Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caderno Pampa :: 22 de fevereiro :: Edição 306


 


O Carnaval é uma das festas preferidas da maioria dos brasileiros. Tempo de muita alegria, descontração, muita cor, festas e música. Não à toa, em toda a região, as cidades já estão com as suas programações para o Carnaval prontas e acertando os últimos detalhes para os desfiles de ruas, escolhas de rainhas e reis e festas em clubes. As opções são muitas e basta se informar para aproveitar a folia. Para isso, preparamos uma matéria especial com o resumo das programações de Carnaval das cidades da região para que você, com antecedência, consiga escolher onde irá aproveitar. E, para aqueles que realmente gostam de Carnaval, a boa notícia é que as cidades de Bagé, Candiota e Sant’Ana do Livramento realizam suas festas fora de época e, com isso, são mais uma opção de lazer e festa prolongados. Aproveite, divirta-se, mas não abuse! Não abuse da bebida alcóolica, mantenha-se hidratado e alimenta-se bem! E, enfim, tenha um ótimo Carnaval!

PRÓXIMO PAMPA: 08 DE MARÇO

Animação para o recomeço das aulas no Colégio Auxiliadora
No primeiro dia de aula, o sentimento era de alegria pelo retorno e de expectativa por um ano inteiro de novidades



Os alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora retomaram as aulas no dia 17 de fevereiro e foram recebidos em um clima de acolhida e alegria. Já ao chegarem na escola, malabaristas, pernas de pau e palhaços recepcionavam os alunos que, ainda, assistiram show de mágica e puderam iniciar as atividades letivas do ano com animação e alegria. A coordenadora pedagógica do turno da manhã Rose Dóglia conta que a mensagem transmitida aos alunos nos primeiros dias de aula é de tranquilidade e organização e, que por isso, o retorno às aulas é motivo de festa. Rose acrescenta ainda que em 2014 a escola completa 110 anos e que uma grande programação está sendo organizada.

CARNAVAL
Desfiles de rua, bailes de salão e muita diversão no Carnaval em toda a região
A programação é intensa em toda a região durante os dias de Carnaval

Durante o feriado de Carnaval a opção de muitos brasileiros é aproveitar a folia e divertir-se embalados pelos desfiles de escolas de samba, blocos de rua ou, ainda, aproveitar os bailes de clubes. Quem for ficar na região durante o Carnaval terá muitas opções de lazer e diversão, basta escolher e aproveitar.

Bagé
O Carnaval em Bagé já começou desde o início do mês com a realização do “Carnaval no Tempo da Marchinha” na Vila Histórica de Santa Thereza. Hoje, o espaço realiza mais um baile a partir das 20h30 até 1h, com apresentação de banda do Imba, concurso de fantasias e várias atrações. O enterro dos ossos acontece dia 08 de março, no mesmo espaço e horário.
Hoje, ainda acontece a escolha da Rainha do Carnaval da cidade e, no dia 28, a da Rainha do Estado, ambos os concursos acontecem no Ginásio do Militão. O Carnaval de rua de Bagé acontece fora de época durante dos dias 28, 29 e 30 de março com os desfiles de escolas de sambas, blocos carnavalescos e burlescos no sambódromo localizado na rua Caetano Gonçalves.

São Gabriel
A cidade tem programação intensa de Carnaval e já começa a entrar no clima da festa hoje, quando realiza a escolha das soberanas do Carnaval de rua, que será realizado no ginásio Plácido de Castro. A festa deste ano conta com o slogan “Viva a folia! Carnaval é alegria” e tem a assinatura do carnavalesco Marcel Bastianello (conhecido como Marcel da Cohab). O Carnaval de São Gabriel começa no dia 1º de março, com o desfile de Blocos Carnavalescos na Praça Dr. Fernando Abbott. O evento continua no domingo, dia 02, e segunda-feira, dia 03, com a participação de Escolas de Samba e blocos, respectivamente. Na noite de terça-feira, dia 04, será realizado o desfile das campeãs de 2014.

Sant’Ana do Livramento

A escola campeã do Carnaval 2012 de Livramento Império da Zona Sul

Para quem quer a oportunidade de prolongar as festas de Carnaval tem a oportunidade de curtir a folia em Sant’Ana do Livramento que realiza seu Carnaval fora de época nos dias 7, 8 e 9 de março com desfiles de Escola de Samba e blocos carnavalescos na Avenida João Goulart e com a presença da corte do Carnaval escolhida na semana passada.

Candiota
A cidade também realiza o seu Carnaval fora de época. Em Candiota a festa acontece dias 15 e 16 de março com o tradicional desfile dos blocos.

Dom Pedrito
A passarela do samba de Dom Pedrito, localizada na rua Bernadino Ângelo, recebe entre os dias 1º e 4 de março os desfiles de rua com agremiações carnavalescas, blocos carnavalescos e burlescos. A programação acontece sempre a partir das 20h e contará com a presença do Rei Momo da cidade, Renato Deiques, e das Rainhas adulto e infantil, Andressa Martins e Camille Zanolete, respectivamente. O desfile das agremiações carnavalescas acontece na terceira noite de festa, na segunda-feira.

Em férias pela Costa Doce do nosso Rio Grande do Sul, eu e meu namorado, Rodrigo Azambuja, testemunhamos paisagens incríveis que cercam a exuberante Lagoa dos Patos. A preservação de sua flora encanta os turistas de todo o Estado, especialmente aqueles cujo local de origem não possui tamanha riqueza, ou, então, os que fogem da badalação das praias do litoral gaúcho em busca de sossego. Até hermanos uruguaios e argentinos, que em geral rumam para as praias do norte do Estado e Santa Catarina, vimos por lá.

E por falar em cruzar o Rio Grande, as obras de duplicação da BR 116 continuam a pleno vapor, o que não dá para continuar é a imprudência dos motoristas. O que presenciamos de ultrapassagens indevidas foi inacreditável! A pergunta que me fazia cada vez que assistia a uma ultrapassagem perigosa, era se aquela decisão iria reduzir o tempo da viagem, pois, sair de trás de um caminhão, invadir a faixa contrária em local não permitido para retornar para a pista e continuar a viagem atrás de um ônibus, francamente, isso não é só falta de maturidade, e sim, tolice! Talvez seja por isso que ao ligarmos a TV ou o rádio, de cada três ou mais notícias, uma, pelo menos, é sobre acidentes de trânsito nas estradas. Lamentável!

Ainda bem que não foi só isso que vimos ao longo da viagem. Vocês sabiam que a pouco mais de três horas de Bagé existe o Parque Histórico General Bento Gonçalves? Localizado entre os municípios de São Loureço do Sul e Camaquã, mais precisamente na cidade de Cristal, o Parque sedia uma linda e imponente casa, réplica da sede da Estância do Cristal do general e de sua Cayetana, cujo parte do alicerce da casa original ainda resiste ao tempo e fica ao lado do museu, que conta e mostra através de objetos, vestuários e fotos a história de nosso destemido herói. Ah, outro dado importante é que neste local, às margens do Rio Camaquã, foram construídas as três escunas de Giuseppe Garibaldi, utilizadas na Revolução Farroupilha.

Quero agradecer a competentíssima Gabriela Pötter pelo convite para participar da Vindima na Estância Guatambu no último domingo. Em virtude das férias não pude comparecer, mas prometo organizar minha agenda para prestigiar o evento em março, no dia 16, aliás, se vocês que nos leem neste momento não compareceram, reservem já a sua presença pelo telefone (53) 3243 3295. Ao lado, algumas fotos da edição deste mês.

Elas estão contando os dias para curtirem a folia no Bloco Os Fora da Casinha, na Praia do Cassino, a pequena Valentina Barbosa Garcia e sua tia Vitória Barbosa

Maria Eduarda Melo e Bruna Cancio da Silva 

Elas são super alto astral! Grisel Deamici Chaves, Marcele Centena Patron, Elisandra dos Santos (Lilica), Laís Corrêa, e Daniela Fernandes (Dani), professoras da Fitness Move Academia Feminina

Joice Rodrigues, Daiane Delabary, Carla Soares e Charlene Lacerda Rosa se divertiram muito no intervalo do aulão de Ritmos promovido pela academia

Quem também curtiu o evento foi Viviane Scarton e Jéssica Jaques

A família Pötter e os visitantes durante a colheita da uva Tempranillo na Guatambu Estância do Vinho. Click Gaspar-Emmanuel Desurmont

Lindo registro feito pela nossa coordenadora Dilce Souza. Na foto, Valter José Pötter, com sua esposa Nara e as filhas Gabriela e Isadora

Quem aproveita o feriado do Carnaval para dançar, pular e se divertir acaba gastando muita energia e precisa apostar em alimentos que podem ajudar a repor os nutrientes perdidos nas noites e dias de folias. Preparamos uma coletânea de receitas rápidas e fáceis e que irão ajudar a nutrir o organismo e ajudar a aproveitar ainda mais a festa.

Talharim com tomate e rúcula

Ingredientes
225g de massa tipo talharim
2 colheres de sopa de azeite
400g de tomate
2 dentes de alho picados
200g de rúcula
6 colheres de sopa de parmesão ralado
3 colheres de chá de orégano fresco picado
Sal e pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo
Em uma panela com água fervente temperada com sal, cozinhe a massa até ficar al dente. Enquanto isto aqueça o azeite em uma frigideira, junte os tomates e tempere com sal e pimenta. Refogue por 3 minutos ou até começarem a estourar. Junte o alho e refogue por mais 30 segundos. Acrescente meia xícara da água do cozimento da massa e raspe a frigideira com uma espátula. Em uma tigela grande, junte a rúcula, a massa escorrida e os tomates com o caldo da frigideira. Polvilhe o orégano, o parmesão e a pimenta calabresa. Sirva em seguida.

Cabelo de anjo com ervilha
Ingredientes
4 fatias de bacon
2 cebolas pequenas fatiadas bem finas
275g de ervilhas congeladas
1 xícara de chá de creme de leite (240 ml)
500g de massa tipo cabelo-de-anjo
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Coloque 5 litros de água filtrada para ferver em uma panela. Enquanto isto frite o bacon em uma frigideira antiaderente por 5 a 7 minutos ou até ficar crocante. Retire da frigideira e escorra em papel-toalha. Retire um pouco da gordura da frigideira e despreze-a. Refogue a cebola até murchar. Junte as ervilhas e o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 2 minutos, em fogo baixo. Coloque a massa para cozinhar até ficar al dente. Retire meia xícara da água do cozimento e derrame na frigideira. Escorra a massa e misture com o refogado de ervilhas. Junte o bacon e sirva em seguida.

Hambúrguer nutritivo
Ingredientes
500g de filé de frango cortado em cubinhos
80g de cenoura ralada no ralo fino
80g de abobrinha ralada no ralo fino
45g de cebola ralada no ralo grosso
Sal a gosto
6 ovos
100g de mussarela em fatias rasgada grosseiramente

Modo de preparo
Numa vasilha misture o filé de frango cortado, a cenoura ralada, a abobrinha ralada, a cebola ralada e sal a gosto. Separe a mistura em pequenas porções de modo que você possa moldá-las em formatos de bifes redondos e acomodando-as dentro de formas de metal, coloque-as dentro de uma assadeira untada com azeite.
Com as costas de uma colher de sobremesa faça uma pequena depressão no centro de cada hambúrguer. Quebre um ovo sobre cada hambúrguer tomando cuidado para a gema ficar no meio. Salpique sal, distribua fatias rasgadas de queijo mussarela e leve ao forno alto a 250°C por 12 minutos. Retire do forno, remova as formas e sirva em seguida.

Suco repositor de energia

Ingredientes
1 banana nanica descascada e bem amassada com o garfo
6 colheres de sopa da polpa de maracujá
4 colheres de sopa de mel
8 folhas de hortelã picadinhas
400ml de água com gás bem gelada

Modo de preparo
Numa jarra, misture a banana nanica descascada e bem amassada, a polpa de maracujá (com semente e polpa), o mel, as folhas de hortelã picadinhas e complete com água com gás bem gelada. Sirva imediatamente.
Kids e Teens

Bruna Borges Etchechuri de 9 meses. A pequenina se divertiu muito na praia do Cassino. Ela é filha de Bere e Ronaldo

Os irmãos Liana de 12 anos e Bernardo Simões Leal de um ano. Eles são de Dom Pedrito e filhos de Marcio e Lissandra

Bejamin Simões Nogueira sobrinho e afilhado da Angell Comunicadora

Atividade

Está chegando o Carnaval e a hora de preparar uma fantasia bem bacana para aproveitar a festa. Que tal começar pela máscara? Recorte, pinte, use bastante brilho e deixe a sua máscara bem colorida e bonita. Para prendê-la no seu rosto, use um elástico ou um palito de picolé colado na ponta. Depois, é só aproveitar e se divertir no Carnaval.

Cuidado especial com as crianças nas piscinas
Atenção nunca é demais quando os pequenos estão na água

No verão, com o calor, tudo o que os pequenos querem é aproveitar e se divertir na praia ou piscina. No entanto, para que este momento de lazer e diversão não se transforme em um acidente é preciso que os pais estejam sempre atentos. Algumas dicas ajudam os pais a ficar mais confiantes quanto a segurança dos seus filhos e podem garantir uma brincadeira mais tranquila e sem problemas.

Sempre vigiados
As crianças devem ser sempre vigiadas, seja na piscina ou na praia. Nos primeiros anos, devemos ir ao banho com eles e segurá-los para que não se afoguem. À medida que se vão crescendo, os pequenos vão ganhando autonomia e também necessitam de um pouco de liberdade. Contudo, até pelo menos aos 14 anos, deverão ser vigiados por uma pessoa adulta durante todo o tempo que estiverem na água. E, mesmo após essa idade, é sempre importante estar atento ao que eles estão fazendo.

Equipamento
Equipar convenientemente as crianças para tomarem banho na piscina com segurança é fundamental. As boias flutuantes e coletes precisam, ainda, estar de acordo com a idade, sexo e peso da criança.

Aprender a nadar
É conveniente que, desde pequenas, as crianças tenham aulas de natação com monitores credenciados, para aprenderem a se moverem sozinhas na água. Quanto antes começarem a aprender, mais fácil será defenderem-se na piscina. Porém, nunca esqueça que o mar é muito mais instável do que uma piscina, e que mesmo sabendo nadar, as ondas podem surpreender.

Estabeleça regras
Desde cedo é importante que as crianças ganhem consciência dos perigos que a água implica e do comportamento que devem ter na hora de tomarem banho na piscina ou mar. Estabeleça regras e use do dialogo sempre a seu favor. Explique os riscos, dê exemplos e sempre seja claro com as crianças.

Fuja das zonas de drenagem
Outra medida de segurança que devemos ter em conta durante o banho dos pequenos na piscina é evitar que se aproximem dos pontos de drenagem e de saída de águas da piscina, pois podem ser puxados pela sucção ou se lesionar com os mecanismos de limpeza da piscina. Se possível, este tipo de dispositivos deve estar coberto para evitar qualquer tipo de problema.

Pequenas mudanças para deixar a sua casa preparada para enfrentar o calor
Algumas dicas simples ajudam a deixar a casa mais fresquinha durante o verão
Com tanto calor que faz no verão, tudo o que se quer é estar em casa em um ambiente agradável e fresquinho, mas nem sempre é isso o que se encontra quando se chega em casa. A boa notícia é que dicas simples podem ajudar a deixar a casa mais apropriada e com a cara do verão e, com isso, com temperaturas naturalmente mais amenas e confortáveis. O primeiro passo é tornar o ar mais arejado, permitir uma melhor circulação e aliviar o peso da decoração de forma simples e barata.

- Cortinas: como no verão tudo o que buscamos é uma brisa, este pode ser o momento de retirar as cortinas. As paredes ficarão mais limpas, tornando a visão mais leve. Para quem prefere manter os panos, a dica é optar por modelos que bloqueiam os raios ultravioletas, mas que também permitem uma boa entrada de ar.

- Paredes: Se as paredes forem escuras, vale investir em objetos decorativos como relógios, quadros e espelhos de cores mais abertas e materiais leves.  Se a opção for modificar a cor, opte por cores vivas e claras.

- Tecidos: seja em almofadas ou colchas, dê preferência aos tecidos frescos, como bagun e cetim. Se os sofás ou poltronas forem de materiais como couro, cubra-os com mantas de tecidos mais amenos, como tricot fininho. No quarto, apenas lençóis claros. Para locais abertos, espalhar almofadas pelo chão dá sensação de liberdade e frescor.

- Tapetes: podemos abrir mão dos tapetes pesados e substituí-los por modelos de fibras naturais. A retirada dessas peças torna o ambiente mais limpo visualmente e menos quente.

- Plantas e flores refrescam e perfumam o ambiente. Nesta época, é essencial optar por vasos de vidro, que proporcionam uma sensação de amplitude. O cuidado com as plantas neste é calor também deve ser especial para que durem bastante tempo. 

Caminho da Luz vai integrar projeto nacional “Inventar com a Diferença”
Os alunos do Caminho da Luz vão poder experimentar uma atividade diferente em 2014. Entre os dias 25 e 28 de fevereiro será realizada a capacitação para o projeto “Inventar com a Diferença”, realizado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Universidade Federal Fluminense, que chega a Bagé por meio da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A parceria foi estabelecida entre a mediadora do projeto no Rio Grande do Sul, Adriana Gonçalves Ferreira, e a direção do Caminho da Luz, através do presidente Ruibar Freitas e da vice-presidente, Iara Freitas. O projeto será desenvolvido nas escolas participantes da iniciativa entre os meses de março, abril e maio.

O “Inventar com a Diferença” consiste em formar e acompanhar educadores da rede pública de ensino para trabalhar atividades em audiovisual com a temática dos direitos humanos nas escolas. Serão desenvolvidas atividades de trabalhos audiovisuais, com uma pedagogia que consiste numa observação do mundo sobre questões de direitos humanos do audiovisual. Os professores recebem formação e desenvolvem exercícios programados. Inicialmente, seis alunos do Caminho da Luz participarão do projeto. Eles serão selecionados pela entidade, conforme as características de cada aluno e também do projeto.

Tterrasul lança novo up!
O novo carro já está a disposição para um best drive na concessionária

O mais novo lançamento da Volkswagen já está a disposição dos clientes Tterrasul para um best drive em uma das concessionárias. O novo up! destaca-se pelo design arrojado, pelas linhas modernas e, também pela revolução tecnológica que propõe, assim, o up! chega para conquistar o mercado oferecendo diferenciais como o alto nível de segurança, muita diversão ao volante, economia de combustível e menor custo de reparo do mercado.


O lançamento oficial do up! para Bagé e região aconteceu na semana passada na Tterrasul e contou com a presença de diversos clientes e a imprensa que puderam conhecer melhor o novo lançamento. O carro já está a disposição dos clientes que podem agendar um best drive e conhecer todos os diferenciais que o up! oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário