Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

CADERNO PAMPA :: 09 de novembro 2013 :: Edição 299



Entre as inúmeras mudanças que a primavera nos proporciona está a possibilidade de aproveitar ao máximo os dias ao ar livre. As temperaturas mais amenas aliadas a mais tempo de sol são um convite para brincadeiras e muita diversão para as crianças e, por que não, também para os adultos. Não à toa, nesta época do ano as praças das cidades ficam cheias de pessoas acompanhadas de seu chimarrão enquanto as crianças aproveitam para exercitar-se andando de bicicleta, patinete, skate, jogando bola, correndo e divertindo-se como a imaginação permitir. O melhor de tudo é que as brincadeiras, ainda que pareçam inocentes, trazem vários benefícios para a saúde e o desenvolvimento dos pequenos, que sem perceber, aprendem a superar desafios, a manter-se equilibrados, a participar de equipes e, ainda, movimentam o corpo e fogem do sedentarismo. Agora, já que não existem mais argumentos para não curtir a primavera para permitir que as crianças divirtam-se e, não deixe de entrar na brincadeira e ainda criar mais um momento de descontração com a sua família e amigos. Aproveitem! Na foto da capa um clic do fotógrafo Marcelo Pires do pequeno Arthur Pires de 5 anos.

Ops! Na segunda edição do Caderno Use, publicado dia 26 de outubro, erramos ao creditar as imagens usadas na página da Ótica Conquistadora. As imagens foram feitas por Felipe Telles da FT Movies durante o desfile do Moda Bagé.
PRÓXIMO PAMPA: 30 DE NOVEMBRO

Música nativista na 10ª Galponeira de Bagé
Entre os dias 15 e 17 de novembro o Parque do Gaúcho de Bagé sediará a 10ª edição da Galponeira. As inscrições para os interpretes encerraram dia 31 de outubro e os participantes estarão disputando premiações que chegam a R$3 mil para o grande campeão, além disso, todas as músicas selecionadas estarão presentes no CD da 10ª Galponeira. A entrada é franca para o público que for prestigiar o evento. Mais informações e o regulamento do concurso podem se obtidos através do e-mailgalponeiradebage@hotmail.com.

Marilu Teixeira expõe na Casa de Cultura Pedro Wayne
Exposição estará aberta ao público até 18 de novembro em Bagé
Com uma proposta de releitura do patrimônio histórico de Bagé através da cerâmica, a artista plástica Marilu Teixeira expõe “Ladrilho Hidráulico” na Casa de Cultura Pedro Wayne de Bagé com apoio da Associação Pró Santa Thereza. O coquetel de lançamento da exposição aconteceu dia 4 de novembro e as obras permanecerão em exposição aberta ao público até o dia 18 de novembro das 9h às 18h sem fechar ao meio dia.

Rede municipal de Candiota com período de matrículas abertas
Desde o início de novembroas escolas da rede municipal de Candiotaestão com matrículas abertas.O período de matrículas se estende até 20 de novembro, diretamente nas escolas, nos horários normais de funcionamento.A secretária, Nazionélia Ferreira salienta que para ingressar na Educação Infantil a criança deve ter 4 anos de idade ou completar os 4 anos até 31 de março de 2014 e para o 1º ano do Ensino Fundamental a criança deve ter 6 anos de idade ou completar até 31 de março de 2014.

Fábulas Gaúchas é o novo livro de Greice Martins
A obra da bageense foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre
A bageense Greice Martins volta ao cenário literário gaúcho com sua nova obra, “Fábulas Gaúchas”, um livro de histórias que narram de forma lúdica o cotidiano da vida do campo. A obra foi lançada durante a Feira do Livro de Porto Alegre com sessão de autógrafos. Segundo o escritor AlcyCheuiche, as fábulas do livro, escritas para leitores de todas as idades, são fruto de uma longa vivência da autora com a vida do campo, mas não uma vida rústica e contemplativa. Greice destaca que as histórias fazem parte da sua vida e nelas estão contidas a alegria de experiências que já viveu.
“Quero que o Fábulas Gaúchas entre nas escolas, nas bibliotecas, que os pais e avós leiam para seus filhos e netos, e que todos se divirtam e viajem juntos com as histórias”.


NEGÓCIOS
Segurança e procedência nos seminovos da Tterrasul 
A manutenção e a revisão preventivas são itens fundamentais para o veículo

O mercado de veículos seminovos é uma excelente alternativa sempre que se pode confiar na segurança, qualidade e procedência dos veículos em oferta, assim como são os oferecidos pelo setor de seminovos da Tterrasul. A concessionária Volkswagen para Bagé e região oferece veículos multimarcas em seu setor de seminovos com a garantia de toda a manutenção e revisão realizadas em sua oficina, além de conhecer a procedência dos veículos. O supervisor do setor, Jefferson Collares, conta que a maioria dos veículos em oferta são oriundos de clientesTterrasul que trocaram seus veículos e tal processo garante que a concessionária possa manter a qualidade dos carros em oferta.

“O mercado de seminovos está bastante aquecido e nos últimos meses melhorou ainda mais, o que significa bons negócios tanto para quem vende um seminovo tanto para quem compra, que tem a oportunidade de adquirir um veículo novo, revisado e garantido. Além disso, os veículos seminovos da Tterrasul possuem preços bastante competitivos, inclusive com algumas ofertas com valores a baixo da tabela Fipe”, destaca.
Todos os veículos seminovos da Tterrasul possuem garantia de 3 meses, assim como assegura a lei mas, ainda, a concessionária garante todo o suporte necessário mesmo no termino do prazo através de sua oficina especializada. 

O Chefe da Oficina, Rodrigo Araújo conta que tão importante quanto realizar a manutenção do veículo é estar atento as revisões preventivas que, além de assegurar a segurança do veículo e diminuir as chances de problemas maiores, é importante na hora da venda do veículo, já que auxilia na valorização.
“A troca de óleo e dos filtros precisa ser realizada a cada seis meses ou 10 mil quilômetros na maioria dos veículos, já outras manutenções variam de acordo com cada modelo. Toda vez que um carro chega a nossa oficina temos um checklist onde revisamos todos os itens, e quando detectamos algum reparo a ser feito comunicamos o cliente com um orçamento. Estar com todos esses itens em ordem é uma garantia para evitar maiores problemas e também de garantir uma boa avaliação do veículo na hora da venda”, conta.

Muita música e ritmos com o festival Sul Sur
Programação acontece dias 22 e 23 de novembro em Bagé

Os apreciadores da música e das variedades de ritmos tem no festival Sul Sur uma ótima oportunidade de curtir boa música e interatividade. A programação que acontece nos dias 22 e 23 de novembro em Bagé terá como palco o Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, oImba e o Ateliê Coletivo com a participação de nomes como Marcos Suzano (Percussionista), Dirceu Leite (sopro e outros), Mônico Aguilera e Quinteto, Guilherme Gê, Samuca do Acordeon e mais atrações reunidas sob a curadoria artística de Julinho Pimentel que já editou festivais anteriores ao perceber a riqueza sonora dos intercâmbios musicais. A equipe de produção conta também com a participação de Martha Hentschke, Eliane Simões Pires e Lula Barros,todas Diretoras do Festival.

Sob novo nome e através da união de um coletivo de artistas, o Festival Sul Sur está mais amplo ao mesmo tempo em que permanece contemplando todos os tipos de ritmos através de atividades gratuitas para a comunidade de Bagé e região. Na programação estão agendadas diversas apresentações compartilhadas na comunidade, workshop com os artistas Dirceu Leite, Marcos Suzano e Samuca do Acordeon. Haverá também a oportunidade para inscrições de artistas autorais se apresentarem.
Mais informações podem ser acompanhadas através das redes sociais e do site do festival, que vem sendo abastecidas através do trabalho do DesignMarsal Alves Branco e Luana Pimentel, da Agência Paiol e de Mima Pimentel.

Frango na crosta de queijo 


Ingredientes
100g de mussarela ralada no ralo grosso (1 xícara de chá)
150g de queijo prato ralado no ralo grosso (1 xícara e meia de chá)
50g de maionese
2 dentes de alho picadinhos
Meia xícara (chá) de farinha de rosca (50g)
Meia xícara (chá) de cebolinha picadinha (30g)
500g de peito de frango sem osso, limpo e temperado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque a mussarela, o queijo prato, a maionese, os dois dentes de alho picadinhos, a farinha de rosca e a xícara (chá) de cebolinha picadinha e misture bem.
Em uma assadeira antiaderente e untada com 1 fio de azeite, coloque os filés de peito de frango sem osso (limpo e temperado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto). Com uma faca, faça cortes superficiais nos filés de frango, na diagonal, até a metade de sua altura (para grudar a crosta de queijo no frango). Sobre cada filé espalhe uma porção da crosta de queijo (feita acima) e leve ao forno alto pré-aquecido a 250 °C por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Pão recheado 

Receita e foto enviados por Clarissa dos Santos Silva

Ingredientes
1 pacote (10g) de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
1 ovo batido para pincelar
Meia xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de leite morno
600g de farinha de trigo
200g calabresa defumada cortada em cubos
100g de queijo provolone cortado em cubos

Modo de preparo
Misture o fermento e o açúcar. Acrescente o restante dos ingredientes e bata na batedeira até ficar uma massa firme. Acrescente a calabresa e o queijo e misture com uma colher de pau. Despeje a massa em duas formas de bolo inglês untadas com margarina e polvilhadas com farinha. Deixe descansar por 1 hora. Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 30 a 40 minutos.

Você também pode participar! Se você tem uma receita especial, que a família e os amigos adoram e que sempre faz muito sucesso, mande para nós. Você pode encaminhar a suas receitas através do zh.bage@zerohora.com.br. Não esqueça de encaminhar o seu nome completo e uma foto da receita pronta. Vamos adorar receber a sua participação!



Truques na cozinha 
Esqueça da faca para descascar as batatas

Cozinhar não é uma tarefa fácil. Às vezes parece que tudo vai dar certo até que algo de errado acontece e é preciso recomeçar. No entanto, alguns segredinhos sempre podem ajudar em momentos de descuido e também para facilitar a vida de quem entende alguma coisa de cozinha e se aventura por este delicioso mundo.

Cortar cebola sem chorar
Cortar cebola é um verdadeiro drama. A cebola libera um gás que em contato com os olhos produz uma substância que “te faz chorar”, já que ocorre uma irritação. Para evitar, coloque a tábua de corte ao lado da chama do fogão ligado, a chama consumirá uma parte dos gases irritantes aos olhos que a cebola solta. Outra opção é lavar bem a cebola depois de descascada.

Separar a clara da gema do ovo
Para quem não consegue de maneira alguma separar a clara da gema do ovo, a dica é bem simples: basta partir a casca do ovo cuidadosamente e despejar em um funil com um recipiente embaixo. Assim a gema ficará presa e a clara cairá no recipiente.

Arroz queimado
Uma das coisas mais chatas na cozinha é deixar o arroz queimar. Uma dica é colocar uma fatia de pão branco na panela do arroz queimado e deixar por 5 minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado e você poderá comer seu arroz tranquilo, sem aquele gosto ruim.

Formar gelo rapidamente
Acredite ou não a dica de como formar gelo rapidamente é colocar água fervida nas forminhas no lugar de água com temperatura normal. Isso acelera a formação do gelo.

Descascar alho
Descascar dentes de alho não é fácil, mas não é preciso perder tempo com a tarefa. Jogue os dentes de alho em uma vasilha, em seguida, com outra tigela grande faça uma “tampa” e comece a sacudir bastante os alhos. Ao terminar, os dentes de alhos estarão livres das casquinhas.

Descascar batata
As batatas dão certo trabalho para descascar. A dica é esquecer a faca. Depois de cozinhar as batatas, coloque-as em uma vasilha com gelo. Depois de alguns segundos aperte os dois lados da batata e a casca sairá facilmente.

Cozinhar milho
Nunca foi tão fácil cozinhar uma espiga de milho. Coloque-as no micro-ondas com um pouco de água por 6 a 8 minutos, depois é só comer.


Farm Show de Dom Pedrito comemora resultados
Depois de intensa programação do parque de exposições Juventino Corrêa de Moura, o Sindicato e Associação Rural de Dom Pedrito comemoram os resultados da 80ª edição da Farm Show realizada entre os dias 23 e 27 de outubro em Dom Pedrito. Com shows artísticos, palestras técnicas, mateada, comercialização de implementos agrícolas, jantar de harmonização com os vinhos da campanhae os concorridos remates, a Farm Show 2013 teve avaliação positiva da organização, conforme conta a Secretária Executiva do Sindicato, MarcelleHennigLehr.

“A avaliação final da feira foi positiva, pois todas as comercializações foram efetuadas com êxito, além do público que compareceu mantendo a tradição de anos anteriores. Além disso, merecem destaque nesta edição os animais apresentados nos remates com alta genética e o grande incremento do setor agrícola. Tendo a 80ª Farm Show alcançado todas as nossas expectativas”, conta Marcelle.
Agora, o Sindicato e Associação Rural de Dom Pedrito prepara sua 35ª Feira de Ovinos de Verão, agendada para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2014.

Bons negócios na 75ª Expofeira de Livramento
Feira atingiu as expectativas da organização
Confirmando a expectativa do Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento, a 75ª Expofeira realizada entre os dias 10 e 20 de outubro foi sucesso de público e comercialização assim como nas edições anteriores. A programação da festa contou com os tradicionais remates, que reuniram ótimos exemplares da genética da cidade, além de provas campeiras e de palestra técnica sobre a visão empresarial do campo, que contou com grande participação dos produtores.

O presidente do Sindicato Luiz Claudio Andrade destaca que a avaliação geral da Feira foi positiva e que a variação de número de público e volume de comercialização está dentro do esperado.
“Tivemos um remate a menos nesta edição, mas agregamos os cavalos crioulos que trouxe resultados bastante positivos para a Feira e com isso nosso balanço geral é positivo tanto na comercialização de animais quando na participação de público”.

Entre os destaques da 75ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento, Andrade cita o crescimento dos Angus e Brangus em seus remates atingindo patamares elevados assim como as raças Hereford e Braford já vem realizando há alguns edições.

O próximo evento a ser realizado pelo Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento é a 36ª Feira de Ovinos de Verão entre os dias 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2014 no parque do Sindicato na cidade.


O mês de novembro é especial para mim, pois há um ano assumia efetivamente o Pampa Vip. Aproveito o momento para agradecer, mais uma vez, pela oportunidade, em especial a Dilce, coordenadora da Casa ZH, em Bagé, as minhas colegas de Caderno Pampa, Simôni, Sinara, Fabiana e Carla e, principalmente, a vocês, caros leitores, que nos leem aos finais de semana. Muito obrigada, e que eu possa dividir essa felicidade com vocês por muitos e longos anos.

Marquem na agenda de vocês: dia 28 de novembro, às 20h, na loja Solaetela, lançamento do livro “Vida Peregrina”, de Mariana Kalil, editora do Caderno Donna, encartado aos domingos na Zero Hora. O convite é feito por Leilah Kalil Castro, proprietária da loja Solaetela, e pelas queridas cerimonialistas Mana Romero e Simone Salles. Evento imperdível!

Até o dia 29 de novembro, o Sesc Bagé estará expondo a mostra “O Corpo em Movimento”, resultado do 9º Concurso Sesc de Fotografia. As fotos ressaltam o corpo ativo e os benefícios que o movimento proporciona à saúde e à mente. A visitação tem entrada franca e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, na Unidade de Bagé do Sesc (Avenida Barão do Triunfo, 1280).

Enquanto o Sesc Bagé promove a mostra fotográfica do 9º Concurso Sesc de Fotografia, a Unidade de Alegrete estará expondo “O Verão no RS”, resultado do 7º Concurso Sesc de Fotografia. Os trabalhos estarão disponíveis para visitação até o dia 30, das 8h às 22h, no Sesc Alegrete (Andradas, 71). Entrada franca.

No dia 13 de dezembro acontece em Dom Pedrito a grande final do concurso Rainha da Capital da Paz, promovido e organizado pela Assessoria de Turismo e Lazer do município. Serão eleitas as rainhas infantil e juvenil, e as princesas e rainhas simpatia em cada uma das categorias. As vencedoras levarão para casa, além das tradicionais faixas e coroa, vestidos de luxo, trajes típicos do município, books fotográficos e muitos outros presentes. O evento acontece a partir das 21h, em frente ao Rancho da Praça. Boa sorte a todas as finalistas e parabéns aos organizadores pela iniciativa!

Glamour Baby e Glamour Jeans
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé estará promovendo no dia 22 de novembro, às 18h30, no salão de festas Balakatoon, a escolha da Glamour Baby e Glamour Jeans. As candidatas já estão em campanha, afinal, as vencedoras são aquelas que mais arrecadam verba através da venda de votos. Já as simpatias são eleitas pelo júri. Portanto, se alguma candidata pedir seu voto, contribua, pois desta maneira você estará auxiliando o trabalho da Liga e possibilitando que a “Pequena Miss Sunshine” vença o concurso.

 O grupo Sonido Del Alma Gaucha estará lançando seu novo CD “Piá” no dia 24 de novembro, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, em duas sessões, cujos horários serão divulgados em breve. A nova proposta é voltada inteiramente para crianças e é, segundo Alessandro Vaz de Mattos, inédita no Rio Grande do Sul. Na foto, Vinícius Leite, Salim Severo Dias, Hérick Rodrigues, Lissandro Perez, Alessandro Vaz de Mattos, Mariane Acordi, Diego Kaupe e Alexandre Brose

 Meiriane e Franco Alves com o pequeno João Pedro na sede da nova empresa da família, Franco In Company, que inaugurou na última sexta-feira, dia 08, no Centro Empresarial, na rua 20 de Setembro, em Bagé

 O empresário Patrique Nicolini Manfroi, representou a rede de Supermercados Nicolini, acompanhado de sua esposa Karen Schultze, e levou o troféu na categoria Comércio

 O médico Jorge Kaé Filho e sua Miriam, durante o Prêmio Imprensa – Troféu Mário Lopes, quando o gastroenterologista foi agraciado na categoria Saúde

 Na categoria Benemerência, a imprensa homenageou Martimiana de Vargas, que trabalha em prol do setor de Pediatria da Santa Casa de Caridade, ala do SUS


A importância do brincar 
Pais não devem subestimar o valor das brincadeiras, essenciais para o desenvolvimento da criança

Para as crianças, brincar é a primeira forma de se relacionar com o mundo

A Neuropsicopedagoga Simone destaca a brincadeira como uma forma de aprendizado 

Toda criança tem direito e precisa do lazer para o seu desenvolvimento e, com isso, o valor da brincadeira nunca pode ser subestimado. Brincar tem um viés que vai muito além da simples fantasia. Enquanto um adulto vê apenas uma criança empilhando bloquinhos, para o pequeno aquilo significa experimentar as possibilidades de construir e conhecer novas cores, formatos e texturas. Ou seja, para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta. É um investimento e, assim a criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender - tudo isso de forma natural. Com tudo isso, brincar tem três grandes objetivos para as crianças: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem.

"O brincar permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir a si mesma, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo. É uma maneira de instigar a imaginação infantil. Ao brincar a criança faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o outro. É através da brincadeira que a criança amplia o conhecimento sobre si, sobre os outros e do mundo. Organiza seu pensamento, aprende a ter regras e se socializa.Aprende a agir, sua curiosidade é estimulada e adquire autoconfiança proporcionando seu desenvolvimento", resume a pedagoga e especialista em Neuroeducação, Simone Gonçalves.

Com tudo isso, o brincar é de extrema importância no desenvolvimento da criança na aprendizagem e na interação com o meio Simone argumenta que através do jogo a criança aprende, verbaliza, comunica-se, internaliza novos conhecimentos e se desenvolve. Em nível motor, o jogo permite melhorar a aptidão motora, estruturação de espaço e tempo e desenvolvimento do ritmo, ajuda também no desenvolvimento espacial. E, aproveitando a primavera, está é uma ótima oportunidade de incentivar as crianças para novas brincadeiras.

“Brincar ao ar livre torna as crianças mais felizes, criativas e saudáveis, pois permite que resolvam os seus problemas, treinando competências para a vida adulta.O mundo digital é muito atrativo para pais e filhos, mas mesmo assim devemos incentivar as brincadeiras ao ar livre, que estimulam a criatividade e a interação com pessoas, animais e natureza.Para a formação de cidadãos capazes de lidar com suas emoções, com regras e perdas,nada melhor do que o incentivo de pular corda, jogar amarelinha, andar de bicicleta, empinar pipa, jogar bola, andar de patinete ou tudo que a imaginação permitir”.

As brincadeiras ideais para cada faixa etária
Até os 2 anos  - Nesta fase, a brincadeira tem que estimular os sentidos. Correr, puxar carrinhos, escalar objetos, jogar com bolinhas de pelúcia são atividades recomendadas.
3 a 4 anos - Começam as brincadeiras de faz de conta. As crianças respondem a brincadeiras de casinha, de trânsito, de escolinha e de outras atividades cotidianas.
5 a 6 anos - Os jogos motores (de movimento) e os de representação (faz de conta) continuam e se aprimoram. Surgem os jogos coletivos, de campo ou de mesa: jogos de tabuleiro, futebol, brincadeiras de roda.
7 anos acima - A criança está apta a participar e se divertir com todos os tipos de jogos aprendidos, mas com graus de dificuldade maiores.

Os brinquedos certos para todas as brincadeiras 


Brincar ao ar livre e aproveitar os dias de temperatura mais amena e mais sol pode ficar melhor quando se pode contar com o brinquedo ideal e que ajuda a tornar a brincadeira ainda mais divertida. Além disso, qual criança não possui a bicicleta dos sonhos ou a bola preferida? Pensando nisso, a loja de brinquedos Nova Era oferece uma ampla linha de brinquedos para a criança se divertir a aproveitar.

As bicicletas dos personagens favoritos, com cestinhos para as meninas ou buzina para os meninos, além de muitas cores e desenhos são a garantia de muita aventura e diversão. Outra opção são os patinetes que agora possuem opções com três rodas que ajudam no equilíbrio, além de também possuírem opções com vários personagens de desenhos. E, para as crianças menores, os balanços de madeira são uma ótima oportunidade para a criança experimentar as primeiras sensações de liberdade e aventura. É importante destacar também que todos os balanços comercializados na loja de brinquedos Nova Era de Bagé possuem selo de segurança do INMETRO e da Fundação ABRINQ que são a garantia para os pais de que seus filhos estarão se divertindo com segurança.

E, para as crianças que tem a opção de aproveitar o pátio de casa para montar um mini playground, a Nova Era tem escorregadores e playgrounds de plástico que ajudam a exercitar o corpo ao mesmo tempo em que oferecem desafios aos pequenos que precisam elaborar estratégias para os superar.

Kids e Teens

Pedro Feijó da Silva, filho de Bianca Feijó e Edson da Silva

Mateus Moraes que completou 8 anos no dia 24 de outubro. Ele é filho de Iara Dutra Machado

Juan Martins, filho de Isaura Martins


Atividade 

Já que estamos no clima de atividades ao ar livre, quem sabe experimentar uma brincadeira que fazia muito sucesso nas escolas anos atrás? A “amarelinha” ou “sapata” é simples e bastante divertida. Para brincar você irá precisar desenhar no chão (pode ser com giz branco ou riscando no chão de terra com um graveto) as casas, que serão numeradas até chegar na décima, que é o céu. O objetivo é ir pulando sem tocar nos limites de cada casa até chegar ao céu, a cada jogada você joga uma pedrinha na casa que não deve pisar e assim vai avançando.

eSocial: novo informativo

O eSocial constitui um novo informativo a ser entregue, via internet, para o governo federal. Os dados fornecidos pelas empresas, que incluem informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias, servirão para fiscalização e análise de suas atividades.

As informações a serem prestadas comportam, basicamente, de três espécies de ocorrências: a) eventos trabalhistas (admissão e demissão de funcionário, alterações salariais, acidentes de trabalho etc.); b) dados sobre a folha de pagamento; c) tributos pagos (imposto de renda na fonte, contribuições previdenciárias e para o FGTS etc.).

O novo sistema, que deverá ser adotado de maneira geral a partir de 2015, irá eliminar algumas obrigações acessórias feitas pelas empresas, como a DIRF (Declaração do Imposto de Renda na Fonte), a RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Desse modo, ocorrências como admissão e demissão de empregados serão informadas instantaneamente, enquanto que, pelo sistema anterior (no caso, o CAGED), os dados eram consolidados a cada mês.

Todos os dados transmitidos passarão a integrar o Ambiente Nacional do eSocial, ficando à disposição dos órgãos governamentais.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)

Colégio Auxiliadora realiza Expoideias
Atividade envolveu todos os alunos da escola


Com o tema“Mosaico da Produção da Região de Bagé e a Sustentabilidade” o ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora recebeu a segunda edição da Expoideias, que envolveu todos os alunos da escola em uma grande feira de ciências onde o objetivo era o de expor para toda a comunidade os trabalhos realizados pelos alunos, além de estimular e desenvolver nos alunos a curiosidade e o consequente conhecimento sobre o que a região de Bagé produz, como produz e os resultados do processo de produção na sociedade em que vivemos, naquilo que se refere a alimento, geração de emprego e renda e quanto à sustentabilidade.

Para tal, todas as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio desenvolveram pesquisa teórica de campo, vivências e experiências sobre o tema, distribuído da seguinte forma: 1° ano: Reciclagem (Brinquedos – confecção com garrafas pet); 2° ano: Processos do Minério de Carvão; 3° ano: Produção - Do Campo à Mesa; 4° ano: Reciclando para o Natal do Pampa (trabalhos com pet); 5° ano: Projeto RS – Reduzir/Reutilizar/Reciclar; 6° ano: Robótica e sustentabilidade; 7ª série: Marketing sustentável; 8ª série: Criação do Cavalo Crioulo - suas práticas, biotecnologia e sustentabilidade; 1° ano Ens. Médio: Arroz e fruticultura - Produção, armazenamento, clonagem, benefícios à saúde - Da planta à Mesa; 2° ano Ens. Médio: Leite, Carne e derivados... Processos de produção, melhoramento genético, cortes, charques, etc; 3° ano Ens. Médio: Energia eólica, energia da casca de cereais, biodigestor, compostagem, sustentabilidade.


ANIVERSÁRIO DOM PEDRITO
Dom Pedrito comemora 141 anos de história e evolução 



Uma cidade em pleno desenvolvimento como é Dom Pedrito merece os parabéns ao completar 141 anos de história. A Fronteira da Paz esteve de aniversário dia 30 de outubro em pleno desenvolvimento social e econômico com a realização de importantes e reconhecidos eventos como a Feira do Livro, a Exposição Farm Show e tantos outros que enchem de orgulho a sua população, assimcomo destacam-se o potencial das vinícolas da região, da gastronomia e da agropecuária e o fato da cidade estar tornando-se um polo educacional com a emancipação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Com economia baseada no campo, Dom Pedrito tem cerca de 70% do seu PIB vindo da atividade agropecuária. Localizada a 441 km de Porto Alegre tem pouco mais de 40 mil habitantes que orgulham-se do seu rebanho bovino, equino e ovino, reconhecido nacionalmente pela qualidade genética.Dom Pedrito é também terra que se destaca pela produção de arroz, que constitui-se, atualmente, como a atividade básica de exploração para quase todo o mercado nacional. Outro setor que ganha impulso é a vitivinicultura. No município já são quatro vinícolas que produzem uvas e vinhos de qualidade reconhecida, além da recém inaugurada Guatambu Estância do Vinho, um espaço enoturístico aberto ao público com passeios e oferta de vinhos e gastronomia especializadas.

A educação também é um dos potenciais de Dom Pedrito. A Diretora Campus Dom Pedrito da Unipampa, Nádia Fátima dos Santos Bucco conta que o Campus da cidade conta com quatro cursos de Graduação: Zootecnia, CST em Agronegócio, Enologia (sendo o primeiro curso do país), Ciências da Natureza e em fevereiro de 2014 iniciará o Curso de Educação do Campo. Além de ofertar duas Especializações em Produção Animal e Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Matemática e muitos outros projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, reforçando a capacidade da cidade para o desenvolvimento da educação.

Em Dom Pedrito desde 2007, Nádia que é natural de Cruz Alta conta que quando chegou a cidade, a característica que mais chamou a sua atenção foi a hospitalidade e a cordialidade dos Pedritenses. Além disso, ela conta admirar a participação e o envolvimento da cidade com os projetos sociais e com os grandes eventos do município.

Sobre os potenciais da cidade, a professora que foi para a cidade com a incumbência de desenvolver as atividades da Unipampa por lá, reforça que o agronegócio é um grande diferencial.
“O agronegócio é um dos grandes potenciais de Dom Pedrito, dada a vocação do município para a agricultura e a pecuária de excelência. Hoje o município vem investindo na vitivinicultura, a qual vem se consolidando dia-a-dia, como uma nova opção em cadeia produtiva. Vejo com otimismo a crescente valorização do enoturismo como alternativa de renda. Dom Pedrito se organiza produzindo com alta tecnologia, apoiando e valorizando as Universidades instaladas no município e, com isso, observo desde que cheguei aqui o crescimento de Dom Pedrito”.

E, mesmo ao caminhar para o futuro, alguns pontos ainda merecem atenção. A professora Nádia destaca a necessidade de melhorias na infraestrutura do município, na educação, na saúde, além do incentivo a instalação de indústrias, mais investimentos em imóveis adequados para estudantes e também um olhar diferenciado para o desenvolvimento do turismo, valorizando os aspectos históricos de Dom Pedrito na história do Rio Grande do Sul.
“Penso que o futuro já chegou em Dom Pedrito, hoje considerada uma cidade universitária e, com ela, comemoramos a cada ano a chegada de pessoas oriundas de todos os lugares do Brasil. Dom Pedrito tem  muito a comemorar e ao parabenizar a cidade pelo aniversário eu agradeço sempre pela acolhida carinhosa”, comenta Nádia.
O poder de um bom acessório

Fotos: Império Bijoux/Especial

A loja Império Bijoux de Sant’Ana do Livramento oferece uma ampla variedade de bijuterias de acordo com as últimas tendências de moda, aliando charme, estilo e preços acessíveis

Toda mulher que é ligada em moda e tendências sabe a importância de um bom acessório para completar o look. Eles são, ainda, uma ótima maneira de renovar e incrementar o visual. Não à toa, as tendências de primavera-verão dão atenção especial para as bijuterias que, além de baratas e lindas, são excelentes alternativas para quem optar pela segurança de deixar as joias em casa. Para a estação, as tendências apontam para formas geométricas e tamanhos grandes, tanto para brincos, quanto para colares e pulseiras.Muitas cores vibrantes e designs diferentes estarão nas vitrines e desfilando pelas ruas. As características tropical, étnica e artesanal também serão muito exploradas, e a tendência maxi se mantém, aliada a flores, franjas, pedrarias coloridas, acrílicos, tecidos e ao animal print.

Nenhum comentário:

Postar um comentário