidadão. Escolas que oferecem aulas interativas e que transpõem o conhecimento para uma realidade palpável às crianças também devem ganhar pontos na escolha dos pais.

Depois da escolha, começa a etapa de “encantamento” do aluno a respeito da novidade. Cabe aos pais fazer a apresentação inicial da nova escola ao filho, seja por meio de material de divulgação ou do site disponibilizado na internet. “É preciso criar o desejo de ir à aula na criança”, orienta a Pedagoga. Fazer uma visita com a criança à escola também é valido neste processo.

Instituto Cultural Santanense com matrículas aberta

Usando a "Abordagem Comunicativa": (Communicative Approach), o Instituto Cultural Santanense é uma excelente opção para quem deseja aprender um novo idioma através de um ensino qualificado e obter certificados internacionais através da Universidade de Cambridge - Inglaterra e do Ministério de Educación y Cultura - España.

As matrículas estão abertas para crianças a partir dos três anos, jovens e adultos para os cursos de Inglês, Espanhol, Italiano e Português para estrangeiros. Um dos principais diferenciais do Instituto é a importância dada a todas as habilidades (compreensão de textos, compreensão auditiva e expressão oral e escrita), além de levar em consideração as individualidades de cada aluno e as inteligências múltiplas em sala de aula.
Agora, o Instituto Cultural Santanense também é Pólo Oficial da UNIP - Universidade Paulista; disponibilizando 33 cursos de graduação e pós-graduação.

Aulas no turno inverno: uma nova proposta


Lucas Bulcão, Leticia Nobrega, Luana Belochio, Silvia Bassan, Mariana Junqueira, Sarah Brum e Luccas Raddatz fazem parte dos grupos de estudos, ora como alunos, ora como monitores

Desde o início do ano o Colégio Auxiliadora implantou as aulas no turno inverso e já comemora os resultados

Com uma proposta de promover uma mudança de hábito entre os seus alunos através de um tempo maior de permanência dentro da escola, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora implantou desde o início do ano letivo de 2012 o Turno Inverno, uma proposta que leva os alunos uma vez por semana para a escola no turno inverso para aulas que contemplam os assuntos curriculares.

A Coordenadora Pedagógica do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Rose Dóglia, conta que um dos principais objetivos do Turno Inverso é o de promover um tempo maior de contato dos estudantes com os conteúdos das disciplinas curriculares, principalmente aquelas que são mais densas como o português, a matemática e outras com aulas extras que não são de reforço ou de revisão.
“Temos a certeza que esta geração é capaz de uma interação muito grande com o meio em que vive, então queremos canalizar esta energia para potencializar a aprendizagem, ocupando eles com assuntos produtivos. Como resposta, estamos tendo resultados ótimos, com alunos mais motivados a frequentar a escola e aprendendo cada vez mais”.

Entre um dos resultados mais evidentes do Turno Inverso do Colégio Auxiliadora está o surgimento de grupos de estudos, organizados e realizados pelos próprios estudantes. Rose conta que assiste orgulhosa à iniciativa, que surgiu da aluna Mariana Junqueira do 1° ano do Ensino Médio.
“Eu venho de outra cidade, onde é comum que os alunos permaneçam mais tempo dentro da escola. E, agora o com Turno Inverso surgiu a ideia de formarmos grupos de estudos onde um aluno pode ajudar o outro com as matérias”.

Agora, eles se organizam nas vésperas das provas e quem tem mais facilidade em determinada matéria torna-se o monitor dos demais. Lucas Bulcão, também do 1° ano do Ensino Médio, conta que o grupo facilita ainda mais a aprendizagem.
“As vezes temos receio de perguntar algo ao professor, o que não acontece com um colega. Além disso, falamos a mesma linguagem e nos compreendemos melhor”.

100 anos de seleção genética no remate da Estância e Cabanha Madraga
Situada na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, a Estância e Cabanha Madraga retorna ao mercado de remates ofertando fêmeas em idade de reprodução do seu rebanho Polled Hereford, além de machos e novilhos precoces através de sua convidada, a Cabanha Santa Rufina. A seleção genética da Estância e Cabanha Madraga, realizada atualmente por Bernardo Albornoz Pötter, possui 100 anos de tradição tendo sido iniciada por Thomaz Albornoz, com dez touros campeões do Prado de Montivideo, e continuada hoje por Regina Helena Hamilton Albornoz. O remate acontece dia 19 de novembro a partir das 18h no Parque da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento.

A categoria do gado em oferta é a principal atração do remate já que trata-se de animais de alto índice reprodutivo, com precocidade sexual e alta fertilidade comprovadas, o que torna estas fêmeas únicas no mercado. São animais diferenciados, rústicos e que seguem o padrão racial Polled Hereford e estão perfeitamente adaptados aos campos nativos do Rio Grande do Sul, sendo o maior rebanho Polled Hereford de Livramento.

Bagé realiza 1ª Reunião Técnica Nacional de Olivicultura

Responsáveis técnicos, produtores e interessados pelo assunto estiveram reunidos dias 08 e 09 de novembro no Clube Comercial em Bagé para a realização da 1ª Reunião Técnica Nacional de Olivicultura. O evento serviu para discutir questões técnicas relacionadas à implantação da cultura de oliveira no Brasil e abordou a Produção Integrada e o mercado brasileiro do azeite de oliva. A iniciativa do evento partiu do reconhecendo a relevância da cultura da Oliveira como uma alternativa para diversificação produtiva do país.

O evento foi uma promoção da prefeitura de Bagé, Embrapa Clima Temperado e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que objetivavam reunir autoridades, cientistas, agricultores, empresários, professores e acadêmicos para discutir  questões técnicas relacionadas a implantação da cultura da Oliveira, bem como realizar o lançamento da implantação da Produção Integrada para a cultura da Oliveira no estado do Rio Grande do Sul. No decorrer do evento, foram apresentadas palestras sobre os avanços da pesquisa com a cultura da Oliveira alcançados pelas principais instituições de pesquisa e ensino do país, envolvidas no estudo da cultura.

Moda Pet

Eles são lindos naturalmente, mas ganham um charme especial quando usam belas roupinhas e acessórios. A empresária Carina Madruga da Império Animal destaca que, além de deixar os cachorrinhos e gatinhos lindos, as roupinhas e acessórios tem função de proteção: no caso dos sapatinhos, eles ajudam a manter os pés seguros do calor e da sujeira das ruas e, no caso das roupinhas, elas protegem também contra o sol e de animais. No entanto, é fundamental que o animalzinho sinta-se bem com a roupa, que precisa ser de tecidos mais leves para o calor, confortáveis e que não fiquem apertadas. Além disso, é sempre importante tirar a roupa uma vez ao dia e pentear o pelo.

Inscrições abertas para o IV Festival de Cinema da Fronteira
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, previsto para acontecer de 20 a 25 de novembro de 2012 na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. A programação deste ano contará com duas mostras competitivas, uma regional e outra internacional, ambas de curtas-metragens. Mais detalhes sobre o regulamento e sobre como se inscrever podem ser conferidos no site oficial do evento, no endereço (www.festivaldafronteira.com/inscricoes/).

Fundação Ecarta leva exposição TATATA para Bagé
Inaugurada em Bagé dia 6 de novembro, a exposição TATATA da Galeria de Arte da Fundação Ecarta permanece aberta ao público até o dia 7 de dezembro na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório. A exposição, de fotografias, vídeos e objetos, surgiu a partir do desejo de Elaine Tedesco, Glaucis de Morais e Heloísa Marques de trabalharem em um mesmo projeto. Elas decidiram que cada uma convidaria outro artista, então Elaine chamou Elcio Rossini, Glaucis trouxe Mariana Silva e Heloísa, Leonardo Fanzeau. Em TATATA ― expressão que, segundo Buda, é a verdadeira natureza do momento, a essência de todas as coisas ―, os trabalhos apresentados têm na sua origem um olhar atento para o agora, a partir do cotidiano e das paisagens.

Aciba prepara-se para o Mérito Empresarial 2012
Dia 13 de novembro será o dia para reconhecer o trabalho das 30 empresas que mais contribuíram na formação do Índice do ICMS de Bagé, bem como 12 produtores rurais e, a novidade deste ano, as 20 maiores empresas geradoras de ICMS optantes do Simples Nacional. A premiação acontece a partir das 20h, no Complexo do Centro Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Na mesma data a ACIBA estará comemorando 114 anos de atuação.
O Prêmio “Mérito Empresarial” é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Bagé em parceria com a Prefeitura Municipal.  O evento tem o objetivo de homenagear as empresas que mais geraram ICMS, nestes três segmentos no ano de 2011 no município. Visando promover uma contribuição social, será solicitado para cada convidado a doação de um brinquedo ou 1 kg de alimento não perecível que será doado posteriormente a uma Instituição de Caridade da cidade, indicada pela ONG Parceiros Voluntários.

Coquetel baile reúne Rotarianos de Dom Pedrito
Para comemorar os 80 anos do Jornal Ponche Verde de Dom Pedrito os clubes de Rotary da cidade reuniram-se na organização e realização de um coquetel baile comemorativo. A programação acontece hoje a partir das 22h30 no Country Clube, sendo que toda a renda será revertida em beneficio da Santa Casa. A iniciativa é dos Clubes de Rotary Obelisco da Paz, Club Ponche Verde e Club Dom Pedrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário