Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

CADERNO PAMPA :: 14 DE SETEMBRO DE 2013 :: EDIÇÃO 295



As tradições e costumes gaúchos são tão fortes e marcantes como em poucos outros lugares. No Rio Grande do Sul, mais do que reconhecer o lugar onde se vive, o povo costuma ter orgulho de fazer parte do Estado e, talvez por isso, sejam tão fortes e marcantes as imagens de pessoas que dedicam suas vidas à preservação das tradições e que são verdadeiros apaixonados pelo status de “ser gaúcho”. Com o gancho da aproximação do feriado de 20 de setembro, comemorado na próxima sexta-feira, trazemos nesta edição demonstrações de amor e respeito as tradições e que ganham ainda mais força nesta época do ano. Vale a pena a leitura e a inspiração, afinal ainda dá tempo de tirar as botas, bombachas ou vestido do armário e participar das comemorações da Semana Farroupilha.

E, preparem-se! Vem aí a 2º edição da Revista Use, desta vez destacando as coleções de primavera de importantes lojas da região. Uma oportunidade única de ver o que há de melhor e ficar por dentro das tendências para a próxima estação. E, você lojista, não fique de fora! Se a primeira edição já foi um super sucesso, imagina a segunda!

 Evite problemas com a baixa umidade do ar 
Algumas dicas ajudam a enfrentar a condição climática sem prejudicar a saúde

O período de inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. E, depois de tanto frio, os primeiros dias de temperaturas mais quentes e amenas começam a acontecer, porém, agora outro fator causa preocupação: a falta de umidade no ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%, mas nos últimos dias temos registrados índices muito abaixo do esperado e, com isso, alguns cuidados precisam ser tomados, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.

Os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. Com isso, antes de qualquer coisa, é sempre importante assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.

Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa. É sempre importante destacar também que um médico especialista deve ser consultado para a indicação do melhor tratamento.

O uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa, também precisa de atenção.Os modelos mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Mas, além de tudo, o fundamental é o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. É importante beber bastante água, mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação. Além disso, o consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação.


NEGÓCIOS
Tterrasul novamente entre as melhores concessionárias Volkswagen 
O prêmio Diamond Pin é a principal premiação da Volkswagen mundial


No momento em que comemora seus 15 anos de fundação, a concessionária Volkswagen de Bagé recebeu um presente inesperado, a comunicação por parte da montadora que ganhou o Diamond Pin 2013, que se refere aos resultados de performance obtidos em 2012.Na realidade é a segunda vez que a empresa ganha esta distinção. O prêmio está relacionado a qualidade da gestão empresarial. Para obter a distinção a empresa precisa ter alcançado diversas marcas de eficiência e qualidade tanto na relação com os clientes, quando no atingimento de metas e resultados comerciais e operacionais.Em dezembro Eduardo Biacchi retorna à Alemanha para receber o prêmio da direção mundial da Volks.

Dom Pedrito prepara sua Feira do Livro
Programação acontece entre os dias 1º e 6 de outubro
Palestras, apresentações artísticas e culturais, além dos donos da festa: os livros. A Feira do Livro de Dom Pedrito já tem programação definida para os dias 1º a 6 de outubro, quando será realizada. Neste ano, o patrono será o médico Quintiliano Vieira e a expectativa dos organizadores é de agradar a um grande número de visitantes graças a diversificação da programação. Haverá também o lançamento de livros como o do médico cardiologista Fernando Luchese de Porto Alegre fará o lançamento do seu recente trabalho chamado “Não sou feliz, por que?”, o tradicionalista Toni Pereira estará lançando o seu novo trabalho, em processo de conclusão. Já a ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre estará na feira realizando oficinas de capacitação para professores e estudantes que fazem parte do projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, onde a equipe também fará o lançamento do livro “10 anos de Tribos”. Serão promovidas quatro palestras. A primeira será da professora da Urcamp Bagé Rafaela Ribas, depois de Miguel Frederico do Instituto de Geográfico do RS de Porto Alegre; Renati Chiaradia com o tema “Espiritualidade, Ciência e Saúde” e também “A cultura do vinho” com os acadêmicos do curso de Enologia da Unipampa de Dom Pedrito.

Gaúchos serão os primeiros a assistir ao filme “O Tempo e o Vento”
Depois de movimentar a região durante suas gravações, o filme de Jayme Monjardim “O Tempo e o Vento”, volta a Bagé para o seu lançamento. Uma sessão especial de pré-estreia está confirmada para o dia 19, quinta-feira e, a partir da sexta-feira, dia 20, o filme estará em cartaz em todos os cinemas do Rio Grande do Sul. Nacionalmente o filme faz a sua estreia uma semana após, dia 27. Muito aguardado, o filme é uma livre adaptação do clássico de Érico Veríssimo e desenvolve-se através da história de amor entre Bibiana (interpretada por Marjorie Estiano na juventude e por Fernanda Montenegro na maturidade) e o Capitão Rodrigo (vivido por Thiago Lacerda).

 “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MAC” em exposição no Da Maya Espaço Cultural 
 Visitações podem ser realizadas até o dia 19 de outubro
Desde o dia 06 de setembro, a comunidade de Bagé e região tem a oportunidade de conferir a exposição “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MAC” que recentemente recebeu o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas. A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30min, e aos sábados, das 15h às 19hs no da Maya Espaço Cultural, localizada na Av. General Osório, 572. A mostra é uma realização conjunta do Arte Sesc – Cultura por toda parte e do Museu da Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).  

Bagé é o segundo município do Interior a receber a exposição que apresenta um panorama do acervo do MACRS e que foi criada com o objetivo de fundamentar e discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação do profissional em artes visuais. A visitação encerra no dia 19 de outubro. Após, a mostra segue para Passo Fundo. A itinerância é resultante da parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc.


 Frango com bacon e arroz a piamontese 

Receita e foto enviados por Clarissa dos Santos Silva
Ingredientes:
1Kg de filés de frango
300g de bacon fatiado
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta do reino
Alecrim
Suco de limão
2 xícaras de arroz
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de champignon em conserva em fatias
½ cubo de caldo de frango dissolvido em 1xic. de água
50g de queijo parmesão ralado na hora
3 colheres (chá) tempercheese tradicional
½ caixa de creme de leite
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) mostarda amarela
Alecrim para decorar

Modo de preparo:
Frango com bacon
Tempere os filés de frango com sal, pimenta e suco de limão e deixe descansar por 1h. Enrole as fatias de bacon em cada filé previamente temperado à gosto e espete com um palito. Leve ao forno pré-aquecidopor cerca de 30 min.

Arroz à piamontese
Doure a cebola e o alho picado na manteiga. Coloque o arroz na panela, acrescente água quente e deixe evaporar, acrescente os cogumelos. Regue o risoto com um pouco do caldo de frango fervente e misture constantemente, assim que o caldo for absorvido, acrescente outra concha, repetindo a operação até o arroz estar al dente. Acerte o sal e a pimenta do reino. Acrescente o creme de leite e o tempercheese, o queijo ralado e misture bem para obter um risoto cremoso. Sirva em seguida.

Molho de iogurte
Junte a mostarda ao iogurte formando um creme, e sirva em seguida.

Relação de estoques (2)

Para informar-se o preço de custo, utiliza-se, para quem não possui um controle permanente dos estoques, o método PEPS (“primeiro a entrar, primeiro a sair”), de forma que as mercadorias em estoque tenham, como preço de custo, o valor das últimas compras, sem os impostos e o frete.

a) Exemplo de avaliação pelo PEPS:
A empresa, em 31/12/XX, possui 500 (quinhentos) unidades da mercadoria “Y”.
As compras mais recentes foram: em 15/11/XX, 800 peças a R$ 1,00; em 10/12/XX, 400 peças a R$ 1,10.
O preço de custo das 500 unidades estocadas em 31/12/XX seria:

Quantidade
Custo Unitário
Valor do Estoque
100
1,00
100,00
400
1,10
440,00
500
T O T A L
540,00

Caso a empresa possua controle permanente dos estoques (em livro, fichas ou  computador), pode ser feita a avaliação do estoque pelo custo médio de aquisição.

b) Exemplo de avaliação pelo custo médio: em 30/11/XX, a empresa possuía 100 unidades com preço de custo de R$ 1,00. Em 10/12/XX, a empresa vendeu 80 unidades. Em 15/12/XX, a empresa comprou 30 unidades a um preço de custo de R$ 1,50. Em 31/12/XX, ficou com um estoque de 50 unidades.


QUANTIDADE

VALOR DO ESTOQUE

DATA
ENTRADA
SAÍDA
SALDO
CUSTO
ENTRADA
SAÍDA
SALDO
30/11


100
1,00


100,00
10/12

80
20
1,00

80,00
20,00
15/12
30

50
1,30
45,00

65,00
31/12


50
1,30


65,00

Sendo os balanços encerrados em 31 de dezembro, é imprescindível que, exatamente neste dia, seja feita a contagem dos estoques, para evitar diferenças nas quantidades de cada produto.

As informações necessárias que devem constar na relação são as seguintes:

QUANTIDADE
UNIDADE
ESPECIFICAÇÃO
CUSTO UNITÁRIO
T O T A L
18
Un.
TV Panasonic 20” Color
1.000,00
18.000,00
05
Cx.
Bombom “Sonho de Valsa”
20,00
100,00
T O T A L
xxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
18.100,00

As empresas industriais devem relacionar em separado as matérias-primas, os produtos em elaboração e os produtos já fabricados em estoque.
Mario Pinheiro (Contador, jornalista e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)
Atividade
O dia de comemorar a Revolução Farroupilha está chegando e, por isso, o gaúcho precisa estar bem bonito. Ajude-o a ficar mais colorido para o desfile de 20 de setembro.

Kids e Teens
O caipirinha Gabriel Reis Cebage filho de Maira Ângela e Mauricio. A foto foi mandada pela dinda Mary Ane Paiva Reis

 Vamos brincar de boneca?

Elas fazem parte do imaginário de inúmeras gerações de meninas que cresceram acompanhadas de suas bonecas. Hoje elas ganharam nova roupagem, falam, caminham, estão cada vez mais bonitas e resistentes, mas nenhuma delas deixa de produzir encantamento e diversão para meninas de todas as idades. As bonecas fazem parte da infância e estão presentes em todas as brincadeiras, de crianças de todas as idades e, também, são mais um elo de ligação entre avós, mães e filhas que tem mais uma oportunidade de brincar e divertir-se juntas. Na Nova Era Brinquedos as bonecas receberam atenção especial e um grande mix está a disposição das crianças de todas as idades, desde as tradicionais Barbies, até as bonecas de pano e as novidades como a boneca Addara, uma releitura das bonecas de porcelana, que mantém as características de beleza e riqueza de detalhes, mas que podem ser manuseadas e são brinquedos resistentes. As roupinhas, sapatos e cabelos vêm ainda acompanhados das 51 frases que a boneca fala. A linha Addara possui duas opções de tamanho, são colecionáveis, além da certeza de diversão e encantamento.


PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Ricardo de Toledo Pereira informa que os Rotarys de Bagé já definiram os presidentes que vão assumir os seus respectivos clubes na próxima gestão, que inicia em julho de 2014. São eles: Rotary Club de Bagé, Anna Luiza Soares Bento; Rotary Club de Bagé Norte, Wanderlei Machado; Rotary Club de Bagé Sul, Julia Lemos Pamplona; Rotary Club de Bagé Rainha da Fronteira, Celito Sebastian Pavanatto; Rotary Club de Bagé Minuano, Gerson Ferstenseifer; Rotary Club de Bagé Pampa, Deise Mara Mansur Vieira da Rocha e Rotary Club de Bagé Campanha, Luís Felipe Ferreira. 

Dicas de exposições imperdíveis em Bagé: no Da Maya Espaço Cultura “A Medida do Gesto”, um panorama do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o MACRS. Na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório, “Deslizamentos”, com trabalhos do Grupo Superfície, de Pelotas.

Quero deixar registrado aqui meu agradecimento a Cris Rodrigues, cerimonialista da Prefeitura Municipal de Bagé, que, gentilmente, me auxiliou na elaboração do protocolo de lançamento da 101ª Expofeira na Expointer. Dicas valiosas hein Cris?! Muito obrigada!

O vereador e diretor da Associação Rural, Antenor Teixeira, o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural, Paulo Ricardo de Sousa Dias, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Pedro Westphalen e o presidente da Associação e Sindicato Rural, Aluízio Tavares

Caia Martins, Sandra Krause, Débora Dias e Ana Beatriz Tavares no lançamento da 101ª Expofeira de Bagé, na Expointer.

O presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, o bageense Cláudio Nery Martins, teve uma semana bastante movimentada durante a 36ª Expointer. Entre as atividades, reunião com a comitiva do Quênia que visitou o Estado com a intenção de conhecer as tecnologias e o material genético dos animais aqui criados e estabelecer parcerias para o desenvolvimento da agropecuária no país africano.

O presidente do Sicredi Fronteira-Sul, Geraldo Ott Filho, o superintendente regional, Luiz Alberto Machado Lopes, e um dos sócios fundadores da cooperativa, Nicanor Antônio Risch

Anderson Belloli e Isadora Pötter durante o lançamento do making off e trailer do filme “O Tempo e o Vento”, dia 31 de agosto, na Expointer. Foram o vinho Rastros do Pampa Tannat e o espumante Poesia do Pampa Brut, da Guatambu Estância do Vinho, de propriedade da família Pötter, que harmonizaram o cardápio oferecido no evento, que aconteceu no estande do Governo do Estado.

No coquetel de lançamento da segunda unidade do Sicredi Fronteira-Sul em Bagé, Andrea Rodrigues, Graciela Amaral e Tânia Nascimento, colaboradoras da cooperativa...


Carlos Rodolfo Thompson Flores e Mário Lopes


Prêmio para Escola de Educação Profissional de Dom Pedrito 
Projeto Reciclart ficou em 1º lugar no eixo “Gestão e Negócios”

Com uma proposta de confeccionar e comercializar originados de materiais recicláveis, o projeto Reciclartficou me 1º lugar no eixo “Gestão e Negócios” do 10ª MEP – Mostra de Educação Profissional 2013. A proposta da Escola Estadual Profissional Dom Pedrito tem como autores os alunos Anderson Soares Ribeiro, Carmen Maria Quincozes e Elison Pereira e como Orientadora a Prof.ª Pâmela Vaz Oliveira Pozzebon, o trabalho trata-se de um projeto interdisciplinar construído na II Mostra de Habilidades Múltiplas da escola.

A competição aconteceu entre os dias 02 e 04 de setembro em Sant’Ana do Livramento, na sede da AABB. A MEP surgiu há 10 anos com a intenção de divulgar os trabalhos e projetos desenvolvidos nas Escolas de Educação Profissional. Outros oito projetos da escola participaram da mostra regional e, agora o Reciclart irá participar da 7ª FEICITP, que á culminância de todas as etapas regionais, no mês de outubro, em data a ser confirmada.

Número recorde em inscritos no Congrega 2013
O Congrega 2013, desde que lançou o site para inscrições, vem batendo recordes. Na sexta-feira, dia 06, último prazo para que os participantes submetessem seus respectivos trabalhos, o dia foi de números elevados, em todos os segmentos e, em relação a 2012, já eram mais de 130 trabalhos submetidos a mais do que na edição passada, totalizando mais de 650. As categorias são Jornada de Pós Graduação e Pesquisa, Iniciação Científica e Iniciação Científica Junior.

Outro dado ressaltado pelo o Vice Reitor e Pró Reitor da Propex, Paulo Siqueira como mérito é a participação de outras instituições e Universidades. “Desde 2011 a Urcamp busca esse contexto, e hoje calculamos a alta procura de submissão para Pós Graduação”, define a Comissão ao mencionar que o fato dá credibilidade à Universidade da Região da Campanha. “Esse dado é um marco, pois mostra a importância do Congrega, que acontece anualmente de modo contínuo, sem nunca ter falhado”.

O período agora é de reuniões entre a comissão organizadora para definir a padronização dos avaliadores e até a próxima semana, a Comissão Organizadora está envolvida na organização dos trabalhos submetidos, separando por áreas de conhecimento e tabulando os dados referentes aos autores e orientadores. O próximo passo é a reunião dos avaliadores, de modo que as instruções do Congrega 2013 sejam repassadas com o objetivo de padronizar as avaliações e, assim iniciar o processo de avaliação dos trabalhos. O Congrega Urcamp 2013, que ganha nesta edição caráter internacional, acontecerá nos dias 23, 34 e 25 de outubro em Sant'Ana do Livramento.

 Vivendo a semana da pátria
 O tradicional desfile de Sete de Setembro ganhou contextualização especial no Colégio Auxiliadora

Foto: Patrícia Costa/Especial

Com o objetivo de provocar discussões importantes sobre temas ligados à cidadania, moral, patriotismo, ética, deveres e liberdade, a Professora de Históriado Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Simone da Silva Tavares elaborou o projeto “Um dever é o mesmo para todos, adecisão de cumpri-lo é que muda” envolvendo os alunos a tratar sobre assuntos relacionados ao tema e tendo como gancho inicial a semana da pátria.

Para tal, cada ano ou série teve designado um professor/educador das áreas humanas para servir de timoneiro e responsável por promover mesas redondas e discussões a respeito do tema escolhido para aquela classe. Ao final do projeto foi chegada a hora de exercer o amor à pátria durante o desfile.
“Dia 7 de setembro, o desfile como manifestação externa do apreço e do respeito que temos para com a pátria. Esta é feita, em primeiro lugar, pelos brasileiros e brasileiras de todas idades em convivência construtiva e pacífica”, completa o Diretor da Escola e Padre, Álvaro Noriler.

 Gaúcho e com muito orgulho! 
 História, costumes e tradições preservados por um povo que orgulha-se de ser quem é!

 Diéllen, Vanessa, Brenda e Jéssica buscam preservar as tradições através de seu trabalho como prendas

 Arlete é tradicionalista desde 1988

A aproximação do 20 de setembro faz fortalecer sentimentos de orgulho no povo gaúcho, reconhecido por seu amor às tradições e por cultivar hábitos muito característicos. O churrasco, o chimarrão, a dança, os animais e vários outros símbolos do gaúcho são revividos diariamente, mas é durante a Semana Farroupilha que os olhares se voltam para as pessoas que trabalham o ano inteiro para manter viva as tradições.

Dentro de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) a programação é permanente durante todo o ano, mas a Semana Farroupilha é quando a movimentação é mais intensa e acontece um maior envolvimento com o público que não costuma frequentar o CTG, conforme conta a 1ª Prenda Adulta do CTG Prenda Minha e Diretora do Departamento de Jovens da Região, Diéllen Soares. Para as prendas, outro ponto alto são os concursos, que abarcam vários aspectos da cultura gaúcha e que precisam de muita preparação e envolve diferentes gerações de uma mesma família.
“Comemoramos o 20 de setembro pelos ideais da revolução e pela iniciativa de propor mudanças tão importantes. Ser prenda é ter a honra de representar uma entidade, talvez por isso, os concursos sejam tão acirrados e tenhamos que nos preparar tanto, tanto na parte artística como cultural, ser prenda é uma questão de postura”, defende Diéllen.

Postura e reflexo, conforme argumenta a 2º Prenda Adulta da 18ª Região, Vanessa Câmara.
“Quem é prenda é um espelho para as outras meninas. Precisamos transmitir, acima de tudo, respeito às tradições e envolvimento para que o tempo não deixe esmorecer o tradicionalismo. Estudamos muito e procuramos transmitir uma postura correta de comportamento que também é levada para fora do CTG”.

Preservar as tradições e cultivar o sonho de representar uma entidade é algo construído desde os primeiros anos de vida. Exemplo disso, é a 1º Prenda Mirim da 18ª Região, Brenda Maia Rumonato que desde os 6 anos prepara-se para ser prenda e conta que sempre frequentou o CTG acompanhada dos pais.

Sobre o orgulho de ser gaúcho, Jéssica Villar 1ª Prenda Juvenil do CTG Prenda Minha conta que é importante preservar as tradições.
“Por tudo o que foi feito no passado, precisamos estudar cada vez mais e ajudar a preservar e lembrar tudo o que aconteceu. Temos uma cultura muito rica e que nos ajuda a permanecermos unidos e perpetuando sentimentos importantes para todos nós”.

E a Patrão do CTG Grupo Pampa e Minuano, Arlete Alves Vaz, acrescenta ainda:
“Ser gaúcho e tradicionalista significa credibilidade, respeito e seriedade. Os tradicionalistas tem consciência de respeito às coisas de nossas raízes, a família e comprometimento com nossos irmãos, somos responsáveis com a nossa comunidade. Cultivar as tradições significa reviver nosso passado e, assim, demonstramos nossa cultura. Povo sem passado é povo sem cultura”.

Tiro de laço e lidas campeiras a serviço da solidariedade 
A Escola de Laço Matheus Brondani é a realização de uma família que precisou acreditar em um sonho para seguir em frente

Mario com o filho Matheus

 As aulas acontecem no Parque do Gaúcho e são abertas a todos os interessados

Há mais de um ano e meio o projeto de uma escola de laço começava a ganhar forma através da família Brondani, mas o destino mudou os rumos da história. A tragédia de Santa Maria desfalcou o time Brondani com a perda de Matheus e a sua namorada Daniela Betega Hamad, foi então que o pai de Matheus precisou reunir forças para iniciar a Escola de Laço Matheus Brondani.

“Ficamos sem saber o que fazer, mas Deus nos iluminou e nos deu força para que não parássemoso projeto do Matheus e, então entramos com ele na Associação dos Amigos do Parque do Gaúcho Bagé e hoje trabalhamos com crianças, jovens e adultos nas lides campeiras como montaria e iniciação de laço ou treinamento para aqueles que já dominam a prova”, conta Mario Nei Brondani, que atualmente é o responsável pela escola junto com a sua esposa Ana Rosa.

Podem participar da Escola pessoas de todas as idades que se interessem em aprender e a cultivar sentimentos como o amor e o respeito ao próximo.
“Para nós é como se fosse uma família. Cada aluno que chega sem saber nada e em seguida já começa a laçar é muito gratificante. Tenho a oportunidade de multiplicar o pouco que sei das lides campeiras, do mundo dos rodeios e também da cultura gaúcha, na qual criei meus filhos. Acho que com o nosso trabalho poderemos ajudar muitos jovens a conhecer este mundo campeiro, tirando muitos deles de outros lugares mais complicados de se viver, como as drogas, por exemplo. Queremos ajudar as pessoas a visualizarem um mundo mais harmonioso e com mais amor aos irmãos e a natureza”, argumenta Mario.

As aulas acontecem no Parque do Gaúcho de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde e os interessados podem procurar diretamente o parque ou a sua secretaria. Existe também uma página no Facebook da escola onde é possível acompanhar as atividades realizadas, basta acessar Escola de Laço Matheus Brondani.
“A nossa escola está sendo descoberta pelas pessoas de um modo geral e isso poderia nosdeixar envaidecidos ou orgulhosos, mas com certeza trocaríamosesses sentimentos, se pudéssemos, pela nossa família antes da tragédia. Mas a vida continua, e faremos tudo para que o nosso filho tenha orgulho de nós”.

E, com a chegada da Semana Farroupilha os sentimentos aumentam-se quando somados aos ideais tradicionalistas e ao orgulho de ser gaúcho.
“Pensamos que ao trabalhar a nossa cultura, mostramos aos jovens que sabendo da onde viemos, visualizaremos um futuro mais alentador para nós e para os nossos filhos, porque a bombacha ainda é uma grande barreira contra o mundo das drogas e de outros problemas. Precisamos de mais amor e mais paz, carinho,caridade e harmonia dentro de nossas famílias, mais abraços e mais beijos. Só assim estaremos ajudando a melhorar o nosso planeta”, finaliza Mário.


Genética superior no 41º remate Guatambu, Alvorada e Caty 
Tradicional evento de Dom Pedrito acontece no dia 05 de outubro na Estância Guatambu


Reconhecidas pela qualidade genética de seus animais, as Estâncias Guatambu, Alvorada e Caty levam a pista em seu remate anual a oferta de 240 animais selecionados das raças PolledHereford e Braford, de qualidade superior e com garantia de reposição de quatro meses. A programação acontece dia 05 de outubro na Estância Guatambu e conforme conta o produtor Valter José Pötter o primeiro remate em local próprio ganhou destaque especial e teve a sua oferta ainda mais qualificada, já que as estâncias optaram por não participar de nenhuma outra exposição concentrando toda a oferta no remate.

Entre os reprodutores, entre os destaques estão os índices genéticos de ponta que refletem-se no DEP (Diferencial Esperado de Produção) e nas características genéticas dos animais como o crescimento, a precocidade, a fertilidade e as características de carcaça. Além disso, os animais possuem também DEP para resistência ao carrapato, um índice inédito e que é mais um indicador para que o produtor possa utilizar a seu favor e que demonstra a capacidade de resistência a infestação, sendo uma informação diferenciada. Para a oferta de fêmeas haverão em pista animais jovens de um ano e de dois anos prenhas, todas selecionadas e superiores. O remate conta também com a comercialização de equinos “montaria de patrão” da raça Crioula Outro diferencial é a oferta de frete grátis para carga fechada em todo o Rio Grande do Sul ou com limite de mil quilômetros para outros estados.

 Animais, produtores e ginetes da região fizeram bonito na Expointer
Além dos negócios e da imensa movimentação de público e provas campeiras, a Expointer é também o palco de julgamento de diversas raças, sendo uma ótima oportunidade para que o produtor mostre o seu trabalho e receba o reconhecimento pelo seu empenho. A participação dos animais da região já recebeu destaque em quantidade, foram mais de 170 inscritos, sendo que a maior representação esteve a cargo da Cabanha Da Maya que levou para o Parque Assis Brasil, em Esteio, animais das raças Jersey, Holandês, Crioula, Angus e ovinos. A cabanha costuma arrebatar muitos prêmios e, nesta edição de Expointer, não foi diferente.A Da Maya ficou com o título de Reservada de Grande Campeã com o animal, QuincyFusion Nancy dos Confins, campeã vaca jovem com Violet Valentin Nogueira Montanhês, e Terceira Melhor Vaca Jovem, com Iatola Da Maya,Reservada de Campeã Júnior, Shyster Da Maya e Terceira Melhor Júnior com Getaway Da Maya.

Também da região, a cabanha Cinco Salsos, de Aceguá, ficou com o Reservado de Grande Campeão com Gema Herói Bagagem Minister e o título de Melhor Criador. Entre a raça Jersey, na categoria até 36 meses, o título de grande campeã ficou com o Box 2378, Fazendeira Raider do Cinco Salsos 858, da Cinco Salsos P.A.P, com 27,4 Kg.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) também premiou os criatórios vencedores da exposição.Na raça Hereford, o animal vencedor foi São Jorge H136, da Estância São Jorge, Aceguá/RS. Já na Raça Braford, o vencedor foi Carcávio 38-1976, da Estância Carcávio, Sant’Ana do Livramento/RS.Os vencedores receberam o prêmio das mãos da diretoria, patrocinadores e parceiros da ABHB. Entre os homenageados também estiveram a Cabanha Escondida de Alegrete, a Agropecuária São Jorge de Aceguá, a Estância do Bolso de São Gabriel, a Estância Bela Vista deSant’Ana do Livramento e a Estância Rio Negro de Bagé, que também venceu entre os machos com o Trio Campeão 3 Anos; Reservado Grande Campeão e Rio Negro 0013 Melhor Rústico 3 Anos e 2º Melhor Rústico.

Para a raça Corriedale o destaque foi para a Estância e Cabanha Santa Cecília de Dom Pedrito que comercializou a barriga de JEP 234, Bi – Grande Campeã da raça, ao valor de 11,4 mil reais. Os proprietários Luis Cláudio Pereira e FernandaScardoelli e filhos, comemoram também a comprovação da qualidade genética de seu criterioso processo de seleção. Nos machos JEP 263 foi Reservado Campeão Ovino Jovem e 3º Melhor Macho. A Santa Cecília também conquistou os títulos: Melhor Casal, Melhor Conjunto de Fêmeas, Reservada Campeã Ovelha Adulta com JEP 256, 4ª Melhor Borrega com JEP 370 e 1ª lugar no Ranking da ABCC - Corriedale.

EXPOFEIRA DE BAGÉ 
Associação Rural prepara a 101ª edição da Expofeira de Bagé 
A feira acontece de 4 a 13 de outubro, no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães

Ao completar seus 101 anos de existência, a feira agropecuária mais antiga do Brasil apresenta ampla programação e expectativas de superar os números das edições anteriores em comercialização, participação de animais e de público, consolidando-se como um grande evento da produção pecuária. A Expofeira de Bagé inicia com os julgamentos das raças Hereford e Braford, no primeiro final de semana, e com o jantar de homenagem aos produtores, e encerra com os remates das raças Angus e Brangus.

A programação acontece entre 4 e 13 de outubro no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães e de acordo com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Aluísio da Silva Tavares, a expofeira tem grande importância no cenário nacional ao mostrar o que a região tem de mais importante e representando a pujança dos segmentos do agronegócio na região.
“Estamos preparados para fazer uma grande exposição e com uma grande programação organizada, com isso, a nossa expectativa não poderia ser melhor e estamos trabalhando para superar as edições anteriores. Esperamos o sucesso absoluto e para isso contamos com a presença de toda a região”, destaca Aluísio. 

Seminários
Entre as novidades da 101ª Expofeira de Bagé estão a realização de dois seminários. O primeiro, promovido pela Rural Jovem acontece dia 10 de outubro a partir das 19h no Salão Nobre da Associação Rural e é uma parceria com a Associação do Jovem Empreendedor de Bagé (AJE). De acordo com o presidente da Rural Jovem, Joaquim Soares Neto, a proposta do seminário é a promoção de um espaço de aprendizagem técnica, de confraternização e também para a troca de contatos.
“Queremos mostrar o que está sendo feito na região e, por isso, contaremos com um espaço de mostra de queijos, vinhos e carnes através do apoio de nossos parceiros como a Da Maya, os Vinhos da Palha, e as Carnes da Região da Campanha, além disso contaremos com a palestra Visão Empresarial no Campo com Marcio Saporski Segui, onde a proposta será lançar um olhar para a propriedade rural como uma empresa”.
O segundo seminário é uma promoção do Núcleo de Cavalos Crioulos através do seu presidente Alexandre Suñé e tratará de temas atuais da raça crioula.

Remates

Os remates são um dos maiores destaques da Expofeira de Bagé e integram a programação diariamente da feira com a oferta diversificada de animais de qualidade. Na agenda está marcado para o dia 06, domingo o Remate NHB. Dia 07, segunda-feira acontece o Remate Premium - Cabanhas São Jorge e Rio Negro (raças Hereford e Braford). Dia 08, terça-feira acontece o Remate Cabanha Capanegra (raças Angus e Brangus). Dia 09, quarta-feira é a vez do IV Remate de Produção da Estância Santa Cecília (raças Angus e Hereford). Na quinta-feira, dia 10, estarão em pista as Estâncias Santa Maria e Santa Prenda para o Remate Genética do Pampa das raças Hereford e Braford). No dia seguinte, 11, acontece 1º Remate Particular da Cabanha Campanacom transmissão Canal Rural e, no sábado, dia 12, acontecem os remates das raças Angus e Brangus e o Remate de ovinos (todas as raças). Todos os remates acontecem a partir das 16h.


Show de abertura

A exemplo de anos anteriores a Associação Rural junto com empresas parceiras traz mais um grande show nacional para marcar a abertura da 101ª Expofeira. A atração deste ano é a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. O show acontece dia 27 de setembro, no pavilhão de eventos do parque e os ingressos já estão a venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário