Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

CADERNO PAMPA:: 31 DE AGOSTO DE 2013:: EDIÇÃO 294



Desde o final de semana passado, dia 24, o Rio Grande do Sul está em festa. A Expointer 2013 tem como palco o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio e movimenta inúmeras pessoas que buscam bons negócios, além de ser um espaço de inovação e apresentação da qualificação da produção do Estado. Outros pontos altos são as provas do Freio de Ouro e os remates. Até amanhã, dia 1º, ainda há programação e a oportunidade de visitar a festa e conferir de perto o que há de melhor na produção do campo. Vale a pena prestigiar o evento e, para quem não puder ir até o parque em Esteio, vale acompanhar a cobertura dos meios de comunicação e, assim, ficar por dentro do que está acontecendo.

Este é também o último final de semana de agosto. Depois de muito frio e chuva, finalmente, setembro está por começar e, com ele, a promessa de dias com temperaturas mais amenas e mais sol. É chegada a hora, então, de aproveitar para começar a exercitar o corpo. Seguindo a série de matérias sobre atividades físicas, nesta semana, apresentamos a Zumba, novidade que já conquistou vários adeptos e que promete ser uma ótima alternativa de atividade física.


Agosto dedicado à Dom Bosco
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora comemorou os 198 anos de nascimento de Dom Bosco


Uma série de atividades marcaram as comemorações do aniversário de 198 anos de Dom Bosco no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Os 800 estudantes da escola participam de celebrações em homenagem à vida do educador, que culminaram em uma celebração eucarística, dia 16, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e que reuniu pais, alunos e professores. As festividades, que envolveram diversas atividades, objetivaram fortalecer os valores pregados pelo educador e os pilares da escola através de encenações com momentos marcantes da vida de Dom Bosco e de trabalhos produzidos em sala de aula resgatando os valores salesianos.

Ainda durante a celebração eucarística, foram entregues 50 kits de brinquedos e alimentos recolhidos pelos estudantes para as crianças do Lar da Criança Santo Estevão. E, fechando as atividades de agosto, a escola recebeu durante toda a semana a visita de Escolas de Educação Infantil de Bagé a fim de proporcionar às crianças uma oportunidade de conhecer melhor a escola e suas atividades. 

Fotografia digital é uma das novidades do Congrega Urcamp 2013

Visando despertar o interesse dos participantes e estimular a arte cultural, o Congrega 2013 realiza pela primeira vez a Mostra Internacional de Fotografia Digital. As imagens inscritas estarão expostas nos dias do evento, entre 23 e 25 de outubro em Sant’Ana do Livramento, e passam por uma seleção, onde as 30 melhores são impressas e os três primeiros lugares recebem premiação.

O tema das fotografias é “Integrando Nações e Promovendo o Conhecimento”. Para participar, o interessado deve estar com a inscrição no congresso paga e enviar uma imagem com até dois megabits, acompanhada de um título e uma descrição que deve conter até 600 caracteres.O julgamento será feito através de uma comissão multidisciplinar que está sendo organizada. Mais informações estão disponíveis no site do Congrega.
Participação!
O número de inscritos para o Congrega 2013 cresce a cada dia. Do início de agosto até agora, dobraram os participantes, totalizando quase 500 inscrições. Apesar da programação ainda não estar completa, tendo em vista que os mini cursos estão em fase de aprovação, o evento já garante uma participação ativa de todo o estado. O Congrega 2013 é uma iniciativa da Universidade da Região da Campanha, acontece entre os dias 23 e 25 de outubro no campus de Sant’Ana do Livramento.


BEM ESTAR
Vamos dançar a Zumba?
Cada aula pode queimar em média de 300 a 800 calorias, dependendo da intensidade da atividade


Música, animação, descontração e muitas calorias queimadas. Esta é a Zumba, um programa de condicionamento físico criado pelo colombiano Beto Perez na década de 90 e que consiste na mistura de ritmos em uma aula aeróbica. Além da queima, que pode chegar a 800 calorias em uma hora de aula, a Zumba possui ainda outros atrativos, conforme conta a Professora do ritmo e Educadora Física, Lorrana Diogo dos Santos.

“A Zumba favorece o corpo todo, porém age principalmente nas pernas e tronco devido às posturas especificas e passos marcados do ritmo latino. O resultado são pernas e abdômen mais torneados, além da promoção de um bem estar total no corpo já que a aula é um momento de diversão e promoção de saúde. Outra boa notícia é que não é preciso saber dançar para fazer Zumba, já que os passos são marcados e você nem percebe que está fazendo os movimentos, ao mesmo tempo em que se diverte”.

Os exercícios incluem ritmos rápidos e lentos, que incluem a cumbia, salsa, mambo, flamenco, dança do ventre, funk, hip hop, axé, samba e outros, bem como um treinamento de resistência. A Professora destaca que não existe contraindicação, mas que como se trata de um exercício aeróbico é recomendável buscar auxilio de um médico para garantir que não há problemas, além disso, a atividade não é recomendada para gestantes pelos movimentos de cintura e pulos. Outro destaque é que a Zumba não pode ser comparada a musculação tradicional.

“A Zumba tem como objetivo trabalhar o corpo todo, focando na parte cardíaca, similar às aulas de ginástica. É diferente de tudo o que já existiu nas academias e, o mais importante: é eficaz, já que ajuda a deixar o corpo todo em forma com muita descontração e animação”, destaca Lorrana. 


NEGÓCIOS 
Muitas histórias e conquistas a comemorar em 15 de anos 
A Tterrasul completa 15 anos de história e liderança em Bagé e em toda região da campanha


Tudo começou através da visão empreendedora de Ilidio Antônio Biacchi, que ao receber um convite para instalar uma concessionária Volkswagen em Bagé percebeu o potencial da cidade. Nascia, então a Tterrasul. Desde as instalações em um prédio alugado, até que a sua moderna sede fosse construída, a confiança e a satisfação dos clientes sempre foram o foco da empresa que, em agosto comemorou 15 anos, cheia de motivos e conquistas para se orgulhar.

Um dos primeiros funcionários da empresa, Domingos Mesquita Martins, atualmente Gerente de Vendas, lembra que desde o primeiro carro vendido pela Tterrasul até hoje, a concessionária conquistou o mercado e, desde 1999, um ano após ser inaugurada, é líder de mercado em toda a região. Junto à Domingos, outros dois funcionários, Roberto Germano Rodrigues Nogueira, mecânico e Rosângela da Silva Nunes, do setor financeiro, mantêm-se na equipe desde a inauguração e somam-se, hoje, aos 115 colaboradores da empresa.

“Construímos uma família aqui na Tterrasul. Passamos por momentos incríveis de muito trabalho e dedicação e é muito bom poder fazer parte deste time”, destaca Domingos.
O diretor da empresa, Marcos Biacchi Corrêa, lembra que tamanha dedicação e esforços só atingiram seus objetivos porque a Tterrasul sempre buscou a satisfação dos seus clientes, conquistando credibilidade e confiança. Reflexo de tamanho empenho são os vários prêmios conquistados pela concessionária e que a classificam como uma das melhores do Brasil.
“Este sempre foi o foco principal da empresa: a excelência dos nossos serviços de venda e pós-venda e a satisfação dos nossos clientes. Estamos sempre olhando para o futuro e em busca de novidades e atualização para participar de um mercado cada vez mais acirrado em que o nosso objetivo e manter a liderança conquistada há 14 anos, que nada mais é do que o reflexo da confiança depositado na Tterrasul pelos clientes”, destaca Marcos.

Em comemoração, o cliente Tterrasulpôde escolher uma entre as 15 opções de presente ao comprar seu carro zero quilômetro. Entre eles: IPVA pago, gasolina para rodar mil quilômetros, GPS e película, rádio e película, diesel para rodar mil quilômetros, alto-falantes e calhas, GPS e tapetes, taxas pagas, rádio e alto-falantes e a primeira revisão gratuita, entre outras. A promoção foi válida durante todo o mês de agosto.


PAMPA VIP
Por Graciela Freitas
Na última terça-feira, dia 27, como de praxe, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lançou sua 101ª Expofeira, na Expointer. O evento aconteceu na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A exposição-feira centenária tem início no dia 04 de outubro e se estende até o dia 13. Entre as atrações, oito remates e dois seminários: “Confraria do Agronegócio”, que será organizado pela Rural Jovem, e “Temas Atuais da Raça Crioula”, promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé. Além de muitas outras novidades que virão por aí, das quais, é claro, os manterei informados.

Inaugurou ontem, dia 30, em Bagé, a segunda unidade de atendimento da Sicredi Fronteira-Sul. A nova agência fica localizada na Av. General Osório,735.

No dia 22 de agosto, Sapiran e Zeca Brito receberam na Secretaria Municipal de Cultura a imprensa para o lançamento do 5º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que este ano vai acontecer de 25 a 30 de novembro, em diferentes locais da cidade. Na programação, uma novidade: Prêmio Memória e Patrimônio, cujos vencedores dividirão o valor de 15 mil reais. A 5ª edição do festival terá a produção do Da Maya Espaço Cultural e da Panda Filmes.

Por falar em Da Maya, no próximo dia 06, o espaço inaugura, em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria da Cultura, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, a exposição “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MAC”, que recentemente recebeu o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas. Bagé será o segundo município do interior a receber o evento. Muito bacana! Vale a pena conferir!


Durante o coquetel que comemorou os 15 anos do programa Rota 20 em Bagé, eu, Iracema P. Isquierdo, Lúcia Gomes e Caia Martins...

Larissa Leão com a pequena Helena prestigiando o aniversario de um ano da loja Toko de Gente

João Francisco Delgado e Simone Silveira

Cléo Coelho e Lucinha também estiveram na Toko de Gente com os filhos Cléo e Yasmin

O presidente da OAB Subseção Bagé, Roberto Hecht Jr. com sua Dânia e a filha Roberta, durante o Jantar Baile do Rubi, que aconteceu no dia 09 deste mês, na sede social do Clube Caixeiral

Também marcaram presença no Jantar Baile do Rubi, João José Azambuja e Rosane Bittencourt Azambuja


Sopa cremosa de batatas
O inverno está terminando, mas ainda há tempo de saborear uma ótima sopa!

Ingredientes
1k de batatas
2 caldos de legumes
3 colheres (sopa) de azeite
250 g de linguiça fininha cozida/defumada
1 cebola pequena ralada
2 xícaras de cenoura bem picadinha ou ralada
2 xícaras de couve picada bem fina
2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
Para acompanhar: cebolinha fina picada, parmesão ralado e pães a gosto.

Modo de preparo
Descasque as batatas, corte em cubos e cozinhe com os caldos de legumes na água em quantidade até cobrir um dedo acima das batatas.
Enquanto cozinha as batatas aqueça o azeite e refogue as linguiças fatiadas em rodelinhas. Depois coloque a cebola ralada e refogue mais um pouco. Por último coloque a cenoura, mexa bem, desligue e reserve.
Assim que as batatas estivem cozidas, coloque-as no liquidificador com o caldo e bata até virar um creme. Você provavelmente vai precisar fazer isso em duas etapas para não transbordar o liquidificador. Ligue o fogo novamente, aqueça a linguiça e coloque o creme de batatas para ferver por 10 minutos em fogo baixo mexendo sempre para não grudar no fundo. Para finalizar, coloque o requeijão e mexa até incorporar bem e desligue. Sirva logo em seguida. 

Relação de estoques
No final de cada exercício social, ao encerrar o balanço do período, a empresa deve realizar a contagem e o detalhamento das mercadorias para revenda e dos produtos fabricados ou em fabricação que estejam estocados. Deve, também, de acordo com a legislação contábil e fiscal, efetuar o mesmo procedimento para o material de consumo (material de escritório, etc.), pois o correto é postergar para o exercício seguinte o valor relativo aos materiais que não foram utilizados no período em questão.

As informações sobre as mercadorias em estoque (especificação, quantidade e preço de custo) devem ser escrituradas, obrigatoriamente, no Livro Registro de Inventário. O valor total dos estoques, a preço de custo (sem ICMS), é informado, ainda, no balanço, na Declaração de Renda da Pessoa Jurídica e na Guia de Informação Anual do ICMS.

O custo de aquisição das mercadorias destinadas à revenda compreende, além do preço pago ao fornecedor, as despesas de transporte e de seguro e os impostos e taxas não recuperáveis pagos na sua aquisição ou importação.

Os impostos não recuperáveis são aqueles que o contribuinte não pode usar como crédito nos Livros Fiscais, como, por exemplo, o IPI pago na aquisição de mercadorias por comércio varejista e o ICMS pago na aquisição de mercadorias com substituição tributária (caso de bebidas, cigarro, etc.). No caso de mercadorias para revenda, o IPI pago na compra do produto deve integrar o preço de custo, pois não pode ser compensado pelo comércio, mas, apenas, pela indústria.

O frete, pago pela empresa, relativo às matérias-primas e mercadorias adquiridas integra o preço de custo, mas pode ser lançado como despesa em separado. Todavia, o frete pago referente às matérias-primas e às mercadorias em estoque (não industrializadas ou comercializadas) deve ser lançado no Ativo, em conta separada (Fretes a Apropriar), no grupo de Despesas do Exercício Seguinte. Este frete será apropriado como despesa no próximo exercício.

O valor dos estoques é de fundamental importância para a contabilidade. Um estoque inferior ao realmente existente na empresa é prova evidente de sonegação, seja através da omissão de compras (mercadorias adquiridas sem nota fiscal); seja por redução artificial das quantidades e/ou do preço de custo dos produtos em estoque (ao reduzir o valor do estoque, reduz-se, em decorrência, o lucro do exercício, devido à elevação artificial do custo das mercadorias vendidas). Por outro lado, um estoque contábil maior do que o realmente existente na empresa é sinal de omissão de vendas, provavelmente para reduzir o ICMS e o IR a pagar.

Nas ações fiscais, geralmente, é realizado o levantamento físico dos estoques. O fiscal, a partir das quantidades de um dado produto, informadas no Registro de Inventário do último período, faz a conferência das quantidades vendidas e adquiridas no período subseqüente, confrontando os dados informados. Se as quantidades vendidas, compradas e em estoque não coincidem, podem constituir provas de omissão de compras ou de vendas.

Tal conferência pode incluir, também, a análise dos preços de custo. Por isso, deve-se ter cuidado ao se elaborar a relação dos estoques, evitando informar preços ou quantidades irreais.
Atualmente, com a Nota Fiscal eletrônica, o controle do Fisco sobre as mercadorias adquiridas pelas empresas é maior, permitindo a verificação de qualquer omissão de compras.

Mario Pinheiro (Advogado, contador e jornalista, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Atividade 
A semana da pátria está chegando. Comemoramos a independência do Brasil em 7 de setembro e para ir se preparando para a data que tal pintar a bandeira do Brasil? Você sabe o que representa cada uma das cores? Não? Então presta atenção. O amarelo são as nossas riquezas, o verde as nossas matas, o azul o nosso céu e o branco a paz. Já as estrelinhas que aparecem representam os Estados e o Distrito Federal.

Kids e Teens
Rafael e Bruno com o pai Márcio Moreira

Ainda em clima de Dia dos Pais, Luciano Velleda com os filhos Arthur e Miguel

 Cuidados com os primeiros dentinhos 
 Antes dos primeiros dentes, surgem o desconforto e, com eles, alguns cuidados precisam ser tomados


Os primeiros meses de um bebê são de muitas novidades e descobertas e, lá pelo sexto mês, surge a primeira pontinha branca na gengiva indicado um dentinho nascendo. E, mesmo sendo um momento muito especial, ele vem acompanhado de alguns desconfortos: excesso de salivação, gengivas inchadas, perda de apetite, diarreia e até febre, conforme conta a dentista Beatriz Oliveira.

“Isso acontece porque o dente precisa romper a gengiva para sair. É por esse motivo também que a criança passa a morder tudo o que encontra. Os pais podem ajudar oferecendo alimentos mais duros, como cenoura ou maça, ou mordedores de silicone que massageiam a gengiva e aliviam o desconforto”, destaca.
É também a partir deste momento que torna-se importante cuidar da higiene bucal, que irá prevenir não apenas problemas dentários como as cáries. Além disso, pensar na saúde da dentição de leite é essencial para o desenvolvimento da fala e guiar a dentição permanente. É chegada, então, a hora de começar a levar os pequenos ao dentista e buscar informações sobre como realizar a limpeza bucal.

41º Remate Guatambu, Alvorada e Caty define sua programação e traz novidades
Evento acontece no dia 05 de outubro na Estância Guatambu em Dom Pedrito


O tradicional Remate Guatambu, Alvorada e Caty chega a sua 41ª edição em 2013 e traz novidades: o evento, neste ano, acontece no dia 05 de outubro na Estância Guatambu, em Dom Pedrito, e conta também com a comercialização de equinos “montaria de patrão” da raça Crioula.

Outra novidade será a utilização das instalações enoturísticas da recém-inaugurada Guatambu Estância do Vinho. A vinícola será palco do tradicional almoço oferecido aos participantes do leilão - assado de carne P. Hereford em uma típica parrilla fronteiriça – onde o público terá a oportunidade de conhecer a produção dos premiados vinhos da região vitivinícola. Após, os visitantes prestigiarão o leilão na mais nova pista de remates da região, instalada na sede da Estância Guatambu, que fica a um quilômetro de distância da vinícola.

O remate, que se caracteriza por ser o maior leilão das raças P. Hereford e Braford do Brasil, contará com um plantel selecionado de 250 animais, dentre os quais, 120 touros melhoradores, 120 novilhas prenhes e de sobreano, sete éguas crioulas e três cavalos crioulos. A expectativa dos organizadores é de grande público para prestigiar o novo local de remates, cuidadosamente planejado: “Com a mudança de local, estamos buscando oferecer uma melhor estrutura para atender nossos clientes, o que contempla maior agilidade no momento da comercialização e maior conforto em todas as etapas do leilão”, ressalta Isadora Pötter, uma das proprietárias.

A programação inicia às 11h com o cadastramento e revisão dos animais, às 12h acontece o almoço e a partir das 14h o remate.

 Expointer como palco para o lançamento da 101ª Expofeira de Bagé e 79ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel

Entre a extensa programação da 36ª Expointer, que acontece desde 24 de agosto até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, estão inúmeros atrativos e, entre eles os lançamentos oficiais das 101ª Expofeira de Bagé e 79ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel.
A Associação e Sindicato Rural de Bagé realizou sua programação na terça-feira, dia 27, na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil e apresentou a programação da exposição, que acontece de 04 a 13 de outubro, em Bagé. De acordo com o presidente da Associação Rural, Aluízio Tavares, um evento com a importância e a tradição da Expofeira tem que estar presente na maior mostra agropecuária do país, a Expointer.

Já a 79ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, que acontece de 18 a 28 de Outubro no Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel, teve seu lançamento oficial no dia 28 de agosto, conforme contou Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul.

Campeões do Freio de Ouro

Ampla programação, inúmeras pessoas, ótimas oportunidades de negócios, provas campeiras e shows, estes foram os principais atrativos da 36ª Expointer, que desde o final de semana passado, dia 24, movimentou o parque de exposições Assis Brasil em Esteio. Entre os pontos altos da festa estiveram as finais do Freio de Ouro e do Bocal de Ouro, principais provas dos Cavalos Crioulos e que contaram com vários representantes da região. E, assim como em anos interiores, ginetes e criadores de região estão entre os vencedores. Na prova das fêmeas, o ginete Lindor Collares foi Freio de Bronze e, entre os machos, a Cabanha da Maya venceu o Freio de Bronze. Para hoje a amanhã a programação mantém-se intensa. Várias provas, demonstrações e shows movimentam o parque com a expectativa de grande púbico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário