Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

ESPECIAL ÁGUA :: Daeb 45 anos :: 8 de março de 2014


APRESENTAÇÃO
Pensar em vida sem água é impossível. Assim, um bem tão precioso e fundamental necessita de atenção e cuidados especiais. O Departamento de Água e Esgotos de Bagé, o Daeb, trabalha exatamente para levar aos bageenses qualidade de vida através de água e saneamento básico e, merece destaque ao completar 45 anos de atividades. Neste material, produzido em parceria entre o Daeb e a Casa da Zero Hora de Bagé, o objetivo é demonstrar à comunidade bageense o trabalho desenvolvido pela autarquia e exemplificar como é possível utilizar destes serviços e fazer a sua parte no trabalho ao preservar a água e o meio ambiente com ações simples, mas que fazem toda a diferença. Boa leitura!

HISTÓRIA
De acordo com os dados do último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população bageense soma 116.794 habitantes, que compõem uma história de 203 anos de muitas conquistas, vitórias e que, ainda, trilha rumos promissores para o futuro. Além dos campos, da vocação para a agricultura e pecuária, Bagé destaca-se também pela gastronomia, arquitetura, comércio e desponta para tornar-se um polo educacional. Porém, nada disso seria possível sem que toda a população tivesse acesso a saneamento básico e água de qualidade, responsabilidades do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) que, há 45 anos, trabalha pela qualidade de vida dos bageenses através de ações voltadas ao bem estar coletivo e social.

A história do Daeb mistura-se a da cidade de Bagé. A autarquia municipal foi fundada em 1969, através da lei municipal nº 1.559 e instalada em 1971. Antes, algumas atividades de saneamento básico já haviam sido realizadas na cidade, tais como o início da construção da Barragem do Piraí, em 1922 e, antes ainda, o início da construção da Hidráulica em 1912.


Após, inicia-se o trabalho de construção do anteprojeto da obra da barragem da Sanga Rasa que, em 1979, foi inaugurada.

Em 1989 uma grande estiagem marca a história de Bagé e altera a rotina da cidade que precisou adaptar-se a utilização de caminhões-pipa e tanques que abasteciam diariamente à população. Foi exatamente neste momento de crise que houve a construção de uma barragem emergencial. No ano seguinte, as chuvas recuperaram os níveis totais das barragens e o abastecimento voltou a retomar a normalidade.

A partir dos anos 2001 e 2002 várias outras atividades passam a ser realizadas visando o pleno atendimento das necessidades da população através da aquisição de maquinário e equipamentos modernos. É, a partir dessa data também, que iniciam as instalações de hidrômetros em residências da cidade, já que antes, apenas 1/3 das casas possuíam o micromedidor. Em 2003, o bairro Pedra Branca vê o começo das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e que marca também o início de uma série de obras de esgotamento sanitário em Bagé e que visam a coleta e o tratamento do esgoto produzido diminuindo os impactos ambientais.

O Daeb deu segmento em obras de ampliação de rede de esgoto. Exemplo é a grande obra de saneamento que, com recursos do PAC, em 2010, iniciou a instalação de interceptores e construção de Estação de Bombeamento e de Tratamento de Esgoto. A iniciativa irá beneficiar 30 mil habitantes e ajuda a preservar o meio ambiente, na medida em que, diminuiu o número de dejetos despejados diretamente nos arroios e afluentes da cidade.


Outras tantas iniciativas e ações permeiam a história do Departamento de Água e Esgotos de Bagé que, em 2014, completa 45 anos de atividades. Outro ponto fundamental nesta história são as pessoas que fazem parte dela. O Oficial Administrativo Milton Flávio Marques Jardim trabalha no Daeb há 32 anos e ao longo do tempo já desempenhou várias funções. Ele conta já vivenciou muitas situações e tem várias histórias para contar.

“Bagé está crescendo e o Daeb trabalha para abastecer a cidade com qualidade e eficiência. Ao longo destes anos, muitas coisas aconteceram, mas o foco sempre foi em prestar um serviço de qualidade e que atendesse as necessidades da comunidade”, destaca.


DIA A DIA DO DAEB
Muito além do que levar água para a população bageense, o Daeb realiza inúmeras atividades diariamente. Exemplo disso, são as cerca de 150 análises diárias da qualidade da água que são realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA), os 900 serviços mensais na rede de água e esgoto realizados pelas equipes do Daeb, os 240 atendimentos a usuários diariamente no Setor de Atendimento ao Público e que esclarecem dúvidas sobre faturas, solicitam diversos serviços, emitem a segunda via, realizam parcelamentos e atendem a outras demandas. Ao final do mês, são entregues 41.000 contas e realizada a leitura do consumo de 37.000 hidrômetros.

Além disso, os usuários do Daeb têm o site da autarquia a sua disposição. Lá, é possível, além de ter acesso às últimas notícias, obter dados institucionais e outras informações úteis, também solicitar a segunda via da conta, certidões e a consulta de protocolos em andamento.


E, para manter tantos serviços em andamento com qualidade, a organização do Daeb trabalha investindo permanentemente na qualificação e bem estar de seus funcionários.

Outras atividades
Centro de Educação Ambiental
O Daeb possui um Centro de Educação Ambiental, localizado na ETA, onde funciona a Sala Verde Conscientizar. O projeto busca ser um espaço para a realização de cursos, palestras e oficinas, além de contar com uma biblioteca de publicações fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, idealizador da iniciativa no âmbito nacional. Somente em 2013, foram recebidas no local cerca de 1.500 pessoas. Visitas ao Centro de Educação Ambiental do Daeb podem ser agendadas pelo telefone (53) 3242.7255.


Ecopampa
Através da capacitação de multiplicadores, o projeto Ecopampa atua como centro de informações e referência em Educação Ambiental na região e, objetiva despertando a percepção do individuo em relação ao Bioma Pampa ao mesmo tempo em que busca que o individuo repense a sua relação com o meio ambiente e o desenvolvimento. A iniciativa, realizada em parceria com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), realiza diversas palestras, além de visitações em alguns pontos turísticos da cidade de Bagé, no Aterro Sanitário e na Usina Termelétrica de Candiota.

Complexo de Multiatividades
O Daeb, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), oferece oficinas e cursos gratuitos para os funcionários e comunidade. No Complexo de Multiatividades, há um subnúcleo do Esporte e Lazer, estabelecido através de convênio e que oferece aulas de ginástica, violão, futebol, dança, artes manuais e muay thai. Cerca de 900 pessoas já participaram da iniciativa.

Também no local, existe um Telecentro destinado à inclusão digital e democratização do acesso à internet. O projeto contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, que envolve os Ministérios do Planejamento, das Comunicações, e da Ciência e Tecnologia. Interessados nas atividades podem se inscrever no Complexo, localizado na Rua Antenor Gonçalves Pereira, nº 1250, Centro.

Trabalho Técnico-Social Daeb
O Daeb realiza um trabalho técnico social ligado às obras de esgotamento sanitário do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Dentre as atividades desenvolvidas está o apoio ao Grupo Primeiros Passos para a Cidadania. O Daeb, juntamente com o Prociba e com o Caritas Diocesana de Bagé, vem desenvolvendo um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando à inclusão social através da qualificação profissional. A turma já participou inclusive de feiras fora de Bagé, comercializando bombons e biscoitos.

PRESERVAR SEMPRE
Proteger e poupar, sempre!
Qualquer um pode economizar água e, muitas vezes, ações muito simples ajudam a proteger o nosso meio ambiente e a reduzir o consumo deste bem natural tão importante. Às vezes, o segredo está em inovações técnicas, às vezes basta trocar uma vedação. Por último, e não menos importante, é importante falar também sobre pequenas mudanças de hábito. Economizar água é mais necessário do que nunca, uma vez que o meio ambiente manda sinais importantes sobre a importância de preservarmos os recursos naturais e a água potável.


Na cozinha
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez. Na hora da faxina, nunca lave a calçada e nem o carro e, jamais não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois use um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

No banheiro
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. O mesmo vale para a hora de escovar os dentes, se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. Outro foco de desperdício é a descarga do vaso, que chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

Completando o ciclo

Tão importante quanto preservar e economizar água, é estar preparado para os momentos de estiagem e, assim, diminuir os seus impactos. Por isso, a caixa d’água é importante, ela é parte do sistema de abastecimento e fundamental para manter sempre o abastecimento de água de uma casa, já que em um momento de corte, devido, por exemplo, por um reparo na rede, o reservatório mantém o abastecimento da casa. A caixa é um investimento barato e representa a reserva de água da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário